domingo, 6 de março de 2011

O INÍCIO DA VIDA - Henri Bergson



 Revista da Unifebe
Márcio Renato Bartel¹
Artigo Original 
-Fragmento- Introdução

Resumo
O objetivo deste estudo é descobrir se realmente há possibilidade de se determinar o momento, aquele instante inicial, que no processo de desenvolvimento se possa confirmar a existência de um ser humano.

Esse é um problema que gerou e gera inúmeras respostas. A postura filosófica bergsoniana deste trabalho visa esclarecer áreas do problema que são inacessíveis ao método científico, e contribuir para a solução desse impasse.

O problema gira em torno não propriamente sobre qual o momento inicial, mas sobre a possibilidade de se conhecer esse momento. De acordo com Bergson, a ciência por si só é incapaz de determinar esse momento, pois seu método é fruto da inteligência: essa faculdade do conhecimento não atinge a unidade real do ser vivo, a sua duração, somente isola partes e as recompõe, construindo uma unidade artificial. Duração é geração de elementos, não apenas composição de partes. 

A vida é um total fluxo, e não soma de fragmentos. 

Tais fragmentos são isolados pelo mecanismo da inteligência e marcados com símbolos que os representam. Esses símbolos são conceitos abstratos, obras da inteligência, e não a realidade do ser vivo. Por isso, segundo Bergson, o conhecimento científico é simbólico, e necessita de auxílio filosófico.

Somente a filosofia está capacitada
a valer-se de outra faculdade do conhecimento,  
a intuição
e assim alcançar a duração do ser vivo. 

Assim, em união com a ciência, a filosofia pode revelar a unidade verdadeira do organismo vivo, habilitando a possibilidade de conhecer a realidade vital do ser humano, porém a determinação de um momento inicial preciso continua um problema insolúvel às capacidades cognitivas humanas.

PALAVRAS-CHAVE:  
Inteligência. Intuição. Momento inicial.  
Realidade vital. Método científico.
 Fonte:
Revista da Inifebe
Correspondência para Márcio Renato Bartel 1
Doutor em Filosofia pela Universidade Católica de Paris
(Reconhecimento PUC/RS)
E-mail: marcio_renato@hotmail.com 
Sejam felizes todos os seres.
Vivam em paz todos os seres. 
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: