sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Palestra sobre Kant 2





Sejam felizes todos os seres.
Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Palestra sobre o belo em Kant





Sejam felizes todos os seres.
Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Arte no Pensamento - Carneiro Leão 1





Sejam felizes todos os seres.
Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Palestra sobre Arte - Fernando Pessoa





Sejam felizes todos os seres.
Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

O que é arte 2





Sejam felizes todos os seres.
Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

O que é arte 1



Sejam felizes todos os seres.
Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

CINTURÃO E ESPADA DE ÓRION



O Cinturão de Órion, popularmente chamado de As Três Marias

As Três Marias
Constelação de Órion

Alnitak, Alnilam, e Mintaka, são as três brilhantes estrelas azuis da esquerda para a direita (este para oeste) ao longo da diagonal nesta aguçada visão cósmica. Conhecidas também como o Cinturão de Órion, essas três estrelas supergigantes azuis são muito mais quentes e massivas que o Sol. Estas estrelas poderosas residem a cerca de 1.500 anos-luz da Terra. Alnitak, Alnilam, e Mintaka nasceram no bastante conhecido e estudado berçário estelar de Órion.
A propósito, as nuvens de gás e poeira interestelar nesta região nos mostram alguns formatos intrigantes e surpreendentes tais como a Nebulosa da Cabeça de Cavalo e a Nebulosa da Chama ao lado de Alnitak, à esquerda. A fabulosa Nebulosa de Órion fica abaixo deste campo estelar que cobre uma área com cerca de 4,5º x 3,5º do céu. Órion, o Caçador, é uma das constelações mais facilmente reconhecidas no céu noturno. 
Por outro lado, as estrelas da constelação de Órion e suas nebulosas não aparecem tão coloridas aos olhos de quem as observa. Na imagem acima a fria super gigante vermelha Betelgeuse [α Ori, a nona estrela mais brilhante no céu] destaca-se em cor amarela-alaranjada como a estrela mais brilhante no topo, à esquerda. A constelação de Órion contêm diversas estrelas quentes gigantes azuis, sobressaindo-se a supergigante Rigel [β Ori], a sexta estrela mais brilhante], contrapondo Betelgeuse, embaixo à direita, Bellatrix [γ Ori], no topo à direita e Saiph [κ Ori], embaixo à esquerda. Alinhadas no Cinturão de Órion (da esquerda para a direita) estão as gigantes azuis Alnitak, Alnilam e Mintaka, as 3 Marias, como são conhecidas no Brasil. Além das 3 Marias, vemos a estrela do meio da espada de Órion, Hatsya, que aparece avermelhada e borrada, por trás dessa estrela encontramos a o berçário de estrelas conhecido como a Grande Nebulosa de Órion.


Nebulosa de Orion e Nebulosa da Cabeça de Cavalo





A 1.500 anos-luz, em um céu noturno onde grande parte das constelações são reconhecíveis, a ardente Nebulosa de Orion e a Nebulosa da cabeça de cavalo contrastam neste espaço cósmico. Elas aparecem em cantos opostos nesta imagem. A Nebulosa de Orion, região de magnífica emissão, denominada de M42, situa-se no canto superior direito do quadro. Imediatamente para sua esquerda está uma proeminente nebulosa de reflexão azulada às vezes chamada de Corredor.
A nebulosa da Cabeça de Cavalo aparece como uma nuvem escura, uma pequena silhueta entalhada contra o longo brilho vermelho mais abaixo, a esquerda. Alnitak é a estrela mais a oeste no Cinturão de Orion e é visto à esquerda como a estrela mais luminosa da nebulosa Cabeça de cavalo. Debaixo de Alnitak está a Nebulosa Chama, com nuvens de emissão luminosa e listas escuras de poeira.
Os gases brilham por causa da radiação emitida por estrelas de grande massa recém nascidas. As regiões escuras, tais como a Cabeça do Cavalo, são causadas por grãos de poeira que bloqueiam a luz proveniente da nebulosidade de fundo.



Órion tripla

A espada de Orion
A imagem de hoje é uma composição feita com várias fotografias tiradas nas noites de 31-12-2006 e 01-01-2007 (o céu estava particularmente límpido, mas a maioria lembrar-se-á mais da sua festa de reveillon. ou... não...) ao centro da constelação de Orion, o caçador.
As três estrelas mais brilhantes são Alnitak, Alnilam e Mintaka, e o seu alinhamento define a cintura do caçador. À esquerda de Alnitak encontra-se um dos objectos do céu mais conhecidos: a Nebulosa da Cabeça do Cavalo, também conhecida por IC 434. 
O que a maioria das pessoas não sabe é que esta nebulosa é extremamente difícil de registar em fotografia, mesmo com telescópio, devido à sua baixa luminosidade, pelo que requer exposições longas com montagem equatorial motorizada. Infelizmente, isto significa que é um objecto que fica para lá das capacidades de uma máquina fotográfica vulgar. 
Em alternativa, pode ver aqui uma imagem de alta resolução desta nebulosa. Reconhecem-se as duas estrelas mais brilhantes: Alnitak (ao centro) e Alnilam (em cima, à direita).
De volta à imagem de Orion, se olharmos para a parte inferior, notamos um segundo alinhamento de estrelas, mais difuso, que representa a espada do caçador. No centro deste alinhamento existe uma nebulosa que é, inclusivamente, visível à vista desarmada: a Nebulosa de Orion, M42. Pode ver aqui uma imagem de elevada resolução desta nebulosa.
M42

M42

M42
M42

Créditos: Eternos Aprendizes-quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
 A Espada e o Cinrurão
que Órion porta no Céu
- portas na Terra.
Sejam felizes todos os seres. 
Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

A VIDA DE LEONARDO DA VINCI - Gênio mundial


 
 Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci, o maior gênio do mundo

Qual o significado da pintura? Reprodução de verdades vistas?
Ou sugestão de verdades não vistas, mas sentidas, visões experimentadas e queridas? 
Quem pode aprofundar a visão da alma, as desconhecidas fontes dos secretos pensamentos e anelos? 
Quem pode pintar na parede ou na tela todo o segredo da vida? 
Somente Leonardo.

Nasceu em Vinci, fora de Florença, um filho do amor. Foi sua mãe, talvez ela mesma um gênio, que criou seu filho para executar grandes coisas do mundo? Adolescente em Florença, como aprendiz do escultor de "olho verídico", Verrochio, o jovem Leonardo imediatamente ofuscou seu mestre. Mas nunca foi arrogante, mostrando-se paciente, sempre em busca do saber e das verdades últimas de Deus.

A pintura era apenas um de seus talentos. Citaremos apenas algumas de suas curiosidades universais: a aviação, na qual fez as primeiras experiências; a anatomia, estudada mais completamente do que até então se fizera; a filosofia, a poesia, a religião, aquela profunda religião pessoal não baseada apenas em fórmulas externas; a música, como inventor duma nova lira, que enviou para Milão; a engenharia, que considerava sua verdadeira profissão e a arte de cavalgar. Suas invenções são encantadoras, inclusive o modesto carrinho de mão. Em frívolas cortes, numa época de moral baixa, nunca se deixou dominar. Guiava-o seu próprio dito: "Se o teu caminho é seguir as estrelas, nada pode alterá-lo."

Pintou de maneira admirável em seus primeiros tempos de Florença. Mas nunca se sentia satisfeito com o seu trabalho. Já temos aqui os dons fundamentais do grande gênio, dons para o reino da pintura. Experimenta pintar a óleo. Seu colorido é rico, ardente, rcsplandescente, com admirável harmonia de sombras e de encantadoras orlas de sombras, em que a visão começa a ser envolta em mistério.

Em 1483, quando tinha 31 anos de idade, seguiu para a corte perdulária de Ludovico Sforza. Ali pintou o encantador retratinho de Beatriz d’Esté, mulher de Sforza, bem como a Madona dos Rochedos, a Belle Ferronière e a imortal Última Ceia. A Madona dos Rochedos dificilmente pode ser tomada como a Rainha dos Céus. E’ quase uma fada dos bosques, numa caverna rochosa. Aparece juntamente com o anjo, que aponta com dedo eloquente, com o próprio Menino Jesus e com S. João, que adora. Luz ardente rasga a escuridão veludosa da gruta. A Belle Ferronière é uma das encantadoras senhoras da corte, que orgulhosamente exibe uma jóia sobre a fronte calma e sossegada.

Mas todos os outros quadros empalidecem, comparados com a sua mensagem principal, A Última Ceia, pintada na parede do refeitório do Convento de Santa Maria das Graças. A primeira impressão de quem vê o quadro é do silêncio sereno. Em seguida, fere-nos a conciência de que todas as linhas parecem apontar para o paciente Cristo, no centro, e que há quatro grupos de três pessoas. Cristo acaba justamente de dizer: "Um de vós Me há de trair!" A emoção de cada grupo é evidente. O mais belo é o grupo à direita de Cristo. João, a quem Êle mais ama, pende a cabeça, quase feminina, em resignada tristeza. Pedro, de cabelos brancos, toca-lhe brandamente no ombro. Sinistro e sombrio, Judas, em frente de Pedro, agarra a bolsa de dinheiro.  
 Cristo
(atribuído a Leonardo da Vinci ) 
 
O sossegado semblante de Cristo parece acalmar os excitados apóstolos. Mesmo hoje, a despeito da deterioração física das cores, o quadro é a mais profunda realização artística do mundo. Foi terminado em 1499, quando Leonardo se viu forçado a abandonar a corte milanesa.

Em Florença, de 1502 a 1506, pintou o mais famoso de todos os retratos, Mona Lisa e o ainda mais belo, da Sant’Ana. A expressão de Mona Lisa parece mudar no momento em que fixais profundamente a sua face misteriosa. À sugestão da paisagem quase oriental acentua o mistério de suas feições. Seu sorriso silencioso emerge da sombra. Lindas são suas mãos. Amava ela a Leonardo? Nunca tomaria êle intimidade com a que era esposa do Giocondo e que se achava em profunda tristeza, por causa de recente perda dum filhinho. Mas haveria, talvez, no quadro, um pouco do enigma da alma de Leonardo? A maior parte dos críticos responderia afirmativamente a essa pergunta.





No retrato de Sant’Ana, carregando Maria — e Maria brinca com o Menino Jesus, que por sua vez se íürige ao cordeirinho — há a mais poderosa e compacta somposição triangular. Nesta e no sorriso de Sant’Ana, figura que não aparenta idade, que tudo compreende e que tudo percebe, a glória de Leonardo esplende mais que na Mona Lisa.

Sua vida foi uma magnífica compreensão da vida e de seus mistérios. Ao aproximar-se a morte, não teve receio. "Assim como um dia bem empregado traz um repouso feliz, disse êle, também uma vida bem empregada, traz uma morte feliz." Antes de morrer, recebeu a Comunhão. À sua morte, um de seus mais leais discípulos, Melzi, escreveu a seus irmãos:
"O mundo não pode criar outro homem igual a Leonardo."

 Fonte:
http://www.consciencia.org/os-mais-belos-quadros-do-mundo-maravilhas-da-arte

Sejam felizes todos os seres. 
Vivam em paz todos os seres. 
Sejam abençoados todos os seres.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

PIOTR PROCHERA-Mozart - Die Zauberflöte\ Papageno - Ein Mädchen oder Weibchen (Piotr Pr...

 Piotr Prochera
Barítono

Piotr Prochera - barítono, nascido em 1980, em Torun (Polónia)
primeiro estudou violino antes de ter terminado os seus estudos na Academia de Música de Poznan.

Ele foi um dos vencedores dos prémios especiais do concurso de canto em Włoszakowice (2002) eo Concurso da Canção, em Varsóvia (2005). master classes numerosas ele participou, nomeadamente, na Lazarska Helena, Rolando Panerai, Yevgeny Nesterenko, Tschaplik Pedro, Ernst Haefliger, Peter Schreier e Dietrich Fischer Dieskau.

A partir da temporada 2005/06 foi Piotr Prochera membro do Estúdio de Ópera da Academia de Música Franz Liszt em Weimar, no Teatro Nacional Alemão de Weimar e concluída, além do exame concerto / música com o professor Mario Hoff.

Desde o início da temporada 2007/08 foi colocado, o barítono jovem ensemble teatro musical do DNT.
Seu repertório inclui agora muitos jogos importantes em seu campo, por exemplo

Enéas [Dido e Aeneas], Guglielmo [Così fan tutte]
Figaro [Le Nozze di Figaro],Don Giovanni, 
Papageno [The Magic Flute]
Dr. Falke [Die Fledermaus], o pai [Hansel e Gretel], 
mestre Ford [As Alegres Comadres de Windsor], 
Arlequim [Ariadne auf Naxos], 
Morales [Carmen], 
Maximiliano [Cândido], 
Demétrio [A Midsummer Night's Dream]
Keane Ned [Peter Grimes],
Sir Robert Cecil [Gloriana].

Mesmo na ópera contemporânea, ele está passando:quando
Benito Repollo em "Miracle Teatro", de Hans Werner Henze e finalmente
Il Malaspina "Luci mie traditrici" por Salvatore Sciarrino.

Na estréia de "Simão o escolhido" por Isidora Zebeljan cantou o papel título.

Desde a temporada 2008/2009 é Piotr Prochera membro do conjunto de ópera no Teatro musical im Revier Gelsenkirchen.

Piotr Prochera - Bariton, geboren 1980 in Thorn (Polen),

studierte zunächst Geige, bevor er sein Gesangstudium an der Hochschule für Musik in Posen absolvierte. Er war Sonderpreisträger des Gesangswettbewerbs in Wloszakowice (2002) sowie des Liederwettbewerbs in Warschau(2005). Zahlreiche Meisterkurse besuchte er u.a. bei Helena Lazarska, Rolando Panerai, Jevgenij Nesterenko, Peter Tschaplik, Ernst Haefliger, Peter Schreier und Dietrich Fisher-Dieskau.
Ab der Spielzeit 2005/06 war Piotr Prochera Mitglied des Opernstudios der Hochschule für Musik FRANZ LISZT Weimar am Deutschen Nationaltheater Weimar und absolvierte zusätzlich das Konzertexamen/Lied bei Prof. Mario Hoff.
Ab Beginn der Spielzeit 2007/08 gehörte der junge Bariton fest zum Musiktheater-Ensemble des DNT.
Sein Repertoire umfasst mittlerweile viele wichtige Partien seines Fachs,
wie z.B. 
 
Aeneas [Dido and Aeneas],
Guglielmo [Così fan tutte],
Figaro [Le nozze di Figaro],
Don Giovanni, Papageno [Die Zauberflöte],
Dr. Falke [Die Fledermaus],
Vater [Hänsel und Gretel],
Herr Fluth [Die lustigen Weiber von Windsor],
Harlekin [Ariadne auf Naxos],
Moralès [Carmen],
Maximilian [Candide],
Demetrius [A Midsummer Night's Dream],
Ned Keane [Peter Grimes],
Sir Robert Cecil [Gloriana].

Auch in der zeitgenössischen Oper ist er zu erleben: als Benito Repollo in „Wundertheater” von Hans Werner Henze oder letztens Il Malaspina in „Luci mie traditrici“ von Salvatore Sciarrino.

In der Uraufführung „Simon der Erwählte“ von Isidora Žebeljan sang er die Titelrolle. Seit der Spielzeit 2008/2009 ist Piotr Prochera Mitglied des Opernensembles am Musiktheater im Revier Gelsenkirchen.
 
Bariton

Und der beste Nachwuchs-Sänger heißt: Piotr Prochera

15-07-2010
Gleich fünfmal landete der 30-jährige Bariton bei der Kritikerumfrage NRW 2009/10 des Fachmagazins „Theater pur“ auf den Plätzen eins bis drei.
 
Geige spielen kann er auch noch: Bariton Piotr Prochera wurde fünfmal unter die besten drei Nachwuchssänger in NRW gewählt. Foto: Martin Möller

Der gebürtige Pole Prochera (aus Thorn), der seit der Spielzeit 2008/09 zum Ensemble des Musiktheaters gehört, überzeugte die Kritiker namentlich in seinen Rollen als Papageno in der „Zauberflöte“ und als Robert Cecil in „Gloriana“.
Juli 2010, Westdeutsche Allgemeine Zeitung
http://www.piotrprochera.com/index.php?p=1_4_Bildergallerie
 Contato:
http://www.piotrprochera.com/index.php?p=1_7_Kontakt


O mais lindo Papageno


segunda-feira, 13 de setembro de 2010

ACUPUNTURA TURBINADA

Descoberta triplica efeitos da acupuntura contra a dor

Tom Rickey
Descoberta triplica efeitos da acupuntura contra a dor

Cientistas deram mais um passo importante para compreender como o simples espetar de algumas agulhas no corpo é capaz de aliviar a dor, adicionando suporte científico à sabedoria milenar. [Imagem: Univ.Rochester]

Acupuntura turbinada
Cientistas deram mais um passo importante para compreenderem como o simples espetar de algumas agulhas no corpo é capaz de aliviar a dor.
Em um artigo publicado na revista Nature Neuroscience, a equipe da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, identificou a molécula adenosina como um elemento central na ativação no corpo de alguns dos efeitos da acupuntura.
Partindo desse novo conhecimento, os cientistas foram capazes de triplicar os efeitos benéficos da acupuntura em camundongos por meio da adição de um medicamento aprovado para tratar a leucemia.

Adenosina
A adenosina é um composto natural conhecido por seu papel na regulação do sono, por seus efeitos sobre o coração, e pelas suas propriedades anti-inflamatórias.
Mas a adenosina também atua como um analgésico natural, tornando-se ativa na pele após um ferimento para inibir os sinais nervosos e aliviar a dor de uma forma semelhante ao que faz a lidocaína.
No estudo, os cientistas descobriram que esta substância química é também muito ativa nos tecidos mais profundos afetados pela acupuntura.
Os pesquisadores analisaram os efeitos da acupuntura no sistema nervoso periférico - os nervos do nosso corpo que não são parte do cérebro e da medula espinhal.

Base científica da acupuntura
Segundo Maiken Nedergaard, as novas descobertas vêm adicionar ainda mais suporte científico à acupuntura.
"A acupuntura tem sido um pilar do tratamento médico em algumas partes do mundo por 4.000 anos, mas, como ela ainda não foi compreendida completamente, muitas pessoas se mantiveram céticas", afirma Nedergaard.
A pesquisa complementa um rico corpo de trabalhos que mostram que, no sistema nervoso central, a acupuntura cria sinais que levam o cérebro a produzir as endorfinas, analgésicos naturais.
"Neste trabalho, nós fornecemos informações sobre um mecanismo físico pelo qual a acupuntura reduz a dor no corpo," acrescenta a pesquisadora.

Acupuntura três vezes melhor
Assim que reconheceram o papel da adenosina, os cientistas começaram a explorar os efeitos de uma droga contra o câncer, chamado deoxicoformicina, que dificulta a remoção da adenosina pelos tecidos.
O composto aumentou dramaticamente os efeitos do tratamento com acupuntura, quase triplicando o acúmulo de adenosina nos músculos e mais do que triplicando o tempo de eficácia do tratamento.

"É claro que a acupuntura pode ativar uma série de mecanismos diferentes," acrescenta Josephine P. Briggs, coautora do estudo. "Este estudo extremamente cuidadoso identificou a adenosina como um novo participante nesse processo. É uma contribuição interessante para a nossa crescente compreensão da complexa intervenção que é a acupuntura."
 Fonte:
http://www.diariodasaude.com.br/
Sejam felizes todos os seres.
Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

DIGNIDADE HUMANA - Maurizzio Canali



"Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem.
Agora é necessário civilizar o homem em relação a natureza e aos animais."
(Victor Hugo)
À Fundaco e a Peta.org,
Recebi este e-mail e fiquei muito desconcertado e triste por ver a banalização ou a ingenuidade com que um assunto como este, tão sério, é tratado. É mobilizador colocar fotos chocantes na internet e circular pelo mundo, e as pessoas assinam, lavando suas mãos, achando que já fizeram algo para melhorar o mundo. Bonito, não?

Sei ou imagino que organizações como as suas devam ter a intenção positiva de fazer e promover o Bem, e creia, há formas mais decisivas de fazer isto. Primeiro que promover a ideía que um nome lançado num e-mail nos livra de nossa responsabilidade já não é algo muito positivo. Coloca todos bem distante do fato. Nos permite como Poncio Pilatos, lavar nossas mãos. E segundo, como vocês circulam um e-mail como este sem especificar COMO, QUANDO, ONDE     E   QUEM SÃO OS PERSONAGENS ENVOLVIDOS NESTE EPISÓDIO? 

 Acredite, que mesmo num país extremamente deficiente como o Brasil, em vários setores, desde a saúde até a educação, temos LEIS DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS, e organismos atuantes. Lamento muito que no país onde tal fato ocorre NÃO HAJA LEI, e num pais que não tem LEI, de que valerão assinaturas? Em vários países civilizados do mundo isto é considerado um crime, e não precisa de meia dúzia de assinaturas para que suas autoridades percebem isto!


Suas organizações podem fazer pressão sim, sobre governos assim, se associando e comunicando o fato a outras associações internacionais, que mobilize a grande opinião pública, pela TV e pelo Rádio, já que no seu país, aparentemente não há um Ministério Público, e nem leis que coíbam tais atrocidades. Graças a Deus, no Brasil, felizmente, este cidadão já estaria preso, ou no mínimo pagando um boa fiança, e os animais entregues a organismos de proteção aos animais.

Não vou assinar a tal lista, mas estou encaminhando este e-mail a amigos e organizações para ver o que pode ser feito legalmente em favor da PRESERVAÇÃO DA VIDA E DA DIGNIDADE HUMANA. Digo DIGNIDADE HUMANA, pois uma barbaridade destas nos ofende enquanto seres que nos consideramos a vanguarda da evolução neste planeta e seres dotados de RAZÃO E INTELELECTO.
 
Peço aos amigos que possam ajudar, por vias legais e organismos de apoio internacional que façam circular este e-mail, e se puderem / quiserem, traduzam o e-mail para outras línguas.
LUZ E PAZ A TODOS,

Para que um dia nossa HUMANIDADE seja HUMANA 
não somente no NOME, MAS DE FATO!


MAURIZZIO CANALI::  
21 8771 2336
21 2595 3600


Maurizzio Canali é Master Practitioner em PNL, 
Coach Pessoal e Designer de Vida, Yoga Coach, 
Personal Yoga Trainer. Formado em Telecomunicações; 
é Bacharel em Comunicação Social e Designer Gráfico, Editorial e Web, 
com diversas extensões e formações em Yoga, Coach e PNL. Espiritualista, 
pensador e místico focado nas questões universais e em todos os valores que 
envolvam a melhoria do planeta, a elevação do nível de consciência, a autorrealização e promovam a fraternidade e as corretas relações entre os homens.

Em seu afã, parecem, para sua segurança, não poder prescindir de uma “etiqueta”, uma “tag”, um "rótulo", que os tornasse "autênticos". Porém tanto os “profissionais” desta área, quanto os que buscam seus serviços e orientações, esquecem que neste setor, não é somente o número de cursos, ou mesmo horas de estudo que contam, e sim, o grau de despertamento interior, o desenvolvimento de determinadas capacidades, o contato e alinhamento com a Alma, e acima de tudo o desenvolvimento da virtude do discernimento, que lhes permita entender o universo espiritual e os capacitem a prestar “serviço” verdadeiro onde identifiquem uma “necessidade” real —e na maioria das vezes de forma silenciosa e anônima.

Maurizzio Canali

Profissional de Marketing e Design.
Instrutor de Yoga, Meditação e Yogaterapia — com foco no Raja, Agni e Satyandna Yoga — Bihar School of Índia. Fez formações com Horivaldo Gomes, em Yoga Integral, na Associação Nacional de Yoga Integral; com Marcos Shultz, Curso de Formação e Aprofundamento em Yoga; com Paulo Baeta, Imersão em Iyengar Yoga; e diversos outros cursos e workshops, com Maitreyi Devi, do Asharam de Satyananda Saraswati, com o Monge Gabriel (Bhante Ngawang Tenphel), um jovem brasileiro que tomou os votos de monge e está estudando na Índia, em mosteiros do Budismo Tibetano, há mais de cinco anos; com Dharmanidhi Saraswati, uma imersão, de três meses, com cursos e retiros, no Tantra Yoga Tradicional, entre outros.

Coach de Vida e de Carreira e Pratitioner em PNL. Aluno e "discípulo" de Arline Davis — americana radicada no Brasil há 21 anos, Master Trainer internacional em PNL. Assistente nos cursos da NLP University, em Santa Cruz, CA. Membro da Global Training Community of NLP. Coach com Certificação Internacional. Desde 2009 Arline Davis forma parte do conselho diretivo do ICI.

Tarólogo — Tarot (com uma leitura apoiada sobre a psicologia Junguiana) e Baralho Cigano, como instrumentos de acesso a zonas da consciência do consulente. Estudou Astrologia com Pedro Tornaghi.
Orientador Espiritual.

Kriyaban — membro de Self-Realization Fellowship, desde 1978.
Um Buscador das “Verdades Eternas” através dos pontos de vista da Teosofia, do Rosacrucianismo, do Sufismo e do Yoga, pautado nos ensinamentos de Mestre Djwal Khul, de Saint Germain, Paramahansa Yogananda e Satyananda Saraswati. Tem seus estudos e práticas espirituais como meios de autorrealização.

Formou-se em Telecomunicações pelo Centro Federal de Educação Técnológica Celso Suckow da Fonseca — CEFET-RJ — no Rio, porém exerceu a profissão durante pouco tempo, para dedicar-se a Comunicação Social, graduando-se na UERJ. Tem sólida experiência, com mais de quinze anos de atuação nas áreas de Comunicação, Marketing, Produto e Planejamento Estratégico, em empresas fonográficas, sendo responsável pelo planejamento de ações integradas de comunicação e marketing; experiência em Marketing Cultural; implantação e desenvolvimento de planos, programas e projetos; além de coordenação editorial das mais variadas publicações, como Diretor de Arte e Produto, em editoras de livros.

Além de Instrutor de Yoga é Designer e tem em seu currículo mais de 150 projetos gráfico-editoriais desenvolvidos para autores como Carlos Nejar, Olga Savary, Caio Fábio, Júlio Emílio Braz, Maria Helena Esteban, Cristina Fadul, Angelina Secco, Tatiana Belinky e Carlos Lessa, entre outros; além de diversos outros projetos promocionais, publicitários em outras áreas, além de sites e estampas de moda com sua assinatura.

Sobre o meu caminho
Falar pouco sobre sua vida e vivências espirituais, cultivando o "silêncio", é uma das Regras de Ouro do Caminho.  Porém, por vezes, partilhar passagens de nossa Busca pode ajudar outros aspirantes a colocarem, com mais decisão, seus pés no Caminho que conduz ao conhecimento de si mesmos — assim como o exemplo de outros buscadores foram e são úteis para mim, em minha Senda.

Tenho um vasto currículo profissional como Designer e Diretor de Arte, Comunicação e Marketing — e ainda uma formação em Telecomunicações —, e um longo caminho na Senda, que se inicia ainda em minha infância, que tornou o caminho espiritual a tônica de minha presente encarnação. 

É triste constatar que "espiritualidade" tenha se tornado um negócio — aliás, as grandes religiões colaboram muito com isto ao longo destes 2.000 anos.
De onde lanço meu olhar é alienígena a idéia de um "currículo espiritual" e, hoje, percebo entre os "esoteristas", uma ansiedade, uma necessidade, de exibir um vasto “currículo espiritual” — porém feito de cursos, workshops, vivências, quando tudo isto são somente espectos exotéricos e não verdadeiramente esotéricos do Caminho. 

Até porque simplesmente ter estado num curso ou workshop que você acho lindo, não te faz um ser melhor e não te qualifica em nada, se você não coloca diariamente aqueles ensinamentos em prática. A espiritualidade sem "ação" é uma fantasia.

Embora tenha uma grande vivência real que em minha busca me conduziram numa escala crescente, que se iniciou na Teosofia e levou-me a estudar profundamente o Espiritismo, o Candomblé, a Umbanda, o Rosacrucianismo — através das escolas Antiqua e de Max Heindel —, o Sufismo, o Budismo Esotérico, e a filiar-em a poucas Ordens Esotéricas Iniciáticas, a movimentos como o AYAM, e a Ponte para a Liberdade, além do estudo sistemático do Yoga, através dos ensinamentos de Paramahansa Yogananda e Satyananda Saraswati, principalmente, não é possível para mim autorrotular-me disto ou daquilo. Na verdade, sigo O CAMINHO. 

Sou Tudo e sou Nada, neste aspecto — e, que fique claro, embora estude e conheça várias linhas de autoaprimoramento, tenho o meu Sadhana pessoal, minha orientação, meu Caminho. Não é prudente misturar-se diversas tradições, ensinamentos, práticas, como se tudo fosse o mesmo, e ao mesmo tempo. Todos os caminhos conduzem a um mesmo ponto, porém você tem de optar por um, e ser devotado a ele. Do contrário o risco de andar em círculos é muito grande. 

Há um momento na senda de todo buscador no qual, seja qual for a estrada trilhada, ele chega ao “Caminho” — como todos os rios desembocam em outros rios, se afluentes, e estes no “Mar”.

E este Caminho ou Senda, já não é mais propriedade de nenhuma Escola, Fraternidade, Agremiação ou Religião. Neste momento o buscador — seja um aspirante, probacionista ou discípulo — pode pertencer a todas ou nenhuma organização externamente, pois tem contribuições importantes a dar a cada uma e a seus membros. Porém, internamente, sabe e segue um caminho particular, está em contato com o único e verdadeiro Mestre Interior — aquele, cujo conhecimento, os ensinamentos de todas as Escolas e Mestres, tentam despertar em nós.




Certa vez um senhor, ao sair de uma palestra, me perguntou se eu era “Mestre em alguma coisa”(???), pois ele era “Mestre” em algumas Fraternidades, e tinha “graus” e os diplomas que comprovavam os “graus conquistados”. Tentei entender exatamente o que perguntava e respondi: “não, meu amigo, sou um Buscador”.






















Hoje, sou um misto de minha bagagem e experiência pessoal e do pensamento de diversos outros autores e Escolas que me influenciaram e influenciam grandemente, como Krishnamurti, Taimni, Saint Germain, Thomas Merton, Einstein, Jung, Vivekananda, Satyananda Saraswati, Sufi Inayt Khan, Jorge Adoum, Max Heindel, Alexandra David Neel, Lama Anagarika Govinda, Paramahansa Yogananda, Patanjali, Blavatsky, D.K, Alice Bailey, Vicente B. Anglada, Osho, Marcos Shultz e tantos outros. Uma pessoa em particular teve muita importância em minha formação espiritual e humana: Xênia Bier. 

O Camdomblé desvelou-se para mim, assim como o Tantra, com o qual tem muita similaridade, uma escola e uma religião de muita beleza. Por caminhos místicos, fui levado à iniciação — um retorno às raízes primais da espiritualidade, num contato íntimo com o Self, com a ancestralidade espiritual, e com os arquétipos, até então, ocultos em meu inconsciente. E tive a ventura de descobrir que o Candomblé em seu seio esconde um caminho iniciático muito profundo, cifrado, como no Tarot, em símbolos, práticas e ritos para que fosse preservado para a posteridade, para aqueles que, como maior clareza espiritual, elevá-lo a uma outra oitava. 

Alguns, que não compreendem a unidade que se oculta por trás desta aparente diversidade, podem supor que estes ensinamentos conflitam uns com os outros, porém a verdade é bem outra. Qualquer Junguiano que tenha acesso a esta cultura por dentro ficaria surpreso e encantado ao ver quantos elementos desta psicologia estão ocultos nos ritos desta Religião verdadeiramente brasileira.

Hoje meu caminho é basicamente o da meditação — meditação ocultista. A meditação é o ponto de interseção de todos os caminhos espirituais.


A Maestria não é um estado estático, que uma vez obtida te cristaliza ali. Maestria é um processo. Não pode ser obtida através do simples contato com Fraternidades ou Organizações Espiritualistas. È um processo dinâmico, é um estado de constante conquista — através da ampliação de nossa percepção e, consequentemente, de nossa consciência, da integração dos diversos níveis do Ser — dos vários aspectos de nossa natureza divina. 

Porém, cada degrau conquistado é somente o que nos permite dar o passo seguinte. Mesmo Aquele que chamamos de Deus, em nosso sistema solar, está evoluindo.

Sou um eterno e apaixonado buscador das coisas espirituais, com as naturais perfeições e imperfeições humanas. Recuso sistematicamente os “pedestais”, nos quais vez por outra, quiseram me aprisionar. Pedestais, títulos e rótulos nos colocam — nos grupos restritos com os quais nos identificamos —, socialmente “acima” dos outros e nos dão uma “certa autoridade e respeito ante o grupo”, mas, por outro lado, nos engessam, nos imobilizam, nos privam da liberdade de ser, experimentar e experenciar. E sem esta liberdade de espírito, nenhum desenvolvimento real é possível.

Serei sempre um livre pensador, um proscrito que não é, em si, um modelo a ser seguido, mas talvez uma inspiração — uma referência, em meu amor e sede pelas coisas do espírito. 


Sejam felizes todos os seres. 
Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.