sábado, 8 de março de 2014

PIERRE WEIL - PSICOLOGIA DA PAZ



 Doc. Pierre Weil 
0 
 
 Pierre Weil
 
O Mutante e Novo Ser Humano - 56min.

Pierre Weil
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pierre Weil (Estrasburgo, 16 de abril de 1924Brasília, 10 de outubro de 2008) 1 foi um conhecido educador e psicólogo francês residente no Brasil. É autor de cerca de 40 livros.

Biografia
Sensibiliza-se a respeito do preço da paz e do peso das fronteiras desde a infância: devido à sua condição de alsaciano, vivenciou conflitos religiosos na família, e políticos por conta das guerras na Europa, principalmente entre Alemanha e França. Aos quatorze anos escreveu em seu diário: “Minha pátria é principalmente a Terra”, e propôs uma unificação da Europa, tanto econômica quanto fronteiriça, o que sucinta sua opinião antinacionalista e unificadora. Aos dezessete, já em plena 2ª Guerra Mudial, Pierre se junta aos ‘maquis’, força revolucionária francesa que objetivava expulsar o nazismo, mas como enfermeiro partisan, e não guerrilheiro, mostrando assim sua afinidade para com a paz.

Já famoso, Weil vivência uma crise existencial na qual só encontra resolução numa síntese entre a cultura ocidenta e oriental, ou seja, Psicanálise e Yoga. Em 1982 faz um retiro de três anos no Tibet para trabalhar seu lado pessoal com as ferramentas orientais de autoconhecimento, após esse retiro Weil se julga capaz de continuar a se dedicar à educação para a paz.

Doutor em Psicologia pela Universidade de Paris. Foi aluno de grandes psicólogos e de grandes educadores, tais como Henri Wallon, André Rey, Jean Piaget,m Leon Walther, Henri Piéron e André Rey. Sua formação como psicoterapeuta se deu com Igor Caruso, Jacob Moreno, Zerka Moreno e Anne Ancelin Schützenberger.

Foi um dos responsáveis pela regulamentação da profissão de psicólogo no Brasil. Assumiu na Universidade Federal de Belo Horizonte a cátedra em Psicologia Social, posteriormente ocupando a primeira cátedra em Psicologia Transpessoal, disciplina na qual é um dos pioneiros.
Em 1980 foi lançado pela Editora Vozes o livro escrito por Pierre Weil e Roland Tompakow chamado O Corpo Fala.2 3

Em 1986, Weil redige a “Mersalha da Paz” um hino que tenta contrariar o modelo tradicional dos hinos nacionais que exibem um nacionalismo exacerbado e uma cultura de violência e de guerras. Este hino remete ao desejo de Weil pela unificação e pacificação mundial, e foi também chamado de “Hino do Planeta”.

Vida acadêmica
Durante a juventude estudou no Liceu do Strasbourg e Mulhouse, posteriormente na Escola Prática de Psicologia e Pedagogia da Universidade de Lyon, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (Instituto Jean Jacques Rousseau) da Universidade de Genebra e na Universidade de Paris, na qual fez doutorado em Psicologia.

Périodo no Brasil
Chega ao Brasil em 1948 a convite do professor Léon Walther, para o treinamento das equipes no Senac, no Rio de Janeiro. De 1949-1958 foi Chefe da Seção de Orientação e Seleção Profissional do Departamento Nacional do Senac e, a convite de Helena Antipoff foi Chefe do Consultório Psico-Pedagógico do Instituto Pestalozzi. Nesse período estudou sobre psicodiagnósticos, profissões e pesquisas sobre a biotipologia.

Em 1958 muda para Belo Horizonte, onde foi chefe do Departamento de Orientação e Formação do Banco Real e professor da UFMG, trabalhando em Psicologia Social, Psicologia Industrial e Psicologia Transpessoal.

Muda-se para Brasília em 1987, tornando-se Presidente da Fundação Cidade da Paz e Reitor da Universidade Holística para a Paz de Brasília - UNIPAZ.
Unipaz - Universidade Holística Internacional
A partir de 1987, até falecer em 2008 exerceu a função de reitor da Unipaz - Universidade Holística Internacional, sediada em Brasília. A UNIPAZ, criada por ele a pedido do então Governador do Distrito Federal, José Aparecido de Oliveira, é a união da Universidade Holística Internacional com a Fundação Cidade da Paz. Seu propósito é difundir a cultura da Paz.
A forma de ensino da UNIPAZ é um exemplo da transdisciplinariedade proposta por diversas recomendações da UNESCO. A estrutura de ensino da UNIPAZ é baseada em três níveis, os de: sensibilização, de formação e de pós-formação, de pesquisas e de ação reparadora daquilo que o ser humano desorganizou ou destruiu em si mesmo, na sociedade ou na natureza. Que pode ser exposta da seguinte maneira:
  1. A Paz consigo próprio (Ecologia e Consciência individuais), sobre
    os planos do corpo, das emoções e do espírito.
  2. A Paz com os outros (Ecologia e Consciência Sociais), sobre os
    planos da economia, da sociedade e política, e da cultura.
  3. A Paz com a natureza (Ecologia e Consciência do Universo), sobre os
    planos da matéria, da vida e da informação
Pierre Weil estudou diversas doutrinas esotéricas, dentre outras a cultura indiana, chinesa, tibetana, o Antigo Egito e diversas outras tradições esotéricas, sendo um defensor da paz e da harmonia entre os homens e com o meio-ambiente.
Pelos seus escritos e ações em defesa da Paz e do Meio Ambiente é considerado como "um Sábio respeitado e bondoso, cujos textos são sagrados" pelos membros da F:.M:.K:.R:., apesar de tal fato não ter sido comunicado ao Professor Pierre Weil.
Referências

PIERRE WEIL

RESUMO BIOGRÁFICO

Formação de um espírito pacífico: infância e adolescência

Pierre Weil, nascido em 16 de abril de 1924, em Strasbourg, teve contato, desde a sua infância com conflitos religiosos em sua família, constituída de três religiões, como também conflitos e guerras entre a França e Alemanha por causa do fato de ser ele alsaciano. Esses conflitos contribuíram para que Pierre Weil se tornasse um amante da Paz.

Em sua autobiografia publicada no Brasil sob o título de "A Revolução Silenciosa", ele nos conta como ele progressivamente se dedicou à Paz e, mais especificamente, à Educação para a Paz. Aos oito anos de idade ele se diverte com primos, ao criar a associação católica dos judeus protestantes. Aos  quatorze anos ele escreve, no seu diário: "Minha pátria é principalmente a Terra". Com a mesma idade, em plena guerra mundial, ele propõe a "ideia de eliminar as fronteiras, de criar a Europa com uma moeda única; os adultos a quem ele se dirige recebem suas ideias com um ceticismo divertido. Por ocasião da derrota, ele organiza um centro de recepção com cantina, para os refugiados.

Sua consciência de jovem francês, leva-o, aos 17 anos, a se engajar na "maquis", para dar a sua contribuição à expulsão do nazismo. Convidado a escolher uma das metralhadoras que lhe foram oferecidas, de toda a sua alma ele refuta a idéia de matar, recusa-se a se armar, e propõe a sua participação com enfermeiro. Ele descobre, assim, sua natureza não violenta, antes mesmo de ter tido contato com Ghandi. Certo dia, enquanto os seus companheiros preparavam-se para explodir uma ponte ferroviária, ao passear sobre os trilhos, ele se imagina como organizador de uma escola futura dotada de todos os métodos modernos de educação, a serviço da Paz.

A partir dessa época, pode-se afirmar que o destino, para não dizer a missão de Pierre Weil, fica delineada de uma forma clara e precisa.

3.     O Corpo Fala (com Roland Tompakow)

- Ed. Vozes, Petrópolis. 2Oª Edição, 1980

4.     Por que este Livro é "Diferente"?

5.     Porque trata de um aspecto do comportamento humano que não pode ser transmitido satisfatoriamente por meras palavras - ainda que depois de escritas, fossem complementadas por ilustrações em paralelo.
Tentar ler o texto sem os desenhos seria como não olhar para a tela do cinema, apenas ouvindo as palavras dos artistas do filme.
O enredo se perderia.
E tentar olhar apenas os desenhos seria contemplar a tela com o som desligado.
Juntos, formam uma unidade de comunicação intensa, clara, simples - e até divertida!

6.     Que espécie de literatura e isso?
Em relação ao tema que aborda, este livro constitui um ousado avanço na fronteira da Informática moderna, aliando a técnica de trabalho em grupo à criatividade "copy-art" para obter uma obra totalmente unificada.
O tema abrange a comunicação psicossomática inconsciente do próprio leitor - e por isso o fascina, diverte, desafia e esclarece ao mesmo tempo.
Para tanto, foi preciso unir o psicólogo ao artista, ambos escritores e educadores. Então o conjunto (unidade-texto-arte) de cada capítulo era planejado em comum pelos dois autores, e o texto escrito por um, refundido pelo outro e então testado e reexaminado em conjunto. Este procedimento era repetido até se obter uma mensagem semântica una com os desenhos. Estes por sua vez eram também traçados e retraçados tanto pelo Pierre como pelo Roland, até a sua finalização por este último.

7.   
Neste intenso trabalho de equipe, concessões mútuas tiveram de ser feitas. O artista teve de disciplinar até certo ponto o seu estilo verbal jocoso, o que nem sempre conseguiu. O cientista por sua vez teve, muito a contragosto, de arriscar o seu bom conceito junto a seus colegas.

8.     Mas como o mostra McLuhan, a velha didática "ex-cathedra" cedeu lugar à comunicação direta da realidade. Que estará diante dos olhos do leitor nas páginas a seguir.

  TVSuprenBrasilia·1.253 vídeos 
http://www.pierreweil.pro.br/Bio-11.htm
 

quinta-feira, 6 de março de 2014

UMA MÃO GIGANTE NO DESERTO DE ATACAMA, NO CHILE



 
 Mão Gigante no Deserto de Atacama - 8min.

Uma mão gigante no meio do deserto do Atacama

No meio do deserto de Atacama, uma mão gigante emerge do solo árido, como os restos de uma civilização antiga. Na realidade, é uma escultura bastante moderna – uma obra de arte chamada “Mano del Desierto”, e criada pelo artista chileno Mario Irarrázabal, em honra às vítimas da injustiça e tortura durante o regime militar no Chile.
 
Uma mão gigante no meio do deserto do Atacama
A escultura tem uma base de ferro e cimento, e se estende por 11 metros de altura. Financiado pela Corporación Pro Antofagasta, a escultura foi inaugurada em 28 de março de 1992. Ela está localizada a 75 km ao sul da cidade de Antofagasta, e a 350 metros de distância da Rota 5, que atravessa o planalto desértico do Atacama de norte a sul. Desde então se tornou um ponto de interesse para os turistas que viajam a Rota 5, que faz parte da Rodovia Pan-Americana. Infelizmente, a escultura é alvo constante de pichações e, portanto, requer manutenção e limpeza frequentes.
Uma mão gigante no meio do deserto do Atacama
Uma mão gigante no meio do deserto do Atacama
Uma mão gigante no meio do deserto do Atacama





 
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres. 
Sejam abençoados todos os seres.
 

quarta-feira, 5 de março de 2014

ESTAS TONNE - INTERNAL FLIGHT - 1:04:39




Estas Tonne - Internal Flight

Estas Tonne - Discografia

11 comentários


 
Gênero: Acústico/Instrumental


Comentário: A poucos dias atrás, no Facebook e na internet em geral, bombou este vídeo, de um cara cabeludo inspiradíssimo tocando violão com uma virtuose incrível em meio a uma praça pública, parecendo ser um artista de rua. Esse cara é Estas Tonne, um violonista nascido na União Soviética e com treinamento clássico, mas que se encontrou no violão folk. Apeliado de "Trovador Cigano", Estas é uma coisa tão foda que me fez deixar de postar o usual em troca de divulga-lo por aqui.

Estas nasceu na União Soviética e aprendeu a tocar violão com 8 anos. Viveu em diversas partes do mundo, e após um longo tempo sem tocar violão, resolveu se aventurar nos EUA e começar vida nova. Lá, sem violão e com a perspectiva de trabalhar no cinema, Estas ganhou um violão e resolveu se aventurar em Nova Iorque com artista de rua. Praticamente empurrado por um amigo violinista, a primeira apresentação de Estas foi num trem, ao lado do amigo. Muitos aplausos e elogios depois, Estas resolveu se dedicar novamente a música, porém de forma totalmente despretenciosa. Uma dos preceitos de Estas é ser um artista completamente independente, que embora tenha alguns discos lançados, todos estão disponíveis gratuitamente no seu bandcamp. Claro que você pode doar alguma coisa pra ele, mas o importante pra ele é que a música chegue até você.

E com esse pensamento Estas continuou, como vimos no vídeo que bombou, a tocar nas ruas por onde passava. A sonoridade do cara é um violão instrumental virtuoso, energético e folk. As influências da formação erudita de Estas são visíveis, mas a energia de sua música é totalmente popular. Entre arpejos e tremolos, é difícil não se emocionar com o trabalho do cara, sem exagero. Ao vivo ele consegue conquistar ainda mais, tanto que seus vídeos no youtube tem sempre milhares de views.

Não há muito o que dizer, a música de Estas Tonne é essencialmente sentimento. Dessa forma, convido-os a escutar o vídeo que eu citei lá encima e o que vou colocar de prévia aqui embaixo, e depois clicar no "continue lendo" para baixar o disco do cara - na realidade a discografia completa - via bandcamp. Como já dito, todos os discos podem ser baixados de graça em 320 Kbps, é só clicar no "download" e escolher pagar 0,00 obamas. Porém se quiser doar a quantia que quiser, certamente não será um dinheiro jogado fora. Esse cara merece.


Download:

&lt;a href="http://estastonne.bandcamp.com/album/internal-flight-2013-guitar-version"&gt;Internal Flight 2013 (guitar version) by Estas Tonne&lt;/a&gt; &lt;a href="http://estastonne.bandcamp.com/album/live-in-odeon-2011"&gt;Live in Odeon (2011) by Estas Tonne&lt;/a&gt; <a href="http://estastonne.bandcamp.com/album/the-inside-movie">The Inside Movie by Estas Tonne</a> <a href="http://estastonne.bandcamp.com/album/place-of-the-gods">Place of the Gods by Estas Tonne</a> <a href="http://estastonne.bandcamp.com/album/bohemian-skies">Bohemian Skies by Estas Tonne</a> <a href="http://estastonne.bandcamp.com/album/13-songs-of-truth">13 Songs of Truth by Estas Tonne</a> <a href="http://estastonne.bandcamp.com/album/dragon-of-delight-vol-ii">Dragon of Delight, Vol.II by Estas Tonne</a> <a href="http://estastonne.bandcamp.com/album/black-and-white-world">Black and White World by Estas Tonne &amp; Michael Shulman</a> .
 
 
 Estas Tonne - The Song of the Golden Dragon

 - Stadtspektakel Landshut 2011-9min.

 

Estas Tonne -
Cosmic fairytale - Live in Odeon - 24min.
 Estás tonelada. Fairytale Cósmica. Live in Odeon. Vienna. 2011
outro vislumbre de um concerto no Teatro Odeon, Vienna

 
Estas Tonne 
- performing at Bühne Mayer - Vienna - 17min.

 

 

 

 



Enviado em 29/02/2012


Sorry guys, NO TABS !
Album to buy on
http://estastonne.bandcamp.com/

Tour Dates on his website
http://estastonne.com/TOUR_DATES_2013...

Der Auftritt des russischen Gitarristen Estas Tonne beim Stadtspektakel in Landshut im September 
2011 in der Altstadt mit dem Lied "The Song of the Golden Dragon"

The Performance of Russian guitarist Estas Tonne at the Buskers Festival Stadtspektakel in 
Landshut in September  2011 in the Old Town with "The Song of the Golden Dragon"..

www.estastonne.com
www.stadtspektakel-landshut.de
www.liebenstein.de
www.fvc-landshut.de

Publicado em 16/09/2013-Licença padrão do YouTube
Internal Flight 2013
http://www.pignes.com/2013/06/estas-tonne-discografia.html
http://youtube.com/user/Estastonne
http://www.estastonne.com/EstasTonneM...
https://estastonne.bandcamp.com/album...
Sejam felizes todos os seres.Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.
Paz e Bem!