terça-feira, 27 de setembro de 2011

QUEM TEM OLHÔMETRO? - ENCONTRE O GATO DA VIA-LÁCTEA!





Galinha Fugitiva

Acostumados com a infinitude do Universo, os cosmólogos e astrônomos parecem também não encontrar limites em seus esforços para chamar a atenção para suas pesquisas.


Você consegue ver uma galinha nesta imagem?

 [Imagem: ESO]

A última iniciativa do Observatório Europeu do Sul (ESO) foi criar um concurso para quem conseguir identificar uma galinha na imagem da Nebulosa Lambda Centauro.


A nebulosa é uma brilhante nuvem de hidrogênio, repleta de estrelas recém-nascidas, localizada na constelação de Centauro.
Segundo os astrônomos, a Lambda Centauro também pode ser chamada de IC 2944 ou de Galinha Fugitiva, devido a uma forma de ave que algumas pessoas conseguem enxergar em sua região mais brilhante.
Como sempre acontece nesses casos, em que pessoas conseguem enxergar coisas - das mais absurdas às mais criativas - em desenhos com um nível suficiente de complexidade, não há concordância onde exatamente está a galinha.
Quem quiser se arriscar poderá pegar a imagem e traçar sua própria galinha fujona, enviando o trabalho para a página do ESO no Flickr (www.flickr.com/groups/youresopictures).
Segundo a entidade, "haverá oportunidade de ganhar prêmios interessantes", sem precisar do que se trata - eventualmente uma galinha de louça, para colocar sobre a geladeira.

Glóbulos de Bok

De volta à astronomia, além do gás brilhante, outro sinal de formação estelar na IC 2944 está em uma série de glóbulos negros opacos, que aparecem em silhueta sob o fundo vermelho.
São exemplos de um tipo de objeto chamado Glóbulos de Bok. Eles aparecem escuros porque absorvem radiação do fundo luminoso.
No entanto, observações destes glóbulos escuros com telescópios infravermelhos, que conseguem enxergar através da poeira que normalmente bloqueia a radiação visível, revelaram estrelas se formando no interior de muitos deles.
O conjunto principal de glóbulos de Bok nesta imagem é conhecida como Glóbulos de Thackeray, em homenagem ao astrônomo que os descobriu, nos anos 1950.


BRINCADEIRA DO FÓRUM

chicken2 por European Southern Observatory
Por European...

O céu quadriculado
  loteia sítios estelares
- condomínio-galinheiro.

I think I'm doing this wrong... por nominalgrevious
Por nominalgrevious

Escrito nas estrelas
a história da vida
- quem as lerá bem?


 
Nebulosa Del Pollo Corredor por Jaime_Alvarado_Hinojosa
Por Jaime_Alvarado_...

Seres alienígenas
querendo virar galinhas
- na brincadeira do Forum  


Galinha dragônea
segura firme seu ovo
- nos pés o filhote.
 
el pollo corredor por jajavica
Por jajavica

Jajavica encontrou
a galinha de perfil
fugindo da raia.
 
Running Chicken nebula por BuddyWolly
Por BuddyWolly

O beijo ardente
da galinha invisível
- ciscando estrelas 
Running chicken found por silviofurtado
Por silviofurtado

Galinha celeste
guarda sob a asa
o milagre do ovo


A galinha mira
medindo a escuridão
- pra bicar estrela.
 

Dorme, talvez sonha
em segurar passarinho
- asa-braço alado?
  
a_galinha por gugahb
Por gugahb

Desconfiada do gugahb
olha desiludidamente
-o  projeto de galinha.  


Ensaiando vôo
pode ser qualquer  pássaro
- menos galinha!
 

A roda informe
quer cercar a galinha
- ah fujona invisível!

cuec por dacl3d
Por dacl3d

Posando de galo
imponente vigia estrelas
- a bela galinha.
 

O sorriso da galinha
na embolada de estrelas
- cadê meu bico?  


Galinha virou galo
de crista tri-unfante
sonha com quê?


Estrelas de olhar
- no susto bico vira nariz
galinha sem galo?
 

Três fucinhos
respirando estrelas
- no quartel celeste  


Pata bica estrela
 - com belo colar ciscando
junto ao pintinho.

O casal de leões
respirando estrelas
- sonham virar galinhas.


Ave ainda no ovo
indecisa mama estrelas
- sou cisne ,pato ou galinha? 

 EU PROPONHO:
ABRA OS OLHOS E VEJA 
O BELO GATO AZUL OU DOURADO
NA VIA LÁCTEA!!!!
 

VIA  LÁCTEA  - GATO AZUL 


Evoluindo no espaço
eis o gatinho azul confiante
- coração da  Via Láctea.


VIA LÁCTEA   -  GATO-DOURADO 


Observe a imagem
  verá um gato dourado,
de frente,caminhando. 

Cosmos - Via Lactea (TV Escola) 

http://www.youtube.com/watch?v=SVjbBjS-SKc

— Mais um documentário da série Francesa "Cosmos". Neste episódio, exibido pela TV Escola em Dez/2000, vamos conhecer a nossa galáxia a "Via Láctea" e também entender como nascem, vivem e morrem as estrelas. Do ponto de vista humano, teremos clara noção da grandeza do tempo que se passa no Universo, bem como o seu tamanho. Produção System TV, narração de Garcia Júnior.

GATO-CÃO SONHADOR

 O Universo: 

A VIA LÁCTEA

Prof. Renato Las Casas (02/07/01)

       O Céu como um todo, é muito bonito de se ver.
      A sensação que temos vendo a abóbada celeste estrelada nos envolvendo é tão forte que deixamos para os poetas a sua explicação.
      No magnífico cenário que é o céu visto a olho nu de um local sem a poluição (luminosa principalmente) característica das grandes cidades, destacam-se por suas belezas; a Lua e uma tênue faixa luminosa que corta o céu de fora a fora - a Via Láctea.
      Na nossa civilização, o nome Via Láctea vem dos gregos antigos, que a viam como um "caminho de leite" no céu. É encontrada nas mais diversas culturas com os mais diversos nomes. Os índios Tembé (sul do Pará) a chamam de "Caminho da Anta"; por exemplo.


  O CAPETA  nadanda no mar de fogo  das estrelas


      No início do século XVII, com a invenção do telescópio, vimos que a luz da Via Láctea consiste da luz "misturada" emitida por um número muito grande de estrelas. Quanto maior o telescópio utilizado, mais estrelas são vistas (individualizadas) nessa faixa do céu.
      Hoje sabemos que essa faixa é a visão que temos de nossa própria galáxia, vendo-a por dentro. Galáxias são os agrupamentos imensos nos quais se reúnem as estrelas (e entre elas muito gás e poeira).


 
      Adotamos o nome Via Láctea para a nossa galáxia. Ela é do tipo espiral. Sua forma é denunciada pelo grande acúmulo de estrelas em um plano (o plano da faixa luminosa que vemos no céu). Não podemos ver distante ao longo do plano da Via Láctea, devido à grande quantidade de poeira aí existente.O tamanho de nossa galáxia e a localização do Sol, entretanto, são conhecidos há quase 80 anos. Isso foi possível observando aglomerados estelares (globulares) que se distribuem fora do plano da galáxia. Estimamos que a Via Láctea possui entre 200 e 250 bilhões de estrelas.


 
      O Centro de nossa galáxia fica na direção da constelação de Sagitário que nessa época do ano se encontra em excelentes condições de observação à partir de Minas Gerais. (Encontramos vários tipos de nebulosas e aglomerados estelares nessa região.) Vendo do Sistema Solar, essa é a porção mais brilhante da Via Láctea. Também aí, como ao longo de todo o plano de nossa galáxia, não podemos ver longe, devido à grande quantidade de poeira existente em todo disco da Via Láctea.


  GATO , CÃO OU MENINA ?
      Luz (onda eletromagnética) de freqüência (cor) diferente, é absorvida diferentemente pelo meio interestelar. Isso faz com que tenhamos visões diferentes de uma mesma região do céu, se a observamos em "cores" diferentes. Na luz visível, por exemplo, é tão absorvida pelo meio que em qualquer interestelardireção do plano da Via Láctea, não podemos ver mais do que a algumas centenas de anos-luz de distância. Fotografias de uma mesma região do céu, feitas em freqüências diferentes, nos revelam objetos e constituintes diferentes, presentes a distâncias também diferentes.


 
      Ondas na faixa de Radio são emitidas por gás quente ionizado e elétrons de alta energia se movendo na presença de campos magnéticos; Hidrogênio Atômico se concentra em grandes nuvens de gás e poeira; Hidrogênio Molecular está presente em densas nuvens, muitas delas sítios de formação estelar; o Infravermelho é emitido por poeira "aquecida" por estrelas próximas, enquanto que grande parte do Infravermelho próximo (ao visível) é emitido por pequenas estrelas frias (tipo K); Raio X é emitido por moléculas de gazes quentes em colisão e os Raios Gama se originam de colisões de raios cósmicos com núcleos de Hidrogênio em nuvens interestelares.


GATO-CÃO SONHADOR

Rôxo de paixão
em close o sonhador
vigia universo

 http://www.youtube.com/watch#v=kpfaWyTOb_k&feature=related

ARCO DA VIDA

O arco da vida
ama, protege, abriga
- tudo que quer nascer.

 NOSSA  GALÁXIA
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/videos/nossa-galaxia-video.php

ELEFANTINHO SONHANDO
Sejam felizes todos os seres.
Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

PEIXINHO DE LUZ

No útero estelar
peixinho coroado de luz
navega e reina.

 Fontes:
Observatório Frei Rosário - UFMG
http://www.youtube.com/watch?v=SVjbBjS-SKc
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/videos/nossa-galaxia-video.php
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/videos/nossa-galaxia-video.php
 http://www.observatorio.ufmg.br/pas32.htm
 Blog ON-Observatório Nacinal
(www.flickr.com/groups/youresopictures).
Posted: 26 Sep 2011 09:57 AM PDT

Redação do Site Inovação Tecnológica

Nenhum comentário: