SINTONIA ALTERNATIVA
sobre a busca científica de Deus.
Neuroteologia
"Neuroteologia",
também conhecida como Bioteologia ou Neurociência Espiritual estuda os
processos cognitivos que produzem experiências subjetivas
tradicionalmente categorizadas com religiosas ou espirituais[2] e
relacioná-las com padrões de atividade no cérebro, descobrir como e
porque elas evoluíram nos humanos, e os benefícios dessas experiências. O
assunto tem formado a base de vários livros de ciência popular.
Áreas de estudo da Neuroteologia
O
MRIscanner é um instrumento que ajuda a estudar o cérebro em
funcionamento. E um instrumento de grande ajuda para a Neuroteologia.
Existem varias áreas de estudo dentro da neuroteologia. Algumas delas sao:
· Estudo sobre como o cérebro humano pode ter evoluído para produzir experiências ( Neuroteologia evolutiva)
·
Estudo do desenvolvimento espiritual , do sentido de Deus e do Sagrado ,
e de experiências religiosas em crianças. Do nascimento ate a infância
(Neuroteologia desenvolvimental)
·
Estudo do comportamento espiritual e religioso da raça humana por toda a
história, e de ancestrais de humanos como o Homo habilis e o Homo
erectus, e espécies próximas como o Homo de Neanderthal
(Neuroteoantropologia)
·
Estudo do comportamento religioso e experiências religiosas em primatas e
outros mamíferos com inteligências avançada
(Zooneuroteologia)Principais dúvidas dentro da Neuroteologia
A meditação
pode levar a pessoa a ter emoções religiosas,
como a sensação de estar em contato com Deus.
Evolução - Porque e como as experiências espirituais evoluiram?
Idade
– Bebês ou crianças podem ter experiências espirituais? Quando o
cérebro humano fica apto a ter experiências espirituais? Existe alguma
relação neurológica com o fato de que a maioria dos líderes religiosos
tiveram suas epifanias nos seus 30 anos?
Alucinógenos e Enteógenos – Porque algumas substâncias causam experiências espirituais?
Sexo
– Como as experiências espirituais se diferem entre homens e mulheres?
Podemos estabelecer uma relação entre essas diferenças com o Dimorfismo
sexual do cérebro da espécie humana?
Sonhos - Qual é a relação entre experiências espirituais e sonhos? O indivíduo pode ter experiências espirituais enquanto dorme?
Hipnose – A experiências espiritual compartilha mecanismos com a hipnose?
Musica
- Cerimônias religiosas quase sempre envolvem música, e música pode
gerar sentimentos religiosos, e experiências espirituais . Porque isso
acontece?
Genética
– O herança genética pode influenciar na facilidade de ter experiências
espirituais. O gene o (VMAT2) chamado de gene divino da ao ser humano a
predisposição de ter experiências espirituais?
Espécies
– Primatas e mamíferos com inteligência avançada como o elefante ou
golfinhos podem ter experiências espirituais? Humanos primitivos podiam
ter experiências espirituais, elas eram semelhantes a de humanos
modernos??
Definindo e medindo a experiência e sentimentos espirituais/religosos
Neuroteologia
tenta explicar a atual base neurológica para aquelas experiências, que
são popularmente chamadas de espirituais, religiosas, ou místicas (e
outros termos) para formas anormais de cognição, que quase sempre
envolvem um ou mais dos seguintes itens:
A gravura de Flammarion é usada frequentemente para ilustrar a experiência religiosa.
Exercícios de respiração como o Pranayama podem causar experiências religiosas.
Inefabilidade - a experiência não pode ser adequadamente ser colocada em palavras;
Noético : o indivíduo sente que ele aprendeu alguma coisa de valor da experiência;
Inexistência do espaço e tempo : a experiência causa a sensação de que não existe mais tempo e espaço;
Sagrado : a experiência cria a sensação de que tudo é sagrado e divino;
União : sentimento de união com tudo no universo, união com Deus ou alguma força maior que o indivíduo.
Outra Realidade : sentimento de que uma nova realidade ou a realidade definitiva foi revelada a ele.
Realidade Divina
Consciência do absoluto
Sensações Positivas : a experiência é bem prazerosa e causa sentimento profundamente positivo;
Efemeridade : a experiência é temporária; o indivíduo rapidamente volta ao estado normal da mente;
Passiva : a experiência acontece para o indivíiduo quase sem o seu controle.
Dissolução do Ego : consciência do "eu" desaparece.
Essas experiências são vistas como base de diferentes formas de religião e crenças .
Eventos que podem causar experiências espirituais
Técnicas de concentração, meditação ,contemplação e que focam a atenção
Ø Oração
Ø Rituais religiosos
Ø Experiências de quase morte
Ø Exercícios de respiração (Ex : Pranayama)
Ø Música
Ø Dança
Ø Jejum prolongado
Ø Consumo de substâncias psicoativas (Como DMT (Ayahuasca), Salvia divinorum, Peiote e várias outras).
Partes do cérebro relacionadas a experiências espirituais
ü
Lobo frontal em azul; Lobo parietal em amarelo; Varias partes do cérebro
estão relacionada com experiências místicas. São elas: *Lobo occipital
em vermelho; Lobo temporal em verde.
ü Lobo parietal : Diminuição de neuro-sinapses levando a sensação de união como o universo.
ü Lobo frontal : Concentração ampliada (meditação) bloqueia impulsos neurais externos, como sons, toque, frio , calor.
ü Lobo temporal : Ativação intensa de emoção, como alegria extrema.
ü
Lobo occipital : Processa imagens que facilitam praticas espirituais
(Símbolos religosos como a estrela de davi, cruz, velas, etc.) História e
Metodologia de estudo.
Cientistas
há muito tempo têm especulado que sentimentos religiosos poderiam estar
ligados a lugares específicos no cérebro. Um dos mais antigos escritos
sobre o assunto datam de 1892, nos quais alguns textos sobre doenças
cerebrais falavam de uma ligação entre "emoção religiosa" e epilepsia.
Em
estudos na década de 1950 e de 1960 , foram tentados o uso de EEGs para
estudar o comportamento das ondas cerebrais relacionado com estados
espirituais. Em 1975, o neurologista Norma Geschwidn descreveu pacientes
epilépticos com intensa experiência religiosa.
Durante
a década de 1980s o Dr. Michael Persinger estimulou o lobo temporal de
pacientes humanos com um campo magnético fraco usando um equipamento que
ele chamava de capacete de Deus (God helmet). Os pacientes relataram
ter a sensação de "uma presença celestial no quarto". Esse trabalho
ganhou atenção na época, mas não foi explicado o mecanismo que causava
esses efeitos. Em 1987, Michael Persinger publicou um livro sobre o
assunto intitulado "Neuropsychological Bases of God Beliefs".
Numa
tentativa de focalizar o crescente interesse no campo, em 1994, o
professor Laurence O. McKinney publicou o primeiro livro com o termo
neuroteologia no título: "Neurotheology: Virtual Religion in the 21st
Century" (Neuroteologia: Religião Virtual no Século XXI), escrito para
uma audiência leiga. O livro ganhou grande interesse de pessoas como o
Dalai Lama e o eminente teólogo Harvey Cox.
Um
livro de 1998 sobre o assunto ganhou muita atenção foi "Zen and the
Brain", escrito pelo Neurologista e Praticante de Zen, James H. Austin.
No
final da década de 90, os neurocientistas Andrew Newberg e Eugene
d’Aquili usaram varias tecnicas de neuroimagem em budistas experientes
em profunda meditação, e nos anos subseqüentes fizeram testes em freiras
enquanto estavam rezando. Andrew Newberg e Eugene d’Aquili escreveram
vários livros sobre o assunto:
· em 1999, "A mente mística : entendo a biologia da experiência religiosa"
em 2002, "Porque Deus não quer ir embora: Ciência do cérebro e a biologia da crença".
·
em 2006, "Porque acreditamos no que acreditamos: Descobrindo sobre nossa
necessidade biológica por significado, espiritualidade e verdade"
· em outubro de 2007, "Nascidos para acreditar: Deus, Ciência, e a origem da crença ordinária e extraordinária".
Alguns
recentes estudos com o uso de neuroimagem para localizar as regiões no
cérebro ativas durante experiências que os pacientes associam como
espiritual. David Wulf, um psicólogo da Wheaton Universidade de
Massachusetts, disse que o "estudo de imagens do cérebro com os novos e
poderosos aparelhos de neuroimagem como o MRIscanner (imagem), junto com
a consistência do histórico de experiências espirituais por várias
culturas, pela história e por religiões, sugerem um ponto em comum , e
que isso reflete a estrutura e processos no cérebro humano. Ecoando
antigas teorias de que sentimentos associados com experiências místicas
ou religiosas são aspectos normais do funcionamento do cérebro sob
circunstâncias extremas, e não comunicação direta com Deus ou outras
entidades."
Alguns
cientistas dizem que a neuroteologia pode reconciliar religião e
ciência, mas, se não conseguir, a neuroteologia pode desevolver métodos
seguros e precisos de indução a experiências espirituais para pessoas
que nao conseguem tê-las facilmente. Por causa dos efeitos positivos que
essas experiências causam em pessoas que já a tiveram, alguns
cientistas especulam que a habilidade de induzí-las artificialmente pode
tranformar a vida de algumas pessoas, tornando-as mais felizes,
saudáveis e com melhor concentração.
"Gene Divino"
A
hipótese do gene divino propõe que alguns seres humanos carregam um
gene que lhes dão a predisposição para episódios interpretados por
algumas pessoas como revelação religiosa. A idéia foi postulada e
promovida pelo geneticista Dr.
Dean
Hamer, diretor da Unidade Estrutura do gene e regulação , no Instituto
nacional do câncer nos Estados Unidos . Hamer escreveu um livro sobre o
assunto intitulado, O gene divino : Como a fé e pré-programada dentro
dos nossos genes . (The God Gene: How Faith is Hardwired into our Genes)
De
acordo com a hipótese, o gene divino (VMAT2), não é “codificado” para a
crença em Deus, mas é arranjado fisiologicamente para produzir
sensações associadas, por alguns, com a presença de Deus ou outras
experiências místicas, ou mais especificamente espiritualidade como um
estado da mente.
Que
vantagens evolutivas isso pode levar, e de que esses efeitos vantajosos
são efeitos colaterais , são questões que ainda estão para serem
totalmente exploradas. Dr. Hames teorizou que a transcendência faz as
pessoas ficarem mais otimistas, o que leva elas a ficarem mais saudáveis
e com mais probabilidade de terem muitos filhos.
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