segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A FOME DE MARINA





 

 Por José Ribamar Bessa Freire
 (Professor, coordena o Programa de Estudos dos Povos Indígenas (UERJ)
 e pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Memória Social (UNIRIO)


 Há pouco, Caetano Veloso descartou do seu horizonte eleitoral o presidente    Lula da Silva, justificando: "Lula é analfabeto". Por isso, o cantor baiano        aderiu à candidatura da senadora Marina da Silva , que tem diploma  universitário. 
 Agora, vem a roqueira Rita Lee dizendo que nem assim vota em  Marina  para presidente, "porque ela tem cara de quem está com fome".
 Os Silva não têm saída: se correr o Caetano pega, se ficar a Rita come.
 Tais declarações são espantosas, porque foram feitas não por pistoleiros  truculentos, mas por dois artistas refinados sensíveis e  contestadores, cujas  músicas nos embalam e nos ajudam a compreender a  aventura da existência  humana.
 Num país dominado durante cinco séculos por bacharéis cevados, roliços e  enxudiosos, eles naturalizaram o canudo de papel e a banha como requisitos  indispensáveis ao exercício de governar, para o qual os Silva, por serem  iletrados e subnutridos, estariam despreparados.
 Caetano Veloso e Rita Lee foram levianos, deselegantes e preconceituosos.  Ofenderam o povo brasileiro, que abriga, afinal, uma multidão de silvas  famélicos e desescolarizados.
 De um lado, reforçam a ideia burra e cartorial de que o saber só existe se for  sacramentado pela escola e que tal saber é condição sine qua non para o  exercício do poder. De outro, pecam querendo nos fazer acreditar que quem  está com fome carece de qualidades para o exercício da representação  política.
 A rainha do rock, debochada, irreverente e crítica, a quem todos admiramos,  dessa vez pisou na bola. Feio."Venenosa! Êh êh êh êh êh!/ Erva venenosa,  êh êh êh êh êh!/ É pior do que cobra cascavel/ O seu veneno é cruel.../ Deus  do céu!/ Como ela é maldosa!".
 Nenhum dos dois - nem Caetano, nem Rita - têm tutano para entender esse  Brasil profundo que os silvas representam.
 A senadora Marina da Silva tem mesmo cara de quem está com fome? Ou se  trata de um preconceito da roqueira, que só vê desnutrição ali onde nós  vemos uma beleza frágil e sofrida de Frida Kahlo, com seu cabelo amarrado  em um coque, seus vestidos longos e seu inevitável xale? Talvez Rita Lee  tenha razão em ver fome na cara de Marina, mas se trata de uma fome plural,  cuja geografia precisa ser delineada. Se for fome, é fome de quê?
               O mapa da fome
 A primeira fome de Marina é, efetivamente, fome de comida, fome que roeu  sua infância de menina seringueira, quando comeu a macaxeira que o capiroto  ralou. Traz em seu rosto as marcas da pobreza, de uma fome crônica que  nasceu com ela na colocação de Breu Velho, dentro do Seringal Bagaço, no  Acre.
 Órfã da mãe ainda menina, acordava de madrugada, andava quilômetros para  cortar seringa, fazia roça, remava, carregava água, pescava e até caçava.  Três de seus irmãos não aguentaram e acabaram aumentando o alto índice  de mortalidade infantil.
 Com seus 53 quilos atuais, a segunda fome de Marina é dos alimentos que,    mesmo agora, com salário de senadora, não pode usufruir: carne vermelha,  frutos do mar, lactose, condimentos e uma longa lista de uma rigorosa dieta  prescrita pelos médicos, em razão de doenças contraídas quando cortava  seringa no meio da floresta. Aos seis anos, ela teve o sangue contaminado  por mercúrio. Contraiu cinco malárias, três hepatites e uma leishmaniose. 
 A fome de conhecimentos é a terceira fome de Marina. Não havia escolas no  seringal. Ela adquiriu os saberes da floresta através da experiência e do  mundo mágico da oralidade. Quando contraiu hepatite, aos 16 anos, foi para a  cidade em busca de tratamento médico e aí mitigou o apetite por novos  saberes nas aulas do Mobral e no curso de Educação Integrada, onde  aprendeu a ler e escrever.
 Fez os supletivos de 1º e 2º graus e depois o vestibular para o Curso de  História da Universidade Federal do Acre, trabalhando como empregada  doméstica, lavando roupa, cozinhando, faxinando.
 Fome e sede de justiça: essa é sua quarta fome. Para saciá-la, militou nas  Comunidades Eclesiais de Base, na associação de moradores de seu bairro,  no movimento estudantil e sindical. Junto com Chico Mendes, fundou a CUT  no Acre e depois ajudou a construir o PT.
 Exerceu dois mandatos de vereadora em Rio Branco, quando devolveu o  dinheiro das mordomias legais, mas escandalosas, forçando os demais  vereadores a fazerem o mesmo. Elegeu-se deputada estadual e depois  senadora, também por dois mandatos, defendendo os índios, os trabalhadores  rurais e os povos da floresta.
 Quem viveu da floresta, não quer que a floresta morra. A cidadania ambiental  faz parte da sua quinta fome. Ministra do Meio Ambiente, ela criou o Serviço  Florestal Brasileiro e o Fundo de Desenvolvimento para gerir as florestas e  estimular o manejo florestal.
 Combateu, através do Ibama, as atividades predatórias. Reduziu, em  três  anos, o desmatamento da Amazônia de 57%, com a apreensão de  um milhão  de metros cúbicos de madeira, prisão de mais 700  criminosos ambientais,  desmonte de mais de 1,5 mil empresas ilegais  e inibição de 37 mil  propriedades de grilagem.
               Tudo vira bosta 

 Esse é o retrato das fomes de Marina da Silva que - na voz de Rita Lee - a  descredencia para o exercício da presidência da República porque, no frigir  dos ovos, "o ovo frito, o caviar e o cozido/ a buchada e o cabrito/ o cinzento e  o colorido/ a ditadura e o oprimido/ o prometido e não cumprido/ e o programa  do partido: tudo vira bosta". 

 Lendo a declaração da roqueira, é o caso de devolver-lhe a letra de outra  música - 'Se Manca' - dizendo a ela: "Nem sou Lacan/ pra te botar no divã/ e  ouvir sua merda/ Se manca, neném!/ Gente mala a gente trata com desdém/  Se manca, neném/ Não vem se achando bacana/ você é babaca".

 Rita Lee é babaca? Claro que não, mas certamente cometeu uma babaquice.  Numa de suas músicas - 'Você vem' - ela faz autocrítica antecipada,  confessando: "Não entendo de política/ Juro que o Brasil não é mais  chanchada/ Você vem... e faz piada". 

 Como ela é mutante, esperamos que faça um gesto grandioso, um  pedido de desculpas dirigido  ao povo brasileiro, cantando: "Desculpe  o auê/ Eu não queria magoar você".


 Deixa ver se eu entendi direito: Marina não serve porque tem cara de fome.  Dilma, porque mete mais medo que um exército de logaritmos, catetos,  hipotenusas, senos e co-senos. Serra, todos nós sabemos, tem cara de  vampiro. Sobra quem?
 Se for para votar em quem tem cara de quem comeu (e gostou), vamos  ressuscitar, então, Paulo Salim Maluf ou Collor de Mello, que exalam saúde  por todos os dentes. Ou o Sarney, untuoso, com sua cara de ratazana  bigoduda. Por que não chamar o José Roberto Arruda, dono de um apetite  voraz e de cuecões multi-bolsos? Como diriam os franceses, "il péte de santé".
 O banqueiro Daniel Dantas, bem escanhoado e já desalgemado, tem cara de  quem se alimenta bem. Essa é a elite bem nutrida do Brasil...
 Rita Lee não se enganou: Marina tem a cara de fome do Brasil,  mas isso não  é motivo para deixar de votar nela, porque  essa é também a cara da  resistência, da luta da  inteligência contra a brutalidade, do milagre da  sobrevivência, o que lhe dá autoridade e a credencia para  o exercício de  liderança em nosso país.

 Marina Silva, a cara da fome? Esse é um argumento convincente para votar  nela. Se eu tinha alguma dúvida, Rita Lee me convenceu definitivamente.
Abraço fraterno, 
pensem nisso
 Origem:
Em seg, 27/9/10, 
Rodrigo Theodoro <rockbh99@hotmail.com>
 A Fome de Marina Silva
Sejam felizes todos os seres. 
Vivam em paz todos os seres. 
Sejam abençoados todos os seres.

OLGA, ópera de Jorge Antunes



Jorge Antunes, O Maestro mais Brasileiro e mais fiel à dignidade hunana.

E OLGA, é mais que Ópera, é a canção do filho realizado no e por Amor.

Que bom que no Brasil existe alguém capaz e cantar nossa verdade!

Adoro você, Maestro Jorge Antunes!



Sejam felizes todos os seres.Vivam em paz todos os seres.Sejam abençoados todos os seres.