segunda-feira, 13 de setembro de 2010

DIGNIDADE HUMANA - Maurizzio Canali



"Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem.
Agora é necessário civilizar o homem em relação a natureza e aos animais."
(Victor Hugo)
À Fundaco e a Peta.org,
Recebi este e-mail e fiquei muito desconcertado e triste por ver a banalização ou a ingenuidade com que um assunto como este, tão sério, é tratado. É mobilizador colocar fotos chocantes na internet e circular pelo mundo, e as pessoas assinam, lavando suas mãos, achando que já fizeram algo para melhorar o mundo. Bonito, não?

Sei ou imagino que organizações como as suas devam ter a intenção positiva de fazer e promover o Bem, e creia, há formas mais decisivas de fazer isto. Primeiro que promover a ideía que um nome lançado num e-mail nos livra de nossa responsabilidade já não é algo muito positivo. Coloca todos bem distante do fato. Nos permite como Poncio Pilatos, lavar nossas mãos. E segundo, como vocês circulam um e-mail como este sem especificar COMO, QUANDO, ONDE     E   QUEM SÃO OS PERSONAGENS ENVOLVIDOS NESTE EPISÓDIO? 

 Acredite, que mesmo num país extremamente deficiente como o Brasil, em vários setores, desde a saúde até a educação, temos LEIS DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS, e organismos atuantes. Lamento muito que no país onde tal fato ocorre NÃO HAJA LEI, e num pais que não tem LEI, de que valerão assinaturas? Em vários países civilizados do mundo isto é considerado um crime, e não precisa de meia dúzia de assinaturas para que suas autoridades percebem isto!


Suas organizações podem fazer pressão sim, sobre governos assim, se associando e comunicando o fato a outras associações internacionais, que mobilize a grande opinião pública, pela TV e pelo Rádio, já que no seu país, aparentemente não há um Ministério Público, e nem leis que coíbam tais atrocidades. Graças a Deus, no Brasil, felizmente, este cidadão já estaria preso, ou no mínimo pagando um boa fiança, e os animais entregues a organismos de proteção aos animais.

Não vou assinar a tal lista, mas estou encaminhando este e-mail a amigos e organizações para ver o que pode ser feito legalmente em favor da PRESERVAÇÃO DA VIDA E DA DIGNIDADE HUMANA. Digo DIGNIDADE HUMANA, pois uma barbaridade destas nos ofende enquanto seres que nos consideramos a vanguarda da evolução neste planeta e seres dotados de RAZÃO E INTELELECTO.
 
Peço aos amigos que possam ajudar, por vias legais e organismos de apoio internacional que façam circular este e-mail, e se puderem / quiserem, traduzam o e-mail para outras línguas.
LUZ E PAZ A TODOS,

Para que um dia nossa HUMANIDADE seja HUMANA 
não somente no NOME, MAS DE FATO!


MAURIZZIO CANALI::  
21 8771 2336
21 2595 3600


Maurizzio Canali é Master Practitioner em PNL, 
Coach Pessoal e Designer de Vida, Yoga Coach, 
Personal Yoga Trainer. Formado em Telecomunicações; 
é Bacharel em Comunicação Social e Designer Gráfico, Editorial e Web, 
com diversas extensões e formações em Yoga, Coach e PNL. Espiritualista, 
pensador e místico focado nas questões universais e em todos os valores que 
envolvam a melhoria do planeta, a elevação do nível de consciência, a autorrealização e promovam a fraternidade e as corretas relações entre os homens.

Em seu afã, parecem, para sua segurança, não poder prescindir de uma “etiqueta”, uma “tag”, um "rótulo", que os tornasse "autênticos". Porém tanto os “profissionais” desta área, quanto os que buscam seus serviços e orientações, esquecem que neste setor, não é somente o número de cursos, ou mesmo horas de estudo que contam, e sim, o grau de despertamento interior, o desenvolvimento de determinadas capacidades, o contato e alinhamento com a Alma, e acima de tudo o desenvolvimento da virtude do discernimento, que lhes permita entender o universo espiritual e os capacitem a prestar “serviço” verdadeiro onde identifiquem uma “necessidade” real —e na maioria das vezes de forma silenciosa e anônima.

Maurizzio Canali

Profissional de Marketing e Design.
Instrutor de Yoga, Meditação e Yogaterapia — com foco no Raja, Agni e Satyandna Yoga — Bihar School of Índia. Fez formações com Horivaldo Gomes, em Yoga Integral, na Associação Nacional de Yoga Integral; com Marcos Shultz, Curso de Formação e Aprofundamento em Yoga; com Paulo Baeta, Imersão em Iyengar Yoga; e diversos outros cursos e workshops, com Maitreyi Devi, do Asharam de Satyananda Saraswati, com o Monge Gabriel (Bhante Ngawang Tenphel), um jovem brasileiro que tomou os votos de monge e está estudando na Índia, em mosteiros do Budismo Tibetano, há mais de cinco anos; com Dharmanidhi Saraswati, uma imersão, de três meses, com cursos e retiros, no Tantra Yoga Tradicional, entre outros.

Coach de Vida e de Carreira e Pratitioner em PNL. Aluno e "discípulo" de Arline Davis — americana radicada no Brasil há 21 anos, Master Trainer internacional em PNL. Assistente nos cursos da NLP University, em Santa Cruz, CA. Membro da Global Training Community of NLP. Coach com Certificação Internacional. Desde 2009 Arline Davis forma parte do conselho diretivo do ICI.

Tarólogo — Tarot (com uma leitura apoiada sobre a psicologia Junguiana) e Baralho Cigano, como instrumentos de acesso a zonas da consciência do consulente. Estudou Astrologia com Pedro Tornaghi.
Orientador Espiritual.

Kriyaban — membro de Self-Realization Fellowship, desde 1978.
Um Buscador das “Verdades Eternas” através dos pontos de vista da Teosofia, do Rosacrucianismo, do Sufismo e do Yoga, pautado nos ensinamentos de Mestre Djwal Khul, de Saint Germain, Paramahansa Yogananda e Satyananda Saraswati. Tem seus estudos e práticas espirituais como meios de autorrealização.

Formou-se em Telecomunicações pelo Centro Federal de Educação Técnológica Celso Suckow da Fonseca — CEFET-RJ — no Rio, porém exerceu a profissão durante pouco tempo, para dedicar-se a Comunicação Social, graduando-se na UERJ. Tem sólida experiência, com mais de quinze anos de atuação nas áreas de Comunicação, Marketing, Produto e Planejamento Estratégico, em empresas fonográficas, sendo responsável pelo planejamento de ações integradas de comunicação e marketing; experiência em Marketing Cultural; implantação e desenvolvimento de planos, programas e projetos; além de coordenação editorial das mais variadas publicações, como Diretor de Arte e Produto, em editoras de livros.

Além de Instrutor de Yoga é Designer e tem em seu currículo mais de 150 projetos gráfico-editoriais desenvolvidos para autores como Carlos Nejar, Olga Savary, Caio Fábio, Júlio Emílio Braz, Maria Helena Esteban, Cristina Fadul, Angelina Secco, Tatiana Belinky e Carlos Lessa, entre outros; além de diversos outros projetos promocionais, publicitários em outras áreas, além de sites e estampas de moda com sua assinatura.

Sobre o meu caminho
Falar pouco sobre sua vida e vivências espirituais, cultivando o "silêncio", é uma das Regras de Ouro do Caminho.  Porém, por vezes, partilhar passagens de nossa Busca pode ajudar outros aspirantes a colocarem, com mais decisão, seus pés no Caminho que conduz ao conhecimento de si mesmos — assim como o exemplo de outros buscadores foram e são úteis para mim, em minha Senda.

Tenho um vasto currículo profissional como Designer e Diretor de Arte, Comunicação e Marketing — e ainda uma formação em Telecomunicações —, e um longo caminho na Senda, que se inicia ainda em minha infância, que tornou o caminho espiritual a tônica de minha presente encarnação. 

É triste constatar que "espiritualidade" tenha se tornado um negócio — aliás, as grandes religiões colaboram muito com isto ao longo destes 2.000 anos.
De onde lanço meu olhar é alienígena a idéia de um "currículo espiritual" e, hoje, percebo entre os "esoteristas", uma ansiedade, uma necessidade, de exibir um vasto “currículo espiritual” — porém feito de cursos, workshops, vivências, quando tudo isto são somente espectos exotéricos e não verdadeiramente esotéricos do Caminho. 

Até porque simplesmente ter estado num curso ou workshop que você acho lindo, não te faz um ser melhor e não te qualifica em nada, se você não coloca diariamente aqueles ensinamentos em prática. A espiritualidade sem "ação" é uma fantasia.

Embora tenha uma grande vivência real que em minha busca me conduziram numa escala crescente, que se iniciou na Teosofia e levou-me a estudar profundamente o Espiritismo, o Candomblé, a Umbanda, o Rosacrucianismo — através das escolas Antiqua e de Max Heindel —, o Sufismo, o Budismo Esotérico, e a filiar-em a poucas Ordens Esotéricas Iniciáticas, a movimentos como o AYAM, e a Ponte para a Liberdade, além do estudo sistemático do Yoga, através dos ensinamentos de Paramahansa Yogananda e Satyananda Saraswati, principalmente, não é possível para mim autorrotular-me disto ou daquilo. Na verdade, sigo O CAMINHO. 

Sou Tudo e sou Nada, neste aspecto — e, que fique claro, embora estude e conheça várias linhas de autoaprimoramento, tenho o meu Sadhana pessoal, minha orientação, meu Caminho. Não é prudente misturar-se diversas tradições, ensinamentos, práticas, como se tudo fosse o mesmo, e ao mesmo tempo. Todos os caminhos conduzem a um mesmo ponto, porém você tem de optar por um, e ser devotado a ele. Do contrário o risco de andar em círculos é muito grande. 

Há um momento na senda de todo buscador no qual, seja qual for a estrada trilhada, ele chega ao “Caminho” — como todos os rios desembocam em outros rios, se afluentes, e estes no “Mar”.

E este Caminho ou Senda, já não é mais propriedade de nenhuma Escola, Fraternidade, Agremiação ou Religião. Neste momento o buscador — seja um aspirante, probacionista ou discípulo — pode pertencer a todas ou nenhuma organização externamente, pois tem contribuições importantes a dar a cada uma e a seus membros. Porém, internamente, sabe e segue um caminho particular, está em contato com o único e verdadeiro Mestre Interior — aquele, cujo conhecimento, os ensinamentos de todas as Escolas e Mestres, tentam despertar em nós.




Certa vez um senhor, ao sair de uma palestra, me perguntou se eu era “Mestre em alguma coisa”(???), pois ele era “Mestre” em algumas Fraternidades, e tinha “graus” e os diplomas que comprovavam os “graus conquistados”. Tentei entender exatamente o que perguntava e respondi: “não, meu amigo, sou um Buscador”.






















Hoje, sou um misto de minha bagagem e experiência pessoal e do pensamento de diversos outros autores e Escolas que me influenciaram e influenciam grandemente, como Krishnamurti, Taimni, Saint Germain, Thomas Merton, Einstein, Jung, Vivekananda, Satyananda Saraswati, Sufi Inayt Khan, Jorge Adoum, Max Heindel, Alexandra David Neel, Lama Anagarika Govinda, Paramahansa Yogananda, Patanjali, Blavatsky, D.K, Alice Bailey, Vicente B. Anglada, Osho, Marcos Shultz e tantos outros. Uma pessoa em particular teve muita importância em minha formação espiritual e humana: Xênia Bier. 

O Camdomblé desvelou-se para mim, assim como o Tantra, com o qual tem muita similaridade, uma escola e uma religião de muita beleza. Por caminhos místicos, fui levado à iniciação — um retorno às raízes primais da espiritualidade, num contato íntimo com o Self, com a ancestralidade espiritual, e com os arquétipos, até então, ocultos em meu inconsciente. E tive a ventura de descobrir que o Candomblé em seu seio esconde um caminho iniciático muito profundo, cifrado, como no Tarot, em símbolos, práticas e ritos para que fosse preservado para a posteridade, para aqueles que, como maior clareza espiritual, elevá-lo a uma outra oitava. 

Alguns, que não compreendem a unidade que se oculta por trás desta aparente diversidade, podem supor que estes ensinamentos conflitam uns com os outros, porém a verdade é bem outra. Qualquer Junguiano que tenha acesso a esta cultura por dentro ficaria surpreso e encantado ao ver quantos elementos desta psicologia estão ocultos nos ritos desta Religião verdadeiramente brasileira.

Hoje meu caminho é basicamente o da meditação — meditação ocultista. A meditação é o ponto de interseção de todos os caminhos espirituais.


A Maestria não é um estado estático, que uma vez obtida te cristaliza ali. Maestria é um processo. Não pode ser obtida através do simples contato com Fraternidades ou Organizações Espiritualistas. È um processo dinâmico, é um estado de constante conquista — através da ampliação de nossa percepção e, consequentemente, de nossa consciência, da integração dos diversos níveis do Ser — dos vários aspectos de nossa natureza divina. 

Porém, cada degrau conquistado é somente o que nos permite dar o passo seguinte. Mesmo Aquele que chamamos de Deus, em nosso sistema solar, está evoluindo.

Sou um eterno e apaixonado buscador das coisas espirituais, com as naturais perfeições e imperfeições humanas. Recuso sistematicamente os “pedestais”, nos quais vez por outra, quiseram me aprisionar. Pedestais, títulos e rótulos nos colocam — nos grupos restritos com os quais nos identificamos —, socialmente “acima” dos outros e nos dão uma “certa autoridade e respeito ante o grupo”, mas, por outro lado, nos engessam, nos imobilizam, nos privam da liberdade de ser, experimentar e experenciar. E sem esta liberdade de espírito, nenhum desenvolvimento real é possível.

Serei sempre um livre pensador, um proscrito que não é, em si, um modelo a ser seguido, mas talvez uma inspiração — uma referência, em meu amor e sede pelas coisas do espírito. 


Sejam felizes todos os seres. 
Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

3 comentários:

Radeir disse...

Comentário do Grande
Delmar Carvalho
para mim

Querida Amiga

Estamos plenamente de acordo com Maurizzio.

Ainda não assinámos esta declaração porque pensamos como ele. Que adianta se há países em que as leis estão ainda nos tempos das grutas pré-históricas se os governos atuam ou melhor não atuam porque são o que são e possuem mente e corpo de desejos cristalizados antes de Cristo!

Por outro lado a ONU não tem força, nem meios para obrigar muitos Estados a melhorarem as Suas Leis e a cumprirem-se as Normas Universais.

Em Portugal como em todo o mundo há uma grande manipulação da comunicação social.

Assim como pode haver liberdade de expressão e como podem os cidadãos estarem mais conscientes dos seus deveres e direitos?

Temos de trabalhar para haver alterações na ONU, mas os países como a China, EUA, etc, que têm direito de veto estão interessados?

Só que temos pela frente tantas mutações no meio ambiente que todos vão ter de acordar e se não acordarem, podem perder o comboio da evolução.

Com amizade fraterna

Delmar de Carvalho

Radeir disse...

Comentário do Grande Amigo
Delmar Carvalho
para mim

Querida Amiga

Estamos plenamente de acordo com Maurizzio.

Ainda não assinámos esta declaração porque pensamos como ele. Que adianta se há países em que as leis estão ainda nos tempos das grutas pré-históricas se os governos atuam ou melhor não atuam porque são o que são e possuem mente e corpo de desejos cristalizados antes de Cristo!

Por outro lado a ONU não tem força, nem meios para obrigar muitos Estados a melhorarem as Suas Leis e a cumprirem-se as Normas Universais.

Em Portugal como em todo o mundo há uma grande manipulação da comunicação social.

Assim como pode haver liberdade de expressão e como podem os cidadãos estarem mais conscientes dos seus deveres e direitos?

Temos de trabalhar para haver alterações na ONU, mas os países como a China, EUA, etc, que têm direito de veto estão interessados?

Só que temos pela frente tantas mutações no meio ambiente que todos vão ter de acordar e se não acordarem, podem perder o comboio da evolução.

Com amizade fraterna

Delmar de Carvalho

Radeir disse...

maurizzio_canali@uol.com.br
para mim

mostrar detalhes 22:22 (8 horas atrás)

Radeir,

Fiquei um tanto surpreso, mas, claro, pode manter a mensagem, pois o que escrevo tem a função de despertar que lê a novas reflexões ou pelo menos a saber que não está sozinho em sua forma de pensar. Queremos um mundo melhor, e temos de usar nossos talentos para isto. Procuro expandir os que Deus me deu e desenvolver outros em prol de um mundo melhor e da elevação da consciência!

Grato!

MAURIZZIO::