quarta-feira, 1 de maio de 2013

Café Filosófico - O pensamento de Nietzsche e Espinoza - João Luiz Muzinatti


Café Filosófico - O pensamento de Nietzsche 
- João Luiz Muzinatti - abril/2013  - 51:40
 
O que há nesse pensamento que faz com que, ainda hoje, muitos discutam, critiquem, elogiem, deleitem-se ou até se incomodem?
Quem é esse homem citado por tanta gente, até mesmo por quem nunca o leu? Por que seus críticos são tão ferrenhos e seus admiradores, tão apaixonados?
O que, de fato, pensou esse alemão da segunda metade do século XIX? O que há de verdade nas polêmicas associadas ao seu nome?
Deus está morto? O que significa niilismo, para Nietzsche? O que é o "eterno retorno"? Qual a melhor tradução para o termo Übermensch ?
Vamos conversar um pouco, a partir da apresentação do professor João Luiz Muzinatti, sobre um pensamento que pode explicar, questionar ou até transformar aquilo em que a história do ocidente nos transformou.
6 Cafe Filosófico- O Pensamento de Espinoza
- prof. João Luiz Muzinatti-out/2012 - 59:54

O pensamento de Baruch Espinosa".
O humano se diz um SER em busca da liberdade e da felicidade. Apesar disso, vive um mundo de dores e culpas. Mais que isto, muitas vezes chega a buscar tais situações. A servidão e a humilhação aparecem para muitos até como opção de vida.
Por que isso? Será que a vida não pode ser a construção de um caminho de liberdade?
 É possível alguma liberdade?
 Até onde o conhecimento do mundo, das idealizações humanas e das interações que fazemos pela vida podem nos fazer bem?
 Estas e outras questões perpassam o pensamento do filósofo Baruch Espinosa. Vamos conhecê-lo e discutir aspectos de sua visão de mundo e de sua Ética. Como é Deus, para Espinosa?
 O que somos nós humanos? Mais uma vez, a apresentação foi do professor João Luiz Muzinatti, seguida de discussão com os participantes.
Fonte:
Publicado em 25/03/2012-Licença padrão do YouTube
Sejam felizes todos os seres.Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: