quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O SERMAO DA MONTANHA E PALAVRAS DE EMMANUEL


PALAVRAS DE EMMANUEL

Palavras de Emmanuel

são como pétalas do lótus

- recompondo a alma

Radeir

quinta-feira - 1 de dezembro de 2011  

 Emmanuel
Pintado pelo artista mineiro
Alberto André Delpino Filho (1904-1976),
em Pedro Leopoldo, 
durante reunião presidida por Chico Xavier, 
década 40/50


 Chico Xavier e Delpino
diante do esboço do retrato de Emmanuel
em Pedro Leopoldo, 
durante reunião presidida por Chico Xavier, 
década 40/50


PALAVRAS DE EMMANUEL
O QUE É O MODERNO ESPIRITUALISMO

O moderno Espiritualismo 
não vem revogar as leis diretoras da evolução coletiva. 

As suas concepções avançadas
representam um surto evolutivo da Humanidade,
uma época de mais compreensão dos problemas da vida, 
sem oferecer talismãs ou artes mágicas, 
com a pretensão de derrogar os estatutos da Natureza. 

Desvenda ao homem
um fragmento dos véus que encobrem 
o destino do ser imortal e  ensina-lhe 
que a luta é o veículo do seu progresso
e da sua redenção.

Traz consigo
o nobre objetivo de enriquecer, 
com as suas benditas claridades,
os homens que as aceitam, longe da vaidade 
de prometer-lhes fortunas  e gozos terrestres, 
bens temporais que apenas servem para fortificar
as raízes do egoísmo em seus corações,
agrilhoando-os  ao potro das gerações dolorosas.

A Prece

Faz-se preciso
que o homem reconheça a necessidade
da luta como a do pão cotidiano.

A crença 
deve ser a bússola,
o farol nas obscuridades que o rodeiem
na existência passageira e a prece deve ser cultivada, 
não para que sejam revogadas as disposições da lei divina,
mas a fim de que a coragem e a paciência inundem o coração  
de fortaleza nas lutas ásperas, porém necessárias.

A alma,
em se voltando para Deus,
não deve ter em mente senão a humildade sincera
na aceitação de sua vontade superior.
 

JESUS
 
Com o nascimento de Jesus, há como que uma comunhão direta do Céu com a Terra. Estranhas e admiráveis revelações perfumam as almas e o Enviado oferece aos seres humanos toda a grandeza do seu amor, da sua sabedoria e da sua misericórdia.

Aos corações, abre-se nova torrente de esperanças e a Humanidade, na Manjedoura, no Tabor e no Calvário, sente as manifestações da vida celeste, sublime  em sua gloriosa espiritualidade.

Com o tesouro dos seus exemplos e das suas palavras, deixa o Mestre entre os homens a sua Boa Nova. O Evangelho do Cristo é o transunto (*) de todas as filosofias que procuram aprimorar o espírito, norteando-lhes a vida e as aspirações.

Jesus foi  e É a manifestação do amor de Deus, a personificação de sua bondade infinita.

(*) modelo,  exemplo


1a. O "Evangelho Segundo o Espiritismo. "

(CAPÍTULO 28
-COLETÂNEA DE PRECES ESPÍRITAS
-EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO)

Obs.:
Os Espíritos
recomendaram colocar o  Pai Nosso 
não só como prece, mas também como símbolo. 

É a prece 
que nos foi  deixada por Jesus 
e representa  um modelo perfeito de concisão, 
resumindo todos os deveres do homem para com Deus, 
para consigo mesmo e para com o próximo.
 
  O Pai Nossso :
Encerra uma profissão de fé, 
um ato de adoração e de submissão, 
o pedido das coisas necessárias à vida e o princípio da caridade.

 Pai nosso,
que estás no céu, 
santificado seja o teu nome!

Cremos em ti, Senhor, porque tudo revela o teu poder e a tua bondade. A harmonia do Universo dá testemunho de uma sabedoria, de uma prudência e de uma previdência que ultrapassam todas as faculdades humanas. Em todas as obras da Criação, desde o raminho de erva minúscula e o pequenino inseto, até os astros que se movem no espaço, o nome se acha inscrito de um ser soberanamente grande e sábio. Por toda a parte se nos depara a prova de paternal solicitude. Cego, portanto, é aquele que te não reconhece nas tuas obras, orgulhoso aquele que te não glorifica e ingrato aquele que te não rende graças.


Venha  a nós o teu reino!
Senhor, deste aos homens leis plenas de sabedoria e que lhes dariam a felicidade, se eles as cumprissem. Com essas leis, fariam reinar entre si a paz e a justiça e mutuamente se auxiliariam, em vez de se maltratarem, como o fazem. O forte sustentaria o fraco, em vez de o esmagar. Evitados seriam os males, que se geram dos excessos e dos abusos. Todas as misérias deste mundo provêm da violação de tuas leis, porquanto nenhuma infração delas deixa de ocasionar fatais conseqüências.

Deste ao bruto o instinto, que lhe traça o limite do necessário, e ele maquinalmente se conforma; ao homem, no entanto, além desse instinto, deste a inteligência e a razão; também lhe deste a liberdade de cumprir ou infringir aquelas das tuas leis que pessoalmente lhe concernem, isto é, a liberdade de escolher entre o bem e o mal, a fim de que tenha o mérito e a responsabilidade das suas ações.

Ninguém pode pretextar ignorância das tuas leis, pois, com paternal previdência, quiseste que elas se gravassem na consciência de cada um, sem distinção de cultos, nem de nações. Se as violam, é porque as desprezam.
Dia virá em que, segundo a tua promessa, todos as praticarão. Desaparecido terá, então, a incredulidade. Todos te reconhecerão por soberano Senhor de todas as coisas, e o reinado das tuas leis será o teu reino na Terra.
Digna-te, Senhor, de apressar-lhe o advento, outorgando aos homens a luz necessária, que os conduza ao caminho da verdade.

 Faça-se a tua vontade
, assim na Terra como no Céu.

Se a submissão é um dever do filho para com o pai, do inferior para com o seu superior, quão maior não deve ser a da criatura para com o seu Criador! Fazer a tua vontade, Senhor, é observar as tuas leis e submeter-se, sem queixumes, aos teus decretos. O homem a ela se submeterá, quando compreender que és a fonte de toda a sabedoria e que sem ti ele nada pode. Fará, então, a tua vontade na Terra, como os eleitos a fazem no Céu.

O pão nosso de cada dia,
nos dai hoje !

Dá-nos o alimento indispensável à sustentação das forças do corpo; mas, dá-nos também o alimento espiritual para o desenvolvimento do nosso Espírito.

O bruto encontra a sua pastagem; o homem, porém, deve o sustento à sua própria atividade e aos recursos da sua inteligência, porque o criaste livre.

Tu lhe hás dito: “Tirarás da terra o alimento com o suor da tua fronte.” Desse modo, fizeste do trabalho, para ele, uma obrigação, a fim de que exercitasse a inteligência na procura dos meios de prover às suas necessidades e ao seu bem-estar, uns mediante o labor manual, outros pelo labor intelectual.

Sem o trabalho, ele se conservaria estacionário e não poderia aspirar à felicidade dos Espíritos superiores.

Ajudas o homem de boa-vontade que em ti confia, pelo que concerne ao necessário; não, porém, àquele que se compraz na ociosidade e desejara tudo obter sem esforço, nem àquele que busca o supérfluo. (Cap. XXV.) Quantos e quantos sucumbem por culpa própria, pela sua incúria, pela sua imprevidência, ou pela sua ambição e por não terem querido contentar-se com o que lhes havias concedido! Esses são os artífices do seu infortúnio e carecem do direito de queixar-se, pois que são punidos naquilo em que pecaram.

Mas, nem a esses mesmos abandonas, porque és infinitamente misericordioso. As mãos lhes estendes para socorrê-los, desde que, como o filho pródigo, se voltem sinceramente para ti.

(Cap. V, nº 4.) Antes de nos queixarmos da sorte, inquiramos de nós mesmos se ela não é obra nossa. A cada desgraça que nos chegue, cuidemos de saber se não teria estado em nossas mãos evitá-la. Consideremos também que Deus nos outorgou a inteligência para tirar-nos do lameiro, e que de nós depende o modo de a utilizarmos.

Pois que à lei do trabalho se acha submetido o homem na Terra, dá-nos coragem e forças para obedecer a essa lei. Dános também a prudência, a previdência e a moderação, a fim de não perdermos o respectivo fruto.

Dá-nos, pois, Senhor, o pão de cada dia, isto é, os meios de adquirirmos, pelo trabalho, as coisas necessárias à vida, porquanto ninguém tem o direito de reclamar o supérfluo.

Se trabalhar nos é impossível, à tua divina providência nos confiamos.

Se está nos teus desígnios experimentar-nos pelas mais duras provações, mau grado aos nossos esforços, aceitamo-las como justa expiação das faltas que tenhamos cometido nesta existência, ou noutra anterior, porquanto és justo. Sabemos que não há penas imerecidas e que jamais castigas sem causa.

Preserva-nos, ó meu Deus, de invejar os que possuem o que não temos, nem mesmo os que dispõem do supérfluo, ao passo que a nós nos falta o necessário. Perdoa-lhes, se esquecem a lei de caridade e de amor do próximo, que lhes ensinaste. (Cap. XVI, nº 8.) Afasta, igualmente, do nosso espírito a idéia de negar a tua justiça, ao notarmos a prosperidade do mau e a desgraça que cai por vezes sobre o homem de bem. Já sabemos, graças às novas luzes que te aprouve conceder-nos, que a tua justiça se cumpre sempre e a ninguém excetua; que a prosperidade material do mau é efêmera, quanto a sua existência corpórea, e que experimentará terríveis reveses, ao passo que eterno será o júbilo daquele que sofre resignado. (Cap. V, nº 7, nº 9, nº 12 e nº 18.)

Perdoa as nossas ofensas, 
como perdoamos aos que nos ofenderam. 

 Perdoa as nossas ofensas, como perdoamos aos que nos ofenderam.
Cada uma das nossas infrações às tuas leis, Senhor, é uma ofensa que te fazemos e uma dívida que contraímos e que cedo ou tarde teremos de saldar. Rogamos-te que no-las perdoes pela tua infinita misericórdia, sob a promessa, que te fazemos, de empregarmos os maiores esforços para não contrair outras.

Tu nos impuseste por lei expressa a caridade; mas, a caridade não consiste apenas em assistirmos os nossos semelhantes em suas necessidades; também consiste no esquecimento e no perdão das ofensas. Com que direito reclamaríamos a tua indulgência, se dela não usássemos para com aqueles que nos hão dado motivo de queixa? Concede-nos, ó meu Deus, forças para apagar de nossa alma todo ressentimento, todo ódio e todo rancor. Faze que a morte não nos surpreenda guardando nós no coração desejos de vingança. Se te aprouver tirar-nos hoje mesmo deste mundo, faze que nos possamos apresentar, diante de ti, puros de toda animosidade, a exemplo do Cristo, cujos últimos pensamentos foram em prol dos seus algozes. (Cap. X.) 

Constituem parte das nossas provas terrenas as perseguições que os maus nos infligem. Devemos, então, recebê-las sem nos queixarmos, como todas as outras provas, e não maldizer dos que, por suas maldades, nos rasgam o caminho da felicidade eterna, visto que nos disseste, por intermédio de Jesus: “Bem-aventurados os que sofrem pela justiça!” Bendigamos, portanto, a mão que nos fere e humilha, uma vez que as mortificações do corpo nos fortificam a alma e que seremos exalçados por efeito da nossa humildade. (Cap.

XII, nº 4.)  Bendito seja teu nome, Senhor, por nos teres ensinado que nossa sorte não está irrevogavelmente fixada depois da morte; que encontraremos, em outras existências, os meios de resgatar e de reparar nossas culpas passadas, de cumprir em nova vida o que não podemos fazer nesta, para nosso progresso. (Cap. IV, e cap. V, nº 5.) Assim se explicam, afinal, todas as anomalias aparentes da vida. É a luz que se projeta sobre o nosso passado e o nosso futuro, sinal evidente da tua justiça soberana e da tua infinita bondade.


Não nos deixes cair  em  tentação,
mas livra-nos do mal. (1)

Dá-nos, Senhor, a força de resistir às sugestões dos Espíritos maus, que tentem desviar-nos da senda do bem, inspirando-nos maus pensamentos.
Mas, somos Espíritos imperfeitos, encarnados na Terra para expiar nossas faltas e melhorar-nos. Em nós mesmos está a causa primária do mal e os maus Espíritos mais não fazem do que aproveitar os nossos pendores viciosos, em que nos entretêm para nos tentarem.

Cada imperfeição é uma porta aberta à influência deles, ao passo que são impotentes e renunciam a toda tentativa contra os seres perfeitos. É inútil tudo o que possamos fazer para afastá-los, se não lhes opusermos decidida e inabalável vontade de permanecer no bem e absoluta renunciação ao mal.
Contra nós mesmos, pois, é que precisamos dirigir os nossos (1) Algumas traduções dizem: Não nos induzas à tentação (et ne nos inducas in tentationem). Essa expressão daria a entender que a tentação promana de Deus, que ele, voluntariamente, impele os homens ao mal, idéia blasfematória que igualaria Deus a Satanás e que, portanto, não poderia estar na mente de Jesus.

É, aliás, conforme à doutrina vulgar sobre o papel dos demônios. (Veja-se: O Céu e o Inferno, 1ª Parte, cap. IX, "Os demônios".) esforços e, se o fizermos, os maus Espíritos naturalmente se aafastarão, porquanto o mal é que os atrai, ao passo que o bem os repele. (Veja-se aqui adiante: “Preces pelos obsidiados”.) Senhor, ampara-nos em nossa fraqueza; inspira-nos, pelos nossos anjos guardiães e pelos bons Espíritos, a vontade de nos corrigirmos de todas as imperfeições a fim de obstarmos aos Espíritos maus o acesso à nossa alma. (Veja-se aqui adiante o nº 11.) O mal não é obra tua, Senhor, porquanto o manancial de todo o bem nada de mau pode gerar. Somos nós mesmos que criamos o mal, infringindo as tuas leis e fazendo mau uso da liberdade que nos outorgaste. Quando os homens as cumprirmos, o mal desaparecerá da Terra, como já desapareceu de mundos mais adiantados que o nosso.
O mal não constitui para ninguém uma necessidade fatal e só parece irresistível aos que nele se comprazem. Desde que temos vontade para o fazer, também podemos ter a de praticar o bem, pelo que, ó meu Deus, pedimos a tua assistência e a dos Espíritos bons, a fim de resistirmos à tentação.

 Assim seja.
Praza-te, Senhor, que os nossos desejos se efetivem. Mas, curvamo-nos perante a tua sabedoria infinita. Que em todas as coisas que nos escapam à compreensão se faça a tua santa vontade e não a nossa, pois somente queres o nosso bem e melhor do que nós sabes o que nos convém.

Dirigimos-te esta prece, ó Deus, por nós mesmos e também por todas as almas sofredoras, encarnadas e desencarnadas, pelos nossos amigos e inimigos, por todos os que solicitem a nossa assistência e, em particular, por N...
Para todos suplicamos a tua misericórdia e a tua bênção.
Nota — Aqui, podem formular-se os agradecimentos que se queiram dirigir a Deus e o que se deseje pedir para si mesmo ou para outrem. (Vejam-se, adiante, as preces nº 26 e nº 27.)

( 1 ) Algumas traduções trazem : Não nos  induzas à tentação (et ne nos inducas in tentatiinem); essa expressão daria a entender que a tentação vem de Deus, que incita  voluntariamente os homens à prática do mal, pensamento ultrajante e insultuoso que assemelharia Deus a Satã e que não poderia ter sido o de Jesus, porque está de acordo com a doutrina comum sobre o papel dos demönios (Consulte O Céu e o Inferno, Cap. 10). 


2a. J.B. Roustaing em 
" Os Quatro Evangelhos."
 

Pai nosso:- nosso Criador, de quem todos provimos ;- que estás nos céus- que estás tão acima de todas as criaturas humanas, tão elevado que tens por morada o infinito, dentro do qual não te podem descobrir os nossos olhos impuros.

Santificado seja o teu nome: - que cada uma das tuas criaturas te bendiga o nome ;- que, por seus atos e pensamentos, todas demonstrem até que ponto honram a poderosa fonte donde provieram; - que em seus corações nada exista capaz de ofender aquele que é a pureza absoluta.


Venha o teu reino:- que todos os homens se submetam à tua lei;- que conheçam e abençoem o manancial donde tiraram a existência.

A tua vontade seja feita, assim na Terra como no céu:- que todos os homens, submissos às leis imutáveis que lhes impuseste, as pratiquem com amor, com reconhecimento, tendo por escopo honrar-te e glorificar-te, do mesmo modo que os Espíritos bem-aventurados se submetem às tuas vontades sublimes, felizes por serem delas humildes instrumentos executores.

Dá-nos hoje o pão de cada dia:- o pão que está acima de qualquer substância - concede-nos Senhor, cada dia, os alimentos necessários à existência material que nos deste ;- que esses alimentos não nos proporcionem mais que o sustento preciso, sem contribuírem de maneira alguma para alentar os nossos apetites grosseiros;- faze Senhor, que sustentados por esse alimento passageiro, possamos implorar eficazmente e receber o pão da vida, único que nos levará aos pés de tua eternidade.

Perdoa as nossas dívidas, como perdoamos aos nossos devedores :- que a tua bondade se estenda por sobre nós, criaturas ínfimas, sempre rebeladas contra as tuas sublimes vontades,- perdoa-nos a nós que tantas vezes temos falido e falimos a cada segundo da nossa vida;- que a tua misericórdia se derrame sobre nós. Mas, como o amor e o perdão são lei na nossa existência, se deixarmos de a praticar , que a tua justiça se exerça sobre nós, pois, nos disseste, pela boca de teu celeste enviado, nosso Mestre, governador e protetor do nosso planeta: "Amai os vossos inimigos; fazei o bem aos que vos odeiam; abençoai os que vos amaldiçoam(...) ".

E não nos deixes entregues à tentação:- dá-nos, bom Deus, força para resistirmos aos maus instintos da nossa natureza tão má- fortalece-nos a coragem, revigora-nos as energias tantas vezes abatidas;- que o teu pensamento erga permanente e intransponível barreira entre o pecado que tanto te desagrada e os teus servos indignos, mas desejosos de merecerem as tuas graças, a fim de que possamos levar a cabo as nossas provações terrenas, sem fraquezas nem desfalecimentos.

Livra-nos do espírito do mal:- permite Senhor que, cercados pelos bons Espíritos, submissos a seus conselhos, inspirações e ensinamentos, consigamos pela pureza de nossos corações, afastar os maus Espíritos, que tentam incessantemente apoderar-se de nós e que freqüentemente nos arrastam para o mau caminho (...).

Assim seja, pois que te pertecem o reinado, o poder e glória:- só tu, Senhor,és grande, pois que estás acima de tudo, és o único criador de tudo que se move no espaço infinito, és onipotente na imensidade, és nosso juiz supremo, nosso soberano, nosso rei bem-amado;- a ti as homenagens dos nossos corações, a ti os nossos cânticos eternos;- faze, Senhor,que bem cedo nos seja dado unir nossas vozes às dos Espíritos bem-aventurados que celebram a tua glória, a tua grandeza e, sobretudo a tua bondade infinita.
Extraído do livro "O Espiritismo de A a Z ". editora FEB, citação no.179 (J.B.Roustaing- Os Quatro Evangelhos)

AMEM
AMEM
AMEM 
!!!

(verbo amar)


SERMÃO DA MONTANHA

Como houvesse uma multidão que o queria ouvir, Jesus subiu a uma colina nas cercanias de Cafarnaum e pôs-se a ensinar aqueles que o seguiam, dizendo :

Bem-aventurados os humildes e despojados, porque deles é a riqueza de Deus.

Bem aventurados os que recusam a violência, porque eles herdarão o mundo.

Bem-aventurados os que não desesperam na aflição, porque eles serão consolados.

Bem-aventurados os que lutam pela justiça como se luta pela comida e pela água, porque sua fome e sede serão saciadas..

Bem-aventurados os que se esforçam para perdoar sempre, porque nenhuma culpa lhes ficará sobre os ombros.

Bem-aventurados os que não corrompem seu coração, porque verão a pureza de Deus.

Bem-aventurados os que buscam e promovem a paz, porque serão como filhos de Deus.

Bem-aventurados os que são perseguidos por fazer o bem, porque serão glorificados diante de Deus.


Bem-aventurados sede quando sofrerdes injúrias, mentiras,difamações e ataques por praticardes o que vos ensinei.alegrai-vos, não desanimeis, porque sereis reconhecidos na eternidade. Da mesma forma os profetas que viveram antes de vós, foram desacreditados e perseguidos.

Vós sois o sal da terra. Mas se o sal perder seu próprio sabor e se tornar insosso que se fará com ele ? Para nada servirá e as pessoas o atirarão fora, por inútil.Vós sois a luz que clareia o mundo. Não se pode ocultar uma cidade iluminada no alto da montanha. Também não se acende uma lâmpada para escondê-la debaixo da mesa ou dentro do armário.

Ao contrário, nós a colocamos em lugar onde possa oferecer luz a todos na casa. Assim, portanto, que vossas obras sejam como lâmpadas que a todos iluminem. E, ao ver tais obras, as pessoas sejam levadas a reconhecer a presença de Deus.Não vim mudar os mandamentos nem anular o que disseram os profetas. Não vim revogar, mas viver a lei de Deus. Nenhum ponto e nenhuma vírgula dos mandamentos serão omitidos até que minha missão se cumpra. Digo que aquele que desprezar mesmo o menor desses mandamentos e instigar os outros fazê-lo será pequeno diante de Deus. Aquele que praticar e ensinar esses mandamentos será grande diante de Deus. Eu asseguro que se a vossa justiça limitar-se apenas a cumprir a legislação e as normas, os artigos e parágrafos e a salvar as aparências, Deus não vos será revelado.

Ouvistes sempre dizer: Não matarás; quem matar deverá responder por seus crimes nos tribunais. Todavia, eu digo que também o ódio e o desprezo -ainda que manifestados em palavras- serão julgados. Portanto, antes de cumprir promessas, fazer devoções, acender velas ou ter um gesto de filantropia, pergunta-te se teu próximo não foi prejudicado por ti. Antes de entregar tua oferta, vai pedir-lhe desculpas. Depois oferece tua dádiva e tua piedade.Reconcilia-te com teu desafeto enquanto estás junto dele e ele perto de ti, para não acontecer que a reparação que lhe deves tu a tenhas de dar no julgamento, quando então ficarás livre somente depois de pagar toda a tua culpa.


Ouvistes o que foi ensinado : Não praticarás adultério. Digo, porém: quem olha para uma mulher com o propósito de trair já cometeu adultério em seu coração. Portanto, se teu olho direito te escandaliza, poupa teu olhar. Pois é melhor renunciar à vista do que entregar o corpo inteiro às trevas. E se tua mão direita te escandaliza, não a utilizes, pois é preferível privar-te da mão do que entregar o corpo inteiro à escravidão. Foi dito: aquele que rejeitar sua mulher, dê-lhe documento de divórcio. Eu, porém , vos digo : todo aquele que abandona sua mulher, a não ser por motivo de prostituição, a expõe ao adultério; e aquele que se une à mulher adúltera também é adúltero.

Ouvistes o que foi dito aos antigos : Não jurarás falso, cumprirás teus juramentos para com o Senhor. Eu, porém, digo: não jureis nunca sem motivo justo, nem pelos céus em nome de Deus, nem pela terra em nome dos homens,nem por nada de sagrado. Nem mesmo jureis por vossa cabeça, pois não tendes sequer o poder de controlar os fios brancos ou pretos de vossos cabelos. Se é sim dizei sim. Se é não, dizei não.

Ouvistes o que foi dito: Olho por olho e dente por dente. Eu, porém, vos digo: não revideis ao mau com a maldade. Se vos agridem e humilham. não guardeis no rosto a marca da ofensa. Àquele que disputar convosco o pouco que tendes, mostrai-vos desprendidos e acima de mesquinharias. Se alguém vos obriga a um sacrifício, sede generosos e pacientes. Se alguém vos pede, oferecei o que tendes; e se estiver em vosso alcance, não volteis as costas a quem necessita pedir-vos emprestado.

Ouvistes o que foi dito : Amarás teu próximo e odiarás teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos. Lembrai-vos de pedir a Deus o bem também aos que vos perseguem; porque é assim que vos tornais filhos de Deus, que é Pai, e que faz nascer o sol igualmente sobre bons e maus e cair a chuva sobre justos e injustos. Se amais aos que vos amam, que recompensa tendes ? Os interesseiros e oportunistas também fazem isso. Se quereis bem e desejais a felicidade apenas a vossos amigos fraternos, não há nisso nenhum mérito. Não é isso que se faz no relacionamento social comum ? Entretanto, deveis buscar o aperfeiçoamento constante como vosso Pai é perfeito.

Tomai cuidado para que as boas obras e a justiça que praticais não sejam apenas pretexto para aparecer perante os olhos das pessoas. Se isso acontecer, não haverá nelas nenhum mérito perante os olhos de Deus. Por isso, quando derdes ajuda ou auxílio a alguém, não espalheis o fato , nem conteis vantagens, nem façais propaganda de vosso gesto, como agem aqueles que buscam elogios e criam uma boa imagem em torno de si. Na verdade, os que querem apenas distinguir-se já estão pagos e recompensados com a fama que conquistaram. Vós, porém, quando socorrerdes uma pessoa, fazei-o sem alarde, com discrição e desinteresse, de sorte que vossa mão esquerda não saiba o que faz vossa mão direita.

O Pai, 
que vê o que está oculto no coração
vos dará o valor devido.
Ao orar, não queirais parecer devotos, nem façais exibição de piedade, para que as pessoas que vos vejam digam que sois gente boa e de bem. Em verdade, digo que quem age assim já é recompensado por sua vaidade e vanglória. Mas tu, quando rezares, recolhe-te dentro de ti mesmo, como se estivesses num quarto fechado, e pede que apenas o Pai te veja, pois Ele enxerga o fundo do coração e te atenderá.

Em vossas preces não repitais as palavras maquinalmente, sem senti-las, como fazem aqueles que imaginam ser tanto mais ouvidos quanto mais longo for o palavreado. Não sejais como eles, porque vosso Pai sabe do que tendes necessidade antes mesmo de pedirdes as coisas.Orai desta maneira :

 

Pai nosso,
que estais no céu,
santificado seja o Vosso nome,
venha a nós o Vosso reino,
seja feita a Vossa vontade
assim na terra como no céu.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje.
Perdoai as nossas ofensas, 
assim como nós perdoamos a quem
nos tenha ofendido.
E não nos deixeis cair em tentação, 
mas livrai-nos do mal.
 
 
Se perdoardes às pessoas as falhas que elas têm, vosso Pai também vos perdoará; mas se não oferecerdes vosso perdão, não estareis em condição de receber o perdão de Deus.

No jejuar, não assumais um ar de sacrifício, como fazem os hipócritas que desfiguram o rosto para que seu jejum seja notado pelas pessoas. Eu vos digo que eles recebem sua recompensa ao serem observados. Tu, porém, quando jejuares, penteia os cabelos e lava o rosto, para que as pessoas não saibam que fazes jejum, mas apenas o teu Pai , que está presente em segredo. E o Pai que vê o que está oculto, te retribuirá.
Não façais de vossa vida um acúmulo de riqueza e bem-estar, que são passageiros e podem ser dilapidados e destruídos. Acumulai tesouros de boas obras, que nem a traça e a ferrugem corroem, nem os assaltantes carregam. Onde colocardes o valor de vosso tesouro, aí estará vosso amor.
A luz do corpo é o olho. Se teu olho não tiver malícia, todo teu corpo refletirá pureza, mas se teu olhar se corromper, todo teu corpo se obscurecerá. Pois se a luz que há em ti são trevas,quão grandes não serão as próprias trevas.Ninguém pode ter como patrão o bem e o mal e servi-los igualmente ao mesmo tempo. Ou estima um e desserve o outro, ou se apega ao primeiro e desatende ao segundo. Não podeis servir a Deus e ao egoísmo do dinheiro.
Por isso vos digo: não vos inquieteis com a vossa vida, com o que haveis de comer, com o vosso corpo, com o que tereis para vestir. Não é a vida mais importante que o alimento; e o corpo, mais que a roupa ? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, não guardam em celeiros. No entanto, vosso Pai as alimenta. Não valeis mais que os pardais e bem-te-vis ? Quem dentre vós, por mais que se preocupe e aflija, pode prolongar por pouco que seja o tempo de sua vida ? E por que preocupar-vos com as roupas que tereis para vestir ? Aprendei com os lírios do campo. Vede como crescem; e no entanto não trabalham nem tecem. Todavia, nem Salomão, em todo o seu esplendor vestiu-se como um deles. Ora se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã será cortada e queimada, não fará ele muito mais por vós, homens fracos na fé ?
 
Portanto, não vivais preocupados dizendo: que iremos comer? Ou, que iremos beber? Ou, que iremos vestir ? Quem não crê é que vive preocupado excessivamente com isso.
Deus, que é Pai, sabe de vossas necessidades. Buscai, em primeiro lugar, praticar no mundo os mandamentos do Pai e sua justiça. E tudo o mais vos será dado. Não vos preocupeis , pois, com o dia de amanhã. O amanhã terá outras preocupações. Bastam para cada dia as dificuldades desse dia.
Não julgueis para não serdes julgados. Os juízos que aplicardes aos outros serão aplicados a vós. Com as medidas com que medis, sereis medidos. Por que reparas no cisco no olho de teu irmão e não percebes a farpa que está encravada no teu ? Como poderás dizer a teu irmão : - Deixa-me tirar esse cisco do teu olho- quando mal podes enxergar com a farpa na tua vista Falso, limpa primeiro teus olhos para que posas enxergar bem e tirar o cisco do olho do teu irmão.
Assim como as carnes que eram consagradas no templo não deviam ser atiradas aos cães; assim como não se oferecem pérolas aos porcos no chiqueiro, para que não sejam confundidas com lavagem; o que envolve a fé deve ser tratado com respeito. Pedi e vos será dado; buscai e achareis; batei à porta e vos será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, acha; e o que bate à porta, entrará.
Se vosso filho vos pedir uma fatia de pão, quem de vós lhe dará uma pedra? Se o filho pedir um pedaço de peixe, qual o pai que lhe dará uma serpente venenosa ? Ora, se vós, que sois imperfeitos, atendeis aos pedidos de vossos filhos, muito mais so fará vosso Pai que sabe do que necessitais.
Tudo o que quereis que as pessoas vos façam, fazei-o vós a elas. Essa é a Lei e o ensinamento dos profetas.
Há dois caminhos. Um é amplo e fácil, sua porta é larga e conduz às trevas e à escravidão. Muitos são os que caminham por ele. Outro é apertado e dificultoso, sua porta é estreita, e conduz à Vida. São poucos os que o encontram. Preferi a porta estreita. Tomai cuidado com os falso profetas, que iludem pela aparência. Vós os conhecereis por suas obras. Não se colhem uvas dos espinheiros, nem os cardos dão figos.
A árvore boa dá frutos bons. A árvore má dá frutos ruins. A árvore boa não pode dar frutos ruins, da mesma forma que a árvore má não pode dar bons frutos. Se uma árvore frutífera não dá bons frutos, ela é inútil. Assim, é pela qualidade de seus frutos que conhecereis os profetas verdadeiros.
Nem todo aquele que vive invocando o nome de Deus verá sua face, e sim aquele que realiza a vontade do Pai que está no céu. muitos me dirão no dia final : Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos, discursamos, expulsamos demônios e fizemos coisas miraculosas? Então eu lhes direi : nunca vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticastes a injustiça.
Quando Jesus acabou de falar estas coisas, a multidão estava extasiada, porque Jesus ensinava com a autoridade de que vivia o que pregava..Ao descer da montanha, muitas pessoas o seguiram.

texto do livro "O Sermão da Montanha", 
recontado por Lourenço Diaféria,
brinde do Círculo do Livro SA, edição de 1983.


O SERMÃO DA MONTANHA

MARCOS
( capítulo 5)

1 Jesus, pois, vendo as multidões, subiu ao monte; e, tendo se assentado, aproximaram-se os seus discípulos,

2 e ele se pôs a ensiná-los, dizendo:

3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.

4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.

5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.

6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos.

 7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.

8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.

9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.

10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.

11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa.

12 Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós.

13 Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens.


14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte;

15 nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa.


16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

17 Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir.

18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido.

19 Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.

20 Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.

21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e, Quem matar será réu de juízo.

22 Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e quem disser a seu irmão: Raca, será réu diante do sinédrio; e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno.


23 Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,

24 deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta.

25 Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele; para que não aconteça que o adversário te entregue ao guarda, e sejas lançado na prisão.

26 Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil.


27 Ouvistes que foi dito: Não adulterarás.

28 Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.

29 Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.


30 E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que vá todo o teu corpo para o inferno.


31 Também foi dito: Quem repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.

32 Eu, porém, vos digo que todo aquele que repudia sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, a faz adúltera; e quem casar com a repudiada, comete adultério.

33 Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás para com o Senhor os teus juramentos.

34 Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;

35 nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;

36 nem jures pela tua cabeça, porque não podes tornar um só cabelo branco ou preto.

37 Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; pois o que passa daí, vem do Maligno.

38 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.

39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;

40 e ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;

41 e, se qualquer te obrigar a caminhar mil passos, vai com ele dois mil.


42 Dá a quem te pedir, e não voltes as costas ao que quiser que lhe emprestes.

43 Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo.


44 Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem;

45 para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos.

46 Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? não fazem os publicanos também o mesmo?

47 E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis demais? não fazem os gentios também o mesmo?

48 Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial.



LUCAS 
( capítulo 6 )

20 Então, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus.

21 Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir.

22 Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem, e quando vos expulsarem da sua companhia, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como indigno, por causa do Filho do homem.

23 Regozijai-vos nesse dia e exultai, porque eis que é grande o vosso galardão no céu; pois assim faziam os seus pais aos profetas.


24 Mas ai de vós que sois ricos! porque já recebestes a vossa consolação.


25 Ai de vós, os que agora estais fartos! porque tereis fome. Ai de vós, os que agora rides! porque vos lamentareis e chorareis.

26 Ai de vós, quando todos os homens vos louvarem! porque assim faziam os seus pais aos falsos profetas.


27 Mas a vós que ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam,

28 bendizei aos que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.


29 Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, não lhe negues também a túnica.


30 Dá a todo o que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho reclames.

31 Assim como quereis que os homens vos façam, do mesmo modo lhes fazei vós também.

32 Se amardes aos que vos amam, que mérito há nisso? Pois também os pecadores amam aos que os amam.

33 E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que mérito há nisso? Também os pecadores fazem o mesmo.


34 E se emprestardes àqueles de quem esperais receber, que mérito há nisso? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto.


35 Amai, porém a vossos inimigos, fazei bem e emprestai, nunca desanimado; e grande será a vossa recompensa, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os integrantes e maus.

36 Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.

37 Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados.

38 Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos deitarão no regaço; porque com a mesma medida com que medis, vos medirão a vós.

39 E propôs-lhes também uma parábola: Pode porventura um cego guiar outro cego? não cairão ambos no barranco?

40 Não é o discípulo mais do que o seu mestre; mas todo o que for bem instruído será como o seu mestre.

41 Por que vês o argueiro no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho?

42 Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não vendo tu mesmo a trave que está no teu? Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão.


43 Porque não há árvore boa que dê mau fruto nem tampouco árvore má que dê bom fruto.

44 Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois dos espinheiros não se colhem figos, nem dos abrolhos se vindimam uvas.

45 O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal; pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.


46 E por que me chamais: Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu vos digo?

47 Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante:

48 É semelhante ao homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala, e pôs os alicerces sobre a rocha; e vindo a enchente, bateu com ímpeto a torrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque tinha sido bem edificada.

49 Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a torrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa.


FRASES DE EMMANUEL

AGUARDEMOS
Em qualquer circunstância,espera com paciência.
Se alguém te ofendeu,espera.

Não tomes desfôrço a quem já carrega a infelicidade
em si mesmo.

Se alguém te prejudicou,espera.
Não precisas vingar-te de quem já se encontra assinalado
pela justiça.
Se sofres, espera.
A dor é sempre aviso santificante.

Se o obstáculo te visita, espera.

O embaraço de hoje,
muita vez,é benefício amanhã.

A fonte,ajudando onde passa,
espera pelo rio e atinge o oceano vasto.

A árvore,prestando incessante auxílio,
espera pela flor e ganha a benção do fruto.

Todavia,
a enxada que espera,imóvel,
adquire a ferrugem que a desgasta.

O poço que espera,
guardando águas paradas,
converte a si próprio em vaso de
podridão.

Sejam,pois, 
quais forem as tuas dificuldades,
espera,fazendo em favor dos outros
o melhor que puderes,a fim de que a tua confiança 
se erga sublime,em luminosa realização.

(Chico Xavier
-_Emmanuel
- Palavras de Vida Eterna AGUARDEMOS

Em qualquer circunstância,espera com paciência.
Se alguém te ofendeu,espera.
Não tomes desfôrço a quem já carrega a infelicidade
em si mesmo.

Se alguém te prejudicou,espera.
Não precisas vingar-te de quem já se encontra assinalado pela justiça.
Se sofres, espera.
A dor é sempre aviso santificante.

Se o obstáculo te visita, espera.
O embaraço de hoje,muita vez,é benefício amanhã.
A fonte,ajudando onde passa,espera pelo rio e atinge o oceano vasto.
A árvore,prestando incessante auxílio,espera pela flor e ganha a benção do fruto.

Todavia,a enxada que espera,imóvel,adquire a ferrugem que a desgasta.
O poço que espera,guardando águas paradas,converte a si próprio em vaso de podridão.

Sejam,pois, quais forem as tuas dificuldades,espera,fazendo em favor dos outros o melhor que puderes,a fim de que a tua esperança se erga sublime,em luminosa realização.
(Chico Xavier - E_Emmanuel- Palavras de Vida Eterna

"...O teu trabalho é a oficina
Em que podes forjar a tua própria luz."
_Emmanuel

A amizade é semelhante a um bom café; uma vez frio, não se aquece sem perder bastante do primeiro sabor.
Emmanuel Kant

A arte pura é a mais elevada contemplação espiritual por parte das criaturas. Ela significa a mais profunda exteriorização do ideal, a divina manifestação desse “mais além” que polariza as esperanças da alma”.
(O Consolador – _Emmanuel

A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade para que a Terra se realize na condição do esperado Reino de Deus.
A felicidade não é um ideal da razão mas sim da imaginação.
Emmanuel Kant

A geometria é uma ciência de todas as espécies possíveis de espaços.
Emmanuel Kant

A humildade não está na pobreza, não está na indigência, na penúria, na necessidade, na nudez e nem na fome. A humildade está na pessoa que tendo o direito de reclamar, julgar, reprovar e tomar qualquer atitude compreensível no brio pessoal, apenas abençoa.
_Emmanuel

A missão suprema do homem é saber o que precisa para ser homem.
Emmanuel Kant

A moral, propriamente dita, não é a doutrina que nos ensina como sermos felizes, mas como devemos tornar-nos dignos da felicidade.
Emmanuel Kant

A obra da caridade tudo transforma em favor do bem.
_Emmanuel

A sabedoria das mulheres não é raciocinar, é sentir.
Emmanuel Kant

A vida é uma aventura aberta, exposta. Não protejam as crianças. Fortifiquem-nas interiormente para que brinquem bem com qualquer espécie de brinquedo.
Emmanuel Mounier

Age de modo que consideres a humanidade tanto na tua pessoa quanto na de qualquer outro, e sempre como objectivo, nunca como simples meio.
Emmanuel Kant

Age de tal forma que a máxima do teu querer possa valer em todo o tempo também como princípio de uma legislação geral.
Emmanuel Kant

Age sempre de tal modo que o teu comportamento possa vir a ser princípio de uma lei universal.
Emmanuel Kant

Ante as crises da vida. Não te revoltes. Serve.
_Emmanuel

AOS TRABALHADORES DA VERDADE: Nos tempos atuais, todo o trabalho de quantos se devotam à disseminação das teorias espiritistas deve ser o de colaboração com os estudiosos da Verdade. Não é o desejo de proselitismo ou de publicidade que os deve animar, porém, a boa vontade em cooperar com os seus atos, palavras e pensamentos, a favor da grande causa. Todos nós objetivamos, com a nossa árdua tarefa, ampliar o conhecimento humano, com respeito às realidades espirituais que constituem a vida em si mesma, a fim de que se organize o ambiente favorável ao estabelecimento da verdadeira solidariedade entre os homens.
_Emmanuel- 1938

Aprendemos e ensinamos caridade em todos os temas da necessidade humana. Façamos dela o pão espiritual da vida.
_Emmanuel

Assim como a semente traça a forma e o destino da árvore, os teus próprios desejos é que te configuram a vida.
_Emmanuel

Belo, é tudo quanto agrada desinteressadamente.
Emmanuel Kant

Caridade ensinada melhora os ouvidos. Caridade praticada aprimora os corações.
_Emmanuel

Contempla mais longe
Para o esquimó, o céu é um continente de gelo, sustentado a focas.
Para o selvagem da floresta, não há outro paraíso, além da caça abundante.
Para o homem da religião sectária, a glória de além-túmulo pertence exclusivamente a ele e aos que se lhe afeiçoam.`
Para o sábio, este mundo e os círculos celestias que o rodeiam são pequeninos departamentos do Universo.

Transfere a observaçao para teu campo de experiência diária e não olvides que as situações externas serão retratadas em teu plano interior, segundo o material de reflexão que acolhes na cosciência.
Se perseverares na cólera, todas as forças em torno te parecerão iradas.
Se preferes a tristeza, anotarás o desalento, em cada trecho do caminho.
Se duvidas de ti próprio, ninguém confia em teu esforço.
Se habituaste às perturbações e aos atritos, dificilmente saberás viver em paz contigo mesmo.

Respirarás na zona superior ou inferior, torturada ou tranqüila, em que colocas a própria mente. E, dentro da organização na qual te comprazes, viverás com gênios que invocas. Se te deténs no repouso, poderás adquiri-lo em todos os tons e matizes, e, se te fixares no trabalho, encontrarás mil recursos diferentes de servir.

Em torno de teus passos, a paisagem que te abriga será sempre em tua apreciação aquilo que pensas dela, porque com a mesma medida que aplicares à Natureza, obra viva de Deus, a Natureza igualmente te medirá!
_Emmanuel

De modo geral, todos os homens terão de buscar os valores artísticos para a personalidade?
– Sim; através de suas vidas numerosas a alma humana buscará a aquisição desses patrimônios, porquanto é justo que as criaturas terrenas possam levar da sua escola de provações e de burilamento, que é o planeta, todas as experiências e valores, suscetíveis de serem encontrados nas lutas da esfera material.
(O Consolador –_Emmanuel

Deixa que a compaixão te aclare os olhos e lubrifique os ouvidos, a fim de que possas ver e escutar em louvor do bem.
_Emmanuel

Deixe um traço de alegria onde passes e a tua alegria será sempre acrescentada mais à frente.
_Emmanuel

Desgosto está para o coração , como a poda para a árvore... Se dissabores nos visitam , recordemos que a vida está cortando o prejudicial e o supérfluo , em nossas plantas de ideal e realização , a fim de possamos nos renovar , e melhor produzir.
_Emmanuel

Dificuldades que te surpreendam são os testes aconselháveis em que te cabe encontrar aproveitamento.
_Emmanuel

É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade.
Emmanuel Kant

É por isso que se mandam as crianças à escola: não tanto para que aprendam alguma coisa, mas para que se habituem a estar calmas e sentadas e a cumprir escrupulosamente o que se lhes ordena, de modo que depois não pensem mesmo que têm de pôr em prática as suas ideias.
Emmanuel Kant

Fé inabalável é aquela, capaz de enfrentar a razão, em
qualquer época da humanidade.
_Emmanuel

Lembra-te de esquecer.
- Emmanuel Kant

Linda, minha querida irmã,
as saudades são muitas
e a distância também.
Gostaria poder aproximar
a tua realidade da minha.
-Emmanuel de Ceriz

Mais fácil sofrer, difícil é perdoar.
_ Emmanuel

Mesmo a mulher mais sincera esconde algum segredo no fundo do seu coração.
Emmanuel Kant

Não existem garantias. Sob a perspectiva do medo, nada é suficientemente seguro. Sob a perspectiva do amor, nada é necessário.
_Emmanuel

Nunca se viu egoísmo que não se queixe de ingratidão.
_Emmanuel

O bem que praticas em qualquer lugar
será teu advogado em toda parte.
_Emmanuel

O desejo é a autodeterminação do poder duma pessoa pela imaginação dum facto futuro, que seria o efeito desse poder.
Emmanuel Kant

O mesmo acontece ao mérito e à inocência: perde-se, desde que deles nos sustentemos.
Emmanuel Kant

O princípio da finalidade não é constituitivo, mas regulador.
Emmanuel Kant

O tempo destrói tudo aquilo que ele não ajudou a construir
_Emmanuel

Perdão é lucro.
_Emmanuel

Pode alguém 
fazer-se artista tão só pela educação 
especializada em uma existência?

A perfeição técnica, individual de um artista, bem como as suas mais notáveis características, não constituem a resultante das atividades de uma vida, mas de experiências seculares na Terra e na esfera espiritual, porquanto o gênio, em qualquer sentido, nas manifestações artísticas mais diversas, é a síntese profunda de vidas numerosas, em que a perseverança e o esforço se casaram para as mais brilhantes florações da espontaneidade.
(O Consolador –_Emmanuel

Poesia não compra sapato, mas como andar sem poesia??
Emmanuel Marinho

Quase se poderia dizer que só existo na medida em que existo para o outro e, no limite: ser é amar.
Emmanuel Mounier

Quem aprende a ouvir com atenção aprende a falar com proveito.
_Emmanuel

Roga, pois, ao Senhor a bênção da Luz Divina
para o teu coração e para a tua inteligência,
a fim de que te não percas no labirinto dos problemas;
contudo, não te esqueças de que, na maioria das ocasiões,
o socorro inicial do Céu nos vem ao caminho comum,
através de angústias e desenganos.
Aguarda, porém, confiante, a passagem dos dias.
O tempo é o nosso explicador silencioso
e te revelará ao coração a bondade infinita do Pai
que nos restaura a saúde da alma,
por intermédio do espinho da desilusão
ou do amargoso elixir do sofrimento.
_Emmanuel

Todo o conhecimento humano começou com intuições, passou daí aos conceitos e terminou com ideias.
Emmanuel Kant

Todo o trabalho trabalha para fazer um homem ao mesmo tempo que uma coisa.
Emmanuel Mounier

Uma proposição incorreta é forçosamente falsa, mas uma proposição correta não é forçosamente verdadeira.
Emmanuel Kant

SUPORTA
Nos momentos de crise,
Não te debates, ESCUTA.

Por nada te revoltes,
Nem te amedrontes, ORE.
Suporta a provação,
Não reclames, ACEITA.

Não grites com ninguém,
Não firas. ABENÇOA.

Lance de sofrimento
É o ensejo da fé.SILENCIA.
Deus sabe o instante de intervir.
Emmanuel


Li
Fonte
Lourenço Diaféria
1/12/2011 - 07:24:29 
http://www.alashary.org/frases_de_emmanuel/3/
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: