sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

HEITOR VILLA-LOBOS




Sim, sou brasileiro e bem brasileiro. Na minha música eu deixo cantar os rios e os mares deste grande Brasil. Eu não ponho mordaça na exuberância tropical de nossas florestas e dos nossos céus, que eu transponho instintivamente para tudo que escrevo".                                                   Heitor Villa-Lobos

onsiderado, ainda em vida, o maior compositor das Américas, Heitor Villa-Lobos compôs cerca de 1.000 obras e sua importância reside, entre outros aspectos, no fato de ter reformulado o conceito brasileiro de nacionalismo musical, tornando-se seu maior expoente. Foi, também, através de Villa-Lobos, que a música brasileira se fez representar em outros países, culminando por se universalizar.

Infância
  ilho da dona-de-casa Noêmia Villa-Lobos e do funcionário da Biblioteca Nacional e músico amador Raul Villa-Lobos, Heitor Villa-Lobos nasce a 5 de março de 1887, no bairro de Laranjeiras, Rio de Janeiro.

Além da cidade do Rio de Janeiro, Villa-Lobos reside com a família em cidades do interior do estado do Rio de Janeiro (Sapucaia) e de Minas Gerais (Cataguazes e Bicas) durante os anos de 1892-1893. Nessas viagens, conhece as modas caipiras e os tocadores de viola, que formam parte do folclore musical brasileiro e que, mais tarde, vem a universalizar-se em suas obras.
Ao retornarem ao Rio de Janeiro, os Villa-Lobos transformam sua casa num ponto de encontro de nomes respeitados da época, que ali se reúnem, todos os sábados, para tocar até altas horas da madrugada. Esse hábito, que dura anos, influi decisivamente na formação musical de Villa-Lobos que, logo cedo, inicia-se na música.

A partir dos seis anos de idade, aprende, com o pai, a tocar clarinete e violoncelo (este último em uma viola especialmente adaptada). Raul Villa-Lobos ainda lhe obriga a exigentes exercícios de percepção musical que incluem o reconhecimento de gênero, estilo, caráter e origem de músicas, de notas musicais e ruídos.

Foi também nessa época, e graças à sua tia Fifina (que lhe apresenta os prelúdios e fugas do "Cravo Bem Temperado"), que Tuhú (seu apelido de infância) fascina-se pela obra de Johann Sebastian Bach, compositor que acaba por servir-lhe de fonte de inspiração para a criação de um de seus mais importantes ciclos, o das nove "Bachianas Brasileiras".


Maioridade Artística
ano de 1915 marca o início da apresentação oficial de Villa-Lobos como compositor, com uma série de concertos no Rio de Janeiro. Na época, casado com a pianista Lucília Guimarães, ganha a vida tocando violoncelo nas orquestras dos teatros e cinemas cariocas, ao mesmo tempo em que escreve suas obras. Os jornais publicam críticas contra a modernidade de sua música. Anos mais tarde, o compositor faz questão de explicar: "Não escrevo dissonante para ser moderno. De maneira nenhuma.

 O que escrevo é conseqüência cósmica dos estudos que fiz, da síntese a que cheguei para espelhar uma natureza como a do Brasil. Quando procurei formar a minha cultura, guiado pelo meu próprio instinto e tirocínio, verifiquei que só poderia chegar a uma conclusão de saber consciente, pesquisando, estudando obras que, à primeira vista, nada tinham de musicais. Assim, o meu primeiro livro foi o mapa do Brasil, o Brasil que eu palmilhei, cidade por cidade, estado por estado, floresta por floresta, perscrutando a alma de uma terra. Depois, o caráter dos homens dessa terra. Depois, as maravilhas naturais dessa terra. Prossegui, confrontando esses meus estudos com obras estrangeiras, e procurei um ponto de apoio para firmar o personalismo e a inalterabilidade das minhas idéias". 

 Educador
illa-Lobos preocupa-se com o descaso com que a música é tratada nas escolas brasileiras e acaba por apresentar um revolucionário plano de Educação Musical à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. A aprovação do seu projeto leva-o a mudar-se definitivamente para o Brasil. 

Em 1931, reunindo representações de todas as classes sociais paulistas, organiza uma concentração orfeônica chamada "Exortação Cívica", com a participação de cerca de 12 mil vozes.
Após dois anos de trabalho em São Paulo, Villa-Lobos foi convidado oficialmente por Anísio Teixeira, então Secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro, para organizar e dirigir a Superintendência de Educação Musical e Artística (SEMA), que introduz o ensino da música e do canto coral nas escolas.

Como conseqüência do seu trabalho educativo, embarca para a Europa, em 1936, como representante do Brasil no Congresso de Educação Musical em Praga.

De retorno ao Brasil, ainda em 1936, une-se à sua secretária, Arminda Neves d'Almeida.
Com o apoio do então presidente da República, Getúlio Vargas, organiza concentrações orfeônicas grandiosas que chegam a reunir, sob sua regência, até 40 mil escolares, e, em 1942, cria o Conservatório Nacional de Canto Orfeônico, cujos objetivos são: formar candidatos ao magistério orfeônico nas escolas primárias e secundárias; estudar e elaborar diretrizes para o ensino do canto orfeônico no Brasil; promover trabalhos de musicologia brasileira; realizar gravações de discos etc. 


Contato com Chorões
o voltar ao Rio de Janeiro, a música praticada nas ruas e praças da cidade também passa a exercer sobre ele um atrativo especial. É o "choro", composto e executado pelos "chorões", músicos que se reunem regularmente para tocar por prazer e, ainda, em festas e durante o carnaval. Tal interesse leva-o a estudar violão escondido de seus pais, que não aprovam sua aproximação com os autores daquele gênero, considerados marginais. No início dos anos 20, como conseqüência desse envolvimento com o choro, começa a compor um ciclo de quatorze obras, para as mais diversas formações, intitulado "Choros"; nasce aí uma nova forma musical, onde aquela música urbana se mescla a modernas técnicas de composição.

 " MEU PRIMEIRO LIVRO FOI O MAPA DO BRASIL"

Sensual, cândido e lutador Villa-Lobos é uma personalidade deveras paradoxal, não para épater ou por cálculo, mas por exuberância vital, escapando a tudo que limite e seja afectado. Bon vivant, fumador de charutos baianos, amigo infantil das crianças, a sua obra criadora, a despeito de uns e de outros, imporá a sua verdade: "Quando procurei formar a minha cultura, guiado pelo meu próprio instinto e tirocínio, verifiquei que só poderia chegar a uma conclusão de saber consciente, pesquisando, estudando obras que, à primeira vista, nada tinham de musicais. Assim, o meu primeiro livro foi o mapa do Brasil (...)"

Em 1930 regressa ao Brasil. Revolução em São Paulo! O democrata Júlio Prestes é governador do Estado de S. Paulo e candidato à presidência da República. Getúlio Vargas sobe ao poder. Em 37 será ele o ditador.

O plano de Educação Musical de Villa-Lobos é por todos conhecido. Dois anos de esforço para implantar o seu programa educacional nas escolas paulistas.

A sua admiração por Bach manifesta-se nas suas Bachianas Brasileiras (escritas entre 30 e 45). Aqui a sua inspiração essencialmente brasileira adapta-se às formas clássicas e à escrita contrapontista. Como escreve Lopes-Graça: "Autodidacta por rebeldia de temperamento, artista intuitivo que forja os seus próprios instrumentos de expressão, descobridor das potencialidade estéticas do folclore(...)"

Em 1932 volta para o Rio e é nomeado Superintendente de Educação Musical e Artística para o Estado do Rio. Leva a cabo uma notável obra pedagógica que dá origem em 1942 à fundação do Conservatório Nacional de Canto Orfeónico. Concentra toda a energia na criação de coros nas escolas: o meio mais económico de fazer boa música e também o pano de fundo para a obra de "construção nacional".

O seu método pedagógico permite às crianças gritar, bater palmas e bater com os pés durante os ensaios. Trabalha duramente. Cria cursos de aperfeiçoamento para professores do canto coral. Segundo as necessidades dos vários coros ele próprio harmoniza e a compõe peças corais: Canto do Pajé e canções inspiradas no folclore, organizadas no "Guia Prático".

Consegue reunir 40 000 cantores num concerto no estádio de futebol do clube Vasco da Gama. Mobiliza um verdadeiro exército de auxiliares entusiasmados. Conta Vieira Brandão: "o que a nós, seus colaboradores directos, entusiasmava, era a constatação de que o Maestro além das preocupações com o programa e com os ensaios prévios nas escolas, tinha um poder de organização fabuloso, não omitindo um só detalhe na elaboração do plano".


"ERA A FÚRIA ORGANIZANDO-SE EM RITMO"
Em Novembro de 1944, a convite do maestro Werner Janssen, vai pela primeira vez aos Estados Unidos. No ano seguinte a sinfónica de Boston promove um concerto só com obras suas. Estão presentes grandes nomes da música: Artur Toscanini, Claudio Arrau, Duke Ellington, Cole Porter, entre outros. Alternadamente, fará digressões a Nova Iorque e a Paris. Funda e preside à Academia de Música Brasileira. Dedicação total à paixão beethoveniana de compor para quarteto de cordas.

Em 1948 a sua saúde corre graves ricos. Tem de ir aos Estados Unidos, desta vez para se submeter a uma intervenção cirúrgica para conter um cancro na bexiga.

Em 1954 visita Israel.

No ano seguinte vai mais uma vez a Paris, dirige a Orquestra Nacional com um programa totalmente preenchido com obras suas. O crítico do jornal Le Monde, René Dumesnil escreve: "Um concerto de Villa-Lobos é sempre algo de saboroso, explosivo e poderoso (...)".

Mora agora na rua Araújo Porto Alegre, no centro da cidade.

Morre a 17 de Novembro.

O poeta Carlos Drummond de Andrade lembra comovido: "Quem o viu um dia comandando o coro de 40 000 mil vozes adolescentes, no estádio do Vasco da Gama, não pode esquecê-lo nunca. Era a fúria organizando-se em ritmo, tornando-se melodia e criando a comunhão mais generosa, ardente e purificadora que seria possível conceber.

 
Sejam felizes todos os seres.
Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.
 

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

UM MINUTO COM A ÀRVORE-AMIGA

                                       

 CONHECER PARA RESPEITAR

      




   
Programa para Televisão
" UM MINUTO COM A ÀRVORE_AMIGA"



Paralelamente à atividade de campo, enquanto se trabalha na implantação da “Sementeira - Piloto”, berçário das primeiras sementes, um programa de conscientização estará também abrindo sulcos nos corações Nordestinos , criando em cada cidadão  a responsabilidade de proteger o seu espaço, conquistando  cumplicidade para a verdadeira defesa de melhor qualidade de vida.
            Usando-se apenas um programa de televisão, com duração de um único minuto, no horário nobre, diariamente, pode-se estimular toda a família a repensar  sua posição no mundo, despertando a força individual e coletiva, direcionando delicadamente às necessidades primordiais da comunidade.


            Conquistar a simpatia da criança dos centros urbanos, levando aos lares uma mensagem sutil, bela e curiosa é o interesse do personagem porta-voz-da-natureza, a “Árvore - Amiga”.

            É muito simples: Numa estrutura oca de uma árvore bem colorida, entra a contadora de histórias, movendo os braços que estão  dentro dos galhos, com gestos leves, de acordo com o recado sempre alegre e inteligente.

Convém que o programa seja apresentado antes dos grandes jornais noturnos, quando a família geralmente se reúne para o jantar e pode discutir a mensagem do dia e até participar dando sugestões.

“O minuto com a árvore Amiga” pretende ser alegre e instrutivo, mostrando curiosidades relativas às sementes, plantas, frutos e tudo que se relacionar com a Natureza; cuidados elementares com as plantas da comunidade e principalmente, pretende alertar para o valor do respeito a todo ser vivo que está precisando de carinho e atenção.

Diariamente a “Árvore Amiga” dará um recado alegre interessante e muitas vezes cheios de fantasia, como se ela fosse de fato um ser que sabe e vê tudo o que ocorre a sua volta. Fará brincadeiras e levantará questões a respeito do mundo vegetal, desenvolvendo nos telespectadores infanto-juvenis ou mesmo nos adultos, um grande respeito e até mesmo um grande amor por tudo que está a seu redor e faz parte do Meio Ambiente.

Muito poderá fazer pela comunidade este tipo de programa, delicado e instrutivo, alegre e questionador como deveria ser toda a programação dirigida à infância e à juventude.        




Anexo do Projeto SEMENTEIRA


UM MINUTO COM  "A  ÁRVORE-AMIGA"
               (PROGRAMA PARA TELEVISÃO)

CENÁRIO   
             Numa estrutura oca  de uma árvore bem colorida, feita de papel marché  entra a contadora de histórias,movendo os braços,que estão dentro dos galhos. E com gestos leves dá o recado do dia.

ESBOÇO DOS PRIMEIROS 30 MINUTOS
  COM A  “ÁRVORE AMIGA"  

 
            
ÁRVORE-AMIGA ENTRA CANTANDO A SAUDAÇÃO:

1  primeiro dia 
            Sejam felizes todos os seres 
            Vivam em paz todos os seres
            Sejam abençoados todos os seres

            - Oi, com licença... posso entrar?
              Não se assuste, sou amiga
              deixe-me apresentar:

                  - Sou Árvore-Amiga!
             Árvore-Amiga é meu nome desde que nasci.
             Sou porta-voz do meu reino...
             do reino vegetal, é claro!

             Tudo que quero é entrar...
             Entrar na sua casa e no seu coração.


dia -2  
        Sou Árvore-Amiga, porta-voz da Natureza
        Estou aqui para revelar a todos
        uma porção dos meus segredos  escondidos
        no coração da  Terra, na voz do vento
        e na luz que banha o nosso mundo.
                     
                - Posso traduzir o canto das águas nos rios
                        pois a Natureza me ensinou há séculos...
                        e eu mesma nada mais faço
                        que obedecer ao que está escrito
                        no mas profundo de mim.

dia - 3 
        Sempre soube que o silêncio é uma virtude
        mas a palavra é um tesouro.
                    
       Nenhuma palavra pode se perder
       porque palavras são sementes
       a buscar  campo arado pra ali germinarem,
       se transformarem em bosques e jardins floridos
       cheios de graça e bondade indispensáveis à vida.

         Pareço muda de tão baixinho que canto...

dia - 
        Quando eu era pequenina vivia quietinha e atenta
        somente ouvindo  a vida cantarolando em mim.
        Ouvia a voz da terra me ensinando ser forte,
        ser resistente aos ventos e bem aproveitar
        os banhos de chuva fresca.

      A terra me segurava carinhosa
      mantendo-me firme e faceira
      e eu crescia sem pressa como menina mimada
      que sabe de sua beleza enquanto a vida existir.

dia - 
        Eu vim para servir a todos
        Aqui estou para fazer amigos:
                 
      - Dou muitas flores ,frutos doces deliciosos,
        boa sombra e dou sementes
        -  a perpetuação de mim mesma.

         Esta é a minha parte na vida,
         quando protejo as nascentes
         preservando o curso dos rios.

         Ah, que belo destino é servir
         dar morada aos passarinhos
         ou a quem quer repousar.

dia - 6  
        A Natureza é um Grande Livro que Deus escreveu
        e deu a todos os seres para nele aprender
        interpretar e se compreenderem.

       Não é só para ser explorada e dominada,                
       a Natureza é infinitamente mais que isto.

        É um prêmio a ser contemplado
        conquistado de coração aberto.

        A Natureza é o berço da vida
        É o lar e o sustento do homem de bem.

dia - 
        Sou a Árvore-Amiga porta-voz da Natureza
        Hoje sou mais feliz que ontem
        porque posso aqui livremente falar e cantar
        tudo que sinto e aprendi para os homens.

        Falando, recombino sons e ritmos super novos;
        Meu mundo mais que nunca agora é festivo.

        Os horizontes se abriram
        libertei meus sonhos adormecidos.

        Agora muito mais realizo
        o sonho de cantar de peito aberto,
        a alegria de ter novos amigos.

dia - 
        Feliz é aquele que com o coração aberto
       se entrega à leitura do Grande  e belo
       Livro da Natureza e lendo-o compreende          
       sua causa e função na vida e,
       vivendo tornar-se solidário, fiel,
       capaz de dar alegria e conforto
       a todo aquele que se aproxima.

       Feliz é aquele que sabe dar sem pedir troca.
       Ele é feliz porque sabe dar felicidade
       sem escolher a quem fazer feliz.

       Eu, jà nasci feliz, pois adoro distribuir meus frutos. 

dia - 
       Todos os seres
       irmanados  buscam sua  utilidade
       e na vontade pura se entrega em união
       formando o côro da criação.

       A dança da vida se manifesta plena toda hora
       em cada ser, que respira a doçura da entrega
       à luz cativante do nascer eterno, todo dia.

        A luz é a vida da vida e a vida sustento da luz.

 dia - 10 
          Conhece e ama a luz do mundo
           e conhecerás e amarás o mundo de Deus!

          Protege e abençoa quem te sustenta
          e não faltará a alegria da fartura
          transformando tudo sempre em tempo bom.

          Respeita aquele que te é diferente
          pois que as diferenças são necessárias
          à composição da sinfonia natural.

         Abra os olhos e veja quanta alegria se dando
         Hoje a vida sorri com mais beleza e bondade.

dia -11 
        Seja como uma Árvore
        dócil e resistente diante da aspereza
        de uma tempestade.

         Espera suave que a escuridão se vá
         pois que raiando o dia tudo se colore
         tal a magia infinitamente nova na ternura
         que a luz nos dá graciosamente.

          Aprende com a árvore a sorrir florindo
          aprende rápido a amar a Terra
          e o céu te cobrirá de bençãos.

   dia - 12 - dia -
           São tantas novidades e descobertas!
           Na Natureza todo dia é dia de aprender e festejar.

        Basta o Sol surgir faceiro no horizonte
        pra toda vida  de prazer vibrar,
        entoar o côro uníssono potente,
        o canto de amor à vida ao ritmo  envolvente.

        Quem tem que florir se abre depressa
        saudando a luz que lhe banha de vigor!

        São tantos segredos descobertos,
        que o mundo se torna um milagre colorido.

dia - 13 
        Um surto de euforia e de entusiasmo
        hoje me acometeu pela manhã
        bem na horinha que o sol nascia.

        Estava ainda espreguiçando, quando
        vi surgir um batalhão de abelhas sem-teto
        querendo fazer no ôco do meu tronco
        um novo e confortável lar.

        Imagina, a partir de hoje
        habita em mim uma colméia!

       Não vou cobrar hospedagem,isto não,
       mas vou ficar atenta pra ver se descubro já
       qual o segredo,o passe de mágica pra fazer o mel.

dia - 14 
           As abelhinhas não me deixaram dormir.
           A noite inteira ,determinadas arrumando a casa,
           o novo lar que encontraram em mim.

           Era zum-zum que não acabava.
           Assim trabalharam noite adentro
           fazendo  bercinhos  para as novatas  recém-nascidas,
           geléia para a rainha, cera pra construir o castelo.

           Organizavam nos celeiros suas doçuras.
           Fizeram depois uma mesa redonda pra estudar
           a flora da região,onde houvesse mais néctar
           para fabricar o precioso mel.

                  Mas uma coisa já descobri,vejam só:
                 A maior alegria das abelhas é trabalhar!

dia - 15 
          Minhas raízes estão estremecendo de cócegas
          por causa da agitação das abelhas inquietas
          ensaiando a sintonização dos nervos,
          para se orientarem na perspectiva da luz,
          colherem depressa o pólen e voltarem sem erro.
                Nenhuma abelha pode se perder.

                Abelha perdida é abelha morta.

        As abelhas nascem para a sociedade
        e em sociedade produzem pra toda a cidade
        aplicando suas vidas à obediência
        da Senhora Inteligência,a Mãe Natureza,
        não é uma beleza?                

dia - 16 
         Posso estar enganada , mas tenho a impressão
         que a alma do próprio universo
         vive e fala dentro de mim.

             O universo inteiro em mim já se escondia
             quando  eu não passava de uma simples sementinha.

          Foi pura sorte o vento trazer-me à esta terra.
          O resto do milagre coube ao chuvisco esperto,
          que viu minha timidez, ares de meninice
          e me banhou, introduzindo-me terra a dentro com jeitinho,
          deu um sorriso escorregando campo abaixo
          deixando-me entregue ao destino que pra mim se abria.

dia - 16 
        O primeiro sorriso que vi foi do chuvisco.

        Por certo cumpria bem o seu ofício de encaminhar
        as sementinhas que o vento serelepe lhe trazia.

        Lembro-me ainda de como voava leve pela colina
        bem pertinho do céu e um pássaro tentou bicar-me,
        não sei se para engolir-me ou para beijar-me,
        só lembro que o vento percebendo minha dúvida
        girou mais forte espantando o companheiro
        que junto a nós voava,talvez, só pra beijar-me...

        Não tive medo. Não tenho medo nunca!
        Voar foi uma aventura deliciosa...

dia -  18 
        Desde que rompeu  minha  semente
        e a luz roçou-me o embrião, senti o infinito
        buscando em mim conservar a justa medida
        capaz de perpetuar a minha razão de existir:

        Ser florida para bem produzir.

        O desenvolvimento natural conduzia-me
        à fonte de novas e doces alegrias,e eu crescia!
                   
        Nada eu julgava. Parece que eu já sabia
        e tudo em mim dizia no silêncio o que eu seria.
        Eu só ficava encabulada diante do que via:
        - Dentro de mim dormia um universo sábio e bom.

dia - 19 
        Eu vivia tão intensamente
        cada fragmento de vida,cada instante        
        do meu crescer,que vendo a seiva subir
        nos meus galhinhos,me tonteava de alegria
        fortalecendo mais o meu propósito
        de amadurecer  prontamente
        para quando chegasse o tempo certo
        florisse consciente as mais delicadas flores...

        E  respirando compassada vivia,
        certa de  que era isto que a vida queria de mim.

dia - 20 
        Ser artista não significa saber medir.
        é crescer como uma árvore que não apressa
        a seiva que lhe nutre as veias serenas
        formadas sob ventos da primaveris,
        destemida de ardentes verões e dos invernos
        fabricantes de cristais de frio arremessados violentos
        como agulhas perfurantes do leito da seiva,
        do suco da energia  operante

        Ser artista é  confiar com doçura,
        tão sossegado ficar, como se estivesse
        frente a eternidade.

       A  paciência é tudo na arte e no crescer.
       É paz e é ciência do bem viver.

dia -  21
        Ainda era uma Árvore menina curiosa
        querendo tudo aprender,quando de repente 
        recebi uma rajada de pedras.

        Chorei, vendo partidas minhas folhas novinhas...
        Nunca vira algo tão brutal perto de mim.

        Pensei...pensei... que espécie de criatura
        se jogava com tanta violência contra mim,
        que só queria brincar de crescer...?

         Passada a dor, ouvi um chorinho preso no meu tronco.
         Era uma pedrinha branca que choramingava dizendo:
      -  Foi o menino que me atirou no passarinho,
         aquele passarinho que descansava em você.

dia - 22 
        Eu ficava mocinha e descobria
        que a aventura de viver era emocionante
        e exigia toda minha atenção se eu quisesse
        estar madura no tempo certo.

        Eu amava a tudo sem reservas e deslumbrada
        me esforçava até para amar as minhas dúvidas,
        como se cada uma delas fosse um quarto escuro
        esperando que lhe abrisse a janela.

       A Inteligência que me guia sempre dizia:
       -  É preciso duvidar...
       Só quem duvida pode aprender!

 dia - 23 
         Debaixo do Sol ardente,do vento assanhado
         e das pancadas de  chuva,minhas raízes tremiam
         perfurando o chão cada vez mais fundo.

         Fazia-se de forte o meu tronco repleto de braços
         sedentos de flores multicoloridas...

        Mas  era cedo ainda.
        Eu não deveria perder-me procurando
        o que só na maturidade encontraria.

        Agora, era a hora da mocidade,
        hora de entregar-me inteira fortalecida
        no que me era dado compreender.

        Aprender a ouvir era o mais importante bem
        que eu conquistava.


dia - 24 
        Porque as pessoas pensam que só o que é caro,
        difícil e o inacessível pode dar felicidade?

        Ah, se o homem aceitar um  dia com mais modéstia
        de que a terra está repleta de coisas simples e boas...

        Possa o homem se orgulhar
        de sua fecunda  produtividade,
        partilhando com a Natureza, a bondade
        de poder criar, de poder conceber,
        de dar forma bela a tudo que tocar.

         Pouco seria o homem sem essa afirmação perpétua,
         universal, indizível, bela e plena,
         exatamente pelo poder da simplicidade.

dia - 25  

       Não se deixe iludir pelas aparências!

       Uma noite escura guarda muitos sonhos
       prestes a se realizarem.

      Adormece a noite para dar lugar ao dia.

      As flores delicadas ainda que nascidas
      na trama de espinheiros não temerão
      de serem corrompidas, elas crescerão,
      tranquilas e castas como quiz suas sementes.

      E a beleza delas talvez seja necessária
      exatamente naquele lugar agreste
      onde a tristeza tem auroras novas
      ao viajante que ali visita.

      A irmandade da flor e do espinho
      revela o mistério extraordinário
      da utilidade da existência.

dia - 26  
       “Sacudida  pela tempestade crescente
        a noite se abre de repente".............(Rilke)
        mostrando sua face sulcada de estrelas
        quais pirilampos brincando de se mostrar.

       A coruja que perto do meu tronco cochilava
       bocejou, abriu as asas saudando a noite
       com a voz rouca de preguiça ainda.

       Para a coruja , a noite é a única realidade,
       ela sacoleja, se oferece ,deixa que a lua
       acenda seus grandes olhos abertos para a vida

  dia - 27 
           Verdade, o que é a verdade?
           A quem posso recorrer para me ensinar?

          Onde posso encontrar a verdade?
          Você sabe ? Você viu ?

          Ouvi dizer que ela está em toda parte,
          que todo o mundo a revela o tempo inteiro!    

          Eu, só sei da verdade da terra, que se entrega
          à semente, oferecendo seus serviços para gerá-la,
          sem pressa, criar-lhe raízes profundas e fortes.

          Ah... tem a verdade da semente, que não mente nunca!

dia - 28  
        A luz que do céu emana, desce cantando
        a alegria da vida e da flor , igual uma estrela
        a  oferecer suas pétalas para o repouso das cores.

        No interior dos frutos a doçura se concentra
        apurando qualidades deliciosas e originais.

        Mil formas, mil sabores encantam os seres
        buscantes do sustento  na Natureza versátil.

        E a Mãe Natureza só pede ao homem
        que devolva pra  terra a semente da fruta que saboreou
        cobrindo-a de terra fofa e aguando-a até germinar.

        No mais, a bondade do chão e do céu lhe virá
        fazendo crescer mais um ser para o mundo alimentar.

dia - 29 
        Eu crescia sempre alerta
        e em tudo buscando o bem.

        Embora presa no chão,nada passava ao meu redor         
        que eu não visse ou não me emocionasse.

        Um dia, depois de um cochilo, senti no meu  galho
        uma cócega gostosa de sentir.Sonolenta olhei
        na direção que coçava e vi um lindo pássaro,
        enorme,todo colorido. 

        Sua cauda era um feixe de fios prateados
        que se enroscavam nas minhas gálhas.

        Estranho silêncio eu observava naquele exótico pássaro,
        quando de repente se aproximou um menino gritando:
        - Dona Árvore,você pode agora devolver a minha pipa?

dia - 30 
        Criar é uma maneira de conceber.
        E eu concebo todas as horas do dia
        milhares de folhas e flores
        por quase todos os meus poros.     

        É por necessidade!

        Cobrir-me de flores é o meu destino  
        e sigo-o tão prontamente quanto me é possível.

        Floresço para as abelhas,floresço para embelezar o mundo
        e floresço para manter-me jovem e bela.

        Concebendo flores, crio a arte da beleza que se basta
        e faço do meu florir minha própria recompensa de ser
        e de majestosamente  existir.
Este "Esboço" 
30 Minutos com a "Árvore Amiga"
foi escrito numa noite, lá em Maceió, em 1992

Sejam felizes todos os seres.
Vivam em paz todos os seres. Sejam abençoados todos os seres.