domingo, 2 de janeiro de 2011

A NEBULOSA DA FORMIGA - Mz 3





Mz 3, também conhecida por Nebulosa da Formiga, é uma nebulosa planetária - o resultado de uma fase avançada da vida de uma estrela como o Sol, quando as camadas mais externas da estrela são expelidas formando uma nebulosa de gás em torno do núcleo despido da estrela - com uma extensão de 1 ano-luz. 

A forma bipolar de Mz 3 desafia os astrônomos a explicarem como é que uma estrela, sendo esférica, produz simetrias não esféricas tão proeminentes. Uma possível resposta consiste em admitir que no centro se encontra uma segunda estrela, menos brilhante, que orbita muito próximo da estrela visível no centro da nebulosa, exercendo forças gravitacionais muito fortes que dão esta forma ao gás expelido. 

 Uma outra hipótese alternativa considera que a rotação da estrela juntamente com o seu forte campo magnético, cujas linhas vão tomando formas complexas que lembram espaguete, conseguem canalizar para o espaço o vento estelar, podendo este atingir velocidades de até 1.000 km/s. 

Estes ventos de partículas carregadas são muito densos, tornando-se visíveis devido à luz ultravioleta da estrela central, ou através das colisões supersônicas com o gás, que torna o material fluorescente. Essa nebulosa fica a uma distância de 3.000 a 6.000 anos-luz da Terra.

Fonte:Portal do Astrónomo -

quarta-feira, 26 de agosto de 2009


 

Nebulosa da Formiga - nuvem de poeira cósmica e gás, cujo nome técnico é Mz3. Assemelha-se a uma formiga quando observada por telescópios fixos. Essa Nebulosa está distante da
nossa Galáxia 
 entre 3 mil a 6 mil anos-luz.

terça-feira, 9 de  outubro de 2007

http://astronomiahoje.blogspot.com/2007/10/nebulosa-formiga.html

É uma nuvem de poeira e gás, e seu nome técnico é MZ3. 
Vista por telescópios na terra se assemelha a uma formiga, daí seu nome. 
Está localizada em nossa galáxia entre 3,000 e 6,000 anos luz de distância da terra.

http://www.fotolog.com.br/hermessousa/21575725

Imagem do Dia: Mz 3 - Nebulosa da Formiga

2003-02-07

Crédito: NASA, ESA & The Hubble Heritage Team (STScI/AURA).
Telescópio: Hubble Space Telescope (NASA/ESA).
Instrumento: Wide Field Planetary Camera 2 (WFPC2).
 
Mz 3, também conhecida por Nebulosa da Formiga, é uma nebulosa planetária - o resultado de uma fase avançada da vida de uma estrela como o Sol, quando as camadas mais externas da estrela são expelidas formando uma nebulosa de gás à volta do núcleo despido da estrela - com uma extensão de 1 ano-luz. A forma bipolar de Mz 3 desafia os astrónomos a explicarem como é que uma estrela, sendo esférica, produz simetrias não esféricas tão proeminentes.

Uma possível resposta consiste em admitir que no centro se encontra uma segunda estrela, menos brilhante, que orbita muito próximo da estrela visível no centro da nebulosa, exercendo forças gravitacionais muito fortes que dão esta forma ao gás expelido. 

Uma outra hipótese alternativa considera que a rotação da estrela juntamente com o seu forte campo magnético, cujas linhas vão tomando formas complexas que lembram spaghetti, conseguem canalizar para o espaço o vento estelar, podendo este atingir velocidades até 1 000 km/s.

Estes ventos de partículas carregadas são muito densos, tornando-se visíveis devido à luz ultravioleta da estrela central, ou através das colisões supersónicas com o gás, que torna o material fluorescente.

http://www.portaldoastronomo.org/npod.php?id=55

Nebulosa da Formiga

Norma constellation map.png
Nome latino
Genitivo
Norma
Normae
Abreviatura Nor
 • Coordenadas
Ascensão reta
Declinação
16 h
-52°
Área total 165° quadrados
 • Dados observacionais
Visibilidade
- Latitude mínima
- Latitude máxima
- Meridiano

-90°
+30°
5 de Julho, às 21h
Estrela principal
- Magn. apar.
γ2 Nor
4,0
Outras estrelas
- Magn. apar. < 3
- Magn. apar. < 6

0
-
 • Chuva de meteoros
 • Constelações limítrofes
Em sentido horário:

 

Norma (Nor), o Esquadro, é uma constelação do hemisfério celestial sul

O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Normae. Norma é uma constelação criada por Nicolas Louis de Lacaille e representa um instrumento científico, "o nível".

Seu nome original era "Norma et Regula " (o nível e a praça). Desde o tempo de Lacaille, a constelação de Norma foi redistribuída e foi deixada com menos estrelas de Bayer.

Estrelas principais

Epsilom Normae - é uma estrela binária (dupla) fixa com magnitudes 4.8 e 7.5; separação aparente 22.8"(segundos). cada uma das duas possui uma companheira espectroscópica, sendo portanto um sistema quádruplo.

Iota1 Normae - é uma estrela múltipla. AB é uma binária rápida com uma órbita de 26.9 anos. Magnitudes respectivas 5.6 e 5.8; separação 0.5". O componente C tem magnitude 8, separação 10.8".

Mu Normae - é uma estrela variável tipo alfa Cygni e oscila sua magnitude aparente de 4.87 a 4.98.

R Normae - é uma variável tipo Mira e flutua de 6.5 a 13.9, com um período de 507.5 dias.

S Normae - é uma vatiável cefeida famosa, com um alcance de 6.1 a 6.8 magnitude, com período de 9.75 dias. Encontra-se no aglomerado NGC 6087.

 Objetos do céu profundo

NGC 6067 - é um aglomerado aberto de cerca de cem estrelas de décima magnitude.

NGC 6087 - é outro aglomerado aberto, distante 3500 anos-luz, incluiu quarenta ou mais estrelas, variando de 7 a 10 magnitudes. Inclui a cefeida S Normae.

Sp 1 - é uma nebulosa planetária, bastante luminosa e perfeitamente circular com uma estrela de magnitude 13 no centro.

As constelações vizinhas são Scorpius, Lupus, Circinus, Triangulum Australe e Ara.

Origem Wikipédia 


Chiii... confusão... POLÊMICA
Vem  deste fórum?
http://forum.outerspace.terra.com.br/showthread.php?t=135643

Fonte:

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

http://www.portaldoastronomo.org/npod.php?id=55

http://.bp.blogspot.com..hNU1E/s1600-h/imagem(falha)
http://astronomiahoje.blogspot.com/2007/10/nebulosa-formiga.html

Nenhum comentário: