domingo, 30 de junho de 2013

O XADREZ NA ESCOLA DA VIDA



 O Xadrez das Cores

José Sales Neto  


Enviado em 26/12/2011
 


Curta metragem "O Xadrez das Cores " (2004, 21 minutos), 
dirigido por Marco Schiavon.

o Vídeo narra a história de uma senhora branca 
que fica sob a guarda de uma empregada doméstica negra. 
A idosa não faz questão nenhuma de disfarçar seu racismo 
e utiliza o jogo de xadrez humilhar a empregada, 
 mas é justamente o jogo de xadrez que fará com que as personagens produzam reflexões que mudarão as suas vidas.

Notação Enxadrística

Os sistemas de notação de xadrez foram desenvolvidos ao longo do tempo devido à necessidade de anotar as jogadas de modo rápido e preciso, fosse para estudar lances de uma partida depois de terminada, fosse para explicar jogadas.

O primeiro livro teórico de xadrez, publicado em 1561 pelo “pai da teoria”, Ruy Lopez, tinha todas os lances anotados em uma escrita longa e que poderia confundir um leitor mais desatento, além de ser demasiado trabalhoso. Veja abaixo:

“ [...] se as negras jogarem o cavalo de rey 
para a terceira fila do bispo para tomar o peão.”

Com o tempo os autores de livros passaram a usar o que veio a ser o que conhecido como notação descritiva, na qual cada coluna recebe o nome da peça que originalmente ocupa a primeira casa. No entanto, o primeiro sistema de notação só veio a ser desenvolvido em 1737 por Phillip Stamma, que propôs a notação através de coordenadas baseadas em letras e números correspondentes às colunas e fileiras do tabuleiro.


Apesar da notação descritiva ser encontrada em muitos bons livros de teoria enxadrística, a notação algébrica, que segue os princípios estabelecidos por Stamma, é a forma aceita pela FIDE para os campeonatos e torneios oficiais. Além de ser mais fácil, com o uso das estatuetas no lugar das letras que simbolizam as peças, é um notação internacional, sendo entendida por jogadores em todo o mundo.

Veja abaixo os diferentes tipos de notação em detalhe.

Notação algébrica
O sistema de notação algébrica é o mais utilizado e aceito em competições oficiais, sendo o sistema adotado pela FIDE. Esse sistema substituiu a notação descritiva a partir de 1970, apesar de ter sido idealizado séculos antes por Phillip Stamma, em 1737. O sistema só não foi implantado antes devido à influência de Philidor, que derrotou Stamma em uma notável partida em 1747,  e cuja abordagem era descritiva. Dessa forma a notação descritiva seguiu por um longo período, até que o sistema de Stamma foi melhorado e passou a ser adotado pelas organizações de xadrez pelo mundo.


No sistema de notação algébrica as colunas são identificadas por letras (a a h), enquanto as linhas recebem numeração (1 a 8). As peças são identificadas pela sua inicial maiúscula, porém essas iniciais mudam de acordo com a língua do jogador. Para evitar confusões devido à troca das iniciais das peças, é comum em periódicos ou livros de xadrez que se use a estatueta correspondente. Em português as peças são representadas da seguinte maneira:

O Rei é representado pela letra R.
A Rainha é representada pela letra D, de Dama, já que R significa Rei.
A Torre é representada pela letra T.
O Bispo é representado pela letra B.
O Cavalo é representado pela letra C.
Os peões não são representados pela letra inicial, sendo reconhecidos pela falta dela. Em casos em que seja necessária a distinção, a coluna onde ele se encontra é assinalada.


Notação descritiva


O sistema de notação descritiva foi o principal sistema usado para notação das partidas, publicações e grandes livros de xadrez desde o século XVIII. Esse sistema é tão antigo quanto o de notação algébrica, porém sua adoção se deu devido a uma partida disputada entre dois grandes mestres, Philidor e Stamma, cada qual com seu sistema de preferência. Quando Stamma perdeu a partida para Philidor, seu sistema entrou em desuso, e pelos próximos séculos o sistema descritivo passou a ser a principal forma de notação no xadrez. Esse sistema ainda é muito popular no Brasil, Estados Unidos, Grã-Bretanha e países de língua espanhola, apesar de não ser mais aceito pela FIDE ou em competições.



A notação descritiva surgiu como forma de abreviação do sistema de Ruy Lopes, e era escrito da seguinte maneira: "O Rei comanda seu Cavalo da Ala do Rei para que movimente-se e ocupe a terceira casa em frente ao seu Bispo". Por ser muito longo e levar muito tempo para descrever o lance, ele foi abreviado como C3BR, que é lido “Cavalo para terceira casa da coluna do Bispo Rei”.



No sistema de Philidor, as colunas recebem o nome das peças que as ocupam no início da partida, e as linhas são numeradas de acordo com a posição de cada jogador, isto é, a contagem inicia em 1 e vai até 8, para ambos os lados. Essa numeração acabou por causar ambiguidade, uma vez que cada casa pode receber duas denominações. A casa 1TD, ou Primeira Casa da Coluna da Torre da Dama, pode ser tanto a primeira casa do extremo esquerdo do tabuleiro das brancas, como a primeira casa do extremo direito do tabuleiro das pretas. 




Como podemos observar no tabuleiro acima, as colunas são idênticas para ambos os jogadores, porém as linhas são opostas. Da esquerda para a direita temos a coluna Torre-Dama, Cavalo-Dama, Bispo-Dama, Dama, Rei, Bispo-Rei, Cavalo-Rei e Torre-Rei. O lance é anotado com todas as letras maiúsculas, primeiro com a inicial da peça, o número da linha para a qual ela vai e a casa de chegada. Veja o exemplo de partida abaixo:

1. P4BD 1...P3R
     



Notação numérica


Na modalidade conhecida como Xadrez Epistolar, existe uma notação oficial diferente da recomendada e aceita pela FIDE. Uma vez que os jogadores dessa modalidade podem estar em qualquer lugar do mundo, a notação algébrica pode causar confusão, já que as peças recebem outros nomes de acordo com a língua nativa do jogador. Dessa forma, a ICCF (Internation Correspondence Chess Federation) instituiu sua própria notação oficial, a notação numérica.

No sistema de notação numérica cada casa recebe uma coordenada que consiste em dois dígitos, o primeiro representando sua coluna e o segundo, sua fileira.




Os movimentos das peças são descritos pelo número da casa de partida seguido do número da casa de chegada, assim não há nenhuma denominação da peça a ser movida. Não há uso de símbolos nem mesmo para captura. O único lance que é anotado de forma diferente é a promoção de peão, que recebe um dígito a mais para indicar a qual peça o peão foi promovido.


 Rainha: O número 1 é adicionado à coordenada.
 Torre: O número 2 é adicionado à coordenada.
 Bispo: O número 3 é adicionado à coordenada.
 Cavalo: O número 4 é adicionado à coordenada.

Para indicar o roque, apenas o movimento do rei é anotado, ou seja, a casa de partida e a casa de chegada do rei. O roque pequeno das brancas é anotado como 5131, e o roque grande como 5171, enquanto para as pretas o roque pequeno é representado por 5838, e o grande por 5878.


Esse sistema foi criado pelo professor alemão J. W. D. Wildt of Göttingen em 1803, e algumas vezes recebe o nome de Johann Koch, que usou o sistema 25 anos depois. Na Rússia a notação numérica recebe o nome de Ivan Savenkov, que apoiou seu uso em 1877.

Notação Forsyth


Esse sistema recebe o nome do seu criador, o jornalista David Forsyth, e é usado para fazer o registro de uma posição específica do tabuleiro. O registro começa com a linha 8, a partir da coluna a, e termina na casa h1. As peças são indicadas pela sua inicial, incluindo o peão. As peças pretas são anotadas em letras minúsculas, enquanto as brancas em maiúsculas. O final de uma linha é marcado por um traço ou barra, e as casas vazias são contadas e anotadas. Observe o registro do tabuleiro apresentado abaixo:


tcbdrb1t-ppp2ppp-8-3pP3-3Dc3-5C2-PPP2PPP-TCB1RBT



Curta nossa página nas redes sociais!

Cosmos: O Limiar da Eternidade - 3 de 6 10:46
 - A lenda do Xadrez  2 -por JJTOMAZ - 

 Malba Tahan ~O reino dos brilhantes
Vídeo aula 01 A origem do Xadrez

Glossário



Só xadrez



A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Glossário
A


Abafado - Mate de cavalo contra um rei impedido de jogar pelas próprias peças. O mesmo que "ahogado" ou asfixiado.

Abandonar - Declarar perdida uma partida, desistindo de continuar.

Abertura - É a fase inicial do jogo, compreendendo os primeiros dez a quinze lances de uma partida.

Abertura aberta - Qualquer abertura que conduza a posições com várias linhas abertas. Normalmente se iniciam com os movimentos 1.e4 e5.

Abertura fechada - Qualquer abertura que deixe poucas colunas e diagonais abertas. Normalmente se iniciam com os movimentos 1.d4 d5. São assim chamadas porque tendem a restringir o jogo tático de peças, conduzindo a partidas mais posicionais durante a abertura e o princípio do meio-jogo.

Ajudicação - Processo pelo qual um enxadrista mais forte decide sobre o resultado de um jogo não terminado. Esta prática não é comum atualmente em eventos de tabuleiro mas ainda ocorre em torneios on-line onde um jogador se recusa a continuar depois do adiamento.

Acumulação de Tempo - Direito, que tem o competidor em torneios com partidas a relógio, de executar em ritmo desigual as jogadas de uma partida, dentro de um limite oficial antecipadamente prescrito. Assim, se é exigido jogar 20 lances por hora, e o competidor executar os seus primeiros 10 lances em 10 minutos, terá o direito de jogar os restantes 10 lances em 50 minutos, etc.

Adiar - Transferir a continuação de uma partida não terminada, em provas oficiais.
 
Afogado - Uma posição em que o enxadrista que tem que efetuar o lance não tem nenhum movimento legal a executar e não está em xeque; neste caso, o empate é imediato.
 
Agressivo - Estilo de jogo onde as trocas de peças e os ataques são realizados ainda na fase de abertura.
 
Ala - Cada uma das metades em que se divide idealmente o tabuleiro; o mesmo que flanco.

Ala da Dama - É a metade vertical do tabuleiro onde estão as damas na posição inicial.

Ala do Rei - É a metade vertical do tabuleiro onde estão os reis na posição inicial.

Amador
A distinção entre o enxadrista profissional e o amador não é muito importante no xadrez, uma vez que estes competem por prêmios e podem receber por participação em torneios, incluindo o campeonato mundial. Max Euwe foi o último campeão mundial amador. No século XIV, o termo "amador" era algumas vezes utilizado em jogos publicados para ocultar o nome do enxadrista que perdia para um grande mestre. Era considerado indelicado usar o nome do enxadrista sem a sua autorização e os profissionais não queriam correr o risco de perder clientes. ‘’Veja também NN ou N.N.’’

Ameaça - Agressão iminente a um ponto qualquer, exigindo providências defensivas imediatas.

Análise - Estudo pormenorizado das consequências de uma posição.

Anotação - Comentário em um jogo utilizando uma combinação de comentários escritos e pontuações do xadrez ou notações.

Árbitro Internacional - Oficial do torneio responsável pelo cumprimento das regras da FIDE e demais responsabilidades da organização.

Armageddon - Uma variante do xadrez onde as brancas precisam aplicar o mate para vencer o jogo, e as pretas precisam apenas empatar o jogo para vencer. As brancas tem mais tempo que as pretas e a discrepância pode variar, porém no Campeonato Mundial de Xadrez as brancas têm 6 minutos e as negras 5 minutos.

Ataque
Aproveitamento de iniciativa, com a produção de ameaças e golpes táticos.
Ataque da minoria - Manobra agressiva executada por peões de uma ala onde estejam com minoria de 1 peão (p. ex. 2 peões contra 3, 3 peões contra 4 etc.) em relação ao adversário, de modo a conseguir a criação de um peão isolado.
Ataque a baioneta
Ataque ao roque adversário por meio de avanço de peões.

Atraso de Bronstein - Um método de controle do tempo que envolve um tempo de atraso. Quando é a vez de de um enxadrista jogar, o relógio aguarda um determinado tempo antes de começar a subtrair o seu tempo. Foi inventado por David Bronstein.

Autômato - Uma máquina automática para jogar xadrez. Nos séculos XVIII e XVIV a maioria destes dispositivos eram falsos, sendo operados sob controle de um jogador humano. A mais famosa máquina de jogar xadrez foi O Turco.




B
Baioneta - Ataque de peões sobre o roque adversário.

Base - O elemento mais atrasado em uma cadeia de peões.

Bateria - Arranjo de duas ou mais peças na mesma Fileira ou Coluna de modo que se protegem com o intuito de atacar peças adversárias desprotegidas. A formação mais comum são duas torres capturando peças desprotegidas no final da partida.

BCO - Abreviação do guia de referência para aberturas Bastford's Chess Openings.

Bispos - Par de peças no xadrez parecidas visualmente com o peão, porém de tamanho maior e com uma falha na cabeça. Movem-se pelas Diagonais do tabuleiro. Cada um vale 3 peões, e são considerados mais valiosos quando são um par.

Bispo Mau - O bispo que é impedido de jogar, ou tem sua atividade restringida, devido à colocação dos peões próprios em casa da mesma cor.

Bispo Bom - Um bispo que pode se mover por entre a cadeia de peões.

Bispo da cor errada - Expressão utilizada com frequência em finais para indicar um bispo que não é capaz de proteger a casa de promoção do peão da torre que se deseja promover.
 
Blitz - Um jogo rápido de xadrez jogado em 5 ou 10 minutos.
 
Blindfold - Jogador experiente que joga com um ou mais oponentes sem visão do tabuleiro.

Bloqueio - Obstrução do raio de ação de peças adversárias.

Brancas - O conjunto de peças manejadas pelo primeiro jogador.

Brilhantismo - Uma jogada espetacular em uma partida. Normalmente envolve o sacrifício de uma peça ou um movimento não esperado.

Bughouse - Uma variante do xadrez praticado em duplas, com dois tabuleiros. As peças capturadas de uma partida podem ser colocadas no tabuleiro do parceiro. Vence quem aplicar o mate na dupla adversária.

Bye - Uma rodada durante uma competição na qual um jogador não participa devido a um número ímpar de adversários. Um bye normalmente é marcado como 1 ponto, mas em algumas competições pode ser 1/2.


 C

Cadeia de Peões - Linha de peões apoiados entre si, e cujos extremos são a base e o posto avançado. 

Caissa - Musa protetora do Xadrez. 

Campo - Território sob domínio natural de cada bando; as quatro primeiras filas de cada jogador. 

Capturar - É a retirada da peça, também é chamado de tomar ou ganhar a peça. 

Captura - Movimento de uma peça para uma casa já ocupada pelo oponente. 

Casa - Cada um dos 64 quadrículos em que se divide o tabuleiro de xadrez. O mesmo que escaque. 

Casa angular - Cada um dos quatro cantos do tabuleiro. 

Casa forte- Aquela aonde podemos instalar uma peça sem o risco de ser atacada por peão adversário. 

Centro- O pequeno quadrado formado pelas casas 4R, 4D, 5R e 5D de cada lado. 

Cheapo- Uma boa jogada usualmente feita pelo lado que estava a perder para segurar um empate ou até para ganhar. 

Cilada - Posição de aparência inofensiva, a que se quer atrair o adversário, com o objetivo de extrair alguma vantagem. 

Cobertura -Proteção ao rei de algum xeque, por interposição da peça. 

Coluna - Oito casas seguidas do tabuleiro na vertical. 

Coluna aberta- Coluna a que faltam os peões, e por onde as peças maiores podem penetrar em território inimigo. 

 Combinação- Sucessão de lances passível de precisão exata, envolvendo entrega de material e acarretando transformação violenta na posição. 


 Contragambito - Gambito oferecido pelas peças pretas. 


Coroação - Quando o peão atinge a oitava casa ele pode se transformar em qualquer outra peça, é o mesmo que promoção.


Corredor - Mate de tôrre ou dama, aplicado ao longo da primeira fila do rei contrário, fechado pelos próprios peões. O mesmo que mate de "gaveta". 


Cravar- Impossibilitar o movimento de uma peça contrária por expor o seu rei ao xeque, o mesmo que pregar.



D



Defesa - A contrapartida do ataque. Nome que se dá à série de lances ou a variantes de aberturas consideradas sob o ponto de vista das peças pretas.

Development - O processo de mover peças dos quadrados de origem onde eles possam ajudar melhor a jogada do jogador.


Desenvolvimento - Processo pelo qual as peças entram em jogo ativo.


Diagonal - Qualquer série de casas unidas de uma mesma cor formando um ângulo de 45º. Exemplo: de a1 até h8.


Diagrama - Representação gráfica de uma posição no tabuleiro.


Doubled pawns - Dois peões da mesma cor na mesma fila. Geralmente considerado uma desvantagem porque os peões não se podem defender um ao outro.


Draughts - Palavra em inglês, para o que os americanos chamam checkers.


Draw - Um resultado comum no xadrez quando nenhum dos lados ganha ou perde. Um empate pode resultar quando nenhum dos lados tem o jogo suficiente para forçar a uma vitória.


Duplo - Ataque simultâneo de uma peça a duas outras adversárias. O duplo de peão também é chamado de "garfo". Uma das peças pode ser o rei.


E

En Passant -= Tipo de captura especial que o peão faz.


Enxadrista - Qualquer pessoa que pratique xadrez.


Enxadrismo - É tudo aquilo que está relacionado à prática do xadrez e aos enxadristas de um modo geral. É o corpo de conhecimentos que foi desenvolvido em torno da prática enxadrística.


Escaque - O mesmo que casa.


Esquema - Plano ideal que se persegue em uma partida, principalmente em seu início, e no qual se leva em conta a estrutura dos peões.


Estilingue - Mate de dama apoiada pelo bispo e correndo pela mesma diagonal, sobre um rei rocado.


Estratégia - Princípios gerais que regem a formulação de um plano de jogo. Ultilização de noções tais como desevonlvimento harmônico, domínio central, estruturação dos peões, etc.


F


Fases da Partida - São três a saber: abertura, meio-jogo e final.

Fianqueto - Desenvolvimento de um bispo pela casa 2C.


F.I.D.E. - Sigla da "Fédération Internationale Des Echecs", entidade máxima do enxadrismo mundial.


Fila - Cada uma das oito linhas horizontais de casas, que vão da base de um jogador a outro. O mesmo que fileira.


Final - A última fase de uma partida, quando o escasso número de peças permite a transformação em vitória da vantagem porventura obtida por um dos lados, ou então o empate se apresenta evidente.


Fish - Um mau jogador de  xadrez.


Flanco - Cada um dos setores, à esquerda e à direita, no tabuleiro. O primeiro é o flanco da dama e o segundo o flanco do rei. O mesmo que ala.


Forçar a partida - Vencer a partida conduzindo o adversário a uma série de lances inevitáveis.

Forquilha - O mesmo que garfo.

f7 Em notação algébrica do xadrez, f7 é uma casa de grande importância na abertura por estar defendida apenas pelo rei negro. Este fato é muitas vezes explorado pelas brancas e algumas posições conhecidas de xeque-mate, como o Mate do Pastor, baseiam-se na fraqueza dessa casa. Por simetria, poder-se-ia atribuir à casa f2 a mesma fraqueza, mas das Brancas, entretanto, o fato de as Negras não iniciarem o jogo normalmente obriga-as a adotar uma postura defensiva na abertura, dificultando um ataque agressivo a f2 logo nesta fase do jogo.

Fianqueto ou Flanqueio - Modo de desenvolver os bispos por meio das casas b2 ou g2 para as brancas e b7 e g7 para as negras.

Fora do livro - Uma sequência de lances de abertura ou defesa que se desvia da teoria conhecida.

Forsvth - Sistema de notação de posições em que as casas vagas no tabuleiro são representadas por números variando de 1 a 8, e as peças são registradas por sua letra inicial, maiúscula para as brancas e minúsculas para as pretas.

Fora do livro - Uma sequência de lances de abertura ou defesa que se desvia da teoria conhecida.

Fork - Um conceito tático quando o cavalo ataca duas ou mais peças oponentes ao mesmo tempo.

G

Gambito - Entrega de material na abertura para conseguir melhor colocação das peças, ganho de tempo ou qualquer outra vantagem sobre o adversário, geralmente sacrificam-se peões.


Gens una sumus - Expressão latina que significa "Somos uma raça", "Somos um povo", ou ainda, "Somos uma família". É o lema adotado pela Federação Mundial de Enxadrismo(FIDE). De acordo com Gude, a expressão teria sido cunhada pelos russos Victor Kahn e Potemkin, radicados em Paris.


Garfo - Ataque simultâneo de um peão a duas peças adversárias.


Grande diagonal - As duas diagonais, uma de cada cor, 1TD-8TR e 1TR-8TD.


Grande Mestre Internacional - Ou abreviadamente "G.M.I.", máximo título outorgado pela FIDE, excetuado o de Campeão do Mundo, para o enxadrista que cumpra os requisitos para tal exigidos em regulamento. 

H

Hole - Termo da língua inglesa com o sentido de "cova", "buraco", e aplicado a pontos débeis originados por uma estrutura defeituosa de peões.

I
Igualdade - Posição que apresenta equilíbrio ou possibilidades recíprocas.

Inferioridade - Situação causada pelo desnivelamento posicional ou material, a favor do adversário.

Iniciativa - Conceito estratégico segundo o qual um dos bandos está em condições de exercer pressão sobre o outro, mediante ameaças ou a preparação de um ataque. Diz-se que as brancas, por disporem do tempo de saída, têm a iniciativa natural, ou "pequena iniciativa".

Interposição - Ato de colocar uma peça entre uma peça atacante inimiga e a peça que está recebendo o ataque.

Intermediário - Posição que apresenta equilíbrio ou possibilidades recíprocas.

Interzonal - Torneio oficial da FIDE, classificatório para a disputa do campeonato mundial, e que é formado com os principais colocados nos Torneios Zonais de todo o mundo.

J

J'adoube - Expressão francesa internacionalmente usada e que significa "eu arrumo". Utiliza-se, previamente, quando se quer advertir o adversário de que vamos tocar em alguma peça com a intenção de arrumá-la.


Jogada selada - O mesmo que "lance secreto".

K

Kibitz - Kibitz, no enxadrismo, é uma expressão utilizada para indicar quando os espectadores de uma partida fazem comentários sobre o jogo que podem ser ouvidos pelos enxadristas em disputa. É considerado uma séria quebra de etiqueta enxadrística, quando ocorre durante uma partida de torneio ou campeonato.



L

 Lance - =Movimento de peça no tabuleiro, o mesmo que "jogada".

Lance secreto - O que é escrito dentro de um envelope, e não executado sobre tabuleiro, quando ao esgotar-se o tempo prescrito para uma partida de torneio esta não estiver terminada, e for necessário transferir sua continuação.

Linha - Sequência retilínea de casas, em diagonal, horizontal ou vertical. Na teoria do xadrez, chama-se linha a qualquer sequência estudada, a partir de uma posição.

Liquidar - Trocar sucessivamente várias peças e peões.

Livro - É uma sequência de movimentos de abertura ou defesa considerada padrão (algumas vezes catalogada em trabalhos de referência como The Encyclopaedia of Chess Openings). Também denominada “livro de movimentos”.

M

Maioria de peões - Situação numérica favorável em um setor ou flanco, de um bando sobre outro. Se o total de peões no tabuleiro for igual, a maioria em uma ala acarretará minoria na outra, e vice-versa. A maioria de peões é o primeiro passo para se conseguir um peão passado.



Manobra - Sucessão de lances integrando um plano estratégico, com o fito de obter alguma vantagem posicional.



Match - Competição entre dois enxadristas. (V. Torneio)



Mate - Tratamento abreviado do termo "xeque-mate". É o lance final da partida, o objetivo final do jogo.



Mate afogado - Padrão de mate executado por uma peça saltadora no qual o rei não possui uma casa livre para fuga. O Mate de Philidor é um tipo deste mate.



Mate anunciado

Uma prática comum no século XIV, onde um enxadrista anunciava o número de jogadas que, segundo sua análise, constituiriam a melhor sequência para ambos os lados que levaria ao xeque-mate.



Mate de Boden - Um padrão de mate que emprega apenas os bispos cruzados sobre o Rei adversário, após o roque. Normalmente envolve também um sacrifício da Dama em c3 ou c6. O nome é uma homenagem a Samuel Boden, que aplicou com sucesso a jogada numa partida em 1853.



Mate Epaulet - Um padrão de mate que emprega a Dama em frene ao Rei adversário que é cercado no canto por suas próprias peças.



Material - O valor positivo e visível, as peças. Diz-se que ganhou material o lado que obteve vantagem numérica ou de força operacional.



Meio-de-jogo

A fase intermediária da partida, entre a abertura e o final; é a ocasião em que as peças desempenham plenamente sua capacidade ofensiva e defensiva. Chama-se também "meio-jogo".



Mestre internacional - Título outorgado pela FIDE a enxadristas de reconhecida competência, que satisfaçam determinadas exigências mínimas.



Miniatura - Partida curta, com menos de 20 lances, de desenlace geralmente violento ou brilhante.



Mobilidade de uma peça - É o raio de ação de uma peça.


N
Nomenclatura - Designação pela qual se conhecem as peças, as aberturas, as variantes, etc.

Notação - Nomenclatura simplificada ou abreviada por meio de um conjunto de sinais convencionais. Existem diversos sistemas de notação, porém os principais, internacionalmente usados, são o algébrico ou de Stamma, e o descritivo ou inglês. Nos casos de posições estáticas, é também usado o sistema Forsyth.

NN ou N.N. - Abreviatura da expressão inglesa "no name", utilizada internacionalmente na literatura enxadrística para indicar um adversário anônimo ou que não se deseja mencionar.


  - Notação Algébrica -  Método padrão para anotar uma partida de xadrez utilizando códigos alfanuméricos para as casas.

Notação Descritiva = Padrão de mate executado por uma peça saltadora no qual o rei não possui uma casa livre para fuga. O Mate de Philidor é um tipo deste mate.

Notação Epistolar - Sistema utilizado no xadrez por correspondência, onde tanto coluna quanto fileira recebem identificação numérica e o movimento é caracterizado por um número de quatro dígitos indicando a casa de saída e a de chegada. O mesmo que notação postal.

O

Objetivo -  (9m-?)Alvo perseguido no combate.

Obstrução - Ganho de espaço, pela confrontação direta entre os reis.

Oponente - O mesmo que adversário; contrário.

Oposição - Os reis estão em oposição quando se defrontam na mesma coluna, ou na mesma horizontal, ou ainda na mesma diagonal, separados por um número ímpar da casas. Ganhar a oposição é colocar o rei nessa posição.



P

Partida - Termo genérico que se usa para o conjunto de lances de xadrez que vai desde o movimento inicial até o último.

Partida aberta - A que se inicia a partir dos lances simétricos 1-P4R, P4R.

Partidas fechadas
Todas as partidas que não comecem por 1-P4R, P4R.

Partidas relâmpago - Partida em que todos os lances devem ser efetuados num tempo menor ou igual a 15 minutos.

Pat - Termo de origem francesa que indica, no enxadrismo, o empate por afogamento.

Pato - Gíria para referir-se a um enxadrista pouco habilidoso. O mesmo que capivara (ou capi), patureba e pangaré (ou panga). Tem origem no termo inglês patzer.

Patzer - Um mau jogador de xadrez.

PCA - Professional Chess Association.

Peão - Peça de menor valor no jogo de Xadrez

Pedrada - Gíria para lance muito forte e inesperado.

Peão atrasado- O que se encontra à retaguarda de seus vizinhos.

Peão avançado - Um peão que está do lado oposto do tabuleiro (a partir da quinta fileira ou maior). Um peão avançado pode ser fraco se está desconectado, carente de suporte ou com dificuldade de ser defendido, ou pode ser forte se impede o avanço ou mobilidade das peças adversárias. Um peão passado que ameaça uma promoção pode ser especialmente forte.

Peão dobrado
Peão situado em coluna onde já existe outro do próprio bando.

Peão envenenado - Um peão não protegido que, se capturado, causa problemas posicionais ou perda de material. É também uma variante da Variação Najdorf da Defesa Siciliana, onde alguns jogadores denominam o peão das brancas na b2 como "envenenado", pois a captura deste peão por parte das pretas é perigosa.

Peão isolado - O que não conta com outro em coluna contígua, para eventual apoio.

Peão passado - O que não tem mais peão contrário para detê-lo, seja na mesma coluna ou nas colunas adjacentes.

Peão pendente - Peão sem defesa nas colunas adjacentes.

Peças - São os elementos dinâmicos do xadrez.

Peça encoberta - Aquela que é indiretamente atacada no lance da pregadura.

Peça maior - Peça capaz de, com o auxílio apenas do seu Rei, vencer uma partida contra um Rei solitário. No xadrez ocidental, a Dama e a Torre são peças maiores. Outras variantes como por exemplo o xadrez de capablanca tem peças maiores como o Arcebispo e o Chanceler.

Peça menor - Peça incapaz de com o auxílio de apenas do seu Rei, vencer uma partida contra um Rei solitário. No xadrez ocidental, o Bispo, o Cavalo e o Peão são peças menores.

Peça pendurada - Aquela que deixada en prise (para ser capturada).

Peça pegadora - Peça agressora na pregadura.

Peça real - Denominação dada à peça que substitui o Rei na condição de objetivo de captura do jogo. Apesar de a peça reter seus movimentos convencionais, não pode permanecer ameaçada ou ser captura num jogo. É utilizada em algumas variantes como o cavalomate.

Posição aberta - Situação no tabuleiro onde as peças possuem alta mobilidade, normalmente em colunas ou diagonais abertas.

Posição fechada - Situação no tabuleiro onde as peças possuem pouca ou nenhuma mobilidade; normalmente ocorre no início da partida ou em finais com muitos peões não passados.

Post mortem - Expressão latina relativa à análise efetuada pelos enxadristas adversários logo após o final de uma partida.

Postalista - Praticante do xadrez epistolar. Incluem-se entre eles alguns enxadristas célebres como Alexander Alekhine, Max Euwe e Paul Keres, que o utilizaram como um meio eficaz de fortalecerem e aprimorarem seu estilo  de jogo.

Peões centrais - São eles: PR, PD, PBR e PBD.

Peões das alas - São eles: PC e PT.

Perda de tempo - Derrota automática que alcança um competidor que, em qualquer posição, não houver cumprido com o limite máxino de tempo, exigido pelo regulamento do torneio.

Pin - Um conceito tático, quando uma peça não pode ou não deve ser movida porque serve de escudo a outra peça.

Plano - Ideia ou conjunto de ideias passíveis de aplicação em uma partida com o fim de vencê-la, ou em manobra destinada a conseguir algum tipo de vantagem em uma posição dada.

Position - O ajuste da posição das peças de xadrez. O jogador que tiver o melhor posicionamento de peças no tabuleiro de jogo é dito "positional advantage."

Pregadura - Peça impossibilitada de mover-se por expor seu rei ao xeque.

Promoção - Quando um peão atinge a última fila horizontal, o jogador "promove-o" por uma peça à sua escolha: Rainha, Torre, Bispo, ou Cavalo.


Q



Qualidade - Diferença de valor entre uma torre e um bispo ou um cavalo. Ganhar a qualidade é trocar uma cavalo ou um bispo por uma torre adversária.



R

Raio de ação - Capacidade que caracteriza cada peça em jogo.

Re - O Rei é a peça mais importante do xadrez ocidental, cuja captura é o único objetivo do jogo.

Relâmpago - Tipo de jogo muito rápido, também conhecido por "blitz", em que os competidores devem jogar uma partida em poucos minutos, geralmente 5 ou 10, cabendo a derrota àquele que levar mate nesse período ou cuja flecha, no relógio especial, cair primeiro.

Relógio - Medidor especial de tempo para partidas de xadrez de campeonatos, com duplo mostrador indicando o dispêndio de tempo de cada competidor.

Roque artificial ou manual - Refere-se à manobra de vários movimentos executados pelo rei e torre visando a posição final do Roque. Normalmente é executado quando não é permitido rocar pelo método normal.




S



SAC O sacrifício de uma peça para uma vantagem antecipada.



Sacrifício - Entrega de material para fins de ataque, pressão ou outro tipo de vantagem.



Saída - A jogada inicial em uma partida. Diz-se que as brancas tem a "vantagem da saída".



Sapear - Gíria para comentários em uma partida.



Simplificação - Sucessão de trocas, tendente a eliminar os elementos acessórios ou excedentes de uma posição.



Simultânea - Exibição onde um mestre enxadrista enfrenta ao mesmo tempo mais de um enxadrista em tabuleiros distintos.



Skewer - Um conceito tático quando uma peça, usualmente o bispo, ataca duas ou mais peças oponentes numa coluna ou diagonal.



Sonneborn-Berger  - Sistema para desempatar automaticamente colocações com igual pontuação em torneios. Atribui-se a cada competidor em causa a soma dos pontos obtidos pelos adversários de quem ganhou, mais a metade dos pontos de cada adversário com quem empatou.



Stalemate - Um jogo de empate.



Suíço - Sistema de emparceiramento para torneio com grande número de competidores (no mínimo, 16), em que se deseje economizar rodadas. O número destas é indicado pela fórmula: "o dobro da raiz quadrada do número de participantes". Se o número não for quadrado perfeito, a formulá será: "o dobro da raiz quadrada inferior mais próxima, do número de participantes, mais um". O emparceiramento é seletivo, havendo sorteio simples apenas para indicar-se a primeira rodada. Depois desta, cada rodada, sucessivamente, terá seus competidores emparceirados de modo a que se enfrentem os que dispuserem de igual número de pontos na tabela, ou o mais próximo possível, até ser cumprido o número estabelecido. Cada competidor somente poderá se emparceirado uma vez com qualquer outro; e deverá haver, tanto quanto possível, alternação de cores.



Superproteção - Estratégia de proteção de um peão ou de uma determinada casa no tabuleiro, mais do que seria imediatamente necessário, servindo para dissuadir o oponente de atacar aquele ponto específico.
 
T

Tabuleiro - Quadrado dividido em 64 quadrados menores (8x8) onde se desenvolve o jogo.



Tática - =Elemento característico de posições complexas ou tensas, em que uma ameaça dupla, um golpe de surpresa ou um sacrifício alteram o equilíbrio ou desequilíbrio reinantes.



Teoria - Série de conhecimentos e estudos pertinentes a todas as fases do xadrez.



Torre - A Torre é uma peça maior do xadrez, muito empregada na fase final do jogo devido ao seu valor estratégico e tático, sendo amplamente estudada na literatura sobre o enxadrismo. Usualmente seu valor relativo é em torno de cinco pontos, podendo variar em função das posições das torres em colunas ou fileiras abertas, ou formações estratégicas como baterias.



Torres dobradas - Expressão que indica o posicionamento de duas torres na mesma coluna. A formação da Dama com duas torres dobradas na mesma coluna recebe o nome de Canhão de Alekhine.



Trebelhos - Expressão arcaica para designar peças e peões.



Triângulação - De rei: manobra para atingir uma casa vizinha em dois tempos, afim de colocar o adversário em zugzwang ou de evitar um golpe tático. De dama: manobra em três tempos, para voltar ao ponto de partida, passando o lance ao adversário.



Triplo - Ataque simultâneo a três peças adversárias. Uma das peças pode ser o rei.



Trocas - Sequência de movimentos próximos, tipicamente sequenciais, onde os enxadristas capturam as peças um do outro.


U

USCF United States Chess Federation.

V

Valor das peças - Cada peça ou peão possui um valor convencionado que representa sua força e importância.


Variante - Linha de jogo, produto de análise própria derivada de uma linha clássica.



Vantagem - Predomínio de qualquer tipo obtido durante a partida; pode ser de ordem posicional ou material.

W

Woodpusher - Um mau jogador de xadrez.

X

Xadrez às cegas - Variante do jogo onde um dos enxadristas não vê o tabuleiro.



Xadrezista - É todo aquele que se dedica ao estudo e/ou à prática profissional ou amadora do jogo de xadrez. No português do Brasil é denominado enxadrista.



Xeque - Ataque de uma peça contra o rei adversário.



Xeque descoberto - Quando uma peça sai da frente do raio de ação de uma peça amiga que ataca o rei adversário. O mesmo que xeque à descoberto.



Xeque duplo - O ataque de duas peças simultaneamente ao rei adversário.



Xeque-mate - Situação do rei quando não pode desviar-se, ser protegido ou submeter a captura uma peça que dê xeque.



Xeque perpétuo - Modalidade de empate.

Z
Zugzwang ou Zug - A obrigação de efetuar um lance que ocasiona a derrota ou uma desvantagem qualquer.


Zwischenzug - Lance intermediário inesperado.
 Y -  está fora do TABULEIRO ou sem função no jogo de XADREZ ?





 
EM TESE - XADREZ - 24-4-3013
Watch Later IMAGO (Scientia) - by Sabermais na web - 28m




Rafael Carvalho z comentou 1 semana atrás

49:17 o rei que foge do chegue ta errado


O jogo de Xadrez - Regras do Jogo (completo)- 1:19:47


Gleison Pinto Ramos por Gleison Pinto Ramos 14.048 views

As regras do jogo de xadrez. Também ensina sobre a Notação Algébrica.

www.professorgleison.blogspot.­com


 Projeto HAARP - 7m
Mensagem de Salomão:A vida é um jogo de Xadrez- 4m


 
O Sétimo Selo - 98m
 
 

 Projeto Xadrez na Escola - 4m


Projeto Social -Lutando pela Escola - Jiu Jitsu o xadrez de corpo - 8m
 PROCURAR O VÍDEO:
É lindo ver crianças e jovens Indios,  amando aprender neste Projeto.
Projeto de Xadrez no Pará (parte 2)

Enviado em 19/12/2009

Programa exibido no Sportv Reporter 
sobre um projeto de xadrez no estado do Pará 
que utiliza o xadrez como ferramenta educacional em várias áreas da sociedade.
Jean Piaget:Jogos e Simbolismo/Rosely Brenelli - 27m
 Fontes:
 http://www.soxadrez.com.br/conteudos/glossario/glossarioZ.php
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres. 
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: