Fragmento da Sinfonia No 40 - Smalin
6-Hour Mozart Piano Classical Music Studying Playlist Mix by JaBig: Great Beautiful Long Pieces
6-Hour Mozart Piano Classical Music Playlist Mix by JaBig - Tracklisting:
Piano Concerto No. 04 in G major, K41 - II. Andante
Piano Concerto No. 17 in G major, K453 - II. Andante
Piano Concerto No. 22 in E-flat major, K482 - II. Andante
Piano Concerto No. 16 in D major, K451 - I. Allegro
Piano Concerto No. 09 "Jeunehomme" in E-flat major, K271 - III. Rondeau. Presto - Menuetto - Presto
Piano Concerto No. 26 "Coronation" in D major, K 537 - III. Allegretto
Piano Concerto No. 22 in E-flat major, K482 - III. Allegro
Piano Concerto No. 20 in D minor, K466 - I. Allegro
Piano Concerto No. 09 "Jeunehomme" in E-flat major, K271 - I. Allegro
Piano Concerto No. 12 in A major, K414/385p - I. Allegro
Piano Concerto No. 15 in B-flat major, KV450 - I. Allegro
Piano Concerto No. 12 in A major, K414/385p - II. Andante
Piano Concerto No. 13 in C major, KV415/387b - I. Allegro
Piano Concerto No. 17 in G major, K453 - I. Allegro
Rondo in D major, K382
Piano Concerto No. 22 in E-flat major, K482 - I. Allegro
Piano Concerto No. 25 in C major, K503 - I. Allegro maestoso
Piano Concerto No. 21 in C major, K467 - I. Allegro maestoso
Piano Concerto No. 26 "Coronation" in D major, K 537 - I. Allegro
Piano Concerto No. 24 in C minor, K491 - I. Allegro
Piano Concerto No. 27 in B-flat major, K595 - I. Allegro
Piano Concerto No. 19 in F major, K 459 - I. Allegro
Piano Concerto No. 18 in B-flat major, K456 - I. Allegro vivace
Piano Concerto No. 09 "Jeunehomme" in E-flat major, K271 - II. Andantino
Piano Concerto No. 18 in B-flat major, K456 - II. Andante un poco sostenuto
Piano Concerto No. 23 in A major, K488 - I. Allegro
Piano Concerto No. 20 in D minor, K466 - II. Romance
Piano Concerto No. 10 (for two pianos) E-flat major, K365/316a - I. Allegro
Piano Concerto No. 24 in C minor, K491 - III. Allegretto
Piano Concerto No. 07 (for three pianos) in F major, K242 - II. Adagio
Piano Concerto No. 27 in B-flat major, K595 - III. Allegro
Piano Concerto No. 14 in E-flat major, KV449 - I. Allegro vivace
Piano Concerto No. 11 in F major, K413/387a - I. Allegro
Piano Concerto No. 27 in B-flat major, K595 - II. Larghetto
Fragmento da Sinfonia No 40 - Smalin
Fragmento da Sinfonia No 40 - Smalin
Concertos para piano
de Wolfgang Amadeus Mozart, Os concertos para
piano,
Concertos para piano e orquestra, de
Wolfgang Amadeus Mozart são um conjunto de vinte obras do gênero escritas pelo compositor austríaco entre 1767 e 1791.
Mostra a estrutura destes três movimentos é gravada de acordo com o
esquema clássico: um primeiro movimento rápido, um segundo e um terceiro
movimento rápido lento. Quanto à forma, o primeiro movimento é sempre
compostos bitemática como forma Sonata tripartite ou o segundo movimento
abreviado como Sonata, enquanto o terceiro é geralmente um Rondo. Todos
os concertos são escritos em chaves principais, mas dois:. O n º 20, in
D minor, eo n º 24, C menor.. Concertos apresentar seus movimentos
segundo na chave do dominante, exceto sete, dois escritos em modo menor,
em que o segundo semestre é na chave do VI, e cinco concertos, cujo
movimento segundo está escrito na relação na chave principal: n º 4, n º
9, n º 10, n º 22 e n º 23......
Em seus concertos para piano, Mozart apresenta uma enorme habilidade
técnica e um domínio completo dos recursos da orquestra, criando uma
ampla gama de sentimentos e emoções. Os seus concertos têm, em geral, e
do caráter de improvisação virtuosística, especialmente no primeiro
movimento, que exploram todas as possibilidades técnicas do piano no
tempo. Actualmente, considera-se que os concertos para piano de Mozart
são da cúpula concerto clássico são os mais influentes para a
posteridade. Três de seus concertos para piano estão entre as obras mais
gravadas e populares do repertório clássico.
A primeira edição completa foi a de concertos Richault de cerca de
1850. Desde então, dezenas e autógrafos foram acessíveis através de
publicações, entre outros, W. W. Norton, EULENBURG e Dover Publications.
Os concertos para piano
No início da história concertos para piano foram escritos, entre
outros, por Carl Philipp Emanuel Bach, Johann Christian Bach, Antonio
Soler, Georg Christoph Wagenseil, Johann Schobert, Johann Baptist Vanhal
e
Joseph Haydn. Mesmo antes,
no Brandenburg Concerto n. º 5 de Johann Sebastian Bach, o teclado é o
mais proeminente entre os instrumentos. Essas obras, com sua alternância
de tutti orquestral e virtuosismo passagens individuais devem a sua
estrutura com a tradição do barroco árias, dos quais os primeiros
movimentos dos concertos para piano de Mozart herdou suas estruturas
ritornélicas básicas. Uma estrutura semelhante pode ser visto nos
concertos para violino de
Antonio Vivaldi, que estabeleceu a forma do quadro ao longo do concerto em três movimentos, ou em Viotti, que dividiu o show em seis seções.
Mozart deu importância aos seus concertos para piano, alguns foram
projetados para ser interpretado por ele em Viena entre 1784 e 1786.
Deve fazer-se referência ao
pai
do compositor a escrever um "concerto para cravo" aos quatro anos de
idade, poucos meses depois de iniciar seus estudos em composição. De
acordo com Philip Radcliffe, gênero concerto de música clássica é,
talvez, o mais próximo da ópera, por isso, não é surpreendente que
Mozart, um dos poucos grandes compositores que sentiram uma grande
atração tanto para ópera e música instrumental, encontrada em o concerto
particularmente agradável.
Concertos para piano e orquestra de Mozart foram estudados por Donald
Francis Tovey em seus Ensaios em análise musical, e mais tarde, como o
principal tema abordado nos livros de Cuthbert Girdlestone e Arthur
Hutchings, 1940 e 1948, respectivamente. Hans Tischler publicou uma
análise estrutural e temática dos concertos em 1966, e Charles Rosen, e
Leeson e Robert Levin. Nos últimos anos, dois dos concertos foram
analisados pela primeira vez em profundidade em uma publicação por
David Grayson e parte das coleções da música Handbook Cambridge.
Etapa
Os primeiros concertos para piano de Mozart, números 1-4 orquestrais
foram movimentos e sonatas para teclado por outros compositores e obras
originais. O reconhecimento deste facto levou a considerar a numeração
dos concertos como incorreta, de modo que em alguns livros recentes que
se refere a shows com numeração de quatro unidades menores do que os
seus conhecidos e figuras familiares usado hoje.
Mozart também escreveu três arranjos de sonatas para piano por Johann
Christian Bach, listado como KV 107/1, KV 107/2 e KV 107/3,
respectivamente. Estas obras foram escritas entre 1771 e 1772, datas que
foram obtidos com base na análise da escrita dos autógrafos.
O primeiro concerto de Mozart original, que introduz novo material
temático na primeira seção de piano solo, é n. º 6, KV 238 em Lá maior,
que remonta a 1776. Foi sua primeira partida real no gênero, e gozava de
grande popularidade por um longo tempo.
Os próximos dois números 7 e 8 não são geralmente considerados como
obras em que havia um grande avanço, embora o n. # 7, o concerto para
três pianos, é bem conhecido hoje. No entanto, nove meses depois de
escrever o n. º 8, Mozart produziu uma de suas primeiras obras-primas, a
Concert "Jeunehomme" n. No. 9, KV 271. Este livro oferece um grande
avanço na organização do primeiro movimento, também apresenta certas
características atípicas, como a interrupção dramática do piano
orquestral início depois de apenas uma bússola e um meia. O último
concerto que Mozart escreveu em Salzburg foi o famoso concerto n º 10
para dois pianos, KV 365:. Presença do segundo de piano altera a
estrutura "normal" de interação piano orquestra.
Finalmente, nesta fase inicial, pertence um fragmento de um concerto
para piano e violino, KV A056/315f iniciada por Mozart em Mannheim em
novembro 1778 para ser jogado por ele próprio e pelo violinista Ignaz
Franzl. O projeto foi abandonado quando o eleitor Karl Theodor da
Baviera, mudou-se o tribunal e orquestra de Munique.
O primeiro de três concertos vienense
Depois de sua ruptura final em 1781 com o príncipe-arcebispo de
Salzburgo, Hieronymus von Colloredo, Mozart se estabeleceu em Viena como
um músico por conta própria. Os dezessete concertos escritos em Viena
nesta fase são essenciais na produção de Mozart. A primeira instância
composta em seu próprio repertório de concertos públicos e tentou
agradasen a toda a multidão de ouvintes. Cada um dos concertos em Viena é
uma obra-prima única, todos juntos mostrar o melhor Mozart.
Cerca de 18 meses depois que chegou em Viena, no outono de 1782,
Mozart escreveu uma série de três concertos destinados a ser
interpretado por ele em seus concertos por assinatura. Ele escreveu, no
entanto, na primavera do mesmo ano, a substituição rondo finale, KV 382,
de n. º 5, um trabalho que provou ser muito popular. Este grupo de
três concertos foi descrito por Mozart a seu pai em uma famosa carta:
Esta passagem aponta para um importante primeiros concertos de
Mozart: eles foram projetados para entreter o público e não apenas para
satisfazer um impulso artístico.
Esses três shows são muito diferentes de qualquer outro concerto
Mozart: são obras relativamente íntimos, apesar da grandeza falsa do
passado. . Ao n º 12, KV 414 em Lá Maior, o segundo da série, é
particularmente sutil: ele é frequentemente descrito como "tirolesa", e
tem algumas semelhanças com o concerto em Lá Maior, K. 488. . O último
destes três, n º 13, KV 415, é talvez o mais ambicioso da série, que
apresenta o primeiro tema, um militar, um cânone em um começo orquestral
impressionante: o último movimento é considerado o melhor . Como KV
414, é comparado com um concerto mais tarde na mesma tecla, n. No. 21,
KV 467.
As obras de maturidade
O próximo concerto, KV 449 em mi bemol maior, é um link com um
período de grande criatividade que nunca foi superada na produção de
concertos para piano. De fevereiro de 1784 até março de 1786, Mozart
escreveu nada menos que onze obras-primas, e em dezembro 1786 foi com
nenhuma. º 25. O avanço na técnica e na estrutura dos primeiros exemplos
de Viena é marcada desde o primeiro show de sua série mais madura.
Escrito para ser realizada por seu pupilo Barbara Ployer, o concerto é o
primeiro trabalho instrumental de Mozart que mostra a profunda
influência da sua escrita operática. O n. No. 15, KV 450, a seguir
mostra um retorno ao estilo galante cedo. . Pela sua parte, n º 16, KV
451 é uma pequena obra conhecida, e sobre ela há uma diversidade de
opiniões entre alguns pesquisadores atuais: por exemplo, Arthur
Hutchings parece não ter gostado particularmente, embora Girdlestone os
valores muito positivamente. O primeiro movimento é amplamente
"sinfônico" na estrutura e representa mais um passo na interação entre o
piano ea orquestra. Notavelmente, os registros de Mozart que ele
completou apenas uma semana depois de o anterior, KV 450.
Os três concertos seguintes, n. # 17, KV 453, n. # 18, KV 456 e n. #
19, KV 459, podem ser considerados como pertencentes a um mesmo grupo,
já que todos eles compartilham certas características, tal como o mesmo
ritmo no início. A KV 453 foi escrito por Barbara Ployer, e é famoso em
particular para o seu último movimento, embora seja geralmente uma
grande obra. O próximo concerto, em B bemol maior, K. 456, foi pensado
para ter sido escrito para o desempenho em Paris pelo pianista cego
Maria Theresia von Paradis. É um trabalho curto, com um movimento lento
delicada. Finalmente, KV 459, n. º 19, é uma composição de alegre, com
um final emocionante.
Produção concerto de 1785 é caracterizada pelo contraste entre o n. º
20 em D menor, KV 466 e n. No. 21 in C major, KV 467, mais uma vez,
surpreendentemente, escrito no mesmo mês. Estas duas obras, um, o
primeiro concerto escrito inteiramente em um menor de Mozart, uma
composição escura e tempestuosa, ea outra, a natureza otimista, estão
entre as obras mais populares de Mozart produzidos.
O último concerto do
ano, n. º 22 em Mi bemol maior, K. 482, é um pouco menos popular,
provavelmente porque não tem os temas marcantes dos dois primeiros.
Mozart não escreveu cadências para estes concertos.
Mozart conseguiu escrever duas peças no mês de março de 1786.
Primeiro, o n. º 23 em Lá Maior, K. 488, um dos concertos mais
populares, que é conhecido por seu movimento lento pungente em Fá
sustenido menor, o único livro que ele escreveu nesta chave. Ele foi
seguido pelo n º 24, KV 491, que considera seus Hutchings esforço mais
sutil:. Que é um trabalho obscuro e apaixonado, ainda mais
impressionante pela sua contenção clássica, eo movimento final, um
conjunto de variações, é comumente considerado como "sublime". O último
jogo do ano, n. º 25, KV 503, é um dos mais extensos concertos de música
clássica, rivalizando com o Concerto para Piano. º 5 de Ludwig van
Beethoven. A KV 503 foi o último da série regular de concertos que
Mozart escreveu para os seus concertos por assinatura.
Últimos concertos
O trabalho seguinte, n.
No. 26, K. 537, o concerto "Coronation",
concluída em fevereiro de 1788, é possível analisar um concerto menor
para orquestra de câmara. Esta composição foi criticado favoráveis e
desfavoráveis e, apesar de seus problemas estruturais, é um trabalho
popular. Dois fragmentos de concertos para piano KV KV, 537A e 537b, em D
maior e D minor, respectivamente, também foram, provavelmente, começou
neste mês, embora talvez mais cedo. . Finalmente, o último concerto, n º
27, KV 595 foi a primeira obra que Mozart escreveu em seu último ano de
vida: Mozart representa um retorno ao gênero. Sua textura é escassa,
íntima e até mesmo elegíaco.
O conceito de Mozart Piano Concerto
Nas obras de seu período maduro Mozart criou uma concepção única do
concerto para piano, tentando resolver o difícil problema de como deve
ser tratado o material temático da orquestra e do piano. Com exceção dos
concertos sutis n. No. 9, KV 271 e n. º 12, KV 414, os melhores
exemplos de seus shows de maturidade.
Estrutura do primeiro movimento
A forma do primeiro movimento de concertos para piano de Mozart tem
gerado muita discussão. A análise dos concertos para piano de Mozart
executadas por Tovey em seus Ensaios em análise musical tem sido uma
fonte de inspiração para muitos estudos posteriores. Usando a
terminologia de Arthur Hutchings, geralmente consistem das seguintes
seções:
- Prelude.
- Exposição, que termina com um trinado na dominante ou a relativa maior.
- Primeiro ritornello.
- Seção central.
- Recapitulação.
- Ritornelo final.
Esta estrutura é fácil de identificar, ouvindo um concerto,
especialmente desde o fim da exposição ea recapitulação são muitas vezes
marcadas pela presença de trinados.
Isto tem sido tentado corresponder estrutura em forma Sonata, mas com uma exposição dupla, de modo que:
- O prelúdio para a quantidade introdução.
- Exposição equivalente à segunda exposição.
- A secção central de desenvolvimento equivalente.
- A soma sobre a quantidade de acabar ritornello ou recapitulação recapitulação mais coda.
No entanto, embora existam grandes correspondências, esta equação
simples não faz justiça ao mozartiano equema. Por exemplo, o concerto
para piano pode muito bem não incluir um segundo grupo bem definido de
indivíduos no prelúdio, e em particular, sem modulação definitiva para a
dominante nesta seção, como seria de esperar em forma de sonata, mesmo
Mozart se sentiria livre para mudar o sentido de tonalidade em torno
desta e de outras seções. A razão para isto, como Tovey salienta, é que o
efeito do prelúdio é gerar uma sensação de excitação que conduz à
entrada do piano, e isto poderia vir a música em si, e não apenas a
título que tinha o principal. Se impusermos forma sonata completa no
prelúdio, pode levar de forma autónoma, de modo que quando o piano
entra, seria apenas um fato acidental em toda a estruturação. Dito de
outra forma, como Sonata, o primeiro grupo de sujeitos gera uma
expectativa para o segundo grupo, que está ligado, isto tendem a desviar
a atenção e importância para a entrada de efeito de piano, como
observado Tovey, conforme só foi usado por Beethoven.
Por outro lado, no
conceito de Mozart, a entrada do piano é sempre um momento de grande
importância e varia consideravelmente de um show para outro. A única
exceção a esta regra é a intervenção dramática do piano no segundo bar
do concerto "Jeunehomme", que é, no entanto, alta o suficiente para não
perturbar a estrutura geral.
O prelúdio, ao invés de ser um "trote
preliminar" dos temas do show, tem o papel de introduzir e familiarizar o
espectador com o material a ser utilizado nas seções Ritornelo, para
que você experimentar uma sensação de retorno sobre cada um.
Tecnicamente, portanto, as seções Ritornelo deve incluir apenas itens
anteriormente apresentados no prelúdio. Na prática, porém, Mozart
permite-se ocasionalmente ignorar essa regra. Por exemplo, no Concerto
para Piano n º 19., O primeiro ritornello introduz um novo tema, que, no
entanto, desempenha um papel secundário, ligando as atualizações do
primeiro tema.
O prelúdio é sempre rico em material temático, chegando a inserir até
seis ou mais tópicos bem definidos. No entanto, podemos classificar o
show em dois grupos de acordo com o tipo de questões que têm:
- O primeiro grupo é o concietos forma mais popular, como os números 19, 20, 21 e 23, que geralmente têm temas bem marcados.
- No outro grupo, composto por concertos como os números 11, 16, 22 e
27, os temas são menos marcadas, eo efeito geral é de homogeneidade.
Como ele progrediu capacidade de composição de Mozart, estas questões
foram, por vezes, menos strophic na natureza, ou seja, Mozart envolto em
uma forma mais unificada.
Além do material temático ritornello, quase todos os concertos de
Mozart maduros introduzir novo material temático na exposição piano, com
as exceções do maior 488 KV e 537 KV. Hutchings rotulagem reconhece
temas Ritornelo com letras maiúsculas em ordem alfabética e os problemas
de exposição com caratceres minúsculas. A maioria deles são
introduzidos pela primeira vez pelo piano, mas às vezes a orquestra
desempenha este papel. Às vezes, a exposição começa com uma dessas novas
músicas, mas a exposição também pode começar a restaurar um dos temas
do prelúdio.
Afora as questões do prelúdio e exposição, a exposição geralmente
contém várias seções livres em que o piano é brilhante, mas, ao
contrário da concepção popular do concerto para piano, e seu
desenvolvimento durante o século XIX, estas seções exposições não são
apenas vazios, mas breves passagens que se encaixam no esquema geral.
As seções centrais, como em muitas produções de sinfonia de Mozart
são geralmente breves e raramente contêm o tipo de desenvolvimento
associado particularmente Beethoven. Em outras palavras, Mozart
normalmente gera suas seções baralhar, condensando e material temático
de modulação, mas não tomar um tema muito simples e desenvolvê-lo em
novas possibilidades. No entanto, como no caso de todas as
generalizações sobre piano concertos, este pode ser exagerado:. Bem, a
secção central de n º 25, por exemplo, pode ser descrita como um
verdadeiro desenvolvimento, ou concertos, como n º 16., não existe tal
coisa.
Temas de Mozart com astúcia, para que eles se encaixam em várias
maneiras. Apesar dos avanços no prelúdio formal, os indivíduos foram
posteriormente utilizados, por vezes, em ordens diferentes, de modo que o
esboço de um ABCDE prelúdio poderia mais tarde se tornaria ABADA ou
similar. Alguns dos materiais Prelude ritornello não poderia aparecer
mais, ou só no final. Por exemplo, no Concerto para Piano. º 19 em Fá
maior, inciso C não aparece mais uma vez, enquanto o E e F só aparecem
para finalizar o movimento. Esta flexibilidade é particularmente
importante na síntese, mas inicia-se com a restauração de um prelúdio
normal de emissão não é uma simples repetição do mesmo. Ao contrário, o
condensado e varia de modo que o ouvinte não tediosa pela reprodução. O
génio de movimentos maduros de Mozart, por conseguinte, está no facto de
que é capaz de manipular uma massa de material de temática sem
comprometer o conceito de tonalidade, e o ouvinte, ao invés de ter a
impressão de que o gravador está " mexer "com todas as questões,
sente-se que Mozart realmente usa" arte para esconder a arte ".
Outro aspecto de grande importância é a interação entre o piano ea
orquestra. Nos primeiros shows, como n. No. 13 in C major, bem como
concertos para dois e três pianos, a interação entre eles é muito
pequena, mas os concertos mais tarde desenvolver as delicadas relações
entre eles em um alto grau, para exemplo, no n. No. 16, KV 451. Seus
últimos shows realmente poderia ser descrito como concertos de "Piano e
Orquestra" concertos em vez de "piano" do século XIX.
Porque Mozart estava desenvolvendo a forma de seus shows, enquanto
ele escreveu, sem seguir qualquer "regra" preconcebido, muitos dos
concertos violar uma ou outra das generalizações acima. Por exemplo, a
488 KV em mais nenhum novo material na exposição, e simplesmente repete o
material prelúdio, na verdade, funde-se o primeiro ritornello ea seção
do meio, assim como a KV 449 em mi bemol maior. Em vários de seus
últimos concertos, sem dúvida, introduzir novo material nas alegadas
seções Ritornelo, como em 459 KV, 488 KV e 491 KV, ou, nas seções
centrais.
Estrutura Segundo movimento
Segundo movimentos de Mozart são variadas, mas em geral podem ser
classificados em várias categorias. A maioria deles são marcados
andante, mas pelo menos no caso da maior concerto, Mozart marcou o
segundo movimento como Adagio, presumivelmente para acentuar a sua
natureza com alma. Em vez disso, o movimento lento do concerto alegre. º
19 em Fá Maior é marcada Allegretto, de acordo com o caráter de todo o
concerto. Hutchings dá a seguinte lista de tipos de movimento:
KV 175: Sonata Form
KV 238: Aria-sonata
KV 242: Sonata Form
KV 246: Aria
KV 271: Aria
KV 365: Diálogo binário
KV 413: Aria strophic binário
KV 414: Aria strophic binário
KV 415: Ternary com coda Form
KV 449: Ternary com coda Form
KV 450: Variações com coda
KV 451: Rondo
KV 453: Aria
KV 456: Variações
KV 459: Sonata Form
KV 466: Romanza
KV 467: Irregular
KV 482: Variações
KV 488: Sonata Form
KV 491: Romanza
KV 503: forma sonata sem desenvolvimento
KV 537: Romanza
KV 595: Romanza
Cuthbert Girdlestone considera os movimentos lentos de concertos para
piano de Mozart são classificados em cinco grupos principais:
"galantes", "romantico", "sonho", "meditação" e "menor".
Esructura o terceiro movimento
Movimentos terceiro Mozart são geralmente sob a forma de um rondo,
estrutura leve e comum no tempo. No entanto, dois da sua extremidade o
mais importante, a 453 KV, 491 KV e estão sob a forma de variações e, em
ambos os processos são considerados como o melhor dos dois. Além disso,
três concertos, 450 KV, 451 KV e 467 KV pode ser considerado como forma
rondo-Sonata, com o segundo tema modulando a maior dominante ou
parente.
No entanto, a estrutura simples
refrão-episódio-refrão-episódio-refrão de um rondo não escapa a atenção
de Mozart. A dificuldade com a estrutura típica Mozart Rondo reside no
facto de que, por natureza, é estrófica, id est, a estrutura está
dividido em série de secções diferenciadas e altamente diferente. No
entanto, uma tal estrutura não se presta para a criação de uma unidade
global na circulação, de modo Mozart tenta várias possibilidades para
tentar ultrapassar este problema. Por exemplo, você pode inventar
primeiros temas complexos, contrapontística tratá-los, ou rítmica e
variar o tema em si. Em geral, o terceiro movimento do concerto de piano
de Mozart são tão variadas quanto o primeiro, e seu relacionamento com
um rondo é tão estreita que possui uma primeira melodia retorna.
Considerações sobre a Interpretação
A interpretação dos concertos de Mozart se tornou um tema de grande
interesse nos últimos anos, com muitos aspectos a considerar, como o
tamanho da orquestra e sua instrumentação, as cadências, o papel do
solista e do continuum, e improvisação da parte de piano, que estão em
discussão hoje.
Orquestra
Mozart concertos foram jogados na vida do compositor em uma variedade
de arranjos, e, certamente, a orquestra disponíveis variam de um lugar
para outro, o condicionamento, sem dúvida, a interpretação. As obras
mais profundas, por exemplo, 413 KV, 414 KV ou 415 KV, eram ideais para a
implementação de alguma amante de música de salão aristocrático: o
próprio Mozart anunciado como uma possível interpretação quattro, id
est, com um quarteto de cordas que acompanha o piano.
Em espaços maiores, como salas ou teatros, você pode usar modelos de
grandes orquestras, o que era uma exigência para concertos com
instrumentação mais rica, como KV 503. Em particular, concertos
posteriores têm uma seção de vento de metal é absolutamente integrado na
música. Um anuário 1782 do Burgtheater, em Viena, sugere que, para o
teatro, havia trinta e cinco membros da orquestra, por exemplo, seis
entradas e seis violinos, quatro violas, três violoncelos, contrabaixos,
três pares de flautas, clarinetes , oboés e fagotes, trompas e
trompetes e tímpanos.
Piano
Todos os concertos de Mozart maduros foram escritas para piano e
cravo. Seus primeiros esforços no gênero desde meados da década de 1760
foram, presumivelmente, para cravo, mas Nathan Broder mostrou em 1941
que o próprio Mozart não usar o cravo para qualquer concerto do n. º 12
em diante. Embora os primeiros pianos vienenses eram, em geral,
instrumentos bastante inferiores, as fortepianos feitas pelo amigo de
Mozart, Johann Andreas Stein e Anton Walter, instrumentos muito admirado
pelo compositor, eram muito mais adequado para fins de Mozart. Claro,
fortepianos instrumentos da época eram muito mais silencioso do que o
piano moderno grande fila, de modo que o equilíbrio entre a orquestra eo
solista é dificilmente reprodutível em instrumentos existentes,
especialmente quando se utiliza pequenas orquestras. O aumento do
interesse em "interpretação autêntica" nas últimas décadas, reavivou, no
entanto, usar o pianoforte, existem atualmente algumas gravações com
uma reconstrução aproximada som de Mozart se poderia esperar.
Papel Contínuo
Parece provável, embora não absolutamente certo, que o piano poderia
ter mantido seu velho papel de continuo em tutti orquestrais concertos, e
possivelmente também em outras partes mozartianas. Que essa era a
intenção de Mozart é seduzido por várias linhas de evidência:
Em primeiro lugar, a parte de piano está localizado na parte
inferior da autógrafos do arranjo, em vez de no meio, como na pontuação
modernas.
Em segundo lugar, Mozart escreveu "amarelo" na parte inferior do
pessoal da parte de piano no tutti, o que implica que a mão esquerda
deve tocar a parte do baixo. Às vezes, essa baixa foi contínua por
exemplo, nos concertos inaugurais números Artaria 11-13 eo próprio
Mozart e seu pai acrescentou figuração para alguns dos concertos, como a
terceira parte de piano n. º 7 para três pianos, e n. # 8, onde Mozart
ainda tem que ajustar a configuração.
Além disso, este ponto de vista não é completamente aceita. Charles
Rosen, por exemplo, acredita que a principal característica do concerto
para piano é o contraste entre o solo, acompanhado e seções tutti, e
este drama psicológico poderia ter sido arruinado se o piano de forma
eficaz tocou o tempo todo, ainda que de forma discreta. Em apoio a esta
questão, Rosen argumenta que o basso continuo publicado no n. º 13 foi
um erro que não deve ser um Mozart, que a configuração presente no n º
8. Tinha sido concebido por Mozart para orquestras de empregar muito
reduzida, e que a instrução "NCC" foi para fins de entrada. No entanto,
outros estudiosos, entre os quais mencionou Robert D. Levin, têm
argumentado que a verdadeira maneira estes concertos foram tocados por
Mozart e seus contemporâneos poderia ter sido ainda muito mais
ornamentado do que os acordes sugerido pela figuração. Um lugar que é
muito comum para incorporar o piano para a orquestra está em fase de
fechamento após a cadência, onde a orquestra toca sozinho até o fim,
mas, na prática, os pianistas costumam acompanhar a orquestra.
Para o melhor da prática atual, a questão é complicada pela grande
variedade que existe hoje em instrumentação. Os fortepianos primitivos
produzido um som mais "orquestra", que foi acoplada sem problemas na
parte de trás da orquestra, tão discreta parte continuo poderia ter
fortalecido a produção de som orquestra foi prejudicado sem estrutura
própria ritornélica os conicertos para piano de Mozart. Além disso, as
interpretações atuais do tempo também foi o solista dirigiese orquestra
que Mozart provavelmente, acrescentando assim a continuidade pode ter
ajudado a manter ENRE coesão dos membros da orquestra. Finalmente, deve
notar-se que a grande maioria dos desempenhos de Mozart piano concertos
são actualmente vivo, em vez de nos estúdios de gravação, o que está
favorecendo o som do piano, e daí a interpretação da parte contínua do
solista nas gravações pode ser demasiado intrusiva e óbvia para muitos
gostos.
No entanto, a interpretação do continuum vem se recuperando gravações
timidamente modernos com pianoforte. Esta iniciativa tem tido algum
sucesso na maioria dos casos, ou pelo menos, não foi detectado qualquer
intrusão.
Cadências
A fama de Mozart como improvisador levou muitos pesquisadores a
acreditar que as cadências e Eingänge foram em grande parte o resultado
de suas próprias improvisações durante a interpretação dos concertos. No
entanto, contra isso, pode-se argumentar que os próprios cadências de
Mozart são preservadas na maioria dos shows, e pode ter existido em
outros.
Por outro lado, as cadências não foram fornecidos às editoras como
parte do conjunto e, certamente, poderia ser esperado que outros
pianists tinha desde que o seu próprio. Desta forma, opinião é
fortemente dividido, com especialistas, incluindo Arthur Hutchings, que
defendem o uso de suas cadências de Mozart quando estes estão
disponíveis, e se não houver, usar aqueles que melhor combinar com o
estilo de Mozart, especialmente no que diz respeito à extensão. . Os
tipos de problemas que existem são exemplificados pelas cadências
escritas pelo jovem Ludwig van Beethoven para
Mozart Piano Concerto
n º 20 em D menor, não tem próprias cadências de Mozart; Hutchings
reclama que, apesar de estas cadências são a melhor opção disponível, o
gênio de Beethoven brilha sobre eles e, conseqüentemente, torna-se uma
"peça dentro de uma peça", que tende a desviar a atenção da unidade do
movimento como um todo.
Hoje, ele mantém as cadências Mozart escreveu para si quinze de seus
concertos, a maioria deles pertencente ao seu local de paragem de
maturidade. Além daqueles incluídos na lista abaixo, parece que houve
com toda a probabilidade as cadências de concertos números 20 e 21,
perdeu hoje.
- # 5: duas versões para cada um dos dois primeiros movimentos.
- # 8: dois para o primeiro movimento, três para o segundo.
- # 9: duas para cada movimento.
- # 10: para o primeiro e segundo movimentos.
- # 11: para o primeiro e segundo movimentos.
- # 5: para todos os movimentos, dois para o segundo.
- # 12: para todos os movimentos.
- # 14: para o primeiro movimento.
- # 15: para o primeiro e terceiro movimentos.
- # 16: para os primeiro e terceiro movimentos.
- # 17: dois para o primeiro e segundo movimentos.
- # 18: dois para o primeiro movimento, um para o terceiro.
- # 19: para o primeiro e terceiro movimentos.
- # 23: para o primeiro movimento.
- # 27: para o primeiro e terceiro movimentos.
Improvisação
Talvez o aspecto mais controverso dos concertos é o fato de que
Mozart pode ter embelezado a parte de piano em tempo real no decorrer de
uma interpretação do que está escrito na partitura. Própria capacidade
de Mozart para improvisar era famoso em seu tempo, e por vezes chegou a
jogar a partir de partes de piano muito esquematizados na pontuação.
Além disso, existem várias partes "vazio" em dezenas de concertos que
levaram à sugestão de que eles tinham a intenção de sugerir aos
ornamentos improvisação do intérprete nesses pontos, sendo a mais
proeminente no final do segundo movimento na F bemol menor Concerto de
piano n. No. 23 em Lá Maior, KV 488. A evidência do manuscrito que
sugeriu tal ornamentação realmente deveria ter sido improvisado.
Em 1840, os irmãos Karl e Philipp Heinrich Anton Hoffmann publicado
prova disso. Ambos tinham ouvido uma das interpretações que Mozart tinha
realizado dois de seus shows, n. º 19 e n. º 26, em Frankfurt am Main
em 1790. Karl Philip afirmou que Mozart realizou seus movimentos lentos
"com ternura e bom gosto, às vezes de uma maneira e, por vezes, o outro,
de acordo com a inspiração do seu gênio em todos os momentos", e,
posteriormente, publicado em 1803, as versões ornamentadas movimentos
lentos de seis dos últimos concertos de Mozart.
O próprio Mozart escreveu a sua irmã em 1784 admitindo que ele tinha
perdido uma parte do movimento lento da KV 451, e um fragmento embelezou
a passagem em questão está atualmente na Abadia de St. Peter, em
Salzburgo, provavelmente a parte que ele tinha enviado para a irmã.
Mozart também escreveu versões ornamentadas de algumas de suas
sonatas para piano, incluindo Dürnitz Sonata KV 284/205b, o movimento
lento da KV 332/300k, eo movimento lento de 457 KV. Em todas estas
obras, ornamentos aparecer nas primeiras edições publicadas sob a
supervisão de Mozart, o que sugere que elas podem representar exemplos
de ornamentação para os menos experientes pianistas siguiesen.
Assim, a existência destas adições de próprio punho, de Mozart, e
algumas outras versões ornamentadas publicados no início do século XIX
sugerem que o que se espera a partir da interpretação de tais shows,
especialmente os movimentos de curto, foi a ornamentação da se de acordo
com o gosto e habilidade do intérprete, de modo que as versões
comumente ouvidas atualmente não refletir com precisão absoluta o que os
ouvintes experimentaram tais obras no momento.
Avaliação e apresentador
O desenvolvimento por Mozart
Piano Concerto
feito inquérito que conduziu a uma forma complexa que nunca foi
superada: dos compositores posteriores Johannes Brahms só realmente
prestou atenção ao seu classicismo, conforme expresso na estrutura
formal dessas obras.
O seu valor musical e popularidade, naturalmente grande, não devido à
sua estrutura formal, mas o seu conteúdo musical. Os concertos para
piano de Mozart mostrar passagens transição segura, modulações,
dissonâncias, napolitano sexta acordes e atrasos a jusante. Essa
habilidade, combinada com um domínio completo dos recursos orquestrais,
em particular, dos instrumentos de sopro em concerto mais tarde lhe
permitiu criar uma enorme gama de emoções, a partir do caráter da final
ópera cômica KV 453, de o estado de sonho do famoso Andante KV 467, ou a
expansividade majestoso de seu Concerto "Imperador", KV 503. O próprio
Mozart grande importância para os concertos, alguns dos quais ele
cuidadosamente. Por exemplo, o n. º 23 foi publicado postumamente, eo
placar foi mantido por sua família e um pequeno círculo de amigos que
ligaram explicitamente não lhe dado a outros.
As qualidades dos concertos para piano, embora por algum tempo
desvalorizado, voltaram a recuperar a estima pública nos últimos 50
anos, e uma longa lista de famosos compositores que escreveram cadências
para concertos endossar esse fato. Sem dúvida, Beethoven ficou
impressionado com estes concertos:. Seu Concerto para Piano n º 3 é
claramente inspirado no n º 24 de Mozart, e seu concerto em plena
produção tem como ponto de partida mozartianas concepções..
Apesar de sua popularidade, concertos para piano de Mozart não são
sem detratores. Mesmo entre os shows de sua fase de maturidade
composicional, há exemplos de movimentos que poderiam ser atribuídos a
não ficar aquém de seu gênio criativo. Isto é especialmente verdadeiro
para alguns movimentos recentes, os quais podem ser demasiado pequena
para o equilíbrio do conteúdo dramático dos dois outros movimentos, tais
como o último movimento de n. # 16. Girdlestone considerou que mesmo os
movimentos mais famosos, como o último movimento de n. # 23, não
resolver satisfatoriamente os problemas estruturais inerentes à forma
rondó, afirmando que não foi até o último movimento da Sinfonia
"Júpiter", quando Mozart foi capaz de produzir um último movimento muito
grande.
Da mesma forma, alguns foram considerados movimentos lentos, às
vezes, repetitivo. Este ponto de vista sobre romanzas Hutchings em
geral, e do n º 20, em particular., Uma avaliação foi posteriormente
discutida por Grayson.
Atualmente, pelo menos três dos concertos para piano de Mozart estão
entre as obras mais gravadas e populares do repertório clássico, ea
liberação de várias gravações de shows completos, entre os quais se
destaca a casa Philips e Naxos, permitiu que alguns dos concertos menos
conhecidos têm aumentado sua popularidade.
Localização dos escores de autógrafos
As pontuações de autógrafos de Mozart concertos nas mãos de sua viúva
após a morte do compositor, foram disponibilizados para o editor Johann
Anton André em 1799, e muitos deles foram para as coleções da
Biblioteca Pública do Estado da Prússia em Berlim em 1873 . Outros
autógrafos aquisição pelo arqueólogo, filólogo e compositor alemão Otto
Jahn, que a adquiriu em 1869. Uma parte da coleção de André mãos
privadas estava circulando por um longo tempo, até 1948, quando
Hutchings compilou o paradeiro dos autógrafos, dois deles estavam em
posse da família Wittgenstein, em Viena, enquanto o n. º 5 pertencia a
F. A. Grassnick em Berlim e no n. º 26 foi D. N. Heinemann, em Bruxelas,
o resto foi espalhada por vários museus.
No entanto, nos últimos 50 anos, todas as pontuações de autógrafos
existentes foram levados para diferentes bibliotecas. A coleção de
autógrafos do Estado prussiano Biblioteca foi totalmente evacuado
durante a Segunda Guerra Mundial para a frente oriental, onde perdeu a
trilha, dando-o como desaparecido até a década de 1970: então, esses
valores reapareceu na Polônia e, no momento, estão na biblioteca da
Universidade Jagiellonian em Cracóvia. Eles vieram à tona várias cópias
usadas por Mozart e sua família.
Fontes:
Publicado em 15/05/2013- Licença padrão do YouTube
for more long beautiful Classical Music arrangements!
http://emaxilab.com/enciclopedia/article_3154.html
Sejam felizes todos os seres.Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.