sábado, 2 de novembro de 2013

COSMOGRAFIA: FAMOSO MAPA DE PIRI REIS



Piri Reis - Alienígenas Ancestrais - 2min,
 
 
Piri Reis - Mapas - 2min,
 
 
 
Curioso Enigmático Mapa de Piri Reis - 10min,
 
 
 
Cosmographia Germanus - 4min.
 
 
Chris Menke,Controversial Piri reis Map - 11min

 O Famoso Mapa de Piri Reis

 
A descoberta de um mapa antigo, feito por um Almirante Turco, o qual se baseou em mapas muito mais antigos e "secretos", seria mais uma prova de que teríamos sido visitados por visitantes espaciais em uma época muito remota?
 
Em 9 de novembro de 1929, enrolado em uma prateleira empoeirada do famoso Museu Topkapi, em Istambul (Índia), dois fragmentos de mapas foram encontrados.

Tratava-se das cartas de um almirante turco, Piri Reis, célebre herói (para os turcos) e pirata (para os europeus), que nos deixou um extraordinário livro de memórias intitulado Bahrye, onde relata como preparou estes mapas.

  O Famoso Mapa de Piri Reis
 
 Devido aos detalhes e da época em que os mapas foram criados, isso é bem possível!

Sua obra já era conhecida há muito tempo, mas somente adquiriu importância após a descoberta de tais cartas, ou melhor, após as cartas e o livro terem sido confrontados e averiguados sua veracidade.
Descendente de uma tradicional família de marinheiros, suas façanhas contribuíram para manter alto no Mediterrâneo o prestígio da marinha turca.
Em sua obra são descritas em detalhes as principais cidades daquele mar e apresenta ainda 215 mapas regionais muito interessantes.

Afirma ainda em sua obra que: "a elaboração de uma carta demanda conhecimentos profundos e indiscutível qualificação".

No prefácio de seu livro Bahrye, Piri Reis descreve como se baseou e preparou este tão polêmico mapa, na cidade de Galibolu, entre 9 de março e 7 de abril de 1513.

Declara aí que para fazê-las estudou todas as cartas existentes de que tinha conhecimento,
  "algumas delas muito antigas e secretas".

Eram mais de 20, "inclusive velhos mapas orientais de que era, sem dúvida, o único conhecedor na Europa".

Piri Reis era um erudito, e o conhecimento que tinha das línguas espanhola, italiana, grega e portuguesa, muito o auxiliou na confecção das cartas.
Possuia inclusive, um mapa desenhado pelo próprio Cristóvão Colombo, carta que conseguira através de um membro de sua equipe, que fôra capturado por Kemal Reis, tio de Piri Reis.

Os mapas de Piri Reis são uma preciosidade, ilustrados com imagens dos soberanos de Portugal, da Guiné e de Marrocos.
Na África, um elefante e um avestruz; lhamas na América do Sul e também pumas.
No oceano, ao longo dos litorais, desenhos de barcos.
As legendas estão grafadas em turco.

As montanhas, indicadas pela silhueta e o litoral e rios, por linhas espessas.
As cores são as convencionalmente utilizadas: partes rochosas marcadas em preto, águas barrentas ou pouco profundas por vermelho.

No princípio não lhes foram atribuidas o devido valor, mas em 1953, porém, um oficial da marinha turca enviou uma cópia ao engenheiro-chefe do Departamento de Hidrografia da Marinha Americana, que alertou por sua vez, Arlington H. Mallery, um especialista em mapas antigos.

Foi então quando o "caso" das cartas de Piri Reis veio a tona.
Mallery fez estudar as cartas por algumas das maiores autoridades mundiais do assunto, como o cartógrafo I. Walters e o especialista polar R. P. Linehan.

Com a ajuda do explorador sueco Nordenskjold e de Charles Hapgood e seus auxiliares, chegaram a uma conclusão sobre o sistema de projeção empregado nos mapas que fora então confirmada por matemáticos: embora antigo, o sistema de Piri Reis era exato.

Além disso, o mapa traz desenhadas, na parte da América Latina, algumas lhamas, animais desconhecidos na Europa, àquela época.

Também as posições estão marcadas corretamente, quanto à sua longitude e latitude.
O mais impressionante é que até o século 18, os navegadores corriam risco de que seus barcos batessem em litorais rochosos, pois lhes faltava algo. a capacidade de calcular o correto posicionamento da embarcação em coordenadas de "Latitude e Longitude".
Para isso necessitavam de um relógio extremamente preciso.

 As Américas do Sul e Central representadas no Mapa de Piri Reis

Somente em 1790 o primeiro relógio marinho preciso foi inventado e os navegadores puderam saber sua posição exata nos mares.
Comparado a outras cartas da época, o mapa de Piri Reis as supera em muito.
A análise das cartas de Piri Reis esbarrou em outra polêmica: se tudo ali aparece representado com notável exatidão, então como explicar as formas das regiões árticas e antárticas, diferentes das da nossa era?

O resultado das pesquisas é incrível. As indicações cartográficas de Piri Reis mostram a conformação das regiões polares exatamente como estavam à mostra antes da última glaciação.
E de maneira perfeita. Confrontando as indicações dos mapas com os levantamentos sísmicos realizados na região em 1954, tudo batia em perfeita concordância, exceto por um local, o qual Piri Reis indicava por duas baías e o mapa recente, terra firme.

Realizados novos estudos, verificou-se que Piri Reis é que estava certo.
O estudioso soviético L. D. Dolgutchin julga que as duas cartas foram elaboradas após a derradeira glaciação terrestre, com o auxílio de instrumentação avançada; o que nada nos esclarece.

Levando-se em conta a história como nos é contada e aos conhecimentos que temos em mãos, fica a pergunta:

" de onde vieram e como poderiam existir tais instrumentos antes de Colombo?"
A resposta deve estar nos "mapas antigos e secretos" que ele usou como orientação para suas cartas.
Estudos mostram que a glaciação dos pólos ocorreu depois de uma época situada aproximadamente entre 10.000 anos atrás.
Naquela época, o que havia de mais civilizado, segundo os historiadores clássicos, eram os Cro-Magnon da Europa.
Além disso, Mallery chama atenção de que para elaborar um mapa como aquele, Piri Reis precisaria de toda uma equipe perfeitamente coordenada e de levantamento cartográfico "AÉREO".

Mas quem teria, naquela época, aviões e serviços geográficos?
A elaboração de tal levantamento cartográfico em uma época tão remota (10000 anos atrás), teria sido feita ou auxiliada por "visitantes" de uma civilização mais avançada que estariam em nosso planeta naquela época?

O mistério continua: de onde vieram estes mapas?
 Quem cartografou o globo com uma acuidade que mal podemos conseguir hoje?
 
  
Conferência - Londres - 2013
 500 anos - Aniversário - Mapas de Piri Reis - 79min
 
Fontes:
 ww.alemdaimaginacao.com ; assombracoes@gmail.com
Licença padrão do YouTube
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres. 
Sejam abençoados todos os seres.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

D1- A VOLTA AO MUNDO EM 80 TESOUROS_Peru (+playlist)


 
D1-Volta mundo 80 tesouros
_Peru 

Programa apresentado na tv cultura,
onde o apresentador viaja pelo mundo
 e pesquisa os aspectos religiosos e suas simbologias.
 
24 de outubro de 2013

Parthenon, Capela dos Médici e Guernica:

 viaje no último episódio de Volta ao Mundo em 80 Tesouros!

No Mundo.doc desta noite você segue caminho em uma aventura que vai atravessar o planeta. Confira hoje a exibição do décimo (e último!) episódio da série britânica Volta ao Mundo em 80 Tesouros.
Produzidos pela BBC, os documentários são apresentados pelo historiador Dan Cruickshank. Em uma viagem que durou cinco meses, ele passou por mais de trinta países e conheceu os grandes tesouros criados pelos homens – de ferramentas à construções conhecidas em todo o mundo.

 

No episódio de hoje, Da Bósnia à França e à Inglaterra, Dan Cruickshank chega ao último trecho da viagem antes de ir de volta para casa, na Inglaterra. Na jornada final pelas maravilhas da Eruopa clássica dos roteiros de turismo, o historiador dá uma parada na Bósnia-Herzegovina, para admirar a ponte reconstruída em Mostar, que une os mundos cristão e islâmico.

Mas nenhuma aventura de volta ao mundo ficaria completa sem uma visita à Grécia, o berço da civilização. Em Atenas, contemplando a cidade há milhares de anos, o Parthenon é uma das maravilhas do mundo Antigo que sobreviveu a guerras, à poluição, e aos saqueadores. A Itália lhe oferece um verdadeiro caldeirão de tesouros, incluindo o Panteão de Roma e a capela florentina dos príncipes da família Médici, antes de visitar o Palácio de Alhambra na Espanha.

Neste episódio Dan também vê de perto a Guernica, enorme painel de Pablo Picasso, em exposição no museu madrilenho Reina Sofia. Tesouros franceses também esperam por ele! E há uma oportunidade para reflexão durante a viagem. O que podemos aprender com esta fantástica variedade de criações da humanidade?

Episódios anteriores:
Episódio 1: Do Peru ao Brasil
Episódio 2: Do México aos Estados Unidos
Episódio 3: Da Austrália ao Camboja

Episódio 4: Do Japão à China
Episódio 5: Da Índia ao Sri Lanka
Episódio 6: Do Uzbequistão à Síria
Episódio 7: Da Jordânia à Etiópia
Episódio 8: De Mali ao Egito
Episódio 9: Da Turquia à Alemanha

QUANDO VER
Mundo.doc
 
Quinta-feira, às 22h
Reprises: Sexta-feira, às 13h30 | Sábado, às 17h | Domingo, às 20h





 Li-Sol-30

Enviado em 23/07/2007 - Licença padrão do YouTube
 http://www.futura.org.br/blog/2013/10/24/parthenon-capela-dos-medici-e-guernica-viaje
-no-ultimo-episodio-de-volta-ao-mundo-em-80-tesouros/

Sejam felizes todos os seres.Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

O CARRO DE BOI

Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres. Sejam abençoados todos os seres.

Comentar... Publicando como Adeir TReis (Não é você?) Publicar no Facebook Adeir TReis Vira e mexe bate a saudade do Carro de Boi - belo,imponente que nem monumento , a quebrar o murmúrio das árvores já quase centenárias do Parque Municipal,da Capital mineira.Era um belo horizonte que ali prometia viagens , cantares na selva de prédios,espigões de concreto a engaiolar gente carente, viciada de elevadores. O belo Carro de Boi cantava silenciado a beleza de ser visto e lembrado, ali num pequeno retângulo cimentado. Bem juntinho de um enorme e fortíssimo Eucalipto,como um guarda gigante a zelar dos quatro Pezinhos de Café ,a ornar cada ângulo do chão daquele tesouro ,que mais parecia o livro de madeira, repleto de histórias, algumas talvez do arco da velha. Conheci-o no início de 1980, quando vários pintores mineiros nele subimos para foto do catálogo de uma Coletiva na AMI, também hoje extinta. O Pezinho de Café mais à frente, era uma criança vegetando emplumada de verde, de meio metro e que veio compor as páginas mais insólitas e espetaculares do meu e do crescimento dele. Passados 33 anos ainda me intriga a saída do Carro de Boi do nosso paraíso particular. Quando indignada perguntei o porquê da ausência do amado armado de beleza singela à oferecer tanto a todos que por ali fosse buscar conforto,secamente me foi dito: foi para o conserto! Como, se era belo e forte, a cantar ofertando horas de Alegrias nas pessoas que se achegavam em busca de qualquer migalha de poesia e ele, certamente, ainda sonhando carregar toneladas de sonhos de gente? Ah, nada me tira da cabeça que foi ordem do Prefeito aquela pirataria; algum sitiante metido a bom de sela o levou, sabe-se lá com qual argumento , roubando da gente o privilégio de por horas a fio, deitados na grama,ou fazendo a ronda entre sombras e clareias do Parque - Patrimônio invejável e de todos - e que pela mágica da Natureza ,ali exposto aos caprichos do Tempo entoava as mais belas histórias nas cantigas que só aquela orquestra abençoada podia entoar. Fica aqui meu protesto triste-mente lembrado ,compactado numa alma que só consola por poder ainda guardar a delicadeza dos cantares da premiada juventude. E viva o canto do Carro de Boi, aqui e em toda parte deste mundo , aonde a sensibilidade humana ainda conserva o desejo de ser e Acordar para a Beleza da Vida!

Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres. Sejam abençoados todos os seres.

CARRO DE BOI AINDA CANTA



Carro de boi

Em Ibertioga, no Campo das Vertentes de Minas Gerais, 
o carro de boi ainda canta. 

Mas a tradição tem perdido espaço para a máquina e pela escassez de mão de obra. 
Usado por séculos como principal veículo de transporte de produtos agrícolas
 na região montanhosa, o carro brilha nos olhos de quem o invoca. 

E devolve memórias antigas aos moradores. 
 Além dessas histórias, o programa encontra a cidade se preparando 
para o 36º Festival do Carro de Boi. 

O documentário é um mergulho no tema e no porquê 
 de a boiada a frente de um carro de madeira ainda encantar a tantos.


Um carro de madeira
  encantar a tantos.

 Li-Sol-30
 Versões alternativas: Texto PDF
Links referenciadosCanal Futura
www.futura.org.br
Sejam felizes todos os seres.Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Mozart:Piano Concerto No. 12, K.414 Pollini 1988-1989



Mozart:Piano Concerto No. 12, K.414  -  Pollini 1988-1989


Mozart:Piano Concerto No.12 in A major, K. 414
Boston Symphony Orchestra
Maurizio Pollini, Piano and Conductor


Enviado em 30/09/2011-Licença padrão do YouTube
Sejam felizes todos os seres.Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.