quinta-feira, 25 de agosto de 2011

BURACO NEGRO DILACERANDO ESTRELA



Astrônomos flagram buraco negro dilacerando estrela


 
Um buraco negro, descrito como um "monstro cósmico" à espreita no centro de uma galáxia, foi flagrado no momento em que dilacerava uma estrela, anunciaram astrônomos em um artigo publicado na edição desta quarta-feira da revista científica Nature.
 
Em 25 de março, o telescópio orbital Swift, da Nasa, captou uma emissão de raios-X do espaço sideral, expelido claramente por uma fonte imensamente poderosa.

Uma observação mais próxima revelou um buraco negro supermaciço com massa um milhão de vezes superior àquela do sol.

O lampejo de raios-X foi um "jato relativístico" ou um jato de matéria de alta energia que jorrou da estrela à medida em que era atraída pelo empuxo gravitacional do buraco negro e foi arrastada na direção de suas entranhas.
O jato, chamado Swift J164449.3+573451, moveu-se a 99,5% da velocidade da luz.

Os buracos negros supermaciços são comumente encontrados no centro de galáxias. O buraco negro recém-descoberto tem cerca de metade do tamanho de seus similares em nossa galáxia, a Via Láctea.

Mesmo assim, são relativamente jovens perante alguns espécimes supermaciços, cuja massa foi medida em mais de um bilhão de sóis.


Fonte:
YAHOO-Notícias
http://br.noticias.yahoo.com/astr%C3%B4nomos-flagram-buraco-negro-dilacerando-estrela-190805481.html
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Um comentário:

Radeir disse...

Similar ao corpo humano,composto de órgãos especializados para produção, nutrição, manutenção do organismo vivo ,os buracos negros funcionam como o intestino galáctico - alí onde se opera a reciclagem da energia, dos humores essenciais à preservação de todo o sistema do corpo celeste, em contínua e harmônica transformação dos elementos - logo, reciclar é única garantia da permanência e consequentemente correta evolução.

É uma simplificação bem grosseira da causa e função de um buraco negro - absolutamente necessário à expansão de tudo que um dia nasceu, cresceu, agiu com sua máxima potência e depois, consumida sua força ,volta para " a usina recicladora " de seu próprio organismo, isto é, em cada sistema galáctico existente em todo o universo .

É a Lei da matéria , transformar para continuar igual !

Agora, imagina um animal ou um humano faminto e sem intestino.

É ou não é por aí esta lógica simples?

Ah, e quem foi que disse " Conhece o homem e conhecereis o Universo" ?