segunda-feira, 17 de maio de 2010

ABELARDO E HELOÍSA

.
Robert Schumann (8 June 1810 - 29 July 1856)

Kinderszenen Op. 15
("Scenes from Childhood") -   
KlassikFan2007 Vadim Chaimovich, piano
Live recording at the Eichhofen Castle (Bavaria/Germany)

A mais famosa história de amor da Idade-Média

  ABELARDO E  HELOÍSA

.

 

ABELARDO foi o príncipe dos filósofos medievais. Lecionava no grande adro de Notre Dame, onde milhares eram os que o escutavam. Sua fama de sábio espalhou-se por toda a Europa e chegou aos ouvidos de um nobre, que o contratou como preceptor de sua jovem sobrinha, Heloisa. "Quando eu vi Heloísa, pela primeira vez, escreveu Abelardo, fiquei não menos atônito diante da ingenuidade de seu tio em tomar-me como preceptor dela, do que se êle houvesse confiado um tenro cordeirinho a um lobo faminto".

Abelardo ensinou à linda criança, latim, grego, hebraico… e amor.

Em breve toda a gente, exceto o tio, percebeu o que estava acontecendo entre professor e aluna. E quando afinal veio a saber da verdade, ficou furioso. Muito justamente pediu a Abelardo que casasse com sua sobrinha, mas o casamento já se realizara secretamente.

Afim de proporcionar liberdade a seu amado para seus estudos, a bela Heloísa refugiou-se num convento. Isto, porém, não pôs fim às inquietações de Abelardo. De noite, dois rufiões, alugados pelo tio de Heloisa, penetraram no quarto de Abelardo. Tinham ordem, não de matá-lo mas de lhe infligir uma cruel mutilação.

O jovem sábio retirou-se para um convento. Passou o resto de seus dias recluso, estudando latim e manuscritos clássicos. Quanto a Heloisa, reclusou-se completamente no convento, onde permaneceu até o dia de sua morte. Passou seus últimos dias compondo sua famosa coleção de CARTAS. Estas cartas são ainda lidas pela sua "insuperada expressão de paixão humana e de devo-tamento feminil." São a mais bela coleção de cartas de amor que existe.

O jovem sábio e sua amada aluna foram sepultados num mesmo túmulo, no cemitério de Père-la-Chaise, em Paris. Êle havia despido seus trajes sacerdotais e eia seu véu de monja. E juntos agora dormem na eterna paz, não mais o austero sacerdote e a triste monja, mas os felizes amantes reunidos, Abelardo e Heloísa.

Grandes Momentos na História da Idade Média -Ilustração

    

 

 















Fonte: 
Grandes Momentos na História da Idade Média
CONSCIENCIA.:ORG

 "HELOÍSA E ABELARDO"
- O Livro mais emocionante sobre este Amor Medieval 
foi escrito por Pe. ORLANDO VILELA
Professor de filosofia da PUC-BH
   Editora Itatiaia
Sejam felizes todos os seres.
Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: