segunda-feira, 11 de julho de 2011

GREGOR MENDEL E AS ERVILHAS




Em homenagem ao 189º aniversário do botânico e meteorologista australiano Gregor Mendel, nessa quarta-feira (20) o site de buscas Google publicou um Doodle (arte gráfica que substitui a logomarca tradicional).   

Biografia de Gregor Mendel

Gregor Johann Mendel, o Pai da Genética

Gregor Johann Mendel foi um monge agostiniano, botânico e meteorologista austríaco. Nasceu na região de Troppau (hoje chamada Opava), na Silésia, que então pertencia à Áustria, e viria a ser batizado a 22 de Julho, que muitas vezes se confunde com a sua data de nascimento. 
 
Vindo de uma família de humildes camponeses, na sua infância revelou-se muito inteligente: em casa costumava observar e estudar as plantas. Sendo um brilhante estudante a sua família encorajou-o a seguir estudos superiores, e mais tarde aos 21 anos a entrar num mosteiro da Ordem de Santo Agostinho em 1843 (atual mosteiro de Brno, República Checa) pois não tinham dinheiro para suportar o custo dos estudos. 
 
Obedecendo ao costume ao tornar-se monge, optou um outro nome: "Gregor". Então Mendel tinha a seu cargo a supervisão dos jardins do mosteiro. Estudou ainda, durante dois anos, no Instituto de Filosofia de Olmütz (hoje Olomouc, República Checa) e na Universidade de Viena (1851-1853). 
 
Desde 1843 a 1854 tornou-se professor de ciências naturais na Escola Superior de Brno, dedicando-se ao estudo do cruzamento de muitas espécies: feijões, chicória, bocas-de-dragão, plantas frutíferas, abelhas, camundongos e principalmente ervilhas cultivada na horta do mosteiro onde vivia analisando os resultados matematicamente, durante cerca de sete anos. 
 
Gregor Mendel, "o pai da genética", como é conhecido, foi inspirado tanto pelos professores como pelos colegas do mosteiro que o pressionaram a estudar a variação do aspecto das plantas. 
 
Propôs que a existência de características (tais como a cor) das flores é devido à existência de um par de unidades elementares (fatores) de hereditariedade, agora conhecidas como genes. Mas Mendel não só se interessou nas plantas, ele também era meteorologista e estudou as teorias da evolução. 
 
Ao longo da sua vida foi membro, diretor e fundador de muitas sociedades locais: diretor do Banco da Morávia, foi fundador da Associação Meteorológica austríaca, membro da Real e Imperial Sociedade da Morávia e Silésia para melhor agricultura, entre outras.  
 
Durante a sua vida, Mendel publicou dois grandes trabalhos agora clássicos: "Ensaios com plantas híbridas" (Versuche über Planzenhybriden), que não abrangia mais de trinta páginas impressas e "Hierácias obtidas pela fecundação artificial".
 
Em 1865, formula e apresenta em dois encontros da Sociedade de História Natural de Brno as leis da hereditariedade, hoje chamadas Leis de Mendel, que regem a transmissão dos caracteres hereditários. Após 1868, as tarefas administrativas mantiveram-no tão ocupado que não pode dar continuidade às suas pesquisas, vivendo o resto da sua vida em relativa obscuridade. 
 
 Morreu a 6 de Janeiro de 1884, em Brno, no antigo Império Austro-Húngaro hoje República Checa de uma doença renal crónica; um homem à frente do seu tempo, mas ignorado durante toda a sua vida.

Em homenagem ao 189º aniversário do botânico e meteorologista australiano Gregor Mendel, nessa quarta-feira (20) o site de buscas Google publicou um Doodle (arte gráfica que substitui a logomarca tradicional).   

A principal descoberta atribuída ao cientista é a própria genética, sendo que hoje ele é conhecido como o “Pai da Genética”. Suas publicações contam com dois clássicos:

“Ensaios com plantas híbridas”
e “Hierácias obtidas pela fecundação artificial”.

Os resultados obtidos pelas pesquisas de Mendel foram divididos em duas leis: a primeira é conhecida como a Lei da Segregação, que diz respeito à fase em que os gametas se formam, pois é quando ocorre a segregação dos fatores. Em seguida, a segunda é conhecida como a Lei de Segregação Independente, a qual explica as características de cada indivíduo formado.

Essa é o resultado do estudo sobre os fatores dominantes de uma das características que prevalece sobre as outras, ao contrário do que se imaginava que aconteceria com a combinação dos genes dos reprodutores.

A partir desse momento, Mendel conseguiu elaborar sua teoria pensando nos genes dominantes e nos genes recessivos. Por ser botânico, as suas pesquisas foram feitas com ervilhas, sendo que ele escolheu tanto da cor verde quanto da amarela, o que permitiu chegar à conclusão sobre qual seria a dominante ou a recessiva.

Ao realizar cruzamentos entre as sementes, o cientista conseguiu perceber quais as características que se perpetuavam e quais as probabilidades de cada uma de se manter na genética do novo ser gerado pelo experimento. Por mais que seus estudos tenham sido realizados com plantas, os princípios são aplicados em todas as espécies com reprodução sexuada.


Mendel, o Pai da Genética
Fonte:
http://depositodabiologia.blogspot.com/2011/05/biografia-de-gregor-mendel.html
http://www.noticiasbr.com.br/gregor-mendel-pai-da-genetica-completaria-189-anos-hoje-9578.html
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Um comentário:

NÊNE disse...

Está Muito fixe