quinta-feira, 13 de junho de 2013

Bach - BELO Organ Works - DVD1.avi





Bach - Organ Works - DVD1.avi 

Primera parte de Grandes Obras para órgano de Johann Sebastian Bach, interpretadas por Hans-André Stamm. 


 Li-Sol-30
Caballerito de Arratia  
Enviado em 30/05/2011
Sejam felizes todos os seres.Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

CANTO GREGORIANO



Coral Gregoriano de Belo Horizonte

Parte da filmagem feita pela Rede Minas de Televisão, em 1999, para divulgação do CD Rorate, lançado pelo Coral Gregoriano de Belo Horizonte. A filmagem foi na Igreja de São José, em Belo Horizonte, e ainda não tinha sido editada para ir ao ar. As músicas cantadas foram: Agnus Dei VIII, da Missa de Angelis, Alma redemptoris mater e Homo quidam. 




 Ofertório 

CORAL GREGORIANO DE BELO HORIZONTE
 
O Coral Gregoriano de Belo Horizonte foi fundado no dia 19 de março de 1990, no Centro Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, em Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, sendo a primeira turma composta de 38 pessoas (homens e mulheres), devendo-se destacar que, dos homens, a maioria era de ex-seminaristas que já haviam tido contato com a música gregoriana nos seus tempos de colégio. O coral é um dos raros grupos no Brasil que canta, exclusivamente, em gregoriano.
 
A criação do coral e do curso de canto gregoriano foi uma iniciativa do padre Nereu de Castro Teixeira no sentido de resgatar e manter vivo o mais antigo repertório da Igreja Católica e surgiu de um questionamento de seus familiares que não se conformavam pelo fato dele ser um dos maiores conhecedores deste gênero musical no Brasil e não ter a oportunidade de transmitir os seus conhecimentos para outras pessoas, razão pela qual o mesmo resolveu formar um coral e um curso de canto gregoriano. 

O grupo conta com 19 componentes, sendo que 4 deles estão desde o início das atividades do coral. Os participantes do coral em 2011 são:

Homens: Altair de Almeida Costa, Antônio Correa Neto, Ely de Oliveira, Flávio de Ligório, José da Silva Araújo, José Lembi de Freitas Viana, Olímpio Soares Aranha e Paulo Maurício de Aguiar Botelho.

Mulheres: Ana Lúcia Deister, Betty Ramos Pereira, Carla Macedo Nogueira, Dulce Lima, Emília de Castro Machado, Ivone Aranha, Maria das Dores Faustina Lage (regente), Natelze Ribeiro de C. Resende, Neide Giarolla Lopes, Selma Ferreira Fabrini e Zélia de Carvalho.
Pela particularidade da música gregoriana, o coral se apresenta, basicamente, em celebrações litúrgicas (missas) e, esporadicamente, em outros eventos com o objetivo de divulgar a música gregoriana; sendo suas apresentações paróquias, igrejas e outras entidades.

Além de cantar em várias missas em Belo Horizonte, o coral já participou de celebrações nas seguintes cidades do estado de Minas Gerais: Caeté, Campo Belo, Congonhas, Juiz de Fora (V Festival Internacional de Música Antiga e Música Colonial Brasileira), Lavras (1º Festival de Coros da Fundação Abraão Kasinski - FAK), Mariana, Ouro Preto, Santa Luzia, São João del Rei e em Barretos, no estado de São Paulo, na missa de Ação de Graças pelo aniversário do Dr. João Monteiro Filho, fundador da Rede Vida de Televisão, e Cabo Frio, no estado do Rio de Janeiro, e como parte das comemorações dos 10 anos de atividades, o coral cantou uma missa com os monges do Mosteiro de São Bento, na cidade do Rio de Janeiro. 

Os ensaios do coral são realizados às terças-feiras, das 19h00 às 20h30m, na UMEI Delfim Moreira, na Rua Espírito Santo, 890. Nos ensaios e celebrações o coral utiliza o "Repertório de Canto Gregoriano", manual de circulação interna, contendo 141 músicas extraídas do Antiphonale Monasticum, Cantus Selecti, Graduale, Graduale Romanum, Liber Cantualis, Liber Hymnarius e Liber Usualis.

Se você mora em Belo Horizonte e gosta de canto gregoriano venha fazer parte do nosso coral e aprenda a cantar a beleza da música gregoriana.

O coral canta todo 3º domingo de cada mês, na missa das 9 horas da manhã, na Capela do Colégio Arnaldo, na Rua Ceará, esquina de Avenida Carandaí, no bairro Funcionários. Informações: Tel.: 31-9955-4246.




Mosteiro de São Bento de São Paulo (Abadia de Nossa Senhora da Assunção), local onde estas gravações foram realizadas. Você pode conhecer a história do mosteiro, que já comemorou seus 400 anos de fundação, além de apreciar e conhecer detalhes sobre algumas das obras de arte sacra ali existentes; aproveite e conheça também o Colégio de São Bento. Veja também o "site" do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, com páginas de espiritualidade, doutrina e muitas outras conexões interessantes.

 Na Abadia de Nossa Senhora de São Bernardo, dos cistercienses de São José do Rio Pardo, no interior de São Paulo, você também pode participar da missa e vésperas, incluindo canto gregoriano (transmitido até pelo rádio). Em Minas Gerais encontra-se o Coral Gregoriano de Belo Horizonte, cuja página traz informações sobre o canto, dezenas de links para sites nacionais (incluindo outros corais) e estrangeiros, além de poder ouvir algumas faixas do CD do coral e obter informações do Curso de Canto Gregoriano. 

Mosteiro de São Pedro de Solesmes, na França (em francês e em inglês). Solesmes é, entre outras coisas, um grande centro de estudo e difusão do canto gregoriano. Neste site há ainda informações sobre diversos livros e discos de canto gregoriano. Os CDs e cassetes de canto gregoriano de Solesmes podem ser encontrados nas Edições Paulinas ou na Paulus de sua cidade, ou em seu representante! 

Para acompanhar estes cantos pelas partituras, uma explicação sobre a "notação quadrada" (por causa do formato das notas) é uma boa ajuda. Em inglês, mas há ilustrações comparando a notação quadrada com a partitura moderna (pentagrama). Antes porém de surgirem as partituras havia outras notações, empregradas para ajudar a memória dos cantores - pois os cantos eram aprendidos de memória, ao longo de anos - como se pode ver em português - no site "Plainchant Homepage" de Willy Schuyesmans (procure em "the music" e depois em "the neumes" - também disponível em versão francesa). 

Neste bonito site você ainda encontra um resumo da história do canto gregoriano, e muitas outras informações interessantes. O interesse por estas notações antigas, ditas paleográficas, é coisa de difusão relativamente recente, graças principalmente às importantes descobertas de Dom Eugène Cardine, osb; o estudo destas notações (semiologia) permite que se cante o gregoriano como em suas origens, pois elas trazem nuances e sutilezas que foram perdidas na notação quadrada...

Conhecendo um pouco a história do Canto Gregoriano, assim como de ordens religiosas bastante antigas, não é de se estranhar o aparecimento de cantos diferentes do gregoriano "autêntico"; isto pode ser entendido vendo a página "Norbertine Gregorian Chant", que resume a história dos cantos (gregoriano e norbertino), seu valor litúrgico e a restauração do canto permitida pelo estudo dos neumas. Richard Lee tem uma página com muitos links sobre canto gregoriano, vale a pena conferir seu conteúdo, em inglês. Por fim, uma outra página com diversos links interessantes é a "The Gregorian Chant Home Page" criada por Peter Jeffery, provavelmente uma das primeiras páginas dedicadas ao canto disponíveis na rede. 

Para conhecer um pouco mais a respeito da liturgia, tanto do rito de São Pio V (Tridentina) quanto do Papa Paulo VI (Novus Ordo), veja as informações disponíveis em "The Catholic Liturgical Library" (em inglês). Há aí um comentário muito interessante sobre a participação dos fiés na Missa - o que inclui o cantar nos momentos assim determinados. 

Aos interessados (e eventualmente participantes) nas celebrações tridentinas, no entanto, muita cautela, pois os promotores das Missas Tridentinas que estão ligados à "Fraternidade Sacerdotal São Pio X" (em francês Fraternité Sacerdotale Saint Pie X, FSSPX), seguidores de Marcel Lefebvre, são cismáticos, não obstante o que eles digam ou procurem apresentar em contrário! A respeito deste cisma, vejam o texto da carta Ecclesia Dei e informações complementares no site oficial do Vaticano, e um primeiro artigo sobre Lefebvre e seu cisma

Com grande alegria, desde o dia 18 de janeiro de 2002, acabou o cisma da ex-União Sacerdotal São João Batista Maria Vianney, agora Administração Apostólica Pessoal S. João Maria Vianney, que retorna à comunhão eclesial após 20 anos de separação - porém reitero o pedido de atenção, pois ainda há capelas e mosteiros ligados à "Fraternidade Sacerdotal São Pio X", cismática, fundada por Lefebvre. Mais esclarecimentos neste site e links para informações em outros sites virão oportunamente; enquanto isso, lembremo-nos das palavras de Jesus em Mt. 16, 18.19:

 "Pois eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra construirei minha igreja, e o império da morte não a vencerá. A ti darei as chaves do reino de Deus: o que atares na terra ficará atado no céu; o que desatares na terra dicará desatado no céu" e do "apascenta as minhas ovelhas" (Jo. 21,16), 

e rezemos para que todas as ovelhas desgarradas do rebanho possam voltar o quanto antes ao redil do Mestre, sob a tutela do sucessor de Pedro. Seja esta nossa Fé, nossa fidelidade a Cristo e à Igreja que ele assim quis fundar. Não se confunda a FSSPX, cismática, com a FSSP, Fraternitas Sacerdotalis Sancti Petri, ou Fraternidade Sacerdotal São Pedro, pois esta última não é cismática, apesar de a sigla ser parecida e poder causar confusão. 

Alguns sites dos mais diversos países têm cópias ou têm links para alguns dos cantos que estão neste site. Um deles, dedicado à Idade Média, é o "The Middle Ages Online", aonde há uma breve página falando da música naquele período.  

Para mais informações sobre canto gregoriano - conexões (links) recomendadas: Voltar à página inicial.

Se você deseja mais informações,
 ou tem interesse em participar de uma missa cantada em gregoriano, 
não deixe de verificar nos mosteiros ou sites abaixo! 

atualização: 25/3/2005 (anterior: 2/3/2005 ) 

Conheça a história do coral nesta página:
 www.gregoriano.org.brO CD pode ser ouvido neste endereço:

Fonte:
Publicado em 11/06/2012- Licença padrão do YouTube
 http://www.christusrex.org/www2/cantgreg/info_links.html
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres. 
Sejam abençoados todos os seres.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

A ARTE DA GUERRA por SUN TZU




A arte da guerra por Sun Tzu

Escrito no séc. IV a.C., há cerca de 2.500 anos, por Sun Tzu, um general e estratéga chinês, o livro "Arte da Guerra" continua ainda hoje a ser admirado como fonte de ensinamentos na área da estratégia. De facto, muitos consideram "A Arte da Guerra" como a origem do próprio conceito de estratégia. 

Apesar de ser um tratado puramente militar, os conselhos e ensinamentos de Sun Tzu são perfeitamente adaptáveis ao mundo das empresas e dos negócios; basta para isso olhar para a concorrência como o inimigo e para o mercado como o campo de batalha.
leia o livro aqui!
https://docs.google.com/file/d/0BzL8C...



 Li-Sol-30

 Enviado em 29/04/2011- Licença padrão do YouTube

segunda-feira, 10 de junho de 2013

MOZART - A FLAUTA MÁGICA -Trollflojten -Ingmar Bergman - 2:09:18



W.A.Mozart - Trollflojten -La Flauta Mágica

Ingmar Bergman 
 
 Ópera completa - 2:09:18

Opera completa subtitulada en español, 
dirigida por Ingmar Bergman.


http://musashimedia.blogspot.com.es/
siguenos en faceboock
https://www.facebook.com/pages/Musash...

Fer Lagarto Fer Lagarto·27 vídeos
Publicado em 01/09/2012- Licença padrão do YouTube