terça-feira, 1 de dezembro de 2009

NGC 1275






Imagem do Dia:
NGC 1275

2009-12-05

Crédito: NASA, Hubble Heritage Team.
Telescópio: Hubble Space Telescope (NASA/ESA).

O sistema NGC 1275 é composto por duas galáxias em colisão. A galáxia espiral visível no centro está a trespassar uma grande galáxia elíptica, visível do lado esquerdo da imagem. As colisões de galáxias podem fazer com que elas se alterem significativamente devido às enormes forças de maré que são produzidas, fazendo com as suas regiões se comprimam, choquem e dêem início à formação de mais estrelas. Para nós humanos, estas colisões ocorrem em "câmara lenta", pois elas podem levar dezenas ou centenas de milhões de anos a ocorrer. NGC 1275 faz parte do grupo de galáxias do Perseu, localizado a cerca de 230 milhões de anos-luz de distância. Cada galáxia tem cerca de 50000 anos-luz de tamanho.

___________________________________________________________________

Sejam felizes todos os seres.
Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

_________________________________________________________________

COMENIUS - João Amós Coménio


La buona figliuola, Act 1

http://www.youtube.com/watch?v=A70_Cju-hiA


yo-yo ma lesson
http://www.youtube.com/watch?v=cexpsSXRxBg
 



Comenius 




João Amós Coménio
-
   (1592-1670)




João Amós Coménio (1592-1670)  é considerado nos meios académicos e em Organismos Internacionais, como o pioneiro da democratização do ensino, defendeu em sua obra Didáctica Magna o direito à educação universal, afirmando: Todas as crianças devem ser enviadas às escolas não apenas os filhos dos ricos ou dos cidadãos principais, mas todos por igual, nobres e plebeus, ricos e pobres, rapazes e raparigas, em todas as cidades, aldeias ou casais isolados. E mais à frente alerta que não vê motivo válido para que as mulheres devam ser excluídas dos estudos. Ora, como é consabido só em 1989 é que foi aprovada pela ONU a Convenção sobre os Direitos da Criança e nos seus artigos 28º e 29º surgiu o reconhecimento do direito da criança à educação na base da igualdade de oportunidades, sendo o ensino primário obrigatório e gratuito para todos. Portanto Coménio, patrono da UNESCO adiantou-se mais de 300 anos, como em outros assuntos estamos ainda muito longe de atingir.



por Delmar Domingos de Carvalho


por Delmar Domingos de Carvalho


por Delmar Domingos de Carvalho


Asignatura Didactica Moderna
Breve reseña sobre la vida y obra de quien és considerado el Padre de la Educación Moderna

por João Amós Coménio










__._,_.__


.
Sejam felizes todos os seres.
Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Cygnus e Lyra


Esta imagem mostra não só as constelações de Cygnus e Lyra como a Via Láctea no verão do hemisfério norte, além de várias outras nebulosas como a Norte-Americana, a Gamma Cygni e a Veil (véu). (Foto: Bill and Sally Fletcher)



                                  Sejam felizes todos os seres.Vivam em paz todos os seres.
                                                       Sejam abençoados todos os seres.