quinta-feira, 23 de junho de 2011

HUMANOS E O SEXTO SENTIDO


Ciência

Humanos podem ter um sexto sentido?

 
NASA -Gary A. Glatzmaier (UCSC)
São Paulo – Prever o futuro ou falar com os mortos ainda são habilidades longe de serem comprovadas pela ciência, mas um estudo recente mostra que possuímos elementos que poderiam permitir o desenvolvimento de um verdadeiro sexto sentido: sentir campos magnéticos.

Uma nova pesquisa da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, mostra que uma proteína da retina humana pode funcionar como sensor magnético sensível à luz.
Se você pensou em X-Men, Magneto e habilidade de dobrar metais com a mente, esqueça. A descoberta, longe de lembrar elementos da ficção, está relacionada a seres vivos bastante reais.

É sabido que pássaros migratórios e tartarugas, por exemplo,  possuem a habilidade de sentir o campo magnético da Terra para se guiarem em suas grandes viagens.

A mosca Drosophila também possui sensor similar; estudos anteriores já haviam mostrado que a proteína cryptochrome, presente na espécie, funciona como um sensor magnético quando em contato com a luz.
O que o grupo de pesquisadores americanos liderados por Steven Reppert descobriu foi que uma proteína da retina humana pode produzir a mesma capacidade de sentir o campo magnético quando implantada nas moscas. O trabalho, publicada esta semana na Nature Communications, reabre a possibilidade de exploração dessa capacidade sensorial em humanos.

Moscas transgênicas
A proteína cryptochrome (CRY) tem um papel importante na capacidade de muitos animais em sentir o campo magnético da Terra. Para testar se a versão humana dessa proteína, a cryptochrome 2 (hCRY2) possui uma habilidade magnética similar, a equipe criou uma mosca transgênica sem sua proteína natural, mas que expressava a hCRY2 no lugar.

O resultado provou que, sem sua proteína original e somente com a proteína humana, as Drosophilas também conseguiam sentir e reagir à presença de um campo magnético. Para os pesquisadores, o achado demonstra que a hCRY2 possui a capacidade molecular de funcionar em um sistema de sensor magnético.

A descoberta prova que possuímos pelo menos um elemento necessário para este “sexto sentido”. Mais pesquisas devem ser feitas para descobrir até onde ele poderá- se é que poderá- ser explorado em nós.

últimas notícias de Ciência

Fonte: 
INFO-Online
http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/humanos-podem-ter-um-sexto-sentido-22062011-13.shl
• Quarta-feira, 22 de junho de 2011 - 11h58
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: