domingo, 16 de fevereiro de 2014

OLGÁRIA MATOS l TEMPO SEM EXPERIÊNCIA



Olgária matos - Tempo sem experiênci

O modo como enxergamos e vivemos a experiência do tempo foi profundamente alterado, no decorrer da história, em especial devido ao progresso científico e tecnológico. As consequências da "patologia do tempo" em nosso cotidiano são analisadas pela filósofa Olgária Matos.

Uma reflexão sobre o tempo sem experiência da contemporaneidade. Como a atual aceleração da sociedade cria a sensação de que não há tempo para nada. Na realidade, são os próprios mecanismos sociais e econômicos que necessitam dessa situação.

As diferenças entre tédio e monotonia podem caracterizar diferentes formas de se relacionar com o tempo.

A filósofa Olgária Matos possui pós-doutorado pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales e é
professora titular da Universidade de São Paulo. Foi curadora do módulo "Experiências no tempo".


Esta é a íntegra do programa Invenção do Contemporâneo 
que foi ao ar na TV Cultura no dia 8 de junho de 2009.
 
 
Olgária Matos - O Mito de Sísifo - 19min.
 
 
 
Educação e Democracia 2 - 31min.
 
Antônio Abujamra -Provocações - Olgária Matos - 16min.
 Antônio Abujamra -Provocações - Olgária Matos - 12min.

 
Rumos da Cidadania - 10min.

Olgária Matos



'Olgária Chain Feres Matos é professora titular da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), sendo a criadora e coordenadora do curso de Filosofia. Antes disso foi professora titular de Teoria das Ciências Humanas no Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, aposentando-se em 2005. É estudiosa da Escola de Frankfurt.
Sua tese de doutorado Os arcanos do inteiramente outro ganhou o Prêmio Jabuti de Ciências Humanas em 1990, quando foi lançada pela editora Brasiliense. Também escreveu As barricadas do desejo, livro sobre o maio de 1968 francês, e "Contemporaneidades", onde discute algumas das questões mais importantes do nosso tempo, sob o viés da filosofia, cultura, política e história. Entre 2003 e 2008, foi Professora no Mestrado em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso).
A filósofa Olgária Matos possui pós-doutorado pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales e é professora titular da Universidade de São Paulo. Foi curadora do módulo “Experiências no tempo”.

Publicado em 01/09/2013--Licença padrão do YouTube
Sejam felizes todos os seres.Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.
 

Nenhum comentário: