segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

IRIDOLOGIA - Iza Brunetta

Iza Brunetta
Terapia CranioSacral, Acupuntura e Iridologia

Não precisamos morrer doentes:
é isso que a Iridologia, em última instância, nos diz.
 
Vejo a leitura da íris como algo muito parecido com a leitura de um livro: não há como ler fora daquilo que somos. Embora o livro seja o mesmo, cada pessoa vai “escolher”, de forma consciente ou não, um fio sutil que orientará sua leitura. No exame da íris, cada iridólogo vai encontrar também a sua forma de “caminhar” na íris. Embora o mapa iridológico que todos nós utilizamos seja o mesmo, as rotas para “encontrar o tesouro” podem ser diferentes.

Tradicionalmente, os iridólogos trabalham com fitoterápicos e orientação alimentar. Minha leitura, por outro lado, esteve sempre apoiada nos conceitos da Tradicional Medicina Chinesa, constituindo, com o exame da língua e do pulso, um dos meus instrumentos de diagnóstico. E meu instrumento terapêutico, por excelência, a acupuntura.

Hoje, trabalhando também com Terapia CranioSacral, passei a observar mais detalhadamente a condição do Sistema Nervoso. Por sua estreita ligação com o Sistema CranioSacral, o Sistema Nervoso é o que mais rapidamente responde a essa terapia, com sinais de recuperação visíveis após algumas poucas sessões.
Alguns padrões iridológicos já revelam uma predisposição à debilidade do Sistema Nervoso. Além disso, a presença de determinados sinais são fatores significativos na interpretação da condição desse Sistema, apontando para uma agravação dessa predisposição.

A grande maioria das pessoas que recebo no consultório tem íris castanhas. Dessas, penso que 30% são do tipo Neurogênico Puro e 60%, Ansioso Tetânico, embora seja essa uma quantificação apenas empírica.
Nem é preciso conhecer essas terminologias para que o leitor possa perceber que falo de diáteses que indicam uma predisposição a disfunções do Sistema Nervoso.

A condição da pupila, dos radii solaris, dos anéis nervosos, a pigmentação, a observação da Trança do Sistema Nervoso Autônomo, entre outros, são sinais que nos permitem compor essa observação e determinar também que Sistemas estão “sofrendo” pela condição do Sistema Nervoso.

Florais de Bach, Acupuntura, Terapia CranioSacral e Técnica de Desbloqueio Emocional (EFT), muitas vezes associados, vêm se revelando instrumentos valiosos no tratamento dessas condições do Sistema Nervoso e o alívio dos sintomas a elas relacionados - como cefaléias e dores em geral, problemas de coluna, refluxo, etc. Acrescido a essa melhora de sintomas físicos, os pacientes relatam um aumento do bem-estar e o alívio de dores emocionais.

Iridologia

‘O Senhor criou os olhos para que pudéssemos vê-Lo.” Saint Paltu
Nós vivemos imersos num oceano de energia, a vida de cada um de nós comunicando-se com a dos outros seres, a luz de cada pessoa se irradiando para as outras, conectando-se a elas e/ou transformando-se no encontro com a luz das outras pessoas. E os olhos certamente são os veículos mais profundos nessa comunicação. Irradiando amor e acolhimento, ou raiva, indiferença e medo. .

Além disso, o olho é como uma via de mão dupla, com informações indo e vindo do cérebro, do qual ele faz parte. E a Iridologia nos habilita a visualizar e entender esses registros.Ela nos possibilita compreender o que ocorre no mundo de cada ser, e como ele se liga a todos os outros seres.
A Iridologia baseia-se ainda no princípio de que as partes refletem o todo. Podemos conhecer o cosmo conhecendo o homem. E a íris, a meu ver, é o astrolábio do homem, assim como este é o astrolábio de Deus, nas palavras de Rumi.

Na Medicina Tradicional Chinesa o pavilhão auricular, as mãos e os pés são microssistemas através dos quais é possível também avaliar a condição do organismo e intervir, com massagens ou agulhas, em diversos desequilíbrios. Mas nada se compara à complexidade e à profundidade que se alcança na avaliação iridológica. Até mesmo pelo fato de o olho ser uma extensão do cérebro e registrar, pode-se supor, tudo aquilo que o cérebro humano registra: alterações fisiológicas, sistêmicas, impressões emocionais, traumas de diversas magnitudes, de traumas físicos a emocionais, . Enfim, como em uma tela de computador, a íris registra tudo o que ocorre com indivíduo.

Esses registro são ainda mais impressionantes porque, além disso, o olho mantém simultaneamente contato com o mundo circundante e com o cérebro.
Mas exatamente o quê podemos ver através da avaliação da íris? O maior mérito da Iridologia, a meu ver, é permitir ao paciente conhecer um pouco mais sobre si mesmo: sua constituição, os pontos fortes e os pontos débeis do seu organismo, o caminho para sua saúde e bem- estar físico e emocional e as lições que veio aprender nesta vida. Como um guardião do caminho, a Iridologia aponta a via mais correta para alcançar uma vida harmoniosa e feliz. Sob o olhar de um iridólogo sensível, ela ajuda a descerrar alguns véus que afastam os seres deles mesmos e de uma existência de abundância e plenitude .

Ela não é um método de diagnóstico de doenças, mas é, com certeza, um instrumento valioso para que possamos entender o caminho da doença e a via de retorno à saúde. Ela nos permite avaliar o estado de diferentes órgãos e sistemas corporais e identificar alterações antes que se manifestem. Ajuda-nos a chegar mais perto da causas dos nossos desequilíbrios. E torna mais acessível o caminho de volta à saúde que é,na verdade, o destino real de todo ser humano.

No Comments | Tags: Iridologia Psicoemocional

CORPO-ALMA SE REFLETE NOS OLHOS

A Iridologia é uma técnica que, através do exame dos sinais, colorações e textura da fibra da íris, nos possibilita fazer um balanço das condições do nosso organismo. A observação da pupila e da esclera, a parte branca do olho, é também uma parte importante nessa avaliação, e complementa o que habitualmente se chama “leitura iridológica”.

A possibilidade de se avaliar o corpo a partir do olho já era citada por Medicinas antigas - como a Tradicional Medicina Chinesa - e pelo médico grego Hipócrates. Atualmente, até mesmo a Medicina ocidental diagnostica várias patologias através do exame do fundo de olho.

A Medicina Tradicional Chinesa reconhece há alguns milênios a existência dos microssistemas, isto é, áreas do corpo que refletem todo o organismo, como as mãos, as orelhas e os pés. Desenvolveram-se mapas identificando a posição de partes do corpo que são refletidas nesses locais, e formas específicas de intervir terapeuticamente através delas, com acupuntura, massagem e outras técnicas que visam estimular esses pontos.

Os olhos, por serem uma extensão do cérebro, têm a possibilidade de refletir o que ocorre no organismo mais que qualquer órgão, além de receberem continuamente informações do mundo exterior. Isso faz com que o iridólogo tenha diante de si um microssistema de delicadeza, precisão e complexidade maravilhosas. A iridologia não tem como intervir nesse microssistema: é através apenas da observação que as informações são coletadas.

Os mapas iridológicos utilizados atualmente têm como origem o mapa do médico húngaro Ignatz Von Peczely, que viveu na segunda metade do século XIX e é considerado o pai da iridologia moderna. Hoje temos à disposição mapas muito precisos, desenvolvidos principalmente por iridólogos americanos e alemães. Existem também estudos minuciosos sobre o significado dos diferentes sinais que podem ser vistos na íris.

O iridólogo observa a íris como se olhasse o painel de um relógio, 
com horas e minutos, cada área do corpo ou órgão localizado de forma bastante precisa. 

Os órgãos e partes do corpo que ficam do lado direito, podem ser analisados através da íris direita, os que estão no lado esquerdo, na íris esquerda; os localizados na linha média podem ser observados nos dois olhos. O fígado, por exemplo, pode ser vist na íris direita, por se localizar no lado direito do corpo. Sua posição no mapa é às 8:00 hs. E assim por diante.

O quê, exatamente, pode ser visto através do exame da íris? Em princípio, tudo que acontece no organismo pode ser visto na íris: a condição de órgãos e sistemas, nível de toxicidade, predisposição a certos desequilíbrios, padrões emocionais, nível de stress do organismo, restrições no sistema craniossacral, além dos pontos fortes de cada padrão que precisam ser valorizados. Enfim, um iridólogo pode indicar a seu paciente como está seu coração, seu sistema imunológico, sua coluna, ou mesmo como a raiva ou stress estão sendo refletidos no seu organismo.

Feita essa avaliação, o que mais o iridólogo pode fazer de concreto para orientar seu paciente? Tradicionalmente, os iridólogos são naturopatas e farão prescrição de fitoterápicos, hidroterapia, argila, florais, e orientação alimentar. Com base no que observarão na íris do paciente, podem também indicar acupuntura, massagem, terapia craniossacral, Reiki, entre outras técnicas que visam favorecer o paciente. Da mesma forma, ao perceberem sinais de desequilíbrio mais profundo, encaminharão o paciente para avaliação da medicina tradicional.

Portanto, uma consulta a um iridólogo é sempre uma grande oportunidade para se conhecer melhor e tomar medidas preventivas para evitar que os desequilíbrios se instalem no organismo. No caso de já haver um processo patológico em andamento, é a oportunidade de se identificar sinais que permitirão refazer o caminho da saúde.

Não precisamos morrer doentes:
é isso que a Iridologia, em última instância, nos diz.

 Amor
Fonte
Iza Brunetta
Terapia CranioSacral, Acupuntura e Iridologia

Sobre

Iza Brunetta
Terapia CranioSacral, Acupuntura e Iridologia
Iza Brunetta atua como terapeuta holística desde 1980. Reside e atende em Fortaleza/CE - Brasil, e é formada em Acupuntura, Iridologia e Terapia CranioSacral (Crasiossacral ou Crânio-sacro), temas sobre os quais pretende discorrer nesse site.
Clique aqui para entrar em contato.

23 August 2008 - 11:45

12 November 2007 - 3:15

12 November 2007 - 3:17

Sejam felizes todos os seres. 
Vivam em paz todos os seres. 
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: