sábado, 20 de junho de 2015

A MORTE DE MUAMMAR GADDAFI



O Discurso que matou Gaddafi - 9 min.



O Discurso de Gaddafi na ONU - 21 min.


Entrevista de Alberto Pelaéz : Muammar Gaddafi -13 min.

Hillary Clinton (JUDIA-SIONISTA) 
e a Morte de Gaddafi - 


Saag - A morte de Gaddafi abre portas para o Ocidente - 6 min.


A Morte de Gaddafi Prevista em 1980 - 4 min.


Últimos Minutos de Mutassim Kaddafi - 4 min.


Adriana Carranca comenta a Morte de Gaddafi - 30 min.

Este longo  comentário
 não passa de ridícula inversão de toda a história.
É a prova mais estúpida de manipulação da mídia 
- é  uma afronta aos minimamente inteligentes - 
É... os anglo-sionistas estão conseguindo realizar 
seus planos de destruir  governos de nações ricas em ouro e petróleo

Esta coisa horrível vai ficar aqui registrada - sujando minha página
 - logo se envergonharão de gastarem meia hora para enganar ...




O coronel Muamar Kadafi, líder deposto da Líbia morto nesta quinta-feira , passou 42 anos no poder e se tornou o líder com mais tempo de governo tanto na África quanto no mundo árabe.

A onda de protestos que encerrou seu governo começou há sete meses. Ele estava foragido desde agosto, quando forças do Conselho Nacional de Transição (CNT), órgão político dos rebeldes e hoje governo interino da Líbia, tomaram o controle da capital, Trípoli.

Sua morte foi anunciada nesta quinta-feira pelo premiê do CNT, Mahmoud Jibril, durante entrevista coletiva concedida em Trípoli. "Esperávamos por esse momento há muito tempo. Muamar Kadafi foi morto", disse.

Kadafi passou a comandar a Líbia em 1969, quando tinha 27 anos e depôs o rei Idris 1º em um golpe de Estado. Tido como um político habilidoso, conseguiu tirara seu país do isolamento diplomático e sempre foi conhecido pelo estilo extravagante de se vestir e por usar guarda-costas do sexo feminino.

------------------------

Morte de Muammar al-Gaddafi
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, podendo ainda necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.

Muammar al-Gaddafi.
A morte de Muammar al-Gaddafi (7 de junho de 1942 - 20 de outubro de 2011) ocorreu no dia 20 de outubro de 2011, quando o chefe de estado da Líbia tinha 69 anos de idade. Ele foi morto em Sirte, o último redulto de resistência de seus partidários.

Índice  [mostrar] 
Antecedentes[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Líbia de Gaddafi
Muammar al-Gaddafi foi ditador, político, militar, ideólogo e governante absoluto de seu país, sendo de facto chefe de estado da Líbia de 1 de setembro de 1969 até 23 de agosto de 2011, quando foi deposto após a Guerra Civil Líbia e morto na batalha de Sirte. Durante seus mais de 40 anos como ditador, Gaddafi adquiriu o status de ditador de seu país e impos leis que favoreciam todos os seus partidários e companheiros e oprimiam com forte violencia a seus opositores,1 adquiriu de forma ilegal uma fortuna estimada em mais de 20 bilhões de dólares.2

Relato dos últimos dias[editar | editar código-fonte]
No início de novembro de 2011, Mansour Daou, que foi uma figura proeminente do regime deposto e chefe da guarda pessoal de Muammar al-Gaddafi, concedeu um entrevista à CNN3 , enquanto aguardava julgamento em um centro de detenção na cidade de Misrata, na qual relatou que:

em 18 de agosto de 2011, Muammar al-Gaddafi deixou Trípoli e fugiu para Sirte, onde viveu seus últimos dias muito atormentado, lendo livros e fazendo anotações, fazendo mudanças de esconderijo em casas abandonadas a cada três ou quatro dias, no final, ele e seus comandados não tinham água, energia ou comunicação com o mundo exterior;
em 20 de outubro de 2011, foi formado um comboio de mais de 40 veículos que deveria fugir de Sirte antes do amanhecer em direção à aldeia de Jaref, localizada a 20 quilômetros a oeste da cidade sitiada, para que o líder deposto pudesse passar seus últimos momentos no local onde havia nascido, mas o comboio somente partiu por volta das 8 horas da manhã e aviões da Otan rapidamente atingiram um dos veículos do comboio, o impacto da explosão acionou os airbags no carro ele estava junto Muammar al-Gaddafi, que sofreu uma lesão leve na cabeça ou no peito, foi um momento de caos, confusão e horror;
um segundo ataque aéreo causou um maior número de vítimas e atingiu o carro onde eles estavam e, por isso, eles tiveram que tentar continuar a fuga a pé, mas foram cercados por partidários do novo regime e tentaram se proteger em tubos de drenagem;
enquanto tentava se proteger, foi atingido por estilhaços nas costas e perdeu a consciência, razão pela qual não sabe de detalhes posteriores relativos à morte do líder deposto;4
Captura[editar | editar código-fonte]
Coordenadas: 31°11’43”N, 16°31’18”L
Às 08:30h (horário local) um 75 veículos, que além de Muammar Gaddafi, também transportava seu filho Mutassim e o comandante militar Abu Bakr Younis Jabr fugiu de Sirte em alta velocidade, mas foi atingido por um avião de guerra francês a aproximadamente 3 ou 4 Km a oeste da cidade, perto da rotunda ocidental.

Esse primeiro ataque destruiu apenas um veículo e o comboio se dispersou em vários grupos, o grupo onde estava Gaddafi mudou a direção de fuga em direção ao sul e foi atingido por um segundo ataque que destruiu 11 veículos, inclusive o que conduzia o líder deposto, que tentou continuar a fuga a pé, procurando refúgio em dois tubos de drenagem, mas foram cercados por forças rebeldes. Gaddafi foi capturado por volta do meio-dia 5 .

A versão oficial[editar | editar código-fonte]
Segundo o primeiro ministro Mahmoud Jibril, Gaddafi estava bem de saúde por ocasião de sua captura, mas quando ele estava sendo colocado em um caminhão pick-up ocorreu uma troca de tiros entre forças novo regime e apoiadores do líder deposto, e foi durante esse tiroteio que Gaddafi foi baleado na cabeça 6 . Essa versão foi confirmada por Omran al-Oweib, comandante da brigada que capturou Gaddafi.7 Porém, vídeos feitos com telefones celulares mostravam que tanto Gaddafi quanto seu filho Mutassim estavam vivos ao serem capturados. Diante dessas circunstâncias, que fomentou a pressão dos aliados ocidentais, o CNT prometeu que iria investigar a forma como Gaddafi e seu filho foram mortos8 .

Morte segundo a mídia[editar | editar código-fonte]
Muammar al-Gaddafi foi anunciado oficialmente como morto após o Conselho Nacional de Transição da Líbia dar uma nota à Al Jazeera.9 10 De acordo com algumas fontes, Gaddafi teria sido encontrado em um boeiro e ferido nas pernas ou teria levado dois tiros no peito.11 12 Outros acreditam ter sido subjulgado pelas forças de oposição. Imagens de um vídeo amador mostram o corpo ensaguentado do ex-ditador, ainda vivo, sendo carregado como um troféu em Sirte.13 Jornais e portais de notícias pelo mundo também levantaram a hipótese de participação estrangeira na morte. Falando sobre as eleições parlamentares no seu país, o então primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, afirmou, sem mostrar qualquer evidência, que a ação teria sido realizada por aviões americanos não-tripulados.14 Outras fontes, de países da África do Norte, denunciaram que Gadaffi teria sido supostamente assassinado por um agente do serviço secreto francês agindo sob ordens do então presidente daquele país, Nicolas Sarkozy.15 Todas as teorias foram negadas pelas partes envolvidas.15

Relatório do Human Rights Watch[editar | editar código-fonte]
Cerca de um ano após o evento o Human Rights Watch publicou um relatório com as seguintes conclusões16 :

antes da captura, Gaddafi foi ferido por estilhaços de uma granada de mão, que matou seu ministro da defesa Abu Bakr Younis Jabr;
após a captura sofreu perfurações no traseiro causadas por uma baioneta que resultaram em uma grande hemorragia que deu causa à sua morte;
Gaddafi já estaria morto quando uma bala atingiu sua cabeça;
os partidários do novo regime também executaram seu filho Mutassim e mais de sessenta partidários do regime deposto;
o médico que realizou a necrópsia foi ameaçado de morte para manter suas descobertas em segredo;
Enterro em local secreto[editar | editar código-fonte]
Após a morte o corpo foi colocado em uma câmara frigorífica na cidade de Misrata, ao lado do corpo de seu filho Mutassim e do comandante militar Abu Bakr Younes, o enterro foi adiado, em meio a disputas para determinar onde os corpos seriam enterrados, na época debatia-se se o enterro ocorreria em Misrata, em Sirte (cidade natal do líder morto) ou em outro lugar, no final decidiu-se enterrá-los em um lugar secreto para evitar que o local do enterro se convertesse em um santuário17 .

Em 23 de outubro de 2011, foi revelado o testamento de Muammar Gaddafi, no qual ele revelava o desejo de ser enterrado no túmulo de sua família em Sirte e pedia aos seus partidários que continuassem a resistir e a lutar contra qualquer agressão estrangeira contra a Líbia18 19 , mas seu desejo de ser enterrado em sua cidade natal não foi atendido, apesar dos apelos de sua tribo, que também queria enterrar seu patrono e líder em Sirte, pois em 25 de outubro, Muammar Gaddafi, seu filho Mutassim e o comandante militar Abu Bakr Younes foram enterrados em um local secreto no deserto líbio, antes do enterro houve uma cerimônia religiosa, presidida três líderes religiosos que apoiaram o líder deposto até o fim: Khaled Tantoush, Medina Shwarfa e Samira Jarousi, que contou também com a presença de: Sharif al-Gaddafi, sobrinho neto de Gaddafi; de dois primos: Mansour Daou e Ahmed Ibrahim; Huneish Nasr, motorista pessoal por um longo período; e de dois filhos de Younes, todos capturados no dia 20 de outubro8 17 .

Reações[editar | editar código-fonte]
altos funcionários do CNT declararam que sua morte permitiria declarar a libertação do país após oito meses de derramamento de sangue;
o Presidente norte-americano, Barack Obama disse que aquela morte marcava o fim de um capítulo longo e doloroso para a Líbia, que agora teria a oportunidade de determinar seu próprio destino;
o Primeiro-ministro britânico, David Cameron, após a notícia, disse que a população da Líbia tinha uma chance ainda maior para construir, por conta própria, um futuro forte e democrático;
o Presidente da União Europeia, Herman Van Rompuy, declarou que aquela morte marcava o fim de uma era do despotismo;
o Secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, declarou que os acontecimentos do dia 20 de outubro de 2011 representavam uma transição histórica para a Líbia;
o chanceler francês Alain Juppé demonstrou contentamento com o "fim de 42 anos de tirania" na Líbia e disse que a França estava "orgulhosa" por ter ajudado a trazer a liberdade ao país20 ;
o Presidente venezuelano, Hugo Chávez, declarou que a morte de Gaddafi foi um "assassinato", e afirmou que o líder deposto seria agora lembrado como um "mártir"21 ;
o Congresso Nacional Africano, principal partido político da África do Sul, lamentou o "assassinato hediondo" de Muammar Gaddafi22 ;
a população de Niamey, capital do Níger, recebeu com amargura e frustração a notícia da morte do "Guia líbio"23 , outras comunidades subsaarianas tiverem uma reação semelhante, pois tinham uma imagem positiva do líder morto, devido às políticas sociais dirigidas aos povos da África durante o regime deposto24 , um senador nigeriano disse a imprensa local de seu país que "Gaddafi foi um dos grandes líderes africanos" e fez menção ao papel politico dele na região24 , em Uganda, 30 mil pessoas compareceram numa celebração religiosa para demonstrar luto pela morte do ex-líder líbio.25 ;
em uma entrevista concedida em 15 de dezembro de 2011, o primeiro ministro russo, e candidato à presidência daquele país, Vladimir Putin, acusou forças especiais dos EUA de estarem envolvidas no assassinato de Gaddafi26 , por sua vez, os militares norte-americanos ridicularizaram a acusação27 ;
em 16 de dezembro de 2011, o procurador do Tribunal Penal Internacional, Luís Moreno OCampo, afirmou que a morte do líder líbio deposto poderia ser considerada um crime de guerra,28 a declaração ocorreu um dia após a divulgação de uma carta na qual Aisha Gaddafi solicitou a abertura de um inquérito para investigar a morte de seu pai e de seu irmão29 .
Após a morte de Gaddafi[editar | editar código-fonte]

Após sua morte em 20 de outubro, as Nações Unidas pediram uma investigação para saber se o ditador líbio foi morto em combate ou se foi executado o que seria um crime pois se fosse capturado vivo deveria ser julgado oficialmente, seu corpo foi enterrado em 25 de outubro, em algum lugar secreto do deserto Líbio, Gaddafi assim que foi morto foi levado para uma câmara fria e ficou exposto para visitação pública, juntamente com o corpo de seu filho Mo'tassim e do chefe militar do regime Abu Bakr Yunis Jaber, durante 4 dias,30 dando um fim ao governo autoritário do ditador Líbio, Segundo Mahmoud Jibril primeiro ministro do Conselho Nacional de Transição (CNT), a autópsia determinou que o líder deposto foi morto por um ferimento de bala na cabeça. Existem duvidas se Gaddafi foi capturado vivo e executado ou se foi morto após os últimos dias da batalha de Sirte.


Otan diz que vai coordenar fim da missão líbia após morte de Kadhafi
Declaração é uma confirmação ocidental da morte do ex-ditador.
Otan pediu que população trabalhe junta para construir um futuro melhor.
Do G1, com agências internacionais


7 comentários
A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) pediu nesta quinta-feira (20) aos líbios para colocar de lado suas diferenças após a morte do líder deposto Muammar Kadhafi. A aliança militar do Ocidente afirmou que irá coordenar o fim de sua missão militar com a Organização das Nações Unidas e a autoridade de transição da Líbia.

A declaração serviu para confirmar a informação divulgada desde a manhã pelo Conselho Nacional de Transição, que deve liderar o novo governo do país, de que o ex-ditador havia sido capturado e morto.

O ex-ditador da Líbia foi morto em um ataque de combatentes líbios nesta quinta-feira (20) próximo à cidade de Sirte. Ele morreu aos 69 anos. A morte de Muatassim, um dos filhos de Kadhafi, também foi divulgada por um dos comandantes das forças do novo regime. A rebelião contra Kadhafi começou em fevereiro deste ano na cidade de Benghazi e colocou a Líbia em uma violenta guerra civil e em crise humanitária. Desde o fim de agosto Kadhafi estava desaparecido: ele foi derrubado do poder após a tomada da capital, Trípoli, mas prometia reagir às tropas do Conselho Nacional de Transição (CNT), órgão político da rebelião líbia.

"Após 42 anos, o regime de medo do coronel Kadhafi finalmente chegou ao fim", afirmou o secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, em comunicado. "Apelo a todos os líbios para pôr de lado suas diferenças e trabalhar juntos para construir um futuro melhor."

Rasmussen pediu ao Conselho Nacional de Transição (CNT) para evitar quaisquer represálias contra civis e mostrar moderação ao lidar com as derrotadas forças pró-Kadhafi.
Saudando a implementação bem sucedida pela Otan de um mandato da ONU para proteger o povo líbio, ele acrescentou: "Vamos terminar a nossa missão em coordenação com a ONU e o Conselho Nacional de Transição".

Rasmussen declarou que com a queda dos últimos redutos de Gaddafi em Bani Walid e Sirte, "aquele momento (fim da missão) está agora mais perto".


saiba mais
Mapa mostra os principais locais da guerra civiil líbia após a morte kadhafi (Foto: Editoria de Arte/G1)Mapa mostra os principais locais da guerra civil líbia após a morte kadhafi (Foto: Editoria de Arte/G1)





execuções de vídeo publicados  Gaddafi é marcante em sua brutalidade. 




Казнь Муаммара Каддафи

https://youtu.be/VCVCYpQ1sjs


Raça imunda de animais civilizados


 

A imprensa ocidental publicou anteriormente desconhecidos vídeo últimos minutos da vida do líder líbio Muammar Gaddafi, barbaramente torturados proamerikaniskimi "oposição", tomou o poder na Líbia.
NOTA DE VÍDEO 18+
Antes da sessão de Gaddafi, sob a arma de um dos Estados-podderzhennogo US "Conselho Nacional de Transição", como o animal mostrou-o no telhado do caminhão.
Em torno histericamente gritando e tumultos "oposição", o líder líbio, que assumiu o prisioneiro. Gaddafi se realizou, mas, em seguida, por uma dor violenta, calor e humilhação começaram a perguntar algozes por misericórdia ou morte.
No começo de mídia social já apareceu execuções de vídeo terríveis do ex-líder sírio, deposto "oposição" com o apoio da intervenção dos Estados Unidos e da OTAN na Líbia. O que agora se tornou um país muito rico na região - eles sabem tudo. Além disso, a correspondência Hillary Clinton indicou que o "vbombilim Líbia na Idade da Pedra" Estados Unidos por causa do petróleo, ouro e temendo o controle francês sobre ele.
Acrescentamos que a Rússia, a ONU e mesmo odioso, como uma organização de direitos humanos Anistia Internacional disse - Gaddafi não podia matar, ele tinha o status de um prisioneiro. E mais ainda - para matar tanto na Idade Média.


Fontes:
Wikipédia
Licença padrão do YouTube
Читайте статью на нашем сайте http://bloknot.ru/
http://g1.globo.com/revolta-arabe/noticia/2011/10/otan-diz-que-vai
-coordenar-fim-da-missao-libia-apos-morte-de-kadhafi.html
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

sexta-feira, 19 de junho de 2015

PORQUE SOFREMOS - UMA RESPOSTA UNIVÉRSICA - UNIVERSALISMO - HUBERTO ROHDEN



 HUBERTO ROHDEN  O Novo Mundo - 64 min.

HUBERTO ROHDEN-  Ter ou Ser - 12 min.

Xênia entrevista-  HUBERTO ROHDEN - 12 min.

AudioBook -HUBERTO ROHDEN 
- Filosofia Cósmica do Evangelho 471 min.

Noite estrelada  - 5m.

HUBERTO ROHDEN - Ter e ser - 15 min. - 1976

HUBERTO ROHDEN 
- Cosmoterapia - Xênia Bier -  - 16 min.

HUBERTO ROHDEN- Locutor da Humanidade -5 min.


Mesa Redonda:1977
Xênia Bier- Professor Rohden- Antonio Facciollo....66 min.


HUBERTO ROHDEN - A Cura pelo Espírito - 13 min.


Xênia Bier - Deus -  10 min.

HUBERTO ROHDEN :Poema: Filho do Homem - 5 min.


    1. HUBERTO ROHDEN



 PORQUE  SOFREMOS -  UMA RESPOSTA UNIVÉRSICA -
  UNIVERSALISMO

    2. PORQUE SOFREMOS - Os grandes mestres e guias espirituais da Humanidade, em todos os tempos e países, falaram ou escreveram sobre o sofrimento humano. Moisés, Buda, Lao-Tsé, Gandhi, o Livro de Jó e modernamente Émile Durkheim, compreenderam e explicaram a natureza e a finalidade do sofrimento.Este livro do filósofo e educador Huberto Rohden, publicado em 1976, já na décima quinta edição, não é uma pergunta sobre o sofrimento, mas uma resposta a esse fenômeno universal. Para o filósofo, o sofrimento é um fator positivo e não negativo. Rohden afirma que “o sofrimento é a reação das Leis cósmicas contra o "pecador‟, ou aquele que desarmonizou essas Leis cósmicas”.


A grande mensagem educacional-espiritual
 deste livro é dizer que “a alternativa do homem de hoje e de todos os tempos não é sofrer ou não sofrer – mas  saber sofrer.”
    3. ADVERTÊNCIA- A substituição da tradicional palavra latina crear pelo neologismo moderno criar é aceitável em nível de cultura primária, porque favorece a alfabetização e dispensa esforço mental – mas não é aceitável em nível de cultura superior,porque deturpa o pensamento. Crear é a manifestação da Essência em forma de existência – criar é a transição de uma existência para outra existência.O Poder Infinito é o creador do Universo – um fazendeiro é criador de gado.Há entre os homens gênios creadores, embora não sejam talvez criadores.A conhecida lei de Lavoisier diz que “na natureza nada se crea e nada se aniquila, tudo se transforma”, se grafarmos “nada se crea”, esta lei está certa mas se escrevermos “nada se cria”, ela resulta totalmente falsa.Por isto, preferimos a verdade e clareza do pensamento a quaisquer convenções acadêmicas.

    4. INTRODUÇÃO-
 Este livro é um dos meus livros mais lidos.Por quê? Porque focaliza um fenômeno universal da humanidade.Sei de pessoas que estavam em vésperas de suicídio, leram alguns dos capítulos deste livro – e vivem até hoje, resignadas com os revezes da vida. Se o sofredor não chegou a ser um regenerado, pode, pelo menos, deixar de ser um revoltado, e viver como um conformado. Poucos podem evitar o sofrimento – todos podem aprender como sofrer.O principal não é não-sofrer – o principal é saber-sofrer. Querer consolar alguém em pleno sofrimento, nem sempre é possível; o remédio contra o sofrimento deve começar antes de qualquer sofrimento –assim como a vacina contra uma doença deve ser aplicada em plena saúde.


 Napoleão Bonaparte, 
interrogado quando devia começar a educação de uma criança, 
respondeu “pelo menos 20 anos antes dela nascer”. 
Assim, a profilaxia contra a dor não pode ser dada no momento da tragédia, mas em plena bonança e saúde; o remédio não consiste num ato transitório,mas numa atitude permanente do homem. Se o homem não assumir uma atitude de verdade e compreensão sobre si mesmo e harmonizar a sua vida com essa consciência, não encontrará consolo na hora do sofrimento.

5-O sofrimento atinge o nosso ego humano, e não o nosso Eu divino. Quem confunde o seu ego periférico com o seu Eu central, não tolera o sofrimento. Na presente edição do livro, modificamos quase todo o conteúdo das edições anteriores, dizendo de um modo mais direto e claro o que outrora era dito mais literariamente. Substituímos muitos capítulos por outros. Tratamos mais da alma do que do corpo e do sofrimento. Frisamos que nem todo sofrimento é débito – há muito sofrimento-crédito, e há também sofrimento substitutivo, por culpas alheias.O principal, repetimos, não é não-sofrer – o principal é saber-sofrer. E este saber-sofrer supõe que o homem conheça a verdade sobre si mesmo, porquanto “conhecereis a verdade – e a verdade vos libertará”.
Também nos libertará da revolta contra o sofrimento.

    6. O SOFRIMENTO EVOLUTIVO DA NATUREZA E NA HUMANIDADE-
 Toda a vida da natureza em evolução está baseada numa espécie de sorriso  sadio.Não há evolução sem resistência ou sofrimento.O sofrimento sadio está a serviço da integridade e evolução do corpo. Se um ferimento não causasse dor, nenhum organismo existiria sem lesões corporais. Na humanidade, porém, aparece um novo motivo de sofrência, que não visa apenas o corpo, mas a realização do homem integral.


Sem sofrimento não há evolução superior, mas perpétua estagnação.O homem é um homem realizável, mas não realizado.

 Pode estar terminada a uma evolução corporal – falta, porém, a sua realização hominal.Diz um pensador moderno: 

“Deus creou o homem o menos possível, para que o homem se possa crear o mais possível”.

Essa transição ascensional do menos para o mais implica em sofrência, num sofrimento sadio e evolutivo. Se não houvesse sofrimento na humanidade, haveria eterna estagnação, ou até involução. Mas as leis cósmicas do Universo exigem imperiosamente evolução. O centro de todo o homem é o seu Eu espiritual, a sua alma, o seu Deus interno. Mas esse Deus interno no homem se acha, de início, em estado  embrionário, meramente potencial. Para desenvolver esse embrião divino, deve  o homem atualizar o que é apenas potencial – e isto requer esforço, luta,sofrimento.

Uma semente não pode brotar em planta, se não se romper o invólucro duro da semente – e isto lembra um sofrimento.O destino do homem, aqui na terra, é iniciar a relação de uma natureza, que é  sua felicidade. Esta felicidade é compatível tanto com o gozo como com o sofrimento, porque gozo e sofrimento são atributos do ego periférico, ao passo que felicidade (ou infelicidade) estão no Eu central.

    7. O que mais deve preocupar o homem não é gozo ou sofrimento, mas felicidade ou infelicidade. Feliz é todo o homem cuja consciência está em harmonia coma Consciência Cósmica, com a Alma do Universo, com Deus. 


Gozo e sofrimento, como já dissemos, vêm das circunstâncias externas, que não obedecem ao homem – felicidade ou infelicidade vêm da sua substância interna, que obedecem ao homem. Melhor um sofredor feliz do que um gozador infeliz.O desenho abaixo ilustra a relação entre o Eu central e o ego periférico do homem.A linha vertical designa o Eu, que pode ser feliz ou infeliz.A linha horizontal designa o ego, que goza ou sofre. Pode o homem feliz gozar, como ilustra a linha coordenada 
1. Pode o homem feliz sofrer, como indica a coordenada 
2. Pode o homem infeliz gozar, como no número
 3. Pode o homem infeliz sofrer, como indica o número 
4. A linha vertical que aponta para cima da horizontal designa a realização existencial, 
quer no gozo (1), quer no sofrimento (2).A linha vertical para baixo da linha horizontal designa a frustração existencial,que é possível tanto no 3 como no 4. 

Pode um homem espiritual ter sucesso ou insucesso social. Pode um homem não-espiritual ter sucesso ou insucesso  social.

O principal não é ter sucesso ou insucesso social, o principal é ser realizado e não frustrado espiritualmente. Em muitos casos, o sofrimento ou insucesso social, impede a frustração e promove a realização existencial. Isto depende da atitude que o homem assumir em face do sofrimento.

    8. Há entre os sofredores três classes:

1. os revoltados,
2. os resignados, 
3. os regenerados.

Os revoltados assumem atitude negativa em face do sofrimento, que, por isto,os leva à frustração.
Os resignados assumem atitude de estoicismo passivo, toleram em silêncio o inevitável – estes não se realizam nem se frustram pelo sofrimento, mas ficam num status quo, numa estagnação neutra.
Os regenerados assumem uma atitude positiva em face do sofrimento,servindo-se dele para sua purificação e maturação espiritual. Para estes, o sofrimento, embora doloroso, conduz à felicidade.

O sofrimento em si não pode perder nem redimir o homem – o homem é que se perde ou que se redime pela atitude que assumir em face do sofrimento. Disse o Mestre aos discípulos de Emaús: 


“Não devia o Cristo 
sofrer tudo isso para entrar em sua glória?” 
 O sofredor sensato compreende estas palavras e pode dizer: não devia eu então sofrer tudo isso para assim entrar na minha realização existencial?  É sabedoria evitar o que é evitável – e tolerar calmamente o que é inevitável.

    9. ORIGEM E NATUREZA DO SOFRIMENTO HUMANO
 - Ainda que o sofrimento seja um fenômeno universal na natureza dos seres  vivos, a fim de promover a sua evolução, contudo, no mundo da humanidade,existe um sofrimento diferente, que é antes doentio do que sadio. O homem não sofre apenas para promover sua evolução natural, sofre também, e  sobretudo, porque existe nele algo que não devia existir, algo creado pelo livre-arbítrio, que pode produzir fenômenos positivo e bons, e pode também produzir  fenômenos negativos e maus. Na humanidade atual, prevalecem os fenômenos menos negativos e maus. Não vivemos numa humanidade definitiva e ideal, vivemos ainda numa humanidade provisória e imperfeita.  Os grandes videntes do passado têm falado e escrito sobre esta humanidade  negativa, que deu origem ao sofrimento doentio. Cerca de seis séculos antes da Era Cristã, um famoso príncipe hindu, Gautama Siddartha – mais conhecido pelo seu nome iniciático Buda –, resumiu esse  fenômeno negativo nas chamadas “quatro verdades nobres”. Estas verdades dizem o seguinte:


1 – a vida do homem é essencialmente sofrimento,

2 – a causa deste sofrimento é a ilusão tradicional em que vive o homem  identificando-se com o seu ego periférico (Aham),

3 – a abolição do sofrimento doentio está no conhecimento da verdade sobre o  seu Eu central (Atmam),

4 – o método para passar da ilusão do ego à verdade do Eu é a meditação. Cerca de mil anos antes de Buda, por volta de 1500 antes de Cristo, um grande  vidente hebreu-egípcio, Moisés, escreveu as primeiras páginas do Gênesis  sobre a origem e o motivo do sofrimento humano. Segundo Moisés, o corpo do homem perfeito seria imortal e não sujeito a  doenças. Mas este homem perfeito não existia ainda, a não ser  por adiamento.

 O grosso da humanidade atual representa ainda a velha humanidade, cheia de males e sujeita à morte.

    10. Por que não apareceu a humanidade perfeita?
 

Moisés serve-se de uma parábola intuitiva para indigitar a causa desse fenômeno. Essa parábola intuitiva, porém, quando analisada intelectualmente  por nós, não nos dá clareza. Quando os exotéricos profanos interpretam a visão esotérica de um iniciado, aparecem muitas obscuridades. Moisés fala  simbolicamente do “sopro de Deus” e da “voz da serpente” para designar as  duas potências que regem todo o homem: o espírito e a inteligência. O homem  planejado pelo espírito do sopro de Deus seria um homem perfeito, o Atmam  de Buda a da filosofia oriental, o Ish do Talmud judaico. Mas a voz da inteligência, simbolizada pela serpente, desde o início, barrou a  evolução do homem, desviando a evolução espiritual para uma pseudo-evolução intelectual. O sopro de Deus é a “árvore da vida” – a voz da serpente  é a “árvore do conhecimento do que é bom e do que é mal”.

  À primeira vista, parece que a serpente derrotou Deus, que a inteligência  derrotou o espírito – e é esta a explicação que os intérpretes profanos e  exotéricos dão do Gênesis.Na realidade, porém, não houve, nem podia haver essa suposta derrota; o espírito de Deus, havendo creado uma criatura de livre-arbítrio, não podia  impedir que o homem fosse o senhor do seu destino e se creasse assim como  ele queria.

 O livre-arbítrio, porém, se revela, inicialmente, pela inteligência,eclipsando por muito tempo o espírito – porquanto a evolução principia na  periferia e demanda o centro.Por enquanto, a evolução do homem é meramente intelectual, e não espiritual; a inteligência, em vez de se integrar no espírito, tenta suplantar o espírito. Diz a  sabedoria milenar do Bhagavad Gita que “o ego (inteligência) é o pior inimigo do Eu (espírito), embora o Eu seja o melhor amigo do ego”.

 Até hoje, através de séculos e milênios, o ego intelectual (serpente) guerreia o  Eu espiritual (Deus). Em consequência dessa prevalência da inteligência  negativa sobre o espírito positivo, a humanidade está sujeita a doenças e à  morte. Mas, quando o Eu divino integrar em si o ego humano, realizar-se-á o  que Moisés vislumbrou num futuro longínquo: O aparecimento do homem  perfeito, sem males nem morte. 

O homem da presente humanidade, dominada  ainda pela serpente intelectual, é chamado por Jesus “filho de mulher” ao  passo que o homem da nova humanidade denominado pelo espírito de Deus, é  chamado “Filho do homem”, do qual era Jesus o representante antecipado. Possivelmente, Moisés foi também um precursor da nova humanidade, razão  porque a teologia judaica o chama Ish (Atmam, Eu), e não Adam (Aham, ego). No meu livro recente A Nova Humanidade expliquei detalhadamente as duas  fases evolutivas da velha e da nova humanidade.

    11. Da velha humanidade, diz o Cristo:
 “O príncipe deste mundo, que é o poder  das trevas, tem poder sobre vós”

Da nova humanidade diz ele: “Sobre mim ele não tem poder algum, porque eu venci o mundo”.O príncipe deste mundo é o poder da serpente, da inteligência, que é um poder tenebroso, causador de maldades e de males de toda a espécie.

Jesus não teve pecado nem sofreu doenças e morte compulsória, porque tinha   vencido o mundo adâmico da serpente intelectual, e estava num mundo cósmico do sopro espiritual.Os nossos males não terão fim enquanto não nos libertarmos do poder do príncipe deste mundo, a que a humanidade se entregou inicialmente, e da qual se deve libertar finalmente.  As leis cósmicas são inexoráveis: o que o homem faz pelo poder do seu livre-arbítrio pode ele desfazer pelo mesmo poder.Por ora, o grosso da humanidade está dominado pelo poder das trevas, que se manifesta pelo ego intelectual: o triunfo da inteligência e a derrota do espírito.Nenhuma medicina, nenhuma psicologia, nenhuma psiquiatria podem melhorar substancialmente o estado calamitoso da nossa humanidade sofredora, porque pecadora. 

Tudo o que estamos fazendo são paliativos, camuflagens,charlatanismos, que tentam remover sintomas do mal, mas não erradicam a raiz do mal. Todos os nossos paliativos são ditados pelo próprio príncipe deste mundo, que é responsável pelo estado calamitoso da humanidade, sobre a qual ele tem poder.Em face desse tenebroso círculo vicioso, deverá a maior parte da humanidade atual passar por tragédias, talvez pelo extermínio.O que o leitor vai ler nas páginas deste livro não tem a intenção de abolir os sofrimentos, mas de dar aos homens de boa vontade uma perspectiva certa em face dos males.Enquanto a humanidade não se libertar da terrível e doce tirania do príncipe deste mundo, aceitando realmente, e não apenas verbalmente, a mensagem da Luz do Mundo, não temos esperança alguma de superar os males da velha humanidade e entrar na glória da nova humanidade.Todos os poderes que governam a humanidade trabalham sob o signo da inteligência, da violência e do dinheiro – que são os embaixadores  plenipotenciários do poder das trevas, que continua a dar o que prometeu a  seus servidores: “todos os reinos do mundo e a sua glória”.

    12. No caso que algum governo quisesse libertar-se
 da tirania do príncipe deste  mundo e proclamar a soberania do Cristo, seria imediatamente boicotado por seus colegas e inutilizado.O mal da nossa humanidade não é este ou aquele mal isoladamente, é a maldade coletiva mancomunada em protesto contra a “Luz do Mundo”.


Nos países chamados cristãos acresce a agravante de que, para guardar as aparências, se acha hasteada sobre o quartel-general do Anticristo a bandeirado Cristo. Destarte, continua o Mestre a ser traído por um beijo de seu discípulo: “Amigo, a que vieste? com um beijo tu atraiçoas o Filho do Homem?”A nossa humanidade, que nasceu sob o signo do poder das trevas, acabará,segundo os videntes, num suicídio coletivo, sob o signo do príncipe deste mundo.

    13. SOFRIMENTO SUBSTITUTIVO
- Além do sofrimento evolutivo, que abrange toda a natureza dos seres vivos, há um sofrimento substitutivo, que é próprio da humanidade.Onde há livre-arbítrio, pode haver, e, onde há culpa, deve haver reação em forma de pena ou sofrimento. É esta a expressão das leis cósmicas, que exigem reequilibramento de qualquer desequilíbrio.Por isto, sofre o justo pelo pecador. 


O justo não desequilibrou o equilíbrio das leis cósmicas, mas, como o pecador as desequilibrou, e não as reequilibrou,deve o justo ajudar a fazer o que o injusto não fez.É esta a justiça do Universo – a sua justeza, o seu ajustamento.  A humanidade é um todo orgânico e solidário; deve a parte justa da humanidade sofrer pelo que a parte injusta pecou.Não há nisto injustiça. Injustiça seria, se o justo, sofrendo pelo pecador, se tornasse também pecador, o que é impossível.

A sofrência do inocente não diminui em nada o valor dele, podendo mesmo  aumentá-lo. Pode o justo aumentar o seu próprio crédito, enquanto ajuda apagar débito alheio.

A finalidade da existência do homem aqui na terra não é sofrer nem gozar, mas é realizar-se – e isto é possível tanto no gozo como no sofrimento. Gozo e sofrimento são fenômenos facultativos da vida, o necessário é somente a realização do homem, como dizia o Mestre: “Uma só coisa é necessária”. A fim de ilustrar a possibilidade de um sofrimento substitutivo, um sofrimento por culpa alheia, sirvamo-nos da comparação seguinte:O paladar do homem ingere veneno, por ser de sabor agradável; a consequência desta aberração (pecado) não é somente a morte do paladar,mas sim a morte do corpo todo, embora as pernas, os braços, o coração e os  pulmões não sejam culpados; a organicidade do corpo implica nessa solidariedade do sofrimento.O indivíduo humano não é um átomo isolado e separado do organismo da humanidade; é uma parte integrante dela; por isto, sofre a parte por outra parte ou pelo todo.

    14. Nenhum homem é mau só para si – o seu ser-mau faz mal a todos.Nenhum homem é bom isoladamente – o seu ser-bom faz bem a todos.A maldade de muitos faz mal a todos – a bondade de muitos faz bem a todos.“Quando um único homem – escreve Mahatma Gandhi – chega à plenitude do amor, neutraliza o ódio de milhões” e quando ele viu que o chefe de polícia o acompanhava com uma arma de fogo para o defender, em caso de atentado,Gandhi murmurou: 



“Enquanto alguém deve defender alguém com violência,
 eu não cumpri ainda a minha missão”.
Inversamente, poderíamos dizer: quando um homem chega ao abismo do ódio,reforça o ódio de milhões.Ninguém pode herdar o pecado de outrem, mas pode sofrer porque outro pecou.Se uma criança nasce defeituosa, não prova isto necessariamente que ela pecou numa existência anterior; isto lhe pode acontecer porque todo o indivíduo vive num ambiente envenenado pelas maldades da humanidade,conforme as palavras do Mestre: “O príncipe deste mundo, que é o poder das trevas, tem poder sobre vós”.

Enquanto a humanidade for pecadora, 
haverá sofredores, ainda que inocentes.
 (pecado é ignorância)
O Apocalipse fala da abolição de todo o sofrimento – mas isto só acontecerá quando houver “um novo céu e uma nova terra”, e quando “o reino dos céus for proclamado sobre a face da terra”, isto é, quando não houver mais uma humanidade pecadora, então deixará de haver sofrimento individual.Há quem julgue que uma grande espiritualidade possa diminuir ou mesmo abolir o sofrimento. 

Mas é experiência universal que são precisamente os homens espirituais, os santos, os iniciados, os que mais sofrem. Por quê?
Porque, quando o homem já não tem débito próprio, se torna ele um sofredor ideal por débito alheio.  É esta a razão por que os santos e iniciados costumam sofrer serenamente, por que se sentem como pecadores de débitos alheios.Sofrer por débito próprio é vergonhoso – sofrer por débito alheio é honroso.Enquanto a nossa humanidade for adâmica, vigorará esta lei de solidariedade.Somente uma humanidade cósmica, como a de Jesus, não teria sofrimento compulsório; nesta nova humanidade, o homem poderia dizer: “Ninguém me ira a vida; eu é que a deponho a minha vida quando eu quero, e retomo a minha vida quando eu quero”. Assim fala o “Filho do Homem”, mas nós somos“filhos de mulher”.

 
   15. A alegria ao sofrimento é da humanidade adâmica – a imunidade é da humanidade cósmica. Na humanidade cósmica, do Cristo e dos grandes avatares, não há o sofrimento e morte compulsórios, embora possa haver sofrimento e morte voluntários. Nesta humanidade impera absoluta libertação e liberdade.Enquanto vivermos na humanidade adâmica, haverá sofrimento, tanto de culpados como de inocentes. E, durante esta vivência, a sabedoria do sofredor consiste em sofrer serenamente. Quem puder dizer com Paulo de Tarso: “Eu exulto de júbilo no meio de todas as minhas tribulações”, esse atingiu elevado grau de evolução humana.


    16. SOFRIMENTO – CRÉDITO
-

Muitos conhecem apenas o sofrimento débito, sofrimento por culpa própria ou alheia. Mas há também um sofrimento – crédito.Os livros sacros referem vários exemplos de sofrimento-crédito. Job, o rico fazendeiro de Hus, sofreu a perda de toda a sua fortuna e de seus filhos, e, por fim, da própria saúde – e, no entanto, declara a Bíblia, que era um homem justo.Três amigos do oriente, Elifas, Baldad e Sofar, tentam provar-lhe que ele é um pecador. Job protesta a sua inocência. Finalmente, intervém o próprio Deus e declara que Job é inocente. 

Ele não sofre por nenhum pecado, próprio ou alheio; os sofrimentos dele têm o fim de o levar a uma espiritualidade ainda maior do que tinha.Sofrimento-crédito.O cego de nascença, referido pelo Evangelho, segundo a declaração de Jesus,não sofria por nenhum débito, nem próprio nem alheio, mas sim “para que nele se revelassem as obras de Deus”.

Essas “obras de Deus” são a evolução espiritual do cego, o qual, sem esse sofrimento, não teria saído da rotina horizontal do seu ego humano, para subirá verticalidade do seu Eu divino.Sofrimento-crédito.No domingo da ressurreição, os dois discípulos de Emaús estão perplexos,porque um homem justo como o Nazareno havia sofrido a morte de crucifixão.Ao que o próprio Jesus, que os acompanhava, desconhecido, lhes responde:


“Não devia então o Cristo sofrer 
tudo isto e assim entrar em sua glória?”
A entrada na glória indica o sofrimento.Jesus não sofreu por pecado próprio, que não tinha, nem por pecados alheios,mas sim para realizar ainda mais plenamente seu Eu espiritual, que ele chama a entrada na glória.

    17. Por maior que fosse a realidade espiritual de Jesus, ao nascer, toda a creatura é ulteriormente realizável. A Epístola aos Hebreus afirma que o sofrimento e a morte de Jesus o levaram a uma perfeição maior.Jesus nunca afirma haver sofrido para pagar pelos pecados da humanidade,como dizem os teólogos humanos.Na Epístola aos Filipenses, Paulo de Tarso atribui esta evolução ao próprio Cristo cósmico, quando escreve: “Ele (o Cristo), que estava na glória de Deus,não julgou dever aferrar-se a essa divina igualdade; mas esvaziou-se dos esplendores da Divindade e se revestiu de forma humana, tornando-se servo,vítima, crucificado; e por isto Deus o super-exaltou e lhe deu um nome superiora todos os nomes, de maneira que, em nome do Cristo, se dobrem todos os joelhos das creaturas celestes, terrestres e infraterrestres; e todos proclamam que ele é o Senhor”.Paulo parece pois admitir um sofrimento-crédito no próprio Cristo, de maneira que o Cristo se elevou a um super-Cristo.Aliás, toda e qualquer creatura é ulteriormente evolvível, e Paulo escreve que o Cristo é o “primogênito de todas as creaturas, não terrestres, mas cósmicas”.


18-Todo o sofrimento-crédito é compatível com sofrimento débito.Pode alguém sofrer por débitos próprios, quando os tem, ou por débitos alheios, quando não tem débito próprio, e ao mesmo tempo aumentar o seu crédito próprio.O sofrimento-crédito é fator de aperfeiçoamento, ou auto-realização, quando  realizado devidamente.De maneira que nenhum sofredor tem motivo para desânimo, pessimismo ou desespero. Em hipótese alguma, pode o fenômeno objetivo do sofrimento ser prejudicial ao homem. 

O principal não é sofrer ou não sofrer; a principal tarefa de todo o homem, aqui na terra, é realizar-se cada vez mais.E, por mais desagradável que seja nossa auto-realização, ela é, quase sempre, mais favorecida pelo sofrimento do que pelo gozo. Uma vida de gozo reforça o ego humano, uma vida de sofrimento fortalece o Eu divino no homem.

A revolta habitual contra o sofrimento prova que o homem não compreendeu a verdadeira razão-de-ser da sua existência terrestre, que não é gozo nem sofrimento, mas auto-realização. E, como a auto-realização é impossível sem reconhecimento, deve o homem, acima de tudo, realizar o seu autoconhecimento, saindo da ilusão tradicional de se identificar com o seu ego humano, e entrar na verdade libertadora de se identificar com o seu Eu divino, com sua alma, com o Cristo interno, com o Pai imanente: “Eu e o Pai somos um”.

A maior acerbidade do sofrimento não é o sofrimento em si mesmo, mas é a absurdidade do sofrimento. Mas essa absurdidade desaparece quando o homem sabe realmente o que ele é.  Então, todo o sofrimento é, pelo menos, tolerável. Tudo pode o homem tolerar quando ele se tolera a si mesmo.

    19. SOFREDORES PROFANOS E INICIADOSO problema não é sofrer ou não sofrer – o problema está em saber sofrer, ou não saber sofrer.Nenhum homem profano sabe sofrer decentemente – mas todo o iniciado pode  sofrer serenamente, e até jubilosamente.Que se entende por profano e iniciado?Profano é todo aquele que está pró (diante) do fanum (santuário); é todo o  exotérico que contempla o santuário do homem pelo lado de fora, e nunca entrou no seu interior. Que sabe esse profano, esse exotérico da realidade central de si mesmo? Ele, que passa sua vida inteira a se interessar somente pelas periferias externas da sua vida?


 Iniciado é aquele que realizou o seu ir para dentro, a sua entrada no santuário de si mesmo; esse é um esotérico, um iniciado.O profano é ignorante – o iniciado é um sapiente da sua própria realidade.

O profano, o ignorante, o analfabeto de si mesmo, não pode sofrer resignado;revolta-se necessariamente contra o sofrimento, que atinge todo o seu ego humano, única coisa que ele conhece. 

Para todo o profano, o sofrimento é um terremoto, um cataclismo, uma tragédia arrasadora.

Este caráter negativo do sofrimento não vem do próprio sofrimento, mas vem da ignorância e ilusão do sofredor.

Dificilmente, poderá o sofredor modificar as circunstâncias externas da sua vida; que estão além do seu alcance, e por isto não pode abolir ou suavizar a sua dor.

O que o sofredor pode modificar é somente a substância interna de si mesmo,a atitude do seu Eu central, a sua consciência – e com esta nova perspectiva de dentro, o fenômeno externo do sofrimento adquire um aspecto totalmente diferente. 

Se o sofrimento não pode ser amável, pode ser pelo menos tolerável.Todo o sofrimento, repetimos, é tolerável, quando o homem pode tolerar a si mesmo.

    20. A amargura máxima do sofrimento não está no fenômeno externo dele, mas na atitude interna do sofredor. E essa correta atitude interna supõe autoconhecimento. Quando o sofredor sabe que não é o seu Eu divino, mas  apenas o seu ego humano que sofre, então pode ele sofrer serenamente, e  mesmo sabiamente – talvez até jubilosamente, por saber que ele está construindo a “única coisa necessária que nunca lhe será tirada”.A maior acerbidade do sofrimento, como dizíamos, está na sua absurdidade,no seu aspecto paradoxal, no seu caráter antivital e anti-existencial – mas esse aspecto não vem do sofrimento em si, mas unicamente da falsa perspectiva do sofredor. 


O sofrimento do sofredor profano é necessariamente absurdo,paradoxal, antivital, antiexistencial, e é capaz de levar o sofredor à revolta, à frustração, ao suicídio, ou ao inferno em plena vida.É pois de suprema sabedoria que o homem mude de perspectiva e atitude – e  isto, não quando vítima de uma tragédia, mas em tempos de paz e bonança. Dificilmente, o sofredor alcançará essa serenidade durante o sofrimento, se,antes dele, não a tiver alcançado. O remédio contra as dores não deve ser tomado apenas na presença delas, mas antecipadamente, em tempo de saúde e tranquilidade. O remédio é, sobretudo, uma profilaxia, e não somente um corretivo. 

O homem deve vacinar, imunizar todo o seu ser com o soro da verdade sobre si mesmo, para que, na hora da tragédia, não sucumba ao  impacto das bactérias mortíferas da revolta e do desespero. Tenho assistido a cenas de desespero ao pé de um caixão mortuário ou de um túmulo aberto – e é inútil tentar aliviar o sofrimento dos sobreviventes, quando  lhes falta uma base de longos anos, uma vivência na verdade do seu próprio  ser. 

O remédio para a hora da tragédia tem de ser dado meio século antes da eclosão da tragédia, durante os meses e anos da sua incubação.Quem enxerga o porquê da sua existência terrestre apenas nos gozos, já está em véspera de frustração. Quem confunde os objetivos da vida – fortuna,prazeres, divertimentos – com a razão-de-ser de sua existência –autoconhecimento e auto-realização – é um profano, um exotérico, e não pode  encontrar conforto na hora do sofrimento. É suprema sabedoria iniciar-se na verdade do ser humano desde o princípio. Todos os objetivos da vida têm de ser integrados totalmente na razão-de-ser da existência.

    21. EU E OS MEUS DEFUNTOS - Um dos maiores sofrimentos para muitos é a morte de pessoas queridas da família ou amizade.E esse sofrimento é agravado pelo espantalho que certos teólogos fazem da morte e daquilo que, segundo eles, vem depois da morte. Dizem que a alma se encontrará subitamente com Deus, ou então com o diabo. Quase todos ensinam que, depois do julgamento, a alma vai para um céu eterno, ou então para um inferno eterno.Um cientista moderno, dr. Raymond Moody Jr., escreveu um livro intitulado Vida Depois da Vida, em que ele narra o resultado de centenas de pesquisas e entrevistas com pessoas clinicamente mortas, mas que “reviveram” depois. 


O livro abrange pessoas de todas as condições sociais e de todas as ideologias religiosas e filosóficas. As narrativas dos “redivivos” coincidem admiravelmente em muitos pontos: quase todos falam de fenômenos ou vultos luminosos que viram; muitos passaram por um túnel escuro que terminava na luz; muitos se encontraram com entidades protetoras e com amigos falecidos. Nenhuma dessas centenas de pessoas, clinicamente mortas e “redivivas”, se encontrou com Deus ou com o diabo; nenhuma fala em experiências apavorantes que lhe tivessem acontecido. Parece que para todas essas pessoas a morte era apenas um sono suave e plenamente consciente.Na realidade, a morte não marca nada de definitivo; é apenas uma transição de um modo de existência para outro modo. 

A morte é comparável ao despimento de uma roupagem e revestimento de outra. A alma, desde que é alma, e não puro espírito, tem sempre o seu corpo, seja de que espécie for. Alma sem corpo seria fantasma – corpo sem alma seria cadáver.A palavra corpo não deve ser identificada com matéria. Corpo é um revestimento ou invólucro do espírito, desde que o espírito se encarnou, tornando-se alma, isto é, anima daquilo que anima ou vivifica.Já no primeiro século, escrevia Paulo de Tarso: 


“Há muitas espécies de corpo,
há corpo material e há corpo espiritual”.
Também a nossa ciência avançada sabe que a matéria pode existir em formas várias.O que nós, por via de regra, chamamos matéria é o estado mais baixo da vibração, que se tornou perceptível aos sentidos da visão, da audição, do tato, etc. Quando a chamada matéria adquire um grau superior de vibração, é chamada energia, ou, na expressão de Einstein, “matéria descongelada”. Quando a energia aumenta de vibração, pode aparecer como luz, que Einstein chama “energia descondensada”.

 A própria luz perceptível vem da luz imperceptível, chamada por alguns de luz cósmica.Segundo a ciência moderna, as coisas conhecidas da terra provêm dos 92 elementos da química, e estes são manifestações da luz invisível.O que há para além da luz cósmica não é acessível à ciência.O corpo humano pode existir em formas várias. A nossa vida terrestre, em corpo material, certamente não é a nossa única existência. A realização plena do homem não pode estar restrita a 30, 50, 80 anos. Ela abrange o ciclo total de milhares de anos ou de séculos. Podemos dizer mesmo que a evolução do homem é sem fim.

22- Somos eternos viajores rumo ao Infinito. E esta viagem ascensional ao Infinito é a nossa vida eterna, que não é uma chegada definitiva, mas uma jornada indefinida, uma sinfonia inacabada.Se esta viagem é uma sinfonia ou uma disfonia, isto depende do nosso livre-arbítrio, da nossa consciência, da nossa atitude livremente creada e mantida. O livre-arbítrio não está restrito ao corpo material da vida presente; ele é um atributo inseparável da alma humana.Tanto o nosso céu como o nosso inferno é uma jornada determinada pelo livre-arbítrio. Uma jornada ascensional é céu – uma jornada descensional é inferno.Não é nenhum Deus externo que nos leva ao céu, nem nos manda ao inferno –é o nosso Deus interno, o nosso Eu humano que faz tudo isto.Os nossos defuntos não estão no céu nem no inferno, em sentido teológico,estão em plena jornada evolutiva, ascensional ou descensional.

É de suma importância que o homem inicie o seu céu aqui e agora; assim continuará facilmente na jornada depois da morte física.O que interessa aos sobreviventes saber é se, e como, poderão ajudar os seus queridos defuntos.Toda vibração reforça outra vibração da mesma frequência ou espécie. Esta lei vale tanto na física como na metafísica.

 Um pensamento, um desejo, um ato de amor, uma prece, uma atitude espiritual são vibrações emitidas por nós – e podem afetar a alma do defunto, suposto que ela tenha para isto a necessária abertura ou receptividade. Nada sabemos dessa receptividade, mas podemos admitir que seja propícia às nossas emissões.É inevitável que a morte de um ente querido nos cause sofrimento e que sintamos saudades da sua presença perceptível. Pêsames e condolências são do nosso ego motivo, e não são condenáveis. Condenável seria se o nosso sofrimento ou as nossas saudades prevalecessem sobre a atitude do nosso Eu superior.

23- Quando um homem tem a perspectiva correta sobre a sobrevivência do seu Eu espiritual e de seus defuntos, pode sofrer com certa serenidade e separação deles.Um dos maiores sofrimentos é, para muitos, a separação de pessoas queridas.E esse sofrimento não é aliviado por meio de pêsames e condolências, que não passam de uma espécie de camuflagem, embora permitida. Nessa hora dolorosa deveríamos atingir as profundezas de uma verdadeira consolação de outra espécie.As nossas teologias tradicionais pouca consolação podem dar aos sobreviventes enlutados. 

A ideia de um lugar definitivo, chamado céu, e deu ma vida estática, chamada vida eterna, está cedendo aos poucos à verdade de uma evolução indefinida e progressiva rumo ao Infinito. Aqui no planeta Terra estamos nós, os viajores, em corpo material; paralelamente, em outra região do Universo, estão outros viajores em corpo imaterial, os nossos defuntos, tão vivos como nós, demandando o mesmo destino universal. Nós não estamos realmente separados deles; estamos apenas vivendo numa outra faixa vibratória ou frequência.

 A ausência material dos nossos defuntos é realmente uma presença imaterial. Sentir essa ausência – presença é questão de refinamento de vibrações humanas. Deveríamos habituar-nos cada vez mais, durante a vida, a não confundir real com material. Uma presença pode ser real sem ser material. 

A própria ciência nos favorece neste ponto: ela considera a matéria como a coisa menos real de todas as coisas; mais real é a energia (o astral); mais real ainda é a luz. A presença espiritual é a mais real das presenças, a despeito de toda a ausência material.Um dos nossos costumes mais detestáveis é desesperar-nos à presença de uma morte, fazer cena, cobrir-nos de luto, etc. Povos antigos mais avançados acompanhavam seus defuntos com luzes e flores, com cânticos e leituras religiosas. 

As auras pesadas produzidas pelo luto, pela tristeza, pelos lamentos dos sobreviventes podem até ser um empecilho para a alma do falecido e dificultar-lhe a orientação em seu novo ambiente. Silêncio, calma, serenidade,criam um ambiente propício para a alma em transição para outras regiões da existência. Vibrações espirituais, como cânticos e silenciosa meditação, deviam substituir a atmosfera de luto e tristeza, que em geral envolve o velório dos entes queridos que partiram para o além. Para o espírito não há ausência – há presença permanente.

    24. A ARTE DE CURAR PELO ESPÍRITO - Neste capítulo, abordamos um aspecto do sofrimento quase totalmente desconhecido. Não falaremos de como tolerar o sofrimento, mas mostraremos como curar o próprio sofrimento, não com algum remédio comprado na farmácia ou drogaria, mas pelo poder do espírito do próprio sofredor.Esta autocura pelo espírito já foi focalizada por outros, médicos e leigos. Victor Frankl, médico e psiquiatra da Universidade de Viena, e presidente da Clínica Neurológica da mesma universidade, publicou diversos livros em torno da logoterapia, isto é, da cura pelo logos. Logos é a palavra grega para designar o Deus imanente no Universo e no homem. Victor Frankl refere casos impressionantes dessa cura feita pelo próprio doente, sob a orientação do médico.Joel S. Goldsmith, negociante em Honolulu, na ilha de Havaí, escreveu um livro sobre o mesmo assunto intitulado A Arte de Curar pelo Espírito, explicando minuciosamente o processo dessa autocura, essencialmente idêntica à logoterapia do médico vienense. 


A vantagem do livro de Goldsmith é que o leitor pode acompanhar, passo a passo, o segredo dessa terapia espiritual. Goldsmith fez diversas vezes a    viagem ao redor do globo a chamado de doentes, e, durante mais de 30 anos, exerceu essa cura pelo espírito.A quintessência desse processo terapêutico espiritual consiste, segundo Goldsmith, numa concentração máxima da consciência na realidade da presença de Deus no homem. 

Essa conscientização da presença de Deus no homem não é apenas um pensamento, um mentalismo; não está em pensarem Deus; nem tampouco é uma simples sugestão da presença divina no homem. A conscientização da presença de Deus é a total identificação com o espírito de Deus no homem. Esta prática supõe, acima de tudo, a absoluta convicção de uma Realidade, da realidade de um Deus único, não de um apessoa, mas de um Poder Cósmico, cuja essência está onipresente, tanto no Universo lá fora como no universo dentro do homem. As palavras de Jesus “Eu e o Pai somos um, o Pai está em mim, e eu estou no Pai”, poderiam servir de guia para essa conscientização da presença real de Deus no homem.Esta pratica supõe que o homem seja 100% monista, que esteja convencido profundamente de que há uma única Realidade, uma única Essência em todas as criaturas; que não diga 


“Deus está no átomo, Deus está na flor,
 Deus está em mim – mas sim:
 Deus é o átomo, Deus é a flor, Deus é o Eu”.
    25. Certos teólogos detestam essa total identificação da criatura com Deus; dizem que isto é panteísmo errôneo e blasfemo. Esses teólogos confundem monismo com panteísmo, confundem essência com existência. A existência de um átomo, de uma flor, de um homem, certamente não é Deus, que seria panteísmo; mas a essência ou realidade é uma só em todas as coisas. Não há essências no plural. Deus é a essência única em todas as existências.

Quando Jesus diz “Eu e o Pai somo um”, logo acrescenta “mas o Pai é maior do que eu”, como se dissesse: na essência eu sou um e idêntico ao Pai, a Divindade; mas, na existência, eu, a creatura, e a Divindade não somos um,porque a Divindade é infinitamente maior do que eu.Quando o homem conscientiza a presença de Deus, entra na luz da Realidade única: eu, na sua íntima essência, é idêntico a Divindade, que permeia toda a sua existência.O que se segue dessa essencial identidade com a Divindade é “as obras que eu faço não sou eu (a existência humana) que as faz, mas é o Pai (a essência divina) que faz as obras”.Se o Deus em mim cura um doente, não sou eu, na existência humana, mas é Deus, na essência divina, que cura.

 E, como Deus é onipotente, é infalível que o doente seja curado, porque a Deus nada é impossível.Todo o problema da cura pelo espírito consiste nesse ponto central: se o curador consegue esquecer-se totalmente de sua existência humana, e se identifica total e exclusivamente com a essência divina.Esta identificação total e exclusiva com a essência divina nos é difícil, porque os nossos sentidos parecem dizer-nos o contrário; e o passado multimilenar de toda a humanidade só conhece existência, e nada sabe da essência.

E assim, o curador pelo espírito tem contra si o peso-morto da sua própria personalidade física, mais o peso-morto de toda a humanidade do passado. E o curador espiritual tem de contrabalançar esse peso-morto com a consciência viva da sua essencial identidade com a Divindade.Esta afirmação da verdade da essência contra todas as ilusões das existências exige longos anos de exercício e de prática.Neste sentido, dizia o Mestre: “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”, isto é, a consciência da verdade sobre a vossa essencial identidade com a essência divina vos libertará de toda a ilusão da vossa existência humana.Isto é logoterapia, isto é, cura pelo espírito.

    26. Joel Goldsmith confessa que levou nada menos de 13 anos para conseguir essa intensa e perfeita focalização na presença de Deus.


A pratica diária da meditação 
pode servir de prelúdio para essa intensa conscientização
 da presença de Deus e da verdade redentora 
que “Eu e o Pai somos um”, que cura todos os males.

    27. A ARTE DE MORRER ANTES DE SER MORTO
 - A cura pelo espírito, a logoterapia, como dissemos no capítulo anterior,depende essencialmente da capacidade que o homem tenha adquirido para morrer voluntariamente, antes de ser morto compulsoriamente.A nossa morte compulsória – por acidente, doenças ou velhice – é absolutamente certa, mas ela não resolve o problema central da nossa vida.O que o resolve é a arte de morrer voluntariamente, isto é, de se esquecer temporariamente de toda a existência do corpo e conscientizar unicamente a essência da alma.Esse estado é, geralmente, chamado meditação, ou, quando altamente intensificado, êxtase, samadhi.


A consciência exclusiva da essência e a inconsciência total da existência representam o triunfo máximo da verdade sobre o homem, e como toda a verdade é libertadora, essa experiência liberta o homem de toda e qualquer escravidão, inclusive da escravidão da doença.Todos os mestres da humanidade focalizam como sumamente importante essa morte voluntária, esse egocídio do ego existencial. 

O Cristo diz: “Se o grão de trigo não morrer, ficará estéril – mas, se morrer, produzirá muito fruto”. Paulo de Tarso escreve: “Eu morro todos os dias, e é por isto que eu vivo – mas não sou eu que vivo, é o Cristo que está em mim”.Esta morte voluntária torna o homem totalmente indiferente em face da morte compulsória.

 Todo o medo que o homem profano tem da morte vem de uma grande e funesta ilusão: da confusão entre existência e essência. O homem profano considera a morte como a ausência da vida – quando o iniciado sabe por experiência própria que a vida é imortal, embora ela possa assumir diversas formas mortais nos vivos.Pensar nisto, crer nisto, nada resolve – o que resolverá é ter a consciência e vivência da imortalidade da vida.A vida é a essência de tudo que existe no Universo. 

        A vida é Deus. 
A vida é a essência de todas as existências vivas. 
Podem as existências perecer, podem mudar de uma forma para outra forma – o que não perece e não muda é avida. A vida essencial se manifesta em vivos existenciais – estes são vários e  variáveis, aquela é uma, eterna e invariável. A essência da vida está em todas as existências vivas – assim como o mar subjaz a todas as ondas do mar.

28. Os vivos nascem, vivem e morrem – a vida não nasce nem morre, mas vive sem nascimento nem morte.Quando o homem tem a experiência do único ponto fixo no meio de todas as coisas movediças, entra ele num ambiente de absoluta firmeza e tranquilidade,de certeza e felicidade.E esta tranquilidade e firmeza interior do Eu divino pode também afetar beneficamente as intranquilidades e infirmezas (ou enfermidades) do ego humano, chamadas doenças.A intensa consciência da vida pode retificar, os vivos, quando falsificados.Não se trata de substituir os vivos pela vida, trata-se de plenificar todos os canais vazios dos vivos pela plenitude da fonte da vida. O homem é essencialmente vida, que pode manifestar-se existencialmente em forma de vivo. Este vivo pode ser imperfeito, mas a vida é absolutamente perfeita.O homem na sua essência é perfeita vida e saúde – que pode aparecer como um vivo imperfeito. Quanto mais o homem se convence de que ele é vida, tanto mais pode ele vivificar o vivo que ele tem. 

O Ser é sempre perfeito; só o Ter pode ser imperfeito.O homem é saúde – mas pode ter doença.As doenças só prevalecem sobre o homem quando a saúde não tem plena consciência de si mesma.Uma vida de consciência 10, 20, 30% é alérgica a doenças – mas uma vida 100% consciente é totalmente imune a qualquer doença. Assim era a vida de Jesus, e talvez a de Moisés.Vida e saúde são a nossa essência eterna – vivos e doenças são a nossa existência temporária.

Para que a essência da vida e saúde possa exercer seu impacto decisivo sobre a existência dos vivos e doentes, deve o homem habituar-se a eclipsar temporariamente tudo o que ele tem, para que aquilo que ele é, o seu Ser,adquira 100% de poder sobre os seus Teres.Esse estado de inconsciência do Eu essencial é o segredo de toda a felicidade do homem. Somente durante essa morte do ego pode a vida do Eu manifestara plenitude do seu poder e conferir saúde também ao ego.

    29. A solução do problema, das dores
, é fundamentalmente uma questão de metafísica e não de física. A física pode remover certos sintomas externos de doenças, mas não pode jamais abolir radicalmente uma doença.O homem sofre doenças físicas porque não vive na saúde metafísica.A total permeação das doenças do ego pela saúde do Eu é a única solução radical e definitiva do sofrimento humano.Mas essa, por ora, só é do “Filho do homem”.


    30. PORQUE E COMO JESUS SOFREU - Muitas pessoas piedosas tentam camuflar os seus sentimentos com a sugestão: Jesus sofreu mais...E, assim julgando, aliviam os seus males tornando-os toleráveis.Se grande é a boa vontade dessas pessoas, pequena é a sua sabedoria.Acima de tudo, esta afirmação insinua uma inverdade. Em segundo lugar, é falso o motivo dos sofrimentos de Jesus.


Dizer que Jesus foi o rei dos mártires, o maior sofredor da humanidade, não corresponde à verdade. Nem adianta apelar para as palavras do profeta Isaías,que descreve os sofrimentos do “servo de Deus” (ebed Yahveh), porque Isaías se refere diretamente aos sofrimentos dos israelitas no exílio da Babilônia causados pelos pecados de Israel.Durante 33 anos da sua vivência terrestre, sofreu Jesus fisicamente durante umas 15 horas, desde as 20 horas da quinta-feira até às 15 horas da sexta-feira. Haverá na terra um homem que, durante a vida, tenha sofrido apenas 15 horas?Mas, e os sofrimentos morais e psíquicos de Jesus? Os ludíbrios, as  incompreensões, as ingratidões, etc...?

Quando um avatar desce das alturas às profundezas, sabe ele de antemão que essa jornada vai ser um tormento para ele, e não espera outra coisa.A maior das inverdades, porém, é a constante afirmação dos teólogos de que Jesus sofreu por ordem de Deus, a fim de pagar-lhe a enorme dívida dos pecados humanos. Se isto fosse verdade, escreve o historiador britânico Arnold Toynbee, seria Deus o maior monstro do Universo.Jesus nunca afirmou ter vindo ao mundo para pagar pelos pecados humanos,sofrendo e morrendo na cruz.

A verdade está nas palavras que Jesus disse aos dois discípulos sofredores, a caminho de Emaús: o Cristo devia sofrer tudo isto para assim entrar em sua glória.O sofrimento de Jesus é essencialmente um sofrimento voluntário, um sofrimento-crédito.

    31. Todos os grandes avatares aceitam voluntariamente o sofrimento, não tanto para ajudar os outros, mas para se realizarem a si mesmos.Também aqui na terra há homens que sabem disso.Nos Estados Unidos assisti às conferências do grande evangelizador do Japão,Hirohito Kágawa. Anos mais tarde, li numa revista que Hirohito estava de cama,longos meses, desenganado pelos médicos. Um amigo dele, que estava à cabeceira do doente, lamentava a inatividade forçada do sempre dinâmico evangelizador, quando tantas tarefas inacabadas estavam à espera dele. Hirohito ouviu em silêncio os lamentos do amigo e, finalmente, disse:


“Tu lamentas 
que eu não possa fazer mais nada, 
por causa desta longa enfermidade. 
 Mas eu estou realizando agora mais do que nunca 
o trabalho mais importante da vida 
– a realização de mim mesmo pelo sofrimento”.
Assim pensam e vivem os avatares que a nossa humanidade conhece: sofriam voluntariamente para se realizarem ulteriormente, para entrarem cada vez mais em sua glória.A tarefa mais difícil do homem é descobrir no sofrimento um fator positivo,quando o sofrimento parece ser totalmente negativo.O sofrimento em si não é positivo nem negativo, mas simplesmente neutro.Aliás, nenhum objeto e nenhum fato é bom nem mau, nem positivo nem negativo em si mesmo, porque são coisas neutras, incolores, inconscientes. 

O homem é que pode servir-se desses objetos neutros para o seu ser-bom, ou para o seu ser-mau. Mas é dificílimo fazer de um fato como o sofrimento – que parece flagrantemente negativo – um valor positivo. Para realizar tal façanha,deve o homem ter descoberto em sua alma uma mina profunda e riquíssima de realidade transcendental.

O rei Midas, da fábula, tinha recebido dos deuses o poder de transformar emouro tudo que tocasse. O misterioso conde de Saint Germain, que parece viver ainda no Himalaia e prometeu voltar ao ocidente nos tempos mais trágicos da nossa humanidade, tinha o poder de fazer ouro e pedras preciosas de um simples pedaço de carvão. Isso é incompreensível magia mental.Se um homem é capaz de servir-se do negro carbono da dor para fazer ouro e pedra preciosa de realização espiritual, deve ele ter ultrapassado toda a alquimia ocultista e toda a magia mental, e deve ter entrado no santuário da mística divina.Quando um desses místicos escrevia “eu transbordo de júbilo no meio de todas as minhas tribulações”, devia ele ter experiência desse segredo.

    32. E quando o Mestre disse que ele devia entrar em sua glória pelo sofrimento e pela morte voluntária, devia ter removido um espesso véu que, para o comum dos mortais, encobre o mistério do sofrimento como fator de auto-realização.Apesar de ter Jesus sofrido voluntariamente tudo o que sofreu para entrar em sua glória, contudo o modo como ele soube sofrer é um modelo para todos os sofredores.


 Não sofre com covardia, como os fracos, nem com jactância, como certos heróis, ou pseudo-heróis da humanidade, que desafiam os martírios e a morte. No Getsêmane, o seu Jesus humano pede ao Cristo divino que, se possível, faça passar aquele cálice amargo – mas logo se entrega totalmente, à vontade superior do seu Cristo divino. No Gólgota, por um momento, o seu ego humano clama em altas vozes: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” – mas logo o seu Eu crístico se resigna e murmura serenamente: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito”.Ele sofre como o mais humano dos homens, porque era integralmente humano no seu Jesus, e integralmente divino no seu Cristo.

Cada homem é potencialmente 
o que ele pode vir a ser atualmente.
 Horror ao sofrimento e à morte, a repugnância contra injustiças e ingratidões são compatíveis com a soberania, calma e serenidade do espírito. Uma completa integração do nosso ego inferior em nosso Eu superior perfaz a harmonia total da natureza humana.Ser tentado a revoltar-se contra o sofrimento é humano – deixar-se derrotar pelo sofrimento é deplorável.Toda a serenidade no sofrimento depende, em última análise, da visão da nossa existência total, cuja falta dificulta e mesmo impossibilita a compreensão da tarefa evolutiva do sofrimento.

    33. OBJETIVOS DA VIDA OU RAZÃO-DE-SER DA EXISTÊNCIA
 - Quase todos os nossos sofrimentos, senão todos, vêm dos objetivos da vida, e da razão-de-ser da nossa existência.Infelizmente, a imensa maioria só se interessa pelos objetivos da vida, e por isto leva uma vida de sofrimento.Os objetivos da vida são todas as coisas do nosso ego periférico, como família,propriedade, profissão, relações sociais, amizades, etc. São circunstâncias fora do nosso centro, sobre as quais não temos domínio direto, e que, por isto,podem falhar – e lá está o nosso sofrimento.Não podemos viver sem esses objetivos, sem estas circunstâncias. 


Somente um asceta do deserto, ou um yogui numa caverna do Himalaia poderia viver sem esses objetivos externos, e mesmo assim não estaria totalmente isento de sofrimentos, porque o seu próprio corpo também é um objeto, ou uma circunstância.É permitido recusar a maior parte dessas circunstâncias.Razoável é usar, na medida do necessário, esses objetos da vida.Mas o grosso da humanidade não recusa, nem usa, mas abusa.Que é abusar?

Quem vive 24 horas por dia, 365 dias por ano, durante 20, 50, 80 anos,exclusivamente para os objetivos da vida, está em vésperas permanentes de sofrimentos. Quando alguns desses ídolos da sua vida lhe faltarem – adeus,alegria!E ninguém pode garantir que isto não aconteça, mesmo sem culpa nossa.As circunstâncias da natureza ou da sociedade nos podem roubar inesperadamente esses objetos idolatrados, inclusive os objetos pessoais da nossa família e amizade.Por onde se vê que todo o homem profano está sempre incubando sofrimentos,que podem eclodir a qualquer momento.

    34. Por isto, dizia Diógenes, o filósofo cínico de Sínope, que a verdadeira felicidade consistia em nada ter que o mundo nos possa tirar, nem nada desejar que o mundo nos possa dar.Mas, o grosso da humanidade não pode viver como Diógenes, cuja única casa era um velho barril do mercado de Atenas, em que ele dormia.O que, porém, todos podem e deveriam fazer é descobrir algo além desses objetivos da vida e estabelecerem certo equilíbrio entre essas duas coisas.Que coisa é esta?A razão-de-ser da nossa existência. Que é isto?


A única coisa necessária da nossa existência
 somos nós mesmos, é a nossa auto-realização. 

Nenhum homem é realizado no seu ser – todos são realizáveis.Pode ser que muitos sejam ego-realizados, objeto-realizados, coisificados,90%, talvez 100% – mas não estão auto-realizados.Se o homem estabelecesse um equilíbrio razoável entre o seu ser e os seus teres, entre o que ele é e o que ele tem ou deseja ter, reduziria grandemente a chance dos seus sofrimentos. 

“Uma só coisa é necessária”, dizia, há quase 2.000 mil anos o maior dos Mestres da humanidade à sua discípula Maria de Betânia. Não proibiu à sua irmã Marta que fizesse o que estava fazendo, mas considerava estas coisas como facultativas, e não como realmente necessárias.

Necessário é realizar o seu próprio sujeito – facultativo é realizar os objetos.Através da história, uma pequenina elite, sobretudo do mundo oriental, se interessa somente pela razão de ser, negligenciando os objetivos da vida –mas a imensa maioria da humanidade ocidental vive exclusivamente para os objetivos da vida, esquecendo-se totalmente da razão-de-ser da sua existência.Dois extremos!  

Toda a sabedoria do homem sensato consiste em saber harmonizar corretamente esses dois pólos da vida humana.Todo o homem que trata seriamente de realizar a razão-de-ser da sua existência, pode possuir serenamente os objetivos necessários a uma vida decentemente humana, e nunca estará em vésperas de calamidades catastróficas. Aconteça o que acontecer, o principal está garantido e segundo as palavras do Mestre “Nunca lhe será tirado”. Quem realizou a sua substância central, pode sofrer o impacto das circunstâncias periféricas desfavoráveis –mas não será infeliz por dentro, embora sofra por fora.

    35. Nunca deveríamos fazer depender a nossa felicidade de algo que não dependa de nós.Uma substância central pode sofrer calmamente todos os assaltos das circunstâncias periféricas – e continuar a ser profundamente feliz.


    36. ATÉ AGORA NINGUÉM MORREU - Voltemos a falar dos nossos defuntos.Um dos maiores sofrimentos é, como já dissemos, a morte de pessoas queridas da família e da nossa amizade.Frequentes vezes, vêm ter comigo pessoas enlutadas pela morte de um ente querido, na esperança de receber de mim alguma consolação. Eu poderia dizer-lhes, por exemplo: o seu falecido deve estar com Deus, num céu muito melhor do que a nossa terra; por isto, não se entristeça com a morte dele; você vai revê-lo.Outros diriam: console-se; o seu defunto vai reencarnar um dia em condições muito melhores.Em vez de tudo isto, digo simplesmente à pessoa enlutada: não se aflija; até agora ninguém morreu.


Bem sei que dificilmente o sobrevivente vai aceitar essas palavras, que até lhe podem parecer brincadeira, uma vez que tantos já morreram.O grosso da humanidade considera a morte como ausência da vida. E é difícil alguém se habituar a considerá-la como simples mudança de cenário de vida, e não como a cessação da vida.O que prevalece na quase totalidade dos enlutados não é a razão, mas a emoção.

A razão, o espírito, é da centralidade de nosso Eu, ao passo que a emoção é do nosso ego periférico. A falta de contato perceptível com o defunto é que é responsável pelo sofrimento dos sobreviventes, e eclipsa toda a racionalidade da verdade.De maneira que não é possível dar um motivo de alívio eficiente a uma pessoa que, durante a vida anterior, não tenha despertado em si a consciência da verdade. No momento da tragédia e do sofrimento não é possível fazer o que durante a vida inteira não foi feito. Somente sobre a base de uma experiência própria, direta e prolongada, é que o enlutado poderia conseguir firmeza e serenidade na hora do sofrimento. Mas, quem é que, em dias de bonança,pensa nisto?

    37. Toda a nossa educação, moral e cívica, e mesmo religiosa, é desfavorável a isso. Se alguém confia apenas em auto-educação, não encontra paz e serenidade em face da morte de um ente querido. É necessário que o homem tome a sério, muito a sério, a sua auto-educação. Esta auto-educação não é outra coisa senão a conscientização, profunda e nítida, sobre a realidade da existência total do homem, não limitada aos poucos decênios da vida terrestre.


A existência humana necessita de vários estágios para sua evolução total. O primeiro estágio é o da encarnação terrestre, em que o espírito se reveste de um invólucro material, para soletrar o abc da sua evolução primária. Mas como nesse estágio primitivo o homem nada sabe ainda de outros estágios posteriores, ele se isola facilmente nesses poucos decênios de vivência terrestre, e acaba por cair vítima de uma miopia estreita e unilateral, enxergando a vida terrestre como a vivência única e total da sua existência.Não pode, ou não quer, aceitar a verdade de que o espírito possa ter outros invólucros que não seja o corpo material da nossa terra. 

Ter consciência real sem órgãos materiais – sem coração, cérebro, pulmões, sangue e nervos,feitos de ferro, cálcio, fosfato, oxigênio, hidrogênio e outros ingredientes dos 92 elementos da química – isto não é compreendido pelo homem primitivo, porque ele é uma espécie de analfabeto. Por isto, perder a matéria do corpo é, para ele, perder o corpo, e como a alma não pode existir sem corpo, ele pensa que vai extinguir-se se o corpo morrer, assim como uma lâmpada se extingue quando acaba o combustível.Se não existisse outro corpo senão o corpo material, a alma se extinguiria depois de se separar desse corpo. Mas corpo não é necessariamente matéria.Tanto os iniciados como a própria ciência de hoje sabem que existe corpo imaterial.

 A corporeidade 
não é necessariamente idêntica à materialidade. 
A materialidade do corpo é provisória, a sua corporeidade é eterna.A alma, desde que deixou de ser puro espírito e se tornou alma, nunca mais existirá sem corpo, embora possa existir sem matéria.Alma sem corpo seria fantasma.Corpo sem alma seria cadáver.Alma em corpo é homem, e homem será enquanto existir.O pavor em face da morte é atestado de atraso e incompreensão.A serenidade em face da morte é sinal de compreensão e evolução avançada.O que nos pode dar verdadeira calma e serenidade em face da morte não são os parentes e amigos; é somente o próprio homem, que tenha noção exata da vida e da morte.

    38. Até agora ninguém morreu realmente. 

Os chamados mortos, repetimos,passaram para outro estado de vivência. Se essa nova experiência após morte é melhor, ou pior, ou igual – isto depende da evolução da alma ou da consciência.O próprio homem é o autor do seu céu após morte – ou então do seu inferno.De fato, não existe nenhum céu, nem um inferno eterno e definitivo. Todos os nossos céus e infernos são temporários, mutáveis, evoluíveis. Uma evolução ascensional é, quase sempre, um purgatório, se com esta palavra entendemo suma sucessiva depuração de nosso ser pelo poder da consciência.

    39. A VERDADE PARA ALÉM DA MÍSTICA 

- Desde que os livros de Paul Brunton revolucionaram o ocidente, muitas pessoas falam em mística, em iniciação, etc.; milhares de pessoas, de todas as classes sociais, começaram a investigar as regiões misteriosas de um mundo desconhecido. Livros e mais livros apareceram sobre a técnica de meditação,sobre a realidade de um além verdadeiro, sobre a necessidade de o homem dedicar meia hora diária, ou mais, a uma experiência além dos sentidos e além da mente.

Esse alvorecer de um mundo ignoto a muitos ocidentais é sumamente promissor.E o que há de mais estranho nesta descoberta é que tudo isto se achava escrito há quase 2.000 anos, nos Evangelhos do Cristo, que andam nas mãos dos cristãos. Mas nós interpretávamos os Evangelhos teologicamente,dogmaticamente, esotericamente; a mensagem do Cristo, porém, não deve ser criada – mas pode e deve ser vivida. Nós só víamos o corpo do Evangelho,ignorando a alma dele.Aconteceu, porém, que, desde o início deste século, a filosofia mística da Índia e do oriente em geral invadiu o ocidente cristão. E deu-se um fato estranho: os cristãos descobriram o Cristo no Evangelho.Os Evangelhos, é verdade, também nasceram no oriente, no oriente médio,mas se difundiram mais no ocidente do que no oriente, graças à expansão do Império Romano, que abrangeria a Europa, o oeste da Ásia e o norte da África.

Desde o quarto século, quando se organizou o Cristianismo, os Evangelhos foram considerados como mistérios que a humanidade devia crer, que devia aceitar dogmaticamente, por obrigação teológica.A filosofia mística do oriente longínquo, porém, era objeto de vivência e de experiência individual; o homem devia saborear Deus, devia estabelecer diálogo entre sua alma e Deus – e os cristãos mais sinceros e avançados descobriram que a quintessência do Evangelho consistia também nesses solilóquios e nesses colóquios com o Deus imanente no homem. Descobriram que Deus não é apenas uma Divindade transcendente, mas também um Deus imanente – 


“Eu e o Pai somos um,
 o Pai está em mim e eu estou no Pai”;
descobriram que o Cristo não viveu apenas 
do outro lado do Mediterrâneo, mas vive em cada homem,
 conforme as suas próprias palavras, 
“Eu estou em vós, e vós estais em mim”.
Destarte, a filosofia do oriente forneceu a chave do ocidente para abrir as portas de um tesouro que, havia séculos, andava nas mãos dos cristãos, um tesouro oculto, uma pérola preciosa, uma luz debaixo do velador.Foi sobre tudo o escritor inglês Paul Brunton que, com suas experiências na Índia e alhures, abriu os olhos de milhares de cristãos ocidentais, que descobriram a realidade imaterial para além de todas as facticidades materiais.

40 - Meister Eckhart, o rei dos místicos cristãos da Idade Média, foi equiparado a Buda e Krishna na Índia, a Lao-Tse da China.Nasceu a mística – que, havia séculos, estava dormindo nos Evangelhos.Para muitos cristãos ocidentais, porém, a mística não passava de misticismo;começaram a praticar a meditação por amor à meditação, como uma finalidade em si mesma, como uma fascinante acrobacia mental, como um turismo espiritualeiro, como um novo escapismo longe das agruras da vida diária.Tentaram estabelecer uma linha divisória entre o homem profano e o homem místico, entre o mundo e Deus.E até hoje a mística de muitos cristãos não passa deste misticismo escapista;querem isolar-se beatificamente num ashram, a sós com Deus, e fugir para sempre do mundo dos homens.

É fácil entender-se com Deus – mas é dificílimo entender-se com os homens.Esses escapistas não querem encontrar o Deus do mundo no mundo de Deus,mas sim um Deus sem o mundo.Já no seu tempo, Paul Brunton alertou os seus leitores sobre esse misticismo doentio, escrevendo o seu livro A Sabedoria Oculta para além da Yoga.Nos meus livros, essa atitude de encontrar o Deus do mundo no mundo de Deus se chama “consciência cósmica”, ao passo que o encontro de Deus longe do mundo se chama “consciência mística”, ou misticismo.Todo o movimento da nossa Alvorada, com suas meditações, seus retiros espirituais, seus ashrams, visa carregar a bateria espiritual do homem para utilizar essas energias nas lutas da vida diária; sem se profanar nem profanizar.


A meditação não é um fim em si mesma,
 é um meio para o fim de poder viver 
no meio do campo de batalha da vida sem ser derrotado.


O Mestre advertiu a seus discípulos: 
“O príncipe deste mundo, que é o poder das trevas, 
tem poder sobre vós”,e logo acrescentou: 
“Sobre mim ele não tem poder algum,
 porque eu venci o mundo”.

    41. Vencer o mundo – é esta suprema finalidade de toda a meditação. Quem abandona o mundo não vence o mundo. O abandono temporário, sim, é necessário para que possa haver uma vitória permanente.Por isso, Alvorada não mantém ashrams de caráter residencial; as nossas casas de retiro espiritual oferecem meditação durante certos períodos do ano,para colher energias, para carregar a bateria e utilizar essas energias na vida diária.O homem que focalizou seriamente o seu verdadeiro ser e destino, durante uma meditação profunda, volta ao mundo do sofrimento, mas não sofre como os profanos sofrem; sofre calmo, tranquilo, sereno, podendo até dizer como Paulo de Tarso: 

“Eu transbordo de júbilo 
no meio de todas as minhas tribulações”
As tribulações da vida são inevitáveis, tanto para os profanos como para os iniciados – mas o modo de sofrer é totalmente diferente. Sofrer é destino geral– saber sofrer é grande descoberta.

O encontro com o seu centro divino, durante a meditação, faz tolerar as coisas e todas as pessoas. Mas quem não tolera a sua própria consciência, acha intolerável a vida inteira – e todos pagam por isto, não somente os homens,mas até os animais, cães e gatos, todos sofrem as consequências de um homem que não aprendeu a tolerar a si mesmo.É de urgente necessidade que o homem ultrapasse o seu misticismo isolacionista e ponha a sua mística a serviço da sua vida diária, encontrando o Deus do mundo em todos os mundos de Deus.Rumo à consciência cósmica...

    42. NO VELÓRIO – A VIDA DEPOIS DA VIDA
 - Alguém escreveu um livro com este título A Vida Depois da Vida relatando experiências de pessoas clinicamente mortas, mas que voltaram à consciência do corpo material. Em nenhuma dessas centenas de experiências, os“redivivos” falam de Deus nem do diabo, nem de céu nem de inferno, de horrores apavorantes, mas todos enfrentaram a morte como quem adormece tranquilamente.Há dias, fui subitamente chamado a um velório. Falecera uma senhora que,durante mais de 20 anos, fora colega nossa da Alvorada, tomando parte em todas as aulas, meditações e retiros espirituais do nosso Centro de Auto-realização. Pessoa da família da falecida me pediu que dissesse algumas palavras por ocasião do velório.Falei apenas cinco minutos, mas passei no velório cerca de meia hora.Lá encontrei duas classes de pessoas bem diferentes, representantes da nova e da velha humanidade. 


Muitos dos amigos da falecida, colegas dela na Alvorada, lá estavam. Todos eles silenciosos, sentidos com a morte súbita da colega, nenhum chorava ruidosamente; ninguém gritava e se desesperava;todos já sabiam que a morte não é uma tragédia, que não é o fim da vida, mas uma linha divisória entre dois estágios da nossa existência – uma vida no além depois da vida no aquém.Mas havia no velório também outras pessoas, da parentela ou da amizade da família, e algumas dessas pessoas, completamente analfabetas do mundo do além. Entre essas pessoas profanas havia cenas deprimentes, uma senhora chorando ruidosamente, gritava: “por que morrem os bons e continuam a viver os maus?”.

Percebi um contraste flagrante entre profanos e iniciados. Todos eram cristãos.Todos deviam ter ouvido, em aulas de catecismo ou escola dominical das suas igrejas, muitos deviam ter lido as palavras do maior dos Mestres da humanidade: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem tem fé em mim não morrerá, e ainda que tenha morrido, viverá para todo o sempre... Eu sou o caminho e a verdade e a vida; quem me segue não anda em trevas, mas tem aluz da vida”.

    43. Isto foi dito há quase dois mil anos.

Foi ouvido, foi crido por muitos – mas foi vivido por poucos.Daí essas cenas de desespero num velório, ou ao pé do túmulo.Geralmente os cristãos acham belas essas palavras do Mestre, boas para sermões e poesias – e nada mais.Quem não viveu esta verdade, não encontra consolação na hora da morte.Mas como se pode viver isto?


Morrendo voluntariamente, 
antes de ser morto compulsoriamente,
 afim de viver gloriosamente.
Que é morrer voluntariamente? É suicidar-se?
Um dos maiores iniciados nesta arte de morrer voluntariamente escreveu: “Eu morro todos os dias, e é por isto que eu vivo”. Esse homem vivia gloriosamente, porque morria voluntariamente todos os dias.Que é morrer voluntariamente?

Quem nunca se abismou, numa profunda meditação, não pode imaginar o que seja morrer voluntariamente.Todos nós seremos mortos compulsoriamente, por um acidente, por uma doença, pela velhice. Mas esta morte compulsória não resolve o problema central da nossa vida, não nos faz viver gloriosamente.Só quem está habituado a morrer voluntariamente é que pode viver gloriosamente.Quando alguém se desprende dos sentidos e da mente; quando nada vê, nada ouve, nada sente, nada pensa, nada deseja – então está ele como morto; vive somente a consciência espiritual do seu Eu, morreu a consciência vital e mental do seu ego. E quando esse homem permanece meia hora ou mais nesse estado de consciência espiritual e de inconsciência material, então sabe ele o que Paulo de Tarso quis dizer com as palavras “eu morro todos os dias, e é por isto que eu vivo, mas não sou eu que vivo – é o Cristo que vive em mim...

44- Eu transbordo de júbilo no meio das minhas tribulações”.
Isto é viver gloriosamente, depois de morrer voluntariamente.É deveras estranho que, depois de quase 20 séculos, a imensa maioria dos chamados cristãos nada saiba dessa grandiosa sabedoria do Mestre. Se tivessem vivido o que ele dizia e vivia, assumiriam outra atitude em face do sofrimento e da morte. Saberiam, por experiência própria, que morrer não é  deixar de viver, mas viver num ambiente imaterial, viver numa outra dimensão de existência, onde a vida continua o que aqui na terra começou.Todo esse pavor doentio em face da morte é produto de ignorância, confusão e falsas idéias sobre a existência do homem fora do campo material.

Acabar com esta ignorância e estes preconceitos é acabar com o pavor em face da morte.Durante a meia hora que passei no dito velório, pude verificar a enorme diferença entre profanos e iniciados, entre ignorantes e sapientes, entre felizes e infelizes. E, no entanto, todos podem e devem ser felizes – mesmo em face dos sofrimentos e da morte.

    45. A NINFA OCULTA NO BLOCO DE MÁRMORE - Sócrates é, geralmente, conhecido como um grande filósofo, mestre do divo Platão – mas poucos sabem que ele era também um exímio escultor.Um dia recebeu Sócrates um pedido do Prefeito de Atenas para esculpir a estátua de uma ninfa a ser colocada num bosque ao pé de uma fonte.O filósofo aceitou a encomenda. Sem tardança, mandou vir o bloco de mármore branco, de Paros, e pôs mãos à obra.Depois de mentalizar intensamente a efígie da ninfa, empunhou o martelo e foi desbastando o bloco de mármore. Grandes lascas voaram para a direita e para a esquerda da oficina.Depois deste trabalho rústico, o escultor pôs de parte o martelo e outros  instrumentos pesados, e começou a trabalhar com ferramentas mais delicadas,como o cinzel, e, por fim, serviu-se dum finíssimo esmeril para dar acabamento à estátua.


Finalmente, estava na oficina do escultor uma efígie de imaculada alvura, uma figura de jovem esbelta, como os antigos imaginavam as divindades dos bosques e das águas. Tão leve era o aspecto da ninfa que parecia flutuar livremente no ar; parecia antes uma entidade astral do que uma estátua material.Por quê? 

Porque ele não aceitava ter esculpido a ninfa; ela já estava oculta naquele bloco de mármore, desde o início, e muito antes de ser visível. Eu, dizia Sócrates, já via a ninfa no dia em que fui buscar o bloco de mármore; apenas retirei dele o que a ocultava aos olhos dos que não a podiam ver antes disso;nada acrescentei, apenas retirei o que a encobria.Sócrates dizia uma grande verdade. Ele era um grande intuitivo. Viu o que os outros não viam. No ser humano via ele muito mais do que o corpo material –via a alma imaterial. Mas, como nem todos podem ver o invisível, é necessário que alguém desbaste o bloco bruto e amorfo, para que apareça a ninfa que nele está oculta.

    46. Muitas vezes é a dor esse escultor carinhosamente cruel.

Parece odiar o bloco bruto, de tanto amor que lhe tem. E, se o bloco humano não se defende contra as marteladas do sofrimento, a ninfa divina da sua alma pode manifestar-se.Mas, se o homem passa a vida em brancas nuvens, como diz o poeta, nada acontecerá.


“Quem 
pela vida passou em brancas nuvens.
Em plácido docel adormeceu 
Quem pela vida passou e não sofreu
Não foi homem, é projeto de homem.
Passou pela vida e não viveu!”
O mundo está repleto desses projetos de homens, assim como uma jazida de mármore está repleta de projetos de ninfa.O projeto de homem só conhece o gozo – e nada sabe da felicidade. E passa avida toda em brancas nuvens, trocando gozos por felicidade. E, quando alguém procura mostrar-lhe o que é felicidade, o projeto de homem gozador diz que felicidade é utopia e misticismo de sonhadores que não conhecem a vida.Para tirar de um bloco bruto uma efígie de beleza, deve o escultor, acima de tudo, ter a intuição daquilo que ainda não existe materialmente; deve poder ver para além dos véus da matéria; deve poder conceber antes de dar à luz a sua ninfa, mesmo por entre as dores de uma longa gestação.Toda a felicidade passa pelo sofrimento prévio. Toda a alvorada é a luz que segue às trevas da noite.

    47. DA LAGARTA À BORBOLETA - A lagarta, ou taturana, é bem o símbolo do homem profano.A borboleta é comparável ao homem iniciado.A lagarta rasteja pesadamente nas baixadas. O seu corpo desgracioso não é senão boca e estômago.Para que a lagarta possa tornar-se borboleta, é indispensável que passe por uma espécie de morte, a crisálida, ou o casulo. No fim do seu período de lagarta, deixa ela de comer, retira-se a um lugar solitário e lá se metamorfoseia.Não sabemos se ela sofre com esta metamorfose. E, se sofre, também aceitaria de boa vontade esse sofrimento, porque, instintivamente, a lagarta sabe que o seu verdadeiro estado é o de borboleta alada.


 Nesse último estado é o inseto completamente diferente da lagarta: com quatro asas velatíneas,meia dúzia de pernas elegantes e flexíveis, dois olhos de opala com milhares de facetas visuais; dispõe de uma língua em forma de espiral contráctil, com a qual suga o néctar das flores. Em vez de rastejar pesadamente pela terra, a borboleta voa elegantemente pelos espaços ensolarados, donde só desce, de tempos a tempos, para se alimentar duma gotinha de néctar sugado do perfumoso cálice das flores.

Há um contraste frisante entre toda a vida da lagarta e a da borboleta.E toda essa modificação se deu durante a morte da lagarta e o nascimento da borboleta, que é a crisálida, que pode ser comparada com uma meditação profunda.Durante a verdadeira e completa meditação, o homem fica como morto, imóvel,silencioso, totalmente ensimesmado na consciência espiritual, sem o funcionamento dos sentidos e da mente.

 A meditação foi comparada pelos mestres espirituais como o egocídio, ou morte voluntária e temporária do nosso ego físico-mental, mas em plena vigília do Eu espiritual. Paulo de Tarso,referindo-se a esse estado, escreve: 


“Eu morro todos os dias, e é por isso que eu vivo
 – mas já não sou eu quem vivo, o Cristo é que vive em mim”.
E o próprio Cristo diz: 
“Se o grão de trigo não cair em terra e morrer,
 ficará estéril; mas, se morrer, produzirá muito fruto”.
    48. Um homem que nunca passou por esse estado de morte voluntária, continua a ser um homem profano, materialista, interessado somente nas coisas do corpo físico e das emoções.Como já dissemos, não é o sofrimento como tal que transforma o homem, mas é o sofrimento compreendido e aproveitado. Mas o homem que nunca viveu no seu interior por uma profunda interiorização ou meditação, dificilmente pode sofrer com serenidade, não pode dizer “eu transbordo de júbilo no meio de todas as minhas tribulações”.

 O homem profano, sem sofrimento transformador, continua a vida inteira como lagarta pesada e comilona – ao passo que o homem que passou por um sofrimento compreendido, e aceito,entra numa atitude de serenidade e leveza, que faz lembrar o adejar silencioso da borboleta, que, apesar disto, continua a manter o contato com a terra.O sofrimento compreendido e aceito confere ao homem uma intuição estranhadas coisas superiores; dá-lhe gosto pelas coisas que, outrora, o desgostavam;dá-lhe facilidade de compreender o incompreensível e de ver as coisas invisíveis.  Ninguém pode gostar do sofrimento por causa do sofrimento – que seria masoquismo mórbido – mas pode querer o sofrimento como um meio e um caminho que conduzem a uma vida superior, que os não-sofredores ignoram.Essa inefável estesia e clarividência que o sofrimento compreendido produz vale por todas as dores e angústias anteriores. 

O lúgubre fantasma vestido de luto 
se transformou num querubim luminoso,
 com a luz da felicidade nos olhos 
e o sorriso da vida eterna nos lábios.

Quem quiser voar como borboleta, 
não tenha medo de morrer como crisálida
,depois de ter vivido como taturana.
    49. APOTEOSE DO SOFRIMENTO FELIZ-
Encontramos no Evangelho oito repetições sucessivas de “bem-aventurados”.Quem são esses oito grupos de felizardos celebrados por Jesus?São precisamente as pessoas que o mundo profano considera infelizes.Felizes – os pobres...Felizes – os famintos...Felizes – os injustiçados...Felizes – os enlutados...Felizes – os mansos...Felizes – os misericordiosos...Felizes – os puros...Felizes – os perseguidos, os caluniados, os difamados...E a razão desta felicidade dos aparentemente infelizes é esta:   

“Porque deles é o reino dos céus...
 porque eles são filhos de Deus... 
porque eles serão  recompensados...”
Quem não é capaz de assumir a perspectiva do Cristo, não compreenderá jamais porque esses infelizes possam ser chamados felizes.Tudo depende da perspectiva.Os iniciados chamam felizes os que estão na linha reta rumo ao seu destino,rumo à sua realização, rumo ao reino dos céus.

Os profanos chamam felizes os que possuem muito dinheiro, os que gozam muitos prazeres, os que são muito glorificados, os que têm muitos divertimentos.Quer dizer, esse critério de felicidade ou infelicidade é, essencialmente, uma questão de perspectiva, de atitude, de autoconhecimento.

    50. O homem profano, espiritualmente analfabeto, se identifica invariavelmente com o seu ego material, mental ou emocional; e, se neste setor, tudo lhe corre à medida dos seus desejos, quando ele goza tudo que pode gozar, então é considerado feliz.É feliz porque tirou a sorte grande na loteria.É feliz porque fez um ótimo casamento.É feliz porque toda a família está com saúde.É feliz porque tem um bom nome na sociedade.É feliz porque tem uma profissão lucrativa e garantida.Mas, se algum desses itens falhar, o homem profano se considera infeliz.Quer dizer, o homem profano não é dono da sua felicidade; ela vem de fora,das circunstâncias da natureza ou da sociedade.Enquanto o homem apenas tem felicidade ele não é realmente feliz, porque é apenas senhor dos teres, que lhe podem ser tirados a qualquer momento.



Quem faz depender a sua felicidade de algo 
que não depende dele, esse não é realmente feliz.
Enquanto a felicidade ou a infelicidade é algo que nos acontece, não somos solidamente felizes, porque amanhã pode acontecer o contrário.Pode ser que sob o véu da minha felicidade de hoje, esteja incubada a minha infelicidade de amanhã – e poderá eclodir sem eu querer.Essa felicidade que alguém pode ter, mas que ele não é, é uma pseudo felicidade, chamada gozo.

O profano chama felicidade esse fantasma de felicidade, que lhe pode acontecer, mercê das circunstâncias externas.Mas o iniciado não considera felicidade nenhum gozo, nem considera infelicidade nenhum sofrimento.Felicidade ou infelicidade é, para ele, somente aquilo que ele é, e não aquilo que ele tem.

 A sua felicidade ou infelicidade está no âmago da sua substância central, do seu Eu, da sua consciência, da sua alma.E por isso nenhuma circunstância externa o pode tornar feliz ou infeliz, mas pode apenas fazê-lo gozar ou sofrer.   Gozo e sofrimento são coisas que nos acontecem – felicidade ou infelicidade é aquilo que nós somos.

    51. Por isto, o maior dos mestres chamou bem-aventurados, felizes, os sofredores,contanto que tenham realizado em si o reino dos céus.Os que se identificam com o seu ego externo se julgam felizes quando gozam.Os que se identificam com o seu Eu interno, podem ser felizes, mesmo no meio dos sofrimentos.Esse autoconhecimento, ou falta de autoconhecimento, é decisivo.Por isso, acima de tudo, deve o homem dar resposta clara e definitiva à eterna pergunta do homem de todos os tempos e países: “Quem sou eu?”.O conhecimento da verdade sobre si mesmo e a vivência de acordo com essa consciência e felicidade, que libertará o homem de toda a infelicidade, ainda que nem sempre o liberte do sofrimento. O principal está salvo e garantido: a sua felicidade.Essa felicidade essencial consiste em que o homem estabeleça e mantenha perfeita harmonia, no seu Ser e no seu Viver, entre sua consciência individual e a Consciência Universal.


O homem que resolveu manter invariavelmente esta harmonia de Ser e Viver, é profundamente feliz, quer sofra, quer goze.Mas quem não mantém essa harmonia é infeliz, quer goze, quer sofra.Todo o homem pode dizer:


 “Eu sou o senhor do meu destino 
– eu sou o comandante da minha vida” 
– e é ser essencialmente feliz.Por isto, ninguém pode dizer que é infeliz contra a sua vontade; que a sorte, os azares da fortuna, o fizeram infeliz.Ninguém tem obrigação de ser infeliz – Deus não quer criaturas infelizes.Quem é infeliz é culpado da sua infelicidade, embora não seja culpado dos seus sofrimentos.Se o mundo está cheio de infelizes, é por que o mundo está cheio de ignorantes, de profanos, que não encontraram a verdade sobre si mesmos, que se identificam com algo que não são, e não se identificam com aquilo que realmente são.“Bem-aventurados... deles é o reino dos céus”.

    52. A SABEDORIA DO SOFRIMENTO 

- A alternativa da vida humana não é sofrer por não sofrer – o grande problema é saber sofrer.Quem se identifica com o seu corpo é um analfabeto da sabedoria – quem se identifica com sua alma é um sábio.O nosso ego material é infeliz quando sofre – o nosso Eu espiritual pode sofrer feliz.Quem sofre para sofrer é um masoquista – quem sofre por um ideal superior é um homem sábio.É melhor realizar-se pelo sofrimento do que frustrar-se no gozo.Se a vida terrestre fosse a vida definitiva, o sofrimento seria um absurdo.Saber que o sofrimento pode ser o caminho para a felicidade faz sofrer com serenidade e amor.

Quem vê no sofrimento um meio para ultrapassar as futilidades da vida é um iniciado.Todo o homem que não sabe sofrer é um ignorante – quem sabe sofrer é um sábio.Quem se revolta contra o sofrimento faz de um mal dois males.Quem se resigna estoicamente ao sofrimento não se faz melhor nem pior.

Quem vê no sofrimento um meio de purificação redime-se da amargura do sofrimento.Não adianta aconselhar o sofredor que sofra com paciência – o que resolve o seu problema não são bons conselhos, de que está calçado o caminho do inferno – o que resolve é que o sofredor tenha a visão nítida do seu verdadeiro Eu.Ninguém se torna sábio na escola primária das circunstâncias de fora – mas sim na Universidade da sua substância de dentro.Para escutar a sabedoria da substância interna, deve o homem silenciar de vezem quando o ruído das circunstâncias externas e auscultar a voz de dentro.

    53. Deve o homem entrar, cada dia, por meia hora, no silêncio de dentro e fechar todas as portas aos ruídos de fora.Não somente aos ruídos físicos da natureza e da sociedade, mas também aos ruídos mentais e emocionais do seu próprio ego.Para todo o principiante é difícil fechar as portas aos pensamentos e às emoções, mas com paciência e persistência, domina ele a dificuldade e encontra a facilidade.No fim, pode o homem ficar no silêncio de dentro em plena sociedade dos ruídos externos.E, na razão direta que cresce o silêncio de dentro, decresce o amargor dos  sofrimentos.

.Por fim, pode o homem dizer a si mesmo: eu sou o senhor do meu destino, eu sou o comandante da minha vida.Ninguém é senhor do seu destino de fora, mas pode e deve ser senhor do seu destino de dentro.O destino de fora obedece à natureza e à sociedade, e não a nós – mas o destino de dentro obedece ao homem e o faz feliz ou infeliz.Gozos e sofrimentos são coisas que nos acontecem à-toa – mas a felicidade ou infelicidade são creações nossas.Eu sou o senhor da minha felicidade ou infelicidade – outros são autores dos meus gozos ou sofrimentos.Eu tenho gozo, eu tenho sofrimento – mas eu sou a minha felicidade ou infelicidade.

    54. GOZADORES INFELIZES E SOFREDORES FELIZES

-Felizes os pobres pelo espírito!
Felizes os mansos!Felizes os puros!Felizes os que têm fome e sede da justiça!Felizes sois vós, quando vos perseguirem, caluniarem e disserem de vós todo o mal por minha causa – alegrai-vos e exultai!Vosso é o Reino dos Céus...Esse Reino dos Céus não é um gozo externo, mas uma felicidade interna.O reino da terra é do gozo gozado.O Reino dos Céus é, não raro, um gozo sofrido.Esses sofredores não são chamados felizes porque sofrem, mas apesar de sofrerem.

A razão porque o Mestre chama felizes esses sofredores não é por que sofrem,mas porque descobriram o tesouro oculto, a pérola preciosa, a luz sob o velador.E, por mais estranho que pareça, o sofrimento bem compreendido ajuda o homem a sintonizar a sua consciência individual com a consciência universal.

Os profanos procuram felicidade no gozo, mas quanto mais gozam, menos felizes são. E o gozo, levado ao ponto mais alto, acaba em desgozo. A fome quando super saturada, acaba em fastio; o prazer quando gozado 100%, acaba em náuseas – e isto é infelicidade, em pleno gozo.O sofrimento, porém, quando compreendido e aceito, é o prelúdio para uma felicidade que é como a luz solar comparada com as fosforescências de um vaga-lume.Quem uma única vez foi feliz sabe o que é felicidade, e acumula os gozos e mais gozos sem ser feliz.

    55. Todo o desejo, quando realizado, cria novos desejos de gozo – e os gozos criam novos desejos – e o profano não sai deste círculo vicioso de desejo e gozo, de gozo e desejo.Por fim, a abundância de gozos gera a impossibilidade de gozos ulteriores.Quando todo o gozo culminou na incapacidade de gozar, o infeliz sofre o seu próprio gozo.E então está ele maduro para o hospital, para o hospício, para o suicídio, ou para um inferno em plena vida.Por isto, felizes os sofredores, porque eles que não gozam os reino da terra,possuem os Reinos dos Céus, aqui e agora, e para sempre e por toda a parte.


Pode um gozador ser profundamente infeliz, no meio dos gozos com que tenta camuflar a sua infelicidade; e seus gozos – álcool, drogas, luxúrias, conformismos, jogos, etc. – anestesiam temporariamente a superfície do seu ego periférico. Ao passo que o seu Eu central, que anseia por uma felicidade profunda e permanente, continua a ser infeliz.Há quase dois mil anos, disse o maior dos sofredores felizes: 

“Conhecereis a Verdade 
– e a Verdade vos libertará”.
O que nos liberta não é nem gozo nem desgozo – mas somente a verdade sobre nós mesmos. Nesta Verdade conscientizada são felizes até os sofredores, não por causa do sofrimento mas apesar de sofrerem.

   56-Indice -(...)
  

57. HUBERTO ROHDEN VIDA E OBRA
Nasceu na antiga região de Tubarão, hoje São Ludgero, Santa Catarina, Brasil em 1893. Fez estudos no Rio Grande do Sul. Formou-se em Ciências, Filosofia e Teologia em universidades da Europa – Innsbruck (Áustria), Valkenburg (Holanda) e Nápoles (Itália).De regresso ao Brasil, trabalhou como professor, conferencista e escritor.

Publicou mais de 65 obras sobre ciência, filosofia e religião, entre as quais várias foram traduzidas para outras línguas, inclusive para o esperanto; algumas existem em braile, para institutos de cegos.

Rohden não está filiado a nenhuma igreja, seita ou partido político. Fundou e dirigiu o movimento filosófico e espiritual Alvorada.De 1945 a 1946 teve uma bolsa de estudos para pesquisas científicas, na Universidade de Princeton, New Jersey (Estados Unidos), onde conviveu com Albert Einstein e lançou os alicerces para o movimento de âmbito mundial da Filosofia Univérsica, tomando por base do pensamento e da vida humana a constituição do próprio Universo, evidenciando a afinidade entre Matemática,Metafísica e Mística.

Em 1946, Huberto Rohden foi convidado pela American University, de Washington, D.C., para reger as cátedras de Filosofia Universal e de ReligiõesComparadas, cargo esse que exerceu durante cinco anos.

    58. Durante a última Guerra Mundial foi convidado pelo Bureau of lnter-AmericanAffairs, de Washington, para fazer parte do corpo de tradutores das notícias de guerra, do inglês para o português. Ainda na American University, de Washington, fundou o Brazilian Center, centro cultural brasileiro, com o fim de manter intercâmbio cultural entre o Brasil e os Estados Unidos.Na capital dos Estados Unidos, Rohden frequentou, durante três anos, o Golden Lotus Temple, onde foi iniciado em Kriya Yôga por Swami Premananda, diretor hindu desse ashram.


Ao fim de sua permanência nos Estados Unidos, Huberto Rohden foi convidado para fazer parte do corpo docente da nova International Christian University(ICU), de Metaka, Japão, a fim de reger as cátedras de Filosofia Universal e Religiões Comparadas; mas, por causa da guerra na Coréia, a universidade japonesa não foi inaugurada, e Rohden regressou ao Brasil. 


Em São Paulo 
foi nomeado professor de Filosofia na Universidade Mackenzie, 
cargo do qual não tomou posse.

Em 1952, fundou em São Paulo a Instituição Cultural e Beneficente Alvorada,onde mantinha cursos permanentes em São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia,sobre Filosofia Univérsica e Filosofia do Evangelho, e dirigia Casas de Retiro Espiritual (ashrams) em diversos Estados do Brasil.

Em 1969, Huberto Rohden empreendeu viagens de estudo e experiência espiritual pela Palestina, Egito, Índia e Nepal, realizando diversas conferências com grupos de yoguis na Índia.

Em 1976, Rohden foi chamado a Portugal para fazer conferências sobre autoconhecimento e auto-realização. Em Lisboa fundou um setor do Centro de Auto-Realização Alvorada.Nos últimos anos, Rohden residia na capital de São Paulo, onde permanecia alguns dias da semana escrevendo e reescrevendo seus livros, nos textos definitivos. 

Huberto Rohden 
- Costumava passar 
três dias da semana no ashram, 
em contato com a natureza, plantando árvores,
 flores ou trabalhando no seu apiário-modelo.
Quando estava na capital, Rohden frequentava periodicamente a editora responsável pela publicação de seus livros, dando-lhe orientação cultural e inspiração.À zero hora do dia 8 de outubro de 1981, após longa internação em uma clínica naturista de São Paulo, aos 87 anos, o professor Huberto Rohden partiu deste mundo e do convívio de seus amigos e discípulos.

Suas últimas palavras em estado consciente foram:


      “Eu vim para servir à Humanidade”.


Rohden deixa, para as gerações futuras,
 um legado cultural e um exemplo de fé e trabalho,
 somente comparados aos dos grandes homens do século XX.
 Li-Sol-30
 Fontes:
 http://www.slideshare.net/universalismocultura/huberto-rohden-porque-sofremos-15137510
Licença padrão do YouTube
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres. 
Sejam abençoados todos os seres.