quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

VIA LÁCTEA - NOSSA GALÁXIA


x
 
VIA  LÁCTEA  - GATO AZUL 
Evoluindo no espaço
eis o gatinho azul confiante
-nossa Via Láctea.

VIA LÁCTEA   -  GATO-DOURADO 
Observe a imagem
  verá um gato de  cabeça dourada,
de frente,caminhando.

Cosmos - Via Lactea (TV Escola) 

http://www.youtube.com/watch?v=SVjbBjS-SKc

— Mais um documentário da série Francesa "Cosmos". Neste episódio, exibido pela TV Escola em Dez/2000, vamos conhecer a nossa galáxia a "Via Láctea" e também entender como nascem, vivem e morrem as estrelas. Do ponto de vista humano, teremos clara noção da grandeza do tempo que se passa no Universo, bem como o seu tamanho. Produção System TV, narração de Garcia Júnior.

 O Universo: 

A VIA LÁCTEA

Prof. Renato Las Casas (02/07/01)

       O Céu como um todo, é muito bonito de se ver.
      A sensação que temos vendo a abóbada celeste estrelada nos envolvendo é tão forte que deixamos para os poetas a sua explicação.
      No magnífico cenário que é o céu visto a olho nu de um local sem a poluição (luminosa principalmente) característica das grandes cidades, destacam-se por suas belezas; a Lua e uma tênue faixa luminosa que corta o céu de fora a fora - a Via Láctea.
      Na nossa civilização, o nome Via Láctea vem dos gregos antigos, que a viam como um "caminho de leite" no céu. É encontrada nas mais diversas culturas com os mais diversos nomes. Os índios Tembé (sul do Pará) a chamam de "Caminho da Anta"; por exemplo.


 
      No início do século XVII, com a invenção do telescópio, vimos que a luz da Via Láctea consiste da luz "misturada" emitida por um número muito grande de estrelas. Quanto maior o telescópio utilizado, mais estrelas são vistas (individualizadas) nessa faixa do céu.
      Hoje sabemos que essa faixa é a visão que temos de nossa própria galáxia, vendo-a por dentro. Galáxias são os agrupamentos imensos nos quais se reúnem as estrelas (e entre elas muito gás e poeira).


 
      Adotamos o nome Via Láctea para a nossa galáxia. Ela é do tipo espiral. Sua forma é denunciada pelo grande acúmulo de estrelas em um plano (o plano da faixa luminosa que vemos no céu). Não podemos ver distante ao longo do plano da Via Láctea, devido à grande quantidade de poeira aí existente.O tamanho de nossa galáxia e a localização do Sol, entretanto, são conhecidos há quase 80 anos. Isso foi possível observando aglomerados estelares (globulares) que se distribuem fora do plano da galáxia. Estimamos que a Via Láctea possui entre 200 e 250 bilhões de estrelas.


 
      O Centro de nossa galáxia fica na direção da constelação de Sagitário que nessa época do ano se encontra em excelentes condições de observação à partir de Minas Gerais. (Encontramos vários tipos de nebulosas e aglomerados estelares nessa região.) Vendo do Sistema Solar, essa é a porção mais brilhante da Via Láctea. Também aí, como ao longo de todo o plano de nossa galáxia, não podemos ver longe, devido à grande quantidade de poeira existente em todo disco da Via Láctea.


 
      Luz (onda eletromagnética) de freqüência (cor) diferente, é absorvida diferentemente pelo meio interestelar. Isso faz com que tenhamos visões diferentes de uma mesma região do céu, se a observamos em "cores" diferentes. Na luz visível, por exemplo, é tão absorvida pelo meio que em qualquer interestelardireção do plano da Via Láctea, não podemos ver mais do que a algumas centenas de anos-luz de distância. Fotografias de uma mesma região do céu, feitas em freqüências diferentes, nos revelam objetos e constituintes diferentes, presentes a distâncias também diferentes.


 
      Ondas na faixa de Radio são emitidas por gás quente ionizado e elétrons de alta energia se movendo na presença de campos magnéticos; Hidrogênio Atômico se concentra em grandes nuvens de gás e poeira; Hidrogênio Molecular está presente em densas nuvens, muitas delas sítios de formação estelar; o Infravermelho é emitido por poeira "aquecida" por estrelas próximas, enquanto que grande parte do Infravermelho próximo (ao visível) é emitido por pequenas estrelas frias (tipo K); Raio X é emitido por moléculas de gazes quentes em colisão e os Raios Gama se originam de colisões de raios cósmicos com núcleos de Hidrogênio em nuvens interestelares.


.

 http://www.youtube.com/watch#v=kpfaWyTOb_k&feature=related


 NOSSA  GALÁXIA
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/videos/nossa-galaxia-video.php


Sejam felizes todos os seres.
Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.


 .
 Fonte;
Observatório Frei Rosário - UFMG
 http://www.observatorio.ufmg.br/pas32.htm

Gustav Holst - The Planets Op.32

MOVIMENTO DOS PLANETAS

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/videos/movimentos-dos-planetas-video.php

Gustav Holst - The Planets Op.32 Mars, the Bringer of War 

http://www.youtube.com/watch#v=6NeQ1h6lzLI&feature=related


Gustav Holst - The Planets Op.32 Jupiter 

http://www.youtube.com/watch#videos=By62fjNXKak&v=L6NopU9K_8M


Gustav Holst - The Planets Op.32 Saturn 

http://www.youtube.com/watch#v=ESARBMvPJ4M&feature=related 

 

Gustav Holst - The Planets Op.32 Neptune, the Mystic 

http://www.youtube.com/watch?playnext=1&playnext_from=TL&videos=By62fjNXKak&v=yaNuYvj-jcc&nocache=1266503796714&ajax=1



Gustav Holst - The Planets Op.32 Mercury, the Winged Messeng 

http://www.youtube.com/watch#v=6yIKu3LSwcE&feature=related 

 

Gustav Holst - The Planets Op.32 Uranus, the Magician

 http://www.youtube.com/watch#v=51oHwMiqslo&feature=related


Sejam felizes todos os seres.
Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.