quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Constelção de Touro



Constelação do Touro


Crédito: © Bill & Sally Fletcher, Science & Art (http://www.ScienceAndArt.com)
Instrumento: Câmara fotográfica.
 
Imagem da constelação do Touro. As estrelas mais brilhantes, normalmente utilizadas para identificar a constelação, surgem bem destacadas. Existem muitos objectos de interesse nesta região do céu. A estrela de cor alaranjada perto do canto superior esquerdo é Aldebaran, um sistema estelar binário, a cerca de 65 anos-luz de distância. A componente principal do sistema (Aldebaran A) é uma estrela gigante vermelha, com uma massa semelhante à do Sol mas um diâmetro entre 40 a 50 vezes maior que o do Sol. Perto do centro da imagem pode observar-se um aglomerado aberto de estrelas, as Plêiades, também conhecido pela designação M45 e mais popularmente como Sete Irmãs ou Sete Estrelo. É um enxame de estrelas relativamente jovem, cerca de 80 milhões de anos, situado a 380 anos-luz. No canto superior da imagem pode ser observada a Nebulosa da Califórnia (NGC 1499) que já pertence à constelação de Perseu.


Lendas e Mitos: As Plêiades
Por Prof. Marcos em 23 de setembro de 2009 – 21:23
Comente!


As Plêiades, ou Atlântidas são as encantadoras filhas de Pleione e Atlas – o titã que foi condenado a carregar a terra sobre os ombros por ter se confrontado com Zeus pela supremacia do Olimpo.

pleiades_elihu_vedder

Por causa de um desentendimento com Zeus, Atlas recebeu o castigo de ter que carregar sobre seus ombros, para o resto da vida, o globo terrestre (como a 1ª vértebra cervical suporta o peso de nossa cabeça, ela é chamada de atlas para lembrar o sacrifício imposto ao deus grego).

Elas eram em número de sete, embora outras versões enumeravam quinze. Seus nomes eram: Maia, Electra, Taígeta ou Taígete, Astérope ou Asteropo, Mérope, Alcíone e Celeno.

De acordo com a lenda, as moças foram raptadas pelo rei do Egito Busíris, Hércules libertou-as, mas a seguir foram perseguidas por Orion que estava fascinado pela beleza das Plêiades.

Para escapar da implacável perseguição de Orion, o maior caçador de todos os tempos, as moças recorreram aos deuses que as metamorfosearam em estrelas.

Transformadas numa constelação composta de sete estrelas, além de fugirem de seu pretendente assustador, elas passaram a servir de consolo para seu pai, já que quando Atlas as via brilhando no céu sentia alívio e menos pesar ao cumprir sua pena.

pleiades


As Plêiades anunciavam tempo bom e bonito quando surgiam, de 22 de abril a 10 de maio, e quando se punham, de 20 de outubro a 11 de novembro, anunciavam mau tempo.

Sejam felizes todos os seres.
Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.



Nenhum comentário: