Aforismos
Teilhard de Chardin (Pierre) - CitaçõesTeilhard de Chardin, Pierre (1881-1955), sacerdote jesuíta francês, geólogo, paleontólogo, filósofo e teólogo, conhecido pela sua interpretação da evolução da humanidade e do universo que ele pensa que é compatível com a fé cristã. Teilhard de Chardin nasceu no castelo de Sarcenat perto de Clermont-Ferrand, em uma família católica da aristocracia rural, 01 de maio de 1881.
Desde a infância,
ele adquiriu o gosto pela ciência natural.
Levantadas na jesuítas, entrou para o seminário jesuíta de Jersey em 1899. Ele se interessou cedo geologia. Ele continuou seus estudos na Sorbonne, interrompido pela Primeira Guerra Mundial ele fez como enfermeira na frente. Ele defendeu sua tese em paleontologia, sob a direção de Marcelino Boule, o especialista em homem de Neanderthal em 1922.
Em sua tese intitulada Os mamíferos do Eoceno na França, ele disse que já possível acordo entre ciência e fé. Ele obteve uma cadeira de Geologia no Instituto Católico de Paris e começou uma série de várias missões científicas no Extremo Oriente. Em 1929, ele participou da escavação de Zhoukoudian perto de Pequim, descobrindo o ambiente cultural do Homo faber, que descreveu o Sinanthropus, conhecido como o Homem de Pequim.
Ele foi selecionado para participar do Cruise famoso amarelo Haardt-Citroën (1931-1932). Ele, então, expedições na Índia (1935-1936), Birmânia e Java (1937-1938). A partir de sua transferência para o New York em 1951, ele participou de escavações de depósitos Australopithecus na África Austral. Ele deu então a hipótese de uma origem Africano de seres humanos (Homo sapiens). Ele morreu em Nova York 10 de abril de 1955.
O estudo do desenvolvimento
do homem pré-histórico levou Teilhard
a uma concepção global do lugar
do homem no universo.
A chave para o seu pensamento é baseado em uma evolucionismo otimista que procura conciliar ciência e fé católica. As principais características desse desenvolvimento são a convergência e unificação teilhardiana. Humanidade aspira montados de forma eficaz para a sua unificação real, cumprindo assim as promessas de solidariedade e de superconsciência contidas na gênese do mundo.
O Pensamento de Teilhard
está enraizada em uma intuição
da unidade fundamental de tempo.
Assustadora e angustiante,
a pluralidade das coisas e dos seres não pode,
de acordo com Teilhard,
sendo a verdade última do mundo.
Portanto,
é necessário ter um projeto, um propósito,
um sentido que resolve o enigma do mundo.
A evolução que levou ao homem ir a algum lugar e não pode ser o resultado de um acaso e cego. Sua obra principal, O Fenômeno do Homem (1955), é uma tentativa de formar uma visão global da evolução, que aborda a científicas e religiosas. Ele interpreta a evolução como um processo com um objetivo no qual a matéria-energia do universo tem continuamente mudado para uma complexidade crescente.
Com o surgimento da humanidade, a evolução entra numa nova dimensão. Homem, como uma flecha, é o significado do universo. Teilhard apareceu como um homem de fé e meditação cristológica teve seu lugar em todos os seus pensamentos. Para Teilhard, não há nada de profano para aqueles que podem ver, tudo é "divino meio" tudo pode ser mudado, a história é o destino de Deus.
A evolução
é o crescimento
do corpo de Cristo
na consistência da humanidade.
Estágios de evolução:
cosmogênese (nascimento e desenvolvimento do universo),
biogênese (vida)
e noogênese (o espírito), como ele descreve o levou a ver uma questão espiritualização progressiva, cujo
homem e Deus é a chave
para o ponto de início e fim, o alfa eo ômega,
como diz no livro do Apocalipse (XXII, 13).
O trabalho de Teilhard o levou, por um lado às críticas da Igreja Católica ,porque seu ao Cristo cósmico tendia para o panteísmo, e em segundo lugar, à crítica de estudiosos como Jacques Monod, que o acusou pela
"meta-ciência",
adicionando um elemento espiritual
para a mecânica do mundo.
A Igreja também o repreendeu para expulsar o mal e do pecado através do desenvolvimento de uma teoria da melhoria contínua é considerado muito otimista. Teilhard não foi autorizado a publicar seus escritos,recusado foi seu trabalho científico durante sua vida. Quando poderiam cuidar de sua morte, o Santo Ofício lançou um apelo de alerta (1962) sobre eles.
O Fenômeno do Homem apareceu em 1955 e
O Meio Divino, a vida interior apareceu em 1957.
No enxame de almas,
cada qual resume um mundo,
a humanidade está ...
o início de um espírito superior.
Não há, especificamente, a Matéria e Espírito:
mas apenas uma questão do tornar-se espírito.
Evolução, descobrindo o pico no mundo, Cristo torna possível, assim como Cristo, dando um sentido ao mundo, torna possível a evolução.
O homem não é apenas "alguém que sabe",
mas alguém "que sabe que sabe."
A alma humana não é feita para ser sozinha.
A fé sendo precisa acha toda a verdade.
O sol nasce farol ,
mostra-se e conduz à frente
eterniza na mente em evolução.
Sabemos por um interior único no mundo: a nossa diretamente, e ao mesmo tempo, para equivalência imediata, através da linguagem, que de outros homens.
Você diz, meu Deus, acreditando no inferno.
Mas você não pode acreditar com certeza absoluta,
que o homem foi condenado ao sofrimento eterno,
- ele foi criado para vencer a animalidade
dentro de um corpo de carne,
ainda na matéria.
Li
Fonte:
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.
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