C. G. Jung e tradição gnóstica:
Psicologia gnosticismo gnosis, e junguiana
Introdução
Ao longo do século XX, a disciplina de psicologia profunda ganhou destaque muito. Entre
os psicólogos profundidade que têm demonstrado um interesse acentuado e
informado no gnosticismo, um lugar de destaque sinal pertence a CG
Jung. Jung
foi fundamental para chamar a atenção para a biblioteca de Nag Hammadi
de escritos gnósticos em 1950 porque ele percebeu a relevância
excepcional psicológico de idéias gnósticas.
O
estudioso notável de gnosticismo, G. Filoramo, escreveu: "reflexões de
Jung tinha sido imerso no pensamento dos gnósticos antigos, de tal forma
que ele os considerava os descobridores virtuais de" psicologia
profunda "... Gnose antiga, embora em sua
forma de religião universal, em certo sentido, antecipa, e ao mesmo
tempo ajudou a esclarecer, a natureza da terapia junguiana espiritual.
"
À luz de tais reconhecimentos
alguém pode perguntar:
"É o gnosticismo uma religião ou uma psicologia?"
A resposta é que ele pode muito bem ser ao mesmo tempo. A maioria dos mitologemas encontrados nas escrituras gnósticas possuem relevância psicológica e aplicabilidade. Por
exemplo, o cego e arrogante demiurgo criador-tem uma estreita
semelhança com o ego humano alienado que perdeu contato com a
Auto-ontológica. Além
disso, o mito de Sophia lembra de perto a história da psique humana que
perde sua conexão com o inconsciente coletivo e precisa ser resgatado
pelo Self. Analogias desse tipo existem em grande profusão.
Muitos ensinamentos esotéricos proclamaram:
"Como é em cima, assim é embaixo".
Nossa
natureza psicológica (o microcosmo) reflete a natureza metafísica (o
macrocosmo), assim o gnosticismo pode possuir tanto uma psicológica e
uma autenticidade religiosa. Psicologia
gnóstica e religião gnóstica não precisa ser exclusiva de um outro, mas
podem complementar um ao outro dentro de uma ordem implícita da
totalidade.
Gnósticos sempre declarou que a divindade é imanente ao espírito humano, embora não se limita a ele. A
convergência do ensino religioso gnóstico com uma visão psicológica é,
portanto, perfeitamente compreensível em termos de princípios
consagrados pelo tempo gnósticos.
- Stephan A. Hoeller
O Jung gnóstico
e os Sete Sermões aos Mortos
Notas Arquivo
Em
1982, Dr. Hoeller publicou um estudo de referência sobre CG Jung e sua
relação com a tradição gnóstica: O gnóstico Jung e os Sete Sermões aos
Mortos. Publicação de Livro Vermelho de Jung em 2009 comprovou as primeiras observações expressas por Hoeller quase três décadas atrás. O
gnóstico Jung continua a ser uma importante introdução ao pensamento de
Jung e da tradição com a qual Jung sentiu uma fidelidade ao longo da
vida: a tradição da Gnose.
O trecho seguinte é reproduzido com permissão do autor, e inclui as páginas de 1 a 43 do trabalho publicado. (Tradução Hoeller de Sermones os Mortuos ad Septem, incluídas neste livro, também está disponível em nossa coleção libary.)
Jung's original 1916 printing
of the Septem Sermones Trecho de:
O gnóstico Jung e os Sete Sermões aos Mortos
por Stephan A. Hoeller (Quest, 1982)
Parte 1: A Gnosis de C. G. Jung JungThe gnóstico
A Ciência Nascido do Mistério
Neste
último quarto do século XX, poucos negariam a verdade da afirmação de
que a psicologia profunda tem provado ser uma das mais poderosas forças
transformadoras da cultura de nossa era. Emergindo
da alienação escuro da consciência que caracterizou o século XIX, a
redescoberta do mistério inconsciente dentro da mente humana tornou-se
muito parecido com o fermento bíblica que fez todo um mundo novo do
aumento espírito diante dos olhos das gerações passadas. O
filósofo alemão Martin Heidegger falou uma grande verdade quando chamou
o século XIX, a mais escura de todos os séculos da era moderna, ele
ainda estava precisamente a esta hora da maior obscurecimento da luz do
espírito que os dois gigantes pioneiros do inconsciente, Sigmund Freud e Carl Gustav Jung, nasceram, em 1856 e 1875, respectivamente.
Freud era um grande descobridor, destinado a desmascarar muitas coisas. Os psicólogos, assim como o público, ainda são lentos para perceber a dívida de gratidão que devo a ele. Um
homem da velha escola estritamente materialista da ciência, a quem
apenas dirigiu exigências práticas do laboratório do biólogo nas artes
de cura, Freud poderia fazer outra coisa senão usar os padrões de
pensamento de sua época. Por
uma torção tragicamente irônico do destino, o homem muito cujas
descobertas finalmente balançou as próprias bases do racionalismo
científico manteve-se acorrentado ao dogma racionalista e reducionista,
que guardavam e defendiam com convicção desesperados. Como
Moisés, ele não poderia entrar na terra prometida para a qual ele levou
os outros, a tarefa da conquista final, portanto, caindo para um homem
mais jovem, um novo Josué da mente, cujo nome era Carl Gustav Jung.
Quem foi Jung e como ele realizar a tarefa suprema de pioneirismo psíquica?(*) Quais foram as fontes de sua visão profética para os recantos mais secretos da alma humana? De onde foi que ele recebeu sua sabedoria?(**)
Durante
toda a longa vida de Jung (26 de julho 1875 a 06 junho de 1961) as
pessoas ficaram intrigados com as insinuações curiosamente esotéricas e
mágicas de sua obra. Aqui era um fenômeno até então inédito no mundo da intelectualidade desde a época do Iluminismo. Símbolos e imagens de poder obscuro e antigo foram reanimados do pó dos túmulos os seus milenares. Hereges
e alquimistas, místicos e mágicos, sábios taoístas e lamas tibetanos
emprestou os tesouros de suas buscas arcanas para a magia da moderna
Suíça Hermes.
Lá
se foram as preocupações mundanas, personalistas da psicanálise mais
cedo, com traumas de infância e os seus caprichos infantis, e os deuses e
heróis do passado não eram mais consideradas como as máscaras
glorificadas de desejos infantis e terrores. Como
Vênus decorrente da espuma do mar, ou Athena brotando da testa de Zeus,
os arquétipos surgiu a partir da materia prima do inconsciente
coletivo, os Deuses mais uma vez caminhou com os homens. Acima destas águas primitivas criativas da psique moveu o espírito de um homem, o gênio de Jung. Bem pode a maravilha letrados e sábios se espantará, para uma nova era da mente havia chegado.
Para
aqueles informados sobre as disciplinas arcanas e teorias da tradição
realidade alternativa, às vezes chamado a filosofia perene, ou teosofia
(sabedoria divina), logo ficou claro que certos paralelos existia entre
os ensinamentos de Jung e que para eles foi muito conhecida como o
caminho da iniciação. Como o poeta e diplomata observou esotérico, Miguel Serrano, observou em seu trabalho seminal pequeno, CG Jung e Hermann Hesse, era como se houvesse uma segunda língua subjacente a primeira em toda a obra de Jung. O analista chegou a ser um hierofante dos mistérios, enquanto o paciente tornou-se um neófito, ou discípulo. A doença revelou-se como uma condição dividida ou incompleta e saúde como um estado de plenitude espiritual. Psicologia
analítica começou a aparecer como um diálogo entre o indivíduo eo
universo, sem destruir a personalidade ou o ego após a moda de alguns
budistas e hindus teorias.
As fontes de obra de Jung permaneceu um assunto de conjecturas por muitas décadas. Durante
sua vida Jung envolta as origens de suas descobertas em um manto de
cautela, que muitas vezes beiravam a ocultação hermética. Ele
disse repetidas vezes que tudo o que ele escreveu foi baseado em
evidências empíricas, indicando que não importa como esotérico e místico
muito de seu trabalho apareceu, ele sempre repousava sobre a
experiência no campo psicológico. A
maioria das pessoas levou isto para dizer que Jung tratou muitos
pacientes, que também teve acesso à pesquisa prática de muitos de seus
colegas mais jovens, e que seus livros eram, sem dúvida o resultado de
dados recolhidos a partir destas fontes.
Claro,
houve rumores que declararam que ele era um cientista de fato muito
pouco convencional, e que ele associado com os astrólogos e os homens da
religião. Foi também sussurrou que ele próprio, teve experiências ocultas e estranho, viu fantasmas e consultou os oráculos.
Não
era até depois da morte de Jung em 1961 e especialmente após a
publicação de seus fragmentos autobiográficos notáveis, Memórias
direito, Sonhos e Reflexões, que um fluxo contínuo de revelações cada
vez mais ousados começaram a jorrar das penas dos seus discípulos e de
publicado postumamente notas e cartas de próprio Jung. A
partir dessas divulgações diversas ficamos a saber que entre 1912 e
1917 Jung passou por um intenso período de experiência que envolveu uma
enorme inundação de sua consciência a partir de dentro por forças que
ele chamou de arquétipo, mas que épocas anteriores teriam declarado ser
divino e demoníaco.
Uma
certa quantidade de informações
sobre essas experiências Jung
comunicado em confiança
para vários de seus associados, mas sem dúvida
ele teve
muito mais do que ele jamais revelou,
na verdade mais do que
nunca será divulgado.
O
grande explorador chamado frequentemente esta experiência, ou melhor,
ciclo de experiências, sua Nekyia, usando o termo pelo qual Homero
descreveu a descida de Ulisses ao submundo. (Veja
James Kirsch, "Remembering CG Jung, em Perspectivas Psicológicas, vol.
6, p. 57) Neste momento, assim nos é dito, retirou-se atividades mais
externas, com exceção de um pouco de sua prática psiquiátrica. Ele é
mesmo relatou que durante este período, ele não leu nenhum livro,
certamente um grande evento na vida de um estudante tão ávido de toda
forma de literatura. Embora ele não tenha lido, ele escreveu.
Sua
escrita neste momento consistiu dos registros .
de seus estranhos, experiências interiores que encheram 1.330 páginas
manuscritas, ilustradas por sua própria mão Sua escrita neste momento
mudou para aquele que foi utilizado no século XIV; seus quadros foram
pintados com pigmentos que ele mesmo fez, depois da moda do .
artistas de eras passadas
Ele tinha algumas das pinturas mais bonitas e
escrituras encadernadas em couro vermelho e mantidos em um lugar de
honra entre os seus pertences;., portanto, eles se tornaram conhecidos
como o Livro Vermelho Segundo testemunhas, os escritos deste período de
sua queda
vida em duas categorias distintas, alguns são brilhantes e angelical,
enquanto outros são escuros e demoníaca em forma e conteúdo Somos
tentados a dizer que Jung, à maneira de outros mágicos, passou por
experiências pertencentes às categorias de Invocação de Teúrgica. deuses e de Evocação Goética dos espíritos e que ele manteve um "registro mágico" de cada um.
Livro Vermelho de Jung, folio página 52
Folio página 52 do Livro Vermelho de Jung,
que foi finalmente publicado em 2009
Fascinante
como estes fatos sobre a transformação precoce de Jung são, em si, a
sua verdadeira importância só é revelada quando percebemos que há
evidências de que muito, se de fato não é tudo, de seu trabalho
científico pode ser baseada em revelações visionárias. O adjetivo muito repetida empírica, caracterizando as fontes de trabalho de Jung, assim, aparece em uma luz inteiramente nova. Ciência
psicológica de Jung foi de fato baseada em elementos empíricos, mas
estes não foram principalmente de natureza externa, mas consistia em as
experiências e as experiências que levou a cabo o seu mundo próprio
segredo, nas regiões ocultas do seu mais profundo inconsciente.
Claro,
Jung não é "científico"
no sentido mais estrito da palavra
em uso hoje
em que ele não controlar variáveis
e conduzir experimentos cuidadosos e
repetíveis.
Sua
"ciência" consistiu no desenvolvimento de um corpo sistematizado de
conhecimentos derivados da observação e estudo e descoberta de
princípios e de significado por trás da área de seus estudos, utilizando
padrões científicos da objetividade. Ele
(e Freud) têm um aliado moderno científica aceitável na fenomenologia,
cujos proponentes considerar os diferentes modos de consciência humana
como seus dados primários e hipóteses de construto, teorias e
explicações baseadas nestes.
Pode ser útil lembrar que Freud realizou grande parte de sua pesquisa de forma semelhante a de Jung. O
médico vienense grande descobriu os segredos dos sonhos por meio de
analisar seus próprios sonhos, e na verdade ele permaneceu, talvez,
nunca o psicanalista só submeter-se a análise por mais ninguém,
descontando uma breve discussão de alguns de seus próprios sonhos com
Jung em sua viagem comum americano.
Jung
não estava sozinho na busca da companhia dos ocultistas e místicos não
convencionais, para Freud era um visitante ávido das assombrações dos
adivinhos, e amizade nutrido uma importante com um cientista excêntrico
chamado Wilhelm Fliess. (Veja
Ernest Jones, vida e obra de Sigmund Freud) Somos tentados a
caracterizar Jung como um supremamente racional anti-racionalista,
enquanto Freud poderia ser chamado de um racionalista muito irracional. No entanto, ambos estavam buscando a mesma coisa: "Mais Luz" (famoso de Goethe Mehr Licht), sobre os mistérios da psique.
Em 1917, na conclusão de sua grande descida em seu submundo pessoal, espiritual, Jung se deparou com uma escolha portentosa.
Ele
poderia ter tomado suas revelações pelo valor de face, talvez as
publicou como uma espécie de off-beat tomo religiosa, e, assim,
juntou-se às fileiras dos grandes escritores ocultistas de seu tempo
como a HP Blavatsky e Rudolf Steiner. Em
vez disso, Jung decidiu permanecer dentro do campo da sua disciplina
escolhida científica, psicologia ou seja, profundidade, mas não sem
utilizar as 1.330 páginas de misterioso e arquetípico de material
revelador para enriquecer seu trabalho científico.
Há
uma boa razão para suspeitar que Jung, ao longo de toda a sua vida,
continuou a chamar a este registro de conhecimentos secretos e
incorporar elementos dele em seus vários livros como ele considerado
apto. Há
evidências incontestáveis disponível que ele fez isso no caso de a
primeira grande obra que ele foi o autor depois de sua transformação
pessoal, ou seja, seu livro Tipos Psicológicos, publicado em 1921.
Embora
aflito com tosse contagiosa e, portanto, isolado de seus pacientes
habituais, que ditou o manuscrito para este trabalho a um ritmo
incrivelmente furioso, completando as 583 primeiras páginas em seis
semanas. Em
seguida, ele confessou o poeta holandês Roland Holst Tipos Psicológicos
que foi escrito inteiramente na base do material contido em trinta
páginas de seu Livro Vermelho. (Relatado por G. Quispel em uma palestra na Conferência Panarion primeiro estudiosos junguianos, em Los Angeles em 1975.)
Como
se poderia esperar, Jung manteve um contato constante com as fontes
misteriosas que inspirou seu livro Red ao longo de sua vida. Ele permaneceu um inspirado alguns poderiam dizer-revelador-assombrada para o resto de seus dias. Seu
trabalho científico nunca representou um compartimento de sua
existência que seria ou poderia ser separado de sua vida mística e
profética, os dois foram primorosamente e inexoravelmente interligadas.
Jung
místico guiados e inspirados Jung o cientista, enquanto o médico e
psicólogo fornecido equilíbrio e bom senso para estabilizar e tornar
prático as mensagens dos deuses arquetípicos e demônios. Assim foi o trabalho de época de Carl Jung concebido e executado. Em
ambos o seu conteúdo e intenção, que era um exemplo do princípio
precioso da coniunctio oppositorum, a união das polaridades que já
produz o elixir da significado último.
O
corpus contendo experiências originais de Jung sobre o inconsciente a
partir do período de sua grande transformação nunca foi disponibilizado
ao público por ele. A atitude de seus herdeiros parece ser, se alguma coisa, ainda mais secreta, a este respeito do que Jung tinha sido. Ele
aparece no momento da escrita destas palavras (1982) que qualquer
esperança ou expectativa pode-se alimentar para a publicação deste
material não é susceptível de ser cumprida por algum tempo para vir.
Assim ficamos com trabalhos científicos de Jung e muito mais muito pouco. Ainda
assim, nesta categoria de mais descobrimos, pelo menos, um documento
notável que nos diz muito sobre as origens da psicologia de Jung. Este
é um trabalho pequeno, pouco mais de uma monografia diminutivo, embora o
significado de seu conteúdo pode facilmente elevá-lo a um item de
grande importância no estudo da mensagem de Jung e missão. O trabalho que nos referimos é conhecido como Os Sete Sermões aos Mortos.
Pregando aos Mortos
Carl
Jung permitiu a publicação de apenas um fragmento solitário da grande
quantidade de material arquetípico que ele escreveu sob a inspiração de
misterioso no início de sua carreira. Ele foi escrito em um curto espaço de tempo algures entre 15 de dezembro de 1916, e 16 de fevereiro de 1917. De acordo com a declaração de Jung em seus fragmentos autobiográficos, foi escrito em três noites. (Veja
CG Jung, Memórias, Sonhos, Reflexões, Aniela Jaffé, ed.)
A escrita
deste pequeno livro foi anunciado por eventos estranhos e estava repleta
de fenômenos de natureza parapsicológica. Primeiro,
vários filhos de Jung viram e sentiram entidades fantasmagóricas na
casa, enquanto ele próprio sentiu uma atmosfera sinistra ao redor dele. Uma das crianças teve um sonho religiosamente colorido e um pouco ameaçador, envolvendo tanto um anjo e um demônio. Então, era uma da tarde do domingo campainha tocou violentamente. O sino pode realmente ser visto para se mover freneticamente, mas ninguém visível foi o responsável pelo ato.
Uma
multidão de "espíritos" parecia encher a sala, na verdade a casa, e
ninguém conseguia respirar normalmente no corredor infestado de
assustar. Dr. Jung gritou com voz trêmula e perturbada: "Pelo amor de Deus, o que no mundo é esse?"
A resposta veio num coro de vozes fantasmagóricas:
"Temos de voltar de Jerusalém,
onde não encontrou o que procurava."
Com
estas palavras, o tratado, que tem direito, em latim Septem Sermones ad
Mortuos, inicia e depois continua em alemão com o subtítulo:
"Sete
exortações aos mortos,
escritas por Basilides em Alexandria,
a cidade
onde Oriente e Ocidente se encontram."
Mesmo
uma leitura superficial do tratado revela que está escrito na forma de
gnosticismo do segundo século e utiliza em grande parte a terminologia
da época. O
subtítulo, revela o nome do famoso sábio gnóstico Basilides, que
ensinou em Alexandria, no Egito Helenístico em torno do ano 125-140 AD. Para
Basilides, de fato, não Jung parece atribuir a autoria do documento em
si, sugerindo para alguns um elemento da mediunidade e (ou) escrita
automática. A
este respeito, pode ser necessário lembrar que durante muitos séculos,
era costume para os autores de literatura espiritualmente enfraquecida
não assinar seus próprios nomes para essas obras, mas para atribuí-los
poeticamente a alguém que eles consideravam a ocupar uma posição
superior à sua.
O
Zohar célebre cabalista do corpus é, portanto, ficticiamente atribuída a
Rabi Shimon ben Jochai, seu verdadeiro autor é desconhecida. É
mais que provável que CG Jung utilizou este exercício honrado em
humildade poética ao usar o nome de Basilides como o autor dos Sermões. No
entanto, o elemento parapsicológico contido nos fenômenos que cercam a
redação do tratado foi livremente reconhecido e enfatizado por Jung,
chegando ao ponto de se aplicar a ele as palavras de Goethe na segunda
parte do Fausto: "Ele anda no estrangeiro, está no ar! " Uma coisa é certa: este é um trabalho incomum, escrito na maioria das circunstâncias incomuns.
A importância dos Sete Sermões dentro do contexto do pensamento junguiana é uma questão em que as opiniões divergem. Quando Jung foi questionado sobre isso mais tarde na vida, ele resmungou, chamando-a "indiscrição juvenil". Alguns
de seus discípulos mais conservadoras, como Aniela Jaffé, tendem a
perpetuar o mito de uma "indiscrição juvenil", enquanto outros se sentem
de forma diferente. ML
von Franz, um discípulo mais importante de fato, afirmou que, enquanto
Jung referiu-se à publicação dos Sermões como uma tolice juvenil, isso
não significa incluiu as concepções que elas continham.
Um
painel de estudiosos junguianos, reunidos na conferência Panarion
primeiro em Los Angeles, Califórnia, em 1975, concordaram que os Sete
Sermões são nada menos que "fonte e origem" da obra de Jung, ea CG
apresentam centenário Jung, que percorreu o mundo
na época de seu aniversário de 100 em 1975, mostrou a primeira página
da edição original dos Sermões, descrevendo-os como segue:
"A" Septem
Sermones ad Mortuos '
representam um resumo das experiências de Jung
com
as imagens do inconsciente. "
Ainda
mais significativamente, o próprio Jung foi no registro sobre o
conteúdo do Livro Vermelho e os Sermões, afirmando que todas as suas
obras, toda a sua actividade criativa veio de essas visões e sonhos
iniciais, e que tudo o que ele realizou no final da vida já era neles contidas. Estas são palavras em que dificilmente se poderia referir a uma mera indiscrição juvenil!
O
tratado, pequena poética foi publicado privadamente por Jung para o
deleite de um círculo de amigos, o texto alemão em breve a ser traduzida
em Inglês por HG Baynes. Ele
foi incluído no apêndice da edição original em alemão de Memórias,
Sonhos e Reflexões, publicado pela Verlag Rascher em Zurique, em 1962,
mas omitiu a partir da edição Inglês publicado simultaneamente pela
Pantheon Books.
Esta
omissão deliberada só pode ser explicado como uma evidência adicional
da suspeita well-known do espírito europeu contra os povos de língua
Inglês com sua tendência a confundir e interpretar mal qualquer coisa
que beira o místico eo oculto. No
entanto, um artisticamente concebido volume, separado dos Sermões
também foi publicado por Stuart & Watkins, em Londres, que contém a
tradução de Baynes. Assim, há várias edições em circulação, por agora, garantindo luz sobre o texto em si.
Há
certamente foram os acontecimentos ao longo da carreira de Jung, quando
ele poderia ter facilmente lamentou a indiscrição juvenil de publicar o
seu pequeno volume de visões arquetípicas. Um
incidente como causa a formidável e Jeová como Martin Buber, que nunca
se deu bem com Jung, e que, além disso, conseguiu atrair um dos mais
queridos discípulos de Jung longe dele e em seu próprio campo. Este
discípulo infiel, cujo nome era Martin Trub, deu uma cópia dos Sermões
para Buber, cuja Antigo Testamento a ira subiu para proporções tremendas
em vista do que ele considerava ser heresias gnósticas de Jung. Buber repetidamente atacado e Jung em seu livro Eclipse de Deus gravemente o acusaram de ser um gnóstico.
Jung
foi mais preocupado com o assunto e fez uma resposta um tanto ambíguo,
negando e afirmando sua própria Gnosticismo no mesmo fôlego, como se
fosse. Outra
história curiosa diz respeito ao vencedor do Prêmio Nobel escritor
alemão Hermann Hesse e sua Demian romance de época, em que Hesse
incorporou muitos explicitamente gnósticas temas-nomeadamente algumas
referências aos gnósticos Abraxas arquetípicas Deus, que se assemelham
tratamento de Jung sobre a mesma figura nos Sermões .
Enquanto
o gnosticismo foi definitivamente no ar durante as duas décadas entre
as duas guerras mundiais, o tipo de gnosticismo defendida por Hesse, em
Demian parece tão singularmente junguiano que muitos suspeitaram de uma
conexão. Na
verdade, um analista junguiano pelo nome de Lang tratados Hesse por
volta do ano 1916 e pode facilmente ter passado uma cópia dos Sermões
para o então desdobramento jovem gênio literário.
Uma
conexão simpático continuou a existir entre Jung e Hesse por muitas
décadas e foi posteriormente imortalizada pelo diplomata chileno e poeta
Miguel Serrano na sua adorável volume de CG Jung e Hermann Hesse. Parece
que o pequeno livro do gnosticismo poético, ocasionado pela visita dos
mortos para Jung, em 1916, teve uma maior influência e provocou uma
resposta mais do que até mesmo Jung achava provável. Todas essas respostas, no entanto, em questão um assunto, uma vez obscura e controversa, e este foi do gnosticismo curso.
O que no mundo são os gnósticos?
O gnóstico e gnosticismo palavras não são exatamente características padrão no vocabulário das pessoas contemporâneas. Na
verdade, as pessoas estão mais familiarizados com o antônimo de
gnóstico, que é agnóstico, que literalmente significa um conhecedor ou
não ignorante, mas figurativamente descrever uma pessoa sem fé na
religião que ainda gosta de ser chamado de ateu. No
entanto, gnósticos foram em torno de tempo antes de agnósticos e para a
maior parte parecem ter sido uma categoria muito mais excitante de
pessoas do que o último grupo. Em
contraposição ao não-conhecedores, eles se consideravam
conhecedores-gnostikoi em grego, denotando aqueles que têm Gnose ou
conhecimento.
Os gnósticos eram pessoas que viviam, em sua maior parte, durante os primeiros três ou quatro séculos da era cristã chamada. A
maioria delas provavelmente não teria se chamavam pelo nome gnóstico,
mas teria se consideram cristãos, judeus ou, mais raramente, ou como
pertencente às tradições dos antigos cultos do Egito, Babilônia, Grécia e
Roma. Eles
não eram sectários ou os membros de uma determinada religião nova, como
seus detratores alegaram, mas sim pessoas que compartilhavam entre si,
uma certa atitude perante a vida.
Esta
atitude pode-se dizer que consiste na convicção de que o conhecimento
directo, pessoal e absoluto das verdades autênticas de existência é
acessível aos seres humanos, e, além disso, que a realização de tais
conhecimentos deve constituir sempre a realização suprema da vida
humana. Este
conhecimento, ou Gnosis, não previram como um conhecimento racional de
um tipo científico, ou mesmo como o conhecimento filosófico da verdade,
mas sim um conhecimento que surge no coração de uma forma intuitiva e
misteriosa e, portanto, é chamado em pelo menos um escrito gnóstico (o Evangelho da Verdade), o kardias Gnosis, o conhecimento do coração.
Esta
é, obviamente, um conceito religioso que é, ao mesmo tempo altamente
psicológico, pois o significado eo propósito da vida, portanto, parece
ser nem a fé, com sua ênfase na crença cega e repressão igualmente cego,
nem trabalha com sua extrovertida fazer goodism, mas sim uma visão interior e transformação, em suma, um processo de profundidade psicológica.
Se
chegamos a imaginar os gnósticos como psicólogos profundidade
primeiros, então torna-se claro por que o ensino gnóstico e prática era
radicalmente diferente do ensino e prática da ortodoxia judaica e
cristã. O
conhecimento do coração, para que os gnósticos se esforçou, não poderia
ser adquirido por golpear um negócio com o Senhor, mediante a
celebração de um tratado ou pacto que garantia física e bem-estar
espiritual para o homem em troca do escravo realização de um conjunto de regras. Nem
poderia Gnosis ser vencido por apenas fervorosamente acreditar que o
ato de sacrifício de um homem divino na história poderia levantar o peso
da culpa e frustração dos próprios ombros e garantir bem-aventurança
eterna para além dos limites da existência mortal Os gnósticos não negam
a utilidade da Torá ou a magnificência da figura do Cristo, o ungido do Deus Altíssimo.
Eles
consideravam a lei
como necessária para um certo tipo de personalidade
que exige regras para o que hoje poderia ser chamado a formação e
fortalecimento do ego psicológico.
Nem que nega a grandeza da missão do personagem misterioso que nos homens o seu disfarce sabia como o Jehoshuah Rabi de Nazaré. A
Lei eo Salvador, os dois conceitos mais altamente reverenciado de
judeus e cristãos, tornou-se para o gnóstico, mas meio para um fim maior
que eles. Estes
tornaram-se incentivos e dispositivos que possam, de alguma forma, ser
favorável ao conhecimento pessoal que, quando atingido, não exige nem
lei, nem fé. Para
eles, como para muitos séculos Carl Jung mais tarde, a teologia ea
ética eram apenas degraus no caminho para o auto-conhecimento.
Alguns 17 ou 18 séculos nos separam gnósticos. Durante
estes séculos o gnosticismo tornou-se uma fé não só esquecida (como um
de seus intérpretes, GRS Mead, a chamavam), mas também uma fé e uma
verdade reprimida. Parece
que quase nenhum grupo foi tão incansavelmente e de forma consistente
temido e odiado por quase dois milênios, como os gnósticos eram
infelizes. Livros
de teologia ainda se referem a eles como o primeiro e mais pernicioso
de todos os hereges, e da idade do ecumenismo parece não ter nenhum
estendida dos benefícios do amor cristão para eles. Muito
antes de Hitler, o Imperador Constantino e seus bispos cruéis começou a
prática de genocídio religiosa contra os gnósticos, os seus holocaustos
primeiros a serem seguidos por muitos mais ao longo da história.
A
última grande perseguição terminou com a queima de mais de 200 dos
últimos dias gnósticos em 1244 no castelo de Montségur na França, um
evento que Laurence Durell descrito como o Termópilas da alma Gnóstica. Ainda
assim, alguns representantes proeminentes das vítimas do último
holocausto não ter considerado a minoria religiosa mais perseguida na
história como um companheiro de infortúnio, como os ataques de Martin
Buber sobre Jung e sobre o gnosticismo indicar. Judeus
e cristãos, católicos, protestantes e ortodoxos orientais (e, no caso
da Gnose maniqueísta, mesmo zoroastrianos, muçulmanos e budistas) ter
odiado e perseguido os gnósticos com persistente determinação.
Por quê? Foi
só porque o seu antinomismo ou desrespeito à lei moral escandalizou os
rabinos, ou porque suas dúvidas sobre a encarnação física de Jesus e sua
reinterpretação da ressurreição provocou a ira dos sacerdotes? Foi porque eles rejeitaram o casamento ea procriação, como alguns de seus detratores alegam? Foram eles abominava por causa da libertinagem e orgias, como outros alegam? Ou
será que, talvez, os gnósticos realmente tinha algum conhecimento, e
que esse conhecimento está extremamente perigosa para os
estabelecimentos eclesiásticos tanto secular?
Não é fácil dar uma resposta a esta pergunta, mas uma tentativa deve ser feita, no entanto. Poderíamos
ensaio como uma resposta dizendo que os gnósticos diferia da maioria da
humanidade, não apenas em detalhes de crença e de preceito ético, mas
na sua opinião, mais essencial e fundamental da existência eo seu
propósito. Sua
divergência era um radical, no sentido da palavra, pois voltou para a
raiz (do latim: Radix) de suposições da humanidade e atitudes em relação
à vida.
Independentemente
de suas crenças religiosas e filosóficas, a maioria das pessoas nutrem
certos pressupostos inconscientes relacionados condição humana que não
se originam da formativa, as agências focadas de consciência, mas que
irradiam a partir de um substrato, profundo e inconsciente da mente. Esta mente é governada pela biologia, em vez de pela psicologia, é automático e não sujeito a escolhas conscientes e insights. O
mais importante entre estes pressupostos, o que pode ser dito para
resumir todos os outros, é a crença de que o mundo é bom e que a nossa
participação nele é algo desejável e, por fim benéfico.
Esta
suposição leva a uma série de outros, os quais são mais ou menos
caracterizada pela submissão para as condições externas e para as leis
que parecem governá-los. Apesar
inúmeros eventos ilógicos e malévola de nossas vidas, as sequências
incríveis, subprodutos maneiras, insanidades repetitivas da história
humana, tanto coletiva e individual, vamos acreditar que seja nossa
obrigação ir junto com o mundo, pois é, afinal,
o mundo de Deus e, portanto, ele deve ter sentido e bondade escondido
dentro de suas operações, não importa o quão difícil de discernir.
Assim,
devemos continuar cumprindo nosso papel dentro do sistema que pudermos,
sendo filhos obedientes, maridos, esposas diligentes obediente, talhos
bem-comportados, padeiros, candlestick-makers, na esperança de que uma
revelação do sentido, de alguma forma sair desta vida sem sentido de conformidade.
Não é assim, disse que os gnósticos. Dinheiro,
poder, os governos, o aumento das famílias, pagamento de impostos, a
cadeia interminável de encarceramento em condições e obrigações nada
disso jamais foi rejeitado como totalmente e de forma inequívoca na
história humana como eram pelos gnósticos. Os
gnósticos nunca esperava que qualquer revolução política ou econômica
poderia ou mesmo deveria, acabar com todos os elementos iníquos do
sistema em que a alma humana está aprisionado. Sua
rejeição não era de um governo ou forma de propriedade em favor de
outro, mas sim que se referia a toda a sistematização predominante de
vida e experiência. Assim,
os gnósticos eram, na verdade, conhecedores de um segredo tão terrível e
mortal que os governantes deste mundo, isto é, os poderes secular e
religioso, que sempre lucraram com os sistemas estabelecidos da
sociedade, não podia dar ao luxo de ter esse segredo conhecido e, ainda menos, de tê-lo publicamente proclamado em seus domínios.
Na
verdade os gnósticos sabiam alguma coisa, e foi esta: que a vida humana
não cumpre a sua promessa dentro das estruturas e instituições da
sociedade, para todos estes são na melhor das hipóteses, mas projeções
sombrias de um outro e mais realidade fundamental. Ninguém chega à sua individualidade, sendo verdadeiro o que a sociedade quer que ele seja, nem fazendo o que quer que ele faça.
Família,
sociedade, igreja, comércio e profissão, lealdades políticas e
patrióticas, bem como as regras morais e éticas e mandamentos são, na
realidade, não em menos propício para o verdadeiro bem-estar espiritual
da alma humana. Pelo
contrário, eles são mais frequentemente do que não os próprios grilhões
que nos impedem de nosso verdadeiro destino espiritual.
Esta característica do Gnosticismo foi considerado
herético em tempos antigos, e até hoje é freqüentemente chamado de "mundo
negar" e "anti-vida", mas é, naturalmente, a psicologia
simplesmente bom, assim como a teologia espiritual bom porque é bom senso . O
político e filósofo social pode olhar para o mundo como um problema a ser
resolvido, mas o gnóstico, com o seu discernimento psicológico, reconhece-o
como uma situação da qual precisamos nos libertar de insight. Para os
gnósticos, como psicólogos, não visam a transformação do mundo, mas na
transformação da mente, com a sua natural conseqüência, uma atitude mudou em
relação ao mundo. A maioria das religiões também tendem a afirmar uma atitude
familiar de internalismo na teoria, mas, como resultado de sua presença dentro
dos estabelecimentos da sociedade, eles sempre negam na prática. Religiões
geralmente começam como movimentos de libertação radical ao longo das linhas
espirituais, mas fatalmente acabam como pilares das sociedades próprias, que
são os carcereiros de nossas almas.
Se quisermos obter a gnose, o conhecimento do coração que torna os seres
humanos livres, devemos separar-nos dos cosmos falsos criados por nossas mentes
condicionadas. A palavra grega kosmos, assim como a palavra hebraica olam,
enquanto muitas vezes mal traduzida como mundo, realmente denotam mais o conceito
de sistemas. Quando os gnósticos, disse que o sistema em torno deles era mau e
que a pessoa tinha que ficar longe de, a fim de conhecer a verdade e descobrir
o significado, eles agiram, não só como os precursores de inúmeros alienados
abandono precoce do São Francisco para os beatniks e hippies, mas também
declarou um fato psicológico desde que redescoberta pelos moderna psicologia
profunda. Jung reiterou uma visão gnóstica de idade, quando ele disse que o ego
extrovertido humano deve primeiro se tornar completamente consciente de sua
própria alienação da maior auto antes que possa começar a retornar a um estado
de união mais estreita com o inconsciente. Até que nos tornemos completamente
conscientes da inadequação do nosso estado e extrovertido de sua insuficiência
em relação aos nossos necessidades espirituais mais profundas, não vamos
conseguir mesmo uma medida de individuação, através do qual uma personalidade
mais ampla e mais madura emerge. O ego alienado é o precursor e uma condição
inevitável do ego individualizado. Como Jung, os gnósticos não necessariamente
rejeitam a terra propriamente dita, que identificaram como uma tela sobre a
qual o Demiurgo da mente projeta seu sistema enganoso. Na medida em que
encontramos uma condenação do mundo nos escritos gnósticos, o termo utilizado é
inevitavelmente kosmos, ou este aeon, e nunca a palavra ge (terra), que eles
consideravam como neutro, se não de pura boa.
Foi com base neste conhecimento, o conhecimento tem em seu coração sobre a
aridez espiritual e insuficiência total dos estabelecimentos e valores
estabelecidos do mundo exterior, que os gnósticos se baseou para construir
tanto uma imagem de ser universal e um sistema de coerente inferências a
retirar essa imagem. (Como se poderia esperar, eles conseguiram isso menos em
termos de filosofia e teologia do que no mito, ritual e cultivo das qualidades
mitopoética e imaginativo de suas almas.)
Como tantas pessoas sensíveis e pensativo, antes e após a
sua vez, sentiram-se -se a ser estranhos em um país estranho, uma semente
abandonada dos mundos distantes da luz ilimitada.
Alguns, como a juventude alienada da década de 1960
retirou-se em comunas e ermidas, comunidades marginais na borda da civilização.
Outros, talvez mais numerosos, permaneceu no meio da grande cultura
metropolitana das grandes cidades, como Alexandria e Roma, aparentemente
cumprindo seus papéis na sociedade enquanto internamente servir um mestre-in
diferente do mundo, mas não do mundo. A maioria deles possuía uma cultura de
aprendizagem, e riqueza, mas eles estavam cientes do fato inegável de que todas
as aquisições e tesouros tais empalidecem perante a Gnose do coração, o
conhecimento das coisas que são. Não é de admirar que o assistente de Küstnacht
que, desde a sua infância, procurou e encontrou seu próprio Gnosis, se sentia
próximo a essas pessoas estranhas e solitário, estes peregrinos da eternidade,
indo para casa entre as estrelas.
