sábado, 6 de novembro de 2010

Simulador do Juízo Final permite destruir a Terra com um clique

Simulador do Juízo Final permite destruir a Terra com um clique

Simulador do Juízo Final permite destruir a Terra com um clique

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/11/2010

Simulador do Juízo Final permite destruir a Terra com um clique
O resultado vem na forma de uma série de estatísticas, incluindo o tamanho da bola de fogo e da cratera que o impacto gerou.[Imagem: Divulgação]

Tiro ao alvo

Cientistas criaram um site cujo objetivo é simular a destruição da Terra.

Você pode destruir nosso querido planeta a seu modo: desde que seja usando um "pedregulho" espacial.

A mira já está pronta, não há como errar. O usuário só tem que escolher o diâmetro, a densidade e a velocidade do cometa ou asteroide... e clicar para ver o tamanho do estrago.

O resultado vem na forma de uma série de estatísticas, incluindo o tamanho da bola de fogo e da cratera que o impacto gerou. Se o objeto acertar o oceano, você fica sabendo na hora o tamanho da tsunami produzida.

Impacto na Terra

Apesar de parecer uma brincadeira de gosto duvidoso, o projeto tem larga fundamentação científica, e seu principal objetivo é justamente discutir os simuladores que visam prever as consequências de um impacto real sobre a vida na Terra.

Os processos envolvidos na simulação incluem a entrada de um objeto na atmosfera, geologia da formação de crateras, expansão explosiva, radiação termal, deposição de resíduos do impacto, abalos sísmicos e propagação da onda choque na atmosfera.

O site, que é um melhoramento de uma outra simulação do fim do mundo, divulgada em 2004, é resultado das pesquisas de Robert Marcus (Harvard), Jay Melosh (Purdue) e Gareth Collins (College London). Eles estão entre o grupo de pesquisadores que defende que foi o impacto de um meteorito no México que causou a extinção dos dinossauros.

O endereço do simulador é www.purdue.edu/impactearth/.



Sejam felizes todos os seres.
Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

JustTV: Loucuras Filosóficas - MITO E FILOSOFIA - AFORISMOS-Paulo Ghiraldelli Jr.


 Aforismos

Liberdade
A liberdade de escolha diante das propostas e coisas é apenas meia liberdade, pois lhe A a outra metade que é a liberdade de criar as propostas e coisas. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Liberdade
A liberdade é o que mais sabemos o que é quando a perdemos.

Liberdade
Nada há que a liberdade não corrompa e, ao mesmo tempo, só os insanos viveriam sem correr esse risco.

Liberdade
A liberdade do passarinho não é ganha se ele, tendo asas, não pode voar. A liberdade do homem não é ganha se ele, não tendo asas, não pode voar.

Hobbes

“O homem é o lobo do homem” foi uma frase que Hobbes  copiou, pois se ele tivesse criado uma para dizer algo parecido, a frase espelharia algo bem mais cruel. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Locke
A tolerância de Locke era, de fato, apenas tolerância, nunca teve nada a ver com a noção de fraternidade dos franceses posteriores.  Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Nietzsche e as mulheres
Nietzsche adorava as mulheres, e todos os aforismos em que as ridicularizou nunca foram outra coisa senão um grande elogio a algum forma de feminilidade que deveria ter sido cultivada. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

O homem e a mulher
Dizem que o homem deve plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. Não foi preciso dizer que à mulher restou regar a árvore, cuidar o filho e ler o livro.

O homem e a mulher
Dizem que o homem deve plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. À mulher restou regar a árvore, cuidar do filho e ler o livro, mas, é claro, a árvore e o filho lhe roubaram o tempo e ela não conseguiu ler o livro. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

O homem e a mulher
Dizem que o homem deve plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. À mulher restou regar a árvore, cuidar do filho e, se o marido a deixasse se alfabetizar, ler o livro. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Talento
Quando Diderot disse que sua máxima era “o talento é imperdoável” ele não precisou dizer mais nada. Jamais foi perdoado. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Filosofia e mediocridade
A mediocridade na filosofia depende de três coisas: escrever em função de um partido, escrever e não ser lido, escrever para reproduzir o que já foi escrito. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

O filósofo
O filósofo é aquele que tem a pretensão e a ingenuidade de sempre fazer filosofia no sentido de encerrá-la, de fazê-la chegar ao fim. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

O filósofo e o camelo
O camelo passa dias sem beber água, por isso, não pode existir um camelo filósofo. O filósofo é um homem que bebe, que quer fontes.

O bandido

O bandido e o canalha só se fundem na figura do bajulador de cargos, instituições e pessoas. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Careca

Todo homem que, não sendo careca, se faz careca, raspou não seus cabelos, mas atravessou e acabou raspando seus neurônios. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Maquiagem
A mulher que não usa maquiagem é porque ela própria já veste, com seu rosto, uma máscara. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Medo
Medo é algo que você sente em um sonho em que está para ser executado. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Casamento
O casamento é um estado de espírito. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Casamento
O casamento é um estado de espírito, que acaba quando um dos dois cônjuges tem o “espírito de porco”. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Casamento
O casamento não é uma instituição, a pensão após divórcio é que é. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Casamento
Os filósofos têm a mania de reduzir o bom casamento ao modelo dado pela amizade masculina. Isso é comprometedor. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr

Namoro
Um namoro longo pode ser o início de um casamento curto. Mas se for o início de um casamento longo pode deixar de ser identificado como um namoro após alguns anos de casamento. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr

Namoro
O namoro moderno é uma arte. Quando comparado com a música, dizemos que não se faz sem o instrumento. Quando comparado com a pintura, dizemos que não se faz sem o pincel. Quando comparado com a literatura, dizemos que não se faz sem a caneta! Êpa, mas atualmente só digitamos! Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Casamento e crise
Todo casamento passa por uma crise. Aquele casamento que passa por mais de uma, já acabou faz tempo. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Casamento e sexo
É verdade que no casamento o sexo não é tudo, pois existem as preliminares ao sexo. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Retórica
A única retórica que vale para o político acuado pela imprensa é a que o jogador de futebol exerce em todas as suas entrevistas. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Vagabundo
Por conceito, um vagabundo pode ser muitas coisas, por definição, é um cunhado.
Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Vagabunda
A amante do marido. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Didática
Toda didática é um artifício, de modo que a boa didática é aquela que é tão artificiosa que engana o estudante a ponto dele não perceber que está sob o comando de um artifício. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Lolita
Uma garota de somente 14 anos, caso seja sua filha, uma garota já de 14 anos, caso seja a filha do outro. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Tiro de Guerra
Um lugar onde você marcha, marcha e marcha e se prepara para a guerra. Felizmente, o Brasil não se mete em guerras. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Karl Marx
“Tudo que é humano não me é estranho”, era uma frase predileta de Marx. Será mesmo que o século XIX foi assim, tão chato?  Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Minorias e imaginação
O século XX foi redimido ao deixar para o XXI três invenções: a mulher, o negro e o gay enquanto minorias. Sem isso, o século XX teria sido um século de muita obra intelectual, mas sem imaginação. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Filosofia analítica e continental

A filosofia analítica busca o soft, mas faz questão de se fazer passar por hard, a filosofia continental é o que busca o hard, e engana alguns que não vêem que ela é soft. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Os sentimentos
Os sentimentos eram deuses entre os gregos. Nós os transformamos em “disposições humanas internas”. Feito isso, eles passaram a agir como deuses. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Nádegas

As cadeiras as recebem, o carnaval as glorifica, as academias as aprumam, e o marketing as têm como esperança. Os homens, desde Drummond, as deseja. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Brinco
Uma mulher com brincos pequenos é como um eunuco sem língua. Uma mulher  sem brincos é como este mesmo eunuco sem mãos. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Moderno
Moderno é tudo que envelhece mais depressa que qualquer outra coisa. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

São Paulo
O Américo Vespúcio do cristianismo. Paulo Ghiraldelli Jr.

Richard Rorty e o futebol

Caso se possa comparar a filosofia ao futebol, Rorty é o meio campista que se atreve em ir para área cabecear toda vez que Davidson ocupa a defesa de seu time e acena com lançamentos. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Morte de ídolos
Só a morte dos ídolos dos jovens, enquanto jovens, dá aos mais velhos a dimensão da vida – estranha imaturidade dos mais maduros. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Nietzsche domesticado

Os scholars nietzschianos brasileiros adoram dizer que Nietzsche não pode ser domesticado, enquanto eles próprios dão aulas sobre Nietzsche e, depois, fazem teses sobre eles nos moldes do que o CV da Plataforma Lattes aceita. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Nietzsche, caso tivesse um twitter, escreveria algo assim:
A filosofia poderia ser antes a geografia do cosmos do que somente a biografia do homem. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Filosofia, arte, religião e ciência
A arte é amiga das mãos, a ciência é amiga do cérebro, a religião é amiga do bolso – só a filosofia é amiga do coração. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Democracia
A democracia é uma situação social em que as regras vão de acordo com a maioria e ao mesmo tempo se preserva direitos de minorias. Ainda assim, isso não preenche os requisitos da democracia moderna, ou seja, a democracia liberal. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr

A democracia liberal tem o voto como necessário, mas não com suficiente. Aliás, nada é suficiente na democracia liberal. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Humor
A hiena é o único animal que ri. Ora, mas ele vive de comer fezes e restos, anda em bando e com medo de tudo e faz sexo uma vez por ano. Será mesmo que os cientistas viram esse animal rindo? Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Humor

Quando alguém cai e não se machuca, rimos. Quando alguém cai e se machuca, rimos e depois ficamos com remorsos e vergonha de nosso riso. Quando alguém não cai é tudo muito chato. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr

Justiça
A Justiça é o que deve ser feito por alguém que não enxerga por estar com véu nos olhos, não por alguém que é cego. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr

Justiça
Justiça é uma forma de reparação que obriga a estabelecermos, em cada tempo e lugar, o quanto se vai reparar. É em torno de uma questão de “quanto” que nasce a injustiça. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr

Escrever
Exceto poesia, todo o resto pode-se escrever sem muita consciência. Filósofo Paulo Ghiraldelli

Escrever

Escrever sem publicar e o mesmo que namorar sem fazer sexo. Filósofo Paulo Ghiraldelli

Escrever
Escrever nem sempre é um ato de rebeldia quando se é um rebelde. Escrever é um ato de rebeldia quando se é filósofo verdadeiramente. Filósofo Paulo Ghiraldelli

Escrever
Ao escrevermos num papel qualquer coisa sobre ecologia, devemos saber que ali vence Schopenhauer sobre a metafísica do mal: morre-se uma árvore para que nossa escrita aconteça. Filósofo Paulo Ghiraldelli

Sobre discussão
“Eu respeito sua posição, respeite a minha” quer dizer “não respeito sua opinião e não vou discutir”. Filósofo Paulo Ghiraldelli

Sobre discussão
“Tenho o direito à crítica” quer dizer “não critiquei coisa nenhuma, eu apenas discordei de modo absoluto”. Filósofo Paulo Ghiraldelli

Sobre discussão
“Você é arrogante” quer dizer “não tenho argumentos melhores e, então, esperneio e acuso”. Filósofo Paulo Ghiraldelli

Sobre discussão
“Você desqualifica seu interlocutor” quer dizer “eu desqualifico você, mas já digo de antemão que é você quem faz isso”. Filósofo Paulo Ghiraldell
©2010
Paulo Ghiraldelli Jr., filósofo,
 
escritor e professor da UFRRJ
                                                                          20/08/09

Loucuras Filosóficas...

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Schubert - Ave Maria (Opera)



Seis minutos rumo ao céu
plainando na máxima beleza
- o milagre da música.

 
                    MAGNIFICAT

          "A minha alma glorifica o Senhor,
e o meu espírito exulta em Deus, meu Salvador,
porque olhou para a humildade da sua serva.
      De hoje em diante todas as gerações
hão-de me chamar bem-aventurada.
      Porque fez em mim grandes coisas ,Maravilhas'
O Todo-poderoso. E santo é o seu nome:


          A sua misericórdia estende-se de geração em geração sobre aqueles que o temem.

        Manifestou o poder do seu braço e dispersou os soberbos com os desígnios que eles conceberam;
Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes encheu de bens os famintos e aos ricos despediu-os de mãos vazias.

       Socorreu-me, sua serva ,recordando-se da sua misericórdia, como tinha prometido aos nossos pais,
a Abraão e à sua descendência para sempre"
(Lc 1, 46-55).

Pelo Mundo visita a casa de Virgem Maria

Em Israel, vamos navegar pelo Mar da Galiléia, também conhecido na Antiguidade como Mar de Tiberíades. Não perca, nesta sexta-feira (05), às 23h.
Esta semana, nossa divertida viagem Pelo Mundo segue a história da Antiguidade.

Na Turquia, vamos passear pelas ruínas de Éfeso, a cidade antiga mais preservada do Mediterrâneo Oriental, onde estava o templo da deusa Artemis, uma das sete maravilhas do mundo antigo. E onde sobrou a fachada da magnífica Biblioteca de Celso, a terceira mais importante, depois de Alexandria e Pérgamo. Tinha mais de 12 mil rolos de manuscritos. A curiosidade é um banheiro público, coletivo, com um sistema de drenagem avançadíssimo para evitar cheiro ruim. Na época do frio, os escravos esquentavam os assentos para os senhores. Vamos visitar o Museu de Éfeso, onde estão obras originais da cidade em ruínas. A fundação do museu foi o basta do governo turco para a saída dos tesouros para o Museu Britânico e para Viena, na Áustria.

Vamos visitar também a casa da Virgem Maria, um local reverenciado por cristãos e muçulmanos. Maria teria morado em Éfeso, aos cuidados do apóstolo João, depois que Jesus foi crucificado em Jerusalém. A casa virou uma igreja no século IV. Atualmente, apenas dois ambientes podem ser visitados. Tem um fontanário - A Água de Maria. Segundo a lenda, a água tem poderes curativos. O santuário foi visitado pelo papa Paulo VI em 1960, pelo papa João Paulo II em 1980 e por Bento XVI, em 2008. O santuário é reverenciado por cristãos e muçulmanos que reconhecem Maria como mãe de um dos seus profetas.

Em Israel, vamos navegar pelo Mar da Galiléia, também conhecido na Antiguidade como Mar de Tiberíades, Lago de Genesaré e, no Antigo Testamento, como Quinerete, que significa "harpa" em hebraico, porque, geograficamente, se parece com uma harpa. Foi o mar dos milagres de Jesus: a multiplicação dos peixes e pães, a tempestade domada e a caminhada sob a água.

Vamos ver as ruínas da importante cidade bíblica de Carnafaum, onde morou Jesus Cristo depois de se rejeitado em Nazaré, e onde estão as ruínas da casa do apóstolo Pedro. São Pedro é uma cidade com construções feitas com basalto negro, material vulcânico.

Ainda em Israel, vamos ver e ouvir as histórias contadas pelas ruínas da cidade de Beit Shean, batizada pelos gregos de Scythopolis. A fundação da cidade consta de oito a 15 séculos antes de Cristo. Foi uma importante rota comercial e começou a ser destruída no século VIII antes de Cristo com a invasão dos assírios. O golpe final foi o terremoto de 18 de janeiro de 749. A destruição deixou marcas belíssimas. Não perca, nesta sexta-feira (05), às 23h.

Publicar postagem

CURSO DE CANTO GREGORIANO



CURSO DE CANTO GREGORIANO
- MISSA VIII (DE ANGELIS) -  
PRONÚNCIA DO LATIM -
TONS SALMÓDICOS


CURSO DE CANTO GREGORIANO
 

O Curso de Canto Gregoriano foi fundado na mesma data da criação do coral (19//03/90) e era o único do gênero no Brasil ministrado de forma regular mas, devido a dificuldades estruturais, o mesmo encontra-se, momentaneamente, com as suas atividades suspensas.
 
A Sociedade Cultural Padre Nereu de Castro Teixeira oferecia os seguintes cursos: básico, o de Tons Salmódicos e Modalidade Gregoriana; de Regência Gregoriana e de Latim. Atualmente os cursos estão suspensos devido a reestruturação interna do grupo.
Além destes cursos eram realizadas, esporadicamente, as "Semanas Gregorianas", que são cursos rápidos para uma aprendizagem das noções básicas da história e do canto gregoriano.

Todas as atividades realizadas pela sociedade são mantidas pelas mensalidades pagas pelos alunos do curso e/ou participantes do coral e pela venda dos CDs gravados pelo coral.

Se você estiver interessado em obter informações sobre o coral e o curso entre em contato conosco pelos telefones: 031-3224-4676 ou 9955-4246 ou pelos e-mails: enfrades@uai.com.br e enfrades@yahoo.com.br

Nestes endereços você encontra muitas informações sobre a notação das partituras e cursos de canto gregoriano:

Curso Elementar de Canto Gregoriano - em português.

Método de Canto Gregoriano - em italiano.

Canto Gregoriano - A Música
- em português.

Schola Cantorum Bogotensis - em espanhol.

Dan`s Gregorian Chant Tutorial - em inglês.

Sancta Missa
- em inglês e francês. Ótima página sobre a Missa Tridentina com tutoriais, livros de partituras que podem ser baixados etc.

Na minha página, em Outros Links você encontrará mais informações para entender e aprender a cantar a música gregoriana.



Aproveitando as facilidades da Internet ouça e veja abaixo a Missa de Angelis, também conhecida como Missa VIII (oitava) que é a missa gregoriana mais conhecida e cantada em todo o mundo católico.

Os vídeos abaixo, do Youtube, fazem parte do belo trabalho realizado por Giovanni Vianini, organista e regente da Schola Gregorina Mediolonensis, de Milão, Itália, que gravou várias músicas de canto gregoriano e que as colocou na Internet para que todos possam aprender a cantar.

Para ver os vídeos você precisa ter instalado o plug-in do Adobe Flash Player e o mesmo pode ser baixado neste endereço da Adobe:

As partituras fazem parte das páginas do Roma Aeterna, Canto e Prego e Gregorian Chant onde você poderá encontrar várias partituras de música gregoriana. Veja, também, as partituras para acompanhamento por órgão.


MISSA VIII (DE ANGELIS)
Kyrie VIII - V Modo - faz parte do Gradual do Vaticano - séculos XV e XVI - e é cantada nas festas ordinárias do Calendário Litúrgico.

O número V na partitura (acima do K) - e todos nos números que aparecem logo no começo das partituras indicam os modos gregorianos da músicas (são 8 modos) e o XV - XVI o século em que ela foi escrita.
Partitura para órgão

GLORIA VIII - V MODO
O número V na partitura (acima do G) indica o modo gregoriano da música (são oito modos) e o XVI o século em que ela foi escrita.

CREDO III - V MODO
O número 5 na partitura (acima do C) indica o modo gregoriano da música (são oito modos) e o XVII o século em que ela foi escrita

SANCTUS VIII - VI MODO
 
O número 6 na partitura (acima do S) indica o modo gregoriano da música (são oito modos) e o XI - XII o século em que ela foi escrita.


AGNUS DEI VIII - VI MODO
 
O número 6 na partitura (acima do A) indica o modo gregoriano da música (são oito modos) e o XV o século em que ela foi escrita.
ITE MISSA EST - MISSA VIII
PRONÚNCIA DO LATIM
 
VOGAIS E DITONGOS:

Todas as vogais se pronunciam sempre, em qualquer que seja a posição que ocupem na palavra.
• o A como na palavra portuguesa , por exemplo: AltÁre, AnimA;
• o E quase como na palavra portuguesa CREDO, por exemplo: DEus, orEmus.
• o I e o Y como na palavra portuguesa MIRA, por exemplo: anIma, butYrum;
• o O como na palavra portuguesa ÓPERA, por exemplo: Orémus, hÓra;
• o U como na palavra portuguesa UVA, por exemplo: DóminUs, lUx.

Nos ditongos, cada vogal conserva o som que lhe é próprio, menos em AE e OE, que, com relação à pronúncia, equivalem à vogal E, por exemplo: caelum = cElum, poena = pEna, quáesumus = quEsumus (nota: no ditongo o acento agudo fica sobre a primeira das duas vogais, colocando-se sobre a vogal-base);

Nos outros ditongos AU e EU e I (nas interjeições: HEI) ouvem-se as duas vogais, mas numa só emissão de voz: lau-da, eu-ge;

OU
e AI nunca são ditongos - cada vogal se pronuncia separadamente: prout = pro-ut, ait = a-it;

O U precedido de Q ou G forma ditongo com a vogal seguinte: qui, sanguis;

Observação:
Evite-se, cuidadosamente o defeito de dar, como se faz em português, às vogais átonas, som fechado ou mudo, especialmente ao E, e ao O, por exemplo: DóminO, não dóminU. VirtutE, não virtutI.

As vogais E e O são mediocremente abertas.

Não há nasal - cada vogal deve conservar a pureza do seu som, seja qual for a consoante que segue: co-nfu-nda-ntur, se-mper.

CONSOANTES:

Para se obter a articulação nítida das consoantes:

Articular é pôr em relevo todos os elementos das sílabas, atacando nitidamente as consoantes e, por conseguinte, as vogais, que entram em sua composição.
Deve-se enunciar cada um dos elementos da sílaba com regularidade, unidade, clareza, inteligência e firmeza, embora com doçura e maciez. Quando se articula bem, a voz sempre bastará para se fazer ouvir.
Todas as consoantes sempre se pronunciam, seja qual for a posição que ocupem nas palavras. Ao contrário do que se dá em português, as consoantes dobradas devem-se pronunciar ambas: steL-La, oF-Fero, peC-Cáta, toL-Lis e não stela, ofero, pecata, tolis

As consoantes e grupos de consoantes pronunciam-se como em português, menos nos seguintes casos:

1.
a) - o C diante de E, I, Y, AE e OE tem o som do C italiano, equivale quase a TCH: Cícero = TCHiTCHero, Cibus = TCHibus;
b) - o grupo CC soa TTCH: ecce = eTTCHe;
c) - o grupo CH soa sempre como K: brachium = bráKium; Melchísedech pronunicia-se este CH final como K = MelkísedeK

2.
a) - o G antes de E e I pronuncia-se DG: genu = DGenu; agit = aDGit.
b) - o GN soa sempre NH: agnus = a-NHus.

3.
o H é letra muda, nunca aspirada; não se pronuncia, menos em: mihi, nihil, e compostos em que o H tem o som de K: mihi = miKi; nihil = niKil.

4.
o J para os efeitos de pronúncia vale sempre I. Nunca, portanto, tem o som do J português: ejus = é-Iuss. (A letra J deixou de ser usada no latim eclesiástico)

5.
a) - o S soa sempre como dois SS: nos = nóSS e não nóz.
b) - entre vogais é ligeiramente sibilante lembrando quase o Z: Jesus = i=éZuss.
c) - SC antes de E ou I é igual a CH (chapéu): descéndit = deCHéndit.

6.
TI precedido de uma letra qualquer, que não seja S, X ou T e seguido de uma vogal, soa TCI: patiéntia = paTCIénTCIa; o T final sempre se pronuncia: es-sunT, assim como o TH de sá-ba-oTH, palavra hebráica;

7.
a) - o X depois de vogal (que não seja o E) soa : axis = aiss.
b) - o X depois de E vale KZ: exaudi = eKZaudi
c) - o XC diante de E e I vale KCH: excelsis = eKCHélsiss.

8.
o Z soa DS: Zelus = DSéluss, ZiZania = DSiDSania.

Observação:

Não há som nasal em latim: diz-se a-mor e não ã-mor, vobíscu-m, cínere-m, orié-ntis, isto é; o M e o N não devem nasalizar a vogal que o precede: cí-ne-rem, co-n-céde, mu-n-di etc.
Evite-se todo o som NASAL, que não existe na pronúncia romana. O

a) - ROSAM: o AM final não deve soar como na 3ª pessoa do plural: eles amAM.
b) - VIRTUTEM: não como EM português: eles devEM.
c) - MAGNUS = -nhuss e não -nhus.

Observação: Estas regras foram tiradas do Apêndice VIII – PRONÚNCIA ROMANA DO LATIM, da Gramática Latina, do Pe. João Ravizza, da Arcádia Romana, livro muito utilizado nos seminários católicos até a década de 1960.

Defeitos brasileiros na pronúncia do latim romano:

a) - falar para dentro, e não na ponta dos lábios;

b) - pronunciar as vogais com nasalidade: am na e men, im, in, om, on, um e un: Deve-se dizer, por exemplo: qu-ó-ni-a-m (A-Me), á-me-n (MENe), hó-mi-nes, co-n-ver-te, spí-ri-tu-m;

c) - molhar o som das sílabas di e ti. Deve-se conservar o D e o T bem dentais;

d) - dar a AL, EL, IL, OL e UL um som cheio, gutural quando deve ser o L pronunciado mais na ponta da língua;

e) não pronunciar as consoantes dobradas que devem ser, todas as duas, pronunciadas: al-lelúia, pec-cáta, col-lium, at-ténde;

f) dar às vogais finais átonas O e E valor e U e I, respectivamente: dóminu, virtúti por dómino, virtúte;

g) comer as finais, como em gló-ri-a, pro-pi-ti-á-tio, ma-ter, De-i, co-gi-ta-ti-ó-nes; ou proncunciá-las forte demais: sanctá, Mariá, etc;

Roma Eterna - Nesta página, além de poder acompanhar as músicas em arquivos Midi você pode ouvir a pronúncia de algumas delas em arquivos em MP3 (MP3 pronunciation file) como nesta música: Dominus dixit


Veja este curso de canto gregoriano, em Power Point, que achei na Internet. A tradução para o português foi feita utilizando-se a página do Tradukka e que, obviamente, não dá a tradução correta. Se você achar algum erro na tradução, por favor, mande-me um e-mail com a parte que estiver errada: enfrades@yahoo.com.br
A música na versão em inglês é o Alleluia, lapis revolutus est cantada pelo Coral Gregoriano de Belo Horizonte.

Se você não estiver conseguindo abrir o curso abaixo, em inglês, nesta página, clique neste link do Slideshare

Se você não estiver conseguindo abrir o curso abaixo, em português, nesta página, clique neste link do Slideshare



NOTAÇÃO GREGORIANA
 


Os neumas

Um neuma é uma nota ou um grupo de notas (melisma) que pertence a uma sílaba. A idéia básica é que um neuma é uma unidade indivisível e deve ser executada como tal.
As partituras do canto gregoriano são escritas em pautas com 4 linhas e as linhas das partituras são lidas de baixo para cima, há muitos séculos.
Há duas claves: a de Dó (nos países ingleses, C), na quarta ou na terceira linha, raramente na segunda, e a clave de Fá (F) na terceira linha (só uma vez na quarta linha: no ofertório Veritas mea no Comum dos mártires).
As notas podem ter os seguintes aspectos:

Notas simples

Punctum
Virga
Virga e punctum são notas simples, só usadas em combinação, quer uma com a outra, ou com outras notas.

Grupos de duas notas

Pes ou Podatus
Clivis (flexa)
Os pes, também chamados de podatus, indicam uma melodia ascendente, enquanto sua contraparte, o clivis, indica uma linha descendente. Sobre os acentos das palavras, os pes têm, por vezes, uma forma ligeiramente diferente, com a primeira nota mudando em initio debilis (início fraco). Neste caso, ela é executada como uma semi-colcheia.

Grupos de três notas (ou mais)

Torculus (pes flexus)
Porrectus
Climacus
Salicus
Scandicus

O torculus consiste de três notas, sendo a segunda a mais alta do grupo. Os intervalos entre as notas podem variar.

O porrectus é o oposto exato: alto-baixo-alto.

O climacus (em grego, escada), é uma linha descendente de notas (3 ou mais) sendo a primeira escrita com o padrão usual quadrado, as seguintes em notas menores. As notas descendentes são chamadas subbipunctis (os dois pontos debaixo), ou dependendo do caso, subtripunctis (com 3 notas).

O scandicus é o oposto do climacus: 3 ou mais notas numa melodia ascendente. O scandicus tem uma importante variante, o salicus. No salicus, a última nota isolada é um oriscus (voltaremos a isto depois). As notações quadradas das notas na Notação Vaticana raramente distinguem entre as notas oriscus e normal, mas a diferença tem importância ritmicamente: o oriscus acrescente à estrutura da melodia levando a linha a seu clímax na última e mais alta nota. 

Neumas liquescentes
Um neuma liquescente só existe no final da sílaba, especialmente quando a pronúncia das sílabas seguintes terá possivelmente problemas. O caso mais comum é a sílaba que termina em -M, como em sanctum, ou quando ocorre um grupo consonantal, como em non confundentur. A Imprensa Vaticana indica os neumas liquescentes com uma nota muito pequena ligada ao fim do grupo. A principal guia para uma boa execução é uma pronúncia clara.
Oriscus
É difícil distinguir uma nota oriscus de uma outra, regular, na Notação Vaticana, mas os manuscritos medievais faziam uma clara distinção entre as duas. O significado real do oriscus tem sido amplamente debatido neste século mas os estudiosos em geral concordam que o oriscus sublinha a importância da nota seguinte. Desde a nova edição do Liber hymnarius, a nota oriscus ganhou sua própria grafia como nota.

Quilisma

Este é um dos neumas muito especiais, por vezes denominado como nota serrada. Ocorre principalmente em melodias ascendentes, tais como os pes ou o scandicus. Geralmente é interpretado como nota de transição o que significa que deve ser executado rápida e delicadamente. De acordo com achados recentes, contudo, existe uma conseqüência melódica disto também: o neuma quilisma aparece mais frequentemente em intervalos de semi-tom.
Custos ou Guião
No final de cada sentença, ou quando muda a clave, o custos indica o tom da nota seguinte. Parece-se a uma nota pela metade e sua haste vai para cima. Trata-se apenas de uma peça de informação e, portanto, não precisa ser cantada.

Neume Flash Cards

Neume Flash Cards
Neumas gregorianos e sua equivalência nas partituras na notação moderna.
NOTA
NOME
EQUIVALÊNCIA NA NOTAÇÃO MODERNA

Punctum

Virga
Pes / Podatus
Clivis (Flexa)
Scandicus
Salicus
Climacus
Torculus (pes flexus)
Porrectus
Porrectus flexus
Scandicus flexus
Porrectus flexus resupinus
Climacus resupinus
Torculus resupinus
Virga subtripunctins
Virga praetripunctis
NEUMAS LIQUESCENTES
Epiphonus (liquescent podatus)
Cephalicus (liquescent flexa)
Pinnosa (torculus liquescente)
Porrectus liquescente
Scandicus liquescente
Quilisma

EQUIVALÊNCIA NA NOTAÇÃO MODERNA
( Por falta de espaço na página desloquei para baixo 
- seguir a ordem correspondente )


TONS SALMÓDICOS
 

 Aprenda a solfejar os 8 tons salmódicos no player abaixo.





Curso: Veja neste arquivo em pdf a apostila usada nas semanas gregorianas que antigamente eram promovidas pelo Coral Gregoriano de Belo Horizonte:


http://www.gregoriano.org.br/gregoriano/cursodecantogregoriano.htm
Sejam felizes todos os seres. 
Vivam em paz todos os seres. 
Sejam abençoados todos os seres.