sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O MESSIAS - HANDEL , by London Symphony Orchestra & Sir Colin Davis 1966



Handel Messiah,

 by London Symphony Orchestra & Sir Colin Davis 1966


George Frideric Handel (1685-1759)
O Oratório Messias - completa.
Heather Harper (soprano)
Helen Watts (contralto)
John Wakefield (tenor)
John Shirley-Quirk (baixo)
Ralph Downes (órgão)
Leslie Pearson (cravo)
William Long (trompete) Si
London Symphony Orchestra e coro, conduzido por Sir Colin Davis.

Deixe-me dizer de uma vez, independentemente de quaisquer qualificações, que eu não gostava de qualquer desempenho de Messias - ao vivo, rádio, ou gravar - a metade do que este para 20 anos ou mais, desde os Dawnings da minha sofisticação musical. Eu coloquei isso subjetivamente, porque eu não acho que todo mundo quer se sentir o mesmo. Isto não Messias um tradicional. É um moderno, por que eu quero dizer que é uma que afasta os eighteenthand tarde as glosas do século XIX e visa um estilo de realizar tão perto de Handel, como pode ser (embora, ocasionalmente, o objetivo é, penso eu, um pouco fora do centro -, mas mais do que isso abaixo). 


 É claro, nós nunca consegue voltar ao Messias como o comércio deu em Dublin em 1742 ou no Hospital Foundling na década de 1750: em primeiro lugar, é impossível de recuperar totalmente as convenções do espectáculo daqueles dias, segundo, performances com 25 cantores e orquestra de 35 não seria gerada rali aceitável hoje em dia - e em certo sentido, com razão, para instrumentos e técnicas vocais mudaram, e apenas usar os números usados ​​comercial (e, evidentemente, de preferência) não dar o som que ouvia.
Esta nova versão tem uma orquestra de 31 cordas, dois oboés, dois fagotes (comercial utilizado quatro de cada), trompetes, tímpanos, cravo e órgão de câmara, com um coro de 40, um coro misto, com sopranos do sexo feminino e (a julgar pela o som) altos de ambos os sexos (do qual eu sinceramente aprovar) - As mulheres calor Opa e corpo de tom, definição e atacam os homens. O canto coral é maravilhosamente ágil, ele compara com o de performances tradicionais, como uma pantera para um elefante.


 E você pode realmente ouvir: assim com poucas vozes as texturas são leves, e cada nota pode ser ouvido - e da orquestra também pode ser ouvido, mesmo quando o coro é a pleno vapor. Colin Davis - como pode ser adivinhado a partir do fato de que o trabalho, dado sem um único corte, se encaixa sobre a três discos - favorece tempi viva, não vivo, só quase. Tradicionalistas pode ser uma sombra desconcertado ao ouvir "E a glória do Senhor" tomada em um allegro muito bom (que é como o comércio marcado).

 Soa alegre adequadamente. "E ele purificar", também, é rápido, e Davis (ou pode ser o de fazer que o mestre excelente coro, John Alldis) tem a semicolcheia corre nota dom precisa e articulada que vem muito perto a maneira alemã de aspiração de cada . O mesmo vale para outros coros, nomeadamente "Todos nós como ovelhas" e "Porque também a nós" - esta última maravilhosamente feito, leve e alegre como eu nunca ouvi isso antes (embora eu gostaria que eles pudessem dizer governo " não "gov-a-mento", e as imperfeições do ensemble, aqui e ali, como eles não aparecem com um grande coro)

 Entre os coros outros sobre o que eu acho eu comentei nas minhas notas são particularmente detalhado "Glória a Deus" -. - espirituoso, e com uma dinâmica muito bem gerenciado, embora trombetas de Handel como lontano são apenas uma sombra muito distante no início, "Eis o Cordeiro", que não é menos solene para a sua relativa falta de peso, e # em que alguns ritmos moderadamente afiadas soar apenas direito, "Levantai as vossas cabeças", que tem uma vitalidade delicioso; (! tão difícil de cantar)

 "Vamos quebrar", que é admiravelmente atlético na textura do que posso lembrar de ter ouvido antes - e, presumivelmente, comércio realmente significou estes violino peças para ser audível. ligeiramente no lado de débito eu colocaria "Desde que por um homem veio a morte", a duas passagens lenta A cappella de que são oversophisticated na acentuação e dinâmica, e do "Amém", que depois de um vigoroso "Digno é o Cordeiro "não soa bastante imponente ou clímax suficiente - os contrastes entre as forças de cheios e esses episódios para apenas os violinos parecem mal assado.

Novo! Clique nas palavras acima para edita



 Li-Sol-30
Fonte:

Yusup Himawan 
Publicado los 24/07/2012
 Sejam felizes todos os seres
Vivam em paz todos os seres
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: