sexta-feira, 17 de setembro de 2010

CINTURÃO E ESPADA DE ÓRION



O Cinturão de Órion, popularmente chamado de As Três Marias

As Três Marias
Constelação de Órion

Alnitak, Alnilam, e Mintaka, são as três brilhantes estrelas azuis da esquerda para a direita (este para oeste) ao longo da diagonal nesta aguçada visão cósmica. Conhecidas também como o Cinturão de Órion, essas três estrelas supergigantes azuis são muito mais quentes e massivas que o Sol. Estas estrelas poderosas residem a cerca de 1.500 anos-luz da Terra. Alnitak, Alnilam, e Mintaka nasceram no bastante conhecido e estudado berçário estelar de Órion.
A propósito, as nuvens de gás e poeira interestelar nesta região nos mostram alguns formatos intrigantes e surpreendentes tais como a Nebulosa da Cabeça de Cavalo e a Nebulosa da Chama ao lado de Alnitak, à esquerda. A fabulosa Nebulosa de Órion fica abaixo deste campo estelar que cobre uma área com cerca de 4,5º x 3,5º do céu. Órion, o Caçador, é uma das constelações mais facilmente reconhecidas no céu noturno. 
Por outro lado, as estrelas da constelação de Órion e suas nebulosas não aparecem tão coloridas aos olhos de quem as observa. Na imagem acima a fria super gigante vermelha Betelgeuse [α Ori, a nona estrela mais brilhante no céu] destaca-se em cor amarela-alaranjada como a estrela mais brilhante no topo, à esquerda. A constelação de Órion contêm diversas estrelas quentes gigantes azuis, sobressaindo-se a supergigante Rigel [β Ori], a sexta estrela mais brilhante], contrapondo Betelgeuse, embaixo à direita, Bellatrix [γ Ori], no topo à direita e Saiph [κ Ori], embaixo à esquerda. Alinhadas no Cinturão de Órion (da esquerda para a direita) estão as gigantes azuis Alnitak, Alnilam e Mintaka, as 3 Marias, como são conhecidas no Brasil. Além das 3 Marias, vemos a estrela do meio da espada de Órion, Hatsya, que aparece avermelhada e borrada, por trás dessa estrela encontramos a o berçário de estrelas conhecido como a Grande Nebulosa de Órion.


Nebulosa de Orion e Nebulosa da Cabeça de Cavalo





A 1.500 anos-luz, em um céu noturno onde grande parte das constelações são reconhecíveis, a ardente Nebulosa de Orion e a Nebulosa da cabeça de cavalo contrastam neste espaço cósmico. Elas aparecem em cantos opostos nesta imagem. A Nebulosa de Orion, região de magnífica emissão, denominada de M42, situa-se no canto superior direito do quadro. Imediatamente para sua esquerda está uma proeminente nebulosa de reflexão azulada às vezes chamada de Corredor.
A nebulosa da Cabeça de Cavalo aparece como uma nuvem escura, uma pequena silhueta entalhada contra o longo brilho vermelho mais abaixo, a esquerda. Alnitak é a estrela mais a oeste no Cinturão de Orion e é visto à esquerda como a estrela mais luminosa da nebulosa Cabeça de cavalo. Debaixo de Alnitak está a Nebulosa Chama, com nuvens de emissão luminosa e listas escuras de poeira.
Os gases brilham por causa da radiação emitida por estrelas de grande massa recém nascidas. As regiões escuras, tais como a Cabeça do Cavalo, são causadas por grãos de poeira que bloqueiam a luz proveniente da nebulosidade de fundo.



Órion tripla

A espada de Orion
A imagem de hoje é uma composição feita com várias fotografias tiradas nas noites de 31-12-2006 e 01-01-2007 (o céu estava particularmente límpido, mas a maioria lembrar-se-á mais da sua festa de reveillon. ou... não...) ao centro da constelação de Orion, o caçador.
As três estrelas mais brilhantes são Alnitak, Alnilam e Mintaka, e o seu alinhamento define a cintura do caçador. À esquerda de Alnitak encontra-se um dos objectos do céu mais conhecidos: a Nebulosa da Cabeça do Cavalo, também conhecida por IC 434. 
O que a maioria das pessoas não sabe é que esta nebulosa é extremamente difícil de registar em fotografia, mesmo com telescópio, devido à sua baixa luminosidade, pelo que requer exposições longas com montagem equatorial motorizada. Infelizmente, isto significa que é um objecto que fica para lá das capacidades de uma máquina fotográfica vulgar. 
Em alternativa, pode ver aqui uma imagem de alta resolução desta nebulosa. Reconhecem-se as duas estrelas mais brilhantes: Alnitak (ao centro) e Alnilam (em cima, à direita).
De volta à imagem de Orion, se olharmos para a parte inferior, notamos um segundo alinhamento de estrelas, mais difuso, que representa a espada do caçador. No centro deste alinhamento existe uma nebulosa que é, inclusivamente, visível à vista desarmada: a Nebulosa de Orion, M42. Pode ver aqui uma imagem de elevada resolução desta nebulosa.
M42

M42

M42
M42

Créditos: Eternos Aprendizes-quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
 A Espada e o Cinrurão
que Órion porta no Céu
- portas na Terra.
Sejam felizes todos os seres. 
Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: