Seminário: Artes Plásticas e Comunicação na Contemporaneidade. Convidada: Lúcia Santaella. Tema: Circuitos artísticos na era da mobilidade. 20/11/2008. Casa Fiat de Cultura. Belo Horizonte/MG. Projeto Sempre Um Papo.
A Cultura da Mobilidade,
por
Lucia Santaella
Lucia Santaella
é professora titular da PUCSP
com doutoramento
em Teoria Literária na PUCSP em 1973
e Livre-Docência em Ciências da Comunicação
na ECA/USP em 1993.
É Diretora do CIMID, Centro de Investigação em Mídias Digitais, da PUCSP e Coordenadora do Centro de Estudos Peirceanos (Grupo de pesquisa cadastrado no CNPq). Coordenou o lado brasileiro do projeto de pesquisa Probral (Brasil-Alemanha/Capes-DAAD, 2000-2003) sobre relações entre palavra e imagem nas mídias.
Coordenou ainda três outros projetos de pesquisa coletiva de grande porte: “ Imagens Técnicas: do mundo industrial-mecânico ao eletrônico-pós-industrial”, convênio PUC/SP-FINEP, 1989-1991; o projeto de pesquisa temático sobre “O Advento de Novas Tecnologias e Novas Gramáticas da Sonoridade”, financiado pela FAPESP, de 1992 a 1995; o projeto coletivo, modalidade multiusuários, “Produção e Difusão da Pesquisa Científica na Era Digital”, financiado pela FAPESP, 1999-2002.
É presidente honorária da Federação Latino-Americana de Semiótica e Vice Presidente da Associación Mundial de Semiótica Massmediática y Comunicación Global, México, desde 2004.
É membro correspondente brasileira da da Academia Argentina de Belas Artes, eleita em 2002. É membro do Advisory Board do Peirce Edition Project em Indianapolis, USA.
De 1987 a 1995, coordenou o programa de pós-graduação, mestrado e doutorado, em Comunicação e Semiótica da PUCSP.
De 1995 até 1999, coordenou o doutorado e pós-doutorado desse mesmo programa. No primeiro semestre de 1987, foi professora convidada pelo DAAD na Universidade Livre de Berlin, desenvolvendo pesquisa sobre Cultura e Meios de Comunicação.
Foi pesquisadora associada no Research Center for Language and Semiotic Studies (Centro de Pesquisa em Estudos Semióticos e de Linguagem), em Bloomington, Universidade de Indiana, onde fez inúmeros estágios de pesquisa de pós-doutoramento, em 1988, 1992, 1993 e 1994.
Desde 1996, tem feito repetidos estágios em Kassel, Berlin e Dagstuhl, Alemanha, sob os auspícios do DAAD/Fapesp, onde tem ministrado palestras e desenvolvido projetos de pesquisa.
Em 2004, foi professora e pesquisadora convidada na Universidade de Valencia. No total, realizou 12 estágios de pós-doutorado no Exterior e já obteve 8 bolsas de produtividade em pesquisa do CNPq, no qual é pesquisadora nível IA.
De 1982 a 1990, exerceu o cargo de presidente da Associação Brasileira de Semiótica. Em 1991-93, foi secretária da Associação Nacional de programas de pós-graduação em Comunicação.
Desde 1988, é membro do Conselho Diretor do Instituto Internacional de Semiótica com sede na Finlândia. Em 1989, foi eleita Vice-Presidente da Associação Internacional de Semiótica, tendo sido re-eleita para o cargo em 1994, exercendo-o até 1999.
Em 1993, foi eleita membro do Conselho Executivo da Federação Latino Americana de Estética com sede na Argentina.
De 1999 a 2002, foi Presidente da Federação Latino-Americana de Semiótica. 148 (cento e quarenta e oito mestres e doutores defenderam suas dissertações e teses sob sua orientação, de 1978 até o presente.
Participou como palestrante em 45 congressos no Exterior e 196 congressos e similares no Brasil, num total de 241 participações. Foi membro dos grupos idealizadores e realizadores dos projetos de implantação dos cursos de graduação em Jornalismo, do curso de Publicidade e do curso multidisciplinar em Tecnologia e Mídias Digitais da Pucsp-SP.
Tem 28 livros publicados, dentre os quais 4 são em co-autoria e dois de estudos críticos. Entre esses livros, destacam-se:
- O que é Semiótica (1983, Brasiliense, 12a. ed. 1994, seguida de numerosas reimpressões); - Convergências: Poesia Concreta e Tropicalismo (1986, Nobel);
- A Assinatura das Coisas, Peirce e a Literatura (1992, 1 a. reimpressão 1999, Imago); - Cultura das Mídias (1992, Experimento, 4 a. ed. 2003);
- Semiose e Autogeração. A Teoria Geral dos Signos (1995, Ática, 3 a. ed. 2004, Thomson); - Miniaturas (1986, Hacker);
- Imagem. Cognição, Semiótica, Mídia (em coautoria com Winfried Nöth, 1998, Iluminuras, 4 a. ed. 2005) - Semiótica. Bibliografia Comentada (1999, Experimento, em coautoria com Winfried Nöth);
- Comunicação e Pesquisa (2001, Hacker, 2 a. ed. 2002); - Matrizes da Linguagem e Pensamento: sonora, visual, verbal (2001, Fapesp/Iluminuras), Prêmio Jabuti 2002. - Semiótica aplicada (2002, Thompson, 2a. ed. 2004)
- Culturas e artes do pós-humano. Da cultura das mídias à cibercultura (2003, Paulus, 2a. ed. 2004).
- Comunicação e semiótica (em coautoria com Winfried Nöth, 2004, Hacker). - O Método Anticartesiano de C. S. Peirce (2004: Unesp/Fapesp)
- Navegar no ciberespaço. O perfil cognitivo do leitor imersivo (2004, Paulus). - Por que as comunicações e as artes estão convergindo? (2005, Paulus).
Organizou também a edição de 7 livros. Além dos livros, Lucia Santaella tem mais de 200 artigos publicados em periódicos científicos no Brasil e no Exterior.
Sobre arte e ousadia,
uma boa citação, que concordo inteiramente
e diz muito do que se pensa/fala/pesquisa
em teatralidade(s) digital:
“A arte que cria problemas
tem sido para mim um território privilegiado
para o exercício da ousadia do pensamento
que não teme em abraçar sínteses,
fazendo face aos enigmas e desafios do emergencial;
um território privilegiado para dar margem
à imaginação que ausculta o presente,
nele pressentindo o futuro. (p.27)
"Cultura e Artes do pós-humano"
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário