sábado, 14 de fevereiro de 2015

TRATADO DE UNIDADE - Muhyi-d-din Ibn 'Arabi (Ahadiyah risalatul)


 Um homem de Allah em sua vida  -  20 min.
O Alcorão em Português - 103 min.
TRATADO DE UNIDADE
Muhyi-d-din Ibn 'Arabi
(Ahadiyah risalatul)

Tradução de Roberto Pla de acordo com a edição francesa apareceu na revista "Être" primeiro trimestre de 1977, traduzido do árabe por Abdul-Hadi. Málaga, Ed. Sirius 1987.¡En nome de Alá, o Misericordioso, o Compassivo! Nós imploramos a sua ajuda!

Glória a Deus, em cuja Unidade anterior nada se não aquele que é o primeiro! Glória a Deus, depois de cujo Singularity lá depois, se não aquele que é a próxima!

Quanto Ele lá antes ou depois; nem alto nem baixo; ou perto ou de longe, nem como, nem porquê, nem onde, nem estado, ou sucessão de momentos, não há tempo, nem espaço, nem um. Ele é como é. Ele é o único sem Unity.
Ele é o singular sem a Singularity.

Ele não é composto de nome, ou chamado, porque Ele é o nome e chamado. Não há nenhum nome exceto Ele. Não sabe, exceto Ele. Assim, é dito que Ele é o nome e chamado.

Ele é o primeiro sem anteriormente. Ele é o último, o mais tardar. Ele é evidente nenhuma externalidade. Ele está escondido, sem interioridade. Porque há mais cedo ou mais tarde; não fora ou dentro, mas ele.

Você precisa entender esse mistério para não cair no erro dos que acreditam na encarnação da divindade. Ele não é em nada e nada é nEle. Temos de saber, mas não pela ciência, inteligência, imaginação, sagacidade, os sentidos, a visão externa, a percepção, a compreensão ou raciocínio.

Ninguém, exceto a si mesmo, pode vê-lo. Ninguém, exceto a si mesmo, pode pegar você.

Ninguém, exceto se pode saber. Ninguém que não seja Ele pode se esconder. Ele vê e conhece a si mesmo. Sua impenetrável véu é a sua própria unidade. Ele é o seu próprio véu. O véu é a sua própria existência. Sua Unicidade vai navegar inexplicavelmente.

Ninguém o viu, vê-lo, ou nunca vai ver. Nenhum profeta enviado nem qualquer santo ou anjo perfeito chega perto. Ele é Seu Profeta. Seu mensageiro é Ele. Sua mensagem é Ele. Sua Palavra é Ele. Ele enviou o seu ness com Ele, Ele mesmo e para si mesmo, sem qualquer intermediário ou externo a si mesmo causalidade. Não houve diferença no tempo, o espaço entre a natureza ou o envio da mensagem, a mensagem e o destinatário da mensagem.

Sua existência é apenas nos textos da profecia. No entanto, só Ele existe e não pode deixar de existir, porque eles nunca chegou a existir. Portanto, o Profeta disse: "Quem conhece a si mesmo sabe que seu Senhor". Ele também disse: "Eu sei, meu Senhor, meu Senhor". O Profeta de Deus queria fazer você entender que você não é você, mas ele: ele, não você; Ele não se encaixa você e você não se encaixa nele; Ele não deixa você e você não ir a Ele.

O que quero dizer é que você não é, ou possuir esta ou aquela qualidade, você não existe e nunca vai existir, quer por si próprio ou por Ele, n'Ele e com Ele. Você não pode deixar de ser, porque não você é. Você é Dele e Ele é você, sem qualquer dependência ou acidente. Se você chegar a reconhecer essa qualidade em sua existência a partir do nada, então você sabe que Allah, caso contrário, não.

A maioria dos membros dizem que a Gnose, ou o conhecimento de Deus, vem depois de extinção (fanâ) da existência e extinção desta espécie (fanâ el-fanâ'i). Mas esta visão é falsa, como parte de um erro manifesto. A Gnosis não exigir a cessação da existência e extinção desta espécie, simplesmente porque as coisas não têm existência e o que não existe não pode deixar de existir.

Dizer que uma coisa tenha deixado de existir, que já não existe, é para dizer que já viveu, mas se você sabe que a si mesmo, isto é, se você pode conceber que não existem e, portanto, você não pode nunca extinguirte, em seguida, Allah sabe. Caso contrário, não.

Gnosis atribuída a extinção (fanâ) e da extinção de espécies (fanâ el-fanâ'i) é um credo idólatra. Se você atribuir a Gnosis de Fana e fanâ el-fanâ'i, você finge que algo além de Deus pode aproveitar a vida. Este é negar e depois formalmente são culpados de idolatria. O Profeta disse: "Quem conhece a si mesmo, conhece o seu Senhor". Se a existência de algo diferente não deveria estar falando sobre a extinção, porque você não pode falar sobre a extinção do que deve ser dito é dito.

Sua existência não é nada e "nada" não é adicionado a qualquer coisa, temporária ou não. O Profeta disse: "Você não existe agora, ou você já existia antes da criação do mundo". A palavra "agora" significa, como presente absoluto, a eternidade, sem começo e sem fim, mas Deus é a existência da eternidade, sem começo, e da eternidade sem fim, bem como a pré-existência, estes três aspectos da eternidade são ele, Deus é a existência desses três aspectos da eternidade sem a sua permissão, portanto, ser tudo.

 Se ele não fosse, o seu Soledad não existe. Ele não perdeu o seu companheiro. Mas é necessidade racional, dogmática e teológica que ele não tem parceiro possível. Seu parceiro seria aquele que existe para si e não para a existência de Deus, e seria, por conseguinte, uma segunda Senhor Deus, o que é impossível. Allah não tem nenhum sócio ou semelhança ou equivalência.

Aquele que vê uma coisa com Alá, Alá ou Allah, tornando-se independente de Deus, pelo seu próprio senhorio, torna essa coisa um par de Deus, independente Dele, pela Dominion. Aquele que procura uma coisa pode existir com Allah-pouco importa que essa coisa existe por si mesmo ou por He- e que ela extingue sua existência ou a extinção de sua existência, um homem como eu digo eu, "está longe de ser ter percebido o auto-conhecimento inferior. 

Para quem procura algo diferente do que Ele pode ser-pouco importa se por si mesmo, ou por Ele e n'Ele, que podem desaparecer e tornar-se extinto, extinção extinto pode também, etc., etc., que o homem entra em um círculo vicioso. Tudo isso é idolatria e não tem nada a ver com a Gnosis.
Tal homem é idólatra e não sabe nada de Deus, nem de si mesmo.

Se você está se perguntando por que meios vai ficar a conhecer a si mesmo, ou seja, o "proprium", a alma, e conhecer Deus, a resposta é: O caminho para esses dois conhecimentos é indicado nas seguintes palavras: 

"Alá é e qualquer coisa com ele. 
Ele é agora como era ". 

Se alguém diz:

 "Eu vejo a minha alma, -meu" proprium ", 
minha auto-mismo - além de Deus e não vê que Deus é a minha alma", 
a resposta é: 

O Profeta expressa pelo termo "alma", 
o "proprium "ou" ti-me ", 

e não o elemento psíquico de sua existência particular, que é às vezes chamado de" alma convincente "ou" aquele que tende irresistivelmente mal "ou" a alma que acusa "ou" alma acalmou ", etc.
O Profeta também disse:

 "Deixe-me ver Oh Deus, 
as coisas como elas são!". 

Designando por "coisas" tudo o que é não-Allah que Ele seja exaltado -.
Com isso, o Profeta queria dizer: "Faça-me saber o que você não é, de modo que me conhece, para que eu saiba a verdade sobre as coisas, se és Tu, ou diferente de você Se a falta deles. início e fim, ou que tenham sido criados e estão a desaparecer ?. "Então, Deus permitiu-lhe ver que tudo o que não é ele, incluindo o "eu" do homem não tem existência. E eu vi as coisas como elas são: Quer dizer, eu vi que as coisas são o "quiddity" de Deus fora de tempo, espaço e todos os atributos.

O termo "coisas" podem ser aplicados para a alma, ou não importa o quê. A existência da alma e das coisas identificados tanto a idéia geral de "coisa", então quem sabe a sua alma, o seu self, conhece o Senhor. O que você acredita ser diferente de Deus, mas Deus não é, mas você não sabe. Você vê-lo e você não sabe o que você vê. A partir do momento que este mistério foi revelado aos seus olhos-que você não é diferente de Allâh-- saber o que a si mesmo, você não precisa anonadarte, que nunca deixou de ser e nunca deixe existe ... nunca, como já explicamos.

Todos os atributos de Alá são os seus atributos. Você vai ver que o seu exterior é Sua, o seu interior é o seu, o seu início é sua e sua ordem é Sua. E isso, sem dúvida, com certeza. Você vai ver que suas qualidades são suas e sua natureza interior é sua. Não para se transformar em Lo, ou que Ele tornou-lo, nenhuma transformação, sem qualquer aumento ou diminuição.

"Todos mortos salvar Sua Face" no exterior e no interior. 
Isto significa que não há nada que não seja Ele, que algo diferente Ele não tem existência. Portanto, parece diferente Dele será necessariamente perdido, para o que resta é a sua cara. Dito de outra forma: Nada é permanente, exceto a Sua face.

Um exemplo: um homem ignora algo e então aprender. Esta não é sua existência que perece, mas sua ignorância. A sua existência continua porque não foi trocada por uma de outro. A existência do sábio não veio para adicionar ao ignorante, nem houve qualquer mistura das duas ações individuais. Só a ignorância foi apagado. Não pense, portanto, que é necessário para terminar a sua existência, porque então você enrolar seu próprio extinção e tornar-se, por assim dizer, no véu de Allah. Como este véu é além de Deus, segue-se que algo além de Deus pode vencê-lo descansar os olhos nele, o que é um erro grave e uma mentira.

Dissemos acima que a Unidade e Unicidade são os únicos véus de Allah. Por isso, é possível "Wâçil", isto é, que tenha atingido Reality dizer. "Glória a mim, para minha altura é grande"

Tal "Wâçil" não atingiu tal grau sublime antes de ter visto os seus atributos são os atributos de Deus, e que o seu ser mais íntimo é o ser mais íntimo de Deus, sem qualquer transformação de atributos ou transubstanciação de ser íntimo; não entrada em Deus, ou a saída dele. Tal "Wâçil" vê inextinguível em Deus, que não persiste com Deus, sua alma, isto é, sua "proprium" não existe em tudo, como se tivesse existido em seguida, para a alma não se extingue, não existência, exceto Sua.

O Profeta disse: "Não injuriar do século, porque é Deus". Com estas palavras, ele quer dizer que a existência do século é a existência de Allah --¡que Ele seja glorificado e magnificado! -. Ele é muito alto para ter um parceiro, um alguém semelhante ou equivalente. O Profeta disse, de acordo com uma tradição: "Allah diz: Meu Servidor: Eu tenho estado doente e ainda não me visitou eu estava com fome e você não me deu comida pedi esmola e ter me negado ..." Isto significou que ele estava doente e implorando. E se os doentes e os mendicantes ser Ele, também, você e todas as coisas da criação, acidental ou substancial, pode ser ele. 

Quando o enigma de um único átomo é descoberto, 
você pode ver o mistério de toda a criação,
 tanto interior e exterior.


Você vê que não é que Deus criou todas as coisas, mas tanto no mundo invisível e do visível, há somente a Ele, porque nenhum dos dois mundos é um ponto único da existência. Você vai ver que ele não é apenas o seu nome, mas Ele é o nome e que é nomeado, bem como a existência de ambos. Você vê que não é que Ele criou todas as coisas ao mesmo tempo, mas "Ele é o Criador Sublime e todos os dias" para a expansão e ocultação de Sua existência e Seus atributos. Além de toda a condição inteligível.
"Porque Ele é o Primeiro eo Último, o Outward e Interior.

Ele aparece em sua unidade e se esconde em seu singularidad.Él é o primeiro para o Seu "perseidad" .Ele é o último de sua eterna permanencia.Él é a existência do Primeiro eo Último, o Exterior e Interior. ele é o seu nome e que é chamado ".

Como sua existência é fatal, lógica e dogmática, inexistência igualmente fatal de algo diferente do que Ele. O que nós imaginamos que é distinto dele não é, no fundo, um bi-existência, para a existência de Ele significa que não há há um bi-existência que seria seu próximo. Nada que não seja Ele, porque Ele está isento de que outros do que ele é outro que não ele. O que é diferente é também Ele, sem qualquer diferença interna ou externa. O que é, portanto, possui atributos sem número ou fim.

O que é tão qualificado, tem inúmeros atributos. O que morre no verdadeiro sentido da palavra, é separado de todos os atributos, se estes louvável ou condenável. Da mesma forma, o que morre no sentido figurado, é separado de todos os seus atributos, se estes louvável ou condenável. Allah Que abençoado e exaltado seja Ele - está em vigor em todas as circunstâncias.

 A "natureza interna" de Deus está sobre a "natureza interna"; os atributos de Alá estão em seus "atributos". Daí o Profeta-may Allah ajuda e salvar - disse: "Die antes de morrer", ou seja: "Conoceos yourself (sua alma, sua" propium ") antes de morrer".

Ele também disse que o Profeta: "Allah diz: Meu adorador continua a se aproximar de mim para sua abundante até que ele funciona Eu o amo e quando eu o amo, eu sou sua audição, a visão, a sua língua, mãos, etc ... . ". O Profeta quer dizer: que aniquila a sua alma "proprium" - ou seja, o que se sabe, vê toda a sua existência é a Sua existência. Não vejo nenhuma mudança em sua "natureza interna" ou atributos. Não vê necessidade de seus atributos se tornar seu próprio, porque ele entendia que a sua própria "natureza interna" não é próprio e que até então havia ignorado o seu "proprium", isto é, o que Ele é verdadeiramente, como profunda.

Quando você sabe o que é verdadeiramente a sua "proprium", você terá que livrar seu dualismo e sei que você não é diferente de Allah. Enquanto você tem uma existência independente, um "em vez de Deus," você não vai sair, ou seja, saber a sua existência "proprium". Você será uma pessoa diferente Senhor, Deus de Deus. Que Allah ser abençoado de modo que não há nenhum outro do que Ele Senhor Deus!

O interesse do conhecimento do "proprium" é que você começa a absoluta certeza de que a sua existência não é nem uma realidade, nem um "nada", mas você não é, você não foi e nunca será.

Claramente entender o significado da fórmula: "Não há Deus, se este não é o Deus" ("la ilaha ill'Allah"), ou seja, não há outro Deus além d'Ele, não existência separada d'Ele, não há "diferente" do que ele e não Deus, se não é ele.

Se alguém objetos: "Você aboliram seu senhorio", eu respondo: Eu não aboliram Sua Senhoria, porque Ele continua a ser um Senhor magnificiente, ou deixa de ser ampliada adorador. Ele continua a ser o Criador, ou deixa de ser criado. Ele agora é como era. Seu Criador títulos, ou magnificante Senhor, não estão condicionadas pela existência de uma coisa criada, ou um adorador ampliada. Antes da criação das coisas criadas, Ele teve todos os seus atributos. Ele agora é como era.

Não há nenhuma diferença em sua unidade, entre a criação ea pré-existência. Seu título Exterior envolve a criação de coisas e título do Oculto ou Interior implica a pré-existência. Dentro e seu exterior (sua expansão, Sua evidência) são como o seu exterior e no seu interior; Seu primeiro e último são como Seu e suas Seu último primeiro. 

O todo é único e a única coisa é tudo. 
Ele é qualificado: "Todo dia é Ele, no estado do Sublime Criador, 
ninguém mais do que ele é com ele, ele é agora como era.".



Na verdade, outro que ele não existe. "Como foi," para sempre ", todos os dias, no estado do Sublime Criador." Nenhuma coisa com ele e em qualquer dia da criação, como não há nada na pré-existência, ou algum dia, porque a existência de coisas, ou nada, é tudo um. Se não for assim, Ele teria tido necessidade de criar algo novo que não estava dentro da sua Unidade, o que é absurdo. Título único torna muito glorioso para um pressuposto semelhante eram verdadeiras.

Quando você pode ver o seu "proprium" bem qualificado, não combinados com a Suprema Existência Adversário, parceiro, ou associar qualquer equivalente, então você conhecê-lo como é, ou seja, realmente sabe. Por isso, o Profeta disse: 

"Quem conhece a si mesmo, 
conhece o seu Senhor". 

Ele não disse: "Quem morre o seu self, sua" proprium ", conhece o seu Senhor", porque ele "sabe" e "vidas" que nada é diferente Dele e por isso, então, diz o auto-conhecimento -Mesma é Gnosis, ou seja, o conhecimento de Deus. Você tem que saber o que o seu "proprium", ou seja, a sua existência; Você tem que saber que você não está no fundo você, mas você não sabe.

Saibam que o que você chama de sua existência, é realmente nem a sua vida, nem sua ausência. Saiba que você é inexistente, ou você não é nada, você não é diferente de ser existente, ou diferente do nada. Sua vida e sua "nada" são Sua existência absoluta, que não pode nem ser discutido se é ou não é.

A substância do seu ser ou sua nulidade é a sua existência. Quando você vê que as coisas não são diferentes de sua existência e sua e quando você pode ver que a substância do Seu Ser é o seu ser e sua nada nas coisas, não vejo nada com Ele e n'Ele, então isso significa que você sabe sua alma, sua "proprium". Quando o auto de modo conhecido, é a sabedoria, o conhecimento de Deus, além de todo o erro, dúvida ou combinação de algo temporário para a eternidade sem ver na eternidade, por ela ou por ela, outra coisa a eternidade.

Se alguém perguntar, "Como funciona a União, uma vez que você afirma que só Ele é uma coisa que é única, não pode participar de mais de si mesma?". A resposta é: 

Na verdade, não há união ou separação,
 já que não há saída ou abordagem. 

Pode-se falar de união entre dois ou mais e não quando se trata de uma coisa. A ideia de união ou de chegada implica, necessariamente, a existência de duas coisas, pelo menos, semelhante ou não. Se eles são semelhantes, são semelhantes. Se você não tem forma análoga oposição. Mas Deus --que Ele ser exaltado - está isento de toda a aparência, e tudo claro, contraste ou oposição. O que é comumente chamado de "união", proximidade ou afastamento, não são essas coisas, no sentido próprio da palavra. Há união sem a unificação, proximidade e afastamento sem abordagem, sem qualquer ideia de distância.

Se alguém perguntar, "O que é a fusão sem a concentração, a proximidade sem proximidade ou afastamento sem perdido?". 

A resposta é: eu quero dizer que você chama de "proximidade" não são diferentes dos dele, que Ele seja exaltado no estado -. Você não é diferente dele, mas não sei o seu "proprium"; Ele não sabe que você não é você. Quando você chegar a Deus, ou seja, quando você conhece a si mesmo, "há literatura sobre o conhecimento", você sabe que você conhecê-Lo e não sobre se você é ele ou não. Quando o conhecimento que você chegou, você sabe que você conheceu por Allah Allah e não por si mesmo.

Tomemos um exemplo: suponha que você não sabe o seu nome é Mahmud ou deve ser chamado Mahmud -porque o nome real e usá-lo são, na verdade, que é semelhante. Você pode imaginar o seu nome é Muhammad, mas depois de algum tempo vivendo em erro, você acaba sabendo que você Mahmud e Muhammad've nunca. Sua existência mesma, não afetado pelo fato de que o nome de Muhammad foi tirado de você. O que acontece é que você conhece você e nunca fui Mahmud Muhammad. 

Mas você já não Muhammad extinção do mesmo, e deixará de existir (fanâ) envolve a afirmação de uma existência anterior. Mas quem diz uma existência fora dele, dá-lhe um parceiro que Ele possa ser abençoado e que Seu nome seja exaltado! -. Neste exemplo, Mahmoud nunca perde nada. Muhammad nunca "soprou" (nafasa) em Mahmud, nunca entrou em ou fora dele. O mesmo vale Mahmud, sobre Maomé. Assim que Mahmud tem conhecido que ele não é Muhammad Mahmud, tem sido conhecida a si mesmo, ou seja, conheceu seu "proprium", e isso, por si só, e não por Muhammad. Este último nunca existiu e como poderia relatar qualquer coisa?

"Aquele que sabe" e "o que é conhecido" são idênticos, eo mesmo acontece com "chegar" e "o que você tem"; "O vidente" e "o que é visto". Eles são idênticos, "Aquele que sabe" é seu atributo. "O que sabemos" é a sua própria substância ou "natureza interna". "Aquele que vem" é seu atributo e "aquele que vem" é a sua própria substância. Como a qualidade e que possui são idênticos. Essa é a explicação da fórmula: "Aquele que conhece a si mesmo, conhece o seu Senhor". 

Quem quer que capta os sentidos dessa semelhança entende que não há união, fusão ou de chegada, sem separação; entende que "sabe" Ele é, e que "é sabido" também é Ele; que "ver" é Ele e "o que é visto" também é Ele; que "chegar" Ele é, e "o que é alcançado" na união também é Ele. Ninguém além Ele pode se reunir com ele ou levá-lo. Ninguém além Ele pode ser separado de Deus. Aquele que pode entender isso total e completamente, está isento de o maior de idolatria.

Muitos dos iniciados que pensam que sabem o seu "proprium", bem como o seu Senhor e que imaginam assim escapar das amarras de existência, eles dizem "Way" não é viável ou visível apenas através da "extinção existência "e" extinção desta espécie ".

E pontificar porque eles não compreenderam a palavra do Profeta -¡ "Que Deus esteja com ele e salvá-lo -. Como queria evitar a idolatria resultantes do conflito, falaram da" extinção "da existência e da "extinção desta espécie" e também a "destruição" e "desaparecimento". Mas essas explicações cair na idolatria pura e simples, para quem pensa que há algo diferente do que ele e que este pode ser desligado ou então qualquer um que fala de "extinção lutando" da coisa, que o homem, dizemos, é culpado de idolatria por sua afirmação da existência passada ou presente de algo diferente do que Ele. Que Allah-que o Teu nome seja exaltado! - levá-los, e nós, para o verdadeiro caminho.

Você acha que você é, mas você não tem e nunca terá existido.Si eram, você seria o Senhor, o segundo entre dos.Abandona esta ideia, porque qualquer coisa que você diferís você dosen termos de existencia.Él não diferentes de você e você não faz você diferir ele se você acha eresdistinto ignorância dele, isso significa que você tem um menteno educada.Cuando sua ignorância deixa alcançar a paz, porque o seu casamento é o seu separacióny sua separação é seu casamento, sua retirada, uma abordagem, e sua abordagem um jogo .Sendo assim você se torna melhor, deixa de raciocinar e entender pela Luz da intuição, sem o qual você esquece Seu rayos.Guárdate para dar um companheiro para Deus, porque, nesse caso você envilecescon o opróbrio dos idólatras.

Se alguém diz: "você finge que saber o seu" proprium "É a Gnose, ou seja, o Conhecimento de Deus-que o Teu nome ser exaltado - que o homem é, além de Deus, como você deve saber o seu" proprium ". Mas o que é diferente de Allah como você pode saber? ". A resposta é: "Aquele que conhece a si mesmo sabe que seu Senhor". 

A existência de um tal homem não é dele, nem o outro, mas a de Deus, sem a fusão de duas vidas em um só, sem a sua existência em Deus, deixá-lo, viver com ele ou residir nele. Mas ele vê sua vida como ela é.

Nada torna-se que não existia antes e não deixa nada a existir para a destruição ou extinção, extinção de espécies. A aniquilação de uma coisa implica a sua existência anterior. Fingindo que algo existe por si só eleva-se a acreditar que essa coisa criou em si, que deve sua existência ao poder de Deus, o que é louco aos olhos e ouvidos de todos.

Você deve observar que os conhecimentos de que conhece o seu "proprium", é o conhecimento de que Deus tem o Seu "proprium" de si mesmo, porque a Sua "proprium" não é diferente Dele. O Profeta-que Allah esteja sobre ele e salvá-lo - ele queria designar existência "proprium" em si. Qualquer um que chega a esse estado de espírito, por fora e por dentro, não é outro senão a existência de Deus, a palavra de Deus; ação é Deus e Seu propósito para conhecer o seu "proprium" é o propósito da Gnosis, ou seja, o conhecimento de Deus.

Você acalentar esse propósito, ver suas ações e seus olhos à procura de um homem além de Deus, como se vê a si mesmo em vez de Deus. Mas isso vem de não possuir o conhecimento do seu "proprium". Mas se "o crente é o espelho do crente", então que o homem é ele mesmo por sua pessoa, ou o seu olho, ou seja, pelo seu olhar. Sua substância, ou o olho, é a substância, ou o olho de Deus; seu olhar é o olhar de Deus, sem especificar qualquer. 

Aquele homem não-Lo é de acordo com a sua visão, o seu conhecimento, suas opiniões, sua imaginação ou o seu sonho, mas segundo a sua visão, o seu conhecimento e seu sonho. Se você diz: "Eu sou Deus", ouça com atenção, porque não é ele, mas o próprio Deus, que através de sua boca profere essas palavras: "Eu sou Deus". É claro que você não tenha atingido o mesmo grau de despertar espiritual para Ele. Caso contrário, você iria entender sua palavra que você diz e o que ele iria ver o que ele vê.

Para resumir: A existência das coisas é a Sua existência sem coisas para estar. Não se deixe enganar pela sutileza e ambigüidade das palavras, então imagine que Deus criou. Verdadeiro iniciado disse: "O Sufi é eterno", mas ele tem falado bem depois de todos os mistérios serão revelados e todas as dúvidas ou superstições dispersas. Enquanto isso, este pensamento imensurável só pode atender a sua alma, que se tornou mais amplo do que dois mundos. Quanto à sua alma que ainda não atingiu tal grandeza, este pensamento não é adequado. Pois, na verdade, esse pensamento é maior do que o mundo sensível eo transcendental, levou os dois juntos.

De qualquer forma, sabe que "ver" e "ser visto"; "Aquele que dá existência" e "não"; "Quem sabe" e "é conhecido"; "crê" e "que está sendo criado"; O "compreendendo" e "é compreendida" são todos iguais. Ele vê a sua existência por Sua existência, conhecida por si mesma e fica por conta própria, sem qualquer especificação fora das condições ou regras comuns de entendimento, visão ou conhecimento. Como Sua existência é incondicional, a sua visão do Eu, sua auto inteligência e ciência Auto são igualmente incondicional.

Se alguém perguntar, "Como você olhar para o que é repulsiva ou atraente Se o que você vê, por exemplo, uma impureza ou carniça, você diz que é Deus?". A resposta é: Deus é sublime e puro e não pode ser essas coisas. Falamos com o qual ele vê como uma carniça carniça ou lixo como sujeira. Nós falamos com os visionários e não cego. Aquele que não sabe é um homem cego de nascimento e até a sua cegueira, natural ou adquirida não acabou, não consigo entender o que queremos dizer. Nossa conversa é com Deus, só Deus e não para os cegos de nascença. Ele, que atingiu o nível espiritual é necessário compreender, sabe que nada existe fora de Alá.

 Nossa conversa é com o firme propósito busca com sinceridade perfeita e ganho de conhecimento de sua "proprium", o conhecimento de Deus-que Ele seja exaltado - e que em seu coração mantém a sua frescura durante todo o "form" move-o a pedir e deseja alcançar Allah. Nosso discurso não é voltado para aqueles que não têm nenhuma intenção ou qualquer finalidade.

Se qualquer objeção: 
"Allah-que Ele seja abençoado e santo - disse: olhares não podem alcançá-lo, mas Ele atinge os olhos Você dizer o contrário, então onde está a verdade.?". 

A resposta é: Tudo o que dissemos é consistente com a palavra divina: as palavras não conseguem alcançar, ou seja, ninguém, nenhuma palavra pode chegar até você. Se você diz que não há como alguém que não seja ele, você deve concordar que alguém que não seja Ele pode chegar até você. Mas nestas suas palavras em árabe: "aparência não pode chegar", diz Deus, o crente que nada mais do que a Ele eu quero dizer alguém que não seja Ele não pode chegar até você, porque quem chega até você é Ele, Deus, Ele e não. outro. Só Ele chegou e compreende o seu verdadeiro "natureza interna" e não outra. Os olhares não podem alcançá-lo, porque neles são estritamente Sua existência.

Falando em que diz que os olhos não podem alcançar, porque eles são criados e o criado não pode alcançar o incriado e eterno, nós dizemos que quem diz isso não sabe ainda a sua "proprium". Nada, absolutamente nada; nem parece nem qualquer outra coisa que existe fora Dele, mas Ele entende sua própria existência sem esse entendimento existe de alguma forma.

Eu conheci o meu Senhor, meu Senhor,
 sem confusão ou dúvida.

Meu "natureza interna" é Atenciosamente, sem falta ou defeito. Entre nós não tiempoy em minha alma o mundo oculto se manifesta. Após ter conhecido meu almasin misturado ou desordem, eu vim para a união com o objeto do meu amor, não de curta ou longa distancias.He recebeu agradecimentos, ninguém me para baixo, sem censura ou motivos.No eu destruí a minha alma sua causa, nem tem tempo de duração que pode me destruir.

Se alguém pergunta:

 "Você diz que a existência de Deus
 e negam a existência de qualquer outra coisa além dele: 
o que são, então, as coisas que vemos". 

A resposta é: esses discursos são dirigidas a quem não vê nada além de Deus. Como para aqueles que vêem as coisas de Deus, não temos nada com eles, nem pergunta ou resposta, porque a verdade é que, apesar de acreditar no contrário, eles não vêem nada, mas Deus em tudo o que vêem.

Aquele que não conhece 
a sua "proprium" Deus não vê, 
porque nem todos os navios deixa filtrar seu conteúdo.
O Islamismo - 47 min.


Fontes:
Licença padrão do YouTube

Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres. 
Sejam abençoados todos os seres.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

O LÍTIO DA AMÉRICA DO SUL - EIXO GEOPOLÍTICA MUNDIAL



O Lítio na América do Sul e o eixo da geopolítica energética mundial





Em junho de 2010, a edição 45 da Piauí trazia a matéria Sonhos de Lítio.




Não é de hoje que os veículos de comunicação, especialmente os especializados em política e economia, estão publicando notícias sobre as excelentes oportunidades de negócio oferecidas pela exploração do lítio na América Latina. Os destaques que aparecem nessas manchetes frequentemente tratam sobre a demanda cada vez maior do mercado mundial por este recurso e a atuação dos governos sul americanos (detentores das maiores reservas mundiais do metal) em suas relações com as grandes companhias estrangeiras de mineração.
Para quem não está muito a par do assunto e sequer tem ideia do que seja o lítio, quais suas principais aplicações e por que cargas d’água ele passou a ser tão importante a ponto de ser figura cada vez mais constante nos principais jornais e revistas ao redor do mundo, o Hum Historiador vai dedicar alguns parágrafos a este metal que poderá mudar o eixo da geopolítica energética mundial colocando a América do Sul, uma vez mais, no centro das atenções.
UM POUCO MAIS SOBRE O LÍTIO
Começando pelo começo, como sempre é recomendado, o lítio é um elemento químico cujo símbolo na tabela periódica é Li. Segundo diferentes enciclopédias, em sua forma pura, é um metal macio, de coloração branco-prateada, que se oxida rapidamente no ar ou na água. Quanto a suas aplicações, o lítio é utilizado na obtenção de ligas metálicas condutoras de calor (alumínio), no feitio de cerâmicas e lentes (telescópios), na produção de pilhas e baterias elétricas (celulares e notebooks) e até mesmo na medicina, onde seus sais são utilizados em medicamentos para o tratamento de depressão e do transtorno bipolar.
A edição eletrônica da Enciclopédia Britannica informa que trata-se de um metal escasso, encontrado-se disperso em certas rochas, em sais naturais, águas salgadas e águas minerais. Justamente por esta razão, suas principais reservas encontram-se em regiões de salares, isto é, regiões que há dezenas de milhares de anos eram cobertas por oceanos e, com a formação geológica dos continentes, acabaram por secar e formar grandes desertos de sal. O lítio se encontra dissolvido abaixo da grossa crosta, em uma camada de solução impregnada de sal.
Foto do Salar de Uyuni, Bolívia.
A IMPORTÂNCIA GEOPOLÍTICA ENERGÉTICA DO LÍTIO
Depois de ter passado muitos anos “amargando” com baixa demanda mundial, a situação do lítio mudou completamente quando cientistas descobriram sua enorme capacidade de armazenar energia elétrica. Logo passou a ser utilizado como matéria prima na produção de baterias de longa duração em aparelhos eletrônicos como celulares e notebooks e, posteriormente, verificou-se que sua capacidade de armazenamento era tão grande que o lítio acabou transformando os automóveis movidos à baterias elétricas na grande opção ecológica e sustentável em substituição aos veículos movidos à base de petróleo. Assim, o mundo todo espera que, a partir da terceira ou quarta década deste século, o lítio assuma o papel de substituto do petróleo como provedor de energia para mover o mundo.
Baterias de Lítio utilizadas em carros elétricos






Neste sentido, é bastante significativo que General Motors, Toyota, Volkwagen e Honda já entraram no mercado estadunidense com carros híbridos, ou totalmente elétricos, munidos de grandes baterias de compostos salinos, polímeros ou ligas contendo lítio. A Toyota anunciou o lançamento de um Prius com bateria de íons de lítio. A Nissan e a Mitsubishi também divulgaram planos de fabricar carros a bateria, assim como a Mercedes-Benz, a BMW e a Hyundai. A Ford planeja vender uma versão totalmente elétrica do Focus e a China afirmou que, em meados de 2011, já tinha a capacidade de construir meio milhão de carros híbridos e elétricos ao ano.
Assim, se o lítio se confirmar no papel de substituto do petróleo como fonte de energética conforme esperado, a América do Sul poderá assumir um papel de protagonismo no cenário geopolítico mundial, tal como tem ocorrido com o Oriente Médio nos últimos 50 ou 60 anos. Some-se a isso a importância estratégica das super abundantes fontes de água doce localizadas em nosso continente, e passaremos a compreender melhor a razão pela qual os olhos do mundo cada vez mais vão se voltando para a exploração de ambos recursos em nosso continente.
FONTES DE LÍTIO E A EXPLORAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS NA AMÉRICA LATINA











O fato do lítio ser um mineral que se concentra em região de salares, faz com que países como Bolívia (Uyuni), Chile (Atacama) e Argentina (Hombre Muerto) estejam situados entre os maiores detentores mundiais de reservas deste recurso. Se considerarmos somente a Bolívia, onde está localizado o Salar de Uyuni, veremos que aproximadamente 29% de toda a reserva mundial de lítio está concentrado nesta região, segundo tabela da United States Geological SurveySaindo da escala nacional para olhar os números continentais, as reservas sul americanas são mais expressivas e atingem um montante de 20,6 milhões de toneladas, ou 62,6% do total.
Historicamente, em raríssimas ocasiões a exploração de recursos naturais na América Latina por potências estrangeiras beneficiou as populações locais de onde tais recursos eram extraídos. Foi assim durante os mais de três séculos em que a região foi colonizada por portugueses e espanhóis, que inundaram a Europa com o ouro e a prata extraído de suas colônias americanas. Nesse sentido, em matéria publicada na Piaui 45, o escritor Lawrence Wright trouxe o precioso exemplo de Potosí (atualmente na Bolívia),  que em 1611 era uma das maiores cidades do mundo, com 180 mil habitantes, de onde se extraíam enormes riquezas.
“No sul da Bolívia, há uma montanha chamada Cerro Rico. É uma rocha pálida e calva, riscada por caminhos de terra que se entrecruzam encosta acima como cadarços de sapato. Mais de 4 mil túneis de mina escavaram a tal ponto o interior da montanha que ela corre o risco de desabar. A base é rodeada de casebres que se espalham até a velha cidade de Potosí, um Patrimônio da Humanidade. Evo Morales, o presidente da Bolívia, disse-me há pouco tempo que, para ele e seus compatriotas, Potosí é “um símbolo de pilhagem, de exploração, de humilhação. […] De meados do século xvi a meados do xvii, metade da prata extraída no Novo Mundo vinha de Cerro Rico. Carlos Mesa, o historiador que ocupou a presidência da Bolívia de 2003 a 2005, contou-me que, “por todo o império espanhol dizia-se ‘Isto vale uma Potosí’, quando se falava de sorte ou riqueza”. Hoje Potosí é um dos lugares mais pobres daquele que é há muito tempo um dos países mais pobres da América do Sul.
O cenário pouco se alterou nos quase dois séculos que se passaram desde o processo de independência que acabou dando origem às muitas nações soberanas da América do Sul. Neste período pós-independência um bom exemplo de como a exploração de recursos naturais na América Latina por potências estrangeiras não só não beneficiou as populações locais, mas ainda por cima levou à morte milhares de pessoas e causou enormes prejuízos aos países envolvidos, foi a Guerra do Pacífico (1879-1883), também conhecida como Guerra do Salitre.
De modo bastante resumido, a origem do conflito está na disputa territorial entre Chile e Bolívia por uma região riquíssima em depósito de nitratos (guano e salitre), naquela época muito valorizados no mercado mundial para a produção de fertilizantes e explosivos (já enxergam a semelhança com as reservas de lítio?). Embora a área em disputa fosse uma região desértica, localizada no famoso Atacama, os depósitos de nitrato existentes no que então era a costa boliviana do Oceano Pacífico já estavam sendo explorados por empresas chilenas de capitais britânicos, tal como a Antofagasta Nitrate & Railway Company. O governo boliviano decidiu sobretaxar as empresas chilenas, que por sua vez não aceitavam pagar os impostos. A tensão diplomática entre os países foi aumentando cada vez mais, até que em 1879 duzentos soldados chilenos invadiram a cidade portuária de Antofagasta e, em 1 de abril daquele ano, a Bolívia declararia guerra ao Chile. O Peru tinha seus próprios interesses na região e acaba se aliando à Bolívia sob a alegação de um Tratado de Defesa que havia sido celebrado anos antes, em 1873.
Mapa da região em conflito antes da Guerra do Pacífico.Fonte: Wikimedia Commons
A guerra acaba se desenrolando por alguns anos e, ao final, o Chile sai como grande vencedor do conflito. Em consequencia dessa guerra, o Peru perdeu uma porção de território que se estende até a cidade de Arica; e a Bolívia, junto com o porto de Antofagasta, perdeu o acesso soberano ao Oceano Pacífico. O Chile, por sua vez, além dos depósitos de nitrato que deram origem à guerra, acabou se beneficiando de descobertas posteriores de grandes jazidas de cobre localizadas justamente nessa região conquistada pelo Chile e, mais recentemente, de suas grandes reservas de Lítio.
NACIONALIZAÇÕES DE COMPANHIAS ESTRANGEIRAS
O histórico de exploração dos recursos naturais na América do Sul por empresas estrangeiras continuou sem produzir grandes benefícios às comunidades locais ao longo de praticamente todo o século XX. Na Bolívia, por exemplo, Lawrence Wright informa, na já citada matéria da Revista Piauí, que no ano de 1990, “o então presidente da Bolívia, Jaime Paz Zamora, concordou a princípio com um contrato plurianual com a Lithium Corporation of America (hoje fmc Corporation). O contrato permitiria à empresa extrair todo o lítio que pudesse, destinando à Bolívia apenas 8% dos lucros”. O contrato só não foi adiante, como conta Wright, porque muitos bolivianos se indignaram com o negócio e os camponeses iniciaram uma campanha contra o acordo, fazendo com que a Lithium Corporation desistisse do negócio na Bolívia e transferisse suas operações para a Argentina.
Contudo, na primeira década do século XXI, algumas nações começaram a rever os antigos contratos de exploração de recursos naturais com companhias estrangeiras instaladas em seus territórios. Na Venezuela, por exemplo, após a ascensão de Hugo Chávez à presidência (1999), os contratos das grandes companhias de petróleo instaladas naquele país foram revistos em 2005, a partir de uma nova legislação de hidrocarbonetos que havia sido adotada em 2001.
Presidente da Bolívia, Evo Morales










Na Bolívia, após a eleição de Evo Morales à presidência, o governo promoveu a nacionalização da extração de recursos minerais em todo o país. Assim, para que empresas estrangeiras possam extrair lítio de reservas bolivianas, a nova legislação estabelece que o Estado seja sócio majoritário das companhias interessadas, de modo que este não tenha que abrir mão de sua soberania nacional e, ainda, através da cobrança de royalties e de imposto sobre os lucros, que se possa fomentar o desenvolvimento local das comunidades de onde o lítio será extraído.
Se, a longo prazo, a nova legislação boliviana poderia trazer prosperidade e desenvolvimento à sua população, o que acabou ocorrendo foi que, em uma repetição do que se passou na década de 1990, ela acabou afugentando o capital estrangeiro que, uma vez mais, preferiu as melhores oportunidades de exploração oferecidas pelas grandes reservas de lítio localizadas nos vizinhos Chile e Argentina, onde a legislação é mais favorável às empresas estrangeiras, impondo menos exigências quanto ao destino dos lucros obtidos com a exploração do lítio para a população local.
Nessa guerra da concorrência pela exploração do lítio há um outro fator importante, que é o não alinhamento político da Bolívia com os interesses das grandes potências do ocidente, nomeadamente os Estados Unidos. Muito embora a tabela apresentada pela United States Geological Survey informe que as reservas de lítio da Bolívia estejam por volta de nove milhões e meio de toneladas, a Direção Nacional de Recursos Evaporíticos da Bolívia, por sua vez, estimou em janeiro deste ano que o total dessas reservas localizadas no Salar de Uyuni estão estimadas, quando pouco, em dezoito milhões de toneladas. Como destaca Joel S. Padrón em seu artigo:
“Washington e outros centros de poder e propaganda mundial têm promovido ao Chile como o grande provedor de Lítio para o mundo, destacando sua legislação neoliberal mineira e o rígido alinhamento dos sucessivos governos do sul com os interesses estadunidenses na região”. A estratégia adotada por Washington é a de exaltar o Chile para desqualificar os esforços da Bolívia para tentar explorar sua riqueza litífera, processando-a em seu próprio território e beneficiando sua população. O objetivo é diminuir a importância dos depósitos bolivianos para debilitar sua capacidade de negociação frente às empresas e países com os quais o governo de Evo Morales negocia a industrialização do Lítio em seu próprio país”.
Do outro lado desta disputa, na Argentina, vemos pela reportagem de César Felício, veiculada no jornal Valor Econômico, que os detentores da quarta maior produção mundial de lítio também está desenvolvendo um programa para industrializar o metal dentro do próprio país e que a tendência é de crescimento da extração graças ao investimento das montadoras japonesas que não se entusiasmaram com o modelo de sociedade proposto pelo governo boliviano de Evo Morales. Assim, na Argentina, a Toyota se associou à australianaOrocobre para extrair lítio da área de Cachauri, entre as Províncias de Jujuy e Salta e a Mitsubishi atua com a canadense Lithium Americas na área de Olaroz, em Jujuy.
O governo argentino, interessado no investimento das empresas estrangeiras no país, tem promovido o avanço cada vez maior dos capitais de mineradoras estrangeiras para explorar suas enormes reservas de lítio. Apesar disso, tal como já havia ocorrido na Bolívia na década de 1990, é a população diretamente afetada pela ação dessas mineradoras no interior do país que impõem as maiores resistências ao projeto. Segundo a reportagem de Felício, 32 comunidades indígenas organizadas pedem pelo fim dos projetos e chegaram até mesmo, no ano passado, a bloquear as estradas para Salta e Jujuy. O centro da questão é o uso dos recursos hídricos utilizados para a purificação do minério em uma região árida, já que ambas Províncias argentinas estão muito próximas ao deserto de Atacama.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Indubitavelmente, as próximas décadas reservam a América do Sul o protagonismo no cenário geopolítico energético mundial. Seja com as novas tecnologias à base de lítio (Bolívia, Chile e Argentina), ou com as tradicionais tecnologias como o petróleo (Venezuela e Brasil) e os minerais nucleares (Brasil e Argentina). A questão que norteou a construção desse post foi: a América do Sul irá, uma vez mais, tendo em seu solo a fonte dos recursos que moverá o mundo, seguir com sua tradição secular de ser pilhada para servir de base para a riqueza de nações em outros continentes? Qual a melhor forma de explorar estes recursos para garantir a riqueza e bem estar da população e não apenas de quem explora estes recursos? O que queremos ser no futuro?
Não encontrei melhor forma de responder estas perguntas, do que através de um diálogo do presidente boliviano Evo Morales com o escritor Lawrence Wright:
“Quando o projeto-piloto do Salar começou [projeto de exploração de lítio levado adiante pelo próprio governo boliviano], muitas empresas manifestaram interesse em extrair o metal das planícies salgadas. Autoridades bolivianas tiveram conversas preliminares com representantes da LG, o conglomerado coreano que está construindo a bateria do Volt para a GM. Em 2006, Evo Morales visitou a França, onde o industrial Vincent Bolloré o levou para dar um passeio num BlueCar – um pequeno carro elétrico, em forma de bolha, que o bilionário planeja produzir em parceria com a estatal francesa de energia. Segundo Morales, Bolloré teria dito: “O senhor é quem controla a matéria-prima chave para os séculos xxi e xxii. A Bolívia é a Arábia Saudita.” Mas Morales não quer que seu país se torne a Arábia Saudita. Ele quer que a Bolívia se transforme na França, numa potência industrial.
Perguntei ao presidente de que maneira, dado o estado miserável da infraestrutura boliviana, tal transformação poderia ocorrer. “Organizamos uma comissão científica no Ministério das Minas para dirigir as pesquisas”, respondeu. A comissão reunirá “estrangeiros e bolivianos” para determinar a melhor maneira de extrair os recursos naturais e começar a industrialização. Morales disse que esperava ver a Bolívia fabricando baterias de íons de lítio até o final deste ano [2010]. A produção de automóveis, acrescentou em tom confidencial, ainda precisa esperar “mais cinco ou seis anos.”
Não há dúvidas que Evo Morales se mostra um tanto utópico ao revelar o sonho de ver a Bolívia produzindo, em um intervalo de poucos anos, não só as baterias de lítio que moverão os carros do futuro, mas os próprios carros em si. Contudo, o lugar da Bolívia no cenário da exploração do mineral que poderá mover o mundo nos próximos anos está bem claro em sua cabeça e, neste cenário, é a Bolívia e não a Europa ou os Estados Unidos quem está no centro dos beneficiários dos recursos disponíveis em seu próprio solo.
Infelizmente para ele, as nações vizinhas não compartilham com sua ideia e acabam minando as oportunidades de desenvolvimento sustentável da Bolívia na região, ao oferecer grandes quantidades de lítio às mineradoras estrangeiras a um custo bem mais baixo do que o boliviano, uma vez que a base do modelo de exploração do mineral que vigora no Chile e na Argentina, segue os velhos padrões já bastante conhecidos do capitalismo, no qual os lucros se acumulam nas mãos dos detentores do capital do outro lado do oceano, enquanto a região explorada é degradada, não se desenvolve e seus trabalhadores vivem na miséria absoluta.
REPORTAGENS MENCIONADAS NO POST
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres. 
Sejam abençoados todos os seres.