Gustav Mahler - Symphony Nº 5 in C sharp minor, 1901-02.
Wiener Philharmoniker, Vienna Philharmonic, Leonard Bernstein.
"No
quarto movimento , o famoso Adagietto , harpa e cordas sozinho play. A
melodia de abertura lembra duas das canções de Mahler , " Nun seh ' Wohl
ich "(de Kindertotenlieder ) eo separado Ruckert configuração " Ich bin
der Welt abhanden gekommen " . as
longas Upbeats e apogiaturas expressivas das linhas melódicas dar à
música um anseio , a qualidade quase de partir o coração . a intensidade
que se acumula inthis movimento finalmente alivia as trevas e dúvidas
dos movimentos anteriores , tornando o clima mais leve e energia
extrovertida do Rondo -
Finale aceitável. Juntos, esses dois movimentos formam a terceira parte
da sinfonia. a função formal do Adagietto é ambíguo. ele atua como uma
introdução para o último movimento , que segue sem uma pausa, e está
tematicamente vinculado a ele , para duas
vezes no Finale ouvimos o tema principal do Adagietto , agora em um
ritmo rápido o Adagietto também funciona como um interlúdio lento em Fá
maior , entre dois movimentos mais rápidos em D maior; . mas é também
tem um peso expressivo suficiente para funcionar com os o seu próprio - na verdade , muitas vezes é realizado por si só.
Mesmo sem um texto ou programa , o conteúdo emocional e referencial da música implica uma dimensão existencial . Sem
um programa explícito ou títulos , temos algumas pistas sobre o
"significado" da Quinta Sinfonia outro do que a própria música. Mahler
oferece alguma orientação , agrupando os cinco movimentos , que
compartilham algum material temático , bem como uma obsessão com a
morte, a partir da primeira parte , o scherzo central, assume-se como a
segunda parte , e os lat dois movimentos , que também estão ligados
tematicamente , formar o terceiro .
Um
aspecto essencial das sinfonias de Mahler é a ideia de progressão
emocional e espiritual , através de várias alternativas para uma
conclusão ( provisório). Um importante meio que ele usa para articular essa jornada espiritual é a técnica de tonalidade progressiva. Em outras sinfonias ele começa e termina movimentos chaves diferent ,
mas na Quinta cada movimento começa e termina na mesma chave , no
entanto , como um todo , que se move a partir de C sustenido menor
movimento de abertura para o principal D dos terceiro e quinto
movimentos.
Uma
das razões para importância e influência de Mahler como compositor é
que ele via a sua música como um meio de buscar e expressar soluções
para os problemas de seu , a vida espiritual pessoal . A profundidade ea gravidade desses problemas , naturalmente, chamou-o
para o formulário de larga escala da sinfonia , wich ele expandiu em
tamanho e número de movimentos de proporções sem precedentes.
Mahler manteve a revisão da orquestração do trabalho até sua morte. Ele conduziu a primeira apresentação com a Orquestra Gürzenich em Colônia em 18 de outubro de 1904. Ele
tinha começado a Quinta Sinfonia de Maiernegg em 1901 - escrevendo o
terceiro, o primeiro e segundo movimentos nessa ordem, após uma canção
obcecado pela morte , "Der Tamboursg'sell ", eo ciclo Kindertotenlieder (
" sobre a morte de crianças " ) . Depois
de quase sangrando até a morte no inverno anterior ( a partir de uma
hemorragia intestinal ), orientação sinfônica de Mahler passou por uma
mudança profunda. Mahler lançar sua Quinta Sinfonia em cinco movimentos que caem naturalmente em três partes.
O primeiro começa em C sustenido menor com uma Marcha Fúnebre , de passo medido e austero (Movimento I). Um movimento de sonata - forma segue , com a marca " stormily , com
maior veemência " (Movimento II ), que compartilha os temas , bem como o
humor , com a abertura .
A
segunda parte ( que Mahler compôs primeiro ) é um Scherzo : "
vigorosamente , não muito rápido " (Movimento III) - menor seção grande
da sinfonia , mas o seu maior movimento único . Este enfaticamente alegre , embora o movimento maníaco apresenta D major como chave focal da obra. Apesar de sua forma manteve-se um tema de debate desde 1904, rondo e sonata de forma elementos estão presentes .
Parte III começa com uma Adagietto seráfico : " Muito devagar " (Movimento IV). Este
é sem dúvida relacionado com a música Rückert Mahler compôs em agosto
de 1901,
" Ich bin der Welt gekommen abhanden " ( eu me tornei perdido
para o mundo ... Eu vivo sozinho no meu céu, no meu amor , na minha
canção) .
A
Rondo - Finale: " Allegro giocoso , animado " (Movimento V) conclui a
sinfonia , embora Mahler planejou uma forma distante de modelos
clássicos . Enquanto corte , na verdade episódica , isto também tem elementos de forma sonata .
Gustav Mahler - Sinfonia N º 5 em C sustenido menor , 1901-1902 .Wiener Philharmoniker , Filarmônica de Viena , Leonard Bernstein.[HD] Adagietto http://youtu.be/15WQNKhaCHY
movimentos:Eu Trauermarsch . Em gemessenem Schritt . Streng . Wie ein Kondukt . http://youtu.be/tPpm323M_IkII Stürmisch bewegt , mit größter Vehemenz http://youtu.be/JwxrTsSQf0YIII Scherzo . Kraftig , nicht zu schnell http://youtu.be/SKPlH6L5zeEAdagietto IV . Langsam Sehr . http://youtu.be/yjz2TvC2TT4V Rondo - Finale . Allegro - Allegro giocoso .
"In
the Fourth movement, the famous Adagietto, harp and strings alone play.
The opening melody recalls two of Mahler's songs, "Nun seh' ich wohl"
(from Kindertotenlieder) and the separate Ruckert setting "Ich bin der
Welt abhanden gekommen". The long upbeats and expressive appoggiaturas
of the melodic lines give the music a yearning, almost heart-breaking
quality. The intensity that builds up inthis movement finaly assuages
the darkness and doubts of the earlier movements, making the lighter
mood and extrovert energy of the Rondo-Finale acceptable. Together,
these two movements form the third part of the symphony. The formal
function of the Adagietto is ambiguous. It acts as an introduction to
the last movement, which follows without a break, and is thematically
bound to it, for twice in the Finale we hear the Adagietto's main theme,
now at a fast tempo. The Adagietto also functions as a slow interlude
in F major, between two faster movements in D major; but is also has an
expressive weight sufficient for it to stand on its own - indeed, it is
often performed by itself.
Even without a text or programme, the
music's emotional and referential content implies an existential
dimension. Without an explicit programme or titles, we have few clues to
the "meaning" of the Fifth Symphony other than the music itself. Mahler
offers some guidance by grouping the five movements, which share some
thematic Material, as well as an obsession with death, from the first
part; the central scherzo stands alone as the second part; and the lat
two movements, which are also linked thematically, form the third.
An
essential aspect of Mahler's symphonies is the idea of emotional and
spiritual progression, through various alternatives to a (provisional)
conclusion. One important means he uses to articulate this spiritual
journey is the technique of progressive tonality. In other symphonies he
begins and ends movements in diferent keys, but in the Fifth each
movement begins and ends in the same key; however as a whole, it moves
from C sharp minor opening movement to the D major of the third and
fifth movements.
One reason for Mahler's significance and
influence as a composer is that he viewed his music as a means of
seeking and expressing solutions to the problems of his personal,
spiritual life. The Depth and seriousness of these problems naturally
drew him to the largescale form of the symphony, wich he expanded in
length and number of movements to unprecedented proportions.
Mahler
kept revising the orchestration of this work until his death. He
conducted the first performance with the Gürzenich Orchestra in Cologne
on October 18, 1904. He'd begun the Fifth Symphony at Maiernegg in 1901 -
writing the third, first and second movements in that order, after a
death-obsessed song, "Der Tamboursg'sell," and the Kindertotenlieder
cycle ("on the death of children"). After nearly bleeding to death the
previous winter (from an intestinal hemorrhage), Mahler's symphonic
orientation underwent a profound change. Mahler cast his Fifth Symphony
in five movements that fall naturally into three parts.
The First
begins in C sharp minor with a Funeral March, of measured tread and
austere (Movement I). A sonata-form movement follows, marked "Stormily,
with greatest vehemence" (Movement II), which shares themes as well as
mood with the opening.
The Second Part (which Mahler composed
first) is a Scherzo: "Vigorously, not too fast" (Movement III) -- the
symphony's shortest large section, but its longest single movement. This
emphatically joyous, albeit manic movement puts forward D major as the
work's focal key. Although its form has remained a topic of debate since
1904, rondo and sonata-form elements are both present.
Part
Three begins with a seraphic Adagietto: "Very slowly" (Movement IV).
This is indubitably related to the Rückert song Mahler composed in
August 1901, "Ich bin der Welt abhanden gekommen" (I have become lost to
the world...I live alone in my heaven, in my loving, in my song). A
Rondo-Finale: "Allegro giocoso, lively" (Movement V) concludes the
symphony, although Mahler devised a form far removed from classic
models. While sectional, in truth episodic, this too has elements of
sonata form.
Gustav Mahler - Symphony Nº 5 in C sharp minor, 1901-02.
Wiener Philharmoniker, Vienna Philharmonic, Leonard Bernstein.
[HD] Adagietto http://youtu.be/15WQNKhaCHY
Publicado em 08/03/2012-Licença padrão do YouTube