A primeira vez que ouvi Lontano, sentada no tapete,de olhos fechados,como numa mágica nunca antes experenciada, me vi dentro de uma nave lançada num Planeta repleto de montanhas de cones alaranjados. A Nave-Música percorria ondulante em zig-zague os dezenas de montes pontudos triangulares.Uma viagem absolutamente Real cujo único "combustível" era minha vontade de conhecer e compreender a Música Eletrônica,que meu amigo Frederico DeLery Frigere amava. Conhecer "Lontano" foi um "presente real" inesquecível. Duvida?Então entra nessa MúsicaNave!
Renúncia de Bento 16 'cria dilema de legitimidade' para novo papa
Michael Walsh*
Especial para a BBC
Atualizado em 1 de março, 2013 - 14:14 (Brasília) 17:14 GMT
Muita gente esperava que Bento 16 voltasse a ser cardeal após a renúncia
A renúncia de Bento 16 tem
gerado questionamentos entre teólogos, sendo que alguns alegam que o
agora "papa emérito" não deveria ou mesmo não poderia ter se desligado
do pontificado.
De acordo com essa segunda tese, defendida pelo
teólogo Enrico Maria Radaelli, quando os cardeais se reunirem para
eleger um sucessor estarão, na realidade, elegendo um antipapa - ou um
impostor.
Não é a primeira vez que esses questionamentos ocorrem. Bento 16 disse que renunciou porque sentiu que
não poderia cumprir com os compromissos de seu cargo - e os mesmos
motivos foram alegados em 1294 por Pietro da Morrone, o papa Celestino
5º, que renunciou apenas seis meses depois de assumir a liderança da
Igreja Católica.
Morrone queria voltar a ser ermitão, mas
Bonifácio 8º, seu sucessor, achou mais prudente prendê-lo em um castelo
para o resto de sua vida, temendo que seus desafetos se reunissem em
torno do ex-papa.
E não faltaram desafetos durante o pontificado
de Bonifácio 8º. Um dos argumentos levantados por seus inimigos era que
papas não poderiam renunciar - então Bonifácio 8º não poderia ser o
legítimo herdeiro de São Pedro.
Cisma
Há figuras dentro e fora da Igreja que poderiam
explorar tais teorias de ilegitimidade se o novo pontífice começar a
tomar um caminho muito diferente de seu antecessor - por exemplo, no que
diz respeito ao papel das mulheres na Igreja ou à promoção da
tradicional liturgia em latim.
Um exemplo é o do grupo católico dissidente Sociedade de São Pio 10º. O grupo esteve à beira de declarar que Bento 16
não era um legítimo sucessor de São Pedro porque ele aceitou os
ensinamentos do Concílio Vaticano 2º, de 1960 - aos quais a Sociedade de
São Pio 10º se opõe.
Bento 16 trabalhou duro tentando trazê-los de
volta para a Igreja Católica - duro demais aos olhos de alguns -, mas
não teve sucesso. E a Sociedade de São Pio 10º continua a ser uma Igreja
separada, atraindo católicos descontentes. Mais uma divisão dentro do
cristianismo.
Para historiador, decisão de transformar Bento 16 em 'papa emérito' causaria confusão
O colapso dessas negociações, ocorrido pouco
tempo antes de Bento 16 anunciar sua renúncia, pode ter contribuído para
o seu cansaço. Uma lição (muito) curta de teologia católica é
necessária neste ponto: os postos de padre e bispo são considerados
sacramentais, como o batismo ou o casamento.
Um bispo e um padre podem renunciar a seu trabalho, mas, segundo a Igreja, continuam a ser bispos ou padres. O papado, porém, não tem um status sacramental, mas é uma função.
Confusão
O papa é o bispo de Roma. Ele pode deixar essa
função (todos os outros bispos devem apresentar sua renúncia aos 75
anos) e, portanto, pode deixar de ser papa.
Não há problema nisso. Muita gente esperava que Bento 16 voltasse a ser
o cardeal Joseph Ratzinger após a renúncia - o que aconteceu com dois
papas rivais em 1415 (por um período, um cisma na Igreja Católica fez
com que houvesse três papas).
Em vez dessa solução sensata, porém, foi
anunciado que ele será "emérito pontífice", devendo ser chamado de "sua
santidade" e podendo se vestir de branco (ainda que tenha de deixar de
usar o sapato vermelho dos papas). A decisão cria incertezas, fazendo Bento 16 parecer quase um "papa alternativo".
E a confusão fica ainda pior: Ratzinger vai
manter seu secretário particular, o arcebispo Georg Gaenswein, que
atualmente também é o "guardião" da casa do papa - embora seja provável
que o novo pontífice escolha outra pessoa para a função.
Helicóptero do papa sobrevoa o Vaticano: incertezas
Além disso, o "papa emérito" vai continuar a
viver no Vaticano e o novo papa pode achar a proximidade desconfortável,
sentindo-se obrigado a consultá-lo especialmente sobre assuntos que
foram importantes durante o seu papado, como a controversa reintrodução
do latim na liturgia católica.
Reclusão
Bento 16 diz que passará a viver em reclusão.
Ele sempre foi mais feliz com seus livros (e gatos) do que com pessoas,
de modo que isso não deve ser um fardo muito pesado.
Ratzinger também pretende escrever. Como papa
ele costumava insistir que seus textos teológicos eram uma produção de
Joseph Ratzinger, não de Bento 16, embora seja impossível negar que seu
posto à frente da Igreja Católica ajudou a impulsionar as vendas dessas
obras.
Talvez não haja alternativa realista à permanência de Ratzinger no Vaticano. Se ele voltasse para sua amada Regensburg, por
exemplo, alguns poderiam tentar processá-lo por não dar tratamento
adequado às denúncias de abuso de padres e bispos, enquanto outros
poderiam transformar sua residência em um santuário, um ponto de
encontro para dissidentes do novo pontífice. Mas certamente há questões legítimas sobre seu título de "pontífice emérito". Além das mencionadas acima, tal opção também
abre a possibilidade de que Ratzinger, sempre elogiado por sua
humildade, seja acusado de deixar-se tomar pela vaidade.
* Michael Walsh é um historiador papal e autor de vários livros sobre o tema, entre eles o Dicionário dos Papas, publicado no Brasil pela Edições 70.
Li-Sol-30
Fonte: BBC Brasil
Sejam felizes todos os seres.
Vivam em paz todos os seres.
O maior gênio musical da história da humanidade. "O início e o fim de toda a música,"
Max Reger S. XX Para IGNACIOAL -
Performer renome. A habilidade em breve alcançado em vários ramos da performance musical (cravo, órgão, violino, coral) foi rápido para conseguir um emprego adequado. Após um período de Lüneburg, Bach foi por alguns meses em 1703 em Weimar como um violinista, e no verão deste ano, foi para Arnstadt como organista da "Igreja Nova", uma posição que ocupou até 1707. Naquele ano, ele aceitou o cargo de organista da igreja de San Blas, em Mühlhausen, onde ele também trabalhou na música vocal, também promover a restauração do órgão de coro, e reformou a banda e começou a ensinar. Na foto, Bach tocando o órgão.
Como é sabido, a cantata secular é uma composição ou religiosas para serem cantados a uma ou mais vozes com acompanhamento instrumental. É um produto típico da música barroca, que sintetiza os personagens principais, a saber, as idéias a partir da idade de ouro do contraponto, incluindo as suas origens medievais, e, simultaneamente, todos os formulários utilizados e todos os procedimentos realizados na Europa desde início de século XVII.
Originalmente, a cantata foi uma série de movimentos de profanação.
Na Alemanha, esta forma primitiva de cantata não tinha ressonância, e foi necessário para se fundir com um gênero de música religiosa evangélica para adquirir, na segunda metade do século XVII, uma enorme popularidade. Que "cantata velho estilo religioso", permitiu que os músicos da igreja protestante pessoalmente envolvido na interpretação das palavras bíblicas.
Um pouco mais tarde, no início do século XVIII, a cantata protestante também levou para casa duas formas da ópera: o "recitativo" e "arianos", nasceu então o "novo estilo cantata religiosa", que seriam mestres soberanos Bach.
Bach escreveu seu primeiro cantatas de 1707, mas principalmente que datam do período de 27 anos que viveu em Leipzig. Desde sua chegada a esta cidade em 1723 como vocalista em Santo Tomas, teve que organizar programas de música sacra, executada em todas as igrejas da cidade, mas um dos universitários.
Todos os domingos e feriados uma nova cantata deve ser interpretado, e na composição da maioria deles foram por Bach. Esta obrigação, por vezes esmagadora, temos a soma de suas cantatas religiosas.
De acordo com os primeiros biógrafos, Bach compôs cinco ciclos completos de cantatas pretendem ilustrar 50 domingos e feriados de 9 por ano, ou um total de cerca de 300 cantatas. Destes apenas cerca de 200 são preservados. Com poucas exceções são cantatas religiosas e são projetados para culto luterano.
Os textos em alemão, são uma mistura de versos da Bíblia, estrofes de tais hinos que floresceu na Alemanha com a Reforma, e parafraseando lírica de várias origens. Cantata de Bach geralmente consiste em pequenos pedaços - 4 ou 5, em média - onde as várias formas musicais são combinados e ocorrer de diferentes maneiras. Um deles é coral, que são muitas vezes utilizados populares protestantes melodias litúrgicas, Bach feitas pessoalmente e diversificada.
Quanto aos números, sabemos que não tem nada a ver com a ordem cronológica. Por exemplo, o 1 º é 1725 e os 199 cerca de 11 anos atrás. Nem a ordem cronológica pode ser estabelecida com precisão absoluta.
(O Manual não inclui textos das cantatas 15, 53, 141, 142 e 160 porque tem sido comprovado que não foram compostas por Bach).
Em Mühlhausen, Turíngia centro de música onde chegou em 1707 para o cargo de organista na San Blas, o jovem fez suas primeiras cantatas de Bach. Seu ardente desejo de renovar a música religiosa que esteve adormecido por anos, acorda com uma força irresistível.
Isso se reflete na música exuberante dessas cantatas em que observa a influência de compositores alemães de seu tempo, como também do Pachelbel cantatas, Böhm e Buxtehude.
Cantatas são tão velho estilo, cuja scripts foram baseados quase exclusivamente em textos bíblicos e os versos de coral.
Em 1708, em Weimar, foi contratado como organista e seis anos depois como mestre de concerto. Neste último estágio, foi contratado para compor e executar uma cantata por mês. Seu novo empregador, duque Wilhelm Ernst, um luterano fervoroso, para quem a música é o instrumento ideal para glorificar o Senhor.
Bach não poderia encontrar um meia como mais favoráveis do que para o tribunal para fazer seu projeto de "música de igreja regulamentado para o melhor serviço de Deus", como expresso em sua carta de demissão ao Conselho de Mühlhausen. Parece que o apoio do duque era tudo que eu precisava para mostrar sua genialidade.
1713 - Cantata "Os cordeiros são salvos pela graça", BWV 208 - Aria: Schafe können sicher Weiden - 15minutos
Cantata "Os cordeiros são salvos pela graça", BWV 208 de 1713 Schafe können sicher weiden, BWV 208, von Johann Sebastian Bach 35:10
1723 - Cantata
"Jesus Alegria dos Homens", BWV 147 -
Coro -3 minutos
Cantata " Jesús alegría de los hombres ",
BWV 147 , 1723 Cantata "Jesus Alegria dos Homens", BWV 147 de 1723 Bach - BWV 147 - 7 - Jesus bleibet meine Freude - 02:50
Cantata 147: O coração, as palavras, ações e vida
Kantata 147: Herz und Mund und Tat und Leben
Composta em Weimar Cantata Religiosa
Este trabalho começou em Weimar curiosa gênese. Lá, o Bach compôs para o quarto domingo do Advento de 1717, com base em cinco estrofes de Salomo Franck.
Mas em Leipzig em 1723 não poderia ser usado em sua forma original, uma
vez que nesta cidade da igreja cantatas autorizando a execução dos três
últimos domingos do Advento.
O tempo alocado para a festa da Visitação da Virgem, e se preparou para
isso parte de um novo libreto conservada do Franck, ele acrescentou
três recitativos e aria substituídos por um que melhor se adapta a
igreja nova moldura. Esta nova versão foi provavelmente executado em Leipzig, em 03 de fevereiro de 1723. Sem enrolação, que levou mais de cinco anos antes de Bach daria sua forma final.
O resultado é uma cantata extensiva em duas partes,
a primeira das quais é executada antes
e depois do segundo sermão.
A parte orquestral prescreve um trompete, cinco oboés (um d'amore e dois caça), cordas e contínuo. Com este Bach instrumental constrói uma abertura ou "sinfonia" que está ligado ao primeiro refrão. Esta sinfonia, dominado pelo som da trombeta e oboés, serve como um prelúdio interlúdio, e conclusão dos vocais.
"Se você ouvir atentamente, diz Carl de Nys, notamos nesta motivos
trompete sinfônicas que reaparece várias vezes no decorrer do trabalho."
Os movimentos restantes desta primeira parte são: recitativo perna
tenor, ária para contralto, baixo recitativo, ária para soprano e coral.
O recitativo primeiro tem o requinte e discrição necessária para tornar
a transição ideal entre o coro de abertura brilhante e ária de
contralto.
Nesta ária, o jogo das duas linhas principais (contralto e oboé d'amore) é um exemplo de gênio contrapontístico de Bach.
Depois de quase recitativo baixo beethovianos eloquente ("Orgulho cego o
poderoso") vem a ária de contralto, Bach usa o tema, com pequenas
modificações em "A temperado Key".
Esta primeira parte termina com um site famoso: o coral "Alegra-te,
minha alma", que, independentemente da cantata eo nome "Jesus, Alegria
do Homem" tornou-se popular em vários arranjos. Com a sua voz coro e quatro anos e em uma atmosfera de alegria serena, este coral comemorado em Jesus "o grande vibrador ."
A segunda parte consiste em quatro seções: aria para tenor, contralto recitativo, ária para baixo e coral. A primeira ária é a voz de fiéis que, depois do sermão, invocar a ajuda de Cristo e proclamar a sua fé inabalável.
Apesar da sua extrema economia de meios,
esta é a parte da cantata que se expressa
mais intensamente o amor de Cristo.
O recitativo alto descreve a visita de Maria a Isabel. Os dois oboés caça figuras empate plácidas simbolizando o diálogo das duas mulheres. Reaparece musicais de Bach simbolismo na ária de baixo, canção de louvor de fogo que começa com uma fanfarra de trombetas. Seu tema é o mesmo utilizado em uma das árias de Bach da Paixão segundo São João.
O coral é conclusivo musicalmente igual a primeira parte, mas com um
texto diferente: o hino "Jesus, que a minha alegria esteja."
Cantata "Estou feliz com a minha sorte", BWV 204 -1726
Die Weiten Der Erden Schatzbarkeit - 29 minutos http://www.epdlp.com/compclasico.php?id=948 Cantata "Estou feliz com a minha sorte", BWV 204 de 1726
Cantata 204: Estou feliz que minha sorte
Kantata 204: Ich bin mir em vergnügt
Composta em Leipzig Cantata Profana
Dos oito partes desta cantata para soprano, os seis primeiros usou um
libreto de Christian Friedrich Hunold (conhecido como Menantes), os dois
restantes, um texto de um autor desconhecido.
A obra, que pertence à categoria de cantata secular moral, é claramente
diferenciadas pelo seu conteúdo, as cantatas dramáticas e bem-humorado. De acordo com o manuscrito original, que leva o nome de "Cantata de contentamento", foi composta em 1726 ou 1727.
Não se sabe por que a ocasião Bach mas presumivelmente destinado para
seu texto profano, que está relacionado com os seus compromissos para
com o Collegium Musicum de Leipzig.
O livro é escrito inteiramente no estilo da cantata italiana para voz solo sozinho.
É composto de quatro árias de cada uma precedida por um recitativo, e
utiliza uma instrumentação simples: dois oboés, flauta, dois violinos e
contínuo. Os recitativos são relativamente longas e as árias curtas e melodiosa. O último, com a sua beleza intensa e emocional, é um das mais esplêndidas árias de Bach para soprano.
O recitativo que abre a cantata define o tema:
"Estou feliz por minha
sorte
Outros têm fantasias a lhes saciar
suas necessidades e desejos.".
Na primeira ária, os oboés, fagote e cravo ressaltam a comparação feita
entre a soprano que encontrar a satisfação em si e aqueles que buscam
no mundo e não encontrá-lo. O recitativo segundo, com acompanhamento de cordas, denuncia aqueles que são seduzidos pelas lisonjas do mundo.
Em sua segunda ária, soprano diz-nos onde encontrar as verdadeiras riquezas. Acompanha um solo de violino com sua melodia encantadora.
A ária terceiro, recitativo que vem depois de um "secco", é um belo conjunto de imagens tecidas pela flauta. Com uma melodia espumante descrito aqui "pérola brilhando de contentamento", que menciona o texto.
A última ária é a cantata de culminar excepcional. Os oboés e cordas jogam um motivo jubiloso sobre o qual a flauta canta sua própria melodia. O efeito de tal contraponto pungente é verdadeiramente milagroso.
1747 - "O Despertar dos Sonhos" Cantata, BWV 645 (arr. BWV 140) - 28 minutos http://www.epdlp.com/compclasico.php?id=948
Cantata 140: Desperta, uma voz te chama
Kantata 140: Wachet auf, uns morrem Stimme ruft
Composta em Leipzig Cantata Religiosa
O libreto da cantata de coral, preparado por Picander, é baseado em um hino de Philipp Nicolai. A pontuação foi composta para o vigésimo sétimo domingo após a Trindade, que raramente ocorre no ano igreja.
Nos 27 anos de vida do Bach de Leipzig, que só aconteceu duas vezes, a
primeira foi em 25 de novembro de 1731, o dia que estava destinado para a
cantata.
O Bach hino inspirou-o a um trabalho excepcional.
Em seus movimentos sete, o primeiro, o quarto e último usado as três estrofes do hino.
Para os restantes quatro movimentos, dois duetos precederam
recitativos, Picander escreveu textos que ampliam as idéias no coral.
O resultado é uma cantata estrutura sólida cujos pilares são os três movimentos baseados em versos de Nikolai.
A conexão com o Evangelho de domingo, a parábola das virgens prudentes e
as virgens loucas, é estabelecida pelo primeiro verso eo texto
acrescentou.
No refrão grande abertura, acompanhado por oboés e cordas, a melodia
cantada pelos sopranos do coro em notas longas, e sob eles o mais
profundo vozes tecer um contraponto brilhante. A orquestra acrescenta uma acompanhante independente. A combinação desses vários elementos produz uma impressão de intensa beleza e voluptuoso.
Depois de um recitativo para tenor e estilo de narrativa contínua, vem o
primeiro dos dois duetos jorrando para soprano e baixo, ao qual é
adicionado o som de um violino piccolo.
No coral esplêndido como quarto movimento é o coração da cantata, a
melodia do hino cantado pelo tenor é adicionado a um estilo popular de
ar por meio de cordas.
Este ar, que doçura quase sensual é rara no cantatas de Bach, descreve
"a procissão graciosa de virgens à espera de Jesus, o noivo celestial". Quando baixo recitativo, o texto reitera as evocações paradisíacas, as cordas criar uma atmosfera de profunda meditação.
A sensualidade atraente para o acompanhamento de oboé dueto, onde
derreter amor celeste e amor terrestre, nos leva às fronteiras do
Romantismo. "É de fato, diz Schumacher, um dos duetos de amor mais lindas já escritas." O coral conclusivo, eufórico e solene, é uma harmonização do terceiro verso do hino.
"O Despertar dos Sonhos" Cantata, BWV 645 (arr. BWV 140), 1747 Wachet Auf! (Sleepers Awake!) J.S. Bach BWV 140 and BWV 645 - 04:54 Auf Wachet! (Sleepers Awake!) JS Bach BWV 140 e BWV 645
Bach mudou-se para Leipzig em 1723 e lá permaneceu pelo resto de seus dias. Sua posição como diretor musical e líder do coro em St. Thomas Igreja e da escola da igreja em Leipzig não estava feliz por várias razões: suas disputas de continuar com os membros do conselho, e nem eles nem o povo apreciava o seu talento musical. Viram-no como um homem velho apego a formas obsoletas trecho da música. No entanto, o cantatas 202 que foram a 295, ele compôs em Leipzig ainda continuar a ouvir enquanto então parecia música inovadora foi esquecido.
A maioria das cantatas começar com uma seção para coro e orquestra, ela é uma alternância de recitativos e árias para vozes solistas e acompanhamento, e concluir com um coral com base em uma simples música hino luterano está sempre ligada ao texto, e enobrece a sua expressividade e intensidade espiritual. Entre essas obras estão a Cantata Ascensão e do Oratório de Natal, este último composto por seis cantatas.
2 - http://www.cantatasdebach.com/intro.html Cantatas de Bach. Julio Sánchez Reyes EXCELENTE A partir de 1956 ele começou a colaborar na Rádio Nacional da Colômbia como um libretista programador, e duas vezes como diretor da Emissora. Durante sua carreira de 45 anos já escreveu cerca de 2.000 cartilhas sobre a vida e obra de compositores e outros aspectos da história da música clássica.
Em l985, ele escreveu o livro "Bach, Schutz, Handel e Berg - Aniversário de quatro músicos alemães" editado por Colcultura. Ele trabalhou por 11 anos na Emissora HJUT o Universidad Jorge Tadeo Lozano de Bogotá como um libretista programador de música, e consultor. Eles desenvolveram o ciclo completo de Cantatas de JS Bach, sua obra-prima.
Julio Sánchez Reyes nasceu em Bogotá, Colômbia, 15 de março de 1930. Ele estudou música em sua cidade natal e depois em Paris por três anos, onde volta a 25.
Amante da beleza e da arte : Johann Sebastian Bach. IGNACIOAL
Li-Sol-30
Fontes: 1 - http://www.epdlp.com/compclasico.php?id=948 O PODER DA PALAVRA EXCELENTE 2 - http://www.cantatasdebach.com/intro.html Cantatas de Bach. Julio Sánchez Reyes EXCELENTE
http://www.biografiasyvidas.com/monografia/bach/fotos3.htm 31 de outubro de 2009, 22:02, - See more at: http://radeir.blogspot.com.br/2011_07_17_archive.html#sthash.3SVDWs3X.dpuf
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres. Sejam abençoados todos os seres.
sentada no tapete,de olhos fechados,como numa mágica nunca antes experenciada, me vi dentro de uma nave lançada
num Planeta repleto de montanhas de cones alaranjados.
A Nave-Música percorria ondulante em zig-zague os dezenas de montes pontudos triangulares.Uma viagem absolutamente Real cujo único "combustível" era minha vontade de conhecer e compreender a Música Eletrônica,que meu amigo Frederico DeLery Frigere amava.
Conhecer "Lontano" foi um "presente real" inesquecível.
Duvida?Então entra nessa MúsicaNave!