quarta-feira, 19 de agosto de 2015

A RESSURREIÇÃO - Sinfonia No 2 de Gustav Mahler







Gustav Mahler - 1860 - 1911


Sinfonia n.º 2 Mahler - "Resurretion"  - 81 min.

Sinfonia n.º 2 (Mahler) 

A Sinfonia no 2, em Dó Menor (termina em Mi Bemol Maior) por Gustav Mahler foi escrita entre1888 e 1894. Ela foi publicada em 1897 (Leipzig, Hofmeistere) e passou por uma revisão em 1910. Ela também é conhecida como Sinfonia da Ressurreiçãopor fazer referências ao cristianismo.

Histórico

Mahler compôs o primeiro movimento em 10 de setembro de 1888. Em 1893 completou o Andante e o Scherzo.
Em fevereiro de 1894, durante os funerais do pianista e regente Hans von Büllow, Mahler ouviu um coro de meninos cantarem o hino Auferstehen(Ressurreição), da autoria de Friedrich Klopstock. O hino impressionou tanto Mahler que ele resolveu incorporá-lo ao Finale da sinfonia que estava em preparação. Ao mesmo tempo decidiu que a Ressurreição seria o tema principal da obra.

"A Ressurreição", por Matthias Grünewald.

Quarto Movimento

Luz Primordial
Ó rosa vermelha!
O homem encontra-se em grande necessidade!
O homem encontra-se em grande dor!

Como eu gostaria de estar no céu.

Eu vim por um largo caminho
Um anjo veio e queria me afastar.

Ah não! Eu não serei afastado!
Eu vim de Deus e retornarei a Deus!

O Deus amoroso me dará um pouco de luz,
Que me iluminará para a abençoada vida eterna!
— Des Knaben Wunderhorn

Quinto Movimento

Ressuscitará, sim,
O meu pó ressuscitará
Após um breve repouso!

Vida imortal! Vida imortal
Será dada por aquele que te chamou.

Para florescer novamente tu foste semeado!
O Senhor da colheita
Recolherá seus feixes,
Nós, que morremos.

— Friedrich Klopstock

Ó crê, meu coração, crê:
Não perderás nada!

Alcançou aquilo que desejaste,
Aquilo que amaste
Aquilo por que lutou!
Ó crê,
Tu não nasceste em vão!

Não viveste nem sofreste em vão!
O que foi criado
Deve perecer
O que pereceu deve ressuscitar!

Não trema mais!
Prepara-te para viver!
Ó dor, que penetra tudo
De ti fui separado!

Ó morte, que conquistas tudo,
Agora foste conquistada!
Com asas que ganhei,
Na dura batalha do amor,
Alçarei voo

Para a luz que nenhum olho penetrou!
Morrerei para poder viver.
Ressuscitará, sim,
Meu coração ressuscitará em um instante!

Tudo o que sofreste,
Te levará a Deus!
—Gustav Mahler

Características

A Segunda Sinfonia é a primeira sinfonia em que Mahler usa a voz humana. Ela aparece na última parte da obra, no clímax, tal qual a Sinfonia n.º 9 de Beethoven. Além da influência de Beethoven, percebe-se traços de Bruckner e Wagner na composição.
Apesar da origem judia, Mahler sentia fascínio pela liturgia cristã, principalmente pela crença na Ressurreição e Redenção. A Segunda Sinfonia propõe responder à pergunta: "Por que se vive?". Simbolicamente ela narra a derrota da morte e a redenção final do ser humano, após este ter passado por uma período de incertezas e agruras.
A Sinfonia no 2 foi escrita para uma orquestra com as seguintes composição: 4 flautas (todas alternando com 4 piccolos), 4 oboés (2 alternando com corne inglês), 3 clarinetes (Sib, La, Do - um alternando com clarone), 2 clarinetes em Mib, 3 fagotes, 1 contrafagote, 10 trompas em fá (4 usadas fora do palco, menos no final), 8-10 trompetes em fá e dó (4 a 6 usados fora do palco, menos no final), 4 trombones, 1 tuba contrabaixo, 7 tímpanos (um fora do palco), 2 pares de pratos (um fora do palco), 2 triângulos (um fora do palco), Caixa clara, Glockenspiel, 3 sinos (Glocken, sem afinação), 2 bombos (um fora do palco), 2 tam-tams (alto e baixo), 2 harpas, órgão,quinteto de Cordas (violinos I, II, violas, cellos e baixos com corda Dó grave). Há ainda: Soprano Solo, Contralto Solo e um Coro Misto.

Os movimentos

Na sua forma final a sinfonia, cuja duração aproximada é de 80 minutos, é formada por cinco movimentos distribuídos da seguinte forma:
  1. 'Totenfeier': Allegro maestoso. Mit durchaus ernstem und feierlichem Ausdruck(~23 minutos)
  2. Andante moderato. Sehr gemächlich. Nicht eilen (~10 minutos)
  3. In ruhig fliessender Bewegung (~10 minutos)
  4. 'Urlicht' . Sehr feierlich, aber schlicht (~5 minutos)
  5. Im Tempo des Scherzos. Wild heraus fahrend ('Aufersteh'n') (~37 minutos)
A peça narra a queda e morte do herói, as suas dúvidas, sua fé e a ressurreição no Dia do Juízo Final.
O primeiro movimento é sobre a morte, no segundo a vida é relembrada, e o terceiro apresenta as dúvidas quanto à existência e ao destino. No quarto movimento o herói readquire a sua fé e a esperança. No quinto e último movimento ocorre a Ressurreição, na forma imaginada por Mahler.

Texto

Quarto Movimento

Quinto Movimento


Publicado em 7 mai 2013

GUSTAV MAHLER.-

Symphony No. 2 "Ressurreição"

Allegro Maestoso
Andante moderato
Em ryhig fiessender Bewegung
Unricht.Sehr Feierlich, aber schlicht
Em Tempo des Scherzo

Solistas

Refrões Chicago Symphony

Chicago Symphony Orchestra

Diretor: Sir Georg Solti


O Symphony No. 2 em C menor é uma sinfonia coral do compositor austríaco Gustav Mahler, conhecida como Auferstehung (ressurreição, em alemão), a composição de música de mesmo nome ode Klopstock. Ela foi composta entre 1888 e 1894 e tem uma extremidade coral.

Composição
A sinfonia nasceu Totenfeier (Ritos Funerários), um poema sinfônico baseado no drama poético Dziady o poeta polonês Adam Mickiewicz movimento, que Mahler concluída em 1888. Quando eles começaram a adquirir prestígio e estima como maestro, apresentou o seu trabalho o condutor, em seguida, Hans von Bülow eminente, que teve uma reação altamente desfavorável e considerado dissonante. Profundamente desanimado, no entanto, ele não abandonou seu trabalho e posteriormente devolvidas ao movimento, adicionando mais três até o final de 1893 - foram os primeiros quatro da sinfonia sabemos. Ele deixou o trabalho por um tempo, sentindo que precisava de um final.

Em 1894, Hans von Bülow morreu, eo funeral Mahler ouviu uma composição musical Aufersteh'n (Ressurreição) ode do poeta alemão Friedrich Gottlieb Klopstock. Isso foi uma revelação e decidiu terminar o seu trabalho com a sua própria composição de música do poema, o que fez algumas modificações.

Mahler projetar uma narrativa para o programa de trabalho revelou vários de seus amigos. No entanto, ele não aprovava sua publicação, embora actualmente sempre divulgado em programas de concertos. Nesse argumento, o primeiro movimento é um funeral e responde a perguntas como: "Existe vida após a morte"; o segundo movimento é um lembrete de tempos de vida mais feliz foi extinta; o terceiro movimento é uma perda completa da fé, e considerar a vida como sem sentido; o quarto movimento, um mentiu, é o renascimento da fé ("Eu sou Deus, e voltará a Deus"), eo quinto movimento, após o retorno das dúvidas do terceiro e primeiras perguntas, completo com uma forma de realização Amor a Deus e ao reconhecimento da vida após o fim (a ressurreição).

O trabalho foi publicado pela primeira vez em 1897 por Universal Edition. Em 1899 ele publicou uma série de de Bruno Walter para piano a quatro mãos (dois jogadores em um piano).

I. Allegro Maestoso.

Musicalmente, o primeiro movimento, mas tem uma variedade de vezes, refere-se a uma marcha fúnebre, e violento e irritado. É uma forma sonata bastante extensa.
Completando este movimento, Mahler pede pausa de cinco minutos antes da segunda.
II. Andante moderato.

Este movimento é um Ländler delicado com música duas seções contrastantes ligeiramente mais escura, que lembra o Scherzo de Beethoven Sinfonia n.º 9.
Origem: 
Wikipédia, a enciclopédia livre.
Publicado em 7 de mai de 2013-Licença padrão do YouTube
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres. 
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: