terça-feira, 31 de dezembro de 2013

A TRADIÇÃO DOS ANALOGISTAS - EQUÍVOCOS DA SOCIEDADE



A Tradição dos Analogistas - 54min. (Palestra Completa)

Compartilhe suas ideias

Stream


Em vários momentos da  Palestra  o Teosofo - Psicólogo Marco Aurélio Bilibio toca minha  lembrança  vivida imediatamente após o Carnaval de 1981, na Missão Ramacrisna, onde fui determinada para meditar . Interessante e pode ter sido a causa dos acontecimentos extraordinários, o fato de não conseguir dormir por mais que quisesse. Engraçado é que durmo em um minuto assim que deito e estranhamente passei as quatro noites (e dias) sem dormir contra minha vontade. Terminado o carnaval voltei pra casa na cidade e porque meus dois filhos então adolescentes brigavam e gritavam muito, fui para o Parque Municipal buscar silêncio.

Sentei-me no chão, na quina do retângulo cimentado onde ao meio havia um Carro de boi muito  bonito e em cada ângulo estava plantado um pé de café.

Ali, em silencio peguei perto do meu pé uma frutinha amarelada,roleia na mão e pensei: parece veludo. Observei que ela estava com um pontinho preto,como picada de passarinho e sem pensar , ao abri-la ela se rasgou formando quatro pétalas e eu pensei: parece flor. Aproximei-a dos olhos para vê-la melhor e observei uma porção de sementinhas agrupadas e pensei: parece figo! E foi aí que ouvi : eu não quero ser figo de passarinho,queria ser doce...figo de verdade.  Pensei que fosse minha imaginação lotando minha cabeça ,atirei longe a frutinha à direita e nesse exato instante ouvi um forte choro e dentro do choro uma pergunta: "O que é melhor, frutificar muito no tempo certo ou um só antes da hora?"

Instintivamente virei-me à esquerda onde eu quase encostava num pézinho de café, de mais ou menos um metro de altura e de onde vinha a voz chorosa. Eu o olhava e ele repetia a mesma pergunta insistente. de novo eu julgava ser minha imaginação  contrariando a necessidade de silêncio, mas eu não podia deixar de ouvir. Porque  a pergunta se referia a fruto eu olhava a árvorezinha de cima em baixo para ver algum e nada - mas a voz chorosa repetia: tem sim, tem sim!  No que eu procurava frutinha nela, bati os olhos nas folhas rasgadas nas ponta das galhas e  a árvorezinha disse: "Não é  isso, os homens passam, arrancam pedaços, espremem e jogam no chão, eu quero é saber, o que é melhor, frutificar muito no tempo certo ou um só antes da hora!

Situação brava a minha não vendo fruto e o pézinho de café insistindo! E foi num lance espetacular que resolvi levantar algumas folhas secas que estavam  a uns 30 cm. do seu tronquinho e ali escondidinho havia de fato 1 (um) e somente um grãozinho vermelho de maduro. Aí uma alegria me invadiu e meio telepaticamente falei pra ela: achei ! E ela continuando repetir chorona  a famosa pergunta me irritou , não era isto que ela queria que eu achasse? E foi então que ela falou:" OLHA AQUELA ALI !"

De novo, instintivamente me virei e mirei exatamente  às  minha costas, e vi um pé de café com os galhos envergados no peso tantos de frutos VERDES.

Tomei um choque ao constatar isto e no choque SAÍ da dimensão do Reino Vegetal!

Obs: Por sete anos esta pergunta rolou na minha cabeça sem que eu encontrasse uma resposta "coerente" tanto pra mim quanto pra ela  e para resolver esta questão e decidi escrever o Livro " O Menino Sonhador" onde eu contava um punhado de histórinhas deste tipo, e ia deixar essa pergunta para algum leitor me  dar a a resposta mais correta. Mas como minha vida é feito uma Matryoska,uma historinha dentro da outra, houve uma 'sicronicidade' fantástica e então descobri a resposta que eu devia ter dado a ela naquele dia! A resposta era um ATO - séria e firmemente ARRANCAR-LHE o único  frutinho maduro e consolá-la dizendo:  AQUELA ALI, que muito produziu NO TEMPO CERTO, vai dar um belo café quentinho, mas o seu filhinho que NASCEU ANTES DA HORA VOU PLANTÁ-LO E HÁ DE SE TORNAR  UM BELO CAFEZAL!

Pena que eu não tinha AINDA naquele ano alma de jardineira!

E esta história não terminou aí!
Grandes reflexões foram geradas por causa dela e penso que muito mais vai render...

 
Equívocos da Sociedade E Vegetarianismo - 61min
 
O Cristianismo Interior - 76min


Equívocos da Sociedade & Vegetarianismo (Palestra Completa)

Publicado em 13/07/2012-Licença padrão do YouTube

 
Esta palestra é dividida em duas partes:

1- Equívocos Inconscientes da Sociedade Moderna; Ulisses Riedel.

2- Vegetarianismo e Alimentação Saudável; Ulisses Riedel, Eduardo Weaver e Fernando Gramaccini.

Na primeira parte, Ulisses Riedel, advogado e teósofo, faz um esboço sobre os valores equivocados e inconscientes que a humanidade já perpetuou, como os relacionados a concordância com a escravidão e com a discriminação com as mulheres, e faz algumas reflexões sobre algumas noções que podem ainda estar equivocadas atualmente.

Na segunda parte, Ulisses Riedel (advogado e teósofo), Eduardo Weaver (engenheiro e teósofo) e Fernando Gramaccini (astrofísico e teósofo), abordam a questão do vegetarianismo, explicando e desenvolvendo o tema sobre diferentes aspectos que justificam a maior eficiência e benefícios deste tipo de dieta.

TV Supren:
http://www.uniaoplanetaria.org.br/tvs...

Sociedade Teosófica:
http://www.sociedadeteosofica.org.br/

 
Palestra ministrada pelo teósofo e psicólogo Marco Aurelio Bilibio, 
no programa Em Busca do Autoconhecimento, que passa na TV Supren. Tema: A Tradição dos Analogistas. O palestrante aborda o tema dos analogistas, que usam analogias e correspondências do universo material e exterior, para compreenderem o universo espiritual e interior. Nos chama a atenção para que a própria Natureza nos é capaz de trazer analogias espirituais e profundas, quando nos relacionamos de maneira mais correta, integrada e sublime com ela. Assim, o palestrante faz uma relação entre a ecopsicologia, espiritualidade e os analogistas, com todas as reflexões que advém desta abordagem.
 


Publicado em 23/09/2012-Licença padrão do YouTube
Sejam felizes todos os seres.Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: