quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A NOOSFERA - TEILHARD DE CHARDIN


Teilhard de Chardin e Noosfera 


Rev. por Phillip J. Cunningham, CSP
 
Em 1964, ao tentar ajustar o meu pensamento para as muitas mudanças após o Concílio Vaticano II, encontrou pela primeira vez eu os escritos do francês geólogo / paleontólogo, Pere Pierre Teilhard de Chardin. Se ele tivesse morrido nove anos antes, foi apenas após o Conselho de que suas obras começaram a aparecer nos Estados Unidos. Essa circunstância, carece de algumas informações biográficas.
 
Pere Teilhard nasceu em 1881 a uma família religiosa provincial francês. Ele escolheu no início para entrar na Companhia de Jesus (Jesuítas) e no curso de seus estudos de geologia e paleontologia perseguido depois. Era sua intenção de começar uma carreira de ensino e pesquisa nos campos destes. Ele foi bem em seu caminho para fazê-lo quando ele foi recrutado para o serviço militar durante a Primeira Guerra Mundial.
 
Como um portador de maca durante as batalhas ghastliest desse conflito, a fé pessoal de Teilhard foi severamente desafiada. Creio que foi o seu esforço para entender essa tragédia humana (milhares de homens mortos e mutilados em minutos sem propósito) que levam Teilhard para começar a desenvolver uma visão que combinava a sua religião e sua ciência.

A Unidade de Todas as Coisas

Na miríade de entidades aparente em torno de nós, Teilhard percebe uma unidade: "Meu ponto de partida é o fato fundamental inicial de que cada um de nós é forçosamente ligados por todas as vertentes material orgânico e psíquico do seu ser para tudo o que o rodeia." Além disso, a unidade chega a voltar no tempo e continua para o futuro: "Se olhar para trás nas profundezas do tempo, o formigueiro desordenado dos seres vivos, de repente, para um observador informado, organiza-se em arquivos de tempo que fazem o seu caminho por vários caminhos para uma maior consciência. " (P. 24)
 
Teilhard ciência já tinha o convenceu da validade da evolução como um paradigma fundamental para a compreensão do significado da existência humana. Ele afirma que "a crença de que existe um sentido absoluto do crescimento, para que nosso dever tanto a nossa demanda ea felicidade que devemos respeitar. É a sua [do homem] função para concluir evolução cósmica." (Pp. 31-33). Ele vai mais longe ao dizer:

(P. 63).". Cristo é realizado em evolução"  
 
Após a guerra, Teilhard voltou para a prossecução da sua carreira como professor e pesquisador. Sua carreira tomou um rumo fortuita, quando ele foi convidado em 1923 para participar de uma expedição na China. Nos seguintes 12 anos ele foi fazer parte de mais nove como caminhadas exploratórias. Grande parte de sua crescente reputação repousava sobre estas missões. Isto era particularmente verdadeiro de sua associação com a descoberta de restos fósseis de Sinanthropus ou homem de Pequim em 1929.
 
Infelizmente, em outra frente, Teilhard enfrentou a crise de sua vida. Ele continuou a explorar as linhas de pensamento que começou com sua "Vida Cósmica." Talvez inevitavelmente, suas observações chamou a atenção de autoridades da Igreja. A reação de algumas das idéias de Teilhard foi finalmente grave. Ele foi privado de sua posição de ensino e aconselhados a não publicar suas observações sobre religião e ciência. Ele observou que a restrição até sua morte em 1955. Foi só depois que as coleções de seus ensaios foram publicados, bem como a sua obra central, O Fenômeno do Homem.
 
Em 1925, Teilhard escreveu em um ensaio intitulado Hominização: "E isso equivale a imaginar, de uma forma ou de outra, acima da biosfera um animal ^ esfera humana, uma esfera de reflexão, de invenção consciente, consciente das almas (a noosfera, se preferir) "(1966, p. 63) Foi um neologismo que emprega o noos palavra grega para" mente ".

A seta da evolução

Teilhard afirma que a evolução tem uma direção definida, um "fio de Ariadne", como ele chama. "Obviamente, Teilhard discorda, sustentando que a evolução tem um sentido, um" fio de Ariadne ", como ele chama. That" thread "é a crescente complexidade dos seres vivos, o foco do que é o seu sistema nervoso, mais precisamente, seus cérebros. acompanhando o crescimento em "cerebralização" somos levados a dos mamíferos e, entre eles, os antropóides.

A complexidade de seus cérebros é comparada com a complexidade de seu comportamento socializado. Estudos recentes dos grandes macacos só tem aumentado a nossa apreciação de seus notáveis acuidade. No entanto, embora não sejamos uma mudança radical física ou geneticamente destas criaturas maravilhosas, que, no entanto, transcendê-las de alguma maneira essencial.
E apenas o que é a fonte dessa transcendência? Para Teilhard, é "pensamento" ou "reflexão".

Ele o descreve como "o poder adquirido por uma consciência transformá-lo sobre si mesmo, para tomar posse de si mesmo como de um objeto dotado de sua consistência peculiar e valor: não mais apenas de saber, mas para conhecer a si mesmo, não mais apenas para saber, mas saber que se sabe. " (1961, p. 165)
 
Agora, a mesma questão que se levanta diante de nós em discutir biogênese: ^ Faz noogênese tem um sentido? no fenômeno do homem, Teilhard postula: "Na verdade, um neo-humanidade foi germinando em volta do Mediterrâneo nos últimos seis mil anos" (1961, p. 212) Ele pensou que uma camada de "novo da noosfera "em breve seria formado.  
"A prova disso está no fato de que a partir de um fim do mundo para o outro, todos os povos, para permanecer humana ou tornar-se mais ainda, estão inexoravelmente levou a formular as esperanças e os problemas da terra moderno em termos muito mesmo em que o Ocidente formulou-los. " Teilhard estava convencido de que a forma do futuro da noosfera seria determinada por essa evolução que ele viu que ocorrem na Europa e os EUA 
Foi a sua opinião:

". Estamos, neste momento,
passando por uma mudança de idade 
Abaixo uma mudança de idade encontra-se
uma mudança de pensamento."  
(1961, p. 214, 215) 
Essa mudança teria escondido a primeira influência apenas alguns, mas que vai continuar a se expandir. "Não conheço nenhuma história mais comovente nem mais revelador da realidade biológica de uma noogênese do que passo a passo de inteligência lutando desde o começo para superar a ilusão de proximidade." (P. 216)

A Humanidade vive (e muitos ainda ) 
em um mundo estreito, desconhecem 
as verdadeiras dimensões de tempo e espaço. 
Além disso, estes dimensão tinha qualquer relação com o outro. Agora surgiu uma nova percepção: "Tempo e espaço são organicamente juntou-se novamente de forma a tecer, juntos, as coisas do universo." (P. 218) O que trouxe esta transformação sobre?
Teilhard atribui ao aumento de um ponto de vista evolutivo:
"A evolução é uma teoria, um sistema ou uma hipótese é muito mais: é uma condição geral à Teoria da Evolução, que todas as teorias, todas as hipóteses, como os sistemas devem se curvar e que devem satisfazer, doravante, se quiserem ser pensável e verdadeiro. é uma luz que ilumina todos os fatos, uma curva que todas as linhas devem seguir. " (1961, p. 219
 

O Surgimento da Noosfera

Teilhard estava convencido de que geogenesis movido na direção de uma consciência crescente de que trouxe uma biogênese que evoluíram na mesma direção. O processo, em seguida, levou a que o advento de reflexão /. No entanto, o processo não parou aí.

"O homem descobre 
que ele é nada mais do que a evolução 
e torna consciente de si mesmo. 
A consciência de cada um de nós 
é a evolução a olhar para si mesmo 
e refletir sobre si mesmo." (P. 221) 

Então foi em direção a esse crescimento na consciência.
 
Teilhard também estava convencido de que uma mudança mais profunda e ainda mais tinha acontecido. Por um lado podemos ver a humanidade simplesmente arrastado em um fluxo evolutivo para o futuro sobre a qual ele não tinha controle. Ou, pudemos ver que uma evolução consciente de si mesmo também pode dirigir-se. "Não só lemos em nosso menor atos os segredos da [evoluções] processo;. Mas para uma parte elementar que temos em nossas mãos, responsável por seu passado para o seu futuro" (P. 226) Noogênese move cada vez mais claramente em direção à auto-direção, e é hoje algo que determinar.
 
Ainda assim, podemos fazer alguma estimativa de para onde estamos indo? "O homem não é o centro do universo como uma vez que pensamos na nossa simplicidade, mas algo muito mais maravilhoso, a seta apontando o caminho para a unificação final do mundo. Isso não é nada mais do que a visão fundamental e vou deixá-la em isso. " (P. 224)
 
Teilhard não estava sozinho nesse sonho de unidade humana e sua principal vantagem, a paz. Ele também estava ciente das barreiras formidáveis ​​que estava no caminho da sua realização. De fato, a própria consciência dos desafios desempenha seu próprio papel na noogênese. "Eu posso agora acrescentar que o que desconcerta o mundo moderno em suas próprias raízes não está sendo certo, e não ver como ele jamais poderia ter certeza, que há um resultado-a. Adequado resultado para que a evolução" (P. 229)
 
Era convicção de Teilhard de que a humanidade deve perder a esperança para o futuro, a esperança de transcender as barreiras para a unidade humana e da paz, noogênese cessaria. "Entre essas duas alternativas de otimismo ou pessimismo absoluto absoluto, não há meio-termo porque, pela sua própria natureza, o progresso é tudo ou nada". (P. 232) No entanto, não a própria evolução oferecem esperança. Ela passou de geogenesis a biogênese e entrou até noogênese. Será que vai agora ser frustrado nesta fase e não consigam evoluir ainda mais no futuro?

Teilhard se agarra à esperança ", não é por nós, no futuro, sob alguma forma ou de outra, pelo menos um coletivo, a sobrevivência não só mas também a vida de super-". (P. 234) Em 1950, Teilhard fez o que era uma tentativa final para conseguir suas observações publicadas. Ele escreveu Coloque um curto trabalho de Man, na Natureza, que resumiu o que sentia era a sua posição científica.

Ele cuidadosamente evitou mencionar os aspectos religiosos da sua visão. Infelizmente, ele não teve mais sucesso do que ele tinha sido anteriormente. Teilhard não se afasta de seus pontos de vista antes, mas ele não indicá-las com maior precisão. Antes de continuar nossa apresentação de pontos de vista de Teilhard do resultado da noogênese, ^ Gostaria de fazer notar algumas dessas declarações mais precisas .

A Foreboding da Internet

Crucial para o processo da evolução humana, ou seja, o progresso é, na opinião de Teilhard, a pesquisa científica. No passado, tais investigações foram isolados, por vezes, não mais do que os passatempos dos indivíduos. "Hoje encontramos o inverso: os alunos são numerados de pesquisa em centenas de milhares, que em breve será milhões e eles não são mais distribuídos superficialmente e de forma aleatória ao longo do globo, mas estão funcionalmente ligados entre si em um vasto sistema orgânico, que vai permanecer em o futuro indispensável para a vida da comunidade. " (P. 106)

Não podemos deixar de pensar em hoje "Internet", 
mas isso foi escrito 46 anos atrás.
[] Steve Mizrach 
relaciona as ideias de Teilhard de Chardin 
à metafísica da informação.
 

De fato, Teilhard estava familiarizado com as formas iniciais de o elemento chave nesse "sistema orgânico". Ele escreve: "E aqui estou eu pensando nessas máquinas surpreendente eletrônico (o ponto de partida e da esperança do jovem ciência da cibernética), pelo qual a nossa capacidade mental de calcular e combinar é reforçada e multiplicada pelo processo e em um grau que arauto como surpreendentes avanços nessa direção como aqueles que a ciência óptica já produziu para o nosso poder de visão. " (P. 110) Obviamente Teilhard tinha apenas um toque leve como o que foi realmente a ocorrer. 


Mas e quanto ao futuro último, se houver. Teilhard diz que não há garantias ", síntese implica risco." "A vida é menos certo que a morte." (P. 117) No entanto, se a evolução de fato chegar a uma fase final que será "o centro da auto-subsistente e princípio absolutamente final de irreversibilidade e personalização:. O único e verdadeiro Omega" (P. 121) esperança de Teilhard para o futuro da noosfera é encontrada em que ele chamou de "Ponto Omega", talvez o aspecto mais controverso de seu pensamento. Para compreendê-lo, voltamos ao fenômeno do Homem.

Para Omega

Há que continuar o tratamento Teilhard de noogênese: "Estamos diante de uma coletividade harmonizado de consciências para uma espécie de superconciousness A terra não só se torna coberta por miríades de grãos de pensamento, mas tornar-se fechado em um envelope pensamento único, a reflexão de um único unânime. . " (1961, p. 251-2) No entanto, tal unanimidade de consciência implica uma condição que os humanos geralmente rejeitam, despersonalização.

De fato, a conclusão parece inevitável: "Então que no Omega do mundo, como no seu Alpha, está o impessoal." (P. 258) Neste ponto, "Omega", a última letra do alfabeto grego, simplesmente se refere ao estágio final da evolução. No final da noosfera se tornar um "todos" que absorve toda.
 
No refino de sua descrição da "Omega" Teilhard parece concordar. "Porque ele contém e engendra a consciência, espaço-tempo é necessariamente de natureza convergente [e] tem algum lugar no futuro se tornar involuído a um ponto que poderíamos chamar Omega, que se funde e consome-os integralmente em si mesmo." (P. 259) Here "Omega" leva em seu significado mais profundo. Noogênese, à medida que evolui, ^ inevitavelmente chega a um único foco .
 
Em meio a uma realização particularmente medonho do ditado "A guerra é o inferno", Pierre Teilhard de Chardin lutou para segurar uma esperança para o futuro humano. Finalmente, ele encontrou-o em noogênese e no futuro da noosfera. No entanto, para ver o seu pensamento como nada mais que um exercício de ciência ou metafísica, é falhar em alcançar o núcleo da visão de Teilhard.

Na conclusão de O Fenômeno do Homem é um apêndice acrescentado em 1948. A última linha é: "Em um modo ou de outro, continua a ser verdade que, mesmo na visão de um biólogo simples, a epopéia humana se assemelha a nada tanto como forma de cruz." (1961, p. 313)

Rev. Phillip J. Cunningham
é um ser vivo padre aposentou-se em San Francisco. Graduou-UCLA, 
lecionou na Universidade Johns Hopkins Unversity, 
serviu como um padre na Venezuela e em Roma 
e atualmente escreve e palestras sobre estudos bíblicos.
Copyright © 1997 por Phillip J. Cunningham. 
Todos os direitos reservados.

Li

Fonte:
CMC Revista
http://www.december.com/cmc/mag/1997/mar/cunning.html
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: