terça-feira, 8 de abril de 2014

A TERRA VISTA DO ESPAÇO - BELA DESCRIÇÃO DO NOSSO MUNDO


 
A Terra Vista do Espaço - 92min.
Belíssima descrição do nosso mundo
 
Quanto vale a Terra? 87min.

Publicado em 17/02/2014
Sinopse: Formada há mais de 4,6 bilhões de anos, a Terra acumula grandes riquezas, desde a madeira ao gado, passando pelo ouro. Em conjunto, esses recursos construíram nossas grandes civilizações. Mas, e se pudéssemos explorar o planeta, contando cada árvore e cada pepita de ouro na Terra, fazendo o maior inventário já realizado? Este especial vai colocar um preço em tudo o que o mundo tem para oferecer, dar uma visão do muito que temos usado ao longo da história humana e quanto ainda resta, para revelar o valor absoluto da Terra.

Documentário completo The History Channel
Quanto Vale a Terra? (Dublado HD Completo)


 
 
Cadeia Alimentar - 28min.

Plâncton

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
Fotomontagem com organismos pertencentes ao plâncton
Em biologia marinha e limnologia chama-se Cretácios (da palavra grega Cretaci, que significa ser pequeno) ao conjunto dos organismos que têm pouco poder de locomoção e vivem livremente na coluna de água (pelágicos), sendo muitas vezes arrastados pelas correntes oceânicas.1
O plâncton encontra-se na base da cadeia alimentar dos ecossistemas aquáticos, uma vez que serve de alimentação a organismos maiores.

Resumo histórico

No final do século XIV, o biólogo alemão Johannes Müller, em uma expedição oceânica, resolveu passar uma rede fina de seda pela superfície do mar, para capturar as substâncias em suspensão. Ele encontrou uma comunidade totalmente desconhecida, composta de inúmeros organismos vegetais e animais. Entretanto, quem primeiramente empregou o termo plâncton foi o biólogo também alemão Victor Hensen, em 1887. Ele definiu esses organismos como todas as partículas orgânicas "que flutuam livres e involuntariamente pelos corpos d'água, independentes da costa e do fundo".2

Classificação do plâncton

O plâncton é geralmente subdividido em:2

Zooplâncton

É representado por organismos Heterótrofos.São representados por protozoários,Microcrustáceos e larvas de diversos animais,como peixes e moluscos.
O Zooplâncton pode ser dividido em dois principais grupos:2
  1. Holoplâncton - Que é composto por aqueles animais que passam toda a sua vida no plâncton; no plâncton marinho os principais componentes do Holoplâncton são os Copépodos (ver ilustração semelhante a um camarão) que podem ter os mais variados hábitos alimentares, desde herbívoros até carnívoros ou detritívoros; os Quetognatos que são organismos exclusivamente plânctonicos; as Apendicularias; os Moluscos Escafópodos entre outros menos importantes.
  2. Meroplâncton - É o plâncton composto por animais que passam apenas uma fase (geralmente a larval) de sua vida ao sabor das correntes. As larvas podem vir a fazer parte do Nécton (no caso das larvas de peixes) ou do Bentos (como a maioria das larvas meroplanctônicas). Os principais componentes de larvas meroplânctonicas que irão para o Bentos são: As larvas de Cirripedia (grupo mais abundante do zôoplancton marinho depois dos copépodos), as larvas de Polychaeta (também existem as Polychaetas Holoplânctonicas), as larvas de Moluscos, sendo muito comuns as de Bivalves e muito raras as larvas de Octópodos e de Sépia, as larvas de Decapodas (principalmente camarões e caranguejos) as larvas de Equinodermos, sendo as mais comuns as de Ouriços, seguidas pelas de Estrelas-do-mar, as larvas de Briozoários (Bryozoa) e ocasionais larvas de Anêmonas.

Fitoplâncton

O Fitoplâncton é presente nas massas d'água oceânicas de forma esparsa, em muito menor concentração do que na água perto da costa. O motivo é basicamente a menor quantidade de nutrientes presente nas águas oceânicas, as águas costeiras são muito mais ricas em nutrientes pois o fluxo de nutrientes vindo dos rios enriquece em nitratos, fosfatos e outros sais minerais que ausentes limitam o desenvolvimento da biomassa vegetal fitoplânctonica.

O Fitoplâncton ocorre desde a superfície até à camada de compensação, nas águas oceânicas limpidas esta pode chegar a mais de 10 metros de profundidade. A camada de compensação é aquela em que o vegetal consegue fazer fotossíntese somente o suficiente para se manter vivo, para a manutenção de seus processos metabólicos. A partir desta camada o vegetal consome mais energia do que produz e acaba morrendo por inanição.
A produção fitoplanctônica é responsável pela alimentação e sustento de todas as comunidades oceânicas, bem como pela produção da maioria do oxigênio da atmosfera. Pode dizer-se que é a base da teia alimentar aquática.

Ecologia do Plâncton Marinho

De acordo com a proximidade de costões rochosos ou de substratos há uma maior composição de meroplâncton, sendo o plâncton oceânico composto basicamente pelo holoplâncton, exceto pelas larvas de peixes que são comuns em alto mar. Por não haver substrato aonde possa se fixar o zôoplancton meroplânctonico do bentos não é representado nas regiões oceânicas, sendo exclusivamente encontrado perto do continente ou de ilhas oceânicas.


Plâncton




O Plâncton  é formado por organismos uni ou pluricelulares, em sua grande maioria microscópica, que flutuam com pouca capacidade de locomoção nos oceanos e mares, na superfície de águas salobras, doces ou lagos. Alguns invertebrados, as medusas e o Krill  são exemplos de plânctons macroscópicos, ou seja, podem ser vistos a olho nu. O plâncton é a base da cadeia alimentar do ecossistema aquático.

Plâncton é uma palavra de origem grega (plagktós), que significa errante. O fato dos plânctons não terem um efetivo poder de locomoção, ou seja, de flutuarem à deriva pelas águas, portanto de forma “errante”, justifica seu nome.
O plâncton pode ser classificado da seguinte forma (Yoneda, 1999):
O plâncton é encontrado, geralmente, na zona costeira de mares e oceanos, a alguns metros da superfície. Via de regra, formam camadas que podem ter quilômetros de comprimento, mas geralmente têm apenas alguns metros de espessura. A forma como as camadas de plânctons são formadas e qual a função de tais camadas era um mistério até a publicação dos resultados da pesquisa de Roman Stocker , William M. Durham e John O. Kessler na revista Science.

Segundo Fountain (2009), citando os resultados dessa pesquisa, “os organismos unicelulares tendem a se deslocar em direção à superfície durante o dia, e para o fundo à noite. Se a água está parada, eles apenas vão para cima e para baixo”. No entanto, sob as forças das correntes marítimas, os plânctons tendem a se deslocar em uma direção inclinada, ou em casos de correntes mais fortes, tendem a cair e girar. Segundo Fountain (2009), os resultados da pesquisa indicam que “por não estar mais se deslocando para cima, o plâncton caindo fica preso nessa fronteira, unido-se a mais e mais plânctons à medida que eles vão para cima e para dentro da zona”.

Estudos recentes indicam a importância do plâncton (especificamente do fitoplâncton) na captação de gás carbônico da atmosfera e na produção de oxigênio. Segundo tais pesquisas, o plâncton é a maior fonte de oxigênio, responsável pela maior parte do mesmo na atmosfera. Porém, essa diversidade é extremamente sensível a mudanças ambientais, como poluição e variações de temperatura nos mares e oceanos.

 Plâctons
Os oceanos, rios e lagos do nosso planeta são povoados por uma imensa diversidade de seres vivos de reduzidas dimensões e pertencentes aos mais diversificados grupos biológicos.
Constituem o chamado PLÂNCTON e caracterizam-se por flutuarem passivamente, arrastados pelas correntes ou outros movimentos da água. Alguns deles possuem órgãos locomotores que lhes permitem deslocar-se por curtas distâncias, mas nenhum consegue vencer os movimentos da água.

Por oposição, os animais que nadam aativamente compõem o NECTON (de que fazem parte
a maior parte dos  invertebrados,  os peixes, répteis 
e mamíferos).

Plâncton Vegetal ou Fitoplâncton
Plâncton Animal ou Zooplânct


 Fontes:
Wikipédia - Info-escola
Licença padrão do YouTube 
http://www.infoescola.com/biologia/plancton/
 http://www.marinha.pt/conteudos_externos/aquario_vasco_gama/plancton/plancton.html
 
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres. 
Sejam abençoados todos os seres.
 

Nenhum comentário: