sábado, 10 de setembro de 2011

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

MANIFESTO PARA A NOOSFERA



* Livro: José Argüelles. 

Manifesto para a Noosfera: 

O próximo estágio na evolução da consciência humana. Edições Evolver / Livros do Atlântico Norte de 2011.Este livro do recentemente falecido José Arguelles será publicado em outubro deste ano.Reality Sandwich  pré-publicação deste trecho da introdução. por José Arguelles:

"Precisamos ampliar nossa abordagem para incluir a formação acontecendo diante dos nossos olhos ... de uma determinada entidade biológica, como nunca existiu no crescimento de terra, fora e acima da Biosfera, uma camada adicional de planetário, um envelope de substância pensante, a qual, por razões de conveniência e simetria, tenho dado o nome da Noosfera. Pierre Teilhard de Chardin, o futuro do homem Manifesto para a Noosfera é o resultado de quarenta anos de estudo, contemplação, de investigação e síntese. 

Enquanto a noosfera pode estar além do alcance da ciência convencional, é uma intuição profunda e generalizada que tomou conta da mente dos cientistas, filósofos, poetas e artistas desde o conceito surgiu pela primeira vez em 1926.É um conceito evolutivo postuladas por estudos em ambos os biogeoquímica e paleontologia. É um paradigma completamente os sistemas que mescla profecia e análise das tendências atuais do mundo. É uma percepção de que a transformação da biosfera é inevitavelmente levando a uma nova época geológica e ciclo evolutivo, e é devido ao impacto do pensamento humano sobre o ambiente que esta nova era - a noosfera - está amanhecendo.

A "noosfera", termo que se refere à bainha mental ou envelope de pensamento que envolve a Terra, é derivado do nous, palavra grega para "espírito." O pressentimento da noosfera plenamente desperta em mim em 1969, ao ver toda a Terra a partir de espaço na televisão. Logo depois, eu organizei a primeira Whole Earth Festival, e junto com meus alunos na Universidade da Califórnia, Davis, que transformou o pátio central do campus para a "aldeia global" - todos na expectativa do primeiro Dia da Terra programada para ocorrer um mês depois, em 22 de abril de 1970.

Ao mesmo tempo eu tinha uma correspondência profícua com R. Buckminster Fuller,que primeiro me sugeriu a presença de um sistema de armazenagem e recuperação existentes como uma espécie de campo psíquico ou pensamento cinturão ao redor do planeta. Foi por este meio, Bucky me escreveu, que ele poderia conversar com os filósofos pré-socráticos enquanto passeava pela praia.A Primeira Whole Earth Festival despertou o interesse do filósofo e astrólogo planetária Dane Rudhyar, cujo livro O planetarização da Consciência (1970) tinha acabado de ser  publicado. 

A calorosa amizade imediatamente se seguiu, e entre outras coisas, Rudhyar me expôs o trabalho da Universidade de Pittsburgh físico Oliver Reiser. Em sua obra monumental, Cosmic Humanismo (1966), Reiser propõe uma visão da noosfera como consistindo de um campo psi e entre em ressonância com os dois cinturões de radiação definindo o campo eletromagnético da Terra. 

O campo psi, um DNA-informado "WorldSensorium", hipótese ainda Reiser, consiste em duas metades - um oriental (intuitiva) e Oeste (analítica) - que funcionam holonomicamente como os dois hemisférios do cérebro humano



Li

Fonte:
"*Texto Traduzido pela Ferramenta Tradutora do Google.
*Fonte do Original em Inglês:http://blog.p2pfoundation.net/jose-arguelles-manifesto-for-the-noosphere/2011/04/26
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

A OBRA DE TEILHARD DE CHARDIN



A obra de Teilhard de Chardin

Por Ana Lucia Santana
O jesuíta, teólogo, filósofo e paleontólogo francês Pierre de Teilhard de Chardin  nasceu na comuna de Orcines, no dia 1 de maio de 1881. 
Ele tentou, em sua época, realizar um feito então quase impossível, e até hoje difícil de se concretizar, conciliar as visões científica e teológica por meio de suas publicações.
 

Este empreendimento, porém, custou-lhe incompreensão e intolerância de ambas as partes, pois nem a ciência via com bons olhos seus escritos, acusando-o de defender um ponto de vista místico, assim como a instituição católica o discriminava, impedindo-o de dar aulas e de lançar seus trabalhos teológicos.

Chardin constituiu sua espiritualidade a partir dos ensinamentos de Inácio de Loyola na ordem que escolheu para seguir o sacerdócio, e esta escolha marcaria essencialmente sua forma de interagir com a era moderna. Mas o núcleo de sua teologia seria definido por seu encontro com a mística desenvolvida por Paulo de Tarso, estruturada em torno do ‘ser em Cristo’ e do Messias cósmico. Através deste discurso pauliniano ele constrói seu próprio mistério cristão.

A árdua trilha percorrida por Teilhard 
passa necessariamente por essas referências teológicas; 
somente com este instrumental ele pode enfrentar 
o inóspito território pós-moderno 
em sua procura de Deus. 

Sua formação científica no campo da geopaleontologia lhe fornecia as bases fundamentais para a compreensão do desenvolvimento planetário e da humanidade.

Por outro lado, sua vivência religiosa lhe propiciava a clara ciência de que é imprescindível a construção de uma espécie de metacristianismo, pois esta esfera cumpriria seu papel nos esforços para a preservação do Planeta e do ser humano. 

Ele via a evolução como um processo que se desenrola desde o estágio caótico do Universo até a emersão da consciência humana no Globo terrestre, a qual precede o momento da Noogênese, quando todos os pensamentos irradiados por uma mente humana desenvolvida constituirão uma tessitura inteligente única. Neste momento um estrato a mais envolverá o Planeta, a Noosfera.

Para Teilhard, um fio condutor interior
à matéria conduz este mecanismo evolutivo
rumo a um centro de convergência: 
o Ponto Ômega. 

Neste sentido, pode-se dizer que seu pensamento é panenteísta, já que ele crê em todo o Cosmos abrigado em Deus, mas a divindade transcende tudo que engloba, sem, porém, se despojar do sentido de unidade. Esta concepção difere, em alguns pontos, do Panteísmo, filosofia segundo a qual o Criador e o Universo se ajustam completamente.


A teoria de Teilhard é elaborada justamente sobre o ponto em que se cruzam o ancestral cosmologismo e a concepção contemporânea de fenômeno. Ou seja, o Universo de Galileu se desnuda diante de todos que desejam desvendar seus códigos, mas isso não é possível sem a contribuição do pensamento científico da modernidade, o qual passa necessariamente pelo âmbito empírico, instrumento essencial para se decifrar a Natureza.

Assim, lado a lado vê-se o mundo 
enquanto evento fenomênico e a Ciência 
como chave do entendimento deste universo.


Fonte:
CLFC.PUC -InfoEscola
http://www.clfc.puc-rio.br/pdf/fc12.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teilhard_de_Chardin
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.