segunda-feira, 20 de abril de 2015

Himno del Primero de Mayo (Pietro Gori)




Mayday Anthem (Pietro Gori) 
Legendas EspanholDamian Malhaya

Este hino dos trabalhadores foi composta pelo anarquista italiano Pietro Gori.

 Ele escreveu no final do século XIX. A música é o coro "Va, pensiero" da ópera de Giuseppe Verdi "Nabucco". A versão castelhana, foi publicado no Revolutionary Cancionero de Ediciones Tierra y Libertad (Bordeaux, 1947).

Esta é a história de Maio (a verdadeira, aquela que você não tem nem os meios de comunicação, nem a escola, nem os partidos políticos):


Em 01 de maio de 1886 do Sindicato dos Trabalhadores da central de Chicago, aderiu à Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT) de ANARQUISTA finalidade. 


Declarada a greve que paralisou cerca de 12.000 fábricas em todos os EUA.Em Detroit, 11.000 trabalhadores marcharam em uma parada de oito horas. Em Nova York, uma marcha com tochas 25.000 trabalhadores entraram como uma corrente de Broadway a Union Square; 40.000 entraram em greve. Em Cincinnati um batalhão de trabalho 400 rifles Springfield liderou o desfile. Em Louisville, Kentucky, mais de 6000 trabalhadores, pretos e brancos, marcharam através do Parque Nacional deliberadamente  a violar a regra que proíbe a entrada de pessoas de cor. 


Em Chicago a greve, parou quase completamente a cidade.

As seguintes concentrações dias foram realizados em 2100 os trabalhadores da fábrica demitido Mc Cormicks. Enquanto August Spies deu o seu discurso. Cem trabalhadores aproximaram -se da fábrica de modo que aqueles que continuaram trabalhando lá em solidariedade com os seus pares. A polícia atacou a multidão, deixando seis mortos e muitos mais feridos.

Spies e seus colegas chamado para uma manifestação para o dia seguinte em Haymarket Square, milhares de pessoas se reuniram lá, os anarquistas fazeram uso da palavra, assim que a noite avançava. Fielden e terminou o seu discurso quando a polícia ordenou dissolver o rali. De repente, um estrondo impressionante ocorre. caiu no chão mais de sessenta policiais feridos e um morto. Sete outros morreram mais tarde.A repressão desencadeada sobre a cidade. Eles prenderam oito referências anarquistas. August Spies, Michael Schwab, Adolph Fischer, George Engel, Louis Lingg, Albert Parsons, Samuel Fielden e Oscar Neebe  todos oram levados a julgamento.


Estas são as palavras de alguns dos anarquistas condenados no julgamento:A. Spies:

"Minha defesa é a sua acusação, meus supostos crimes são a sua história ... pode me, juiz honrado, mas pelo menos sentenciar conhecido por ser no estado de Illinois, oito homens foram condenados por não perder a fé no triunfo final de liberdade "
L. Lingg:
"Não, não para um crime nos condenam  à morte, é, portanto,aqui diz-se em todos os tons, é a anarquia, e desde É para os nossos princípios para que nós condenados, eu grito bem alto:Eu sou um anarquista!O desprezo, escárnio sua ordem, as suas leis, a sua força, a sua autoridade.Ahórquenme! "
Fischer Aldolf:
"Mas eu tenho que protestar contra a sentença de morte imposta a mim porque eu não cometi nenhum crime ... mas se estou a ser enforcado por professar ideias anarquistas, por  meu amor pela liberdade, igualdade e fraternidade, então eu tenho inconveniente ... Eu digo em voz alta:esta é a  minha vida "

História de execução por José Martí, Chicago correspondente do jornal La Nación:(...)

 "Deixe suas celas. Eles apertam as mãos, sorriso. Eles leem o julgamento, segurando suas mãos nas costas com algemas, cingi os braços para o corpo com um cinto de couro e eles colocaram uma mortalha branca como o manto de catecúmenos cristãos. 

Abaixo está o público sentado em fileiras de cadeiras na frente do andaime como em um teatro ... Firmeza em face de Fischer, a oração nos Spies, orgulho na Parsons, Engel faz uma piada sobre sua capa, a Spies grita: 



"a voz que vai sufocar é mais poderosa  no futuro
 que algumas palavras que eu poderia dizer agora."


 Os  exaustores para baixo, em seguida, um sinal, um barulho,
 a armadilha dá o golpe  e os quatro corpos caem a balançar em uma dança assustadora ... "


A culpa dos condenados nunca foi comprovada.



Mayday: nada para comemorar!
Em maio comemora os companheiros anarquistas executados até a morte em Chicago, não só para lutar por oito horas de trabalho, mas para lutar por um mundo totalmente diferente, sem dinheiro, nenhum governo, nenhum estado, onde não haja religiões. 


Eles não foram mortos por prata ou do poder político ou fama, 
morreram por todos nós!.Agora nossa vez de lutar por esse sonho.Anarquia! 

 Como notado, não é uma tradução exata, mas uma adaptação a cantar.


Himno del Primero de Mayo (Pietro Gori) Subtitulos en Español
https://youtu.be/Q0l6RYqPPFI?list=PLAA0A9ECE63EB3BD1
Fontes:
Em Publicado 21 de setembro de 2012
Para ativar ou desativar as legendas em espanhol apertar o botão que diz "CC". 
Sejam felizes todos os seres.Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: