segunda-feira, 28 de outubro de 2013

MARIA TOMASELLI CIRNE LIMA - FIlÓSOFA PINTORA

MARIA TOMASELLI CIRNE LIMA

Maria Tomaselli - Margs 2 -9min.
Maria Tomaselli  - Margs 1 - 4min.
Curso de Pintura em Porto Alegre - Maria Tomaselli - 6min
 
Em Busca da Ilha Desconhecida
Um Filme de Davi Khamis  - 48min
Narração:Paulo Autran &  Animação Maria Tomaselli -  
Island - Sculpture - Art1inc.com - 4min
 
  MARIA TOMASELLI CIRNE LIMA

i love ART ...And You?
Tomaselli, Maria (1941)
Biografia Maria Tomaselli Cirne Lima (Innsbruck, Áustria 1941). Pintora, desenhista, gravadora. Em sua cidade natal, estuda desenho com Heinz Kühn (1908 - 1987), em 1962, e se diploma em filosofia, em 1965. Muda-se para Porto Alegre em 1969 e, durante dois anos, estuda pintura com Iberê Camargo (1914-1994). Inicia a formação em artes gráficas em 1971, com aulas de xilogravura com Danúbio Gonçalves (1925), no Ateliê Livre da Prefeitura de Porto Alegre. Em 1972, vai morar em São Paulo, onde faz um curso de serigrafia com Paulo Menten (1927), frequenta a Escola Brasil e é premiada na 2ª Exposição Internacional de Gravura, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP). 
Muda-se para o Rio de Janeiro em 1975, onde inicia um curso de gravura em metal no Museu de Arte Modernade do Rio de Janeiro (MAM/RJ). Em Olinda, a partir de 1979, liga-se então à Oficina Guaianases de Gravura. Funda, em 1980, o ateliê MAM de litografia com as artistas Anico (1948) e Marta Loguércio. Nessa década recebe bolsas de estudo do Instituto Austríaco-Italiano, em Roma, e do Instituto Austríaco-Francês, em Paris. Comentário Crítico No fim dos anos 1980 e início dos 1990, Maria Tomaselli realiza pinturas nas quais explora uma gama cromática variada e viva, utilizando aquarela e acrílica sobre algodão. Nesse período, porém, a maneira de usar a cor vai se transformando aos poucos. As cores ficam mais independentes do desenho, e os planos da pintura passam a ser cada vez mais definidos por manchas de cor e menos por linhas. No quadro Variações sobre uma Aquarela (1989), por exemplo, a composição é toda estruturada com linhas claramente traçadas, que subdividem o espaço em planos menores e conferem à pintura um desenho bem definido, quase geométrico. Essas linhas servem de limite para as cores empregadas, organizando sua distribuição no plano pictórico. 
Na tela No Espaço (1992), Maria Tomaselli abandona as cores como preenchimento e dilui as fronteiras entre elas. Ao mesmo tempo, sua paleta torna-se mais rebaixada e tende a um monocromatismo de tons mais suaves, como se coubesse às próprias cores encontrar uma convivência harmoniosa entre si, sem depender da intervenção da linha, que, apesar de presente, tem sua força compositiva diminuída em favor da fluidez na passagem de uma cor a outra. Com essas mudanças, as figuras antropomórficas das pinturas também se transformam, destacando-se menos e tornando-se mais homogêneas em relação ao fundo
Maria Tomaselli  Cirne Lima 
 Obras deste vídeo
 Grande o mundo da pintora felizarda - esposa da Filosofia. Ade.
A Cozinheira de Teixeirinha (1967?)
Detalhe - Óleo sobre papel. Detalhe - Óleo sobre papel.
 A mulher se abre clama  coragem do anjo - nasce Macunaína. Ade.
 Bustos e múmias  petrificados cantam a vida - pára tempo corredor. Ade.
 Surpresos sorrisos arregalam diversidade - gente arco-iris. Ade
 Dentro da gente aloja árvores, bichos ,incógnitas - trama de caminhos. Ade.
 Macho e fêmea ardentes entrelaçados - miram opostos. Ade
 No céu a réplica de infinitos caminhos - amar é  a lei. Ade.
Fincados no carmim em chão carente de brisa - gente  floresce. Ade.
or cancel
O Filósofo - Carlos Roberto Cirne-Lima
caminhou com  Ratzinger
- rumo a grande verdade.
Amo-os
Ade.

Browse Videos

maria tomaselli Procurar vídeos Maria Tomaselli Aqui estão todos os vídeos que Maria Tomaselli enviados para Vimeo.   As aparências são vídeos que Maria Tomaselli foi creditado pelos outros. seguir Here are all of the videos that maria tomaselli  has uploaded to Vimeo. Appearances are videos that maria tomaselli  has been credited in by others.
 
i love ART ...And You? 
 
ADE-ARTE  A Arte de todos os tempos , em todas as suas manifestações - como um caleidoscópio da beleza - aqui sempre a espera de novos olhares.
Art1inc.com - The Worldwide Art Gallery Fine Art Sculpture & Carvings. Free Shipping Worldwide Use Art1Inc as your main resource for collecting sculpture and Fine Art. http://www.art1inc.com
Sejam felizes todos os seres.Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: