terça-feira, 25 de janeiro de 2011

AUTO - REALIZAÇÃO EM YOGA




Auto-realização em Yoga, ou consciência de Krishna, é um caminho holístico, que corretamente seguido traz crescente bem-aventurança e iluminação, rumo ao desenvolvimento de amor puro por Deus.

O caminho segue em três vertentes principais: conhecimento, comportamento e devoção. Para ter sucesso no caminho é necessário que o praticante desenvolva as três vertentes, todos os dias, integrando-as, na medida do possível, em sua forma de viver. O resultado, em termos de elevação da consciência e subseqüente aumento na qualidade de vida e felicidade perene, depende do grau de intensidade com a qual fazemos isso.

Aqui está um quadro que nos dá um esboço dessas três vertentes, valores e conceitos básicos de cada, algumas das práticas principais de cada e dicas. Isso é só uma introdução. O praticante deve ter um guia, um “consultor” espiritual, que explique os detalhes pessoalmente, tire suas dúvidas, lhe mostre onde conseguir mais informações, etc.

   
Conhecimento
Valores e Conceitos     Iluminação, auto-conhecimento, compreensão acerca do sentido da vida, compreensão acerca do Universo, da alma, de Deus, do mundo espiritual, do funcionamento da consciência, compreender todos os fenômenos da Realidade.
Práticas     Estudo diário dos livros da consciência de Krishna. Ler e ouvir sobre a vida espiritual, a natureza da realidade e o comportamento piedoso dos textos sagrados da cultura milenar do yoga, da cultura védica.

*Como ponto de partida, peça o livro “Ciência Espiritual” que contém um resumo da filosofia da consciência de Krishna.
Dicas     Estude os livros do grande santo do Século XX, Swami Prabhupada, que perfeitamente transplantou o conhecimento milenar do yoga e consciência de Krishna para o ocidente, sem distorções. Em especial estude “O Bhagavad-gita Como Ele É”, o “Srimad Bhagavatam” e o “Sri Caitanya Caritamrta”.

Estude outros livros da tradição, como o “Yoga Sutra” de Patanjali.

Dedique ao menos 15 minutos por dia para os estudos no início, para depois chegar num mínimo de 30 minutos diários.

Alguns desses livros existem em áudio MP3 - faça uso deles, aproveitando seu tempo no trânsito, na hora do exercício, etc.
   
Comportamento
Valores e Conceitos     Não-violência, limpeza, veracidade, firmeza, paz, autocontrole, equanimidade, castidade, compaixão, desapego, honestidade, humildade, tolerância
Práticas     Buscar o comportamento piedoso e viver uma vida pura. Buscar alinhar seu livre arbítrio com a vontade divina. Estar ciente do efeito de seus pensamentos, palavras e atos.
Dicas     Gradualmente busque se estabelecer nesses ideais:

1. Siga uma dieta vegetariana sem ovos, buscando alimentos integrais e orgânicos.


2. Tire de sua vida os venenos do álcool, cigarro, drogas, etc.


3. Viva num ambiente limpo, mantenha o corpo limpo e use roupas limpas.


4. Busque o contato com a natureza.


5. Busque manter o corpo saudável.

Questione seus motivos, recusando seus impulsos quando são egoístas e mesquinhos.

Esforça-se sempre para maximizar o bem e minimizar o mal em tudo que pensa, fala e faz.
   
Devoção
Valores e Conceitos
:  

Serviço, amor, entrega, dedicação, abrigo.

Práticas     1.      Meditação mântrica (japa)*

2.      Comer prasadam*

3.      Oração

4.      Lembrar

5.      Servir

6.      Aratik (adoração em altar)*

7.      Bhajan*

*Veja o “Manual de Bhakti-yoga”, contido no livro “Ciência Espiritual” para aprender os detalhes dessas práticas acima citadas.
Dicas     Tente viver em um estado de devoção, vendo como fazer de seu trabalho e família uma oferenda ao Senhor.

Insira no seu dia, sem falta, momentos dedicados às práticas devocionais acima citadas.

Comece com um mínimo de 15 minutos de japa, que equivale a 2 ou 3 voltas por dia.

Almeje ter um mínimo de 90 minutos por dia para tais práticas (não incluindo prasadam) -  todos os dias, sem falta.

Os primeiros horários do dia são ideais, mas qualquer horário é bom.

Nunca pense, “ah, isso eu não posso fazer, então esse caminho não é para mim”. O que nos é passado são metas para um progresso firme na vida espiritual. Se conseguirmos apenas seguir 1% do que é recomendado, ótimo - melhor do que 0%. Se conseguir 10%, melhor ainda. E, é claro, se conseguir 100% depois de algum tempo, perfeito. Por exemplo, uma das metas do aspecto de comportamento é o cultivo de não-violência, o que, entre outras coisas, implica em seguir uma dieta vegetariana. Ninguém deve pensar que, “ah, não tem jeito, eu não dou conta de ser vegetariano, portanto vou desistir do caminho”. Pode ir aos poucos. 

Cortar a carne vermelha primeiro, a mais danosa do ponto de vista de saúde pessoal, saúde planetária e fechamento da consciência. Depois porco. Uns tempos depois, frango. E assim por diante, até cortar com o ovo. Eu levei quase um ano nesse processo. Mas conheço pessoas que fizeram da noite para o dia. Outros levam cinco anos ou mais. Cada um tem seu ritmo, suas circunstâncias específicas.

O ponto é não se assustar e desistir das metas, nem tampouco se acomodar e não se esforçar rumo à transformação. O caminho do yoga é descrito no Yoga Sutra como tendo que ser, “nem duro demais, nem confortável demais”. 

O resultado de se esforçar nessas práticas será sublime, experimente!

Yoga Sutra - Uma Abordagem Prática

Escrito por Giridhari Das (Gustavo Dauster), baseado na tradução e comentários de Srila Hridayananda Das Goswami Acharyadeva (Howard J. Resnick, PhD).
O Yoga Sutra descreve a essência do yoga – elementos práticos, obstáculos, resultados intermediários e seu objetivo final.
Esta tradução do sânscrito ao inglês dos sutras feita por Srila Acharyadeva merece uma atenção especial, devidos as suas imensas qualificações. Srila Acharyadeva é doutor em Sânscrito e Estudos Indianos pela Universidade de Harvard. Ele é um praticante dedicado de bhakti-yoga desde 1969, tendo viajado mundo afora treinando pessoas em bhakti-yoga e palestrando sobre o assunto de yoga e filosofia védica. Sua apresentação do Yoga Sutra se destaca por sua clareza e praticidade, desmistificando o texto e mostrando sua sempre atual relevância para todos aqueles interessados em evoluir como pessoas.
Já foram fechados contratos para a publicação do livro em Polonês e Chinês! Na China foram impressos 9 mil exemplares! A versão em Espanhol está pronta, em fase de negociação. A versão em Inglês está sendo editada para publicação em breve.
- 15 x 21 cm, 136 pp
Clique aqui para encomendar o seu!

Entre em contato!

Quer uma ajuda? Quer tirar uma dúvida?
Entre em contato comigo!

Mala Direta

A maior mala direta sobre auto-realização em yoga, consciência de Krishna, cultura védica e afins!
Clique aqui para se inscrever!

 Fonte:
"PARAÍSO DOS PANDAVAS "
GiridhariI Das
  Giridhari Das
pandavas-org@googlegroups.com.
.
Para obter mais opções, visite esse grupo em

http://groups.google.com/group/pandavas-org?hl=pt-BR.
Sejam felizes todos os seres.
Vivam em paz todos os seres. 
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: