sábado, 20 de junho de 2015

A MORTE DE MUAMMAR GADDAFI



O Discurso que matou Gaddafi - 9 min.



O Discurso de Gaddafi na ONU - 21 min.


Entrevista de Alberto Pelaéz : Muammar Gaddafi -13 min.

Hillary Clinton (JUDIA-SIONISTA) 
e a Morte de Gaddafi - 


Saag - A morte de Gaddafi abre portas para o Ocidente - 6 min.


A Morte de Gaddafi Prevista em 1980 - 4 min.


Últimos Minutos de Mutassim Kaddafi - 4 min.


Adriana Carranca comenta a Morte de Gaddafi - 30 min.

Este longo  comentário
 não passa de ridícula inversão de toda a história.
É a prova mais estúpida de manipulação da mídia 
- é  uma afronta aos minimamente inteligentes - 
É... os anglo-sionistas estão conseguindo realizar 
seus planos de destruir  governos de nações ricas em ouro e petróleo

Esta coisa horrível vai ficar aqui registrada - sujando minha página
 - logo se envergonharão de gastarem meia hora para enganar ...




O coronel Muamar Kadafi, líder deposto da Líbia morto nesta quinta-feira , passou 42 anos no poder e se tornou o líder com mais tempo de governo tanto na África quanto no mundo árabe.

A onda de protestos que encerrou seu governo começou há sete meses. Ele estava foragido desde agosto, quando forças do Conselho Nacional de Transição (CNT), órgão político dos rebeldes e hoje governo interino da Líbia, tomaram o controle da capital, Trípoli.

Sua morte foi anunciada nesta quinta-feira pelo premiê do CNT, Mahmoud Jibril, durante entrevista coletiva concedida em Trípoli. "Esperávamos por esse momento há muito tempo. Muamar Kadafi foi morto", disse.

Kadafi passou a comandar a Líbia em 1969, quando tinha 27 anos e depôs o rei Idris 1º em um golpe de Estado. Tido como um político habilidoso, conseguiu tirara seu país do isolamento diplomático e sempre foi conhecido pelo estilo extravagante de se vestir e por usar guarda-costas do sexo feminino.

------------------------

Morte de Muammar al-Gaddafi
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, podendo ainda necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.

Muammar al-Gaddafi.
A morte de Muammar al-Gaddafi (7 de junho de 1942 - 20 de outubro de 2011) ocorreu no dia 20 de outubro de 2011, quando o chefe de estado da Líbia tinha 69 anos de idade. Ele foi morto em Sirte, o último redulto de resistência de seus partidários.

Índice  [mostrar] 
Antecedentes[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Líbia de Gaddafi
Muammar al-Gaddafi foi ditador, político, militar, ideólogo e governante absoluto de seu país, sendo de facto chefe de estado da Líbia de 1 de setembro de 1969 até 23 de agosto de 2011, quando foi deposto após a Guerra Civil Líbia e morto na batalha de Sirte. Durante seus mais de 40 anos como ditador, Gaddafi adquiriu o status de ditador de seu país e impos leis que favoreciam todos os seus partidários e companheiros e oprimiam com forte violencia a seus opositores,1 adquiriu de forma ilegal uma fortuna estimada em mais de 20 bilhões de dólares.2

Relato dos últimos dias[editar | editar código-fonte]
No início de novembro de 2011, Mansour Daou, que foi uma figura proeminente do regime deposto e chefe da guarda pessoal de Muammar al-Gaddafi, concedeu um entrevista à CNN3 , enquanto aguardava julgamento em um centro de detenção na cidade de Misrata, na qual relatou que:

em 18 de agosto de 2011, Muammar al-Gaddafi deixou Trípoli e fugiu para Sirte, onde viveu seus últimos dias muito atormentado, lendo livros e fazendo anotações, fazendo mudanças de esconderijo em casas abandonadas a cada três ou quatro dias, no final, ele e seus comandados não tinham água, energia ou comunicação com o mundo exterior;
em 20 de outubro de 2011, foi formado um comboio de mais de 40 veículos que deveria fugir de Sirte antes do amanhecer em direção à aldeia de Jaref, localizada a 20 quilômetros a oeste da cidade sitiada, para que o líder deposto pudesse passar seus últimos momentos no local onde havia nascido, mas o comboio somente partiu por volta das 8 horas da manhã e aviões da Otan rapidamente atingiram um dos veículos do comboio, o impacto da explosão acionou os airbags no carro ele estava junto Muammar al-Gaddafi, que sofreu uma lesão leve na cabeça ou no peito, foi um momento de caos, confusão e horror;
um segundo ataque aéreo causou um maior número de vítimas e atingiu o carro onde eles estavam e, por isso, eles tiveram que tentar continuar a fuga a pé, mas foram cercados por partidários do novo regime e tentaram se proteger em tubos de drenagem;
enquanto tentava se proteger, foi atingido por estilhaços nas costas e perdeu a consciência, razão pela qual não sabe de detalhes posteriores relativos à morte do líder deposto;4
Captura[editar | editar código-fonte]
Coordenadas: 31°11’43”N, 16°31’18”L
Às 08:30h (horário local) um 75 veículos, que além de Muammar Gaddafi, também transportava seu filho Mutassim e o comandante militar Abu Bakr Younis Jabr fugiu de Sirte em alta velocidade, mas foi atingido por um avião de guerra francês a aproximadamente 3 ou 4 Km a oeste da cidade, perto da rotunda ocidental.

Esse primeiro ataque destruiu apenas um veículo e o comboio se dispersou em vários grupos, o grupo onde estava Gaddafi mudou a direção de fuga em direção ao sul e foi atingido por um segundo ataque que destruiu 11 veículos, inclusive o que conduzia o líder deposto, que tentou continuar a fuga a pé, procurando refúgio em dois tubos de drenagem, mas foram cercados por forças rebeldes. Gaddafi foi capturado por volta do meio-dia 5 .

A versão oficial[editar | editar código-fonte]
Segundo o primeiro ministro Mahmoud Jibril, Gaddafi estava bem de saúde por ocasião de sua captura, mas quando ele estava sendo colocado em um caminhão pick-up ocorreu uma troca de tiros entre forças novo regime e apoiadores do líder deposto, e foi durante esse tiroteio que Gaddafi foi baleado na cabeça 6 . Essa versão foi confirmada por Omran al-Oweib, comandante da brigada que capturou Gaddafi.7 Porém, vídeos feitos com telefones celulares mostravam que tanto Gaddafi quanto seu filho Mutassim estavam vivos ao serem capturados. Diante dessas circunstâncias, que fomentou a pressão dos aliados ocidentais, o CNT prometeu que iria investigar a forma como Gaddafi e seu filho foram mortos8 .

Morte segundo a mídia[editar | editar código-fonte]
Muammar al-Gaddafi foi anunciado oficialmente como morto após o Conselho Nacional de Transição da Líbia dar uma nota à Al Jazeera.9 10 De acordo com algumas fontes, Gaddafi teria sido encontrado em um boeiro e ferido nas pernas ou teria levado dois tiros no peito.11 12 Outros acreditam ter sido subjulgado pelas forças de oposição. Imagens de um vídeo amador mostram o corpo ensaguentado do ex-ditador, ainda vivo, sendo carregado como um troféu em Sirte.13 Jornais e portais de notícias pelo mundo também levantaram a hipótese de participação estrangeira na morte. Falando sobre as eleições parlamentares no seu país, o então primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, afirmou, sem mostrar qualquer evidência, que a ação teria sido realizada por aviões americanos não-tripulados.14 Outras fontes, de países da África do Norte, denunciaram que Gadaffi teria sido supostamente assassinado por um agente do serviço secreto francês agindo sob ordens do então presidente daquele país, Nicolas Sarkozy.15 Todas as teorias foram negadas pelas partes envolvidas.15

Relatório do Human Rights Watch[editar | editar código-fonte]
Cerca de um ano após o evento o Human Rights Watch publicou um relatório com as seguintes conclusões16 :

antes da captura, Gaddafi foi ferido por estilhaços de uma granada de mão, que matou seu ministro da defesa Abu Bakr Younis Jabr;
após a captura sofreu perfurações no traseiro causadas por uma baioneta que resultaram em uma grande hemorragia que deu causa à sua morte;
Gaddafi já estaria morto quando uma bala atingiu sua cabeça;
os partidários do novo regime também executaram seu filho Mutassim e mais de sessenta partidários do regime deposto;
o médico que realizou a necrópsia foi ameaçado de morte para manter suas descobertas em segredo;
Enterro em local secreto[editar | editar código-fonte]
Após a morte o corpo foi colocado em uma câmara frigorífica na cidade de Misrata, ao lado do corpo de seu filho Mutassim e do comandante militar Abu Bakr Younes, o enterro foi adiado, em meio a disputas para determinar onde os corpos seriam enterrados, na época debatia-se se o enterro ocorreria em Misrata, em Sirte (cidade natal do líder morto) ou em outro lugar, no final decidiu-se enterrá-los em um lugar secreto para evitar que o local do enterro se convertesse em um santuário17 .

Em 23 de outubro de 2011, foi revelado o testamento de Muammar Gaddafi, no qual ele revelava o desejo de ser enterrado no túmulo de sua família em Sirte e pedia aos seus partidários que continuassem a resistir e a lutar contra qualquer agressão estrangeira contra a Líbia18 19 , mas seu desejo de ser enterrado em sua cidade natal não foi atendido, apesar dos apelos de sua tribo, que também queria enterrar seu patrono e líder em Sirte, pois em 25 de outubro, Muammar Gaddafi, seu filho Mutassim e o comandante militar Abu Bakr Younes foram enterrados em um local secreto no deserto líbio, antes do enterro houve uma cerimônia religiosa, presidida três líderes religiosos que apoiaram o líder deposto até o fim: Khaled Tantoush, Medina Shwarfa e Samira Jarousi, que contou também com a presença de: Sharif al-Gaddafi, sobrinho neto de Gaddafi; de dois primos: Mansour Daou e Ahmed Ibrahim; Huneish Nasr, motorista pessoal por um longo período; e de dois filhos de Younes, todos capturados no dia 20 de outubro8 17 .

Reações[editar | editar código-fonte]
altos funcionários do CNT declararam que sua morte permitiria declarar a libertação do país após oito meses de derramamento de sangue;
o Presidente norte-americano, Barack Obama disse que aquela morte marcava o fim de um capítulo longo e doloroso para a Líbia, que agora teria a oportunidade de determinar seu próprio destino;
o Primeiro-ministro britânico, David Cameron, após a notícia, disse que a população da Líbia tinha uma chance ainda maior para construir, por conta própria, um futuro forte e democrático;
o Presidente da União Europeia, Herman Van Rompuy, declarou que aquela morte marcava o fim de uma era do despotismo;
o Secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, declarou que os acontecimentos do dia 20 de outubro de 2011 representavam uma transição histórica para a Líbia;
o chanceler francês Alain Juppé demonstrou contentamento com o "fim de 42 anos de tirania" na Líbia e disse que a França estava "orgulhosa" por ter ajudado a trazer a liberdade ao país20 ;
o Presidente venezuelano, Hugo Chávez, declarou que a morte de Gaddafi foi um "assassinato", e afirmou que o líder deposto seria agora lembrado como um "mártir"21 ;
o Congresso Nacional Africano, principal partido político da África do Sul, lamentou o "assassinato hediondo" de Muammar Gaddafi22 ;
a população de Niamey, capital do Níger, recebeu com amargura e frustração a notícia da morte do "Guia líbio"23 , outras comunidades subsaarianas tiverem uma reação semelhante, pois tinham uma imagem positiva do líder morto, devido às políticas sociais dirigidas aos povos da África durante o regime deposto24 , um senador nigeriano disse a imprensa local de seu país que "Gaddafi foi um dos grandes líderes africanos" e fez menção ao papel politico dele na região24 , em Uganda, 30 mil pessoas compareceram numa celebração religiosa para demonstrar luto pela morte do ex-líder líbio.25 ;
em uma entrevista concedida em 15 de dezembro de 2011, o primeiro ministro russo, e candidato à presidência daquele país, Vladimir Putin, acusou forças especiais dos EUA de estarem envolvidas no assassinato de Gaddafi26 , por sua vez, os militares norte-americanos ridicularizaram a acusação27 ;
em 16 de dezembro de 2011, o procurador do Tribunal Penal Internacional, Luís Moreno OCampo, afirmou que a morte do líder líbio deposto poderia ser considerada um crime de guerra,28 a declaração ocorreu um dia após a divulgação de uma carta na qual Aisha Gaddafi solicitou a abertura de um inquérito para investigar a morte de seu pai e de seu irmão29 .
Após a morte de Gaddafi[editar | editar código-fonte]

Após sua morte em 20 de outubro, as Nações Unidas pediram uma investigação para saber se o ditador líbio foi morto em combate ou se foi executado o que seria um crime pois se fosse capturado vivo deveria ser julgado oficialmente, seu corpo foi enterrado em 25 de outubro, em algum lugar secreto do deserto Líbio, Gaddafi assim que foi morto foi levado para uma câmara fria e ficou exposto para visitação pública, juntamente com o corpo de seu filho Mo'tassim e do chefe militar do regime Abu Bakr Yunis Jaber, durante 4 dias,30 dando um fim ao governo autoritário do ditador Líbio, Segundo Mahmoud Jibril primeiro ministro do Conselho Nacional de Transição (CNT), a autópsia determinou que o líder deposto foi morto por um ferimento de bala na cabeça. Existem duvidas se Gaddafi foi capturado vivo e executado ou se foi morto após os últimos dias da batalha de Sirte.


Otan diz que vai coordenar fim da missão líbia após morte de Kadhafi
Declaração é uma confirmação ocidental da morte do ex-ditador.
Otan pediu que população trabalhe junta para construir um futuro melhor.
Do G1, com agências internacionais


7 comentários
A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) pediu nesta quinta-feira (20) aos líbios para colocar de lado suas diferenças após a morte do líder deposto Muammar Kadhafi. A aliança militar do Ocidente afirmou que irá coordenar o fim de sua missão militar com a Organização das Nações Unidas e a autoridade de transição da Líbia.

A declaração serviu para confirmar a informação divulgada desde a manhã pelo Conselho Nacional de Transição, que deve liderar o novo governo do país, de que o ex-ditador havia sido capturado e morto.

O ex-ditador da Líbia foi morto em um ataque de combatentes líbios nesta quinta-feira (20) próximo à cidade de Sirte. Ele morreu aos 69 anos. A morte de Muatassim, um dos filhos de Kadhafi, também foi divulgada por um dos comandantes das forças do novo regime. A rebelião contra Kadhafi começou em fevereiro deste ano na cidade de Benghazi e colocou a Líbia em uma violenta guerra civil e em crise humanitária. Desde o fim de agosto Kadhafi estava desaparecido: ele foi derrubado do poder após a tomada da capital, Trípoli, mas prometia reagir às tropas do Conselho Nacional de Transição (CNT), órgão político da rebelião líbia.

"Após 42 anos, o regime de medo do coronel Kadhafi finalmente chegou ao fim", afirmou o secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, em comunicado. "Apelo a todos os líbios para pôr de lado suas diferenças e trabalhar juntos para construir um futuro melhor."

Rasmussen pediu ao Conselho Nacional de Transição (CNT) para evitar quaisquer represálias contra civis e mostrar moderação ao lidar com as derrotadas forças pró-Kadhafi.
Saudando a implementação bem sucedida pela Otan de um mandato da ONU para proteger o povo líbio, ele acrescentou: "Vamos terminar a nossa missão em coordenação com a ONU e o Conselho Nacional de Transição".

Rasmussen declarou que com a queda dos últimos redutos de Gaddafi em Bani Walid e Sirte, "aquele momento (fim da missão) está agora mais perto".


saiba mais
Mapa mostra os principais locais da guerra civiil líbia após a morte kadhafi (Foto: Editoria de Arte/G1)Mapa mostra os principais locais da guerra civil líbia após a morte kadhafi (Foto: Editoria de Arte/G1)





execuções de vídeo publicados  Gaddafi é marcante em sua brutalidade. 




Казнь Муаммара Каддафи

https://youtu.be/VCVCYpQ1sjs


Raça imunda de animais civilizados


 

A imprensa ocidental publicou anteriormente desconhecidos vídeo últimos minutos da vida do líder líbio Muammar Gaddafi, barbaramente torturados proamerikaniskimi "oposição", tomou o poder na Líbia.
NOTA DE VÍDEO 18+
Antes da sessão de Gaddafi, sob a arma de um dos Estados-podderzhennogo US "Conselho Nacional de Transição", como o animal mostrou-o no telhado do caminhão.
Em torno histericamente gritando e tumultos "oposição", o líder líbio, que assumiu o prisioneiro. Gaddafi se realizou, mas, em seguida, por uma dor violenta, calor e humilhação começaram a perguntar algozes por misericórdia ou morte.
No começo de mídia social já apareceu execuções de vídeo terríveis do ex-líder sírio, deposto "oposição" com o apoio da intervenção dos Estados Unidos e da OTAN na Líbia. O que agora se tornou um país muito rico na região - eles sabem tudo. Além disso, a correspondência Hillary Clinton indicou que o "vbombilim Líbia na Idade da Pedra" Estados Unidos por causa do petróleo, ouro e temendo o controle francês sobre ele.
Acrescentamos que a Rússia, a ONU e mesmo odioso, como uma organização de direitos humanos Anistia Internacional disse - Gaddafi não podia matar, ele tinha o status de um prisioneiro. E mais ainda - para matar tanto na Idade Média.


Fontes:
Wikipédia
Licença padrão do YouTube
Читайте статью на нашем сайте http://bloknot.ru/
http://g1.globo.com/revolta-arabe/noticia/2011/10/otan-diz-que-vai
-coordenar-fim-da-missao-libia-apos-morte-de-kadhafi.html
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: