sábado, 10 de abril de 2010

PLÊIADES - AGLOMERADO ABERTO

Meditación audiovisual, visualización creativa para conectarse con la energía e información colectiva ( Núcleo Cristal) de la Madre Tierra.

A través del lenguaje audiovisual esta obra invita a trabajar la imaginación en un proceso creativo de visualización interior. La Visualización guiada es una técnica muy antigua para explorar la consciencia. En esta obra , la lectura es una adaptación de textos del Tibet para ejercicios de yoga.

Obra audiovisual del proyecto "Artesana Pachamama ".
Origen:Performance - video instalación:

"Yoga audiovisual - conexión a tierra"
Creación audiovisual para que un grupo de Yoga use la película en su experiencia de meditación para sincronizar la visualización colectiva.
El objetivo es que el espectador que observa la pantalla use su creatividad en un proceso que unifica los sentidos ( Sinestesia ) y le permite visualizar el color y formas geométrica compleja.

Aglomerado Aberto  PLÊIADES









Em linha reta : Sírius.Três Marias, Plêiades e Aldebarã
O aglomerado estelar aberto das Plêiades é o aglomerado de estrelas mais brilhante em todo o céu. As Plêiades também são conhecidas por vários outros nomes tais como "Sete Irmãs", como M 45 pela classificação do catálogo Messier, e como "Subaru" no Japão. Este aglomerado está localizado na constelação do Touro (Taurus). Seis das estrelas nas Plêiades são visíveis sem o auxílio de telescópios. Aproximadamente 500 estrelas pertencem ao aglomerado estelar aberto das Plêiades e a maioria delas são fracas. Uma nebulosa de reflexão circunda estas estrelas.

Conhecendo melhor as estrelas das Plêiades

A imagem abaixo, obtida por David Malin usando o U.K. Schmidt Telescope, um dos telescópios pertencentes ao Anglo-Australian Observatory (AAO) mostra as principais estrelas do aglomerado aberto das Plêiades. O seu "mouse" o ajudará a identificar os nomes de nove delas.
Asterope Taygeta Maia Celaeno Electra Merope Alcyone Pleione Atlas

Onde est�o as Plêiades

Dados essenciais:

descoberto por(conhecido desde a pré-história)
outros nomesM 45; "Sete Irmãs"; "Subaru" (no Japão)
constelaçãoTaurus
ascenção reta03 horas 47,0 minutos
declinação+24o 07'
distância380 anos-luz
magnitude visual1,6
dimensões aparentes110,0 minutos de arco
idade~100 milhões de anos

Outros fatos importantes

  • MUITO IMPORTANTE: fisicamente, a nebulosa de reflexão que você  vê na fotografia, provavelmente, é parte da poeira de uma nuvem molecular NÃO RELACIONADA com o aglomerado das Plêiades.

  • Ela NÃO É formada por restos da nebulosa que, um dia, deu origem ao aglomerado das Plêiades. Simplesmente esta nuvem de poeira está cruzando o caminho do aglomerado das Plêiades. O fato desta nebulosa de reflexão não estar associada com o aglomerado aberto das Plêiades é comprovado por medições das velocidades radiais relativas delas. Mostra-se que a nebulosa e o aglomerado tem velocidades radiais diferentes, cruzando um ao outro com uma velocidade relativa de 11 quilômetros por segundo.  
    • Modernos métodos de observação tem revelado que pelo menos 500 estrelas, na maioria muito fracas, pertencem ao aglomerado aberto das Plêiades .
    • O aglomerado aberto das Plêiades se espalha por um campo de 2 graus no céu (isto significa 4 vezes o diametro da Lua!) 
    •  
    • A distância do aglomerado aberto das Pleiades, 380 anos-luz, foi recentemente determinado a partir de medições de paralaxe diretas realizadas pelo satélite astrométrico Hipparcos, da European Space Agency (ESA). Este novo valor difere muito daquele que era aceito anteiormente, cerca de 408 anos-luz. Curiosamente, isto trouxe um problema para os astrofísicos. 
    •  
    •  Agora é necessário explicar a contradição que existe entre este novo valor, que coloca as Plêiades bem mais próximas de nós, e as magnitudes aparentes comparativamente fracas das estrelas que formam este aglomerado. 
    •  

    A Bíblia

    faz três referências ao aglomerado aberto das Plêiades. 

    Você sabe quais são?

    Fonte:
    OBSERVATORIO NACIONAL
    Sejam felizes todos os seres.
    Vivam em paz todos os seres.
    Sejam abençoados todos os seres.

    Nenhum comentário: