segunda-feira, 26 de março de 2012

GUSTAV MAHLER - - Sinfonia No. 4 em G e Sinfonia No. 5 em Dó Sustenido Menor




Gustav Mahler (1860-1911) 

- Sinfonia No. 4 em G e Sinfonia No. 5 em Dó Sustenido Menor

Quarta Sinfonia: Muitos biógrafos e musicólogos ainda incluem nesta fase [dos pensamentos profundos sobre a existência humana, o sofrimento e a salvação] a sua Quarta Sinfonia, por ela ainda manter inspiração nos textos do Knaben Wunderhorn, e por seu último movimento ter sido pensado originalmente para o final da Terceira. 
 
Mas são universos já bastante distintos,
 apesar das semelhanças físicas, pois, 
ao contrário das anteriores, sua Quarta Sinfonia 
 é uma das mais simples e objetivas. 
 
Talvez já tendo esgotado os recursos grandiloqüentes da Segunda e Terceira, Mahler procurou nesta a extrema simplicidade, pureza de timbres e de temas, síntese de idéias e evitando os efeitos de massa instrumental das sinfonias precedentes. Com isso conseguiu apurar ainda mais sua técnica de composição, mas ainda aproveitou a voz humana no último movimento, com um texto do Wunderhorn sobre as impressões de uma criança no Paraíso.
 
 Um final extremamente simples, mas também muito significativo na obra de Mahler, que prima pelo discurso claro, de transparência cristalina, mas cuja riqueza de idéias e de temas nada fica a dever às Sinfonias anteriores.

Quinta Sinfonia: As três sinfonias que se sucederam são puramente instrumentais, e Mahler inaugura com elas um novo ciclo, mais "musical", sem interferências de textos e narrativas extra-musicais. Mas, apesar disso, são sinfonias que não abandonam as intenções filosóficas, apenas as deixa mais subjetivas. 

Sua Quinta Sinfonia é a mais conhecida e também a mais importante, obra divisora de águas, em que Mahler busca uma fusão de suas convicções pessoais com sua poderosa intuição estética, na tentativa de transformar suas idéias em música pura. 

Dividida em três partes, ela organiza de uma maneira bastante convicta o que antes aparecia de maneira implícita, ou seja, a narrativa musical saindo do trágico e caminhando para o triunfo.

 A primeira parte abre com uma marcha fúnebre, seguida de um movimento tempestuoso e enérgico (não sem a indicação da esperança, num tema que depois será retomado com alegria abundante no final), caracterizando o conflito e definindo suas metas. 

A segunda parte engloba um único movimento, o Scherzo, mais descontraído e musicalmente muito bem arquitetado, como se fortalecendo as bases para a terceira e última parte. Esta inicia com o famoso adagietto, talvez a mais conhecida passagem de Mahler, um movimento escrito apenas para cordas, lento e de beleza incomparável em sua obra. 

Um grande hino de amor e esperança.

 O final 
mescla temas 
dos movimentos anteriores,
 mas sempre direcionando-os para 
a resolução dos conflitos, com passagens simples, 
quase infantis, concluindo com uma grande explosão de alegria. 
 

A Quinta é, para muitos, sua mais característica obra, onde suas idéias musicais e convicções pessoais estão dispostas de maneira mais equilibrada e segura (apesar do próprio Mahler ter revisto várias vezes a partitura e se espantava em verificar erros de orquestração cada vez que fazia uma nova revisão).

Extraído DAQUI


Gustav Mahler (1860-1911) 
- Sinfonia No. 4 em G

Disco 1

01. I. Bedächtig. Nicht eilen
02. II. In gemächlicher Bewegung. Ohne Hast
03. III. Ruhevoll
04. IV. Das himmlische Leben. Sehr behaglich

Concertgebouw Orchestra
Sylvia Stahlman, soprano
Sir George Solti, regente

Disco 2

Sinfonia No. 5 em Dó Sustenido Menor

01. 1. Trauermarsch
02. 2. Stürmisch bewegt. Mit grösster Vehemenz
03. 3. Scherzo - Kraftig, nicht zu schnell
04. 4. Adagietto - Sehr langsam
05. 5. Rondo - Finale - Allegro

Chicago Symphony Orchestra
Sir Georg Solti, regente

Na Amazon

Se possível,
  deixe um comentário!
 Sua participação é importante!
Pablo Picasso

Li
 Fonte:
O SER DA MÚSICA
 http://oserdamusica.blogspot.com.br/2010/05/gustav-mahler-1860-1911-sinfonia-no-4.html
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres. 
 Sejam abençoados todos os seres.
 
 

GUSTAV MAHLER - Sinfonia N* 5 - Maestro Valery Gergiev






Enviado por em 24/03/2012
 
Nuevamente, gran presentación del Maestro ruso Valery Gergiev junto a la Orquesta Mundial para la Paz interpretando la Sinfonía No. 5 de Gustav Mahler, en los Proms de la BBC 2010.

Great feature of russian Maestro Valery Gergiev with the World Orchestra for Peace, conducting Mahler's 5th Symphony at BBC Proms 2010.

(C) BBC and ALL their respective owners. No personal work here.

Gustav Mahler (1860-1911)

 - Sinfonia No. 5 em Dó Sustenido Menor

Na opinião do crítico e historiador musical Deryck Cooke, a quinta sinfonia de Mahler possui caráter "esquizofrênico", já que nela, convivem perfeitamente separados o mais trágico e o mais alegre dos mundos. 
 
Consta de cinco movimentos,
 sendo os dois primeiros quase temáticos, 
explorando o lado trágico da vida. 
 
O primeiro movimento, uma escura marcha fúnebre, começa com uma fanfarra de trompetes que aparecerá repetidamente, dando-lhe uma atmosfera especial de inquietude e desolação. 
 
O segundo, um frenético allegro, muda completamente o espírito do movimento anterior; seu caráter histérico alterna com o de marcha fúnebre, onde ao final da exposição parece triunfar um relativo otimismo, para cair novamente na angústia e na escuridão. 
 
É no scherzo, do terceiro movimento, que surge com maior clareza o citado caráter esquizofrênico, em absoluta contradição com a atmosfera nihilista anterior, saltamos, sem solução de continuidade, à visão mais alegre da vida. São dois modos de ver a existência impossível de reconciliar. 
 
 Tanto o ländler 
como a valsa do trio estão, 
ainda com seu ar de nostalgia,
 muito longe do desespero inicial da sinfonia. 
 
O famoso adagietto para cordas e harpas, constituindo o Quarto movimento, é um remanso de paz entre a força do scherzo e do último movimento, estando impregnado de um desejo de distanciar-se das tensões e lutas para refugiar-se da solidão interior. 
 
O quinto
 movimento finale, 
parte de motivos populares,
 possuindo um caráter exuberante e alegre. 
 
Em seu clímax final recupera e funde o caráter angustiante dos primeiros dois movimentos com a alegria dos últimos, combinando assim os elementos tão díspares de escuridão e luz que convivem na Sinfonia.

Daqui




Gustav Mahler (1860-1911) 
- Sinfonia No. 5 em Dó Sustenido Menor

01 - Trauermarsch
02 - Sturmisch bewegt. Mit groBter Vehemenz
03 - Scherzo (Kraftig nicht zu schnell)
04 - Adagietto (Sehr langsam)
05 - Rondo Finale (Allegro)

Você pode comprar este CD na Amazon

New Philharmonia Orchestra
Sir John Barbirolli, regente


Se possível, 
deixe um comentário.
 Sua participação é importante. 
    Ela ajuda a manter o nosso blog vivo!
Pablo Picasso

Li
 Fonte:
O SER DA MÚSICA
Enviado por em 24/03/2012
http://www.bbc.co.uk/proms/archive/search/2010s/2010/agosto-05/14033(C) BBC and ALL their respective owners. No personal work here
 http://oserdamusica.blogspot.com.br/2011/07/gustav-mahler-1860-1911-sinfonia-no-5.html
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres. 
 Sejam abençoados todos os seres.