quinta-feira, 30 de julho de 2009

HARMONIA - MARDEN MALUF



HARMONIA
Schoenberg, Arnold
Editora : UNESP - Edição 1º
Área : MUSICA
ISBN : 8571393621 - Páginas : 580- Publicação : 2002
Tradução primorosa do
MAESTRO MARDEN S. MALUF


Sinopse

Nascido em 1882, Arnold Schoenberg, um judeu vienense que iniciou sua carreira musical muito cedo, aos 8 anos de idade, sempre foi autodidata - nunca seguiu uma escola propriamente dita -, porém tal circunstância não impediu que adquirisse pleno domínio da linguagem harmônica de fins do século XIX e início do século XX. Abriu novos caminhos na estética da música criando o método composicional conhecido como dodecafonismo, um marco para a evolução musical. Declarava-se um descobridor, negando o título de revolucionário, além de compor também pintava, mantendo amizades com pintores famosos, como Kandinski. Realizador de algumas das mais belas obras da história da tonalidade, como a Noite transfigurada, Oito canções e Canções de Gurre, Schoenberg foi um professor rigoroso porém não doutrinário, exigindo de seus alunos imaginação e criatividade. Exerceu particular influência sobre os músicos austríacos Berg e Webern. A ascensão do nazismo obrigou-o a mudar-se para os Estado Unidos, vindo a falecer em 1941 na cidade de Los Angeles.

Harmonia é um livro de teoria musical que trata com profundidade do funcionamento do sistema tonal, suas leis e suas propriedades, além de se dar conta de suas limitações e do porquê de sua superação histórica. A primeira edição, em alemão, foi publicada em 1922.

"Nenhuma arte é tão cerceada em seu desenvolvimento, por seus próprios professores, quanto a música. Pois ninguém vigia uma propriedade mais zelosamente do que aquele que sabe que, propriamente, ela não lhe pertence. Quanto mais difícil é a legitimação de tal propriedade, maior o empenho em demonstrá-la. E o teórico, que habitualmente não é artista, ou o é em grau ínfimo (ou seja: não o é), tem assim todas as razões para esforçar-se em assegurar sua posição artificial(...)

Uma doutrina errada, baseada numa busca sincera, vale muito mais que a contemplativa segurança daqueles que se opõem a tal busca por acreditarem já "saber": saber, sem haverem buscado por si mesmos!"



(tradução de Marden Maluf)


A editora UNESP traz agora a primeira edição para o português, com tradução de Marden Maluf, professor de Harmonia e Contraponto da Escola de Música de Brasília, e apresentação do professor de música Flô Menezes.


 Li-Sol-30


A TAÇA DA VIDA


A Taça da Vida
Autoria: Radeir - 2006
-Óleo sobre tela - Dimensão: 163 x 145 cm - 64 x 57 polegadas

Hino da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal

Grande Loja do Distrito Federal,
Esperança a pulsar nos corações,
Do Brasil, desse Planalto Central,
És o sol das mais sublimes decisões.

No povo unido em Fraternidade,
A Maçônica Família se traduz.
No esforço pela confiabilidade
É aonde o ser Maçom brilha e reluz.

(BIS) Grande Loja do Distrito Federal...

Que Deus o Criador dos Universos,
Erigindo a Suprema Catedral,
Não permita que os Maçons sejam dispersos,
E os reúna num abraço Universal.

(BIS) Grande Loja do Distrito Federal...


Utilize os botões para ouvir

Letra e música de autoria do Ir:.Maestro Marden Maluf