Jung eo
gnosticismo
Desde os primeiros dias de sua carreira psicanalítica
até o momento de sua morte, Jung manteve um vivo interesse e tinha uma profunda
simpatia gnósticos. Já em 12 de agosto de 1912, Jung escreveu uma carta a Freud
sobre os gnósticos em que ele chamou de concepção gnóstica de Sofia uma
reincorporação de uma sabedoria antiga que pode aparecer mais uma vez na
psicanálise moderna. Ele não faltava na literatura que poderia ter estimulado o
seu interesse na gnósticos do século XIX para bolsa de estudos na Alemanha
(embora quase nenhum outro lugar) dedicou-se diligentemente aos estudos gnósticos.
Em parte como reação contra a rigidez da Alemanha de Bismarck e seus
intelectuais, bem como teológica efeitos conformistas. inúmeros estudiosos
finas (Reitzenstein, Leisegang e Carl Schmidt, entre outros), bem como
escritores criativos e poetas (Hermann Usner, Albrecht Dieterich) mergulhou em
sabedoria gnóstica, como fez, pelo menos, alguns membros da intelligentsia
francesa (M. Matéria Jaques, Anatole França).
Todos os biógrafos de Jung mencionam o seu interesse em
assuntos gnóstico. Uma das declarações mais reveladoras a esse respeito é
citado por seu associado, de uma só vez, Barbara Hannah, que narra suas
palavras sobre os gnósticos:
". Senti como se eutivesse finalmente encontrado um
círculo de amigos que me compreendeu"
O biógrafo mesmo também observa que Jung desenvolveu um
interesse em Schopenhauer justamente porque o grande filósofo alemão lembrou
dos gnósticos com sua ênfase sobre o aspecto do sofrimento do mundo, e que ele
aprovou de todo o coração o fato de que Schopenhauer "não falava nem de a
providência todo-bom e todo-sábio de um Criador, nem da harmonia do cosmos, mas
afirmou sem rodeios que uma underlay falha fundamental no curso triste da
história humana ea crueldade da natureza, a cegueira do mundo de criação de
Will .. .. " Que todos estes são completamente declarações gnósticos vai
sem dizer. Desde o seu interesse em Schopenhauer remonta à sua infância,
podemos levar isto para dizer que Jung foi de muitas maneiras um gnóstico
"natural", possuindo a atitude gnóstica mesmo antes de ele se
familiarizou com alguns dos ensinamentos do gnosticismo.
Embora Jung bastante cedo em sua vida teve acesso a uma
certa quantidade de literatura erudita e poética que estimulou o seu interesse
no gnosticismo, ele tinha quase nenhum material de origem primária de natureza
gnóstica disponível. Como tantos outros, Jung teve que contar com a
fragmentária e, acima de tudo, contas falsamente distorcidos dos pais
anti-Igreja Gnóstica, especialmente Irineu e Hipólito, por suas informações
sobre os gnósticos. As rodas pesadas de bolsa acadêmica foram, com extrema
lentidão e mesmo relutância, apenas os códices encadernados em couro
encontrados em Nag Hammadi no 1945beginning aplicar-se aos três códices coptas
Codex Agnew (Bruce Codex, Codex Askew) e depois em decomposição em vários
museus à espera de ser traduzido e publicado.
Que Jung foi capaz de conseguir o discernimento tanto e
extrair tanta informação valiosa favorável ao gnosticismo das polêmicas dos
pais heresia-caça da igreja pode ser considerada como uma espécie de milagre em
si mesmo.
Contribuição de Jung para estudos gnósticos em geral e
para uma interpretação iluminada e contemporânea do gnosticismo em particular,
é pouco menos que memorável em escopo e de importação. Que essa contribuição é ainda
largamente desconsiderado pelo número crescente de especialistas em gnosticismo
dentro do campo dos estudos bíblicos é lamentável, mas não é particularmente
surpreendente, tendo em vista o fato de que a maioria desses estudiosos são os
produtos de escolas de teologia e escolas de religião ortodoxa de inclinações
religiosas.
Além disso, a maioria deles é totalmente desprovido de
qualquer apreciação séria da psicologia, especialmente o tipo de psicologia que
Jung proclamou. Tem sido dito que a guerra é demasiado importante para ser
confiada a generais, e que poderia ser igualmente justo dizer que o gnosticismo
é muito valioso de uma tradição a ser remetido para os estudiosos da Bíblia e
quibblers sobre as palavras coptas. A falta de atenção e respeito concedido a
Jung por alguns desses povos acadêmica é tudo a incrível mais, uma vez que a
influência de Jung é quase o único responsável pelo projeto vital da publicação
do maior depósito de escritos gnósticos originais já descobertas na história, o
GAN Biblioteca de Hammadi.
Os gnósticos foram prolíficos escritores de lore
sagrado. Seus inimigos observaram com desaprovação que os seguidores do
professor gnóstico Valentino costumavam escrever um evangelho novo a cada dia e
que ninguém entre eles foram muito estimado, a menos que escreveu uma nova
contribuição para sua literatura. No entanto, de toda a profusão de textos
esta, muito poucos sobreviveram, devido à supressão implacável e destruição da
literatura gnóstica por que queimaram livros e caçadores de heresias da Igreja,
que com o apoio imperial alcançados ascendência sobre seus rivais. Por muitos
séculos não escrituras originais gnósticas foram conhecidas. Não foi até os
séculos XVIII e XIX que viajantes como o escocês valente e romântico, James Bruce,
começou a trazer de volta para a Europa, do Egito e localidades vizinhas,
fragmentos de papiros antigos contendo textos. Embora provavelmente escrito
originalmente em grego, esses haviam sido traduzidos pelos escribas gnósticos
para o copta, a língua demótica do Egito Hellenistic.
Eruditos coptas,
bem como pessoas interessadas em gnosticismo ser raro, a tradução desses textos
procedeu a passo de caracol verdadeira do. Então, quase um milagre ocorreu. Em
dezembro de 1945, na sequência imediata da Segunda Guerra Mundial, um camponês
egípcio, cavando para fertilizantes na vizinhança de algumas cavernas na
montanha Jabal al-Tarif perto do Nilo, no Alto Egito, veio em cima de uma
coleção inteira de Gnóstica códices. Estes tesouros eram, aparentemente, uma vez
que parte da biblioteca do vasto complexo monástico fundado nessa área pelo pai
do monaquismo cristão, o monge santo copta, Pacômio.
Page of the Gospel of Thomas
found at Nag Hammadi
Primeira página do
"Evangelho de Tomé" manuscrito copta. (Foto: Cortesia do Instituto de
Antiguidade e Cristianismo, Claremont Graduate University)
Página do Evangelho de Tomé encontrada em Nag Hammadi
Como seus predecessores, a de Nag Hammadi encontrar foi
extremamente lento para ver a luz do dia. As formas pesadas de bolsa foram
bastante acelerado, no entanto, pela influência de um homem que não era nem um
erudito copta nem especialista bíblico, mas apenas um arqueólogo da alma
humana. Este homem era, é claro, ninguém menos que Carl Jung. Jung se
interessou no início do Nag Hammadi encontrar, e era amigo de Jung de longa
data e colaborador Professor Gilles Quispel, que assumiu a liderança na
tradução e publicação dos livros de Nag Hammadi. Em 10 de maio de 1952,
enquanto as crises políticas e disputas acadêmico tinha trazido todo o trabalho
no manuscrito a um impasse, Quispel adquiriu um dos códices em Bruxelas, e foi
a partir desta porção da grande biblioteca que a maioria das primeiras
traduções foram feito, assim envergonhar a comunidade acadêmica para acelerar o
seu trabalho com muito atraso.
Este códice,
chamado Jung Codex foi apresentado
ao Instituto Jung em Zurique, na ocasião do octogésimo aniversário do Dr. Jung,
e foi assim o primeiro item da Nag Hammadi a ser abertamente encontrar vistos
por estudiosos e leigos fora do turbulento e pouco cooperante meio do Egito na
década de cinqüenta. Professor Quispel mesmo foi arquivado como dizendo que
Jung foi fundamental para chamar a atenção para, em editorial, a valiosa
colecção de manuscritos de Nag Hammadi. Há uma boa razão para suspeitar que,
sem influência de Jung desta coleção também poderia ter sido relegado ao
esquecimento pela conspiração, aparentemente sempre ativa de abandono escolar.
(Para mais detalhes sobre a história da biblioteca de Nag Hammadi e conexões de
Jung com ele ver: HC Puech, G. Quispel, WC Van Unnik:. O Codex Jung, Londres,
MR Mowbray, 1955)
Qual foi a verdadeira visão de Jung sobre o
gnosticismo? Diferentemente da maioria dos estudiosos, até muito recentemente,
nunca Jung acreditava que o gnosticismo ter sido uma heresia cristã dos séculos
II e III. Nem ele prestar atenção às intermináveis disputas de especialistas sobre as possíveis origens indianas,
iranianas, grego e outras formas de gnosticismo. Mais cedo do que qualquer
autoridade no campo de estudos gnósticos, Jung reconheceu os gnósticos para o
que eram: videntes que trouxe originais, criações primordiais do mistério que
ele chamou de inconsciente. Quando em 1940 ele foi convidado é o gnosticismo
filosofia ou mitologia? ele respondeu gravemente que os gnósticos tratado em
reais, as imagens originais e que não eram filósofos sincretistas, como muitos
assumido.
Ele reconheceu que as imagens gnósticos surgem ainda hoje
nas experiências interiores das pessoas em conexão com a individuação da
psique, e nisso ele viu a prova de que os gnósticos expressavam imagens
arquetípicas reais que são conhecidos por persistir e existe independentemente
de tempo ou de circunstâncias históricas. Ele reconheceu no gnosticismo uma
expressão poderosa e absolutamente primordial e original da mente humana, uma
expressão voltada para a tarefa mais profunda e mais importante da alma, que é
atingir a plenitude.
Os gnósticos, por
isso Jung percebeu, estavam interessados em uma coisa acima
de tudo a experiência da plenitude do ser. Uma vez que
este era tanto seu interesse pessoal eo objetivo de sua psicologia, é
axiomático que sua afinidade com os gnósticos e sua sabedoria era realmente
muito grande. Essa visão do gnosticismo não se pode limitar ao próprio Jung
trabalhos psicológicos, mas logo entrou no mundo dos estudos gnósticos por meio
de seu colega de trabalho acima mencionado, Gilles Quispel, que em seu
importante trabalho Gnosis als Weltreligion (1951) apresentou a tese de que o
gnosticismo expressa , nem uma filosofia nem uma heresia, mas uma experiência
religiosa específica que então se manifesta em mitos e (ou) ritual. É
lamentável que, efectivamente, mais de vinte e cinco anos após a publicação
desta obra, tão poucos tenham apreciado suas implicações significativas.
Em vista dessas considerações, pode-se,
compreensivelmente, a pergunta foi Jung um gnóstico? Pessoas erradas, como
Martin Buber, que responderam sim a esta pergunta, implicando assim que Jung
era tanto menos do que um cientista respeitável e menos do que um bom homem, na
acepção religiosa ortodoxa do termo. Como resultado desse uso pejorativo do
termo gnóstico, muitos dos seguidores de Jung, e ocasionalmente o próprio Jung,
negaram que ele era um gnóstico. Um exemplo bastante típico dessa cobertura foi
uma declaração feita por Gilles Quispel, quando afirmou que
"Jung não era
um gnóstico no sentido comum do termo."
É muito duvidoso,
contudo, que já houve até mesmo um único gnóstico no sentido usual do termo. O
gnosticismo não é um conjunto de doutrinas, mas uma expressão mitológica de uma
experiência interior. Em termos de psicologia junguiana, poderíamos dizer que
os gnósticos deram expressão em linguagem poética e mitológica para as suas
experiências dentro do processo de individuação. Em assim fazendo, trouxe uma
riqueza de material mais significativo, contendo profundos insights sobre a
estrutura da psique, o conteúdo do inconsciente coletivo e da dinâmica do
processo de individuação.
Como o próprio Jung, os gnósticos descrito, não apenas os
aspectos conscientes e inconscientes pessoal da psique humana, mas
empiricamente explorou o inconsciente coletivo e deu descrições e formulações
das diversas imagens arquetípicas e as forças. Como afirmou Jung, os gnósticos
eram muito mais bem sucedidos do que os cristãos ortodoxos em encontrar
expressão simbólica adequada do Self, e suas expressões simbólicas de perto são
comparáveis àquelas que Jung
formulou.
Enquanto Jung não abertamente se identifica com o
gnosticismo como escola religiosa, assim como ele não se identificou com
nenhuma denominação religiosa, não pode haver dúvida de que ele fez mais do que
ninguém para iluminar o impulso central do imaginário gnóstico e prática
simbólica. Ele viu no gnosticismo uma expressão particularmente valiosa da luta
universal do homem para recuperar a totalidade. Embora tivesse sido
impraticável e indecentes para ele dizer isso, não há dúvida de que essa
expressão gnóstica do impulso em direção ao todo foi duplicada uma única vez na
história do Ocidente, e que estava no próprio sistema de Jung da psicologia
analítica.
Que
tipo de Gnóstica foi Jung? Certamente ele não era um seguidor literal de
qualquer um dos antigos mestres da Gnose, que teria sido uma tarefa impossível
em qualquer caso, tendo em vista a insuficiência de informações detalhadas
sobre esses professores e seus ensinamentos. Por outro lado, ele, como os
gnósticos de idade, formulado pelo menos os rudimentos de um sistema de
transformação, ou individuação, que foi baseada, não na fé em qualquer fonte
externa (seja Jesus ou Valentino), mas o natural , a experiência interior da
alma, que sempre foi a fonte de toda verdadeira Gnose.
A definição do dicionário gnóstico é conhecedor do que
um seguidor de alguém que pode ser um conhecedor. Jung foi, certamente, como um
conhecedor se alguma vez houve um. Para negar que Jung era um gnóstico nesse
sentido equivaleria à negação de todos os dados reconhecidos de sua vida e
obra. A indicação mais provável do caráter especificamente gnóstico de
orientação de Jung, no entanto, não é outro senão o tratado chamado Sete
Sermões aos Mortos, que, pela admissão de junguianos de destaque, é a fonte ea
origem de seu trabalho posterior. Quem, senão um gnóstico seria ou poderia
escrever uma obra como esses sermões? Quem optar por trajes suas revelações
arquetípicas pessoais, que formam o esqueleto da obra de sua vida, no âmbito
terminologia e mitológico da Gnose Alexandrina? Quem prefere para selecionar
Basilides ao invés de qualquer outra figura como o autor dos Sermões? Quem
usaria, com o entendimento de especialistas e finesse, termos como Pleroma e
Abraxas para simbolizar estados psicológicos altamente abstratos? Não pode ser,
mas uma resposta a estas perguntas: só Gnóstica seria fazer essas coisas. Desde
que Carl Jung fez tudo isso e de fato muito mais, portanto podemos considerar
Carl Jung um gnóstico, tanto no sentido geral de um verdadeiro conhecedor das
realidades mais profundas do ser psíquico e no sentido mais estreito de um
reviver moderna do gnosticismo dos primeiros séculos da era cristã.
Jung
e a Gnose Pansophic
De acordo com Morton Smith, o descobridor notável do
Evangelho Secreto de Marcos, o termo foi gnostikoi geralmente usado para
descrever pessoas de uma platônica e / ou orientação de Pitágoras, embora, é
claro, a gnose termo ocorre nos escritos de muitos autores que pertencem a
outras escolas ortodoxas, incluindo pais da igreja cristã, como Orígenes e
Clemente de Alexandria. A Biblioteca de Nag Hammadi continha cópias Gnóstica de
tanto a República de Platão e de tractates herméticos certos que os puristas
acadêmicos da vindima contemporânea jamais sonhariam de incluir no corpus
gnóstico. Tudo isso fornece evidência para a afirmação de que já nos primeiros
tempos, quando as escolas gnósticas ainda estavam vivas fisicamente, o
gnosticismo foi caracterizado por uma considerável ecumenismo e elasticidade.
Os membros da suposta comunidade gnóstica do Alto Egito provavelmente teriam
definido a literatura gnóstica como qualquer escritura espiritualmente valiosa
capaz de produzir Gnose no leitor.
Especialistas acadêmicos sobre o gnosticismo podem
aspirar ao status de puristas, mas a si mesmos gnósticos nunca foram tal, nem
poderiam jamais ser. Assim, em séculos posteriores, após a destruição das
comunidades gnósticas originais e de suas escrituras, o espírito gnóstico viveu
sob muitos nomes e muitos disfarces, servindo ainda os seus propósitos
originais e nunca esmorecer. Enquanto houver uma luz no interior da
individualidade mais íntima da natureza humana, e desde que há homens e
mulheres que se sentem semelhante à luz, sempre haverá Gnósticos no mundo.
Podemos considerar a continuação da presença da Gnose como uma medida muito
grande devido à sobrevivência dos arquétipos gnósticos no inconsciente coletivo
e à própria natureza dos processos de crescimento e desenvolvimento da própria
psique. Jung, sem dúvida, sabia disso quando ele se referiu ao processo de
confronto com a sombra (o reconhecimento do inaceitável, ou parte
"mal" de nós mesmos) como um "processo gnóstico".
Os pais da Igreja cunhou a frase anima naturaliter
Christiana (alma, que é por sua natureza cristã), mas os gnósticos com validade
ainda maior poderia ter dito que o conteúdo da alma eo caminho do crescimento
são, pela sua natureza gnóstica.
O caráter
inegavelmente arquetípico do
gnosticismo
não é a única causa de sua sobrevivência.
Além do caráter gnóstico
do inconsciente, que espontaneamente tende a produzir sistemas gnósticos de realidade,
existe também um desenvolvimento histórico e continuidade entre os antigos
gnósticos com os seus herdeiros, em períodos históricos posteriores.
O Mani Profeta
Icon of the Prophet Mani
(Oil on panel, by Jan
Valentin Saether)
Ícone do Mani Profeta
(Óleo sobre painel, por Jan Valentin Saether)
Movimentos clandestinos raramente prestam-se como
sujeitos para o trabalho do historiador. Obrigado ao segredo pelo ambiente
hostil, sua principal preocupação é a sobrevivência, e assim eles deixam
relativamente poucos faixas visíveis no solo do tempo. Muito, embora não todos,
da história gnóstica após os séculos III e IV é composta de especulação e
intuição em lugar de fatos. Ainda nesse tipo de tecido tênue da dissimulação e
subterfúgio, de evasões e ocasionais declarações ousadas, certos dados
significativos se sobressaem com uma força notável e clareza. Uma delas é a
vida eo trabalho do esplêndido profeta persa Mani (215-277 AD), cuja estrela
subiu apenas quando o primeiro dos gnósticos diminuiu.
Mani foi um
gnóstico, tanto pela natureza do seu caráter e em virtude da tradição. Quando
doze anos, ele foi visitado por um anjo que lhe declarou que ele foi escolhido
para grandes tarefas. Na idade de 24 o anjo apareceu a ele de novo e pediu-lhe
para fazer a sua aparição pública e para proclamar a sua própria doutrina. O
nome persa desse anjo significa gêmeo, e ele era o espiritual irmão-gêmeo, ou
eu superior, de Mani. O tratado gnóstico conhecido como Pistis Sophia relata um
incidente semelhante na vida de Jesus, que em sua juventude foi visitado por um
anjo que se parecia com ele como um irmão gêmeo e com quem Jesus fundiu depois
se abraçaram.
Esses mitos expressam o encontro junguiano entre o ego eo Self,
com o consequente união dos opostos. Descobertas recentes parecem indicar,
entretanto, que o pai de Mani, Patiq, viajou para a Síria e Palestina e lá se
juntou a um grupo de judeus ou Mandaean de caráter gnóstico. Assim, em toda a
probabilidade, Mani recebeu uma transmissão gnóstica de seu pai ou de
professores de seu pai.
Mani foi cruelmente executado por um traiçoeiro rei por
instigação do estabelecimento Zoroastrian sacerdotal, mas sua religião
continuou a florescer em muitas terras por vários séculos e tornou-se o
transportador principal da tradição gnóstica. Ainda em 1813, a ordem
maniqueísta do Lótus Branco e da Nuvem Negra foi politicamente ativa na China,
e parece haver indícios da existência de remanescentes maniqueístas existentes
no Vietnã tão tarde quanto 1911. Ao contrário dos professores gnósticos
primeiros, Mani era um hábil organizador, e os missionários de sua igreja foram
infatigáveis viajantes e pregadores.
Na Europa, a
Gnose maniqueísta ergueu a cabeça duas vezes com negrito poder: uma vez que nas
regiões dos Balcãs e da Bulgária Bósnia, onde seus adeptos eram conhecidos como
bogomilos, e uma vez no sul da França, onde os seguidores eram conhecidos como
cátaros ou albigenses. Embora se afogou em sangue a cada tempo, sua influência
penetrou o campo cultural e religiosa em muitos países e ajudou a reforçar a
corrente subterrânea de tradições gnósticas, que continuam a sobreviver em
sigilo.
Enquanto os herdeiros espirituais de Mani, assim,
levado por diante a sua transmissão gnóstica especial abertamente, mas contra
todas as adversidades, várias tradições estritamente secretas continuaram a
existir, especialmente na Europa e no Oriente Médio. É com uma dessas tradições
ocultas da Gnose que Carl Jung estabeleceu um vínculo mais significativo. A
tradição que nos referimos é a alquimia. Em um discurso, proferido na
apresentação do célebre Jung Codex da coleção Nag Hammadi para o CG Jung
Institute, Jung destacou dois representantes principais da tradição gnóstica,
sendo um a Cabala judaica, enquanto o outro que chamou de "alquimia
filosófica".
Jung estava familiarizado com a Cabala e era leitor assíduo
de uma de suas maiores obras, a tradução latina do Zohar, traduzido por Knorr
von Rosenroth e conhecida como Kabbalah Denudata. A modalidade principal de
Gnose a que Jung tornou-se muito em anexo, no entanto, não foi a Cabala, mas
alquimia. Ele comentou extensivamente em muitos volumes de seus melhores
escritos sobre seu simbolismo intrincado e metáforas esplêndidas
transformacionais.
Muitos se perguntam por que Jung deve ter escolhido a
disciplina oculta obscura e longo ridicularizado da alquimia como um dos
assuntos favoritos de sua pesquisa. A resposta para o dilema, embora claramente
dada pelo próprio Jung, não conseguiu obter a resposta que ele merece. Por
cerca de uma dúzia de anos, desde a Primeira Guerra Mundial até 1926, Jung se
dedicou com grande entusiasmo para o estudo da literatura sobre o gnosticismo,
então, disponível para ele. Apesar do caráter fragmentário e distorcido desse
material literário, tornou-se ambos bem informados sobre o gnosticismo e
completamente imbuídos de seu espírito, como comprovado pelo conteúdo dos Sete
Sermões aos Mortos.
O que Jung não
poderia encontrar no primeiro, no entanto, era uma espécie de uma ponte ou um
link que poderia ter ligado a Gnose de idade, com períodos posteriores,
incluindo o contemporâneo. Alguns navio Graal-como era necessário em que o
elixir precioso, uma vez utilizado por mestres como Valentino e Basilides, foi
preservado e em que foi realizado ao longo dos séculos para atrair candidatos a
Parsifals gnósticos em nossa própria época. Intuição de Jung declarou-lhe que
deve haver tal ponte, como um link de ligação na cadeia de sabedoria, mas ele
não conseguia discernir racionalmente onde estava a ser procurado. Então, como
de costume, ele foi ajudado por um sonho. * Nela, ele foi levado de volta para o
século XVII, quando ainda alquimia floresceu na Europa. Um reconhecimento claro
para ele. Aqui, pensou, é o elo perdido da descida da Gnose!
Assim começou sua grande pesquisa, que o levou a
proclamar que a alquimia de fato representou o vínculo histórico com o
gnosticismo, e que definitivamente uma continuidade, portanto, existia entre o
passado eo presente. Jung declarou que, fundamentada na filosofia natural da
Idade Média, a alquimia de um lado formou a ponte para o passado, com o
gnosticismo, e no outro para o futuro, a moderna psicologia profunda. Assim
aconteceu que uma das marcas significativas de exploração histórica esotérica.
Alquimia foi descoberto para ser outra senão a ponte sobre a qual a Gnose de
idade atravessou as idades e entrou no mundo moderno como a psicologia
junguiana do inconsciente.
As implicações sobre as conexões do pensamento de Jung
com o gnosticismo, embora raramente mencionado no passado, são, todavia, claro,
para todos verem. Eles podem ser resumidas da seguinte maneira: Jung poderia
ser visto como um gnóstico moderno que absorveu a Gnose, tanto por meio de sua
transformação interior e seu estudo que confirma a literatura gnóstica. Ele
sabia que, em sua psicologia, ele ia apresentar uma disciplina essencialmente
gnóstica de transformação na aparência contemporânea. Ele precisava descobrir
uma ligação histórica entre seus próprios esforços e os dos professores
gnósticos da antiguidade. Ele também estava na necessidade de uma declaração do
método gnóstico de transformação que não era fragmentário, mas que continha um
vocabulário adequado de símbolos psicologicamente válidos para serem feitas
útil no contexto do estudo da mente humana hoje. Na alquimia, ele encontrou
exatamente o que procurava. Assim, a resposta a seus sonhos veio anunciada por
um sonho.
Na alquimia Jung contatou um dos ramos mais importantes
do que por vezes tem sido chamado de Tradição Pansophic, ou o património
sabedoria que descende de gnóstica, hermética, e Neo-platônicos fontes, através
de numerosas manifestações posteriores, até os tempos contemporâneos. Esta
tradição Pan-Sophic, ou Theo-Sophic foi reconhecido pelo Jung ter tomado várias
formas ao longo dos tempos, mas também ter sido particularmente evidente nos
séculos XIX e início do XX dentro do movimento da Teosofia moderna, enunciado
pela aristocrata russo e mundo-viajante, Madame HP Blavatsky. Em obras como O
Auto Undiscovered e Civilização em Transição Jung reconheceu claramente a
Teosofia moderna como uma importante manifestação contemporânea do gnosticismo,
e ele comparou a uma cadeia de montanhas submarina espalhando sob as ondas da
cultura mainstream, com apenas os picos das montanhas salientes tornando-se
visível ao longo do tempo através da atenção recebida pela sra. Blavatsky,
Annie Besant, Krishnamurti e outros.
Como Jung várias vezes enfatizou, o cristianismo
ortodoxo (e, deve-se incluir judaísmo ortodoxo também) tem comprovadamente não
conseguiu satisfazer as necessidades mais profundas e essenciais da alma da
humanidade ocidental. A teologia cristã era muito racionalista, reducionista e
insensível aos alcances profundos da alma humana. Como a igreja veio a se aliar
a um estabelecimento irremediavelmente não espirituais secular após o outro, de
Constantino a Mussolini, assim também o seu espírito atrofiado sob a influência
perniciosa da lógica aristotélica e outras estruturas de pensamento que abafou
a vontade dos fiéis em direção à transformação psíquica pessoal. Neste clima de
aridez espiritual, que persistiu por cerca de 1700 anos, o desejo de
individuação freqüentemente voltada para a espiritualidade alternativa da
transmissão Pansophic ou Theosophic que, embora não exclusivamente gnósticos no
sentido clássico, continham uma grande componente de gnosticismo.
O século XVII, ao qual Jung viu-se transportado em seu
sonho alquímico, foi um dos pontos mais importantes na história do upsurgence
dessa tradição alternativa da espiritualidade. Foi nessa época que o movimento
chamado por Frances Yates do Iluminismo Rosacruz trouxe a alquimia helenística
em um conjunto de cooperação com o gnosticismo judaico da Cabala e com os
métodos Theurgicmagical que desceram tanto gnosticismo e neoplatonismo. O maior
astro inícia deste contraparte espiritual do Renascimento artístico e literário
era um homem com quem Jung sentia uma afinidade estranha e avassaladora
interior, Phillippus Aureolus Theophrastus Bombastus Paracelsus de Hohenheim,
que como ele era suíço, um médico, e um homem determinado a unir os opostos da
ciência e da espiritualidade em uma unidade operativa.
Embora um homem da Renascença extravagante e
gigantesco, cheio de curiosidade científica, bem como com aspiração
espiritual-para não falar de apetites físicos e emocionais de proporções
igualmente heróicas de Paracelso foi,
em muitos aspectos um gnóstico verdade. Combativo, altivo, ferozmente
independente (seu mote era "Aquele que pode ser sua própria, não deve ser
do outro"), ele nutria um soberano desprezo para o mundo do poder
estabelecido dogma, e valores.
Um andarilho solitário e sem-teto, ele viajou por quase
todo o mundo conhecido de seu tempo, e morreu misteriosamente e sozinho em
Salzburgo, na Áustria, onde até o seu túmulo foi encontrado vazio em anos
posteriores.
Muito parecido com
Jung, ele olhou para a doença como um fenômeno espiritual relacionado com o
sentido universal da vida dentro de um cosmos mágicos. Seu epigrama
"A Magia é uma Grande Invisível Sabedoria-Razão é
uma grande tolice Open"
poderia ser facilmente adaptado para caracterizar a
descoberta de Jung sobre o significado da racionalidade não do inconsciente,
repleto com a sua própria magia simbólica e revelando-se nas maravilhas da
sincronicidade.
Em um ponto bastante no início de sua carreira (1929)
falando na casa onde Paracelso nasceu em Einsiedeln, na Suíça, Jung
repetidamente fez comparações entre a filosofia do médico oculto grande e os
ensinamentos do gnosticismo. Jung reconheceu no princípio cosmogênico proposto
por Paracelso, e chamou por ele Hylaster, uma forma de o Demiurgo gnóstico ou
divindade subordinada à divindade suprema, por vezes, considerado o criador do
mal. Ele traçou a visão alquímica das potencialidades arquetípicas escondidos
em questão para o conceito gnóstico das Iightsparks dispersos no cosmos
escuras.
Com singular clareza, ele percebeu como o oculto
materialismo de Paracelso e dos
alquimistas era apenas uma nova forma de idealismo aparente extrema dos
gnósticos.
Jung reconheceu que o mesmo processo de transformação que
os gnósticos simbolizavam como a viagem da alma através das regiões Æônico
apareceu no simbolismo de Paracelso
como a transfiguração etapa por etapa da materia escura vista no ouro brilhante
da obra alquímica. Embora aparentemente pólos opostos, os gnósticos e
alquimistas compartilhavam uma busca comum. Eles também se opuseram um inimigo
comum, o cristianismo ortodoxo, que sempre foi incapaz de apreciar tanto as
potencialidades de transformação da matéria ou a santidade, autêntico
naturalmente inerente, e de fato a divindade, da psique humana.
Em vez de uma
apreciação de uma ou ambas dessas proposições alquímicas e gnósticas, a Igreja
escolheu definhar no limbo psicológico composto de lógica aristotélica e pela
obsessão semítica com as leis morais e mandamentos. Paracelso e os alquimistas eram caros a Jung, porque nelas ele viu
uma poderosa manifestação da Tradição Pansophic que é um descendente do antigo
gnosticismo.
Paracelso,
Pico de la Mirandola, Fichino e seus companheiros podem ter iniciado a fusão
Pansophic das disciplinas mágico-filosóficas de transformação. No entanto, esta
síntese Pansophic ou Theosophic foi trazido para a sua maior realização no
século XVII, com os autores desconhecidos da Fama Fraternitatis, Confessio
Fraternitatis e O Casamento Alquímico de Christian Rosenkreuz, assim como os
escritos e as atividades do Renascimento Inglês ocultistas John Dee, Thomas
Vaughan e Robert Fludd.
O historiador citado, Frances Yates, prova em seus mais
convincentes trabalhos eruditos (Giordano Bruno ea Tradição Hermética, assim
como A Arte da Memória, O Teatro do
Mundo e O Iluminismo Rosa-Cruz) que a arte da Renascença, ciência,
literatura e teatro têm uma ligação orgânica com e são, em certo sentido, parte
do esforço Pansophic.
Jung e o Nono Gnosticismo
Se se aceita a opinião expressa
no acima exposto, ou seja, que Jung desempenhou o papel de um link, autêntica e
contemporânea, na cadeia de transmissão que tem sido chamado Pansophic, o
núcleo do que é o gnosticismo, em seguida, algumas conclusões serão,
necessariamente, sugerem-se . Uma delas é que a psicologia junguiana ou
analítico não pode e não deve ficar restrita ao campo da prática
psicoterapêutica e teoria, mas que, em vez das vastas implicações culturais e
espirituais do pensamento de Jung precisam ser exploradas e implementadas. Esta
necessidade é cada vez mais claro quando se considera a montagem resposta
generalizada do público à mensagem total de Jung, que é muito maior do que a
resposta do público mesmo com a terapia junguiana sozinho
A comunidade
acadêmica de especialistas em literatura, mitologia, religiões comparadas e
disciplinas afins, bem como grandes segmentos da educado público leigo,
responderam com a maior medida de interesse positivo para idéias de Jung,
enquanto as disciplinas médicas e clínicas de psicologia têm permanecido
relativamente impressionado e afetado por eles. (Esta avaliação é
principalmente para ser compreendida dentro do contexto da vida intelectual da
América, mas o quadro europeu se assemelha ao americano a um grau
significativo.)
Nos últimos dois ou três décadas tem havido um aumento
fenomenal na popularidade dos livros de Jung , mas o número de praticar
psiquiatras e psicólogos na sequência da disciplina junguiana ainda é minúsculo
quando comparado àqueles que são ligados a outros modelos psicológicos. "Vox
populi, vox Dei" (A voz do povo é a voz de Deus). Pode bem ser que os
deuses assim falado pela boca de pessoas em várias áreas da vida e que seu
julgamento declara que, enquanto apenas poucos podem recorrer a terapia
junguiana, muitos, e talvez todos, podem se beneficiar "de Jung
Weltanschauung, "modelo de sua da realidade, ou concepção do mundo.
Outra conclusão que deve ser
considerado é que a mensagem essencial de Jung não pode ser considerada como um
fenômeno isolado, contemporâneo, mas sim como uma conseqüência orgânica, ou
melhor talvez até o ápice, de uma tradição ilustre espiritual de grande
antiguidade, bem como de relevância atemporal. Em suma, as idéias de Jung
precisam ser considerados como uma das manifestações mais recentes e da corrente
de espiritualidade alternativa que desce dos gnósticos. É de esperar que esta
posição vai encontrar os seus críticos e que alguns destes críticos será
precisamente as pessoas que são bastante ligados a psicologia de Jung e, em
alguns casos, são praticantes de sua terapia.
Para vincular o nome de Jung de
forma inequívoca com a heresia mais abominado da história cristã pode parecer
para alguns como um desserviço prestado a Jung e sua psicologia. Talvez os
tímidos ea necessidade de coração fraco para ser lembrado que as vantagens
imediatas devem frequentemente ser sacrificado para beneficiar objetivos
distantes, mas maior. Do que adianta admiradores de Jung se eles deveriam
ganhar o mundo inteiro em termos de aceitação e respeitabilidade acadêmica,
enquanto o homem moderno em geral ainda vagueia em busca de sua alma perdida?
O mundo, especialmente o mundo
ocidental, está na evidente necessidade de uma nova Gnosis, mesmo de um novo
gnosticismo. Fascinante e inspiradora que seja, o gnosticismo antigo de 1700
anos atrás trabalha sob algumas limitações óbvias quando a sua aplicabilidade a
problemas espirituais contemporâneos é considerada. No entanto, ao mesmo tempo
que deve ser evidente para qualquer estudante sem preconceitos de gnosticismo
que ainda tem muito a oferecer à humanidade contemporânea quando é despojado de
certos arcaicas e obsoletas características históricas.
É por causa dessas
características que parece imperativo que o gnosticismo não se deve limitar aos
interesses limitados de um antiquário do retrógrado. Alguma maneira deve ser
encontrada para resgatar o gnosticismo antigo das torres de marfim daqueles que
se comprazem mais nas sutilezas de frases copta e grego do que nas realidades
de vida da alma, à qual os antigos gnósticos eram de fato dirigindo-se.
Parece-nos que forma a pode ser encontrado, e que devem necessariamente ser
composto por duas fontes principais.
Primeira Mandala de Jung, com base na experiência
dos Sermones Septem
A primeira dessas fontes é o
gnosticismo clássico do AD primeiros séculos, com a adição de ampliações
significativas trazidas pelas diversas manifestações do impulso dentro da
tradição gnóstica Pansophic. O segundo elemento é ninguém menos que theGnosis
formulada por Jung. Pode-se considerar provável que autodeclarados puristas de
ambos os junguiana e da variedade gnóstica vai resistir o casamento desses dois
elementos. Resistências e objeções de tal natureza, no entanto, deve ser visto
como de pouca importância quando comparada com os benefícios potenciais a serem
obtidos a partir de um conjunto criativo de gnosticismo antigo e moderno, a
Gnose de Jung.
Certamente pode haver pessoas
que desejam limitar a sabedoria de
Jung
para a pequena arena operacional da sala de consulta,
assim como haverá
outros que insistem em trancar
o gnosticismo nos arquivos de especialistas
acadêmicos
e nas suas caras e obscuros tratados acadêmicos .
O fato é que a
psicologia junguiana profundidade é mais do que uma disciplina terapêutica,
assim como o gnosticismo é mais do que uma religião antiga. Ambos são a
expressão em seus níveis particulares da realidade existencial de uma gnose, um
conhecimento do coração voltado para o núcleo mais profundo da psique humana e
tendo como objetivo a transformação essencial da psique.
Torna-se necessário para nós
agora dar alguma expressão para o modelo da realidade tal como aparece nos
textos dos gnósticos antigos, e como ele pode ser útil amplificada pela
declaração da Gnose moderna que nos é oferecida por Jung. Gnosis é disforme, já
que a realidade final é sempre além do alcance conceitual. Foi precisamente
essa percepção da realidade última que inspirou os professores e escritores do
gnosticismo antigo e atirou-os às alturas incríveis de realização de
originalidade, criatividade no campo espiritual. A psicologia moderna e antigo
gnosticismo são apenas ponteiros para as verdades que são realmente encontrados
na experiência vital de transformação psíquica pessoal.
A experiência em si é
sempre individual e nunca pode ser adequadamente expressa ou interpretada por
organizar conjuntos de conceitos e doutrinas, para os conceitos são apenas
indícios de semelhanças dentro da experiência. Gnóstico e psicólogo devem estar
em guarda contra o perigo de que eles poderiam confundir as fórmulas para a
sabedoria, e assim cair no mesmo poço escuro em que a teologia mergulhou de
cabeça, e fatalmente.
Se alguém deve esperar Jung ter
construído um novo gnóstico "sistema" no sentido habitual do termo,
tal expectativa seria seguramente encontrar com decepção. Jung, de fato,
apontou o caminho para um recurso mais importante do novo gnosticismo, quando
ele disse que onde o desenvolvimento individual é exigido, todos os métodos
devem ser abandonados. Ele considerou como individualidade única, imprevisível
e não interpretável. Na sua opinião, todos os seres humanos são desbravadores,
cortando seu caminho através de uma densa floresta.
Os sistemas criados e
formas de conhecimento não pode fazer mais do que colocar placas de sinalização
e indicar as estradas exploradas que levam até a borda da floresta, onde a
tarefa de exploração solitária começa. Assim, disciplinas religiosas e quase
religiosa, bem como a psicologia moderna, pode apontar para significativos,
situações comuns na busca após a Gnose, mas eles são na realidade apenas uma
forma abreviada da linguagem da alma de ser abandonada como o contacto real com
o mais profundo camadas de espírito é alcançado.
O perigo de todos os sistemas
é que eles tendem a confundir as palavras que servem como indicadores para as
realidades às quais eles apontam. Podemos usar termos de uma derivação
gnóstico, como Sophia ou Abraxas, ou por outro lado, podemos empregar termos
psicológicos, tais como anima, animus e sombra, mas em todos os casos, devemos
ser extremamente cuidadosos que não destiná-las como é conhecido, porque
nomeado, portanto, privar-nos de Gnose autêntica.
A vida nunca é estática
e a
vida interior, pelo menos de tudo,
de modo que seria imprópria para se referir
a qualquer gnose definível ou individuação
como uma conquista final.
Estamos
cada vez tornando-se, mas nunca se tornam. Todos os sistemas devem tomar
cuidado ao assumir que eles estão fazendo afirmações verdadeiras sobre a
realidade. Quando eles vêm para racionalizar seus símbolos e começar a olhar
para eles como verdades, que em breve será fossilizando suas idéias e, assim,
em breve destruir o seu valor empírico como sinais no caminho. No portal da
Gnose verdade todos os "ismos", mesmo Gnosticismo, deve desaparecer.
Da mesma forma o psicólogo deve estar disposto a sacrificar sua lealdade a um
sistema psicológico quando ele começa a lidar com individuação verdadeira.
É interessante notar neste
contexto que Jung foi bastante crítico dos representantes da tradição Pansophic
dentro da era moderna, precisamente por causa de sua tendência frequente para
confundir seus próprios símbolos da verdade factual e filosófica. A maioria de
seus comentários depreciativos feitos sobre os sistemas de Teosofia e afins
devem ser interpretadas sob essa luz. Ocultistas modernos para a maior parte,
mesmo assim inclinado, não poderia dar expressão aos seus modelos simbólicos da
realidade em linguagem psicológica. Jung, por outro lado, seriamente
questionada a utilidade das formulações metafísicas, tais como a deles. Seu
esforço era trazer tudo que se apresente metafísica ao que ele chamou de
"luz do entendimento psicológico", que ele sentia era muito
preferível ao uso de nebulosas power-palavras dos metafísicos acadêmicos e
ocultistas.
Jung, por sua vez, tem sido criticado por esta abordagem por
pessoas ligadas às religiões tradicionais, bem como por alguns esoteristas
(nomeadamente pela escola de René Guénon e Frithjof Schuon nos últimos anos), e
a acusação de "psicologismo" foi feita contra ele por sua tentativa
de expressar afirmações religiosas e metafísicas em termos psicológicos,
apenas. No entanto, é bastante evidente que Jung agiu como um gnóstico nesse
sentido também.
Para nomear é não saber. A igreja tem substituído a fé, para
saber, e alguns metafísicos, assim como muitos esoteristas ter chegado a
considerar a especulação e sistematizações elaboradas de terminologia como
substitutos para conhecer directamente para si. Para saber, tem que
experimentar.
Este, tanto quanto podemos discernir a partir de agora os
documentos gnósticos cada vez mais disponíveis, era exatamente a posição dos
gnósticos antigos, razão pela qual elas foram realizadas em descrédito pelos
crentes à igreja e especuladores filosóficos também.
O ocultista que utiliza
diagramas elaborados de planos astrais e corpos etéricos generosamente
polvilhado com palavras em sânscrito pode ser tão longe de Gnose assim como o
psicólogo que emprega inteligentes mapas bidimensionais da psique com
expressões mão curtas, como "a sombra", "o anima ",
ou" o velho sábio ", como se fossem realidades concretas em vez de
ponteiros simbólicos para os mistérios incompreensíveis nos recessos vastas do
inconsciente.
Se não podemos esperar que um
"sistema" do tipo convencional para representar a Gnose, que emerge
do conjunto das abordagens de antigos gnósticos e de Jung, pode ser pelo menos
possível para afirmar certos axiomas básicos que poderiam servir como
principais indicadores da mensagem deste Gnosis. A seguir, apresentaremos um
breve resumo desses elementos na esperança de que eles podem indicar no breve
esboço formar as proposições básicas em torno do qual todos os outros elementos
do novo modelo gnóstico realidade pode constelar-se.
Alguns dos pontos aqui
enumerados são baseados em um resumo semelhante pelo falecido Eleanor Bertine
em sua obra Contribuição de Jung para o nosso tempo, no qual ela descreve
conclusões básicas de Jung sobre o lado religioso da psique.
1.
A primeira conclusão é que um elemento pneumático (espiritual, ou mais de
pessoal) é uma parte orgânica da psique humana. A Gnosis antiga declarou que o
ser humano não é apenas uma criatura de materialidade (hyle) e de um complexo
mente-emoção pessoal (psique), mas que há uma terceira potência que habita a
alma, que é o espírito (pneuma). É sobre o despertar desse elemento em ação
efetiva que depende Gnosis.
Jung afirmou algo muito semelhante quando declarou
que o material inconsciente dos seres humanos, inevitavelmente, revela
evidências de alta potencialidade espiritual. Esta componente espiritual é uma
fonte de revelações, insights e, finalmente, do impulso em direção ao todo.
2.
A segunda conclusão é que esse elemento espiritual transporta em um diálogo
ativo com o elemento pessoal da nossa individualidade através do uso de
símbolos. O elemento espiritual não é um parceiro silencioso no negócio da
vida, mas exige a participação ativa no crescimento e transformação do
indivíduo. Ao contrário do complexo mente-emoção, o componente pneumático não
se expressa em palavras ou em sentimentos comuns. Sonhos, visões, estados
alterados de consciência e aquilo que Jung chamou de sincronicidade
experiências são as avenidas mais importantes para estas comunicações
simbólicas.
3.
A terceira conclusão é que os símbolos provenientes do componente pneumático da
alma revelar um caminho de desenvolvimento espiritual ou psicológica, que pode
ser seguido, não só para trás em direção a uma causa no passado, mas para a
frente a uma meta no futuro. Os gnósticos declarou que a condição existencial
do ser humano é determinado por dois factores: a descida ou queda da alma
humana do mundo de luz no passado, e destino teleológico da alma, que é sua
volta a este mundo de luz em glória e vitória. Nós não estamos apenas motivados
pelo nosso passado tenebroso, mas também fortemente puxada para a frente e para
cima pelo nosso futuro esplêndido. Mainstream cristianismo detém a queda do
homem e do conseqüente estado de pecado original responsável por sua condição
atual, assim como a psicologia freudiana traça as aflições presentes neuróticas
da psique de volta às condições infantis.
Em contraste,
Jung considerou que a
psique contém
um sentido interior de seu destino de plenitude,
e que neste
sentido, em larga medida determina
a sua condição atual.
4.
A quarta conclusão é que antes de um surgimento de Gnosis (ou individuação como
Jung poderia chamá-lo) a alma humana é dominada por muitos poderes cegos e insensatos
(projeções e compulsões inconscientes). Esses poderes foram miticamente
expresso e dado nomes como demiurgoi e arcontes pelos antigos gnósticos.
(Demiurgos, ou demiurgo - Formador, ou arquiteto, uma divindade criadora
inferior como distinguido do Deus supremo,. Archon - régua, um termo para uma
divindade inferior, semelhante ao demiurgo) Embora seja ocasionalmente afirmou
que as declarações gnósticas de Jung, como os contidos nos Sete Sermões aos
Mortos, não falam de um Demiurgo ou arcontes e, portanto, Jung não poderia ser
um gnóstico, parece provável que tais observações são baseadas em uma
incapacidade de alguns para apreciar o código sutil em que o gnosticismo de
Jung está articulada.
Não se pode ajudar, mas sinto que os observadores que
fazem estas declarações simplesmente não foram capazes de perceber as analogias
poderosas e correspondências existentes entre os conceitos de Jung e os
mitologemas de Valentino, Basilides e seus companheiros.
O demiurgo primário no
sistema junguiano é, portanto, ao que parece, ninguém menos que o ego humano
alienado. Esta individualidade consciente, tendo-se retirado para longe da
totalidade original do inconsciente, tornou-se um ser cega e insensata,
inconsciente de suas raízes no inconsciente, mas desesperadamente tentando
re-criar uma semelhança de todo o mundo, efetuando projeções inconscientes. .
O
ego, portanto,
parece muito como um intermediário
entre o reino da ação
extrovertida
e maior a matriz, inconsciente,
dentro do qual Jung viu todos os
fenômenos
externos que devem ser enraizados.
Como o demiurgo gnóstico, o ego em
sua alienada arrogância cega, corajosamente, mas falsamente proclama que
"não há outro Deus antes" de que isso é o único determinante da
existência verdadeira e que os poderes e potencialidades do inconsciente são
irreais ou inexistente. O ego-demiurgo cria o seu próprio kosmos, mas é uma
falha e distorcida, na medida em que nele a luz da mais profunda
individualidade é obscurecida e contaminada por projeções inconscientes e
compulsões. É assim que o ego se torna um verdadeiro demiurgo, o arquiteto tolo
de seu próprio mundo insensato.
Uma vez que na sua maneira
singularmente irônico os antigos gnósticos frequentemente identificado o
mitologema do Deus criador semita com a sua própria mitologema do demiurgo, e
desde que este criador semita, por sua vez tornou-se Deus-Pai para os cristãos
e Deus para os muçulmanos, é compreensível que o conceito do demiurgo deve
criar ressentimento grave em aqueles que se apegam à imagem de Deus desta divindade.
Ao mesmo tempo, deve ser lembrado que uma variedade de mitologemas demiúrgicos
aparecem em inúmeras religiões e disciplinas espirituais, indicando que tal
idéia não é simplesmente uma aberração excêntrica dos gnósticos abominado.
A
maior sabedoria do Oriente, o budismo, dá uma expressão muito clara deste
conceito quando se descreve a figura de Mara, o enganador, que procurou manter
Gautama de alcançar a Buddahood. Deve ser lembrado também que o budismo no
mesmo fôlego afirma a verdade psicológica que a superação do ego é o
ingrediente mais importante na conquista da iluminação. Outros sistemas também
dar expressão mitológica freqüente para o reconhecimento de que há um
adversário, ou poder de oposição, activa na vida, que parece determinado a impedir
ou pelo menos retardar a iluminação da alma, a fim de mantê-lo em algum tipo de
cativeiro dentro um universo de escuridão e ilusão.
A idéia do demiurgo não é
uma mera invenção estranha e chocante dos gnósticos, mas uma imagem arquetípica
universalmente presente na psique humana e, inevitavelmente, manifesta nos
vários mitos de iluminação ou libertação. A má vontade de algumas estruturas
religiosas para tirar o mal com seriedade, e com ela a imagem do demiurgo,
levou ao empobrecimento psíquico dos seguidores dessas religiões. Qualquer nova
gnose ou gnosticismo emergente em nosso mundo contemporâneo seria de
necessidade tem que dirigir-se a este fato psíquico importante e dar-lhe alguma
expressão útil e criativa em termos atuais. Jung foi, sem dúvida abriu o
caminho nesta direção por sua reafirmação psicológica das figurações míticas,
uma vez apresentados pelo gnósticos.
5.
A quinta conclusão é que a alienação da consciência, juntamente com os
sentimentos que o acompanham de medo desamparo, ea saudade de casa, deve ser
plenamente vivida antes que ele possa ser superado. Os detratores do
gnosticismo clássico sempre acusá-lo de sombrio e "mundo"
negando-tendências. Psicologia de Jung também teve sua parte de acusações de
melancolia e de uma ênfase excessiva na alienação escuridão e do mal. Mais uma
vez, deve recordar-se que existem razões empíricas relacionadas à dinâmica de
libertação espiritual que fazem tais atitudes imperativo.
Uma deliciosa
história sobre um paciente de pontos de Jung isso. Ela se viu em um naufrágio
sonho em um lamaçal terrível. Overhead apareceu a figura do Dr. Jung
serenamente flutuando no éter e severamente abordar o paciente aflito com as
seguintes palavras: "Não fora, mas através de" Esta anedota ilustra
um princípio mais importante de Jung e sua psicologia, que é bastante
semelhante a certos princípios de gnosticismo. A psique deve permitir-se a
experiência de terror escuridão, e da alienação, independentemente da dor
efetuada pela experiência. O processo de individuação inclui o confronto com a
experiência e daquilo que Jung chamou de sombra.
Este processo de confronto e
experiência tem sido caracterizado, mais uma vez pelo próprio Jung como um
"processo gnóstico". Outra analogia útil para o processo gnóstico
moderno psicológico é a estrutura de quatro vezes do drama grego clássico:
agone ou concurso; pathos ou derrota; threnos, ou lamentação, e Theophania, ou
uma redenção divinamente realizado. É importante notar que, dos quatro estágios
de desenvolvimento, apenas a quarta e última pode ser descrita como agradável e
alegre, enquanto os outros três são caracterizados pela luta, derrota e luto.
É
este pessimismo? Sim, mas não significa um pessimismo, sem esperança
desesperada. A visão pessimista da condição existencial presente da alma ou
psique é mais do que compensado pela esperança de o desfecho potencial máximo
de plenitude e redenção. Da mesma forma, na forma clássica antiga do
Gnosticismo, o pessimismo chamado cósmico (reconhecimento dos males
existenciais da vida no cosmos), foi imputada a gloriosa visão escatológica da
libertação da alma das amarras da opressão trevas, e ignorância e seu
reencontro com o Pleroma, a plenitude transcendental do ser.
Os filósofos podem
discutir indefinidamente e teólogos pode-se especular em vão sobre as questões
abstratas da bondade ou maldade do mundo criado, mas o psicólogo tem pouca
razão para duvidar que a psique em direção ao todo aspirante deve primeiro
experimentar profundamente e completamente essas condições desagradáveis existenciais de alienação e trevas que por si só pode convencê-lo da verdadeira necessidade para o
crescimento.
O doente inconsciente
de sua doença é o menos provável
para buscar
meios de cura do que alguém
que experimenta os sintomas da doença.
Como Buda ensinou
o sofrimento ea cessação do sofrimento, assim junguiana ensino psicológica
reconhece que quem não sabe do sofrimento são muito mais propensos a ter seu
desenvolvimento interrompido no nível de rasas, preocupações personalistas do
que seus companheiros que estão cientes dos fatos de sofrimento. A
personalidade neurótica, ressentido e com medo das dores do crescimento da
alma, tende a buscar refúgio no auto-engano e, portanto, freqüentemente
convence-se que o crescimento é realmente desnecessário, pois as coisas são
bastante satisfatórios, assim como eles são no presente.
6.
A sexta conclusão nos leva de volta para o processo de Gnose e seu objetivo,
pois declara que o objetivo do crescimento espiritual é expressa por imagens de
conclusão em um todo, que os gnósticos, muitas vezes chamado de Pleroma
(plenitude) e / ou os Anthropos, ou Man Primal e que Jung chamou o Self. Este
Self, o representante da plenitude do ser dentro de um contexto individual, é
único para cada indivíduo e é formado pela integração do pequeno eu, ou ego, e
do inconsciente. Manifesto de vida é de fato um processo de construção da alma.
O pneuma
deve criar para si
um veículo para sua própria libertação
das amarras
terrenas, embora ainda envolvidos
nas tarefas e os perigos da existência
terrena.
Crucial para esta conclusão é a idéia de que a individualidade
autêntica do ser humano não é nem criada nem evoluir de alguma forma darwiniana
ou quase darwiniana, mas é alquimicamente integrada dos opostos da luz e
escuro, bem e mal, masculino e feminino, o consciente eo inconsciente. Não é
por simples extensão ou um caminho linear de crescimento, mas pelo conflito de
oposição e eventual reconciliação dos opostos que a plenitude do ser é
restaurada dentro da alma individual.
7.
A sétima conclusão é que a totalidade, ou Self, que é o resultado final do
processo de crescimento espiritual, caracteriza-se por todas as qualidades,
como a energia, o valor, santidade, que os sistemas religiosos sempre
atribuídas a Deus. Isso não quer dizer que a imagem da divindade intrapsíquica
completamente esgota todas as maneiras possíveis em que a presença numinosa,
muitas vezes chamado de Deus, pode se manifestar. Ainda assim,
a imagem de Deus
interna é provavelmente o ponto mais útil e praticamente útil de contacto com a
totalidade transcendental disponível, e uma, aliás, de que a evidência empírica
aparece em nossos sonhos, visões e outras experiências criativas.
8.
A conclusão oitavo é que o crescimento da alma tem como objetivo um estado de
plenitude integrada, em vez de uma condição de perfeição moral. Esta conclusão
do pensamento junguiano ligações Jung e seus ensinamentos mais intimamente com
o antinomismo muito condenado (a oposição à lei) dos gnósticos. De fato, no
gnosticismo antigo encontramos declarações muito claras de um libertarismo
espiritual (e não, como freqüentemente alegado, da libertinagem), que diz
respeito à pneuma humano individual como superior a e possuindo uma soberania
sobre o direito primitivo de "Tu" e "Tu não "promulgada
pelo demiurgo.
Imaginar que um espírito de pura divina poderia ser afetada
mesmo, e ainda menos perdidos por causa da transgressão contra as leis
mesquinhas de um tirano cósmico parecia ridícula para os gnósticos. Ameaças de
retaliação demiúrgica não pode assustar o gnóstico, para o governante do mundo
inferior não tem domínio sobre o pneuma que se origina dentro e está destinado
a retornar a um reino superior ao seu próprio. Além disso, essa liberdade do
espírito do gnóstico é muito mais do que um mero estado indiferente de
permissividade, sim, é evidente que o efeito libertador da liberdade de leis e
mandamentos externos é em si um valor a ser cultivado, por razões importantes.
Através de indiferença para com as normas demiúrgica, o gnóstico frustra os
projetos dos pequenos, os poderes tirânicos do cosmos e, portanto, faz uma
contribuição positiva para a obra da salvação. Liberdade faz para mais
liberdade e maior, enquanto a subserviência à lei cega de um demiurgo cego cria
a escravidão ainda. Não se pode libertar-se curvando-se ao jugo, mas apenas por
quebrá-lo.
Como um verdadeiro gnóstico,
Carl Jung reconheceu que, mesmo na melhor das hipóteses, a bondade é nenhum
substituto para a plenitude; freqüentemente dizia que no longo prazo o que
importa não é a bondade ou a obediência a leis morais, mas apenas e
simplesmente a plenitude do ser. Psicologia gnóstica sempre reconheceu que a
divisão artificial ou a divisão além da plenitude do ser nas duas metades do
bem e do mal era uma conspiração das forças tirânicas inclinado a manter a
humanidade em cadeias. Ao dividir a vida em duas metades separadas e ordenando
o ser humano se apegar a uma dessas metades para a exclusão do outro, o poder
demiúrgico causou a humanidade a fazer a violência contra o lado sombrio da
alma e fez com que os seres humanos condenam a si mesmos a um estado de
incompletude e de culpa.
A fim de restaurar o pleroma,
ou experimentar a
plenitude do ser,
é preciso conhecer o mal,
que não é o mesmo que fazer o mal.
Malfeitores no verdadeiro sentido são quase inevitavelmente, pessoas que agem
sob uma ou várias compulsões de natureza inconsciente. É, assim, sua própria
falta de auto-conhecimento e, com isso sua falta de conhecimento de seu próprio
mal, que os obriga a fazer atos anti-sociais e do mal. Conteúdo inconsciente
não trazido para a Gnosis de consciência é forçado a viver-se para fora por
meio de atos compulsivos realizados pelo ego.
Como um clássico gnóstico últimos
dias manifestou-lo, cada ser humano é na verdade o seu próprio legislador
absoluto, bem como a sua própria recompensa e punição. Tal afirmação pode ser
reconhecido como válido apenas por pessoas que se emanciparam da busca
unilateral de perfeição moral de acordo com as leis e mandamentos externos. Não
mais buscando ofensa sob a lei escrita, essas pessoas aprendem a fazer escolhas
conscientes morais de seu próprio projeto, ganhando vitórias individuais e
sofrendo derrotas seu pessoal de acordo com as constelações apenas da vida
psíquica.
Tais são, de forma breve
resumo, alguns dos principais princípios da Gnose, tanto daqueles que
antigamente eram chamados de gnósticos, e daqueles que, seguindo as diretrizes
estabelecidas pelo CG Jung, que se familiarizar com a natureza gnóstica da alma
humana e seu caminho em direção ao todo. Importante e útil que tais resumos de
idéias possam ser, eles não podem servir como substitutos para as imagens
originais gnósticas consagrados na visão primária revelou o olho interior do
conhecedor inspirado. C.G. Jung era, naturalmente, apenas como um conhecedor.
Seu conhecimento foi amplificado por sua educação excelente e seu conhecimento
extensivo com a literatura dos gnósticos, mas não se originou nela.
É de suma
importância, portanto, que devemos ter um vislumbre de alguns desses insights
originais ("imaginationen inicial", como ele os chamava), como ele as
escreveu em seu tratado misterioso pequeno, cheio de energia primitiva e
inspiração mais profunda, e chamou Sermones por ele Septem ad Mortuos ou os
Sete Sermões aos Mortos.
A parcela restante e mais importante deste trabalho
será dedicado ao conteúdo deste tratado poético, apresentado aqui numa tradução
para o original, e para a elucidação de sua estranha mensagem à luz das idéias
do gnosticismo clássica e da psicologia moderna.
[Fim do excerto da Parte 1 de Jung - O gnóstico]
O Jung gnóstico
O gnóstico Jung e os Sete Sermões aos Mortos
por Stephan A. Hoeller
Publicação de Livro Vermelho C. G Jung - Gnose e Novo Aeon
O Livro Vermelho - de C.G. Jung é o evento extraordinário muitos de nós temos esperado por décadas, e sua importância não pode ser exagerada.
Durante
a Primeira Guerra Mundial, Jung entrou uma experiência visionária
estendida que ele chamou de "confronto com o inconsciente." Com base
nessas visões, que posteriormente desenvolveu suas principais teorias do
inconsciente coletivo, os arquétipos, tipos psicológicos eo processo de
individuação. Jung
focada em transformar a psicoterapia de uma prática relacionada com o
tratamento da patologia em um meio para a reconexão com a alma ea
recuperação do sentido da vida. No
centro desse esforço foi o seu livro lendário Red, um couro grande,
encadernado, volume iluminado que ele criou entre 1914 e 1930, que
continha a substância de suas visões. Tornou-se o núcleo de seus trabalhos posteriores. Enquanto
Jung considerado o Livro Vermelho, ou Liber Novus (Livro Novo) para ser
o trabalho central na sua obra, manteve-se inédito até este dia, e não
está disponível para estudo e invisível para o público em geral.
O
Livro Vermelho é melhor descrito como um visionário e trabalho
profético, e não simplesmente como um documento de imaginação literária
ou científica. É possivelmente a mais influente obra inédita na história da psicologia. Sua
publicação é um marco que inaugura uma nova era na compreensão da vida
de Jung e de trabalho, que revela plenamente os experienciais, raízes
gnósticas da psicologia de Jung.
O Livro Vermelho sobre a mesa de C.G. Jung
O Livro Vermelho - Liber Novus
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Como Jung afirmou:
"Os
anos ... quando eu procurei as imagens internas foram o momento mais
importante da minha vida. Tudo o resto é para ser derivada desta. Tudo
começou naquela época, e os detalhes mais tarde dificilmente importa
mais. Minha vida inteira consistiu em elaborar o que tinha irrompeu
do inconsciente e inundou-me como um fluxo enigmático e ameaçou me
destruir. Esse foi o material e material para mais do que apenas uma
vida .... Tudo mais tarde foi apenas a classificação externa, a
elaboração científica, bem como a integração a vida. Mas o início numinoso, que continha tudo, era então. "
Pablo Picasso
Li
Fonte:
http://www.gnosis.org/gnostic-jung/The-Gnostic-Jung.html
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.