O Xadrez das Cores
Enviado em 26/12/2011
Curta metragem "O Xadrez das Cores " (2004, 21 minutos),
dirigido por Marco Schiavon.
o Vídeo narra a história de uma senhora branca
que fica sob a guarda de
uma empregada doméstica negra.
A idosa não faz questão nenhuma de
disfarçar seu racismo
e utiliza o jogo de xadrez humilhar a empregada,
mas é justamente o jogo de xadrez que fará com que as personagens
produzam reflexões que mudarão as suas vidas.
Notação Enxadrística
Os sistemas de notação de xadrez foram desenvolvidos
ao longo do tempo devido à necessidade de anotar as jogadas de modo
rápido e preciso, fosse para estudar lances de uma partida depois de
terminada, fosse para explicar jogadas.
O primeiro livro teórico de xadrez, publicado em
1561 pelo “pai da teoria”, Ruy Lopez, tinha todas os lances anotados
em uma escrita longa e que poderia confundir um leitor mais desatento,
além de ser demasiado trabalhoso. Veja abaixo:
“ [...] se as negras jogarem o cavalo de rey
para a terceira fila do bispo para tomar o peão.”
Com o tempo os autores de livros passaram a usar o
que veio a ser o que conhecido como notação descritiva, na qual cada
coluna recebe o nome da peça que originalmente ocupa a primeira casa. No
entanto, o primeiro sistema de notação só veio a ser desenvolvido em
1737 por Phillip Stamma, que propôs a notação através de coordenadas
baseadas em letras e números correspondentes às colunas e fileiras do
tabuleiro.
Apesar da notação descritiva ser encontrada em
muitos bons livros de teoria enxadrística, a notação algébrica, que
segue os princípios estabelecidos por Stamma, é a forma aceita pela FIDE
para os campeonatos e torneios oficiais. Além de ser mais fácil, com o
uso das estatuetas no lugar das letras que simbolizam as peças, é um
notação internacional, sendo entendida por jogadores em todo o mundo.
Veja abaixo os diferentes tipos de notação em detalhe.
Notação algébrica
O sistema de notação algébrica é o mais utilizado e
aceito em competições oficiais, sendo o sistema adotado pela FIDE. Esse
sistema substituiu a notação descritiva a partir de 1970, apesar de
ter sido idealizado séculos antes por Phillip Stamma, em 1737. O
sistema só não foi implantado antes devido à influência de Philidor,
que derrotou Stamma em uma notável partida em 1747, e cuja abordagem
era descritiva. Dessa forma a notação descritiva seguiu por um longo
período, até que o sistema de Stamma foi melhorado e passou a ser
adotado pelas organizações de xadrez pelo mundo.
No sistema de notação algébrica as colunas são
identificadas por letras (a a h), enquanto as linhas recebem numeração
(1 a 8). As peças são identificadas pela sua inicial maiúscula, porém
essas iniciais mudam de acordo com a língua do jogador. Para evitar
confusões devido à troca das iniciais das peças, é comum em periódicos
ou livros de xadrez que se use a estatueta correspondente. Em português
as peças são representadas da seguinte maneira:
O Rei é representado pela letra R. |
|
A Rainha é representada pela letra D, de Dama, já que R significa Rei. | |
A Torre é representada pela letra T. | |
O Bispo é representado pela letra B. | |
O Cavalo é representado pela letra C. | |
Os peões não são representados pela letra inicial, sendo reconhecidos pela falta dela. Em casos em que seja necessária a distinção, a coluna onde ele se encontra é assinalada. |
Notação descritiva
O sistema de notação descritiva foi o principal
sistema usado para notação das partidas, publicações e grandes livros
de xadrez desde o século XVIII. Esse sistema é tão antigo quanto o de
notação algébrica, porém sua adoção se deu devido a uma partida
disputada entre dois grandes mestres, Philidor e Stamma, cada qual com
seu sistema de preferência. Quando Stamma perdeu a partida para
Philidor, seu sistema entrou em desuso, e pelos próximos séculos o
sistema descritivo passou a ser a principal forma de notação no xadrez.
Esse sistema ainda é muito popular no Brasil, Estados Unidos,
Grã-Bretanha e países de língua espanhola, apesar de não ser mais
aceito pela FIDE ou em competições.
A notação descritiva surgiu como forma de abreviação
do sistema de Ruy Lopes, e era escrito da seguinte maneira: "O Rei
comanda seu Cavalo da Ala do Rei para que movimente-se e ocupe a
terceira casa em frente ao seu Bispo". Por ser muito longo e levar
muito tempo para descrever o lance, ele foi abreviado como C3BR, que é
lido “Cavalo para terceira casa da coluna do Bispo Rei”.
No sistema de Philidor, as colunas recebem o nome
das peças que as ocupam no início da partida, e as linhas são numeradas
de acordo com a posição de cada jogador, isto é, a contagem inicia em 1
e vai até 8, para ambos os lados. Essa numeração acabou por causar
ambiguidade, uma vez que cada casa pode receber duas denominações. A
casa 1TD, ou Primeira Casa da Coluna da Torre da Dama, pode ser tanto a
primeira casa do extremo esquerdo do tabuleiro das brancas, como a
primeira casa do extremo direito do tabuleiro das pretas.
Como podemos observar no tabuleiro acima, as colunas
são idênticas para ambos os jogadores, porém as linhas são opostas. Da
esquerda para a direita temos a coluna Torre-Dama, Cavalo-Dama,
Bispo-Dama, Dama, Rei, Bispo-Rei, Cavalo-Rei e Torre-Rei. O lance é
anotado com todas as letras maiúsculas, primeiro com a inicial da peça,
o número da linha para a qual ela vai e a casa de chegada. Veja o
exemplo de partida abaixo:
|
Notação numérica
Na modalidade conhecida como Xadrez Epistolar,
existe uma notação oficial diferente da recomendada e aceita pela FIDE.
Uma vez que os jogadores dessa modalidade podem estar em qualquer
lugar do mundo, a notação algébrica pode causar confusão, já que as
peças recebem outros nomes de acordo com a língua nativa do jogador.
Dessa forma, a ICCF (Internation Correspondence Chess Federation)
instituiu sua própria notação oficial, a notação numérica.
No sistema de notação numérica cada casa recebe uma
coordenada que consiste em dois dígitos, o primeiro representando sua
coluna e o segundo, sua fileira.
Os movimentos das peças são descritos pelo número da
casa de partida seguido do número da casa de chegada, assim não há
nenhuma denominação da peça a ser movida. Não há uso de símbolos nem
mesmo para captura. O único lance que é anotado de forma diferente é a promoção de peão, que recebe um dígito a mais para indicar a qual peça o peão foi promovido.
Rainha: O número 1 é adicionado à coordenada. | |
Torre: O número 2 é adicionado à coordenada. | |
Bispo: O número 3 é adicionado à coordenada. | |
Cavalo: O número 4 é adicionado à coordenada. |
Para indicar o roque, apenas o movimento do rei é
anotado, ou seja, a casa de partida e a casa de chegada do rei. O roque
pequeno das brancas é anotado como 5131, e o roque grande como 5171,
enquanto para as pretas o roque pequeno é representado por 5838, e o
grande por 5878.
Esse sistema foi criado pelo professor alemão J.
W. D. Wildt of Göttingen em 1803, e algumas vezes recebe o nome de
Johann Koch, que usou o sistema 25 anos depois. Na Rússia a notação
numérica recebe o nome de Ivan Savenkov, que apoiou seu uso em 1877.
Notação Forsyth
Esse sistema recebe o nome do seu criador, o
jornalista David Forsyth, e é usado para fazer o registro de uma
posição específica do tabuleiro. O registro começa com a linha 8, a
partir da coluna a, e termina na casa h1. As peças são indicadas pela
sua inicial, incluindo o peão. As peças pretas são anotadas em letras
minúsculas, enquanto as brancas em maiúsculas. O final de uma linha é
marcado por um traço ou barra, e as casas vazias são contadas e
anotadas. Observe o registro do tabuleiro apresentado abaixo:
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Glossário
Glossário
A
Abafado - Mate de cavalo contra um rei impedido de jogar pelas próprias peças. O mesmo que "ahogado" ou asfixiado.
Abandonar - Declarar perdida uma partida, desistindo de continuar.
Abertura - É a fase inicial do jogo, compreendendo os primeiros dez a quinze lances de uma partida.
Abertura aberta - Qualquer abertura que conduza a posições com várias linhas abertas. Normalmente se iniciam com os movimentos 1.e4 e5.
Abertura fechada - Qualquer abertura que deixe
poucas colunas e diagonais abertas. Normalmente se iniciam com os
movimentos 1.d4 d5. São assim chamadas porque tendem a restringir o jogo
tático de peças, conduzindo a partidas mais posicionais durante a
abertura e o princípio do meio-jogo.
Ajudicação - Processo pelo qual um enxadrista
mais forte decide sobre o resultado de um jogo não terminado. Esta
prática não é comum atualmente em eventos de tabuleiro mas ainda ocorre
em torneios on-line onde um jogador se recusa a continuar depois do
adiamento.
Acumulação de Tempo - Direito, que tem o competidor em
torneios com partidas a relógio, de executar em ritmo desigual as
jogadas de uma partida, dentro de um limite oficial antecipadamente
prescrito. Assim, se é exigido jogar 20 lances por hora,
e o competidor executar os seus primeiros 10 lances em 10 minutos, terá
o direito de jogar os restantes 10 lances em 50 minutos, etc.
Adiar - Transferir a continuação de uma partida não terminada, em provas oficiais.
Afogado - Uma posição em que o enxadrista
que tem que efetuar o lance não tem nenhum movimento legal a executar e
não está em xeque; neste caso, o empate é imediato.
Agressivo - Estilo de jogo onde as trocas de peças e os ataques são realizados ainda na fase de abertura.
Ala - Cada uma das metades em que se divide idealmente o tabuleiro; o mesmo que flanco.
Ala da Dama - É a metade vertical do tabuleiro onde estão as damas na posição inicial.
Ala do Rei - É a metade vertical do tabuleiro onde estão os reis na posição inicial.
Amador
A distinção entre o enxadrista
profissional e o amador não é muito importante no xadrez, uma vez que
estes competem por prêmios e podem receber por participação em torneios,
incluindo o campeonato mundial. Max Euwe foi o último campeão mundial
amador. No século XIV, o termo "amador" era algumas vezes utilizado em
jogos publicados para ocultar o nome do enxadrista que perdia para
um grande mestre. Era considerado indelicado usar o nome do enxadrista
sem a sua autorização e os profissionais não queriam correr o risco de
perder clientes. ‘’Veja também NN ou N.N.’’
Ameaça - Agressão iminente a um ponto qualquer, exigindo providências defensivas imediatas.
Análise - Estudo pormenorizado das consequências de uma posição.
Anotação - Comentário em um jogo utilizando uma combinação de comentários escritos e pontuações do xadrez ou notações.
Árbitro Internacional - Oficial do torneio responsável pelo cumprimento das regras da FIDE e demais responsabilidades da organização.
Armageddon - Uma variante do xadrez onde as
brancas precisam aplicar o mate para vencer o jogo, e as pretas precisam
apenas empatar o jogo para vencer. As brancas tem mais tempo que as
pretas e a discrepância pode variar, porém no Campeonato Mundial de
Xadrez as brancas têm 6 minutos e as negras 5 minutos.
Ataque
Aproveitamento de iniciativa, com a produção de ameaças e golpes táticos.
Ataque da minoria - Manobra agressiva executada por peões de uma ala onde estejam com minoria de 1 peão (p. ex. 2 peões contra 3, 3 peões contra 4 etc.) em relação ao adversário, de modo a conseguir a criação de um peão isolado.
Ataque da minoria - Manobra agressiva executada por peões de uma ala onde estejam com minoria de 1 peão (p. ex. 2 peões contra 3, 3 peões contra 4 etc.) em relação ao adversário, de modo a conseguir a criação de um peão isolado.
Ataque a baioneta
Ataque ao roque adversário por meio de avanço de peões.
Atraso de Bronstein - Um método de controle do
tempo que envolve um tempo de atraso. Quando é a vez de de um enxadrista
jogar, o relógio aguarda um determinado tempo antes de começar a
subtrair o seu tempo. Foi inventado por David Bronstein.
Autômato - Uma máquina automática para
jogar xadrez. Nos séculos XVIII e XVIV a maioria destes dispositivos
eram falsos, sendo operados sob controle de um jogador humano. A mais
famosa máquina de jogar xadrez foi O Turco.
B
Baioneta - Ataque de peões sobre o roque adversário.
Base - O elemento mais atrasado em uma cadeia de peões.
Bateria - Arranjo de duas ou mais peças na
mesma Fileira ou Coluna de modo que se protegem com o intuito de atacar
peças adversárias desprotegidas. A formação mais comum são
duas torres capturando peças desprotegidas no final da partida.
BCO - Abreviação do guia de referência para aberturas Bastford's Chess Openings.
Bispos - Par de peças no xadrez parecidas
visualmente com o peão, porém de tamanho maior e com uma falha na
cabeça. Movem-se pelas Diagonais do tabuleiro. Cada um vale 3 peões, e
são considerados mais valiosos quando são um par.
Bispo Mau - O bispo que é impedido de jogar, ou tem sua atividade restringida, devido à colocação dos peões próprios em casa da mesma cor.
Bispo Bom - Um bispo que pode se mover por entre a cadeia de peões.
Bispo da cor errada - Expressão utilizada com frequência em finais para indicar um bispo que não é capaz de proteger a casa de promoção do peão da torre que se deseja promover.
Blitz - Um jogo rápido de xadrez jogado em 5 ou 10 minutos.
Blindfold - Jogador experiente que joga com um ou mais oponentes sem visão do tabuleiro.
Bloqueio - Obstrução do raio de ação de peças adversárias.
Brancas - O conjunto de peças manejadas pelo primeiro jogador.
Brilhantismo - Uma jogada espetacular em uma partida. Normalmente envolve o sacrifício de uma peça ou um movimento não esperado.
Bughouse - Uma variante do xadrez praticado
em duplas, com dois tabuleiros. As peças capturadas de uma partida
podem ser colocadas no tabuleiro do parceiro. Vence quem aplicar
o mate na dupla adversária.
Bye - Uma rodada durante uma competição na qual um jogador não participa devido a um número ímpar de adversários. Um bye normalmente é marcado como 1 ponto, mas em algumas competições pode ser 1/2.
C
Cadeia de Peões - Linha de peões apoiados entre si, e cujos extremos são a base e o posto avançado.
Caissa - Musa protetora do Xadrez.
Campo - Território sob domínio natural de cada bando; as quatro primeiras filas de cada jogador.
Capturar - É a retirada da peça, também é chamado de tomar ou ganhar a peça.
Captura - Movimento de uma peça para uma casa já ocupada pelo oponente.
Casa - Cada um dos 64 quadrículos em que se divide o tabuleiro de xadrez. O mesmo que escaque.
Casa angular - Cada um dos quatro cantos do tabuleiro.
Casa forte- Aquela aonde podemos instalar uma peça sem o risco de ser atacada por peão adversário.
Centro- O pequeno quadrado formado pelas casas 4R, 4D, 5R e 5D de cada lado.
Cheapo- Uma boa jogada usualmente feita pelo lado que estava a perder para segurar um empate ou até para ganhar.
Cilada - Posição de aparência inofensiva, a que se quer atrair o adversário, com o objetivo de extrair alguma vantagem.
Cobertura -Proteção ao rei de algum xeque, por interposição da peça.
Coluna - Oito casas seguidas do tabuleiro na vertical.
Coluna aberta- Coluna a que faltam os peões, e por onde as peças maiores podem penetrar em território inimigo.
Combinação- Sucessão de lances passível de precisão exata, envolvendo entrega de material e acarretando transformação violenta na posição.
Contragambito - Gambito oferecido pelas peças pretas.
Coroação - Quando o peão atinge a oitava casa ele pode se transformar em qualquer outra peça, é o mesmo que promoção.
Corredor - Mate de tôrre ou dama, aplicado
ao longo da primeira fila do rei contrário, fechado pelos próprios
peões. O mesmo que mate de "gaveta".
Cravar- Impossibilitar o movimento de uma peça contrária por expor o seu rei ao xeque, o mesmo que pregar.
D
Defesa - A contrapartida do ataque. Nome
que se dá à série de lances ou a variantes de aberturas consideradas sob
o ponto de vista das peças pretas.
Development - O processo de mover peças dos quadrados de origem onde eles possam ajudar melhor a jogada do jogador.
Desenvolvimento - Processo pelo qual as peças entram em jogo ativo.
Diagonal - Qualquer série de casas unidas de uma mesma cor formando um ângulo de 45º. Exemplo: de a1 até h8.
Diagrama - Representação gráfica de uma posição no tabuleiro.
Doubled pawns - Dois peões da mesma cor na mesma fila. Geralmente considerado
uma desvantagem porque os peões não se podem defender um ao outro.
Draughts - Palavra em inglês, para o que os americanos chamam checkers.
Draw - Um resultado comum no xadrez quando nenhum dos lados ganha ou
perde. Um empate pode resultar quando nenhum dos lados tem o jogo
suficiente para forçar a uma vitória.
Duplo - Ataque simultâneo de uma peça a
duas outras adversárias. O duplo de peão também é chamado de "garfo".
Uma das peças pode ser o rei.
E
En Passant -= Tipo de captura especial que o peão faz.
Enxadrista - Qualquer pessoa que pratique xadrez.
Enxadrismo - É tudo aquilo que está
relacionado à prática do xadrez e aos enxadristas de um modo geral. É o
corpo de conhecimentos que foi desenvolvido em torno da prática
enxadrística.
Escaque - O mesmo que casa.
Esquema - Plano ideal que se persegue em uma partida, principalmente em seu início, e no qual se leva em conta a estrutura dos peões.
Estilingue - Mate de dama apoiada pelo bispo e correndo pela mesma diagonal, sobre um rei rocado.
Estratégia - Princípios gerais que regem a formulação de um plano de jogo.
Ultilização de noções tais como desevonlvimento harmônico, domínio
central, estruturação dos peões, etc.
F
Fases da Partida - São três a saber: abertura, meio-jogo e final.
Fianqueto - Desenvolvimento de um bispo pela casa 2C.
F.I.D.E. - Sigla da "Fédération Internationale Des Echecs", entidade máxima do enxadrismo mundial.
Fila - Cada uma das oito linhas horizontais de casas, que vão da base de um jogador a outro. O mesmo que fileira.
Final - A última fase de uma partida,
quando o escasso número de peças permite a transformação em vitória da
vantagem porventura obtida por um dos lados, ou então o empate se
apresenta evidente.
Fish - Um mau jogador de xadrez.
Flanco - Cada um dos setores, à esquerda e
à direita, no tabuleiro. O primeiro é o flanco da dama e o segundo o
flanco do rei. O mesmo que ala.
Forçar a partida - Vencer a partida conduzindo o adversário a uma série de lances inevitáveis.
Forquilha - O mesmo que garfo.
f7 Em notação algébrica do xadrez, f7 é
uma casa de grande importância na abertura por estar defendida apenas
pelo rei negro. Este fato é muitas vezes explorado pelas brancas e
algumas posições conhecidas de xeque-mate, como o Mate do Pastor,
baseiam-se na fraqueza dessa casa. Por simetria, poder-se-ia atribuir à
casa f2 a mesma fraqueza, mas das Brancas, entretanto, o
fato de as Negras não iniciarem o jogo normalmente obriga-as a adotar
uma postura defensiva na abertura, dificultando um ataque agressivo a f2
logo nesta fase do jogo.
Fianqueto ou Flanqueio - Modo de desenvolver os bispos por meio das casas b2 ou g2 para as brancas e b7 e g7 para as negras.
Fora do livro - Uma sequência de lances de abertura ou defesa que se desvia da teoria conhecida.
Forsvth - Sistema de notação de posições em que as casas vagas
no tabuleiro são representadas por números variando de 1 a 8, e as
peças são registradas por sua letra inicial, maiúscula para as brancas e
minúsculas para as pretas.
Fora do livro - Uma sequência de lances de abertura ou defesa que se desvia da teoria conhecida.
Fork - Um conceito tático quando o cavalo ataca duas ou mais peças oponentes ao mesmo tempo.
G
Gambito - Entrega de material na abertura
para conseguir melhor colocação das peças, ganho de tempo ou qualquer
outra vantagem sobre o adversário, geralmente sacrificam-se peões.
Gens una sumus - Expressão latina que significa "Somos uma raça", "Somos um povo", ou ainda, "Somos uma família".
É o lema adotado pela Federação Mundial de Enxadrismo(FIDE). De acordo
com Gude, a expressão teria sido cunhada pelos russos Victor Kahn e
Potemkin, radicados em Paris.
Garfo - Ataque simultâneo de um peão a duas peças adversárias.
Grande diagonal - As duas diagonais, uma de cada cor, 1TD-8TR e 1TR-8TD.
Grande Mestre Internacional - Ou abreviadamente "G.M.I.", máximo título outorgado pela FIDE,
excetuado o de Campeão do Mundo, para o enxadrista que cumpra os
requisitos para tal exigidos em regulamento.
H
Hole - Termo da língua inglesa com o sentido de "cova", "buraco", e aplicado a pontos débeis originados por uma estrutura defeituosa de peões.
I
Igualdade - Posição que apresenta equilíbrio ou possibilidades recíprocas.
Inferioridade - Situação causada pelo desnivelamento posicional ou material, a favor do adversário.
Iniciativa - Conceito estratégico segundo o qual um dos bandos está em condições de exercer
pressão sobre o outro, mediante ameaças ou a preparação de um ataque.
Diz-se que as brancas, por disporem do tempo de saída, têm a iniciativa
natural, ou "pequena iniciativa".
Interposição - Ato de colocar uma peça entre uma peça atacante inimiga e a peça que está recebendo o ataque.
Intermediário - Posição que apresenta equilíbrio ou possibilidades recíprocas.
Interzonal - Torneio oficial da FIDE,
classificatório para a disputa do campeonato mundial, e que é formado
com os principais colocados nos Torneios Zonais de todo o mundo.
J
J'adoube - Expressão francesa
internacionalmente usada e que significa "eu arrumo". Utiliza-se,
previamente, quando se quer advertir o adversário de que vamos tocar em
alguma peça com a intenção de arrumá-la.
Jogada selada - O mesmo que "lance secreto".
K
Kibitz - Kibitz, no enxadrismo, é uma
expressão utilizada para indicar quando os espectadores de uma partida
fazem comentários sobre o jogo que podem ser ouvidos
pelos enxadristas em disputa. É considerado uma séria quebra de etiqueta
enxadrística, quando ocorre durante uma partida de torneio ou
campeonato.
L
Lance - =Movimento de peça no tabuleiro, o mesmo que "jogada".
Lance secreto - O que é escrito dentro de um
envelope, e não executado sobre tabuleiro, quando ao esgotar-se o tempo
prescrito para uma partida de torneio esta não estiver terminada, e for
necessário transferir sua continuação.
Linha - Sequência retilínea de casas, em
diagonal, horizontal ou vertical. Na teoria do xadrez, chama-se linha a
qualquer sequência estudada, a partir de uma posição.
Liquidar - Trocar sucessivamente várias peças e peões.
Livro - É uma sequência de movimentos de
abertura ou defesa considerada padrão (algumas vezes catalogada em
trabalhos de referência como The Encyclopaedia of Chess Openings). Também denominada “livro de movimentos”.
M
Maioria de peões - Situação numérica favorável em
um setor ou flanco, de um bando sobre outro. Se o total de peões no
tabuleiro for igual, a maioria em uma ala acarretará minoria na outra, e
vice-versa. A maioria de peões é o primeiro passo para se conseguir um
peão passado.
Manobra - Sucessão de lances integrando um plano estratégico, com o fito de obter alguma vantagem posicional.
Match - Competição entre dois enxadristas. (V. Torneio)
Mate - Tratamento abreviado do termo "xeque-mate". É o lance final da partida, o objetivo final do jogo.
Mate afogado - Padrão de mate executado por uma
peça saltadora no qual o rei não possui uma casa livre para fuga.
O Mate de Philidor é um tipo deste mate.
Mate anunciado
Uma prática comum no século XIV,
onde um enxadrista anunciava o número de jogadas que, segundo sua
análise, constituiriam a melhor sequência para ambos os lados que
levaria ao xeque-mate.
Mate de Boden - Um padrão de mate que emprega
apenas os bispos cruzados sobre o Rei adversário, após o roque.
Normalmente envolve também um sacrifício da Dama em c3 ou c6. O nome é
uma homenagem a Samuel Boden, que aplicou com sucesso a jogada numa
partida em 1853.
Mate Epaulet - Um padrão de mate que emprega a Dama em frene ao Rei adversário que é cercado no canto por suas próprias peças.
Material - O valor positivo e visível, as peças. Diz-se que ganhou material o lado que obteve vantagem numérica ou de força operacional.
Meio-de-jogo
A fase intermediária da partida,
entre a abertura e o final; é a ocasião em que as peças desempenham
plenamente sua capacidade ofensiva e defensiva. Chama-se também
"meio-jogo".
Mestre internacional - Título outorgado pela FIDE a enxadristas de reconhecida competência, que satisfaçam determinadas exigências mínimas.
Miniatura - Partida curta, com menos de 20 lances, de desenlace geralmente violento ou brilhante.
Mobilidade de uma peça - É o raio de ação de uma peça.
N
Nomenclatura - Designação pela qual se conhecem as peças, as aberturas, as variantes, etc.
Notação - Nomenclatura simplificada ou
abreviada por meio de um conjunto de sinais convencionais. Existem
diversos sistemas de notação, porém os principais, internacionalmente
usados, são o algébrico ou de Stamma, e o descritivo ou inglês. Nos
casos de posições estáticas, é também usado o sistema Forsyth.
NN ou N.N. - Abreviatura da expressão inglesa
"no name", utilizada internacionalmente na literatura enxadrística para
indicar um adversário anônimo ou que não se deseja mencionar.
- Notação Algébrica - Método padrão para anotar uma partida de xadrez utilizando códigos alfanuméricos para as casas.
Notação Descritiva = Padrão de mate executado por uma
peça saltadora no qual o rei não possui uma casa livre para fuga.
O Mate de Philidor é um tipo deste mate.
Notação Epistolar - Sistema utilizado no xadrez por
correspondência, onde tanto coluna quanto fileira recebem identificação
numérica e o movimento é caracterizado por um número de quatro dígitos
indicando a casa de saída e a de chegada. O mesmo que notação postal.
O
Objetivo - (9m-?)Alvo perseguido no combate.
Obstrução - Ganho de espaço, pela confrontação direta entre os reis.
Oponente - O mesmo que adversário; contrário.
Oposição - Os reis estão em oposição quando
se defrontam na mesma coluna, ou na mesma horizontal, ou ainda na mesma
diagonal, separados por um número ímpar da casas. Ganhar a oposição é colocar o rei nessa posição.
P
Partida - Termo genérico que se usa para o conjunto de lances de xadrez que vai desde o movimento inicial até o último.
Partida aberta - A que se inicia a partir dos lances simétricos 1-P4R, P4R.
Partidas fechadas
Todas as partidas que não comecem por 1-P4R, P4R.
Partidas relâmpago - Partida em que todos os lances devem ser efetuados num tempo menor ou igual a 15 minutos.
Pat - Termo de origem francesa que indica, no enxadrismo, o empate por afogamento.
Pato - Gíria para referir-se a um enxadrista pouco habilidoso. O mesmo que capivara (ou capi), patureba e pangaré (ou panga). Tem origem no termo inglês patzer.
Patzer - Um mau jogador de xadrez.
PCA - Professional Chess Association.
Peão - Peça de menor valor no jogo de Xadrez
Pedrada - Gíria para lance muito forte e inesperado.
Peão atrasado- O que se encontra à retaguarda de seus vizinhos.
Peão avançado - Um peão que está do lado oposto
do tabuleiro (a partir da quinta fileira ou maior). Um peão avançado
pode ser fraco se está desconectado, carente de suporte ou com
dificuldade de ser defendido, ou pode ser forte se impede o avanço
ou mobilidade das peças adversárias. Um peão passado que ameaça uma promoção pode ser especialmente forte.
Peão dobrado
Peão situado em coluna onde já existe outro do próprio bando.
Peão envenenado - Um peão não protegido que, se
capturado, causa problemas posicionais ou perda de material. É também
uma variante da Variação Najdorf da Defesa Siciliana, onde alguns
jogadores denominam o peão das brancas na b2 como "envenenado", pois a
captura deste peão por parte das pretas é perigosa.
Peão isolado - O que não conta com outro em coluna contígua, para eventual apoio.
Peão passado - O que não tem mais peão contrário para detê-lo, seja na mesma coluna ou nas colunas adjacentes.
Peão pendente - Peão sem defesa nas colunas adjacentes.
Peças - São os elementos dinâmicos do xadrez.
Peça encoberta - Aquela que é indiretamente atacada no lance da pregadura.
Peça maior - Peça capaz de, com o auxílio
apenas do seu Rei, vencer uma partida contra um Rei solitário. No xadrez
ocidental, a Dama e a Torre são peças maiores. Outras variantes como
por exemplo o xadrez de capablanca tem peças maiores como o Arcebispo e
o Chanceler.
Peça menor - Peça incapaz de com o auxílio de
apenas do seu Rei, vencer uma partida contra um Rei solitário. No
xadrez ocidental, o Bispo, o Cavalo e o Peão são peças menores.
Peça pendurada - Aquela que deixada en prise (para ser capturada).
Peça pegadora - Peça agressora na pregadura.
Peça real - Denominação dada à peça que
substitui o Rei na condição de objetivo de captura do jogo. Apesar de a
peça reter seus movimentos convencionais, não pode permanecer ameaçada
ou ser captura num jogo. É utilizada em algumas variantes como
o cavalomate.
Posição aberta - Situação no tabuleiro onde as peças possuem alta mobilidade, normalmente em colunas ou diagonais abertas.
Posição fechada - Situação no tabuleiro onde as
peças possuem pouca ou nenhuma mobilidade; normalmente ocorre no início
da partida ou em finais com muitos peões não passados.
Post mortem - Expressão latina relativa à análise efetuada pelos enxadristas adversários logo após o final de uma partida.
Postalista - Praticante do xadrez epistolar.
Incluem-se entre eles alguns enxadristas célebres como Alexander
Alekhine, Max Euwe e Paul Keres, que o utilizaram como um meio eficaz de
fortalecerem e aprimorarem seu estilo de jogo.
Peões centrais - São eles: PR, PD, PBR e PBD.
Peões das alas - São eles: PC e PT.
Perda de tempo - Derrota automática que alcança
um competidor que, em qualquer posição, não houver cumprido com o limite
máxino de tempo, exigido pelo regulamento do torneio.
Pin - Um conceito tático, quando uma peça não pode ou não deve ser movida porque serve de escudo a outra peça.
Plano - Ideia ou conjunto de ideias
passíveis de aplicação em uma partida com o fim de vencê-la, ou em
manobra destinada a conseguir algum tipo de vantagem em uma posição
dada.
Position - O ajuste da posição das peças de
xadrez. O jogador que tiver o melhor posicionamento de peças no
tabuleiro de jogo é dito "positional advantage."
Pregadura - Peça impossibilitada de mover-se por expor seu rei ao xeque.
Promoção - Quando um peão atinge a última
fila horizontal, o jogador "promove-o" por uma peça à sua escolha:
Rainha, Torre, Bispo, ou Cavalo.
Q
Qualidade - Diferença de valor entre uma torre e um bispo ou um cavalo. Ganhar a qualidade é trocar uma cavalo ou um bispo por uma torre adversária.
R
Raio de ação - Capacidade que caracteriza cada peça em jogo.
Re - O Rei é a peça mais importante do xadrez ocidental, cuja captura é o único objetivo do jogo.
Relâmpago - Tipo de jogo muito rápido,
também conhecido por "blitz", em que os competidores devem jogar uma
partida em poucos minutos, geralmente 5 ou 10, cabendo a derrota àquele
que levar mate nesse período ou cuja flecha, no relógio especial, cair
primeiro.
Relógio - Medidor especial de tempo para
partidas de xadrez de campeonatos, com duplo mostrador indicando o
dispêndio de tempo de cada competidor.
Roque artificial ou manual - Refere-se à manobra de vários
movimentos executados pelo rei e torre visando a posição final do Roque.
Normalmente é executado quando não é permitido rocar pelo método
normal.
S
SAC O sacrifício de uma peça para uma vantagem antecipada.
Sacrifício - Entrega de material para fins de ataque, pressão ou outro tipo de vantagem.
Saída - A jogada inicial em uma partida. Diz-se que as brancas tem a "vantagem da saída".
Sapear - Gíria para comentários em uma partida.
Simplificação - Sucessão de trocas, tendente a eliminar os elementos acessórios ou excedentes de uma posição.
Simultânea - Exibição onde um mestre enxadrista enfrenta ao mesmo tempo mais de um enxadrista em tabuleiros distintos.
Skewer - Um conceito tático quando uma peça, usualmente o bispo, ataca duas ou mais peças oponentes numa coluna ou diagonal.
Sonneborn-Berger - Sistema para desempatar
automaticamente colocações com igual pontuação em torneios. Atribui-se a
cada competidor em causa a soma dos pontos obtidos pelos adversários de
quem ganhou, mais a metade dos pontos de cada adversário com quem
empatou.
Stalemate - Um jogo de empate.
Suíço - Sistema de emparceiramento para
torneio com grande número de competidores (no mínimo, 16), em que se
deseje economizar rodadas. O número destas é indicado pela fórmula: "o
dobro da raiz quadrada do número de participantes". Se o número não for
quadrado perfeito, a formulá será: "o dobro da raiz quadrada inferior
mais próxima, do número de participantes, mais um". O emparceiramento é
seletivo, havendo sorteio simples apenas para indicar-se a primeira
rodada. Depois desta, cada rodada, sucessivamente, terá seus
competidores emparceirados de modo a que se enfrentem os que dispuserem
de igual número de pontos na tabela, ou o mais próximo possível, até ser
cumprido o número estabelecido. Cada competidor somente poderá se
emparceirado uma vez com qualquer outro; e deverá haver, tanto quanto
possível, alternação de cores.
Superproteção - Estratégia de proteção de um
peão ou de uma determinada casa no tabuleiro, mais do que seria
imediatamente necessário, servindo para dissuadir o oponente de atacar
aquele ponto específico.
T
Tabuleiro - Quadrado dividido em 64 quadrados menores (8x8) onde se desenvolve o jogo.
Tática - =Elemento característico de
posições complexas ou tensas, em que uma ameaça dupla, um golpe de
surpresa ou um sacrifício alteram o equilíbrio ou desequilíbrio
reinantes.
Teoria - Série de conhecimentos e estudos pertinentes a todas as fases do xadrez.
Torre - A Torre é uma peça maior do xadrez, muito empregada
na fase final do jogo devido ao seu valor estratégico e tático, sendo
amplamente estudada na literatura sobre o enxadrismo. Usualmente
seu valor relativo é em torno de cinco pontos, podendo variar em função
das posições das torres em colunas ou fileiras abertas, ou formações
estratégicas como baterias.
Torres dobradas - Expressão que indica o
posicionamento de duas torres na mesma coluna. A formação da Dama com
duas torres dobradas na mesma coluna recebe o nome de Canhão de
Alekhine.
Trebelhos - Expressão arcaica para designar peças e peões.
Triângulação - De rei: manobra para atingir uma
casa vizinha em dois tempos, afim de colocar o adversário em zugzwang
ou de evitar um golpe tático. De dama: manobra em três tempos, para
voltar ao ponto de partida, passando o lance ao adversário.
Triplo - Ataque simultâneo a três peças adversárias. Uma das peças pode ser o rei.
Trocas - Sequência de movimentos próximos, tipicamente sequenciais, onde os enxadristas capturam as peças um do outro.
U
USCF United States Chess Federation.
V
Valor das peças - Cada peça ou peão possui um valor convencionado que representa sua força e importância.
Variante - Linha de jogo, produto de análise própria derivada de uma linha clássica.
Vantagem - Predomínio de qualquer tipo obtido durante a partida; pode ser de ordem posicional ou material.
W
Woodpusher - Um mau jogador de xadrez.
X
Xadrez às cegas - Variante do jogo onde um dos enxadristas não vê o tabuleiro.
Xadrezista - É todo aquele que se dedica ao
estudo e/ou à prática profissional ou amadora do jogo de xadrez. No
português do Brasil é denominado enxadrista.
Xeque - Ataque de uma peça contra o rei adversário.
Xeque descoberto - Quando uma peça sai da frente do raio de ação de uma peça amiga que ataca o rei adversário. O mesmo que xeque à descoberto.
Xeque duplo - O ataque de duas peças simultaneamente ao rei adversário.
Xeque-mate - Situação do rei quando não pode desviar-se, ser protegido ou submeter a captura uma peça que dê xeque.
Xeque perpétuo - Modalidade de empate.
Z
Zugzwang ou Zug - A obrigação de efetuar um lance que ocasiona a derrota ou uma desvantagem qualquer.
Zwischenzug - Lance intermediário inesperado.
Rafael Carvalho z comentou
1 semana atrás
49:17 o rei que foge do chegue ta errado
O jogo de Xadrez - Regras do Jogo (completo)- 1:19:47
por Gleison Pinto Ramos•
14.048 views
As regras do jogo de xadrez. Também ensina sobre a Notação Algébrica.
www.professorgleison.blogspot. com
O Sétimo Selo - 98m
Enviado em 19/12/2009
Programa exibido no Sportv Reporter
sobre um projeto de xadrez no estado do Pará
que utiliza o xadrez como
ferramenta educacional em várias áreas da sociedade.
Fontes:
http://www.soxadrez.com.br/conteudos/glossario/glossarioZ.php
Sejam felizes todos os seres.
Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.