quinta-feira, 8 de setembro de 2011

PENSAMENTOS DE TEILHARD DE CHARDIN




"Em virtude da criação, e mais ainda da Encarnação, nada é profano neste mundo, para quem sabe ver".

"Ter consciência de que o trabalho humano aperfeiçoa o reino de Deus, e que o esforço é uma participação na Cruz de Cristo, eis o privilégio do homem cristão. É a Deus e a Deus somente que ele forma através da realidade das criaturas".

"Eu amo-Vos Jesus pela multidão que se abriga dentro de vós, que ouço, com todos os outros seres, falar, rezar, chorar, quando me junto a Vós".

"Se não nos amarmos uns aos outros pereceremo, porque para ser mais é preciso unir sempre mais".

"Ser é unir-se a si mesmo, ou unir os outros"

"É um dever sagrado para o cristão, em matéria de verdade humana, pesquisar e comunicar o que ele encontra aos profissionais e em nível profissional".

"Porque o Cristo é Ômega, o Universo está fisicamente impregnado, até no seu âmago material, da influência de sua natureza sobre-humana. A presença do Verbo encarnado penetra tudo como um Elemento Universal".

"Jesus crucificado não é um rejeitado ou um vencido. Pelo contrário. Ele é Aquele que carrega o peso e que sobreleva sempre, em direção a Deus, os progressos da marcha universal".

"Se meus escritos são de Deus, passarão. Se não são de Deus, só resta esquecê-los".

"O futuro é como as águas sobre as quais se aventurou o Apóstolo: carrega-nos na proporção de nossa fé".

"O Cristianismo mais tradicional, o do Batismo, da Cruz e da Eucaristia é susceptível de uma tradução onde passa o melhor das aspirações contemporâneas".

"Se eu pudesse mostrar apenas, por um instante que fosse, aquilo que eu vejo, acho que valeriam a pena todos os esforços de uma vida inteira".

"A única religião daqui por diante possível para o Homem é aquela que lhe ensinará, primeiro, a reconhecer, amar e servir apaixonadamente o Universo do qual ele faz parte".

"A coisa mais impossível de se deter no Mundo é a marcha de uma idéia. Nada poderia jamais impedir o Homem de procurar tudo pensar e tudo experimentar até fim".

"Tu que feres e curas, tu que resistes e és dócil, tu que arruínas e que constróis, tu que acorrentas e que libertas - seiva de nossas almas, Mão de Deus, Carne de Cristo, Matéria, eu te bendigo!"

"Quando, pela primeira vez, num ser vivo, o instinto se percebeu no espelho de si mesmo, foi o Mundo inteiro que deu um passo".

"Quanto mais o Homem se tornar Homem, menos aceitará se mover senão em direção do interminavelmente eindestrutivelmente novo: ... o Absoluto".

"O homem não é apenas um ser que sabe, mas é também um ser que sabe que sabe".

"A alma humana é feita para não estar sozinha".

"Matéria, Vida e Energia: as três colunas de minha visão e de minha felicidade interior".

"Todos os sofredores da Terra juntando seus sofrimentos para que a dor do Mundo se torne um grande e único ato de consciência, de sublimação e de união: ... uma das mais altas formas da obra da Criação".

"O Universo, considerado em seu conjunto, tem um fim e não pode errar de direção, nem parar no caminho".

"Todos os que querem afirmar uma verdade antes do tempo arriscam-se a descobrirem-se heréticos".

"Algum dia, quando tivermos dominado os ventos, as ondas, as marés e a gravidade... utilizaremos as energias do amor. Então, pela segunda vez na história do mundo, o homem descobrirá o fogo."

"Nosso Cosmo, no fundo, não é senão o lento nascimento de uma consciência universal".

"Amar a Deus não somente 'de todo o seu corpo e de toda a sua alma' mas detodo o Universo em evolução".

"Eu creio que o Universo é uma Evolução. Eu creio que a Evolução vai para o Espírito. Eu creio que o Espírito, no Homem, se conclui no Pessoal. Eu creio que o Pessoal supremo é o Cristo-Universal".

"Quando o Cristo, prolongando o movimento da sua encarnação, desce ao pão para substituí-lo, sua ação não se limita à parcela material que sua Presença vem, por um momento, volatizar. Mas a transubstanciação se aureola de uma real, ainda que atenuada, divinização de todo o Universo. Do elemento cósmico em que se inseriu, o Verbo age para subjugar e assimilar a Si todo o resto".

"Aquele que amou apaixonadamente a Jesus escondido nas forças que fazemmorrer a Terra, a Terra, desfalecendo, abraçá-lo-á maternalmente em seusbraços gigantes, e, com ela, ele despertará no seio de Deus".

"O grande acontecimento de minha vida foi a gradual identificação de dois sóis no céu de minha alma, sendo um o ápice cósmico postulado por uma evolução generalizada do tipo convergente e outro constituído pelo Jesus da fé cristã".

"Matéria, Vida e Energia: as três colunas de minha visão e de minha felicidade interior".

"Cada um de nós, quer queira quer não, liga-se, por todas as suas fibras materiais, orgânicas e psíquicas, a tudo que o circunda".

"Cada indivíduo carrega em si algo de todo o interesse final do Cosmo".

"Quando o sacerdote pronuncia as palavras: 'Isto é o meu corpo', as palavras incidem diretamente sobre o pão e diretamente transformam-no na realidade individual do Cristo. Mas a grande ação sacramental não pára neste acontecimento local e momentâneo... Há uma 'eucaristização' de toda a criação".

“Senhor, já que uma vez ainda, não mais nas florestas da França, mas nas estepes da Ásia, não tenho pão, nem vinho, nem altar, eu me elevarei acima dos símbolos até à pura majestade do Real, e vos oferecerei, eu, vosso sacerdote, sobre o altar da terra inteira, o trabalho e o sofrimento do mundo”.

Les citations de Pierre Teilhard de Chardin

«Le monde, je le sens de plus en plus, est une grande et terrible chose.»
[ Pierre Teilhard de Chardin ]

«Nulle chose n'est compréhensible que par son histoire.»
[ Pierre Teilhard de Chardin ] - L'avenir de l'homme

«Dans le monde, l'homme est entré sans bruit.»
[ Pierre Teilhard de Chardin ]

«L'amour est la plus universelle, la plus formidable et la plus mystérieuse des énergies cosmiques.»
[ Pierre Teilhard de Chardin ]

«Il n'existe qu'un seul Mal : la désunion.»
[ Pierre Teilhard de Chardin ]

«Tout ce qui monte, converge.»
[ Pierre Teilhard de Chardin ]

«Il est, en toute rigueur, illégitime de comparer entre eux deux hommes non contemporains l'un de l'autre.»
[ Pierre Teilhard de Chardin ] - L'apparition de l'homme

«Tous ceux qui veulent dire une vérité avant son heure risquent de se retrouver hérétiques.»
[ Pierre Teilhard de Chardin ]

«Seul le fantastique a des chances d'être vrai.»
[ Pierre Teilhard de Chardin ]

«L'homme-individu est essentiellement famille, tribu, nation. Tandis que l'humanité, elle, n'a pas encore trouvé autour de soi d'autres Humanités pour se pencher sur elle et lui expliquer où elle va.»
[ Pierre Teilhard de Chardin ] - L'Apparition de l'homme

«Tout peut se reprendre et fondre en Dieu, même les fautes.»
[ Pierre Teilhard de Chardin ] - Le Milieu divin

«La moindre chose qui se forme au monde est toujours le produit d'une formidable coïncidence.»
[ Pierre Teilhard de Chardin ] - Le Phénomène humain

«Quand pour la première fois, dans un vivant, l'instinct s'est aperçu au miroir de lui-même, c'est le Monde tout entier qui a fait un pas.»
[ Pierre Teilhard de Chardin ] - Le Phénomène humain

«Ce n'est pas d'un tête-à-tête ni d'un corps à corps, c'est d'un coeur à coeur que nous avons besoin.»

Li
Biographie de Pierre Teilhard de Chardin
La majorité atteinte, Pierre Teilhard de Chardin entre au noviciat jésuite d'Aix-en-Provence. En 1911, après quatre ans de séminaire théologique en Grande-Bretagne, il est ordonné prêtre. En 1912, il rejoint le Museum d'histoire naturelle de Paris où il travaille avec le paléontologue Marcellin Boule. Entre 1914 et 1919, mobilisé sur le front dans le 8è régiment de marche des tirailleurs marocains, il commence à élaborer sa pensée à travers son journal et sa correspondance avec sa cousine Marguerite Teilhard-Chambon. Durant ces cinq années, il publie deux essais, l'un en 1916, 'La Vie cosmique', et l'autre en 1919 intitulé 'Puissance spirituelle de la Matière'. Il reprend le chemin des études et, de 1922 à 1926, il obtient à la Sorbonne, trois certificats de licence ès sciences naturelles en géologie, botanique et zoologie. Il soutient ensuite sa thèse de doctorat sur les 'Mammifères de l'Eocènes inférieur français et leurs gisements'. Après un premier voyage en Chine en 1923 pour le Museum d'histoire naturelle, il enseigne à l'Institut catholique, mais suite à un texte portant sur le Péché originel, il est démis de ses fonctions. Il repart en 1926 en Chine et joue un rôle déterminant dans la découverte du sinanthrope (ou Homme de Pékin). Après une brillante carrière jalonnée de nombreux voyages d'études (en Ethiopie, aux Etats-Unis, en Inde, à Java, en Birmanie, en Afrique du Sud, Pierre Teilhard de Chardin s'éteint le jour de Pâques de l'année 1955 à New York.
Fonte:
Fragmentos de Livros
http://www.evene.fr/celebre/biographie/pierre-teilhard-de-chardin-1217.php?citations
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: