sábado, 11 de julho de 2015

HISTÓRIA DA GUERRA MEXICANO-AMERICANA



1846 - 1848 -  Guerra  dos EUA no México - 108 min.

A Guerra sem fim dos EUA -  4 min.


Território Mexicano Roubado - 4 min.


História da Guerra Mexicano-Americana-27 min

Guerra Mexicano-Americana
Battle of Veracruz.jpg
Pintura da Batalha de Veracruz.
Data25 de Abril de 1846 a 2 de Fevereiro de 1848
LocalTexas, Novo México, Norte e centro da Califórnia, México oriental e Cidade do México
DesfechoVitória americana, Tratado de Guadalupe Hidalgo e Cessão Mexicana
Combatentes
US flag 27 stars.svg Estados Unidos México
Principais líderes
US flag 27 stars.svg James K. Polk
US flag 27 stars.svg Zachary Taylor
US flag 27 stars.svg Winfield Scott
US flag 27 stars.svg Stephen W. Kearny
Flag of Mexico.svg Antonio López de Santa Anna
Flag of Mexico.svg Mariano Arista
Flag of Mexico.svg Pedro de Ampudia
Flag of Mexico.svg José Mariá Flores
Forças
91 000 soldados34 000 – 60 000 soldados
Vítimas
1 733 mortos (em combate)
Total: 13 271 mortos
~ 16 000 mortos

A Guerra Mexicano-Americana foi o primeiro grande conflito impulsionado pela ideia de Destino Manifesto, a crença de que a América tinha um direito dado por Deus, o destino de expandir as fronteiras do país de "costa a costa", ocorrendo entre os Estados Unidos e o México, entre 1846 e 1848 e teve enormes consequências para o futuro das nações envolvidas. Como resultado, Estados Unidos ampliaram o seu território em cerca de um quarto, enquanto México perdeu aproximadamente metade do seu território.1 .

Causas

A guerra entre os Estados Unidos e o México teve duas causas básicas. Primeiro, o desejo dos Estados Unidos de expandir em todo o continente norteamericano para o oceano Pacíficocausou conflito com todos os seus vizinhos: dos britânicos noCanadá e Oregon para os mexicanos no sudoeste e, é claro, com os americanos nativos. Desde a aquisição, feita pelo presidente Thomas Jefferson, do território da Louisiana em 1803, os americanos migraram para o oeste, em números cada vez maiores, muitas vezes em terras que não pertenciam aos Estados Unidos.
No momento em que o presidente James K. Polk chegou ao cargo em 1845, uma ideia chamada Destino Manifesto havia criado raízes entre o povo americano, e o novo ocupante da Casa Branca era um crente firme na ideia de expansão. A crença de que os Estados Unidos tinham basicamente um direito dado por Deus para ocupar e "civilizar" todo o continente ganhou força quanto mais e mais americanos se estabeleciam em terras do oeste. O fato da maioria dessas áreas já terem pessoas vivendo em cima delas era geralmente ignorado, com a atitude democrática que os descendentes dos colonizadores ingleses, com seus ideais e ética cristã protestante, fariam um trabalho melhor do que os nativos americanos ou os mexicanos católicos. O "destino manifesto" não significou necessariamente expansão violenta. Nos anos 1835 e 1845, os Estados Unidos ofereceram para comprar a Califórnia do México, por valores de 5 milhões e 25 milhões de dólares, respetivamente. O governo mexicano recusou a oportunidade de vender metade de seu território ao vizinho.

Guerra Mexicano-Americana e suas campanhas.

A segunda causa básica da guerra foi a Guerra da Independência do Texas e a anexação posterior dessa área para os Estados Unidos. O México não reconheceu a anexação e reivindicou a região, alegando que o Texas era um Estado mexicano rebelde. Mas apesar da forte pressão da opinião pública do México para guerra, de início não houve resistência armada à anexação2 . A guerra só começaria com a tentativa dos Estados Unidos de expandir as fronteiras do território anexado para além dos limites do antigo Departamento de Tejas mexicano.
A disputa política transformou-se num conflito militar aberto quando um destacamento do Exército dos Estados Unidos, sob comando de Zachary Taylor,invadiu o território ao sul do rio Nueces. Embora essa área não fizesse parte de Texas quando ainda era o Departamento de Tejas, parte do estado Mexicano deCoahuila y Tejas, os Estados Unidos reivindicavam essa terra para si. A pretensão baseava-se no tratado de Velasco, assinado por Antonio López de Santa Anna em 1836, em que concordava em recuar as tropas mexicanas para além do Rio Grande3 , cerca de 240 km ao sul de Nueces. O entendimento dos Estados Unidos era que esse recuo estabelecia a nova fronteira do estado que se tornara de fato independente. México não compartilhava dessa leitura e não reconhecia a validade do tratado que fora firmado por Santa Anna enquanto prisioneiro dos Texanos e que o congresso mexicano se recusara a ratificar, negando que o signatário tivesse poderes para tal acordo. Seguiu-se uma série de escaramuças que finalmente transformaram-se em guerra em plena escala.

Oposição nos Estados Unidos

A expedição contava com apoio entusiástico do Partido Democrata e com a veemente oposição dos whigs4 . Havia uma grande diferença ideológica entre as duas fações. Os democratas, fiéis ao Destino Manifesto e à Doutrina Monroe, acreditavam ser dever dos Estados Unidos levarem os benefícios do seu sistema de governo a todo o continente, ainda que pelas armas. Os whigs acreditavam que o caminho para o mesmo objetivo era aperfeiçoar a democracia local e ganhar os vizinhos pela contundência do seu exemplo, e não com a força5 .
Os debates no congresso foram extremamente acalorados. O conhecido abolicionista e congressista whig Joshua Giddins chegou a declarar da tribuna do congresso:
Cquote1.svgNo assassinato de mexicanos em seu próprio solo e no roubo da terra que lhes pertence, eu não posso tomar parte nem agora nem no porvir. A culpa por esses crimes deve cair sobre outros6Cquote2.svg
A posteriori, um dos críticos proeminentes do papel dos Estados Unidos na guerra foi Ulysses Grant, que nela combateu com distinção quando jovem oficial do exército invasor. Nas suas Memórias, Grant qualificou a guerra como
Cquote1.svg...uma das mais injustas movidas em qualquer tempo por uma nação mais forte contra uma mais fraca.7Cquote2.svg
Mais tarde Grant tornar-se-ia comandante-em-chefe das forças da União durante a Guerra da Secessão e presidente dos Estados Unidos.

Descrição do conflito


Pintura da batalha de Churubusco(1847), por J. Cameron.
A Guerra Mexicano-Americana foi um grande conflito convencional travado por exércitos tradicionais consistindo de cavalariainfantaria e artilharia utilizando táticas estabelecidas em estilo europeu. Como as forças americanas penetraram no coração do México, algumas das forças de defesa recorreram a táticas de guerrilha para perseguir os invasores, mas estas forças irregulares não influenciaram fortemente o resultado da guerra.
Após o início das hostilidades, os militares dos Estados Unidos embarcaram em uma estratégia tripla destinada a tomar o controle do norte do México e uma força de paz no início. Dois exércitos americanos moveram para o sul do Texas, enquanto uma terceira força sob o coronel Stephen Kearny viajou para o oeste de Santa Fé, Novo México e depois para a Califórnia. Em uma série de batalhas em Palo Alto e de Resaca Palma (perto da atual Brownsville, Texas), o exército do general Zachary Taylor derrotou as forças do México e começou a mover para o sul após infligir mais de mil vítimas. Em julho e agosto de 1846, a Marinha dos Estados Unidos apreendeu Monterey e Los Angeles, na Califórnia. Em setembro de 1846, o exército de Taylor lutou contra as forças do general Ampudia para o controle da cidade mexicana de Monterey em uma batalha de três dias sangrentos. Após a captura da cidade pelos americanos, seguiu-se uma trégua temporária que permitiu aos dois exércitos se recuperarem da desgastante batalha de Monterey.
 Durante este tempo, o ex-presidente Antonio López de Santa Anna voltou para o México do exílio e foi criado e treinado um novo exército de mais de 20.000 homens para se oporem aos invasores. Apesar das perdas de grandes extensões de terra, e a derrota em várias grandes batalhas, o governo mexicano recusou-se a fazer a paz. Tornou-se evidente para Polk que apenas uma vitória completa no campo de batalha selaria o fim da guerra. A luta continuou nos desertos secos do norte do México aos Estados Unidos convencido de que uma expedição por terra para capturar a capital inimiga, Cidade do México, seria perigosa e difícil. Para este fim, o general Winfield Scott propôs o que se tornaria o maior desembarque anfíbio da história, (na época), e uma campanha para apoderarem a capital do México.
Em 9 de março de 1847, o general Scott desembarcou com um exército de 12 milhares de homens nas praias perto deVeracruz, mais importante porto oriental do México. A partir deste ponto, de março a agosto, Scott e Santa Anna lutaram uma série de sangrentas e duras batalhas do interior em direção a costa da Cidade do México. As batalhas mais importantes desta campanha incluem as batalhas de: Cerro Gordo  (18 de abril), Contreras (20 de agosto), Churubusco (20 de agosto), Molino del Rey (08 de setembro) e Chapultepec (13 de setembro). Finalmente, em 14 de setembro, o exército americano entrou na Cidade do México. A população da cidade ofereceu alguma resistência para os ocupantes, mas até meados de outubro, os distúrbios tinham sido debelados e o Exército dos Estados Unidos desfrutou controle total. Após a ocupação da cidade, Santa Anna renunciou à presidência, mas manteve o comando do seu exército. Ele tentou continuar as operações militares contra os americanos, mas suas tropas, derrotadas e desanimadas, se recusaram a lutar. Seu governo logo pediu a sua demissão militar. Operações de guerrilha contra as linhas levaram Scott de volta a Veracruz para abastecimento, mas esta resistência se mostrou ineficaz.
Em 2 de fevereiro de 1848 foi assinado o Tratado de Guadalupe Hidalgo, após ter sido ratificado pelos congressos dos dois países. O tratado previa a anexação de partes do norte do México para os Estados Unidos. Em troca, os Estados Unidos concordaram em pagar 15 milhões de dólares ao México como compensação para o território apreendido. A liderança militar mexicana foi muitas vezes inexistente, pelo menos quando comparada com a liderança norte-americana. E em muitas das batalhas, o canhão superior das divisões de artilharia dos Estados Unidos e as táticas inovadoras dos seus soldados viraram a maré contra os mexicanos. A guerra custou aos Estados Unidos mais de 100 milhões de dólares, e terminou a vida de 13 780 militares dos EUA. América derrotou o seu vizinho do sul mais fraco e um tanto desorganizado, mas não sem pagar um preço terrível.

Consequências

Ao final da guerra, o México foi obrigado a ceder grandes regiões do norte do país para os Estados Unidos. Estas regiões compreendem inteiramente aos atuais Estados americanos de CalifórniaNevadaTexas e Utah, inteiramente o Estado deNovo México (antes da Compra de Gadsden), e áreas dos Estados de Arizona,Colorado e Wyoming.
O presidente Antonio López de Santa Anna perdeu o poder no México após a guerra.
O general Zachary "Old Rough and Ready" Taylor usou sua fama como um herói de guerra para ganhar a Presidência em 1848. A ironia é que, na verdade, o presidente Polk, um democrata, foi empurrado para a guerra que levou Taylor, um Whig, a conquistar a Casa Branca.
As relações entre os Estados Unidos e o México permaneceram tensas durante muitas décadas por vir, com vários encontros militares ao longo da fronteira.
Para os Estados Unidos, esta guerra proporcionou uma formação em terra para os homens que levariam os exércitos do norte e do sul na Guerra Civil Americana próximos.
A Guerra entre México e Estados Unidos foi um dos grandes fatores que precipitaram a Guerra Civil dos Estados Unidos. A constituição mexicana não admitia escravidão. Portanto, os novos territórios incorporados aos Estados Unidos eram estados livres. Isso perturbou o frágil equilíbrio de poder existente no congresso entre os estados escravagistas e os livres, e foi um dos fatores determinantes que impulsionaram o velho sul dos EUA para a sua frustrada busca da independência8 .
Apesar da popularidade inicial nos Estados Unidos, a guerra foi marcada pelo crescimento de um movimento anti-guerra alto que incluiu americanos de vulto como Ralph Waldo Emerson, ex-presidente John Quincy Adams e David Henry Thoreau. O centro do sentimento anti-guerra gravitava em torno da Nova Inglaterra, e foi diretamente ligado ao movimento para abolir a escravidão. Texas se tornou um estado de escravos após sua anexação aos Estados Unidos.
Um aspecto interessante da guerra envolve o destino de desertores do Exército dos EUA de origem irlandesa que se juntou ao exército mexicano como o San Patricio Batallón (Batalhão de São Patrício). Este grupo de imigrantes irlandeses católicos rebelou-se contra o tratamento abusivo por parte de oficiais protestantes, nascidos nos Estados Unidos e no tratamento da população católica do México pelo Exército dos EUA. Neste momento da história americana, os católicos eram uma minoria de maus-tratos, e os irlandeses eram um grupo étnico indesejado nos Estados Unidos. Em setembro de 1847, o Exército dos EUA enforcou dezesseis membros sobreviventes da San Patricio como traidores. Até hoje, eles são considerados heróis no México.
No México, um dia especial é lembrado para comemorar a bravura dos cadetes militares adolescentes na academia militar no Castelo de Chapultepec, que foi atacada pelo exército de Winfield Scott em 13 de setembro de 1847. "Dia de Los Niños Heroes de Chapultepec" (dia dos heróis meninos de Chapultepec), é comemorado todos os anos no aniversário da batalha.
Ordenados a se retirar por seu comandante, esses jovens cadetes que juntaram-se à luta e são homenageados todos os anos, são os quatro cadetes (Francisco Marquez, o caçula, tinha treze anos) e seu líder, o tenente Juan de la Barrera o mais velho, 20 anos de idade), que perderam suas vidas nessa batalha.
Cquote1.svgPobre do México, tão longe de Deus e tão perto dos Estados UnidosCquote2.svg

Curiosidades

Esta guerra caracterizou o primeiro grande desembarque anfíbio pelas forças dos EUA na história.

A derrota do México foi a primeira vez 
que uma força inimiga ocupava a capital da nação.
 Os franceses também ocupariam a Cidade do México na década de 1860.
A Verdadeira História do Comunismo-Nazismo Soviético - 86 min.



Fontes:
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Licença padrão do YouTube
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres.
 Sejam abençoados todos os seres.