terça-feira, 25 de outubro de 2011

Lúcia Santaella- Seminário: Artes Plásticas e Comunicação na Contemporaneidade



Seminário: Artes Plásticas e Comunicação na Contemporaneidade. Convidada: Lúcia Santaella. Tema: Circuitos artísticos na era da mobilidade. 20/11/2008. Casa Fiat de Cultura. Belo Horizonte/MG. Projeto Sempre Um Papo.

A Cultura da Mobilidade,

por 

Lucia Santaella


Foto: Lucia Santaella
Foto: Lucia Santaella

Lucia Santaella 
é professora titular da PUCSP 
com doutoramento 
em Teoria Literária na PUCSP em 1973 
e Livre-Docência em Ciências da Comunicação 
na ECA/USP em 1993. 
 
É Diretora do CIMID, Centro de Investigação em Mídias Digitais, da PUCSP e Coordenadora do Centro de Estudos Peirceanos (Grupo de pesquisa cadastrado no CNPq). Coordenou o lado brasileiro do projeto de pesquisa Probral (Brasil-Alemanha/Capes-DAAD, 2000-2003) sobre relações entre palavra e imagem nas mídias. 

Coordenou ainda três outros projetos de pesquisa coletiva de grande porte: “ Imagens Técnicas: do mundo industrial-mecânico ao eletrônico-pós-industrial”, convênio PUC/SP-FINEP, 1989-1991; o projeto de pesquisa temático sobre “O Advento de Novas Tecnologias e Novas Gramáticas da Sonoridade”, financiado pela FAPESP, de 1992 a 1995; o projeto coletivo, modalidade multiusuários, “Produção e Difusão da Pesquisa Científica na Era Digital”, financiado pela FAPESP, 1999-2002. 

É presidente honorária da Federação Latino-Americana de Semiótica e Vice Presidente da Associación Mundial de Semiótica Massmediática y Comunicación Global, México, desde 2004. 

É membro correspondente brasileira da da Academia Argentina de Belas Artes, eleita em 2002. É membro do Advisory Board do Peirce Edition Project em Indianapolis, USA.

De 1987 a 1995, coordenou o programa de pós-graduação, mestrado e doutorado, em Comunicação e Semiótica da PUCSP. 

De 1995 até 1999, coordenou o doutorado e pós-doutorado desse mesmo programa. No primeiro semestre de 1987, foi professora convidada pelo DAAD na Universidade Livre de Berlin, desenvolvendo pesquisa sobre Cultura e Meios de Comunicação. 

Foi pesquisadora associada no Research Center for Language and Semiotic Studies (Centro de Pesquisa em Estudos Semióticos e de Linguagem), em Bloomington, Universidade de Indiana, onde fez inúmeros estágios de pesquisa de pós-doutoramento, em 1988, 1992, 1993 e 1994. 

Desde 1996, tem feito repetidos estágios em Kassel, Berlin e Dagstuhl, Alemanha, sob os auspícios do DAAD/Fapesp, onde tem ministrado palestras e desenvolvido projetos de pesquisa.

Em 2004, foi professora e pesquisadora convidada na Universidade de Valencia. No total, realizou 12 estágios de pós-doutorado no Exterior e já obteve 8 bolsas de produtividade em pesquisa do CNPq, no qual é pesquisadora nível IA. 

De 1982 a 1990, exerceu o cargo de presidente da Associação Brasileira de Semiótica. Em 1991-93, foi secretária da Associação Nacional de programas de pós-graduação em Comunicação. 

Desde 1988, é membro do Conselho Diretor do Instituto Internacional de Semiótica com sede na Finlândia. Em 1989, foi eleita Vice-Presidente da Associação Internacional de Semiótica, tendo sido re-eleita para o cargo em 1994, exercendo-o até 1999. 

Em 1993, foi eleita membro do Conselho Executivo da Federação Latino Americana de Estética com sede na Argentina. 

Em 1996, foi eleita vice-presidente da Federação Latino-americana de Semiótica.

De 1999 a 2002, foi Presidente da Federação Latino-Americana de Semiótica. 148 (cento e quarenta e oito mestres e doutores defenderam suas dissertações e teses sob sua orientação, de 1978 até o presente. 

Participou como palestrante em 45 congressos no Exterior e 196 congressos e similares no Brasil, num total de 241 participações. Foi membro dos grupos idealizadores e realizadores dos projetos de implantação dos cursos de graduação em Jornalismo, do curso de Publicidade e do curso multidisciplinar em Tecnologia e Mídias Digitais da Pucsp-SP. 

Tem 28 livros publicados, dentre os quais 4 são em co-autoria e dois de estudos críticos. Entre esses livros, destacam-se:

- Produção de Linguagem e Ideologia (1980, Cortez, 3 a. ed. 2000);

- Arte e Cultura, equívocos do elitismo (1982, Cortez, 3a. ed. 1995); 

- O que é Semiótica (1983, Brasiliense, 12a. ed. 1994, seguida de numerosas reimpressões); - Convergências: Poesia Concreta e Tropicalismo (1986, Nobel); 

- A Assinatura das Coisas, Peirce e a Literatura (1992, 1 a. reimpressão 1999, Imago); - Cultura das Mídias (1992, Experimento, 4 a. ed. 2003);

- A Percepção. Uma Teoria Semiótica (1993, Experimento, 2a. ed. 1998); 

- Estética. De Platão a Peirce (1994, Experimento, 2 a. ed. 2000);

- Semiose e Autogeração. A Teoria Geral dos Signos (1995, Ática, 3 a. ed. 2004, Thomson); - Miniaturas (1986, Hacker);

- Imagem. Cognição, Semiótica, Mídia (em coautoria com Winfried Nöth, 1998, Iluminuras, 4 a. ed. 2005) - Semiótica. Bibliografia Comentada (1999, Experimento, em coautoria com Winfried Nöth);

- Comunicação e Pesquisa (2001, Hacker, 2 a. ed. 2002); - Matrizes da Linguagem e Pensamento: sonora, visual, verbal (2001, Fapesp/Iluminuras), Prêmio Jabuti 2002. - Semiótica aplicada (2002, Thompson, 2a. ed. 2004)

- Culturas e artes do pós-humano. Da cultura das mídias à cibercultura (2003, Paulus, 2a. ed. 2004).

- Corpo e comunicação. Sintoma da cultura (2004, Paulus). 

- Comunicação e semiótica (em coautoria com Winfried Nöth, 2004, Hacker). - O Método Anticartesiano de C. S. Peirce (2004: Unesp/Fapesp) 

- Navegar no ciberespaço. O perfil cognitivo do leitor imersivo (2004, Paulus). - Por que as comunicações e as artes estão convergindo? (2005, Paulus). 

Organizou também a edição de 7 livros. Além dos livros, Lucia Santaella tem mais de 200 artigos publicados em periódicos científicos no Brasil e no Exterior.


Sobre arte e ousadia,
uma boa citação, que concordo inteiramente 
e diz muito do que se pensa/fala/pesquisa 
em teatralidade(s) digital:

A arte que cria problemas 
tem sido para mim um território privilegiado
para o exercício da ousadia do pensamento
que não teme em abraçar sínteses,
fazendo face aos enigmas e desafios do emergencial;
um território privilegiado para dar margem 
à imaginação que ausculta o presente,
nele pressentindo o futuro. (p.27)

"Cultura e Artes do pós-humano"

Fonte:

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