terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A FUNÇÃO DA ARTE - Carla A.G.Ferreira



    
A função terapêutica da arte.

         “A arte requer o homem inteiro”, esta frase faz parte de um tratado alquímico e foi citada por Jung, em seu livro Psicologia e Alquimia.

A FUNÇÃO DA ARTE   TERAPÊUTICA:

            “A arte requer o homem inteiro”, esta frase faz parte de um tratado alquímico e foi citada por Jung, em seu livro Psicologia e Alquimia. Esta idéia sempre me intrigou. Ficava me perguntando: porque o homem inteiro? E as pessoas que se sentiam divididas interiormente, será que nunca poderiam criar?

Vivenciando o processo artístico, tive contato com a força integradora da arte. Em si, a arte gera a energia que amálgama o pensar, o sentir e o agir numa única direção, sem divisões internas durante o instante da criação, tornando o homem íntegro em si mesmo.
            Atualmente, será que nossos pensamentos, nossos sentimentos e nossas ações caminham de mãos dadas numa única direção? Quem tem tempo para refletir sobre isso? Será que, como a vida tornou-se tão apressada, nos atropelamos?
            De um modo geral o que não damos a devida atenção, tende a regressar de maneira nem sempre agradável. Quanto mais energia investimos na repressão do nosso pensar, sentir ou agir, com mais força e energia este material retornará. Seja através de sonhos, “atos falhos” ou mesmo situações cotidianas, que de forma inconsciente, atraímos; para que o que foi reprimido aflore e então possamos realizar nosso aprendizado e evoluir.

            Ocorre que geralmente estes fatos nos surpreendem e sempre atribuímos culpa a terceiros: vizinhos, mulher, marido, empregada, filhos ou até ao cachorro. Mas é o barulho interno que incomoda e somente cada indivíduo é responsável por seu próprio ruído Ter uma mente capaz de ficar em silêncio é uma grande dádiva. Quando temos plena consciência de nossa paz interior, estamos aptos a suportar os mais e turbulentos e desconcertantes eventos do dia-a-dia. Do contrário, qualquer acontecimento torna-se estressante.

            O escritor Fernando Pessoa dizia que “navegar é preciso, viver não”; quando se referia à impermanência da vida. Ao navegar, ele poderia ajustar a rota de viagem, chegando ao seu destino, mesmo que de maneira inesperada... Porque na vida, o que é que nós controlamos? Por isso ele se preocupava em navegar (criar), a vida aconteceria por si própria.

            Fernando privilegiava a sua arte como forma de estar vivo. Era o que dava sentido a si mesmo. Sem poder criar e expressar sua arte, qual o sentido da vida para um ator, bailarino, artista plástico, poeta ou cidadão comum?

            A psiquiatra junguiana Nise da Silveira, foi a precursora na utilização de materiais e técnicas artísticas no Brasil, com a terapia ocupacional, para auxiliar o tratamento de clientes do Hospital Psiquiátrico Pedro II, no Rio de Janeiro.
Em seu trabalho, ela expõe como a criação artística tem o poder de incentivar a vida em seu sentido mais primitivo: na sensação de existência através de uma obra, pela organização e integração dos impulsos inconscientes. Sem nenhuma pretensão de transformar os clientes em artistas ou produtores de arte, Nise enfatizava o contato com esses materiais que , de alguma forma, induziam a energia psíquica a expressar-se de maneira concreta, criativa e constante. Através da manipulação de objetos externos, a energia psíquica modifica estes materiais e por eles é alterada. Como em um processo alquímico, o padrão mental e os elementos que são manuseados sofrem uma verdadeira metamorfose.

            Atualmente, a arteterapia convoca o princípio da reciprocidade e da transformação: a capacidade de reverter vivências traumatizantes em situações psiquicamente suportáveis.
Dentro da função terapêutica da arte é de suma importância a vivência: criar através da literatura, escultura, pintura, desenho livre... Deste modo, estamos resgatando o contato com o belo dentro de cada um. A cultura cura e a harmonia também, deixando de lado o estético superficial e dando importância ao equilíbrio interior. Cria-se então um movimento, que começa no interior e reverbera no exterior. O mundo interno e o externo alinham-se automaticamente.

            A evolução acontece por estarmos dispostos a passar pelo processo de integrar o bem e o mal em nós mesmos. E não cair na armadilha mental de ficar buscando eternamente uma causa externa disso ou daquilo, sempre se questionando: “porque não consigo mudar?”

            Aprumando pensamentos, sentimentos e ações através da linha condutora do processo criativo (artístico), saberemos qual a direção tomar em cada situação da vida.
Conduzimos a vida conectados ao coração (ao cerne de nosso ser) e não de um ponto de vista do controle pelo controle em si.

            Pode-se eleger, dessa forma, nosso papel no mundo: criadores da realidade ou reprodutores de uma realidade imposta por outras pessoas, tendências, formadores de opinião, televisão...

            A escolha deve ser feita a cada instante e a vida não
espera. Quem sabe quando ela vai bater a nossa porta    com mais um desafio?

            O poeta Fernando Sabino, nos lembra que:

“De tudo ficaram três coisas...
A certeza de que estamos sempre começando...
                A certeza de que é preciso continuar...
A certeza de que podemos ser interrompidos antes de terminar...
Façamos da interrupção um caminho novo...
Da queda, um passo de dança...
Do medo, uma escada...
Do sonho, uma ponte...
Da procura, um encontro!!!”

  Tudo por amor à arte!!!

                  Carla A. G. Ferreira. 
Fonte:
A FUNÇÃO DA ARTE
  Tudo por amor à arte
               Carla A. G. Ferreira.  CRP 05/28816, RJ
                        carla.agf@gmail.com
Sejam felizes todos os seres.
Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Defendendo os Rios da Amazônia - Parte 1


Milhares de plantas
animais e tribos indígenas
- completam Rio Xingú
*
Belo é o Rio Xingú
a correr naturalmente
- conforme sua natureza.

Desastre Amazônico - resultado incrível!
















Ben Wikler - Avaaz.org
 para mim

mostrar detalhes 20:12 (1 hora atrás)

Uau -- 150.000 assinaturas em apenas 5 dias! Vamos aumentar a energia e os números -- nós temos poucos dias para organizar uma entrega poderosa da nossa petição em Brasília -- assine agora e depois encaminhe o alerta! 
 Caros amigos,


O Presidente do IBAMA se demitiu na quarta-feira passada sob forte pressão para permitir a construção do desastroso Complexo Hidrelétrico de Belo Monte, que iria devastar uma área imensa da Amazônia e expulsar milhares de pessoas. Proteja a Amazônia seus povos e suas espécies -- assine a petição para Presidente Dilma contra a barragem e pedindo eficiência energética:

O Presidente do IBAMA se demitiu na quarta-feira passada devido à pressão para autorizar a licença ambiental de um projeto que especialistas consideram um completo desastre ecológico: o Complexo Hidrelétrico de Belo Monte.

A mega usina de Belo Monte iria cavar um buraco maior que o Canal do Panamá no coração da Amazônia, alagando uma área imensa de floresta e expulsando milhares de indígenas da região. As empresas que irão lucrar com a barragem estão tentando atropelar as leis ambientais para começar as obras em poucas semanas.

A mudança de Presidência do IBAMA poderá abrir caminho para a concessão da licença – ou, se nós nos manifestarmos urgentemente, poderá marcar uma virada nesta história. Vamos aproveitar a oportunidade para dar uma escolha para a Presidente Dilma no seu pouco tempo de Presidência: chegou a hora de colocar as pessoas e o planeta em primeiro lugar. Assine a petição de emergência para Dilma parar Belo Monte – ela será entregue em Brasília, vamos conseguir 300.000 assinaturas:

https://secure.avaaz.org/po/pare_belo_monte/?vl

Abelardo Bayma Azevedo, que renunciou à Presidência do IBAMA, não é a primeira renúncia causada pela pressão para construir Belo Monte. Seu antecessor, Roberto Messias, também renunciou pelo mesmo motivo ano passado, e a própria Marina Silva também renunciou ao Ministério do Meio Ambiente por desafiar Belo Monte. 

A Eletronorte, empresa que mais irá lucrar com Belo Monte, está demandando que o IBAMA libere a licença ambiental para começar as obras mesmo com o projeto apresentando graves irregularidades. Porém, em uma democracia, os interesses financeiros não podem passar por cima das proteções ambientais legais – ao menos não sem comprarem uma briga.

A hidrelétrica iria inundar 64.000 hectares da floresta, impactar centenas de quilômetros do Rio Xingu e expulsar mais de 40.000 pessoas, incluindo comunidades indígenas de várias etnias que dependem do Xingu para sua sobrevivência. O projeto de R$30 bilhões é tão economicamente arriscado que o governo precisou usar fundos de pensão e financiamento público para pagar a maior parte do investimento. Apesar de ser a terceira maior hidrelétrica do mundo, ela seria a menos produtiva, gerando apenas 10% da sua capacidade no período da seca, de julho a outubro.

Os defensores da barragem justificam o projeto dizendo que ele irá suprir as demandas de energia do Brasil. Porém, uma fonte de energia muito maior, mais ecológica e barata está disponível: a eficiência energética. Um estudo do WWF demonstra que somente a eficiência poderia economizar o equivalente a 14 Belo Montes até 2020. Todos se beneficiariam de um planejamento genuinamente verde, ao invés de poucas empresas e empreiteiras. Porém, são as empreiteiras que contratam lobistas e tem força política – a não ser claro, que um número suficiente de nós da sociedade, nos dispormos a erguer nossas vozes e nos mobilizar.


A construção de Belo Monte pode começar ainda em fevereiro.O Ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, diz que a próxima licença será aprovada em breve, portanto temos pouco tempo para parar Belo Monte antes que as escavadeiras comecem a trabalhar. Vamos desafiar a Dilma no seu primeiro mês na presidência, com um chamado ensurdecedor para ela fazer a coisa certa: parar Belo Monte, assine agora:

https://secure.avaaz.org/po/pare_belo_monte/?vl
 
Assine a petição!


Acreditamos em um Brasil do futuro, que trará progresso nas negociações climáticas e que irá unir países do norte e do sul, se tornando um mediador de bom senso e esperança na política global. Agora, esta esperança será depositada na Presidente Dilma. Vamos desafiá-la a rejeitar Belo Monte e buscar um caminho melhor. Nós a convidamos a honrar esta oportunidade, criando um futuro para todos nos, desde as tribos do Xingu às crianças dos centros urbanos, o qual todos nós podemos ter orgulho.

Com CONFIANÇA !!
Ben, Graziela, Alice, Ricken, Rewan e toda a equipe da Avaaz

Fontes:

Belo Monte derruba presidente do Ibama:
http://colunas.epoca.globo.com/politico/2011/01/12/belo-monte-derruba-presidente-do-ibama/

Belo Monte será hidrelétrica menos produtiva e mais cara, dizem técnicos:
http://g1.globo.com/economia-e-negocios/noticia/2010/04/belo-monte-sera-hidreletrica-menos-produtiva-e-mais-cara-dizem-tecnicos.html

Vídeo sobre impacto de Belo Monte:
http://www.youtube.com/watch?v=4k0X1bHjf3E

Uma discussão para nos iluminar:
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101224/not_imp657702,0.php

Questão de tempo:
http://oglobo.globo.com/economia/miriam/posts/2011/01/13/questao-de-tempo-356318.asp

Dilma: desenvolvimento com preservação do meio ambiente é "missão sagrada":
http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20110101161250&assunto=27&onde=Politica

Em nota, 56 entidades chamam concessão de Belo Monte de 'sentença de morte do Xingu':
http://oglobo.globo.com/economia/mat/2010/08/26/em-nota-56-entidades-chamam-concessao-de-belo-monte-de-sentenca-de-morte-do-xingu-917481377.asp

Marina Silva considera 'graves' as pressões sobre o Ibama:
http://www.estadao.com.br/noticias/economia,marina-silva-considera-graves-as-pressoes-sobre-o-ibama,475782,0.htm

Segurança energética, alternativas e visão do WWF-Brasil:

http://assets.wwfbr.panda.org/downloads/posicao_barragens_wwf_brasil.pdf


Apoie a comunidade da Avaaz! Nós somos totalmente sustentados por doações de indivíduos, não aceitamos financiamento de governos ou empresas. Nossa equipe dedicada garante que até as menores doações sejam bem aproveitadas -- clique para doar.



A Avaaz é uma rede de campanhas globais de 5,6 milhões de pessoas
que se mobiliza para garantir que os valores e visões da sociedade civil global influenciem questões políticas internacionais. ("Avaaz" significa "voz" e "canção" em várias línguas). Membros da Avaaz vivem em todos os países do planeta e a nossa equipe está espalhada em 13 países de 4 continentes, operando em 14 línguas. Saiba mais sobre as nossas campanhas aqui, nos siga no Facebook ou Twitter.

Esta mensagem foi enviada para zenarth@gmail.com. Para mudar o seu email, língua ou outras informações, envie um email para info [@]t avaaz.org. Não quer mais receber nossos alertas? Clique aqui para remover o seu email.

Para entrar em contato com a Avaaz, não responda este email, escreva para nós no link www.avaaz.org/po/contact.
YouTube - Vídeos desse e-mail

Assine a petição!
 
Milhares de plantas
animais e tribos indígenas
- embelezam Rio Xingú
Sejam felizes todos os seres
Vivam em paz todos os seres
Sejam abençoados todos os seres